Anda di halaman 1dari 20

Universidade Federal de So Carlos

CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS- campus de Araras


Prof. Dr. Rubismar Stolf - rubismar@cca.ufscar.br Departamento de Recursos Naturais e Proteo Ambiental
Via Anhanguera, km 174. Cx.Postal.153 CEP 13600-970 ARARAS SP BR

Acervo tcnico do Prof. Dr. Rubismar Stolf


Acesso: http://www.cca.ufscar.br/~rubismar/ ou: http://www.cca.ufscar.br/drnpa/hprubismar.htm

69. STOLF, R., SILVA, J.J. Caractersticas de quatrocentos e trinta e um modelos de grades STAB, Piracicaba, v.14, n.5, p.18-31, agrcolas. maio/jun.1996.
Para visualizar o trabalho v para a prxima pgina
Nota: documento original, utilizado pela revista para edio.

1 STOLF, R., SILVA, J.J. Caractersticas de quatrocentos e trinta e um modelos de grades agrcolas. STAB, Piracicaba, v.14, n.5, p.18-31, maio/jun.1996.

CARACTERSTICAS DE QUATROCENTOS E TRINTA E UM MODELOS DE GRADES AGRCOLAS (*) Rubismar Stolf (**) Joelmir de Jesus da Silva(***) 1. RESUMO: Utilizando catlogos dos quatro maiores fabricantes de grades do estado de So Paulo apresentado um resumo das caractersticas de 431 modelos de grades agrcolas. Os parmetros levantados foram: espaamento entre discos; dimetro de disco; nmero de discos; largura de corte da grade; potncia do motor recomendada (para tratores de pneus e esteiras); cdigo do modelo da grade e uma breve descrio. Levando-se em conta que fabricantes diferentes utilizam procedimentos diferentes na recomendao do trator, adotou-se uma metodologia de homogeneizao das informaes quanto potncia recomendada. A largura de corte foi calculada pelo ngulo de ataque, nmero e espaamento entre discos. Considerando-se o elevado nmero de opes de grades agrcolas, o objetivo do trabalho propiciar ao usurio uma viso ampla, evitando-se, em uma primeira anlise, consultas exaustivas em catlogos.

2. INTRODUO Para seleo de uma grade agrcola h dois aspectos bsicos a serem considerados: sua finalidade e o trator que deve oper-la. O dimetro de disco juntamente com o espaamento entre discos define a finalidade da grade. Quanto maiores forem estes parmetros, maior ser o peso/disco bem como a profundidade de trabalho, havendo maior tendncia de inverso da camada superficial de solo; contudo resultar menor efeito de destorroamento. Assim, por exemplo, uma grade com 45 cm de espaamento entre discos e dimetro de 32 polegadas chamada de grade pesada, enquanto que uma grade de 18 cm de espaamento e dimetro de 20 polegadas chamada de grade leve, esta ltima destinada ao trabalho superficial de nivelamento e destorroamento. A seleo do trator para operar uma determinada grade uma questo complexa. Alm de depender do conjugado trator - implemento, depende das caractersticas e estado da superfcie do solo. Dessa forma, qualquer recomendao (seja atravs da potncia do motor, fora ou potncia na barra de trao ou mesmo atravs da indicao direta do modelo do trator) que no levar em conta as condies locais caracteriza-se
(*)

(**)

Apoio FAPESP, processo no. 9 3 / 2 9 9 7 - 7 Professor Adjunto - UFSCar, Centro de Cincias Agrrias, Campus de Araras; bolsista CNPq

2 como genrica, devendo ser utilizada com cautela. Contudo, para a mesma condio do terreno, a exigncia em potncia aumenta para uma dado tipo de grade com o aumento do nmero de discos, ou seja, com o aumento da largura de trabalho. Por outro lado, entre grades de tipos diferentes, com a mesma largura de corte, a que possuir maior espaamento entre discos e maior dimetro de disco exigir maior potncia. Dessa forma, tanto sob o ponto de vista da finalidade da grade no preparo do solo, como de uma recomendao genrica da exigncia em potncia, os mencionados parmetros (dimetro, nmero de discos e espaamento) so essenciais para caracterizar uma grade. O presente trabalho corresponde primeira parte do projeto Correlao entre espaamento, dimetro, nmero de discos de grades e potncia do motor de tratores agrcolas, com apoio da FAPESP (processo no 93/2997-7). Em seqncia, o levantamento de dados est sendo utilizado para estabelecer equaes que estimam a potncia de tratores atravs das caractersticas da grade.

3. MATERIAL E MTODOS 3.1. Parmetros levantados Os seguintes parmetros foram extrados de catlogos de fabricantes para conceituar resumidamente uma grade: espaamento entre discos, dimetro de disco; nmero de discos; largura de corte (calculada atravs do espaamento entre discos e nmero de discos); potncia do motor recomendada (para tratores de pneus e esteiras); cdigo do modelo contendo uma breve descrio. Os dados foram tabulados de maneira a cada linha representar um modelo especfico de grade. As grades foram colocadas em ordem crescente considerando primeiramente o espaamento entre discos, em seguida o dimetro de disco e, por ltimo, o nmero de discos. Com exceo da largura de corte e da classe da grade, as informaes foram extradas de catlogos. 3.2. Empresas e poca do levantamento Os mencionados parmetros foram levantados em 1994, utilizando-se catlogos dos seguintes fabricantes de grade: Baldan (Mato, SP), Civemasa (Araras, SP), Marchesan (Mato, SP) e Rome (Mococa, SP). 3.3. Levantamento quanto ao tipo de grade Foram separadas em duas famlias, conforme figura 1 : a) grades de dupla ao (convencionais), tipo OFF SET (formato em V), e em TANDEM (formato em X); b) grades de ao simples (minoria), ou seja, grades que semelhana dos arados trabalham apenas uma vez o terreno durante sua passagem. 3.4. Homogeneizao dos dados de potncia

(***)

Bolsista PIBIC/CNPq, aluno do curso de Engenharia Agronomia, UFSCar

3 Os dados levantados foram os valores de potncia mxima do motor ao freio. Para os fabricantes que indicaram um intervalo de potncia para tracionar uma dada grade, utilizou-se o valor central do intervalo (Baldan e Marchesan). Quando se detectou discriminao de potncia entre tratores de pneu 4x2 e 4x4, a potncia foi representada atravs de 2 valores (Civemasa). Quando a empresa no forneceu diretamente o intervalo de potncia, mas indicou os respectivos modelos de tratores recomendados para operar cada uma de suas grades, levantou-se a potncia dos tratores, calculou-se a mdia dessas potncias, separando-se tambm tratores de pneus 4x2 e 4x4 (Rome).

