Anda di halaman 1dari 8

A REPRESENTAO DO AMOR NA LRICA CAMONIANA Marcos Paulo de Azevedo (UERN) marcos_h.p@hotmail.com Maria Joseane Rodrigues Silva (UERN) joseanesilva_29@hotmail.

com

Introduo Lus Vaz de Cames considerado o primeiro grande poeta da Lngua Portuguesa, tendo se destacado tanto na poesia lrica quanto na pica. Nesta ltima escreveu Os Lusadas, verdadeiro monumento literrio igualado a outras epopeias clssicas como a Eneida de Virglio e a Odissia de Homero. Neste trabalho, porm, buscamos discutir acerca do Amor na lrica camoniana. Na lrica, Cames se destacou principalmente nos sonetos, forma fixa composta por dois quartetos e dois tercetos, que exige muito talento por causa da sua brevidade e da sua estrutura mtrica, formada por decasslabos. Tendo Cames pertencido ao perodo do Classicismo, sculo XVI, tem suas concepes perpassadas por discursos vrios como o Racionalista, o Humanista, o Renascentista e ao mesmo tempo o Teocntrico, os trs primeiros em evoluo na poca. Por essa razo sua poesia ser atravessada por todos esses discursos e, vale ressaltar, especialmente quando se tratar de poesias lrico-amorosas que falam sobre o Amor, tema que propomos analisar. Com base nessas informaes e apoiando-se em textos de Moiss (1995; 2003) e Saraiva (1966), discutiremos inicialmente como os discursos acima citados influenciaram Cames para adiante analisarmos alguns de seus sonetos com o intento de observar como o Amor representado, assim como discutiremos acerca de diferentes concepes de Amor adotadas por Cames. 1. O Racionalismo e o Neoplatonismo em cames Como dissemos anteriormente a lrica de Cames foi atravessada por vrios discursos, dentre eles o Racionalista. Segundo Moiss (2003, p. 51) graas a essa influncia
Estabelece-se, ou deseja-se, um equilbrio entre Razo e imaginao com vistas a criar uma arte universal e impessoal. Todavia, a universalidade e a impessoalidade implicavam uma concepo absolutista de arte: esta, deveria expressar verdades eternas e superiores, na medida em que se aproximassem dos arqutipos, ou seja, os modelos greco-latinos.

Por esse motivo os termos Amor, Beleza e Mulher, dentre outros, so grafados nos sonetos de Cames com inicial maiscula, pois expressam o ideal absolutista desses conceitos que o poeta buscava alcanar. O que Cames pregava no era um amor a uma mulher qual quer, mas o amor Mulher ideal que carrega em si toda universalidade do conceito de Beleza, de Perfeio. Da mesma forma o poeta busca descrever o Amor, no um amor necessariamente vivido, mas um Amor idealizado, desejado e que expresse um sentimento absoluto, superior. Analisemos um conhecido soneto de Cames no qual o poeta busca conceituar o Amor de forma universal: Amor fogo que arde sem se ver; / ferida que di e

no se sente; / um contentamento descontente; / dor que desatina sem doer;. (CAMES, 1997, p. 99) Como vemos, o Amor consiste num sentimento to amplo que no se pode conceitu-lo diretamente, e por isso o poeta faz uso de vrias antteses e paradoxos para tentar descrev-lo. Ao faz-lo busca passar a ideia de um conceito, de um pensamento absoluto sobre o amor, mais do que expressar um sentimento ntimo, subjetivo. Ao mesmo tempo em que busca alcanar esse ideal Racionalista, Cames, ao usar as antteses e paradoxos, expressa o Amor como um sentimento contraditrio. Vemos essa contradio em outro soneto de Cames Busque Amor novas artes, novo engenho, quando no ltimo terceto ele escreve que o Amor Um no sei qu, que nasce no sei onde, / Vem no sei como, e di no sei por qu. (CAMES, 1997, p. 88) possvel notar nesses dois sonetos uma das faces do Amor retratado por Cames: a face contraditria, marcada pelas figuras de anttese e paradoxo, dando justamente a ideia de dvida, indefinio e ao mesmo tempo universalidade, ideal visado pelos classicistas influenciados pelo racionalismo. Concomitantemente, Moiss (1995, p. 73) aponta outro pensamento presente no conceito de Amor em Cames:
note-se que a perquirio dum conceito sobre o Amor enraza-se noutra faceta da mundividncia camoniana e mesmo clssica: o neoplatonismo, ou melhor, a revivescncia das doutrinas de Plato acerca do Amor, como se estampam nO Banquete. Segundo o seu pensar, a verdadeira realidade reside no mundo das ideias, e o mundo sensvel se afigura apenas um aglomerado de sombras vagas, lembranas do outro. (Grifos do autor)

