Anda di halaman 1dari 13

Reflexes sobre a Educao no Pensamento de Hannah Arendt

Ronaldo Callegaro1
Resumo: A partir das obras: A Condio Humana e Entre o Passado e o Futuro este trabalho apresenta um esboo daquilo que Hannah Arendt entende por educao e sua relao direta com espao pblico o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: o do debate poltico, transformado num espao ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inverso de valores: o espao privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espao pblico. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educao norte americana nas dcadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas cincias humanas em detrimento de um ensino cada vez mais voltado tecnicidade do mundo psmoderno, vido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexes tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educao contempornea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretaes que, at ento, esto adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crtico dos modos de pensar, agir e viver tecnicistas, que cada vez mais se impem como nicos e verdadeiros. Palavras-chave: Educao. Debate Poltico. Ps-modernidade. Hannah Arendt. Abstract: From the workmanships: The Condition Human being and Between the Past and the Future this work presents an sketch of what Hannah Arendt understands for education and its direct relation with public space which, according to author, lost its first direction: of the debate the politician, transformed into a busy space for the market, pautado exclusively for the commercial exchanges. He had an inversion of values: the private space, throughout modernity, was taking account of the public space. Arendt, when living deeply the crisis felt in the American education north in the decades of 1960-1970, still points with respect to the solapamento of the calls sciences human beings in detriment of an education each time more come back to the tecnicidade of the world after-modern, eager for human beings endowed with one to know each specialized and utilitarian time more. This left a great existencial and moral emptiness between the men and women. One gives credit that the reflections weaveeed for Hannah Arendt in the field of the philosophy, concerning the problem of the education contemporary, can help to understand other points of view and new interpretations that, until then, asleep and are suffocated in the current debate. Arendt allows the critical questioning in the ways to think, to act and to live tecnicistas, that each true time more imposes as only. Keywords: Education. Debate Politician. After-modernity. Hannah Arendt.

Graduando em Filosofia pela Faculdade Joo Paulo II - FAJOPA. Orientador: Prof. Ms. Orion Ferreira Lima. Email: callegaro.ronaldo@gmail.com.

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

88

A educao o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salv-lo da runa que seria inevitvel no fosse a renovao e a vinda dos novos e dos jovens. (Hannah Arendt)

1. A Educao na Condio Humana: as Esferas do Pblico e Privado Aps discorrer brevemente sobre eventos histricos que marcaram e transformaram a vida do homem no sculo XX (como por exemplo, o lanamento de um satlite, em 1957 ao universo), e tambm sobre o irrestrito desenvolvimento cientfico e tecnolgico com suas possibilidades, limites e perigos engendrados existncia humana, Hannah Arendt2 nos pargrafos finais do Prlogo (de sua obra A condio Humana), afirma que seu objetivo propor uma reconsiderao da condio humana luz de nossas mais novas experincias e nossos temores mais recentes... presentes em nosso tempo. O que proponho, portanto, diz a filsofa, muito simples: trata-se apenas de refletir sobre o que estamos fazendo. O que estamos fazendo, segundo a autora, o tema central do livro que aborda as manifestaes mais elementares da condio humana e que esto ao alcance de todo ser humano: so elas as atividades do labor, do trabalho e da ao. (ARENDT, 2007, pp. 9-14). Hannah Arendt assegura que o homem habita o mundo condicionado pelas trs atividades acima citadas e que elas so a prpria tessitura (ou organizao) da Vita Activa. Para a pensadora, essas atividades se distribuiriam em dois espaos: o pblico e o privado. Com efeito, nos afirma Arendt:

Hannah Arendt nasceu na cidade alem de Hannover em 1906. Suas produes intelectuais (no campo da filosofia e da poltica) de maiores destaques foram os textos: O Conceito de Amor em Santo Agostinho (tese de doutorado apresentada na Universidade de Heidelberg), Origens do Totalitarismo, A Condio humana, Entre o Passado e o Futuro, Eichmann em Jerusalm um relato sobre a banalidade do mal, Sobre a Revoluo, Homens em tempos Sombrios, Sobre Violncia, entre outros. Arendt foi aluna dos mestres Marin Heidegger e Karl Jaspers nas universidades de Marburg e Heidelberg. Atualmente, nos meios acadmicos, reconhecida como uma das maiores filsofas do sculo XX, tambm considerada um dos paradigmas do intelectual engajado, atravs de seu comprometimento em favor das questes e causas judaicas, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua trajetria de vida na Alemanha, durante a dcada de 1930, foi marcada pela perseguio poltica por causa de seu envolvimento com o grupo de resistncia sionista ao nazismo. Em 1940, foge da Frana para os Estados Unidos, depois da ocupao alem. Somente em 1951 torna-se cidad norte-americana, pondo fim a um longo perodo na condio de aptrida. Faleceu em 1975, na cidade de Nova York, vtima de um ataque cardaco.

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

89

Com a expresso vita activa, pretendo designar trs atividades humanas fundamentadas; o labor, o trabalho e a ao. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condies bsicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra. (ARENDT, 2007, p. 15).

Ao tomar como referncia em sua reflexo a Grcia antiga, Arendt enfatiza que na esfera privada estariam compreendidas as atividades do trabalho e do labor. Assim, no mbito privado os homens eram forados a buscar formas de garantir coletivamente sua subsistncia tanto na confeco de alimentos quanto na procriao da espcie humana atravs do labor, que outra finalidade no tem seno a manuteno e reproduo da vida biolgica no homem. Nas palavras de Arendt:
O labor a atividade que corresponde ao processo biolgico do corpo humano, cujos crescimento espontneo, metabolismo e eventual declnio tm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida. A condio humana do labor a prpria vida. (ARENDT, 2007, p. 15).