Figura 1. Tipos de grade. (a) grades de dupla ao : a1 - off set (grade formato em V), a2 - tandem (formato em X); (b) grades de ao simples; - ngulo de corte.

3.5. Homogeneizao dos dados de dimetro de disco Convencionalmente os discos so produzidos com dimetro par em polegadas: 16, 18, 20, ... 36. Em muitos casos a empresa indicou duas opes de disco para a mesma grade (exemplo: opes para discos de 18 e 20 polegadas). Nestes casos, utilizou-se a mdia (no exemplo: 19 polegadas). Portanto, a ocorrncia de dimetro impar reflete este metodo.

4 3.6. Homogeneizao dos dados de largura de corte. Foram utilizadas as seguintes frmulas para o clculo da largura de corte: (a) para grades de ao dupla (grades convencionais): L = (1/2) . N . E . 0,930 (b) para grades de ao simples (minoria): L = N . E . 0,819 onde: N: nmero de discos E: espaamento entre dois discos adjacentes 0,930: coseno do ngulo mdio de ataque do disco de grades de dupla ao, 21,5 graus (em grades de ao dupla varia entre 17,5 e 25,5 graus, utilizando-se o valor mdio) 0,819: coseno do ngulo de ataque do disco de grades de ao simples, utilizando o valor 35 graus 3.7. Descrio dos modelos de grade e opcionais Incluiu-se uma descrio resumida de cada modelo de grade. Nesse resumo procurou-se respeitar o estilo de apresentao do fabricante em relao aos seus produtos (finalidade da grade; vantagens declaradas, opcionais). Dessa forma, grades semelhantes, de diferentes fabricantes, podem apresentar realces diferentes quanto s suas caractersticas. Outro aspecto que se deve ter em mente que uma determinada grade, com o mesmo nmero, dimetro e espaamento entre discos, pode-se repetir em uma mesma empresa. Tratam-se de grades iguais quanto finalidade, diferenciando-se atravs de dispositivos opcionais. Como na descrio das grades no se padronizou o estilo descritivo, torna-se fundamental conhecer os mais importantes opcionais de uma grade: - grades com regulagem mecnica do ngulo de ataque dos discos (ngulo de trava). A barra que une os corpos de ao contm sucessivos furos de regulagem, com um pino de trava. Atravs de um cabo comandado da cabina, o tratorista ergue o pino de trava e movimenta avante o trator para aumentar o ngulo; ou r para diminu-lo. - grades com regulagem hidrulica do ngulo de ataque dos discos (ngulo de trava). Unindo os dois corpos de ao (as duas barras porta discos) h um pisto hidrulico comandado da cabina do trator. - grades com rodas mecnicas de transporte (montagem manual). Tratam-se de rodas fixadas na grade. Para transporte da grade, o tratorista altera manualmente a posio das rodas e manobra o trator para a mesma erguer a grade. Este mecanismo pode ser adicionado aos dois tipos de grades descritos (regulagem hidrulica ou mecnica do ngulo de corte). - grades com rodas transportadoras de controle hidrulico (no tem mecanismo de regulagem do ngulo de ataque). Comandadas da cabina do trator, as rodas so abaixadas, erguendo-se a grade para transporte e/ou manobras. Em grades pesadas podem funcionar como rodas guias de profundidade. Todas as grades com rodas transportadoras de controle hidrulico no incluem mecanismos rpidos de regulagem do ngulo de ataque, pois os corpos de ao se posicionam com maior afastamento entre s para a colocao de rodas entre os corpos. Dessa forma, os dois corpos de ao (as duas barras porta - discos) so fixadas/ reguladas por meio de parafusos em outras duas barras longitudinais.

5 - grades com rodas transportadoras de controle hidrulico e articulaes da barra porta - ferramenta dos discos (no tem mecanismo regulagem do ngulo de ataque). Alm das rodas transportadoras, possuem articulaes que permitem dobrar a grade de maneira a facilitar o transporte em locais estreitos (h sistemas hidrulico e manual de dobrar). Via de regra as grades so de arrasto. Porm, algumas grades de baixo peso podem ser de acoplamento nos 3 pontos de engate do trator (engate hidrulico do trator) podendo ser levantadas e transportadas facilmente ou, tambm, possurem ambos os sistema de engate: arrasto para realizar a gradagem e de engate em 3 pontos s para transporte. 3.8. Classificao da grade As grades foram classificadas segundo sua finalidade agrcola pelo critrio proposto por STOLF (1986)
(4)

utilizando-se a tabela 1.

Tabela 1. Classificao de grades agrcolas pelo critrio proposto por Stolf (1986)(4) Classes Peso/disco Distncia entre discos Dimetro de disco Nivelamento grade leve grade mdia grade pesada 20 - 60 kg 100 - 150 kg 200 - 250 kg 17 - 24 cm 24 - 36 cm 32 - 45 cm 20 - 24 pol. 24 - 30 pol 32 - 36 pol solo Preparo de solo raso, para cereais Preparo virgens Idem anterior, porm em situaes de super pesada 400 - 600 kg 50 cm 36 pol. maiores dificuldades de penetrao e corte de restos vegetais do solo mais profundo em culturas como a cana-de-acar e terras e destorroamento como Finalidade