Podemos ver uma presena marcante do neoplatonismo no soneto que Cames provavelmente escreveu para Dinamene, sua amada, Alma minha gentil, que te partiste, quando nos versos Se l no assento etreo, onde subiste, / Memria desta vida se consente, / No te esqueas daquele amor ardente / Que j nos olhos meus to puro viste (CAMES, 1997, p. 92), o poeta v a sua amada transubstanciada em puro esprito (MOISS, 1995, p. 74) e pede para que ela no o esquea pois ele continua a am-la, isso porque o amor que o eu-lrico expressa transcende o plano carnal e material e atinge o plano do Amor platnico e corts que nada pede em troca, apenas vive esse sentimento idealizado colocando-o como base de sua existncia. Trataremos disso adiante mais detalhadamente. De modo geral vimos que Cames buscou conceituar o Amor de forma impessoal e universal, mesmo que de maneira contraditria e idealizada, procurando seguir de perto os ideais vigentes e os modelos clssicos, porm sem deixar de imprimir sua genialidade prpria, conforme observaremos adiante. 2. As diferentes concepes de Amor em Cames Na primeira parte deste trabalho expomos a maneira como Cames procurou descrever o amor contraditrio e as influncias que recebeu do Racionalismo e do Neoplatonismo. Nesse segundo momento iremos elencar outras concepes de Amor adotadas por esse poeta em sua poesia lrica. Como veremos, Cames falar em seus poemas do Amor platnico, baseado nas ideias de Plato sobre o mundo das ideias; ainda observaremos que recebeu uma forte influncia de Petrarca; do Amor corts, herdado das Cantigas de Amor do Trovadorismo, Idade Mdia; do Amor carnal em oposio ao Amor espiritual, conflito marcado por suas prprias experincias de vida. Faremos, ento, esse recorte e falaremos dessas concepes acima mencionadas.

2.1. O Amor platnico em Cames


Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida, descontente, Repousa l no Cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esqueas daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma cousa a dor que me ficou Da mgoa, sem remdio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou. (CAMES, 1997, p. 92)

Retomamos esse soneto de Cames para aprofundar, conforme dito na seo anterior, as caractersticas neoplatnicas que ele comporta. Para entendermos melhor os princpios neoplatnicos, vejamos essa citao de Hauser (2003, p 314) citado por Machado (2006, p. 18) em sua Dissertao de Mestrado:
O neoplatonismo, tal como o prprio idealismo platnico, era a expresso de uma atitude puramente contemplativa diante do mundo e, como toda filosofia que se apia em idias puras como nicos princpios terminantemente vlidos, implicava uma renncia s coisas da realidade comum. Seja como for, a doutrina platnica, que to fcil de diluir e traduzir em termos puramente poticos.

Adotando esse ideal filosfico de Plato e aplicando-o ao conceito de Amor, podemos entender este como um sentimento que deve ser mais idealizado do que mesmo vivido e encontramos essa marca no soneto de Cames transcrito acima. Nele o eu-lrico manifesta o seu amor por uma mulher que j partiu (Alma minha gentil, que te partiste) tornando a presena fsica algo desnecessrio e valorizando apenas o ideal, que o Amor, pois isso que o eu-lrico busca: completar-se espiritualmente por meio desse amor sem que a matria seja necessria. Esse pensamento camoniano foi largamente influenciado por Petrarca, que tambm influenciado pelo neoplatonismo escreveu sobre Laura, personagem que depois de morta serviu de principal inspirao lrica petrarquista. Saraiva (1966, p. 342) descreve bem a ligao entre Cames e Petrarca:
Nos seus sonetos [Cames], odes, canes e redondilhas, a mulher amada aparece iluminada por uma luz sobrenatural que lhe transfigura as feies carnais: luminosos so os cabelos de oiro, e o olhar resplandecente tem o condo de serenar o vento; a sua presena faz nascer as flores e at enternecer os troncos das rvores. Toda a sua figura o revestimento corpreo de um ideal: respira gravidade, serenidade, altura. No retrato da Amada, Cames no fez mais do que seguir o padro de Laura.

