Anda di halaman 1dari 45

CMARA DOS DEPUTADOS

CONCURSO PBLICO PARA

INSTRUES
CADERNO DE PROVA Cada questo valer 1 (um) ponto. Abra este caderno somente aps a devida autorizao para o incio da prova. Coloque o seu nome no espao acima destinado. Autorizado o incio da prova, verifique se esta contm 80 questes. proibido anotar gabarito. Este caderno somente poder ser levado pelo candidato aps decorridas 3 (trs) horas do incio da prova. Caso contrrio, o caderno dever ser entregue ao Encarregado de Sala, que o rasgar vista do candidato.

FOLHA DE RESPOSTAS Cada questo apresenta 5 alternativas, havendo uma nica a ser marcada. A marcao de mais de uma alternativa na mesma questo acarretar erro. Para correo, considerar-se-, exclusivamente, a folha de respostas. O tempo para preenchimento dessa folha est includo no de durao da prova, que de 4 (quatro) horas. Em cada questo, preencha toda a rea do crculo. obrigatrio o uso de caneta esferogrfica com tinta preta.

CONCURSO Nos termos do Edital n' 2/00, ser excludo do concurso o candidato que, entre outros motivos, retirar-se do recinto, durante a realizao da prova, sem prvia autorizao, agir com descortesia para com os examinadores ou lanar mo de meios ilcitos durante o processo de seleo.

PARTE 1 Subparte 1 REGIMENTO INTERNO DA CMARA DOS DEPUTADOS Instruo para as questes 1 a 22: Assinale a alternativa CORRETA. QUESTO 1 Faa a associao quanto natureza da tramitao das seguintes proposies: 1 - tramitao em regime de urgncia. 2 - tramitao em regime de prioridade. 3 - tramitao ordinria. ( ) projetos de lei complementar e ordinria que se destinem a regulamentar dispositivo constitucional e suas alteraes. ( ) proposio relativa a providncias de alada da Mesa ou que se insiram na competncia legislativa da Cmara dos Deputados, em virtude de deciso judicial, em caso de declarao de Inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional. ( ) projeto de lei de iniciativa dos cidados, projeto de decreto legislativo que verse sobre acordo internacional, a partir de sua aprovao pelo rgo tcnico especfico. A) B) C) D) E) 1231 2121 2321 1221 1223

QUESTO 2 A) B) As Comisses da Cmara dos Deputados so: Permanentes, Temporrias e de Inqurito. A distribuio das vagas nas Comisses Permanentes por Partidos ou Blocos Parlamentares ser organizada pela Mesa logo aps a fixao da respectiva composio numrica e mantida durante toda a legislatura. Considerando o total de 513 Deputados, qualquer Comisso Permanente poder ter, no mximo, 62 Deputados e, no mnimo, 25. Em qualquer tempo da sesso legislativa, em caso de mudana de Partido por parte de Deputado Federal, feita alterao na composio das Comisses Permanentes, a fim de se preservar o princpio constitucional da proporcional idade partidria. Ao Deputado, ainda que sem legenda partidria, ser sempre assegurado o direito de integrar, como titular, pelo menos uma Comisso Permanente, salvo se tiver sido eleito membro da Mesa.

C)

D)

E)

QUESTO 3 A) B) A discusso de proposio ser sempre iniciada por Deputado favorvel matria. A discusso ser sempre iniciada pelo projeto, passando depois s emendas que lhe tenham sido oferecidas, se destacadas. Na discusso de projeto de lei de iniciativa popular, o primeiro subscritor poder usar da palavra para discutir a matria pelo prazo de vinte minutos, antes dos oradores inscritos para seu debate. A discusso de proposio em tramitao ordinria poder ser encerrada, por deliberao do Plenrio, a requerimento de cinco centsimos dos membros da Casa ou Lder que represente esse nmero, desde que a proposio tenha sido discutida pelo menos por seis oradores. A proposio em regime de urgncia poder ter sua discusso encerrada, por deliberao do Plenrio, a requerimento da maioria absoluta da composio da Cmara dos Deputados ou de Lderes que representem esse nmero, desde que a mesma tenha sido discutida por, no mnimo, quatro oradores.

C)

D)

E)

QUESTO 4 A) Constituir-se- Comisso Especial para proferir parecer no caso de representao para perda de mandato de Deputado Federal por falta de decoro parlamentar. A proposio que verse matria da competncia de mais de trs Comisses que devam pronunciar-se quanto ao seu mrito, uma vez discutida e votada na Comisso Especial, ser encaminhada Comisso de Constituio e Justia e de Redao para parecer quanto constitucionalidade, juridicidade e tcnica legislativa. A proposio que tenha parecer de Comisso Especial, se emendada no Plenrio da Cmara dos Deputados, retoma para parecer s emendas, criando-se para isso nova Comisso Especial. As emendas de mrito proposta de emenda Constituio so apresentadas exclusivamente na Comisso Especial, ressalvadas eventuais emendas aglutinativas. Pelo menos metade dos membros titulares da Comisso Especial constituda para proferir parecer sobre proposies que versem matria da competncia, quanto ao mrito, de mais de trs Comisses ser composta por membros titulares e suplentes oriundos dessas Comisses.

B)

C)

D)

E)

QUESTO 5 A) O prazo para vista do processo na Comisso de duas sesses, salvo se a matria estiver em regime de urgncia, hiptese em que esse prazo de uma sesso. Na hiptese de um segundo pedido de vista consecutivo para a mesma matria, a vista somente poder ser conjunta e na prpria Comisso. Todas as questes de ordem levantadas em Comisso sero levadas ao Presidente da Cmara para deciso final. A matria que for objeto de questo de ordem no mbito da Comisso ter sua tramitao sustada at a deciso do Presidente da Cmara. A proposta de fiscalizao e controle tem sua tramitao circunscrita ao mbito das Comisses.

B)

C)

D)

E)

QUESTO 6 Em 24 de agosto de 2000, o nmero de membros de cada Partido ou Bloco Parlamentar na Cmara dos Deputados o seguinte: PFL .................................................................................................105 PSDB .....................................................................................102 BLOCO PMDB/PST/PTN .......................................................101 PT...........................................................................................058 PPB .......................................................................................058 PTB.........................................................................................026 PDT ........................................................................................021 BLOCO PSB/PcdoB ...............................................................020 BLOCO PL/PSL .....................................................................016 PPS .......................................................................................011 PRTB......................................................................................002 PV ..........................................................................................001 PHS .......................................................................................001 PSC .......................................................................................001

SEM PARTIDO......................................................................002 TOTAL DE DEPUTADOS .........................................................513 vista dos nmeros acima e se for considerado que, naquela data, expressavam, em relao ao Governo, posio diversa da Maioria, o PV, o PPS, o BLOCO PL/PSL, o BLOCO PSB/ PCdoB, o PDT e o PT, pode-se afirmar que constituem, na mesma data, MAIORIA E MINORIA na Cmara dos Deputados, as seguintes agremiaes partidrias, respectivamente: A) B) C) D) E) PFL - PV PFL - PPS PFL - PT PFL - BLOCO PMDB/PST/PTN PSDB - PT

QUESTO 7 Ordene as afirmativas, segundo os conceitos de V (Verdadeiro) ou F (Falso): ( ) a Cmara dos Deputados reunir-se- durante as sesses legislativas ordinrias, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de1 de agosto a 15 de dezembro. Essas datas podero ser alteradas na hiptese de convocao extraordinria do Congresso Nacional. ( ) se at 30 de junho no for votada a lei de diretrizes oramentrias, a Cmara dos Deputados continuar funcionando, sem interrupo, em carter extraordinrio, no ms de julho, at que a referida lei seja votada. ( ) a primeira sesso legislativa de cada legislatura ser sempre precedida de sesses preparatrias destinadas, respectivamente, tomada de compromisso solene dos Deputados empossados e eleio do Presidente, dos demais membros da Mesa e dos Suplentes de Secretrios. ( ) o processo eleitoral previsto no art. 224, caput, do Regimento Interno, para escolha dos Deputados que iro compor, durante o recesso, a Comisso Representativa, no ocorrer quando o Congresso for convocado em carter extraordinrio para o mesmo perodo. ( ) quando for convocado extraordinariamente o Congresso Nacional, poder ser submetida deliberao a proposio para a qual tenha sido aprovada urgncia, nos termos do art. 155 do Regimento Interno, ainda que a referida proposio no tenha sido objeto da convocao. A) B) C) D) E) FVVFF FFVFF FVVVV FVFVV VVVFF

QUESTO 8 A) Mediante requerimento aprovado pela maioria de seus membros, permitir-se- a reunio de Comisso Permanente fora da sede da Cmara dos Deputados. As Comisses Parlamentares de Inqurito podero atuar tambm durante o recesso parlamentar, ainda que no tenha havido convocao extraordinria do Congresso Nacional. Somente podero funcionar simultaneamente na Cmara dos Deputados cinco Comisses Parlamentares de Inqurito criadas a requerimento de um tero de seus membros e uma mediante projeto de resoluo aprovado pelo Plenrio. As Comisses Parlamentares de Inqurito podem, observada a legislao pertinente, requisitar os servios de quaisquer autoridades, exceto as policiais. O relatrio final de Comisso Parlamentar de Inqurito ser encaminhado pela Presidente da Comisso Mesa, ao Ministrio Pblico da Unio ou Advocacia-Geral da Unio, ao Poder Executivo, Comisso Permanente que tenha maior pertinncia com a matria, Comisso Mista de Oramento e ao Tribunal de Contas da Unio.