operao de acabamento do preparo de

6 4. RESULTADOS E DISCUSSO. As tabelas de 2 a 5 contm os modelos de grade, de ao dupla, dos fabricantes Civemasa, Rome, Baldan e Marchesan, respectivamente. A tabela 6 contm os modelos de grade de ao simples.. Foram detectados 423 modelos de grade de dupla ao (tabelas 2 a 5) e apenas 8 modelos de grade de ao simples (tabela 6). Conforme mencionou-se no item material e mtodos, grades de ao simples, semelhana dos arados, trabalham apenas uma vez o terreno durante sua passagem. Dessa forma, a largura de trabalho de cada disco necessita ser maior. Tal efeito obtido atravs do aumento do ngulo de ataque do disco (regulagem da grade). Grades de dupla ao podem ser reguladas com um ngulo de ataque de 17,5 graus (destorroadora) a 25,5 graus (grades pesadas). J grades de ao simples, podem assumir um ngulo de 35 graus, valor este mais prximo em relao aos dos arados (42 - 50 graus). Portanto, a grade de ao simples trabalha o solo de uma forma intermediria entre o arado e a grade convencional. Por essas razes, tem recebido denominaes tal como arado - gradador (Civemasa). Contudo, na prtica nem sempre so reguladas com ngulos de corte maiores que os das grades de dupla ao. Entre duas grades, de mesmo nmero e espaamento entre discos, a de ao simples possuir uma largura de trabalho quase o dobro em relao de dupla ao, acompanhada de uma recomendao maior quanto potncia do trator para oper-la (compare grade 30, tabela 2, com grade 4, tabela 6). As tabelas foram confeccionadas especialmente para facilitar consultas. Trata-se de uma lista em ordem crescente de espaamento e dimetro de disco de disco, ou seja, das mais leves para as mais pesadas em relao ao trabalho de revolvimento do solo. Note-se, tambm, que se encontram em blocos de mesmo espaamento e dimetro de disco, variando-se apenas o nmero de discos, em ordem crescente dentro dos blocos. Tome-se a tabela 2 como exemplo: o primeiro bloco (GNC) contm 9 modelos de grade. A grade 1 corresponde ao modelo GNC-28 (28 discos) e a grade 9 ao modelo GNC - 84 (84 discos). Ambas realizam o mesmo tipo de trabalho no solo. Contudo, a grade 9 caracteriza-se obviamente por apresentar um rendimento operacional mais elevado, necessitando, contudo, um trator de potncia mais elevada para oper-la. Blocos separados por linha pontilhada contm grades repetidas, porm com opcionais diferentes (compare-se os blocos NCD, NCDR). Encontrando-se uma linha cheia, o bloco seguinte conter grades de espaamento entre discos e dimetro de disco maiores. As tabelas podero auxiliar a seleo de grades de qualquer fabricante. Grades convencionais (dupla ao) com os parmetros espaamento entre discos e dimetro de disco iguais executam o mesmo tipo de trabalho, independente do fabricante. Sendo o nmero de disco tambm iguais, necessitaro a grosso modo o mesmo trator. Na escolha de uma mesma grade, entre vrios fabricantes, o agricultor deve avaliar outras variveis: diferena de preo, qualidade, durabilidade, opcionais (sistema de transporte, de regulagem de ngulo, ...).

7 3. CONCLUSO - A metodologia de selecionar apenas parmetros importantes, homogeneizar os dados e definir cada grade em apenas uma linha de informao, permitiu condensar um volume representativo do universo de grades em tabelas padro, de maneira a possibilitar comparaes entre firmas. Sem dispensar o uso dos catlogos, para uma anlise preliminar, as tabelas de 2 a 6 facilitam o processo de seleo de grades e reconhecimento de seu mercado em termos de opes de produto.

4. LITERATURA CONSULTADA (1) GALETI, P. A. Mecanizao agrcola - preparo do solo. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1981. 220 p. (2) HERRMANN, P. R.; KRAUSE. R., MATTOS. P.C. Parmetros para a seleo adequada de tratores agrcolas de rodas. Boletim Tcnico Sorocaba, 1(1):1-4. out./dez. 1982. Suplemento do Informativo CENEA. (Trabalho apresentado ao Congresso Brasileiro de Engenharia Agrcola 12, Ilhus, 1982. (3) MIALHE, L. G. Manual de mecanizao agrcola. So Paulo, Ceres, 1974. 301 p. (4) STOLF, R. Grade leve, mdia, pesada e super pesada: classificao e funes. lcool & Acar, So Paulo, 6(28): 36-44, MAI./JUN. 1986. (5) STOLF, R. Grades e seus tratores: exemplos prticos de seleo. lcool & Acar, So Paulo, 6(29):6268, jul./ago. 1986. (6) STOLF, R.; FERNANDES. J.; FURLANI NETO, V. L. Uma anlise de equivalncia entre tratores de pneus e esteiras e suas correlaes com caractersticas de grade atravs das recomendaes dos fabricantes. In: CONGRESSO NACIONAL STAB. 22. Rio de Janeiro, 1981 Anais. Rio de Janeiro. MEC Editora. 1981 v. 3, p 395-414: (reeditado em Brasil Aucareiro, Piracicaba. 103(4/7), jul./dez. 1985). AGRADECIMENTOS: Ao Prof. Dr. Sizuo Matsuoka e profa Dra Marineide M. Aguillera pela reviso, crticas e sugestes.

Tabela 2. Grades Civemasa de dupla ao (82 modelos). E: espaamento entre discos; D: dimetro de disco; N: no de discos; Pp: potncia do motor de tratores de pneus (trao: 4x2 ; 4x4); Pe: potncia de tratores de esteiras esteira grade caracterstica da grade potncia pneu GRADES CIVEMASA E D N L Pp Pp Pp Pe MODELOS AGRUPADOS esp. dia. no de larg. 4x2 4x4 mdia mdia DESCRIO SEGUNDO O FABRICANTE cm Pol discos cm cv cv cv cv E CLASSE SEGUNDO STOLF (tabela 1) 1 20 21 28 260 085 078 082 Civemasa GNC (Grade destorroadora s/ rodas) 2 20 21 32 298 098 088 093 - Complementao do preparo do solo, para 3 20 21 36 335 108 095 102 - uniformiza-lo e deix-lo em condies de receber 4 20 21 40 372 120 100 110 073 semeadoras/sulcadores, facilitar aplicao de 5 20 21 44 409 125 108 117 078 herbicidas e colheita mecnica em geral. A 6 20 21 48 446 128 128 093 regulagem do ngulo de corte dos discos pode ser 7 20 21 64 595 163 163 118 mecnica ou hidrulica. Equipadas com mancais de 8 20 21 72 670 198 198 148 rolamentos com lubrificao permanente a leo. 9 20 21 84 781 255 255 165 Classe: leve. (obs.: as 2 seguintes diferem nos opcionais) - Civemasa GNCF (Grade Destorroadora com 260 085 078 082 28 21 20 10 - rodas de controle hidrulico) 298 098 088 093 32 21 20 11 - Idem GNC, porm com rodas para transporte, 335 108 095 102 36 21 20 12 372 120 100 110 073 comandadas hidraulicamente da cabide. Por esse 40 21 20 13 409 125 108 117 078 fato o ngulo de corte regulado e fixado por 44 21 20 14 133 133 095 parafusos j que as rodas dificultam a colocao de 446 48 21 20 15 mecanismos de regulagem mecnica ou hidrulica do ngulo de corte 16 20 21 44 409 120 120 083 Civemasa GDRA (Grade Destorroadora com 17 20 21 48 446 140 140 098 Rodas de Controle Hidrulico; Articulada) 18 20 21 52 484 160 160 113 Idem GNCF, porm as barras porta discos so 19 20 21 56 520 180 180 128 articuladas e dobrveis hidraulicamente, facilitando 20 20 21 60 558 200 200 143 o transporte em locais estreitos. OBS.: as grades 21 20 21 64 595 220 220 158 GDFR-D so dobrveis manualmente . Classe leve 235 235 145 552 44 26 27 22 Civemasa GAA(Grade Aradora Articulada) 245 245 150 Preparo para cereais ou destorroamento p/ plantio 578 46 26 27 23 cana. Articulao facilita montagem 255 255 155 da 603 48 26 27 24 265 265 160 desmontagem no campo e permite que se amolde ao 628 50 26 27 25 275 275 165 terreno e s encostas. Regulagem do ngulo de corte 653 52 26 27 26 285 285 170 que evita sobrecargas no sistema hidrulico. Classe: 678 54 26 27 27 mdia 28 27 27 12 151 070 070 Civemasa GVL/GVC(Grade Aradora Leve) 29 27 27 14 176 080 080 - Uso bem amplo: desde a arao para cereais em 30 27 27 16 201 090 080 085 - campos j cultivados, at a gradagem de 31 27 27 18 226 108 088 098 - destorroamento, aps o uso de arados/grades 32 27 27 20 251 120 095 108 075 pesadas no preparo do solo para lavouras 33 27 27 22 276 125 108 117 085 canavieiras. A regulagem de ngulo de corte pode 34 27 27 24 301 120 120 085 ser mecnica ou hidrulica. Uso das caixas porta 35 27 27 28 352 133 133 098 lastro, combinado com a regulagem de altura da 36 27 27 32 402 155 155 123 barra de trao, permite imprimir maior/menor 37 27 27 36 452 190 190 145 profundidade. Equipadas com mancais de 38 27 27 40 502 225 225 165 rolamentos com lubrificao permanente. Classe: mdia

