Anda di halaman 1dari 3

ANTROPOLOGIA 1. 1.1 Conceituao Antropologia uma cincia da humanidade e da cultura, ela tem uma dimenso biolgica, sociocultural e filosfica.

ca. Empenha-se em responder indagao: O que o homem? 1.2 Objeto de Estudo O objeto de estudo da antropologia o homem e suas obras. 1.3 Objetivo da Antropologia Seu objetivo o estudo da humanidade como um todo. 1.4.1 Antropologia Fsica Paleontologia: Estuda a origem e a evoluo humana atravs do conhecimento das formas fosseis do passado. Somatologia: Descreve variedades existentes do homem, diferenas fsicas individuais e diferenas sexuais. Raciologia: Interessa-se pela historia racial do homem. Antropometria: Usa tcnicas de medio, fornece medidas do corpo humano (crnio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais. Estudos Comparativos do Crescimento: Conhecer as diferenas grupais relacionados aos ndices de crescimento e a outros aspectos correlatos.

1.4.2 Antropologia Cultural Arqueologia: Tem como objeto de estudo as culturas do passo, extintas. Etnografia: Descrio das sociedades humanas. Consiste na observao e analise de grupos humanos considerados em sua particularidade. O objeto de estudo da etnografia centra-se nas culturas simples. Etnologia: Dados coletados e oferecidos pelo etngrafo. Preocupa-se com a analise, a interpretao e a comparao entre as mais variadas culturas existentes, considerando suas semelhanas e diferenas. Lingstica: Diversidade de lngua. Folclore: Estudo da cultura espontnea dos grupos rurais ou urbanizados. Antropologia Social: Estudo dos processos culturais e da estrutura social. Cultura e Personalidade: As inter-relaes entre cultura e personalidade personalidade bsica.

1.7 Mtodos da Antropologia Mtodo: Um conjunto de regras teis para investigao. Tcnica: Habilidade em usar um conjunto de normas.

1.7.1 Mtodo Histrico. Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente.

1.7.2 Mtodo Estatstico. Mtodo muito empregado tanto no campo biolgico e cultural. Os dados, depois de coletados, so reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, grficos, quadros etc. 1.7.3 - Mtodo Etnogrfico Refere-se a analise descritiva das sociedades humanas, principalmente das primitivas ou grafas e de pequena escala. 1.7.4 Mtodo Comparativo ou Etnolgico Mtodo amplamente utilizado tanto pelos antroplogos fsicos quanto pelos culturais, mtodo comparativo. 1.7.5 Mtodo Monogrfico ou Estudo de Caso. Estuda determinado caso ou grupo humano, sob todos os seus aspectos. 1.7.6 Mtodo Genealgico Estudo do parentesco: estrutura familiar, relacionamento de marido e mulher, pais e filhos e demais parentes: informaes sobre o cotidiano, a vida cerimonial. 1.7.7 Mtodo Funcionalista Refere-se ao estudo das culturas sob o ponto de vista da funo, ou seja, ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura. 1.8 Tcnicas de Pesquisa da antropologia. 1.8.1 Observao: Sistemtica, Direta, Indireta e Participante. 1.8.2 Entrevista: Dirigida e no Dirigida ou livre. 1.8.3 Formulrio: Levantamento de dados atravs de uma serie organizada de perguntas escritas, cujas respostas devero ser dadas pelo entrevistado.

CULTURA 2. 2.1.5 Componentes da Cultura. Conhecimento: Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimento que so cuidadosamente transmitidos de gerao em gerao. Crenas: Crena a aceitao como verdadeira de uma proposio comprovada ou no cientificamente. Atitude mental do indivduo, que serve de base ao voluntria, possui conotao emocional. Valores: O termo valor, de modo geral, empregado para indicar objetos e situaes consideradas boas, desejveis, apropriadas. Normas: Normas so regras que indicam os modos de agir dos indivduos em determinadas situaes. Smbolos: So realidades fsicas ou sensoriais s quais os indivduos que o utilizam atribuem valores ou significados especficos A simbolizao permite ao homem transmitir seus conhecimentos aprendidos e acumulados durante as diferentes geraes. Eles resguardam os valores considerados bsicos para a perpetuao da cultura e da sociedade. 2.1.6 Relativismo Cultural As culturas, de modo geral, diferem umas das outras em relao aos postulados bsicos, embora tenham caractersticas comuns. O relativismo cultural no concorda com a idia de normas e valores absolutos e defende o pressuposto de que as avaliaes devem ser sempre relativas prpria cultura. 2.1.7 Etnocentrismo Supervalorizao da prpria cultura em detrimento das demais.

Anda mungkin juga menyukai