B)

C)

C)

E)

QUESTO 9 Faa a associao: 1 - atribuio da Mesa da Cmara dos Deputados. 2 - atribuio do Presidente da Cmara dos Deputados. ( ) conferir a membros da Mesa atribuies ou encargos referentes aos servios legislativos e administrativos da Casa. ( ) zelar pelo prestgio e decoro da Cmara dos Deputados, bem como dignidade e respeito s prerrogativas constitucionais de seus membros, em todo o territrio nacional. ( ) fixar, no incio da primeira e da terceira sesses legislativas da legislatura ouvido o Colgio de Lderes, o nmero de Deputados por Partido ou Bloco Parlamentar em cada Comisso Permanente. ( ( ) promulgar as resolues da Cmara dos Deputados. ) apreciar e encaminhar pedidos escritos de informao a Ministros de Estado, nos termos do art. 50, 22 da Constituio Federal. A) B) C) D) E) 22112 12221 21111 11221 12121

QUESTO 10 Faa a associao: 1 - Projeto de resoluo 2 - Projeto de decreto legislativo 3 - Indicao 4 - Parecer ( ) proposio que sugere a manifestao de uma ou mais Comisses acerca de determinado assunto, visando elaborao de projeto sobre matria de iniciativa da Cmara dos Deputados. ( ) proposio com que uma Comisso se pronuncia sobre qualquer matria sujeita a seu estudo. ( ) proposio destinada a regular matrias de exclusiva competncia do Poder Legislativo, sem a sano do Presidente da Repblica. ( ) proposio destinada a regular, com eficcia de lei ordinria, matrias da competncia privativa da Cmara dos Deputados. A) B) C) D) E) 3412 4312 4321 3421 4231

QUESTO 11 IO Deputado que perder o lugar numa Comisso a ele no poder retornar na mesma legislatura. II O membro suplente no poder ser eleito Presidente ou Vice-Presidente de Comisso.

III - O Suplente de Deputado, quando convocado em carter de substituio, no poder ser escolhido para os cargos de Presidente ou Vice-Presidente de Comisso. IV - O Presidente de Comisso poder funcionar como Relator ou Relator substituto e poder votar nas deliberaes da Comisso. So corretas somente: A) I, II e IV. B) I, II e III. C) II, III e IV. D) II e III. E) III e IV.

QUESTO 12 Is Comisses Permanentes vedado fazer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria dos programas governamentais relativos ao seu campo temtico, se estes programas estiverem relacionados rea de competncia da Comisso Mista de Oramento. II Nenhuma Comisso Permanente poder contar com mais de trs Subcomisses Permanentes e de duas Subcomisses Especiais em funcionamento simultneo. III - Mediante proposta da maioria de seus membros, as Comisses Permanentes podero constituir, dentre seus prprios componentes, Subcomisses Permanentes, com poder decisrio sobre a parte das matrias do respectivo campo temtico a elas reservada. IV - As Comisses Permanentes que no constiturem Subcomisses Permanentes podero ser divididas em duas Turmas, excludo o Presidente, ambas sem poder decisrio. VEm relao s Comisses Temporrias, se no prazo de quarenta e oito horas aps criar-se a Comisso, os Lderes no fizerem a indicao dos membros de seu Partido que iro comp-la, o Presidente da Cmara dos Deputados design-los- de ofcio. Das afirmativas, so corretas: A) B) C) D) E) somente II, IV e V. somente III, IV e V. somente I, II e V. somente I, III e IV. todas.

QUESTO 13 A) Nenhuma matria poder ficar inscrita na Ordem do Dia da sesso plenria para discusso por mais de quatro sesses. B) C) Uma vez encerrada a discusso da matria, no ser possvel reabri-la. possvel, a requerimento de Lder e por deliberao do Plenrio, dispensar-se a discusso de proposio, vedada, nessa hiptese, a apresentao de emendas. D) A discusso de um projeto de lei poder ser iniciada, mesmo que o nmero de Deputados presentes em Plenrio, verificado pelo painel eletrnico, seja inferior a duzentos e cinqenta e sete Deputados. E) Se a presena nos debates for inferior a um dcimo do nmero total de Deputados, a sesso da Cmara dos Deputados dever ser levantada, antes do prazo previsto para o trmino dos trabalhos.

QUESTO 14 forma de participao da sociedade civil nos trabalhos da Cmara dos Deputados: Iapresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei de iniciativa popular, subscrito por, no mnimo, um centsimo do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs milsimos dos eleitores de cada um deles. II oferecimento s Comisses ou Mesa de peties, reclamaes ou representaes por qualquer pessoa fsica ou jurdica contra ato ou omisso das autoridades e entidades pblicas, ou imputados a membros da Casa. III - oferecimento de pareceres tcnicos, exposies e propostas oriundas de entidades cientficas e culturais, de associaes e sindicatos e demais instituies representativas. IV - depoimento, como convidados em reunio de audincia pblica de Comisso, de membros de representao diplomtica estrangeira, em assuntos atinentes s relaes ou acordos internacionais. Voferecimento Casa, atravs de suas Comisses, s Lideranas e aos Deputados em geral e Consultoria Legislativa, de esclarecimentos especficos por parte de representantes de entidades de grau superior, de empregados e empregadores, autarquias profissionais e outras instituies de mbito nacional da sociedade civil, credenciados junto Mesa.

Completam corretamente o enunciado somente: A) B) C) D) E) II, III e V. II, III, IV e V. I, II e V. I, lI, III e V. I, III e IV.

QUESTO 15 Requerimento de urgncia NO pode ser submetido deliberao do Plenrio se apresentado por: A) trs quintos dos membros da Cmara dos Deputados, quando se tratar de proposta de emenda Constituio. B) C) dois teros dos membros da Mesa, quando se tratar de matria da competncia desta. um tero dos membros da Cmara dos Deputados, ou Lderes que representem esse nmero. D) dois teros dos membros de Comisso competente para opinar sobre o mrito da proposio. E) maioria absoluta da Cmara dos Deputados para incluso automtica na Ordem do Dia, para discusso e votao imediata, da proposio objeto do requerimento.

QUESTO 16 IO Deputado poder obter licena para tratar, sem remunerao, de interesses particulares, desde que o afastamento no ultrapasse 120 dias por legislatura. II A licena para tratamento de sade poder ser concedida a qualquer tempo, ainda que a Cmara dos Deputados no se esteja reunindo em razo do recesso constitucional. III - As vagas na Cmara dos Deputados verificar-se-o em virtude de falecimento, renncia, perda de mandato ou infidelidade partidria. IV - O Deputado que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado perder o mandato, se assim for decidido pela Cmara dos Deputados, em escrutnio secreto e por maioria absoluta de votos, mediante provocao da Mesa ou de Partido com representao no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. VA declarao de renncia do Deputado ao mandato, dirigida por escrito Mesa, produz efeitos imediatos, por se tratar de manifestao unilateral de vontade, tornando-se efetiva e irretratvel no momento de sua entrega Mesa. Das afirmativas somente: A) B) C) D) E) I e IV so corretas. II e III so corretas. IV correta. II e V so corretas. I correta.

QUESTO 17 A) O parecer terminativo da Comisso de Constituio e Justia e de Redao quanto constitucionalidade e juridicidade da matria irrecorrvel, devendo a proposio com parecer pela inconstitucionalidade ser encaminhada ao arquivo. B) No caso de matria distribuda por dependncia para tramitao conjunta, cada Comisso competente deve, em seu parecer, pronunciar-se em relao proposio que tem precedncia e a todas as apensadas. C) O Presidente de Comisso pode, de ofcio ou mediante provocao de qualquer membro da Comisso, declarar prejudicada proposio pendente de deliberao e, em conseqncia, determinar o seu arquivamento. D) Os membros de Comisso podem, durante a discusso, usar da palavra por dez minutos, improrrogveis. E) O autor da proposio dever ser notificado, com antecedncia mnima de cinco sesses da data em que sua proposio ser discutida em Comisso tcnica, salvo se esta estiver em regime de urgncia.