9 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 27 27 27 27 27 27 27 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 42 42 42 42 42 42 42 42 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 27 27 27 27 27 27 27 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 32 34 36 36 36 34 32 32 34 36 14 16 18 20 22 24 28 10 12 14 16 18 20 22 24 10 12 14 16 18 20 22 24 10 12 14 16 18 20 10 12 10 12 14 16 18 20 22 24 14 16 18 20 22 176 201 226 251 276 301 352 167 201 234 268 301 335 368 402 167 201 234 268 301 335 368 402 195 234 273 312 352 391 195 234 209 251 293 335 377 418 460 502 293 335 377 418 460 083 095 108 120 125 105 115 108 123 075 085 093 098 108 123 140 085 100 120 145 190 225 255 295 085 100 125 155 185 215 245 275 123 163 205 225 258 298 120 140 128 158 200 225 255 300 320 320 210 225 255 300 320 079 090 101 109 117 123 140 095 108 120 145 190 225 255 295 097 112 125 155 185 215 245 275 123 163 205 225 258 298 120 140 128 158 200 225 255 300 320 320 210 225 255 300 320 075 075 085 100 075 085 098 123 155 195 195 075 085 100 123 143 158 173 085 100 125 153 168 170 085 100 090 115 135 150 165 195 240 260 135 150 165 195 240 Civemasa GVLF/GVCF(Grade Aradora Leve com Rodas de Controle Hidrulico) Idem GVL/GVC. Diferindo por possurem, no lugar do mecanismo de regulagem de ngulo de corte, rodas para transporte comandadas hidraulicamente. Assim o ngulo de corte regulado/ fixado por parafusos. Classe: mdia Civemasa GVM (Grade Aradora Mdia) Ideal para gradagem profunda de solos j cultivados anteriormente, como na incorporao de soqueiras de cana, cereais ou ainda na reforma de pastagens, onde no mais seria justificvel a utilizao de uma grade pesada. Regulagem do ngulo de corte dos discos pode ser mecnica ou hidrulica. Mancais de rolamentos com lubrificao. Classe: mdia/pesada Civemasa GVMF(Grade Aradora Media, com Rodas de Controle Hidrulico) Idem GVM, porm com rodas para transporte comandadas hidraulicamente. ngulo de corte regulado e fixado por parafusos. Classe: mdia/pesada

Civemasa GP(Grade Aradora Pesada) Gradagem pesada em profundidade. A regulagem do ngulo de corte dos discos pode ser mecnica ou hidrulica, podendo-se instalar caixas porta - lastro. So equipadas com mancais de rolamentos com lubrificao permanente a leo. Classe: pesada Civemasa GPR(Grade Aradora Pesada com rodas de Controle Hidrulico). Idem GP, s que com rodas de controle hidrulico. Civemasa GVP (Grade Aradora Pesada) Para os mais pesados servios de preparo do solo como a primeira gradagem aps desmatamento e limpeza do terreno, erradicao das soqueiras de cana, etc. Regulagem do ngulo de corte mecnica ou hidrulica. Recomenda-se a partir de 18 discos equip-las com a regulagem hidrulica p/ maior rapidez nas manobras e regulagem do ngulo de corte em movimento. Classe: pesada Civemasa GVPF Grade Aradora Pesada c/ Rodas de Controle Hidrulico) Idem GVP, s que com rodas de pneus acionados hidraulicamente. ngulo de corte regulado e fixado por parafusos. Classe: pesada

10 Tabela 3. Grades Rome de dupla ao (76 modelos) E: espaamento entre discos; D: dimetro de disco; N: no de discos; Pp: potncia do motor de tratores de pneus(trao: 4x2 ; 4x4).; Pe: potncia de tratores de esteira esteira GRADES ROME - MODELOS AGRUPADOS grade caracterstica da grade potncia pneu E D N L Pp Pp Pp Pe DESCRIO SEGUNDO O FABRICANTE E CLASSE SEGUNDO STOLF (tabela 1) esp. Dia. no de larg. 4x2 4x4 mdia mdia CH - regulagem do ngulo de corte de controle cm 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 27 27 27 27 27 27 27 27 27 37 37 Pol discos 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 27 27 27 27 27 27 27 27 27 28 28 12 14 16 18 20 12 14 16 18 20 12 14 16 18 20 24 28 32 36 40 12 14 16 18 20 56 64 72 16 18 20 24 28 32 36 40 44 32 40 cm 134 156 179 201 223 134 156 179 201 223 134 156 179 201 223 268 312 357 402 446 134 156 179 201 223 625 714 803 201 226 251 301 352 402 452 502 552 551 688 cv 064 071 083 099 115 065 073 084 100 114 065 076 085 099 113 125 065 073 084 100 114 102 113 124 cv 076 087 076 084 084 095 122 137 155 174 198 066 076 086 217 236 308 096 110 118 143 165 188 200 215 228 219 244 cv 064 071 080 093 115 065 073 080 092 114 065 076 085 097 113 124 137 155 174 198 065 070 080 093 114 217 236 308 099 112 121 143 165 188 200 215 228 219 244 cv 079 091 102 127 148 168 261 080 093 127 135 154 148 184
hidrulico (CD - por cabo ou corda); R- c/ rodas de controle mecnico; CW- com rodas de controle hidrulico.

