Anda di halaman 1dari 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA TURNO NOTURNO

DISCIPLINA O ENSINO DA HISTRIA NO 1GRAU II PROFESSOR JOO VALENA

RELATO DA VISITA DE ESTUDOS

DANIELLA FERREIRA BEZERRA

NATAL RN

2011.1

INTRODUO

O presente relatrio tem como escopo descrever e analisar a atividade de campo desenvolvida na disciplina O Ensino da Histria no 1grau II, que regida pelo docente Joo Maria Valena. Conhecer a histria da fundao da cidade do Natal - RN, observar seus monumentos, valorizar e preservar o patrimnio pblico que em suas diversas modalidades faz parte da garantia de perpetuao da cultura de um povo, foi um dos principais objetivos desta aula de campo que aconteceu em um Sbado do dia 28 de Abril de 2011. Os registros orais, escritos e fotogrficos tambm foram de extrema importncia para o decorrer desta aula de campo. Esta atividade nos mostrou a importncia desse tipo de atividade campo como prtica de ensino dos contedos de Histria e disciplinas afins. A nossa visita teve inicio na Praa Santa Cruz da Bica, no Baldo, prximo ao prdio da Cosern, por volta das 08h20min da manh. O professor Joo Valena regente da disciplina O Ensino da Histria no 1grau II fez as orientaes da aula de campo, o mesmo teve como finalidade principal proporcionar aos alunos um melhor conhecimento sobre assuntos pertinentes a Praa Santa Cruz da Bica, como tambm: ao cruzeiro do Norte e do Sul, a Igreja Santo Antnio do Galo, o Museu de Arte Sacra, a Praa Andr de Albuquerque, o memorial Cmara Cascudo, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentao, o Palcio Potengi, a Igreja Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos e a Praa das Mes. No nosso ponto de encontro (Praa Santa Cruz da Bica) houve uma breve contextualizao histrica no qual pudemos observar as transformaes e permanncias ocorridas na cidade ao longo do tempo. Neste momento foi relatado sobre a importncia do Rio Potengi para o abastecimento da cidade e que hoje configura-se como um esgoto a cu aberto que corre abaixo do viaduto do Baldo.

Tambm fizeram parte do relato o fato da cruz original do marco estar enterrada devido a depredaes, assim como a existncia, modificaes e funcionamento de alguns edifcios aos arredores do marco e a fundao de alguns bairros da cidade como Alecrim, Tirol e Petrpolis. O professor iniciou os argumentos pertinentes a aula de campo, mostrando um disco de vinil da banda Os Incrveis, destacando do mesmo o seu ano de fabricao e a empresa fabricante do vinil com o objetivo de fazer a relao do mesmo com os fatos estudados em sala aula sobre a Ditadura Militar no Brasil.

1.0 DESCRIES DA AULA DE CAMPO 1.1. Praa Santa Cruz da Bica


O docente Valena comentou sobre duas cruzes que foram cravadas para demarcar os limites da Cidade do Natal, onde uma cruz foi fixada no extremo norte, na ladeira que leva ao bairro da Ribeira, prximo ao prdio da Ordem dos Advogados do Brasil, na Rua Junqueira Alves, que naquela poca ficou conhecida como Rua da Cruz. Com o passar do tempo, em maro de 1888, a rua passou a se chamar Cons. Joo Alfredo, permanecendo at maro de 1896, quando recebeu o nome de Junqueira Aires que a identifica hoje. A outra cruz foi plantada no extremo sul, margem do Rio Tiuru, tambm chamado Rio da Bica, pois deu de beber a cidade durante muitos anos. Hoje este rio conhecido como Rio do Baldo. A primeira cruz foi desaparecendo com o tempo, a segunda fincada perto do rio do Baldo, foi em seguida transferida para uma parte mais alta ficando, com o tempo, esquecida entre as rvores de um bosque. Na segunda metade do Sculo XIX, os trs irmos Trajano, Lopo e Claudino de Melo, foram colina cortar madeira para construo de casa, e encontraram a cruz escondida entre as rvores. Os irmos, em unio com vrios conhecidos, a retiraram do local e a levaram para o espao em que se encontra hoje, na Praa Santa Cruz da Bica, no Baldo, prximo ao prdio da Cosern. Nesta mesma poca no dia 03 de maio, alguns fiis iniciaram um tero ao lado da cruz em homenagem ao dia de Santa Cruz de Jesus Cristo, mesmo sem a presena de um padre. A partir desta iniciativa a celebrao passou a atrair muitos devotos, tornando-se uma festa popular. Vrias autoridades municipais tentaram preservar este monumento, no entanto, as intempries do tempo e a ao de vndalos acabaram por destruir