QUESTO 18 Qualquer cidado pode oferecer denncia Cmara dos Deputados contra o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado, por crime de responsabilidade. A esse respeito, NO se pode afirmar: A) o parecer da Comisso Especial, concluindo pelo deferimento ou indeferimento do pedido de autorizao, ser submetido deliberao do Plenrio, em votao secreta, sendo admitida a instaurao do processo contra o denunciado, se nesse sentido forem obtidos os votos da maioria absoluta dos membros da Casa. B) tendo recebido a denncia, verificado a existncia de todos os requisitos e feito a leitura na sesso seguinte, o Presidente da Cmara dos Deputados despach-la- Comisso Especial eleita, da qual devero participar, observada a respectiva proporo, representantes de todos os Partidos. C) se o Presidente da Cmara dos Deputados indeferir o recebimento, caber recurso ao Plenrio. D) o denunciado ter o prazo de dez sesses, contadas do recebimento da denncia, para, caso queira, manifestar-se; e a Comisso, o de cinco sesses para emitir parecer, contadas da manifestao do acusado ou do trmino do prazo para esse fim previsto.

E)

o no-encaminhamento de documentos que comprovem a denncia no impede que a mesma seja recebida, desde que, diante da impossibilidade de apresent-los, o denunciante reconhea isto em declarao escrita, com a indicao do local onde os mesmos possam ser encontrados, bem como, se for o caso, do rol das testemunhas, em nmero de cinco, no mnimo.

QUESTO 19 A) Sesses ordinrias da Cmara dos Deputados so aquelas que se realizam apenas uma vez por dia, em todos os dias teis, de segunda a sexta-feira, durante as sesses legislativas ordinrias. B) Durante o perodo de convocao extraordinria do Congresso Nacional, todas as sesses da Cmara dos Deputados so extraordinrias. C) Nas sesses extraordinrias, no haver Grande Expediente, iniciando-se a apreciao das matrias constantes da Ordem do Dia logo aps o Pequeno Expediente. D) A sesso extraordinria ser convocada pela Mesa da Cmara dos Deputados, pelo Colgio de Lderes, ou por deliberao do Plenrio, a requerimento de qualquer Deputado. E) A cada ms, o limite de realizao de sesses solenes, por deliberao do Plenrio, de duas sesses.

QUESTO 20 Um projeto de lei, ao iniciar tramitao, foi distribudo pelo Presidente da Cmara dos Deputados s seguintes Comisses, pela ordem: Comisso de Seguridade Social e Famlia; Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico; Comisso de Finanas e Tributao (art. 54); Comisso de Constituio e Justia e de Redao (art. 54).

A esse projeto inicial, que tem a precedncia, foi apensado um outro projeto. Pelo despacho do Presidente foi atribuda matria, por sua natureza, tramitao conclusiva, ou seja, tramitao nos termos do art. 24, caput e inciso lI, dispensando-se a competncia do Plenrio para sua apreciao. No houve emendas. As Comisses, cada qual a seu tempo, aprovaram os seguintes pareceres:

Comisso de Seguridade Social e Famlia - parecer pela aprovao do projeto que tem a precedncia e pela rejeio do apensado. Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico - parecer pela aprovao do projeto que tem a precedncia e tambm do apensado, na forma do substitutivo apresentado. Comisso de Finanas e Tributao - parecer pela adequao financeira e oramentria do projeto que tem a precedncia, do apensado e do substitutivo da Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico. Comisso de Constituio e Justia e de Redao - parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa de todos os projetos e do substitutivo da Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico. Pode-se afirmar:

A)

o passo seguinte na tramitao da matria ser a sua publicao, com os respectivos pareceres, e o envio Mesa at a sesso subseqente para anncio na Ordem do Dia e conseqente abertura de prazo de cinco sesses para apresentao de recurso, nos termos do art. 58, 2, 1, da Constituio Federal de 1988.

B)

a matria passa competncia do Plenrio, por ter recebido pareceres divergentes das Comisses encarregadas de examinar o seu mrito.

C) D)

a votao em Plenrio comear pelo projeto inicial. se rejeitado o projeto inicial, ser votado a seguir o substitutivo da Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico.

E)

se aprovado o projeto inicial, estaro prejudicados o substitutivo da Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico e o projeto apensado.

QUESTO 21 Faa a associao quanto ao prazo: 1 - cinco sesses 2 - duas sesses 3 - dez sesses

) para a Comisso de Constituio e Justia e de Redao proferir parecer de admissibilidade em relao s propostas de emenda Constituio.

) para oferecimento de recurso a fim de que matria aprovada em carter conclusivo pelas Comisses seja submetida apreciao do Plenrio.

) para oferecimento de parecer pelas Comisses, quando se tratar de matrias em regime de prioridade.

) de interstcio entre a distribuio de avulsos dos pareceres das Comisses e o incio da discusso ou votao correspondente.

) de interstcio entre o primeiro e o segundo turnos de discusso e votao de proposta de emenda Constituio.

( A) B) C) D) E)

) para a elaborao da redao final dos projetos em tramitao ordinria. 113113 313112 323231 113213 131121

QUESTO 22 A) O Deputado, exceto se Lder de Partido ou de Bloco Parlamentar, somente poder participar dos trabalhos da Comisso de que seja membro. B) Regra geral, as Comisses tm o prazo de duas sesses para examinar matria em regime de urgncia. C) A Comisso poder, mediante requerimento de um dcimo de seus membros, aprovado pela maioria absoluta da respectiva composio plenria, incluir matria na Ordem do Dia para apreciao imediata, desde que publicada e distribuda em avulsos ou cpias. D) Comisso permitido, exclusivamente sob forma de substitutivo, oferecer parecer abrangente sobre a matria, ainda que parte dele no seja de sua atribuio especfica. E) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes das Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros, prevalecendo em caso de empate o voto do Relator.

Instruo para as questes de 23 a 30: Assinale a alternativa INCORRETA.

QUESTO 23 A) B) O tempo mximo de prorrogao da sesso da Cmara dos Deputados de uma hora. Na sesso extraordinria possvel a incluso, na Ordem do Dia, para apreciao imediata, ainda que iniciada a sesso, de matria de relevante e inadivel interesse nacional, objeto de requerimento de urgncia apresentado pela maioria absoluta dos membros da Cmara dos Deputados, aprovado pela maioria absoluta dos Deputados. C) A ata da sesso plenria da Cmara dos Deputados ser considerada aprovada pelo Presidente, no sendo necessria submet-la a votos. D) Matrias no apreciadas da pauta da sesso anterior constaro da Ordem do Dia com precedncia sobre outras dos grupos a que pertenam. E) Entre os projetos em regime de prioridade tm preferncia sobre as demais as proposies de iniciativa da Mesa ou de Comisses Permanentes.

QUESTO 24 Em relao ao exerccio do mandato parlamentar: A) B) os Deputados sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. os Deputados no podero, desde a expedio do diploma, ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. C) o Deputado no pode afastar-se do territrio nacional sem que d cincia prvia Cmara dos Deputados, por intermdio da Presidncia. D) o membro da Mesa que se desvincular de sua bancada no perde o direito ao cargo que ocupa na Mesa. E) o Deputado investido no cargo de Secretrio de Prefeitura de capital no perde o direito imunidade parlamentar.

QUESTO 25 A) Proposta de emenda Constituio somente poder ser retirada de tramitao a requerimento de metade mais um do mnimo de assinaturas necessrias ao seu trmite. B) vedada a retirada de assinaturas em requerimento de criao de Comisso Parlamentar de Inqurito depois de sua apresentao Mesa. C) permitida a retirada de assinaturas em projeto de resoluo que prope criao de Comisso Parlamentar de Inqurito antes da publicao deste. D) A proposio que tenha recebido pareceres favorveis de todas as Comisses competentes para opinar sobre seu mrito somente poder ser retirada de tramitao por deciso do Plenrio. D) A proposio arquivada ao final da legislatura poder ser desarquivada a requerimento de seu autor ou autores, em at cento e oitenta dias, contados do incio da primeira sesso legislativa ordinria da legislatura subseqente.

QUESTO 26 Em relao ao processamento da votao: A) as emendas oferecidas por uma Comisso, se sobre elas no houver manifestao em contrrio de outra, sero votadas no grupo de emendas com parecer favorvel. B) projeto de lei complementar foi distribudo s Comisses de Educao, Cultura e Desporto; de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico; de Constituio e Justia e de Redao. Em 5/4/00, a Comisso de Educao, Cultura e Desporto emitiu parecer pela aprovao, com substitutivo. Em 17/5/00, a Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico adotou parecer pela aprovao do projeto, tambm com substitutivo. A Comisso de Constituio e Justia e de Redao opinou pela constitucional idade, juridicidade e boa tcnica legislativa. Nessas condies, ir a votos, em primeiro lugar, o substitutivo da Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico. C) D) se o projeto for rejeitado, estaro prejudicadas todas as emendas a ele oferecidas. a matria constante de projeto de lei rejeitado, de iniciativa do Presidente da Repblica, somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, por iniciativa do Autor, aprovada pela maioria absoluta dos Deputados. E) a emenda declarada inconstitucional ou injurdica pela Comisso de Constituio e Justia e de Redao ou financeira e oramentariamente incompatvel pela Comisso de Finanas e Tributao em hiptese alguma ser submetida a votos.