Rome NCD(Grade Aradora sem Rodas) Preparo do solo para cereais, reforma de pastagens e destorroamento para segunda passagem em cana. Mancais c/ rolamentos cnicos, controle de abertura e fechamento por meio de travas por cabos. Classe: leve/mdia Rome NCDR. (Grade Aradora com Rodas de acionamento mecnico) Idem NCD, s que com rodas de acionamento mecnico (o tratorista regula manualmente no momento de transportar a grade). Classe: leve/mdia Rome NCW(Grade Aradora com Rodas Controle Remoto) Idem NCD, porm possuem rodas para transporte e controle de profundidade nas diversas condies de solo. Sistema de barra para nivelamento dos porta discos. Mancais com rolamentos cnicos de lubrificao a graxa ou banho de leo, raspadores ajustveis. Classe: leve/mdia Rome GRH Idem NCW (aparentemente so iguais)

Rome STCW(Grade Esquadro) Arao superficial, destorroa/ e nivela/. Discos recortados de alta resistncia. Classe: leve/mdia Rome NCCW (Grade Aradora c/rodas controle remoto) Preparo do solo p/ cereais, reforma de pastagens e destorroamento em cana; na arao e mistura de materiais em obras de terraplanagem. Rodas e controle de profundidade, sistema de barra compensadora para nivelamento dos porta - discos. Estrutura em chapa dobrada de alta resistncia com raspadores ajustveis. Classe: mdia Rome STBCW(Grade Esquadro rodas c/ controle remoto) Funes de arar, destorroar e incorporar a matria vegetal (cereais, cana, pastagens). Classe: mdia

11 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 35 35 35 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 51 51 51 51 51 51 28 28 29 29 29 29 29 29 29 29 29 29 33 33 33 32 32 32 32 32 32 32 33 33 32 32 32 32 32 32 33 36 36 36 36 36 36 32 40 12 14 16 20 24 14 16 20 22 24 16 20 24 08 10 12 14 16 18 20 22 08 10 12 14 16 18 20 22 10 12 16 10 12 16 551 688 206 241 275 344 413 241 275 344 379 413 260 325 391 167 209 251 293 335 377 418 460 167 209 251 293 335 377 418 460 237 285 379 237 285 379 114 128 126 112 130 110 130 215 242 110 120 140 165 192 118 140 165 167 192 217 236 287 101 124 149 186 217 243 285 318 100 124 149 186 217 243 285 318 232 268 349 232 268 349 215 242 112 124 140 165 192 122 140 165 167 192 217 236 287 107 127 149 186 217 243 285 318 105 127 149 186 217 243 285 318 232 268 349 232 268 349 164 Rome STBCH(Grade Esquadro ngulo de corte 197 controlado hidrulica/) Funes de arar, destorroar e incorporar a matria vegetal (cereais, cana e pastagens). Classe: mdia Rome NBCW(Grade Aradora Pesada com 079 Rodas c/ controle remoto) 086 Primeira passagem solos virgens c/ vegetao porte 093 arbreo/ arbustivo; solos pesados, culturas que exijam 133 mobilizao mais profunda. Raspador reforado, ajustvel, ampla regulagem de profundidades. Classe: mdia 079 Rome NBCH(Grade Aradora Pesada sem Rodas) 086 Idem NBCW. 093 105 129 147 Rome TRH(Grade Aradora Offset) 172 Grade reforada para rea desmatada, cortando os 239 resduos vegetais. Classe: pesada Rome NACW(GradeOffset) 082 Esta grade apresenta ajustagens variadas para 099 controle de penetrao sob as mais variadas 129 condies, com trem de rodagem de dupla utilidade 150 para transporte e controle de profundidade, com 178 dispositivo para transferncia de peso do corpo 239 dianteiro para o corpo traseiro e vice-versa. Classe: 305 pesada Rome NACH(Grade Arado Off set) 082 So largamente empregadas em arao de destruio de 099 soqueiras e renovao de canaviais, com incorporao 129 de restolho e palhio ao solo. Construo alta do porta 150 discos permite servios pesados de desbravamento, 1a 178 arao e limpeza de terreno aps desmatamento; 239 podem cortar todo tipo de razes, e plantas de porte 305 arbustivo, misturando e incorporando os restos vegetais. Discos recortados, mancais de rolamentos cnicos. Classe: pesada 149 Rome TRCH(Grade Arado Tipo Off set) 172 Recomendadas para arao e destruio de soqueiras - na renovao de canaviais, primeira arao, limpeza do terreno ps - desmatamento. Classe: super pesada 149 Rome TRCW 172 Arao e destruio de soqueiras, 1a arao, limpeza do 239 terreno ps desmatamento. Classe: super pesada

12

Tabela 4. Grades Baldan de dupla ao (108 modelos) E: espaamento entre discos; D: dimetro de disco; N: no de discos; Pp: potncia do motor de tratores de pneus; Pe: potncia de tratores de esteira grade Caracterstica da grade potncia E D N L Pp Pe esp. Dia. no de larg. mdia mdia cm Pol discos cm cv cv 1 17.5 19 20 163 038 2 17.5 19 24 195 050 3 17.5 19 28 228 050 4 17.5 19 32 260 070 5 17.5 19 36 293 070 6 17.5 19 42 342 100 293 087 36 17.5 21 7 342 106 42 17.5 21 8 358 117 44 17.5 21 9 391 124 48 10 17.5 21 423 124 52 11 17.5 21 456 142 56 12 17.5 21 13 17.5 21 44 358 117 14 17.5 21 48 391 124 15 17.5 21 52 423 124 16 17.5 21 56 456 142 206 050 24 17 18.5 19 224 050 26 18 18.5 19 241 050 28 19 18.5 19 275 070 32 20 18.5 19 310 070 36 21 18.5 19 344 100 40 22 18.5 19 379 100 44 23 18.5 19 24 20 21 42 391 106 25 20 21 44 409 117 26 20 21 48 446 124 27 20 21 52 484 124 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 20 20 20 20 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 21 21 21 21 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 42 44 48 52 10 12 14 16 18 20 24 28 32 36 391 409 446 484 109 131 153 175 197 219 262 306 350 393 106 117 124 124 053 058 065 075 088 098 120 135 205 230 GRADES BALDAN - MODELOS GRUPADOS DESCRIO SEGUNDO O FABRICANTE E CLASSE SEGUNDO STOLF (tabela 1) CR - com rodas de controle hidrulico (remoto) Baldan SPR(Grade Super Peixe Arrasto Hidrulica) Esta grade possui duplo sistema de acoplamento. Com a simples mudana de dispositivo (pino) passa de arrasto para o hidrulico do trator, possibilitando maior versatilidade. Tem discos recortados na seo dianteira e discos lisos na seo traseira, destorroando e nivelando o terreno para o plantio. Classe: leve Baldan NVAM(Grade Niveladora Delfim Controle Remoto Articulada por Molas) Possibilita o levante do conjunto dos discos com o mnimo esforo, facilitando o transporte e a passagem em locais estreitos. Nivela o terreno, deixando-o em condies para plantio. Classe: leve Baldan NVAP(Grade Niveladora Delfim Controle Remoto Articulada por Pistes) Idem NVAM sendo que suas articulaes so feitas por pistes. Classe: leve Baldan NVF(Grade Niveladora Flutuante) Duplo acoplamento (passa de arrasto para hidrulico do trator, facilitando transporte); com discos recortados na seo dianteira e lisos na seo traseira, destorroa e nivela o terreno. De regulagem de flutuao de acordo com a ondulao do terreno, proporcionando um melhor nivelamento, sem deixar sulcos ou leiras. Classe: leve Baldan NVAM(Grade Niveladora Delfim Controle Remoto Articulada por Molas) Levante do conjunto dos discos, facilitando o transporte e passagem em locais estreitos. Nivela o terreno para o plantio. Rodas acionadas por pisto hidrulico. Classe: leve Baldan NVAP(Grade Niveladora Delfim Controle Remoto Articulada por Pistes) Idem NVAM Baldan GR(Grade Aradora Peixo de Arrasto) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Mancais de atrito ou de rolamentos cnicos graxa, ou leo com lubrificao permanente. Engate de arrasto, abertura pelo sistema mecnico ou opcional por pisto hidrulico. Classe: leve/mdia