aquela relquia histrica, existindo nos dias de hoje, na pequena praa ali erigida, um cruzeiro que guarda alguns fragmentos da pea original. O professor tambm comentou que prximo a Praa Santa Cruz da Bica existia um cabar muito famoso conhecido como cabar de Maria Boa. Maria Boa foi cafetina, e proprietria da mais famosa casa de prostituio que Natal j conheceu, seu estabelecimento foi durante muitos anos o refgio dos homens da cidade do Natal. Jovens, militares, empresrios e figures da poltica local, freqentavam o famoso cabar. 1.2. Igreja Santo Antnio do Galo Aps deixar a Praa Santa Cruz da Bica, que foi o nosso ponto de encontro, seguimos em direo a Igreja Santo Antnio do Galo onde passamos pela Rua voluntrios da Ptria cujo nome original era Beco da Lama, no caminho o professor Joo Valena nos fez observar uma parte do calamento de pedras arrecifes, construes de casas antigas embora nenhuma apresente arquitetura colonial e placas com padres diferenciados representando diferentes dcadas, como a azul da dcada de 60, a de alumnio da dcada de 80 e a branca da dcada de 90. Chegando a Igreja o professor fez alguns comentrios pertinentes a mesma, destacando que ela foi construda no Estilo barroco e foi o terceiro templo catlico erguido na cidade, entre 1766 e 1799. Serviu de quartel da Companhia de Polcia, em 1836, e sediou o Colgio Diocesano, atual Marista. Em Fevereiro de 1948, os capuchinhos instalaram no local o Convento Santo Antonio dos Frades Capuchinhos, sob a beno do arcebispo Dom Marcolino Dantas e Frei Damio. Destacou tambm que esta Igreja conhecida como Igreja do Galo, por causa de um galo de metal que fica no alto de sua torre. Nste convento pudemos visualizar alguns cmodos como o refeitrio, sala de leitura, imagens, quadros e o local onde se encontrava os restos mortais de algumas pessoas.

1.3. Museu de Arte Sacra Aps observar e ouvir os comentrios pertinentes a Igreja Santo Antnio do Galo, fomos ao Museu de Arte Sacra que fica localizado ao lado dessa Igreja. A chegada ao museu se deu aproximadamente s 09 horas e 18 minutos. Observamos que ele possui em seu acervo algumas pinturas, alfaias, oratrios, ourivesaria, indumentrias, objetos de prata utilizados nos cultos religiosos, a bblia em latim e o altar destes. Em seu interior, tambm foi possvel notar a presena de inmeras obras importantes para a memria da cidade como: alguns quadros, entre eles: o de nossa Senhora dos Prazeres do sculo XX. No momento tivemos uma breve explanao do guia sobre algumas imagens que se encontravam sem mos, sobre a representao das cores nas vestes dos padres e sobre alguns objetos utilizados nas missas.

1.4. Igreja de Nossa Senhora da Apresentao Logo aps a visita ao Museu de Arte Sacra seguimos em direo a Igreja de Nossa Senhora da Apresentao, onde o grupo no entrou, pois a Igreja se encontrava fechada, s passamos em frente, e o professor fez alguns comentrios sobre a mesma, ele dialogou sobre a torre da igreja que servia para a comunicao com os navios que chegavam e a populao, pois quando um navio chegava ao porto quem estava na torre j sabia qual era o tipo de navio atracado. A Igreja de Nossa Senhora da Apresentao tambm conhecida como Igreja Matriz ou Catedral Velha, a mais antiga de todas. Foi fundada ainda no final do sculo XX, com a chegada dos primeiros habitantes, e destruda pela ao dos invasores holandeses, sendo posteriormente reconstruda e sucessivamente aperfeioada e restaurada. O vigrio da sua parquia foi Padre Gaspar Gonalves da Rocha.