QUESTAO 27 Em relao s regras para o processamento da votao: A) as emendas com subemendas podero ser votadas em grupo, mediante proposta de qualquer Deputado ou Comisso, aprovada pelo Plenrio. B) na hiptese de projeto sem substitutivo, mas a que foram oferecidas emendas, votar-se-o em primeiro lugar as emendas e por ltimo o projeto. C) ser votada isoladamente, por ter recebido pareceres divergentes, a emenda que tenha obtido parecer contrrio de todas as Comisses competentes para examinar o mrito e parecer da Comisso de Constituio e Justia e de Redao pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa. D) as propostas de emenda Constituio sero votadas antes das matrias em regime de tramitao ordinria. E) a aprovao de substitutivo prejudica o projeto e as emendas a este oferecidas, ressalvadas as emendas ao substitutivo e todos os destaques.

QUESTO 28 Em relao s normas regimentais de administrao e economia interna da Cmara dos Deputados: A) B) as despesas da Cmara dos Deputados sero ordenadas pelo seu Diretor-Geral. as reclamaes sobre irregularidades nos servios administrativos somente podero ser levadas ao Plenrio, aps transcorridas setenta e duas horas de seu encaminhamento Mesa, sem que esta tenha adotado providncia at ento. C) o delito cometido por algum Deputado nos edifcios da Cmara dos Deputados ser inicialmente objeto de instaurao de inqurito, a ser presidido pelo diretor de servios de segurana. D) a prestao de contas da Cmara dos Deputados relativa ao exerccio anterior ser encaminhada pelo Presidente ao Tribunal de Contas da Unio at trinta de junho de cada ano. E) so princpios que, entre outros, regem os servios administrativos da Cmara dos Deputados: descentralizao administrativa e adoo de poltica de valorizao de recursos humanos, atravs de programas e atividades permanentes e sistemticas de capacitao, treinamento, desenvolvimento e avaliao profissional.

QUESTO 29 Em relao aos projetos de cdigo: A) o projeto de cdigo enviado pelo Presidente da Repblica com solicitao de urgncia, consoantes os 1, 2 e 3 do art. 64 da Constituio Federal de 1988, obedecer ao prazo de quarenta e cinco dias de seu recebimento para manifestao definitiva do Plenrio, sobrestando-se a deliberao sobre os demais assuntos se, findo esse prazo, a Cmara dos Deputados no tiver deliberado sobre a matria. B) o prazo para apresentao de emendas ao projeto, diretamente na Comisso Especial, de vinte sesses consecutivas, a partir da instalao da referida Comisso. C) D) somente podem tramitar simultaneamente dois projetos de cdigo. os Relatores-Parciais e o Relator-Geral tero, respectiva e consecutivamente, os prazos de dez e quinze sesses para emitir parecer, aps encerrado o perodo de apresentao de emendas ao projeto, E) havendo oradores inscritos, a discusso de projeto de cdigo no poder ser encerrada antes de transcorridas cinco sesses.

QUESTO 30 A) No caso de projeto sujeito apreciao conclusiva, as emendas ao substitutivo oferecido pelo Relator podem ser oferecidas em Comisso por qualquer Deputado, individualmente, e, se for o caso, com o apoiamento necessrio. B) A apresentao de substitutivo por Comisso prerrogativa exclusiva da que for competente para opinar sobre o mrito da matria, exceto quando se destinar a aperfeioar a tcnica legislativa. C) O prazo para apresentao de emendas em Comisso de cinco sesses, aps a publicao de aviso, na Ordem do Dia das Comisses, para as matrias sujeitas apreciao conclusiva. D) As emendas de Plenrio a matria que tramita em regime de urgncia devero ser subscritas por um quinto dos membros da Cmara dos Deputados ou Lderes que representem esse nmero. E) As emendas aglutinativas podem ser apresentadas em Plenrio, mesmo com a matria j em fase de votao.

Subparte 2 DIREITO CONSTITUCIONAL Instruo para as questes 31 a 55: Assinale a alternativa CORRETA.

QUESTO 31 Em relao ao Poder Judicirio: A) a sujeio dos demais Poderes e dos rgos do Poder Judicirio s decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal nas aes declaratrias de constitucional idade de lei ou ato normativo federal, configura a eficcia contra todos e o efeito vinculante, consoante dispe o 2 do art. 102 da Constituio Federal de 1988. B) declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente, para a adoo das providncias necessrias no prazo de trinta dias. C) funcionar junto ao Superior Tribunal de Justia o Conselho da Justia Federal com a finalidade de, na forma da lei, exercer a superviso administrativa e oramentria, a correio e o poder disciplinar em relao Justia Federal de primeiro e segundo graus. D) aos juizes federais compete processar e julgar as causas entre Estado estrangeiro e Municpio. E) compete ao Superior Tribunal de Justia processar e julgar, originariamente, os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas da Unio e dos Estados, ou entre as de um e de outro Estado.

QUESTO 32 Conforme dispe a Constituio Federal de 1988, entre as finalidades do sistema de controle interno mantido em cada Poder, pode-se apontar a de: A) B) C) avaliar o desempenho da gesto e dos responsveis pelas finanas pblicas. avaliar os resultados da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. supervisionar a prestao de contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta. D) avaliar o cumprimento das metas e prioridades da administrao pblica federal para o exerccio financeiro, fixadas na lei de diretrizes oramentrias, e emitir parecer conclusivo considerao dos rgos do sistema de controle externo. E) atender s orientaes e recomendaes do sistema de controle externo no exerccio de suas atividades.

QUESTO 33 Sobre direitos e partidos polticos e a organizao poltico-administrativa:

A)

a ao de impugnao de mandato eletivo ser proposta perante a Justia Eleitoral, desde a diplomao e antes da posse do eleito, nos casos de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.

B) C)

aos partidos polticos assegurado o acesso gratuito aos veculos de mdia, na forma da lei. em cada Estado da Federao, os Municpios reger-se-o por lei orgnica, votada em dois turnos, com o interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros dos membros da Assemblia Legislativa, que a promulgar, atendidos os preceitos das Constituies Federal e Estadual.

D)

possvel, em face da competncia legislativa privativa da Unio, serem os Estados autorizados, mediante lei complementar, a legislar sobre questes especficas relativas aos mesmos assuntos.

E)

ao Distrito Federal so atribudas, cumulativamente, todas as competncias reconhecidas aos Estados e Municpios.

QUESTO 34 luz dos princpios fundamentais que informam a Repblica Federativa do Brasil, lcito afirmar que: A) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico, entre outros fundamentos, caracterizam o Estado social-democrtico brasileiro. B) nas relaes internacionais, sero observadas, entre outros princpios, a prevalncia dos direitos sociais e humanos, a liberdade de comrcio e de cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. C) o Brasil buscar a formao de uma comunidade de naes via integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos do continente. D) entre os objetivos do Estado brasileiro, alinham-se a reduo ou a erradicao da pobreza, da violncia, da marginalizao, das desigualdades e dos preconceitos sociais. E) a Constituio Federal de 1988 abre as perspectivas de realizao da justia social e de institucionalizao do Estado Social de Direito, mediante a construo da democracia econmica, social e cultural e participativa, sem avanar significativamente rumo democracia econmica nem comprometer-se com a transio para o socialismo.

QUESTO 35 Sobre o Poder Legislativo: ILei complementar a aprovada por qrum mnimo da maioria absoluta da composio de cada Casa do Congresso Nacional. II Ao Presidente da Repblica, no prazo de quinze dias aps receber os autgrafos do Congresso Nacional, ou ao Presidente do Senado Federal, em igual prazo, sucessivamente, se no o fizer aquele, cabe vetar ou sancionar projeto de lei. III - competncia privativa do Senado Federal e da Cmara dos Deputados eleger, cada qual, dois de seus membros para compor o Conselho da Repblica. IV - Cabe ao Congresso Nacional sustar a execuo do ato impugnado, em caso de ilegalidade da despesa que lhe for comunicada pelo Tribunal de Contas da Unio. VLei prpria de cada entidade federativa poder sujeitar os contratos de obras, servios, compras e alienaes celebrados pelo Poder Executivo prvia aprovao do Poder Legislativo correspondente, no exerccio dos poderes de fiscalizao contbil, financeira e oramentria e do controle externo, consoante o texto constitucional e o entendimento do Supremo Tribunal Federal. Pode-se afirmar que: A) B) C) D) E) somente I, III e IV esto corretos. somente II e V esto incorretos. somente V est correto. todos esto corretos. todos esto incorretos.

QUESTO 36 Integram, concomitantemente, o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional:

A) os lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados e no Senado Federal. B) o Vice-Presidente da Repblica e o Ministro da Justia. C) o Presidente da Cmara dos Deputados e o Ministro das Relaes Exteriores. D) o Ministro de Estado da Defesa. E) o Ministro de Estado convocado.