13 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 23.5 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 34 34 34 34 34 34 34 34 34 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 31 31 31 31 31 31 31 31 31 12 14 16 18 20 24 12 14 16 18 20 24 28 32 36 40 48 12 14 16 18 20 24 28 32 36 40 12 14 16 18 20 24 28 12 14 16 18 20 24 10 12 14 16 18 20 22 24 30 131 153 175 197 219 262 131 153 175 197 219 262 306 350 393 437 525 151 176 201 226 251 301 352 402 452 502 151 176 201 226 251 301 352 151 176 201 226 251 301 158 190 221 253 285 316 348 379 474 058 065 075 088 103 120 068 075 080 088 100 115 130 186 204 228 260 074 082 103 115 125 140 150 178 188 260 074 082 102 111 121 148 170 074 082 102 111 121 148 100 113 122 144 181 204 228 260 295 Baldan GRP(Grade Aradora Peixo de Arrasto com Pneus) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Rodas para transporte. Engate de arrasto, mancais de atrito ou rolamentos cnicos a graxa, ou, a leo, com lubrificao permanente. Abertura pelo sistema mecnico ou opcional por pisto hidrulico. Classe: leve/mdia Baldan CRSG(Grade Aradora Super Golfinho Controle Remoto) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Equipadas com rodas para transporte acionadas por pisto hidrulico, que auxiliam tambm no controle de profundidade. Mancais de rolamentos cnicos a graxa ou, a leo, com lubrificao permanente; engate de arrasto. Classe: leve/mdia

Baldan CRI(Grade Aradora Controle Remoto Intermedirio) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Equipadas com rodas para transporte acionadas por pisto hidrulico, que auxiliam tambm no controle de profundidade. Seu engate de arrasto. Classe: mdia

Baldan GRI(Grade Aradora Intermediria de Arrasto) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Seu engate de arrasto, com abertura por sistema mecnico ou opcional por pisto hidrulico. Classe: mdia

Baldan GRPI(Grade Aradora Intermediria) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Equipada com rodas para transporte. Abertura pelo sistema mecnico ou opcional por pisto hidrulico e com engate de arrasto. Classe: mdia/pesada Baldan GTCR(Grade Tubaro Controle Remoto) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Equipadas com rodas para transporte acionadas por pisto hidrulico, que auxiliam tambm no controle de profundidade. Seu engate de arrasto. Classe: mdia/pesada

14 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 34 34 34 34 34 34 43 43 43 43 43 43 43 43 43 43 43 43 31 31 31 31 31 31 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 10 12 14 16 18 20 10 12 14 16 18 20 10 12 14 16 18 20 158 190 221 253 285 316 200 240 280 320 360 400 200 240 280 320 360 400 099 109 117 141 180 211 150 180 192 240 240 280 150 180 192 240 240 280 073 088 120 142 162 175 073 088 120 142 162 175 Baldan GTA(Grade Tubaro de Arrasto) Destinadas ao preparo do solo em qualquer tipo de terreno. Seu engate de arrasto com abertura pelo sistema mecnico ou opcional por pisto hidrulico. Classe: mdia/pesada Baldan GSPA(Grade Super Pesada Tubaro de Arrasto) Executa c/ eficincia trabalho em terrenos recm - desmatados, reforma de canaviais, desbravamento de cerrados, colonio de grande porte, dispensando qualquer servio prvio e promovendo incorporao. Opera com mancais especiais de 3 rolamentos cnicos apresentando maior desempenho, economia de manuteno e durabilidade. Classe: pesada Baldan GSPCR(Grade Super Pesada Tubaro Controle Remoto) Esta grade executa c/ eficincia trabalho em terrenos recm desmatados, reforma de canaviais, desbravamento de cerrados, colonio de grande porte, enfim, dispensando qualquer servio prvio, promovendo incorporaes no terreno. Opera com mancais especiais de 3 rolamentos cnicos apresentando maior desempenho, economia de manuteno e durabilidade. Classe: pesada