Conforme esclarece Saraiva, Cames descrevia a Mulher como um ser dotado de beleza tal que era vista como uma deusa, como um ser sobrenatural que no devia ser desejada fisicamente, mas amada e idolatrada como um ser superior capaz de dar vida s coisas a sua volta s com sua beleza. Essa Mulher servia de foco para onde o homem devia destinar todo aquele Amor supremo e idealizado pelo qual vivia. Vejamos um outro soneto no qual Cames fala dessa adorao:
Quem v, Senhora, claro e manifesto O lindo ser de vossos olhos belos, Se no perder a vista s com v-los, J no paga o que deve a vosso gesto. Este me parecia preo honesto; Mas eu, por de vantagem merec-los, Dei mais a vida e alma por quer-los, Donde j me no fica mais de resto. Assim que a vida e alma e esperana, E tudo quanto tenho tudo vosso; E o proveito disso eu s o levo. Porque tamanha bem-aventurana O dar-vos quanto tenho e quanto posso, Que quanto mais vos pago, mais vos devo. (CAMES, 1997, p. 86)

Ora, o olhar dessa Senhora to belo que a vista seria o preo de admir-lo. Apenas admir-lo j seria motivo de satisfao para o homem. Est tambm presente nesse soneto a ideia de submisso do homem mulher amada a quem o homem serve sem pedir nada em troca, o desejo de estar prximo mesmo que apenas para admir-la, mesmo que ela no saiba que ele a ama, e mesmo que ela no corresponda. Esse soneto, assim com o anterior, traz o ideal de Amor platnico que coloca a mulher como um ser iluminado que leva o homem a atingir seu ideal de felicidade por meio do amor espiritual. Podemos ainda perceber nesse soneto caractersticas do Amor corts (Que quanto mais vos pago, mais vos devo.) que ser analisado na seo seguinte. 2.2. O Amor corts em Cames
Sete anos de pastor Jac servia Labo, pai de Raquel, serrana bela; Mas no servia ao pai, servia a ela, E a ela s por prmio pretendia. Os dias, na esperana de um s dia, Passava, contentando-se com v-la; Porm o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora negada a sua pastora, Como se a no tivera merecida, Comea de servir outros sete anos, Dizendo: Mais servira, se no fora Para to longo amor to curta a vida! (CAMES, 1997, p. 84)

Nesse soneto de Cames, conforme veremos, est presente de forma clara as caractersticas do Amor corts. Vejamos como Auerbach (1972, p. 117) apud Vaghetti (2002, p. 43) descreve a teoria do Amor corts:
a teoria do amor corts (...) comportava uma dominao absoluta da mulher: o homem era encarado como um escravo que devia obedecer cegamente todas as ordens de sua senhora e servi-la, mesmo sem esperana de recompensa, at a morte; ela, no entanto, tem o direito de faz-lo sofrer ou de recompens-lo, conforme lhe aprouver, sem se importar nem com os sofrimentos do amante nem com os direitos do marido; pois o apaixonado no nunca o marido, mas um terceiro: o adultrio se torna um direito da mulher.