QUESTO 37 Considerando os enunciados pertinentes aos direitos fundamentais: IAs disposies da Constituio Federal de 1988 relativas associao profissional ou sindical so extensivas aos sindicatos rurais, colnias de pescadores, associaes de produtores, cooperativas de garimpeiros e artesos, atendidas as condies que a lei estabelecer. II assegurado o direito de greve aos trabalhadores em geral, que o exercero nos termos e nos limites definidos em lei. III - Representantes dos trabalhadores e empregadores e da sociedade civil tm direito de integrar os colegiados dos rgos pblicos reguladores das atividades de cada setor. IV - Aos naturais de pases de lngua portuguesa, com residncia permanente, sero atribudos os direitos inerentes aos brasileiros naturalizados, salvo os casos previstos na Constituio Federal de 1988 e desde que haja reciprocidade em favor dos brasileiros. VEntre os cargos privativos de brasileiro nato esto os da magistratura, do Ministrio Pblico e das carreiras diplomtica e militar. Pode-se afirmar que: A) B) C) D) E) somente I, II e III esto corretos. somente I e IV esto corretos. somente II e V esto incorretos. todos esto corretos. todos esto incorretos.

QUESTO 38 O controle direto de constitucional idade, no plano federal, pode ser instaurado por iniciativa de alguns legitimados, entre os quais: I - Advogado-Geral da Unio. II - Presidente de qualquer das Casas do Congresso Nacional ou de Assemblia Legislativa. III - Presidente da Repblica ou Governador de Estado. IV - Presidente de partido poltico com registro no Tribunal Superior Eleitoral. V - Presidente do Conselho Federal ou Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Pode-se afirmar que: A) B) C) D) E) somente II, III e IV esto corretos. somente II e V esto incorretos. somente III est correto. todos esto corretos. todos esto incorretos.

QUESTO 39 Alm de outros, na forma da lei, os incentivos regionais podero consistir em: Iisenes ou redues de tributos visando ao desenvolvimento e erradicao ou diminuio das desigualdades regionais. II IIIigualdade de itens de custos e preos de responsabilidade do poder pblico. juros favorecidos para incremento de atividades nas reas de baixa renda.

IV - diferimento temporrio de quaisquer tributos devidos por pessoas fsicas ou jurdicas. Vprioridade para o aproveitamento econmico e social dos rios e das massas de gua represadas ou represveis nas regies sujeitas a secas peridicas ou inundaes. Pode-se afirmar que: A) B) C) D) E) somente III e V esto corretos. somente II est correto. somente I e IV esto incorretos. todos esto corretos. todos esto incorretos.

QUESTO 40 Sobre poltica urbana, poltica agrcola e fundiria: A) a Constituio Federal de 1988 estabelece que a funo social da propriedade urbana se demonstra com o atendimento das exigncias fundamentais de ocupao racional e edificao do solo, expressas no plano diretor. B) o proprietrio do solo urbano no edificado ficar sujeito, sucessivamente, ao aumento progressivo da alquota do imposto predial e territorial urbano, ao parcelamento ou

edificao compulsrios, ou desapropriao com pagamento de indenizao em ttulos da dvida pblica municipal, assegurado o valor fiscal do imvel. C) a alienao ou concesso de terras pblicas, independentemente da rea respectiva, para fins de reforma agrria prescindem de prvia aprovao do Congresso Nacional. D) a funo social da propriedade rural cumprida quando atende, conjuntamente, segundo critrios e graus de exigncia fixados em lei, diversos requisitos, entre os quais aproveitamento racional e adequado das reas suscetveis de explorao, produtividade com utilizao de insumos modernos, observncia das disposies reguladoras das relaes de trabalho e dos contratos agrrios. E) a pequena e mdia propriedade rural e a propriedade rural produtiva, de qualquer porte, no podem ser expropriadas pelo Poder Pblico.

QUESTO 41 Sobre o Poder Judicirio: A) as decises administrativas dos Tribunais sero motivadas e tomadas pelo voto da maioria absoluta do Pleno, ou do rgo especial constitudo para o exerccio das atribuies administrativas. B) os juizados especiais sero criados no mbito da Justia Federal, dos Estados e do Distrito Federal para a conciliao ou arbitragem, ou julgamento de causas cveis e comerciais de menor complexidade ou de pequeno valor e de infraes penais de menor potencial ofensivo ou anti-social. C) aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais superiores e dos Tribunais de Justia, com a aprovao dos respectivos tribunais, compete a iniciativa no exclusiva de propor ao Poder Legislativo correspondente a alterao da organizao e da diviso judicirias. D) a exceo dos crditos de natureza alimentcia, bem como de outras obrigaes definidas em lei como de pequeno valor, os pagamentos que a Fazenda Federal, Estadual ou Municipal deva fazer em virtude de sentena judicial dependem da expedio de precatrios. E) compete Justia Federal executar, de ofcio, as contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho e seus acrscimos legais decorrentes das sentenas que proferir nas aes oriundas das relaes de trabalho propostas por servidores civis contra a Unio.

QUESTO 42 A) polcia federal incumbe, sem exclusividade, prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. B) Destinam-se as Foras Armadas defesa da soberania do Estado e garantia dos poderes constitucionais, da autoridade e da ordem pblica. C) O militar da ativa que aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego pblico ou civil permanente ficar agregado ao quadro respectivo e ser transferido, aps dois anos de afastamento, para a reserva, nos termos da lei. D) A escusa de conscincia para eximir-se do servio militar ou a recusa prestao alternativa que lhe for atribuda pelas Foras Armadas sujeita o alistado a outros encargos ou sanes legais, sob pena de perda dos direitos polticos. E) Os Municpios podero instituir polcias civis destinadas exclusivamente ao policiamento ostensivo no seu territrio e proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei.

QUESTO 43 Sobre a organizao do Estado brasileiro: A) a Cmara Municipal no gastar mais de 70% de sua receita com folha de pagamento includo o gasto com o subsdio de seus Vereadores, cujo total, a sua vez, no poder ultrapassar o montante de 5% da receita do Municpio. B) a Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios vedado criar ou admitir distines entre brasileiros, ou entre brasileiros e estrangeiros, ou preferncias entre si. C) os Estados podero, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas por agrupamento de municpios limtrofes, ou congregar cidades ou distritos adjacentes para formar aglomerados urbanos ou microrregies, destinados a integrar a organizao o planejamento e a execuo de servios ou funes pblicas de interesse comum. D) a Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto quando, entre outras hipteses, no tiver sido aplicado o percentual mnimo exigido dos recursos pblicos destinado sade e manuteno e desenvolvimento do ensino. E) a decretao da interveno depender, no caso de desobedincia a ordem ou deciso, judicial, de requisio de Tribunal superior competente ou do Tribunal de Justia estadual.

QUESTO 44 Sobre a administrao pblica: A) somente por lei especfica podero ser criadas autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista e fundao, ou subsidirias dessas entidades, assim como somente por lei especfica poder qualquer delas participar em empresa privada. B) a lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica indireta regulando especialmente as reclamaes sobre a prestao dos servios ou contra exerccio negligente ou abusivo dos seus servidores, o acesso aos registro informaes administrativos, e a representao dos usurios junto aos colegiados rgos de direo. C) o servidor pblico da administrao direta ou indireta, no exerccio de mandato ele federal, estadual ou distrital, ficar afastado do seu cargo, emprego ou funo, podendo optar pela sua remunerao, e ter seu tempo de servio computado para efeito de promoo na carreira e de benefcio previdencirio. D) os recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes, cada rgo, autarquia e fundao, podero ser aplicados em finalidades especficas, conforme o disciplinar lei da Unio ou dos demais entes federativos. E) ao servidor ocupante exclusivamente de cargo ou funo de confiana, ou invs em mandato eletivo, com afastamento de seu cargo, emprego ou funo, aplicao regime geral de previdncia social.

QUESTO 45 Em relao ao Poder Legislativo: A) a iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe, entre outros legitimados, aos Presidentes da Repblica, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal, em conjunto ou separadamente, na forma e nos casos previstos na Constituio Federal de 1988. B) o nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal na Cmara dos Deputados, ser estabelecido pela Justia Eleitoral para cada legislatura, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma das referidas bancadas tenha menos de oito nem mais de setenta Deputados.

C)

a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao de projeto de lei ao Congresso Nacional, s Assemblias Legislativas dos Estados e do Distrito Federal e s Cmaras de Vereadores.

D)

o projeto de lei federal de iniciativa popular exige o apoiamento mnimo de um por cento dos cidados, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de um dcimo por cento em cada um.

E)

suscetvel de emenda toda proposio legiferante em trmite pelo Congresso Nacional.

QUESTO 46 Em relao s finanas pblicas: A) entre as condies para apresentao de emendas ao projeto de lei do oramento anual, exige-se a indicao dos recursos necessrios, provenientes de receitas de capital ou de transposio, remanejamento ou transferncia de dotaes. B) vedada a abertura de quaisquer crditos adicionais sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. C) a lei no poder autorizar a utilizao de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos. D) o oramento fiscal da Unio e o de investimentos das empresas estatais sob controle de capital votante da Unio, compatveis com o plano plurianual, tero, entre suas funes, a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. E) a admisso ou contratao de pessoal pelos rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta, inclusive fundacional, s podero ser feitas se houver autorizao legislativa especfica, com previso de dotao oramentria suficiente e observncia dos limites estabelecidos em lei complementar para a despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

QUESTO 47 Sobre a seguridade social: A) quem participa de regime prprio de previdncia no pode filiar-se como facultativo ao regime geral de previdncia social.