15

Tabela 5. Grades Marchesan de dupla ao (157 modelos). E: espaamento entre discos; D: dimetro de disco; N: no de discos; Pp: potncia do motor de tratores de pneus; Pe: potncia de tratores de esteira grade caracterstica da grade potncia GRADES MARCHESAN MODELOS AGRUPADOS E D N L Pp Pe DESCRIO SEGUNDO O FABRICANTE esp. dia. no de larg. mdia mdia E CLASSE SEGUNDO STOLF (tabela 1) cm pol discos cm cv cv H- engate no hidrulico (3 pontos); M - com rodas de controle mecnico com ou sem regulagem hidrulica do ngulo; ou sem rodas mas com regulagem hidrulica do ngulo; CR - com rodas de controle hidrulico (remoto) 1 17 17 24 200 073 Marchesan GNLCR (Grade Niveladora Leve Controle 2 17 17 28 221 073 Remoto) 3 17 17 32 253 082 - Limpeza de pomares ctricos e semelhantes, eliminando ervas 4 17 17 36 285 082 - daninhas a uma pequena profundidade, sem causar danos s razes, galhos e frutos, tem discos menores prximo s plantas. Classe: leve 5 17 19 20 158 060 Marchesan GNL (Grade Niveladora Leve) 6 17 19 24 190 075 - Esta grade opera no arrasto, podendo ser transportada pelos trs 7 17 19 28 221 075 - pontos do trator. Efetua o destorroamento e nivelamento do solo, 8 17 19 32 253 088 - incorpora herbicidas e destri sementeiras em pr - plantio. Menor 9 17 19 36 285 088 - espaamento entre discos, grande altura do chassi ao solo e a 10 17 19 42 332 098 - estrutura mais leve. Ela se destaca pelo rendimento e qualidade do servio executado em qualquer tipo de solo. Classe: leve 11 18.5 17 20 172 050 Marchesan GLHA(Grade Laranjeira Hidrulica e de 12 18.5 17 22 189 060 Arrasto) 13 18.5 17 24 206 070 - Esta grade tm aplicao na capina de pomares ctricos e semelhantes com duplo sistema de engate: arrasto e hidrulico (3 pontos). Classe: leve 138 047 16 14 18.5 19 Marchesan GH(Grade Hidrulica) - Suas caractersticas principais so discos recortados na dianteira e 172 053 20 15 18.5 19 - lisos na traseira, efetuam o destorroamento e o nivelamento do 206 065 24 16 18.5 19 - solo aps a arao, ou em pr - plantio. Seu chassi apresenta uma 241 078 28 17 18.5 21 - distribuio uniforme das foras de trao, com vrios pontos de 275 088 32 18 18.5 21 - regulagem para melhorar o desempenho em qualquer tipo de solo. 310 098 36 19 18.5 21 Classe: leve 20 18.5 21 52 447 140 Marchesan GNALCR(Grade Niveladora Articulada Lateral 21 18.5 21 56 482 153 Controle Remoto) 22 18.5 21 60 516 170 - Executa trabalho de eliminao de ervas daninhas , com o uso de discos recortados na dianteira, eliminando a capina manual ou qumica. Classe: leve 23 19.5 19 28 253 073 Marchesan GNF(Grade Niveladora Flutuante) 24 19.5 19 32 290 085 - Esta grade se destaca pela construo dos chassis flutuantes com 25 19.5 19 36 326 085 - resistncia mecnica elevada, garantindo sua aplicao em 26 19.5 19 40 363 101 - qualquer tipo de solo, nos servios de destorroamento, 27 19.5 19 44 399 101 - nivelamento e incorporao de herbicidas; acompanha as 28 19.5 19 48 435 113 - variaes do terreno, inclusive junto aos terraos de base larga. As 29 19.5 19 52 472 125 - sees de discos possuem espaamentos e altura livre adequados, 30 19.5 19 56 508 125 - com discos menores nas extremidades traseiras, para proporcionar 31 19.5 19 60 544 145 - um melhor acabamento. Classe: leve 32 19.5 19 64 580 145 33 19.5 19 68 617 170 34 19.5 19 72 653 170 -

16 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 19.5 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 25 32 36 40 44 48 36 40 44 48 52 56 60 64 68 72 24 28 32 36 40 44 48 52 56 60 36 40 44 48 52 56 60 32 36 40 44 48 52 56 60 64 68 12 14 16 18 20 22 24 290 326 363 399 435 326 363 399 435 472 508 544 580 617 653 218 254 290 326 363 399 435 472 508 544 326 363 399 435 472 508 544 342 385 428 471 513 556 599 642 685 727 128 150 171 193 214 235 257 088 101 114 126 140 085 101 101 113 125 125 145 145 170 170 073 073 085 085 101 101 113 125 125 145 085 101 101 113 125 125 145 165 175 185 205 215 225 255 275 295 305 058 073 085 100 110 123 147 Marchesan GNCR(Grade Niveladora Controle Remoto) Possui versatilidade nas operaes de destorroamento e nivelamento do solo. O sistema hidrulico permite o controle ideal da penetrao dos discos. Seu transporte feito rapidamente para qualquer local devido ao sistema de rodagem. Tem discos recortados na dianteira e lisos na traseira. Classe: leve Marchesan GNFM(Grade Niveladora Flutuante Mecnica) Esta grade realiza o destorroamento, nivelamento e incorporao de herbicidas na fase de acabamento do preparo do solo. A flutuao do chassi permite acompanhar com preciso as ondulaes do terreno, inclusive junto aos terraos de base larga. Pode ser equipada com cilindro hidrulico para agilizar as operaes. Mancais de atrito, de rolamentos graxa ou em banho de leo permanente podem ser utilizados normalmente. Classe: leve Marchesan GN(Grade Niveladora) Utilizada no destorroamento, nivelamento e incorporao de herbicidas, deixando o solo em condies ideais para plantio. Os discos so recortados na dianteira e lisos na traseira, com menor dimetro nas extremidades, para melhor acabamento. Os modelos GN 24 a 48 discos so transportados pelos trs pontos do trator. Os modelos GN 36 discos acima podem ser equipados com cilindro hidrulico para abertura e fechamento da grade, agilizando as operaes. Os mancais podem ser de atrito, de rolamentos graxa ou de Rolamentos em banho de leo permanente. Classe: leve Marchesan GNM(Grade Niveladora Mecnica) Possui um sistema de rodagem que permite transitar por lugares estreitos e distantes, com rapidez e segurana. Resistente, de fcil operao e manuteno reduzida; realizam servios de nivelamento e incorporao de herbicidas. Discos recortados na dianteira e lisos na traseira, com menor dimetro nas extremidades. Todos os modelos podem ser equipados com cilindro hidrulico para abertura e fechamento da grade. Classe: leve Marchesan GERO(Grade Controle Remoto Off set) a grade para o preparo do solo, incorporao da resteva de cereais, ou em servio de destorroamento e nivelamento, aps arao ou gradagem pesada. Possui cilindros hidrulicos com mangueiras e conexes, sistema de rodagem com 4 pneus 11 L 15 - 10 lonas. Cubos das rodas com dois rolamentos de rolos cnicos, protegidos contra poeira e umidade, separadores fundidos e limpadores dos discos ajustveis. Classe: leve/mdia Marchesan GAM(Grade Aradora Mecnica) Operam em qualquer tipo de terreno, com aplicao no preparo de solo para culturas anuais e perenes ou no destorroamento, aps o uso de grades pesadas. Abertura mecnica, podendo ser hidrulica. Seu sistema de rodagem proporciona facilidade para colocao da grade na posio de transporte. Mancais montados com rolamentos de rolos cnicos lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente. Classe: leve/mdia