1.5. Praa Andr de Albuquerque Aproximadamente s 09:30 da manh chegamos ao quinto ponto da nossa visita de estudos a Praa Andr de Albuquerque,onde esse nome se deve ao revolucionrio Andr de Albuquerque Maranho que lutou ao lado dos revoltosos de Pernambuco na revoluo Pernambucana. Andr tambm foi um importante senhor do engenho de Cunha e foi umas das principais figuras da revolta no Rio Grande do Norte, ao lado do Miguel Joaquim de Almeida Castro, mais conhecido como Padre Miguelinho. Em homenagem a esse mrtir , em 1888, a Cmara municipal de Natal mudou o nome da artria chamada de Rua Grande para Praa Andr de Albuquerque. Ao chegar praa foi possvel notar logo nossa frente uma coluna de granito (obelisco), que era o monumento aos mrtires de 1817, nesse monumento encontrava-se tambm: uma placa com a representao da bandeira do Rio Grande do Norte, placas de mrtires e uma placa dos 400 anos de Natal. Da Praa Andr de Albuquerque foi possvel observar o Instituto Histrico e Geogrfico do RN, onde no foi possvel realizar qualquer tipo de estudo em virtude do prdio encontrar-se fechado, mas foi possvel realizar uma avaliao visual da Coluna Capitolina, um monumento romano que estava ao lado daquele local, pois ali encontrava-se envolto por grades evitando a interferncia de vndalos. Essa instituio guardi das tradies e memrias do povo potiguar foi fundada em maro de 1902, numa sala do velho prdio do Atheneu Norte-RioGrandense. A partir de outubro de 1938, o instituto ganhou prdio prprio, situado entre a Igreja de Nossa Senhora da Apresentao e os jardins do Palcio Potengi, na Rua da Conceio, 577.

1.6. Memorial Luis Cmara Cascudo Logo aps deixar a Praa Andr de Albuquerque seguimos em direo ao Memorial Luis Cmara Cascudo famoso artista e conhecido professor, cronista, crtico literrio e folclorista. Quando chegamos ao Memorial, logo na entrada foi possvel observar uma placa que dizia: Quartel de Infantaria divisionria, assim era possvel observar que aquele recinto j pertenceu ao Exercito. No memorial h salas que abordam aspectos estudados pelo mestre em sua vasta obra literria, compostas por painis com fotos e descries que retratam passagens marcantes na vida de Cmara Cascudo. Uma interessante observao que aquele local foi construdo no sculo XIX, para abrigar a delegacia Fiscal, rgo do ministrio da Fazenda, instituio que funcionou at 1955. Em janeiro de 1983, o espao foi transformado em Centro Cultural Cmara Cascudo e foi somente em 1987 que o mesmo transformou-se em Memorial Cmara Cascudo. A administrao do Memorial vinculada Fundao Jos Augusto, rgo cultural do governo estadual. 1.7. Palcio Potengi O Palcio Potengi foi o prximo local visitado pelo grupo, aonde no foi possvel visitar a parte superior do local, pois estava em reforma. Todavia o professor ressaltou que nas salas do piso superior h um acervo de quadros com fotos de vrios interventores do Rio Grande do Norte. A sede do governo estadual funcionou na Fortaleza dos Reis magos (desde 1597 at o sculo XVII); em uma casa defronte na Praa Andr de Albuquerque (de 1679 ate inicio do sculo XIX); no edifcio que foi a Capitania dos Portos (entre 1830 e 1862); em um prdio alugado da Rua da Conceio (de 1862 a 1869); num sobrado alugado na rua Chile ( de 1869 a 1902). Foi somente a

partir de 1902, que o Palcio do Tesouro, que se situa em frente Praa Sete de Setembro, passou a ser chamado de Palcio do Governo, que foi denominado Palcio Potengi em 1954, no governo de Silvio Pedroza; Palcio da Esperana, em 1961, no governo Alusio Alves e Palcio da Cultura entre 1995 e 1998 no governo Garibaldi Alves Filho. Na esquina do Palcio Potengi, observamos o Museu Casa Caf Filho, que foi construdo entre 1816 e 1820 por Jos Alexandre de Melo e foi primeira construo assobradada de propriedade particular em Natal. O docente Valena fez alguns comentrios referentes a este Museu, destacando que o mesmo chamado de Sobradinho e Vu de Noiva, pela forma em declive acentuado de seu telhado. Este prdio, que hoje abriga o Museu Caf Filho, foi residncia at o incio deste sculo, passando a ser sede do Sindicato dos Trabalhadores e da Banda de Msica e Fbrica de Macarro. O museu tem um acervo documental e iconogrfico sobre o norte-riograndense Presidente Caf Filho, incluindo aspectos biogrficos e informaes sobre a vida poltica, com registro de fotos de suas viagens e de suas campanhas, tambm, dispe da biblioteca particular do ex- presidente e de parte do mobilirio de sua residncia, vinda do Rio de Janeiro. . Joo Caf Filho foi um Norte- Rio-Grandense que teve uma projeo

nacional quando assumiu a presidncia da Republica em agosto de 1954 ate novembro de 1955, por ocasio do suicido de Getlio Vargas.