Essa descrio do Amor corts feita por Auerbach mais fiel s Cantigas de Amor da Idade Mdia, quando os trovadores escreviam suas cantigas destinadas a senhoras que eles no podiam nem revelar o nome, pois eram geralmente mulheres da corte, casadas ou de uma posio social mais elevada que a sua, e por isso no podiam ou no queriam corresponder a esse amor. Contudo, o trovador vivia por esse sentimento e aceitava a condio de vassalo de sua amada, servindo-a sem receber nada em troca. Esse tipo de amor tambm marcado pelo neoplatonismo. Essa teoria, no entanto, perfeitamente aplicvel ao soneto de Cames, no qual fala que Jac serviu sete anos ao pai de Raquel, Labo, esperando receb-la em casamento Mas no servia ao pai, servia a ela. O pastor trabalhou todo esse tempo para poder estar perto de Raquel e servi-la, na esperana de um dia poder t-la como esposa. Contudo, como na poca era tradio casar primeiro as filhas mais velhas, e Raquel tinha uma irm mais velha, Lia, Labo deu a Jac a mo desta ltima em casamento, como diz os seguintes versos do soneto: Porm o pai, usando de cautela, / Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Como caracterstico dos sonetos, nos dois ltimos tercetos onde acontece o desfecho do poema e, nesse caso, onde o Amor corts aparece marcado de forma mais acentuada: Vendo o triste pastor que com enganos / Lhe fora negada a sua pastora, / Como se a no tivera merecida, / Comea de servir outros sete anos, / Dizendo: Mais servira, se no fora / Para to longo amor to curta a vida!. Jac, vendo que perdia sua amada, resolve servir outros sete anos a Labo s para poder estar junto de Raquel. Nessa passagem fica clara a relao de susserania e vassalagem entre Raquel e Jac, quando esse ltimo se dispe a trabalhar outros sete anos mesmo sabendo que nunca poder ter de maneira concreta o amor de Raquel. Cames mais uma vez surpreende, adotando outra concepo de Amor e adaptando-a de seu contexto mais antigo, para sua poca. 2.3. O Amor espiritual em oposio ao Amor carnal
Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela est minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcanar? Em si somente pode descansar,

Pois consigo tal alma est liada. Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a alma minha se conforma, Est no pensamento como idia; [E] o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matria simples busca a forma. (CAMES, 1997, p. 85)

Nesta terceira parte teremos uma temtica amorosa que de certa forma une as duas anteriores e as ope ao Amor carnal. Tendo Cames vivido amores proibidos e uma singular experincia cultural, ele no se restringiu a descrever o Amor apenas no seu aspecto abstrato, mas procurou, em meio a toda essa influncia do neoplatonismo e do Amor medieval, buscar entender e expressar o Amor carnal que na suas obras vai aparecer em conflito com o Amor espiritual. No soneto acima transcrito, Cames procura resolver essa tenso por meio da prpria teoria neoplatnica e da teoria aristotlica da matria, conforme explica Saraiva (1966, p. 345):
o conhecido soneto Transforma-se o amador na cousa amada recorre metafsica aristotlica para explicar que a Ideia platnica da Beleza e do Bem, desperta pela amada no seu esprito, no passa afinal de uma como que matria indefinida, que s objectivando-se numa forma plena (e femininamente) humana, corpo e alma, se consuma. O problema radical de Cames , portanto, o de realizar a sntese sempre procurada, por vezes entrevista, mas nunca consumada, entre aquilo que h de infinito e de finito na sua nsia mais tpica, a do amor; o da sntese entre a eternidade pressentida e as suas possibilidades viventes. (Grifo do autor)

Esta sntese desejada da qual fala Saraiva, pode ser entrevista no ltimo terceto do soneto, no qual o poeta diz que sua amada Est no pensamento como idia, / E o vivo e puro amor de que sou feito, / Como a matria simples busca a forma. Ele procura explicar que o sentimento puro existe, mas mesmo que seja espiritual, mesmo que complete a alma, ele busca a concretizao que s pode ser alcanada por meio da figura feminina, marcando assim o aparecimento do amor carnal. No entanto Cames condena esse Amor carnal como vemos nesta redondilha: E aquela humana figura / que c me pde alterar / no quem se h-de buscar: / raio de Formosura / que, s, se deve de amar. (CAMES, 1997, p. 60) Aqui a mulher aparece como humana figura para representar a beleza carnal, porm o poeta afirma que essa figura no quem se h-de buscar e sim que, s, se deve de amar, valorizando assim o Amor espiritual em detrimento do Amor carnal, como melhor expe Saraiva (1966, p. 343): O corpo no passa, portanto, de reflexo da Beleza pura. E esta que deve procurar-se, sacrificando aquele. Toda essa tenso entre o espiritual e o carnal marcada pela prpria condio humana controversa em que viveu Cames, toda a sua obra atravessada por uma autossondagem que o poeta fazia de se mesmo e expressava por meio de sua poesia. A esse respeito escreveu Saraiva (1966, p. 345):
Dentro da concepo do mundo em que o nosso poeta se formou, a mulher ora aparecia, em estilo corts medieval e neoplatnico, como suserana

