Anda di halaman 1dari 5

Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Arajo Escola Bsica e Secundria Matilde Rosa Arajo TESTE AVALIAO DE HISTRIA 7 ANO

NOME: ________________________________________________ N : ____ TURMA: A DATA:

Classificao: ________________________________ A PROFESSORA: ________________________________

TOMEI CONHECIMENTO, O ENC. DE EDUCAO: _____________________________

____/____/____

L com ateno as questes e d respostas completas. I GRUPO

1.1. Identifica na folha de teste os homindeos, A,B e C. 1.2. Refere uma caraterstica importante de cada um deles. 1.3. Define o conceito Hominizao. 1.4. Menciona a utilidade de cada um dos instrumentos representados. 1.5. Indica os materiais utilizados no seu fabrico. 1.6. Copia para a folha de teste o texto que se segue, completando os espaos em branco.

O Homo-Habilis foi o primeiro a fabricar______ A________. Utilizou as_____B_____ para os fazer e serviu-se deles para se________C_________ dos inimigos. Conseguiu fazer os instrumentos lascando__________D___________. Assim, chama-se________E__________ao perodo em que o Homem utilizou a tcnica da _________F___________________ para fazer os seus instrumentos.

Pgina 1 de 3

II GRUPO
2.1. Selecione para a folha de teste a opo correta para cada uma das afirmaes. 2.1.1 As comunidades de homindeos do Paleoltico dedicavam-se : A) caa e domesticao de animais B) recoleo e caa

2.1.2. As cabanas paleolticas eram feitas de: A) peles, ramagem e ossos. B) pedra, barro seco ao sol e madeira. 2.2. Descreve a fig 1 (acampamento do paleoltico), produzindo um pequeno texto.

1.Acampamento no Paleoltico

III GRUPO

3. Observe as imagens 2 e 3

Fig. 2

Fig. 3

3.1.Identifique na folha de teste os tipos de fogo representados pelas figuras 2 e 3. 3.2. Explique de que forma o fogo mudou a vida do Homem.

Pgina 2 de 3

IV GRUPO

A Enterramento 4.1. Qual o significado da cena representada na figura A? 4.2.Identifica o tipo de arte representada na figura B.

B) Gravura no vale do Coa

V GRUPO

6.Complete o texto, preenchendo os espaos em branco com as seguintes palavras/expresses. Verticalidade Bipedia Paleoltico Bifaces Tendas Crebro Homo habilis Iluminar Cozinhar Defender-se Mundo Eficazes

lascagem da pedra Europa sia Fogo

Raspadores Pontas de lana Caava Cavernas Mortos

Lana Animais grandes Machados Raspadores Arpes Agulhas Os antepassados mais antigos do Homem tero surgido em frica. O Homem foi evoluindo: conquistou a ________A_________ e a ________B__________, passando a deslocar-se sobre os dois ps, o que permitiu que o volume do seu_______C________ aumentasse. Tudo isto contribuiu para o desenvolvimento da sua inteligncia. O_________D__________foi o primeiro a fabricar instrumentos, utilizando a tcnica de ____________E_________. Por isso se chama_________F_____________ao perodo em que o Homem utilizou essa tcnica. O Homo-Eretus fez instrumentos mais eficazes, como os__________G_____________, construiu_________H_______para se abrigar e expandiu-se para a ___________I_______e para a _______J_________. Dominou o ________K__________ que utilizou para____________L___________os alimentos,_______M______dos animais ferozes e ____________N__________e aquecer os locais escuros e frios. O Homo sapiens fabricou instrumentos como________O______________e _____P_________, utilizando as lascas de pedra. Vivia em _______Q______________e ______R_________grandes animais. J enterrava os seus_______________S__________. O Homo sapiens sapiens espalhou-se por todo o ___________T_____________, fabricou instrumentos mais variados e_________________U__________________, como a _________V________________, a azagaia e o propulsor, o que lhe permitia atingir os _____________W_____________a maior distncia. Tambm aperfeioou e criou instrumentos como lminas, __________X____________e___________Y_____________, para abrir os animais mortos, tirar-lhes as peles e cortar-lhes a carne. Para pescar utilizou anzis e ________Z________e___________AA____________para confecionar as roupas. Pgina 3 de 3

Pgina 4 de 3

Pgina 5 de 3

Anda mungkin juga menyukai