Anda di halaman 1dari 2

ATENDIMENTO VTMA DE CRISE CONVULSIVA E DESMAIO

DESMAIO
Tambm chamado de sncope, uma perda breve da conscincia causada pela reduo temporria do fluxo sanguneo para o crebro. Causas: falta de alimentao, fadiga, dor, perturbao emocional, perda de sangue e traumas ou ferimentos na cabea. Sinais e sintomas: palidez, pulsao baixa, fraqueza, tontura, escurecimento da viso e falta de controle muscular (queda). Atendimento Tem como objetivo aumentar o fluxo sanguneo para o crebro e tranquilizar a vtima. 1- Colocar o paciente deitado em decbito dorsal, com os membros inferiores ligeiramente elevados ; 2- Manter o ambiente arejado e afastar quem estiver em volta se houver aglomerao de pessoas; 3- Quando ele recuperar os sentidos, tranquilize-o e ajude a sentar lentamente; 4- Se ele no recuperar a conscincia rapidamente, verifique as vias areas, o pulso e a respirao. Se necessrio, faa reanimao cardiopulmonar; 5- Enquanto a vtima estiver inconsciente mas respirando normalmente, aconselhvel que permanea em posio lateralizada. Nunca deixe uma pessoa que acabou de ser recuperar de um desmaio levantar subitamente, pois isso pode levar a outro desmaio. No tente acordar a vtima utilizando gua fria, sacudindo, dando tapas no rosto ou oferecendo substncias para cheirar.

CONVULSO
Perda repentina da conscincia acompanhada de contraes musculares violentas. o resultado do aumento excessivo de atividade eltrica em alguma parte do crebro, devido anormalidades. Causas: traumatismo na cabea, doenas que causam danos ao crebro, reduo do fluxo de oxignio, ingesto de substncias txicas, febre alta (crianas) e epilepsia. Sinais e sintomas: a vtima de crise convulsiva cai e seu corpo fica tenso e retrado. Em seguida comea a debater-se violentamente, pode virar os olhos para cima e apresentar cianose nos lbios e extremidades. Tambm pode haver salivao excessiva e perda do controle sobre a urina e fezes. As contraes duram de 2 a 4 minutos. Depois disso, os movimentos comeam a enfraquecer e a vtma de recupera lentamente. Aps a convulso, comum que a vtima durma por minutos ou horas. Atendimento 1- No impea os movimentos da vtima. Afaste tudo que esteja ao redor e que possa machuca-la (mveis, objetos, etc.); 2- Retire prteses dentrias, culos, colares e outros objetos que possam ser quebrar e machucar ou sufocar a vtima; 3- No caso dela ter cerrado os dentes, no tente abrir sua boca;

4- Afrouxe as roupas para que ela se debata livremente; 5- Coloque um pano macio embaixo da cabea, para evitar que ela se machuque; 6- Se houver salivao excessiva, deite-a com a cabea para o lado e segure nesta posio; 7- No d nenhum liquido ou medicao pela boca, pois pode causar sufocamento; 8- Quando acabar a crise, providencie um lugar confortvel e deixe-a repousar at que recupere a assistncia. Em seguida, encaminhe para atendimento mdico

EPILEPSIA
A epilepsia conceituada como uma tendncia a apresentar crises convulsivas repetidas. As crises so divididas em parciais (quando afetam uma parte do crebro) e generalizadas (quando afetam todo o crebro). As crises parciais se dividem em: parciais simples, parciais complexas e parciais com generalizao. As crises generalizadas dividem-se em : tnico-clnicas, tnicas, miclnicas, atnicas e de ausncia.

Parciais
Crises parciais simples - Caracterizam-se pelo fato do paciente ficar consciente durante a crise. As mais freqentes so motoras, que podem se manifestar como abalos muscular das mos, ps ou faces. Estas crises podem progredir para todo um lado do corpo e podem seguir-se de uma crise tnicoclnica. Crises parciais complexas - podem se iniciar como um aviso ou aura. O aviso pode ser uma sensao de sonho, de medo, opresso no estomago que sobe para a garganta, alucinaes (ouvir sons, sentir cheiros e gostos estranhos) e outras que o paciente incapaz de descrever com preciso. A essas sensaes seguem-se perda de contato com o ambiente, aumento da salivao, movimentos de mastigao, de marcha, e/ou movimentos com as mos. Aps a crise o individuo volta progressivamente a ter contato com o meio. Essas crises podem ser seguidas de crises tnico-clnicas.

Generalizadas
Crises de ausncia: As crises se manifestam como um desligamento:o indiviuo interrompe a fala e a atividade, por alguns segundos, voltando logo a atividade que estava realizando. Essas crises podem se repetir vrias vezes ao dia e so mais comuns na infncia. Crise atnicas: Iniciam-se com a queda abrutpa ao solo. H o risco de ocorrerem ferimentos na cabea, pois o indiviuo cai rapidamente. Crises mioclnica: Tm breve durao e manifestam-se principalmente ao despertar, com movimentos bruscos de todo o corpo (como um choque ou susto), principalmente dos braos. Se o indivduo estiver com objetos nas mos, estes podem ser atirados a distncia. Crises tnico-clnicas: Podem se iniciar com um grito acompanhado de perda da conscincia com queda ao solo, endurecimento do corpo e abalos musculares generalizados. Pode ocorrer perda de saliva com sangue devido mordedura da lngua, colorao arroxeada dos lbios, respirao ruidosa, e algumas vezes ocorre perda da urina. A durao de poucos minutos e aps a crise o indiviuo fica sonolento, podendo acordar com vmitos, dor de cabea e dores musculares. Crise tnicas - Ocorre perda da conscincia, queda ao solo, o corpo fica endurecido, respirao irregular, aumento da salivao, colorao arroxeada.

Anda mungkin juga menyukai