distante ou mensageira dos Cus, ora, de um modo mais renascentista, como presa de caa nos jardins de Vnus. Incapaz de uma sntese prpriamente doutrinria, teve Cames gnio para nos transmitir, entre os dois plos da contradio, uma tenso potica bem superior da simples plangncia espiritualista de Petrarca, seu modelo; d-nos uma idealidade amorosa mais realista nas suas razes instintivas, uma mais larga realidade idealizada.

E foi esse engenho que fez de Cames o representante do perodo classicista e precursor do Barroco; nunca conformado apenas com o imitar ou em seguir apenas uma concepo, foi capaz de trazer inovao para todos os estilos poticos de sua poca. Consideraes finais Como vimos, o Amor representado em Cames de diversas maneiras: no Amor contraditrio, marcado pelo uso das antteses e pelo ideal racionalista da universalidade; nas concepes de Amor platnico e de Amor corts, marcados pela idealizao da mulher como ser divino que serve de ponte para que o homem alcance a completude da alma por meio do Amor puro; e no Amor canal em oposio a esses primeiros, mostrando que mesmo que o homem deseje esse Amor espiritual, ele tambm deseja ver sua amada corporalmente, contradio essa marcada pela prpria experincia amorosa de Cames. Enfim, independentemente da concepo de amor adotada o que chama a ateno a arte e o engenho com o qual Cames escreve seus poemas lricos: seguiu a esttica clssica baseada nos modelos Greco-latinos, sofreu influncia de Petrarca, mas imprimiu sua genialidade, sua subjetividade em cada soneto, justificando assim o chamarmos de o primeiro grande poeta da Lngua Portuguesa. Por fim, entendemos que essas vrias faces do amor em Cames no aparecem exatamente separadas umas das outras; possvel notar uma mescla de mais de uma concepo em seus poemas, causando essa contradio to presente no homem renascentista ainda atravessado pelo ideal teocntrico. Esperamos que, mesmo de forma resumida, tenhamos conseguido discutir de maneira clara as concepes de Amor analisadas, e de alguma forma contribudo para a valorizao das pesquisas na rea da literatura lrica camoniana. Referncias AUERBACH, Eric. Introduo aos estudos literrios. (Trad. Jos Paulo Paes). So Paulo: Cultrix, 1972. Apud VAGHETTI, Andr Luis do Amaral. A representao da mulher na lrica camoniana. Dissertao de Mestrdo. Curso de Ps-Graduao em Letras, Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2002.103p. Disponvel em: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/ handle/1884/24566/D%20%20VAGHETTI,%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pd f?sequence=1. Acesso em: 21/02/2012. CAMES, Luiz de. Lrica: redondilhas e sonetos. Traduo de Geir Campos; seleo e notas de Massaud Moiss. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. HAUSER, Arnold. Histria social da Arte e da literatura. So Paulo: Martins Fontes, 2003. Apud MACHADO, Danilo Maciel. O amor como falta em Caio Fernando Abreu. Dissertao de Mestrado. Progama de ps-graduao em Letras, Mestrado em Histria da Literatura. Fundao Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2006. 103p. Disponvel em: http://www.ppgletras.furg.br/disserta/danilomachado.pdf. Acesso em: 21/02/2012. MOISS, Massaud. A literatura portuguesa atravs dos textos. So Paulo: Cultrix, 1995.

______. A literatura portuguesa. So Paulo: Cultrix, 2003. SARAIVA, Antnio Jos e LOPES, scar. Histria da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 1966.

Anda mungkin juga menyukai