1.8. Igreja Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos Em nosso penltimo local de visita, passamos em frente Igreja Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos, pode-se notar que uma igreja pequena e simples. Ela esta situada no Largo do Rosrio, s/n cidade Alta, com vista para o Rio Potengi e para a Pedra do Rosrio (local onde se encontrou a imagem da Santa Padroeira da cidade). Esta Igreja, tambm o mais antigo templo catlico de Natal capital do Rio Grande do Norte, depois da Igreja Matriz. Sua construo foi concluda em 1774 e sua inaugurao foi em Julho deste mesmo ano. O professor fez alguns comentrios em relao histria desta Igreja, destacando que ela foi construda pelos negros escravos, devotos de Nossa Senhora do Rosrio, pois no era permitido que os negros frequentassem a mesma Igreja dos brancos. Este espao religioso permitiu e incentivou os escravos a organizarem as suas irmandades religiosas se colocando sob a proteo de nossa senhora do Rosrio. O docente tambm fez alguns comentrios sobre casa da Viva Machado que fica prxima a Igreja Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos. Ele argumentou que surgiu um boato na cidade onde diziam que ela oferecia doces s crianas e depois, arrancava os seus fgados para comer. At hoje a histria da Casa da Viva Machado comentada nacionalmente como uma lenda urbana. Atualmente, filhos e sobrinhos residem e cuidam da manso, mas no do declaraes sobre o caso. Maria Amlia Machado ( a viva Machado) faleceu faltando apenas 11 dias para completar seus 100 anos de vida.

1.9. Praa das Mes A Praa das Mes Martha Salem que fica localizada em um Logradouro localizado entre a avenida Cmara Cascudo e a rua Padre Joo Manoel, no Largo Junqueira Aires, no bairro da Ribeira, foi o nosso ultimo ponto visitado. A praa possui um grande painel assinado pelo artista potiguar Dorian Gray . porm satisfeitos com os resultados obtidos atravs da aula de campo.. Ao chegar a este local, pode-se perceber que todos estavam visivelmente esgotados,

2.0. Avaliao

No sistema educacional existem diversos caminhos alternativos para se construir o conhecimento. Acreditamos que a aula de campo um desses caminhos, pois, foi atravs dela que ns, docentes da disciplina O Ensino da Histria no 1 grau II, conseguimos visualizar a teoria dentro da prtica, e ainda, dentro do nosso dia-a-dia. A interdisciplinaridade foi vista por todos que participaram desta aula, no momento em que mediante a nossa reflexo sobre o objeto indicado pelo professor, percebemos que existem diversos fatos histricos importantes na nossa cidade (Natal-RN), que no so valorizados e percebidos no nosso cotidiano. Desta forma, achamos que a aula de campo tornou-se um atrativo integrador do conhecimento. Alm disso, a vivncia promovida na aula nos fez compreender que a atividade realizada em campo constitui-se como atividade de grande relevncia para a formao docente na medida em que fornece subsdios para uma aula de campo, proporciona conhecimentos histricos a respeito da cidade e

sua fundao, permite observao a cerca das transformaes e permanncias ocorridas na cidade, configura-se como uma aula motivadora ao fugir da aula tradicional e dos livros, e reflete a adoo uma nova postura em relao ao patrimnio histrico da cidade e a prpria cidade aps a vivncia. A percepo dos alunos para o mundo no depende apenas da teoria, mas da relao dialtica entre teoria e prtica, por esse motivo avaliamos a aula de campo como uma forma existencial de trazer a realidade para o aluno, facilitando a visualizao e assimilao de conceitos expostos de forma didtica.

REFERNCIAS

AYRTON, Jos. In Da brejeira ao rabo de palha. Cooperativa dos Jornalistas de Natal Ltda. Natal 1986.

FEITOSA, L. Despertando a curiosidade do aluno atravs da problematizao e projetos de aprendizagem. [s.d.]. Artigo (Mestranda, especialista em Educao). Universidade de Alcal. Disponvel em <http://www.webartigos.com/articles/30942/1/Despertando-a-curiosidade-do-alunoatraves-da-problematizacao-e-projetos-de-aprendizagem/pagina1.html>. Acesso em: 06 junho de 2011.

MEMRIA viva. Disponvel em: <http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm> Acesso em: 07 Junho de 2011.

FOTOS EM ANEXOS

Anda mungkin juga menyukai