B)

a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e filiao obrigatria, baseado na capitalizao dos recursos para custeio dos benefcios e prestaes, com observncia de critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial.

C)

as contribuies sociais do empregador, da empresa ou entidade a ela equiparada podero ter alquotas progressivas ou base de clculo diferenadas, em razo da atividade econmica e do montante da receita ou faturamento e do lucro.

D)

as aes e servios pblicos de sade constituem um sistema nico que obedece a diretrizes elencadas na Constituio Federal de 1988, entre as quais o atendimento descentralizado, a estruturao de uma rede regionalizada, a gesto democrtica, com participao da comunidade, a prioridade para aes emergenciais e de preveno.

E)

o aporte normal de recursos de entidades pblicas, como patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada, no poder exceder ao dobro da contribuio dos segurados.

QUESTO 48 Em matria de organizao do Estado: A) incluem-se entre os bens dos Municpios (e do Distrito Federal) as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito em seu territrio, ressalvadas, neste ltimo caso, as decorrentes de obras da Unio ou dos Estados. B) integram os bens da Unio a faixa de at cento e cinqenta quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designadas como faixa de fronteira, e as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios, enquanto no demarcadas. C) no mbito da legislao concorrente, existindo lei federal sobre normas gerais e lei estadual especfica, lcito aos Municpios suplementar uma e outra, no que couber. D) compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente, entre outras hipteses, sobre proteo do meio ambiente e responsabilidade por dano ambiental, produo e consumo, propaganda comercial, trnsito e transporte, organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. E) a lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias de competncia da Unio.

QUESTO 49 Acerca das medidas de defesa do Estado e das Instituies Democrticas:

A)

a decretao do estado de defesa tem em vista preservar ou restabelecer a ordem e a incolumidade pblicas, a paz e a segurana coletivas ameaadas ou afetadas por grave comoo social ou atingidas por calamidades de grandes propores da natureza.

B)

a decretao do estado de defesa autoriza, entre outras medidas coercitivas, restries ao direito de reunio, prestao de informaes e comunicao, e permite, na hiptese de calamidade pblica, ocupao e uso temporrios de bens e servios pblicos ou privados.

C)

na vigncia do estado de stio, entre outras medidas coercitivas, podem ser adotados o confinamento em localidade determinada, a deteno em edifcio no prisional, a censura imprensa e s comunicaes, ou radiodifuso.

D)

decretado o estado de defesa ou o estado de stio, a Mesa de cada uma das Casas do Congresso Nacional, ouvidos os Lderes partidrios, designar Comisso para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas e o respeito s imunidades parlamentares de seus membros.

E)

o estado de defesa e o estado de stio podero ser prorrogados at cessarem as razes que justificaram a sua decretao.

QUESTO 50 A) Aos Vereadores, no exerccio da vereana, aplicam-se as proibies e incompatibilidades similares s impostas aos membros do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas. B) A remunerao dos membros do Poder Legislativo, nas trs esferas, ser fixada em cada legislatura para vigorar na seguinte, observados os parmetros constitucionais. C) Aplicam-se aos Vereadores, no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio, as imunidades e inviolabilidades de que gozam os representantes estaduais e federais. D) So municipais as terras devolutas no definidas em lei como bens da Unio ou dos Estados. E) Os vencimentos dos servidores pblicos, excludas as vantagens de natureza pessoal, podem ser reduzidos por efeito do teto retributivo constitucional.

QUESTO 51 Sobre a repartio das receitas tributrias: I - Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal 20% do produto da arrecadao de qualquer imposto no previsto na Constituio Federal de 1988, que a Unio venha a instituir por lei complementar, desde que no cumulativo e que no tenha fato gerador ou base de clculo prprios de outros impostos. IIPertencem aos Municpios metade do produto da arrecadao do IPVA - imposto sobre a propriedade de veculos automotores licenciados em seus territrios e um quarto do ICMS - imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao arrecadado no Estado. III - A Unio entregar, do produto da arrecadao dos impostos sobre a renda o proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, 21,5% ao Fundo de Participao do Estado e do Distrito Federal, 22,5% ao Fundo do Participao dos Municpios e 3% para aplicao em programas de financiamento ao setor produtivo das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, atravs de suas instituies financeiras de carter regional. IV - A Unio entregar aos Estados e ao Distrito Federal 10% do produto da arrecadao do imposto sobre produtos industrializados, proporcionalmente ao valor das respectivas exportaes de produtos industrializados. VOs critrios de rateio do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal e do Fundo de Participao dos Municpios sero estipulados em lei complementar, objetivando promover o equilbrio scio-econmico entre a diferentes regies e as unidades da Federao. Pode-se afirmar que:

A) B) C) D) E)

somente I, II, III e IV esto corretos. somente lI, III e IV esto incorretos. somente III e V esto corretos. todos esto corretos. todos esto incorretos.

QUESTO 52 Quanto ordem econmica: A) so princpios que informam a ordem econmica a livre iniciativa, a livre concorrncia, o regime de liberdade de produo e de mercado, a funo reguladora e interventiva do Estado. B) a lei reprimir o abuso do poder econmico que vise dominao dos mercados ou da produo, eliminao da concorrncia e ao aumento extraordinrio dos lucros. C) como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, servindo esta de orientao para os setores pblico e privado. D) ressalvados os casos previstos na Constituio Federal de 1988, a explorao direta da atividade econmica pelo Estado s ser permitida em setores estratgicos ou por relevante interesse nacional. E) constitui monoplio da Unio a importao e exportao dos produtos e derivados bsicos resultantes da refinao do petrleo nacional ou estrangeiro.

QUESTO 53 Em relao educao, cincia e tecnologia, desporto e s comunicaes: A) o plano nacional de educao visa integrao das aes do poder pblico que devam conduzir, entre outros resultados, erradicao do analfabetismo, da repetncia e evaso escolar, universalizao do ensino pblico gratuito e ao atendimento integral da criana e do adolescente. B) as aes relativas disciplina e s competies desportivas sero apreciadas, de forma independente, pela justia desportiva e pela Justia Comum. C) a Unio exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalizao de oportunidades educacionais e padro mnimo de qualidade do ensino. D) parcela da receita oramentria dos entes federativos ser vinculada a instituies pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica. E) a participao de qualquer pessoa jurdica no capital social de empresa jornalstica ou de radiodifuso s se efetuar atravs de capital sem direito a voto e no poder exceder a trinta por cento do capital social.

QUESTO 54 Quanto ao Poder Legislativo, no mbito da competncia exclusiva do Congresso Nacional e das competncias privativas de suas Casas, lcito afirmar: A) B) cabe ao Congresso Nacional mudar, temporariamente, a sede do Governo da Unio. compete ao Congresso Nacional fixar, para seus membros e para o Presidente da Repblica, subsdios de valor no excedente ao subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. C) D) a cada Casa compete escolher um tero dos membros do Tribunal de Contas da Unio. a qualquer das Casas, ou a ambas, incumbe fiscalizar e controlar os atos dos Poderes Executivo e Judicirio. E) cabe s duas Casas processar e ao Senado Federal julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade.

QUESTO 55 Em matria de nacionalidade, direitos e partidos polticos: A) so brasileiros naturalizados os filhos de estrangeiros, a servio de seu pas de origem, residentes no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. B) so privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vce-Presidente de qualquer dos Poderes da Unio, de Ministros do Supremo Tribunal Federal e de Ministros de Estado. C) D) so inelegveis os inalistveis e os desobrigados de alistar-se, enquanto inalistados. a perda dos direitos polticos dar-se-, entre outros casos, por incapacidade civil absoluta, ou em virtude de improbidade administrativa. E) os partidos polticos organizam-se com personalidade jurdica de direito pblico interno, carter nacional e autonomia para definir sua estrutura e seu funcionamento parlamentar e estabelecer normas de fidelidade e disciplina partidrias, devendo registrar seu estatuto perante o Tribunal Superior Eleitoral.

Subparte 3 DIREITO ADMINISTRATIVO

Instruo para as Questes 56 a 72: Assinale a alternativa CORRETA.