17 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 23 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 25 25 25 25 25 25 25 25 27 27 27 27 25 25 25 25 25 25 25 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 27 12 14 16 18 20 22 24 28 32 36 40 44 14 16 18 20 22 24 28 32 36 40 44 12 14 16 18 20 24 28 32 36 40 12 14 16 18 20 14 16 18 20 24 28 32 36 40 128 150 171 193 214 235 257 299 342 385 428 471 150 171 193 214 235 257 299 342 385 428 471 151 176 201 226 251 301 352 402 452 502 151 176 201 226 251 176 201 226 251 301 352 402 452 502 058 073 085 100 110 123 147 170 215 228 250 280 077 085 098 110 126 147 170 215 228 250 290 078 085 100 113 124 145 170 215 240 265 078 085 100 113 124 086 101 111 121 144 170 211 263 263 Marchesan GA(Grade Aradora) Utilizada no preparo do solo em geral, ou no destorroamento, aps o uso de grades pesadas. Abertura mecnica podendo ser hidrulica para os modelos de 12 a 44 discos. Possui uma estrutura reforada e discos de alta qualidade, mancais com dois rolamentos de roletes cnicos lubrificados graxa ou em banho de leo permanente, sendo que os mancais de atrito so opcionais para os modelos at 24 discos. Classe: leve/mdia

Marchesan ATCR(Aradora Tatu Controle Remoto) Preparo do solo para plantio de cereais, ou no destorroamento, aps o uso de grades pesadas. Sistema de rodagem que permite manobras rpidas e o transporte seguro, auxiliando no controle da profundidade. Mancais com dois rolamentos de roletes cnicos lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente. Discos recortados garantindo uma resistncia superior ao desgaste e aos impactos. Classe: leve/mdia

Marchesan GAI(Grade Aradora Intermediria) Utilizada para o preparo do solo para o plantio de cereais em geral, ou o destorroamento, aps o uso de grades de maior porte. Abertura de controle mecnico, podendo opcionalmente ser hidrulica. Mancais com dois rolamentos de roletes cnicos, lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente. Discos recortados, de alta resistncia ao desgaste e aos impactos. Classe: mdia Marchesan GAIM(Grade Aradora Intermediria Mecnica) Aplicao no preparo do solo para o plantio de cereais, renovao de pastagens, etc... , tendo seus mancais lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente, com discos recortados de alta resistncia ao desgaste e aos impactos, sendo facilmente transportada pelo simples sistema de rodagem. Classe: mdia Marchesan GAICR(Grade Aradora Intermediria Controle Remoto) Tem uma estrutura de alta resistncia com um sistema de rodagem para transporte e manobras nas cabeceiras, efetuando rapidamente os servios de arao em qualquer tipo de solo. ideal para o preparo do solo no plantio de cereais em geral, ou no destorroamento, aps o uso de grades de maior porte. Seus discos so recortados, mancais com dois rolamentos de roletes cnicos, lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente. Rodeiro simples na grade de 14 a 28 discos e rodeiro duplo de 32 a 40 discos. Classe: mdia

18 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 34 44 44 44 44 44 44 44 44 44 44 44 44 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 31 32 32 34 34 36 36 32 32 34 34 36 36 12 14 16 18 20 24 30 10 12 14 16 18 20 24 30 10 12 14 16 18 20 10 12 14 16 18 20 190 221 253 285 316 379 474 158 190 221 253 285 316 379 474 205 246 286 327 368 409 205 246 286 327 368 409 125 145 170 213 225 245 270 115 125 145 170 213 225 245 270 163 200 215 240 270 290 163 200 215 240 270 290 073 080 095 115 135 155 180 068 073 080 095 115 135 155 180 084 108 130 150 168 188 084 108 130 150 168 188 Marchesan GAPCR(Grade Aradora Pesada Controle Remoto) Executa servios de gradagem profunda. Seu sistema de rodagem, agiliza as manobras permitindo sua utilizao em qualquer tipo de solo, sendo utilizada para destruio de soqueiras de cana, na reforma de pastagens e no preparo do solo para o plantio de cereais, tanto em terrenos recm desbravados como em terrenos j cultivados anteriormente. Discos recortados e mancais com 2 rolamentos de roletes cnicos Classe:. mdia/pesada Marchesan GAP/GAPM(Grade Aradora Pesada Mecnica) Utilizada em servios de gradagem profunda. Apresentam maior desempenho na reforma de canaviais e pastagens, em cerrados recm desbravados, ou no preparo do solo para o plantio de cereais em geral. Opera em qualquer tipo de solo. Classe: . mdia/pesada Marchesan GASP/GASPM(Grade Aradora Super Pesada Mecnica) Pra qualquer tipo de solo, executando a gradagem profunda em reas recm desbravadas, cerrados baixos e na eliminao de soqueiras da cana-de-acar. O modelo GASP possui regulagem mecnica para abrir e fechar a grade e a GASPM possuem cilindro hidrulico para mudana rpida do ngulo de corte. Discos so recortados. Classe: .pesada Marchesan GASPCR(Grade Aradora Super Pesada Controle Remoto) Utilizada especialmente para servios pesados e condies severas, executando gradagem profunda em reas recm desbravadas, cerrados baixos e na eliminao de soqueiras da cana-de-acar. Discos recortados e mancais com rolamentos de rolos cnicos, lubrificados a graxa ou em banho de leo permanente. Classe: pesada

19

Tabela 6. Grades de um corpo de ao (8 modelos). E: espaamento entre discos; D: dimetro de disco; N: no de discos; Pp: potncia do motor de tratores de pneus; Pe: potncia de tratores de esteira. grade caracterstica da grade potncia E D N L Pp Pe esp. dia. no de larg. mdia mdia grade cm pol discos cm cv cv 1 27 26 10 221 95 2 27 26 12 265 113 085 3 27 26 14 310 138 098 4 27 26 16 354 165 118 5 27 26 18 398 193 6 27 26 21 464 275 7 32 28 08 210 125 8 32 32 06 157 128

MODELOS DE GRADE NO CONVENCIONAL (de apenas um corpo de ao) Civemasa AG 10n Civemasa AG 12A" Civemasa AG14A" Civemasa AG16A" Civemasa AG18A AradoGradador Civemasa AG21A Arado Gradador Rome GA8 Grade Aradora Rome TRBR6 Grade Aradora.

================================== // ================================ STOLF, R., SILVA, J.J. Caractersticas de quatrocentos e trinta e um modelos de grades agrcolas. STAB, Piracicaba, v.14, n.5, p.18-31, maio/jun.1996.

Anda mungkin juga menyukai