QUESTO 56 A) Autarquia pessoa jurdica de direito pblico com funes inespecficas sob o pontode-vista das atribuies estatais, subordinada ao ente a que se vincula. Tanto as empresas pblicas quanto as sociedades de economia mista s podem ser criadas ou terem autorizadas a sua criao por lei especfica. B) Autarquia pessoa jurdica de direito pblico criada por lei, com patrimnio prprio e funes tpicas do Estado, sem subordinao hierrquica; at o advento da Emenda Constitucional no 19, publicada no D.O.U. de 5 de junho de 1998, os servidores das autarquias deveriam ser regidos pelo regime jurdico nico. C) Sociedade de economia mista a pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei especfica mediante proposta pelo Presidente da Repblica, dotada de capital pblico e privado, com o objetivo de exercer atividades econmicas. Quanto ao seu objeto, as autarquias se distinguem dos demais entes da administrao indireta do Estado, por exercitar atividades tpicas da Administrao Pblica. D) A fundao pblica federal caracteriza-se pela submisso ao Ministrio a que se vincula, e pelo exerccio de atividades tpicas do Poder Pblico. At o advento da Emenda Constitucional no 19, publicada no D.O.U. de 5 de junho de 1998, os servidores das fundaes pblicas deveriam ser regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho. E) Empresa pblica federal criada pelo Estado, por lei, para a explorao de atividade econmica sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria Unio; somente pode exercer atividade econmica quando houver relevante interesse coletivo ou motivo de segurana pblica.

QUESTO 57 O instituto da encampao coloca em destaque o princpio da A) B) C) D) E) isonomia. publicidade. anterioridade da pena. supremacia do interesse pblico. taxa mdica.

QUESTO 58 Voc foi designado para compor uma comisso de processo administrativo disciplinar em substituio a outro servidor que, no curso dos trabalhos, veio a requerer aposentadoria. Dos autos consta que: processo foi instaurado a pedido de determinado Deputado Federal em vista de ofensa fsica que teria sofrido por parte de uma servidora, efetiva e estvel, integrante do quadro de pessoal da Cmara dos Deputados; o Deputado apresentou duas testemunhas do ocorrido, particulares sem vnculo com a Administrao Pblica, que passavam em frente ao gabinete quando os fatos ocorreram; as testemunhas foram intimadas a depor por mandado expedido pelo Presidente da Comisso e confirmam que quando a porta do gabinete abriu a servidora agrediu fisicamente o Deputado, com um tapa no rosto, tendo o mesmo declarado que no aceitaria aquela atitude desrespeitosa; a servidora em seu depoimento confirma que agrediu o parlamentar, mas apenas reagiu a uma agresso fsica que lhe fora dirigida pelo mesmo, no instante imediatamente anterior, enquanto a porta do gabinete estava fechada; o depoimento da servidora foi confirmado por um outro servidor, integrante do mesmo gabinete, que preferiu manter-se annimo para no perder o emprego; a servidora, regularmente citada, no apresentou defesa; compareceu comisso no ltimo dia do prazo para declarar que sabia que tudo aquilo era um "jogo de carta marcadas" e que nada adiantava ela se defender.

Em face do exposto, correto afirmar:

A)

dever ser declarado por termo no processo que a servidora revel, por no ter apresentado a defesa no prazo legal e designado, na forma da lei, defensor dativo.

B)

para defender a indiciada, a Comisso do Processo Administrativo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao da indiciada.

C)

o Deputado que requereu a instaurao do processo dever ser indiciado pela Comisso tendo em vista ter ficado apurada a sua conduta irregular.

D)

o depoimento annimo somente pode ser admitido no processo em condies excepcionais, mediante despacho fundamentado da autoridade instauradora, aplicando-se por analogia o Regimento Interno da Cmara dos Deputados em relao aos processos sigilosos.

E)

o Presidente da Comisso no pode intimar pessoas que no sejam integrantes do quadro de pessoal da Cmara dos Deputados, mas a irregularidade no gera nulidade do ato.

QUESTO 59 O mrito do ato administrativo diz respeito a

A) B) C) D) E)

competncia e finalidade. convenincia e oportunidade. controle judicial do ato administrativo. legalidade e anulao. objeto e competncia.

QUESTO 60 So obrigaes dos usurios do servio pblico: I - levar ao conhecimento do poder pblico as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes aos servios prestados. II - comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos praticados pela concessionria na prestao do servio. III - levar ao conhecimento da concessionria as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes aos servios prestados.

Das afirmativas: A) B) C) D) E) somente I e II so verdadeiras. somente I e III so verdadeiras. somente II e III so verdadeiras. I, II e III so verdadeiras. I, II e III so falsas.

QUESTO 61 A convalidao de um ato pelo Diretor-Geral da Cmara dos Deputados A) B) C) D) E) dispensa motivao. pode ocorrer se ficarem evidenciados defeitos sanveis. pode ser efetivada se acarretar leso ao interesse pblico. pode ser feita com prejuzo a terceiros, pode ser determinada pelo Poder Judicirio.

QUESTO 62 Discorrendo sobre o contrato de gesto, Digenes Gasparini - Direito Administrativo, Ed. Saraiva, 1999, 5 ed., p. 581 - assinala que o contrato de gesto teve origem, no Brasil, pelo Decreto Federal n 1371/91 recebendo severas crticas pela falta de fundamentao legal. Acerca daquele instrumento correto afirmar: A) B) C) D) na atualidade, ainda carece de fundamentao legal. impede o controle das aes da entidade pelo Tribunal de Contas da Unio. no pode ser firmado com entidades da Administrao Direta. visa assegurar maior autonomia de gesto estabelecendo a eleio direta dos dirigentes da entidade. E) cabe lei dispor sobre o prazo de durao.

QUESTO 63 O art. 51, inciso IV, da Constituio Federal de 1988 estabelece que da competncia privativa da Cmara dos Deputados dispor sobre sua polcia. Quanto a esse tema, correto afirmar que: A) essa atividade desenvolvida pela Polcia Militar do Distrito Federal e pela Polcia Civil do Distrito Federal; os oficiais e delegados tm trnsito livre nos edifcios da Cmara dos Deputados. B) essa faculdade corresponde ao poder de que dispe a Administrao Pblica de condicionar ou restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. No exerccio desse poder no cabe habeas corpus. C) o exerccio desse poder tem por atributos a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. A auto-executoriedade deve ser conciliada com o direito de defesa. D) no exerccio desse poder, a Cmara dos Deputados pode aplicar e cobrar de imediato as sanes impositivas de multas, em face do princpio da auto-executoriedade. E) a Cmara dos Deputados no tem competncia para exercer poder de polcia.

QUESTO 64 Em relao aos contratos administrativos correto afirmar: A) os contratos que decorrem de dispensa e inexigibilidade de licitao devem, como regra, ser publicados. B) pela Lei n 8.666/93, os acrscimos de contrato podem ser, em regra, de at 25% do valor do item contratado. C) o termo inicial a ser considerado para a atualizao do contrato a data limite estabelecida para apresentao da proposta ou do oramento a que essa se referir. D) os contratos de aluguel em que a Administrao seja locatria tm prazo mximo de 60 (sessenta) meses. E) a resciso do contrato deve ser formalmente motivada, no sendo permitido o exerccio do contraditrio quando houver culpa do contratado.

QUESTO 65 Sobre o poder regulamentar:

A)

compete ao Poder Legislativo expedir regulamentos para a fiel execuo das leis, se o Poder Executivo no o fizer no prazo legal.

B) C)

o decreto o nico ato normativo de competncia do Poder Executivo. o Congresso Nacional pode propor ao direta de inconstitucionalidade contra ato normativo do Poder Executivo.

D) E)

o regulamento pode criar direitos e obrigaes para o cidado. o decreto do Presidente da Repblica que exorbite do poder regulamentar pode ser sustado pelo Poder Legislativo.

QUESTO 66 O princpio da continuidade

A)

autoriza a aplicao -aos contratos administrativos da excepcio non adimpleti contractus consagrada no Cdigo Civil Brasileiro, art. 1.092, "Nos contratos bilaterais, nenhum dos contraentes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento do outro".

B) C) D) E)

no se aplica aos servios pblicos remunerados por taxa. a causa da limitao do direito de greve no servio pblico. caracterstica essencial de qualquer servio pblico. obriga a Administrao Pblica a realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento.

QUESTO 67 O plano diretor de reforma do aparelho do Estado considera quatro setores de atuao. Entre os indicados, o Poder Legislativo se enquadra em

A) B) C) D) E)

atividades exclusivas. servios no exclusivos. setor de produo de bens e servios para o mercado. organizaes sociais. ncleo estratgico.

QUESTO 68 Sobre a forma dos atos e contratos administrativos correto afirmar:

A)

a denncia sobre irregularidades praticadas por servidores deve ser feita por escrito, mas pode ser annima.

B) C) D) E)

no admitido o contrato verbal com a Administrao Pblica. a licitao procedimento formal e os atos convocatrios devem ser escritos. os atos do processo administrativo dependem de forma escrita para sua validade. o processo administrativo deve ter suas pginas numeradas seqencialmente,

dispensando-se a rubrica de servidor responsvel pelo ato.

QUESTO 69 Sobre os convnios correto afirmar:

A)

estes no esto submetidos s disposies da Lei no 8.666/93, que regula as licitaes e contratos administrativos.

B)

o convnio dispensa a prestao de contas porque o interesse das partes comum, mas admite a denncia como instrumento de cessao de seus efeitos.

C)

quando da concluso, resciso ou extino do convnio, os saldos financeiros remanescentes devem ser devolvidos entidade ou rgo repassador dos recursos, no prazo improrrogvel de trinta dias do evento, sob pena de instaurao de tomada de contas especial.

D)

por ser um instrumento de descentralizao da atividade do Estado, estes no podem ser firmados entre rgos do Poder Legislativo.

E)

estes somente podem ser firmados com pessoas jurdicas que integrem a Administrao Pblica, admitindo-se porm que possuam personalidade jurdica de direito privado. Em se tratando de consrcio administrativo, exige a doutrina que sejam os consorciados de mesma espcie.

QUESTO 70 Sobre as agncias reguladoras correto afirmar:

A) estas integram a Administrao Indireta. B) seus servidores so regidos pela Lei n 8112/90. C) dispensvel o concurso pblico para ingresso no quadro de pessoal. D) estas esto dispensadas de realizar licitao. E) dispensvel lei para a sua criao.

QUESTO 71 Sobre o controle externo da Administrao Pblica correto afirmar que: A) o Tribunal de Contas da Unio pode, no inicio ou no curso de qualquer apurao, determinar, cautelarmente, o afastamento temporrio do responsvel, se existirem indcios suficientes de que, prosseguindo no exerccio de suas funes, possa retardar ou dificultar a realizao de auditoria ou inspeo, causar novos danos ao errio ou inviabilizar o seu ressarcimento. B) o Congresso Nacional pode aplicar multa aos agentes da Administrao Pblica que causem dano ao errio. C) compete privativamente ao Tribunal de Contas da Unio julgar a legalidade das aposentadorias dos servidores efetivos do Congresso Nacional. D) o poder de fiscalizao do Congresso Nacional sobre os rgos do Poder Executivo se faz com excluso, nos termos da lei, da reviso judicial. E) o Poder Legislativo competente para exercer o controle financeiro e contbil, mas o controle oramentrio compete, em regra, ao Tribunal de Contas da Unio.

QUESTO 72 A Cmara dos Deputados ao firmar um contrato com determinada empresa privada deve, independentemente da natureza do objeto do contrato, A) B) C) D) E) verificar se possui previso no plano plurianual. constituir comisso de recebimento. formalizar o ajuste por instrumento de contrato. observar se esto sendo mantidas as condies de habilitao. atentar se a vigncia est adstrita ao crdito oramentrio.

Instruo para as Questes 73 a 80: Assinale a alternativa INCORRETA. QUESTO 73 Sobre os princpios do Direito Administrativo:

A) B)

como regra, o mrito do ato administrativo no est sujeito ao controle judicial. o Poder Judicirio pode anular um ato que esteja de acordo com a lei, mas seja contrrio ao princpio da moralidade e lesivo ao patrimnio pblico.

C)

o poder da Administrao Pblica de revogar um ato administrativo decorrncia do princpio da legalidade.

D)

em relao aos atos administrativos milita a presuno de legitimidade, que por lei sofre temperamentos, como ocorre nos temas pertinentes aos contratos e licitaes.

F)

na esfera administrativa federal os atos administrativos que dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio devem ser motivados.

QUESTO 74 Sobre a licitao: A) busca-se a proposta mais vantajosa, depois de garantir a isonomia entre os participantes, motivo pelo qual como regra vedado indicar marcas ou caractersticas exclusivas. B) at a fase da habilitao cabe ao licitante desistir da proposta; aps a fase da habilitao, s por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comisso de Licitao. C) os licitantes remanescentes podem ser convocados para firmar contrato com a Administrao Pblica quando o primeiro classificado no o fizer ou quando o primeiro colocado (tiver assinado, mas, na fase da execuo, o contrato vier a ser rescindido. Em ambos os casos deve a Administrao Pblica observar nas contrataes remanescentes as mesmas condies propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto ao preo ofertado atualizado. D) das cinco modalidades estabelecidas na Lei de Licitaes e Contratos - Lei n 8.666/93 apenas o prazo de convite contado em dias teis; apenas na concorrncia se admite o tipo de tcnica e preo; a mesma lei veda a criao de outras modalidades de licitao e a combinao das modalidades que estabeleceu. E) incumbe Comisso de Licitao verificar a conformidade dos preos de cada proposta com os preos praticados no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, e consignar sua manifestao em ata.

QUESTO 75 Considerando o direito positivo ptrio quanto a licitao: A) trata-se de tema da competncia legislativa privativa da Unio, podendo lei complementar autorizar os Estados a legislarem sobre questes especficas. B) para as empresas pblicas, sociedades de economia mista e suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou prestao de servios, ser objeto de regulamentao no respectivo estatuto jurdico a ser definido por lei. C) para obras, compras, servios e alienaes, esta pode ser dispensada por lei estadual ou municipal, se forem observados os princpios constitucionais. D) para concesso de linhas areas deve ser objeto de procedimento especfico estabelecido no Cdigo Brasileiro de Aeronutica. E) as obras, servios, compras e alienaes realizadas pelos rgos do Poder Legislativo de todas as esferas de governo regem-se pelas normas da Lei no 8.666/93, no que couber.

QUESTO 76 Aps realizar uma licitao, importante que a Administrao Pblica, por meio de seus agentes, adote as medidas necessrias para garantir a qualidade no cumprimento do contrato. A Lei n 8.666/93 dispe um conjunto de normas que tem esse objetivo. Quanto a esse tema: A) a execuo do contrato deve ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado. Esse representante deve anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato e adotar providncias necessrias para que sejam regularizadas as faltas ou defeitos observados. B) uma das causas de resciso do contrato o desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como das de seus superiores. C) se forem necessrios ensaios e testes ou forem exigveis determinadas provas por normas tcnicas oficiais, para a boa execuo do objeto do contrato, e o edital, o convite ou ato normativo forem omissos a respeito da despesa, essa dever correr por conta da Administrao Pblica. D) crime fraudar contrato decorrente de licitao, em prejuzo da Fazenda Pblica, entregando uma mercadoria por outra ou alterando substncia, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida.

E)

como regra, quando o objeto do contrato administrativo for obras e servios, o recebimento deve ser feito em duas etapas, provisria e definitivamente. O recebimento provisrio no exclui a responsabilidade civil pela solidez da obra ou servio, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.

QUESTO 77 Sobre o poder hierrquico: A) este existe no mbito administrativo dos trs Poderes de todas as esferas de governo; no Poder Judicirio e no Poder Legislativo existem rgos que no se vinculam por hierarquia. B) do exerccio do poder hierrquico decorre a faculdade de dar ordens, de fiscalizar, de rever, de delegar e de avocar; ressalvados os casos de subordinao na prpria unidade administrativa que dirige, ou indireta que est sob seu comando, uma autoridade administrativa no detm hierarquia sobre os demais servidores da entidade ou rgo. C) um Senador da Repblica no detm hierarquia sobre servidores da Cmara dos Deputados, nem um Deputado Federal pode exercer hierarquia sobre servidores do Senado; no mbito interno da Cmara dos Deputados, um Deputado Federal no pode, como regra, dar ordens a servidores que no lhe estejam subordinados. D) para preservar a hierarquia, os requerimentos devem ser dirigidos autoridade competente para decidi-los, mas so encaminhados por intermdio da autoridade a que est subordinado o requerente. E) o servidor regido pela Lei n 8.112/90 tem o dever de levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo, mas no h dever de representar contra o superior hierrquico.

QUESTO 78 Sobre o servidor no exerccio de cargo em comisso que no seja ocupante de cargo efetivo: A) B) este pode ser punido com advertncia e suspenso. este no poder retomar ao servio pblico federal se for destitudo por infringncia do art. 132, inciso I, da Lei n 8.112/90 (crime contra a Administrao Pblica).

C)

em caso de destituio, se esta decorrer de aplicao irregular de dinheiros pblicos, implicar indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel.

D)

a penalidade disciplinar correspondente a destituio de cargo em comisso deve ser aplicada pela autoridade que houver feito a nomeao.

E)

pode este ser exonerado a pedido ou a juzo da autoridade competente.

QUESTO 79 causa de reequilibrio econmico financeiro do contrato A) B) C) D) E) fato do prncipe. concordata do contratado. caso fortuito. fato previsvel, mas de conseqncias incalculveis. motivo de fora maior.

QUESTO 80 Sobre prescrio e decadncia: A) na forma da Lei n 8.112/90, o direito de petio prescreve em dois anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; os demais direitos prescrevem em 180 dias. B) na forma da Lei n 8.112/90, conta-se o prazo de prescrio do direito de requerer da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado; em relao ao disciplinar, contudo, o prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido, mas a abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. C) pela Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Unio, o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f; e, na forma da Lei n 8.112/90, a administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

D)

a Constituio Federal de 1988 determina que a lei dever estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, mas deixa a salvo as respectivas aes de ressarcimento.

E)

na forma da Lei n 8.666/93, o licitante que no impugnar o edital perante a Administrao, nos termos da lei, decair desse direito; para o cidado em geral, contudo, o decurso de prazo definido em lei no gera decadncia.

Anda mungkin juga menyukai