Alm do labor, Hannah Arendt ainda reconhece outra atividade adstrita esfera privada e componente da Vita Activa especificada por ela de trabalho. Se de um lado o labor visava confeco do que necessrio subsistncia e perpetuao da vida, o trabalho apontava construo do que til e belo. A diferena entre o produto do trabalho e o produto do labor que este ltimo era destrudo to logo fosse produzido, uma vez que se presta apenas manuteno do processo vital do ser humano. Exemplo disso so os alimentos, produtos do labor, transformados em energia para o corpo. J o produto do trabalho, diferentemente do labor, no se presta a criar coisas que se desfaam to logo que sejam criadas. Antes, as criaes perpetradas pelo trabalho visam transcender prpria existncia individual de seu criador. De acordo com a filsofa alem:
O trabalho produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais. A condio humana do trabalho a mundanidade. (ARENDT, 2007, p. 15).

Deste modo, ningum, a priori, construiria uma casa para que ela fosse reduzida h nada em poucas horas, nem produziria ferramentas que se quebrassem logo no incio do trabalho, e ningum, muito menos, criaria um monumento em perpetuao de uma dada memria no intuito de que o mesmo desaparecesse na mesma velocidade
Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

90

da digesto de um organismo vivo. Antes, pelo contrrio, o produto do trabalho feito para durar e, se possvel, durar muito mais que seu criador. Alm do labor e do trabalho, a terceira atividade destacada pela autora diz respeito ao humana. Esta atividade se exerce diretamente entre os homens e corresponde condio humana da pluralidade, pelo fato de que homens (no plural) vivem na Terra e habitam um mundo comum. Esta pluralidade, segundo Arendt, especificamente a condio de toda vida poltica. Viver, neste sentido constitui a experincia de estar entre os homens e morrer, por sua vez, significa deixar de estar entre eles. No entender de Arendt:
A pluralidade a condio da ao humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto , humanos, sem que ningum seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir. (ARENDT, 2007, pp. 15-16).

Conforme a autora, as trs atividades acima descritas possuem ainda estreita relao com as condies mais gerais da existncia humana, ou seja, com as condies de nascimento e morte ou natalidade e mortalidade: em primeiro lugar, porque o labor assegura no somente a sobrevivncia vital do indivduo, mas tambm a vida da espcie; em segundo lugar, porque o trabalho e, em conseqncia, o seu produto (artefato humano) emprestam maior permancia e durabilidade futilidade e fugacidade da vida mortal e ao carter efmero do tempo humano. Em terceiro lugar, destaca-se a ao que, segundo a filsofa, nos possibilita pensar a preservao dos corpos polticos como tambm garante a perpetuao da Histria. E das trs atividades atreladas condio humana de natalidade e mortalidade, a ao a que mais permite a condio humana da natalidade, visto que sempre se encontra a experincia do novo como elemento indissocivel a cada nascimento. Assim, cada criana que nasce traz consigo, intrinsecamente, a potencialidade de agir. Nas palavras de Arendt:
Todas as atividades humanas possuem um elemento de ao e, portanto de natalidade. Alm disso, como a ao a atividade poltica por excelncia, a natalidade, e no a mortalidade pode constituir a categoria central do pensamento poltico em contraposio ao pensamento metafsico. (ARENDT, 2007, pp. 16-17).

Na esfera privada, onde se pratica o trabalho e o labor, o homem constantemente lembrado de sua fragilidade, de sua necessidade de sobreviver e,

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

91

portanto, de sua condio de mortal na medida em que obrigado a exercer atividades que lhe preservem a vida enquanto indivduo e enquanto espcie. Por isso, enquanto est sujeito s necessidades, o homem, para os gregos, no possui liberdade. Arendt fundamenta esta discusso recorrendo a Aristteles, o qual afirmava que a liberdade seria constituda de quatro elementos bsicos: o status, a inviolabilidade pessoal, a liberdade de atividade econmica e o direito de ir e vir. Na medida em que era escravo de suas necessidades, o homem devia trabalhar e laborar, exercendo, desta forma, atividades econmicas que certamente lhe subtraiam a liberdade. A soluo dada pelos antigos para este problema da liberdade aparece nas reflexes de Arendt com o seguinte argumento:
O que todos os filsofos gregos tinham por certo, por mais que se opusessem vida na polis, que a liberdade situa-se exclusivamente na esfera poltica; que a necessidade primordialmente um fenmeno pr-poltico, caracterstico da organizao do lar privado; e que a fora e a violncia so justificadas nesta ltima esfera por serem os nicos meios de vencer a necessidade por exemplo, subjugando escravos e alcanar a liberdade. Uma vez que todos os seres humanos so sujeitos necessidade, tm o direito de empregar a violncia contra os outros; a violncia o ato pr-poltico de libertar-se da necessidade da vida para conquistar a liberdade no mundo. (ARENDT, 2007, p. 40).

A escravido, a subsuno de um homem a outro, portanto, era uma prtica corrente e legitimada na Antigidade. Entendia-se que por mais desumana que fosse a escravido, estar preso s necessidades era no ter uma existncia autenticamente humana, afinal, qualquer animal est preso s necessidades. Uma existncia autenticamente humana, os gregos antigos acreditavam, forava os homens independncia das necessidades prementes de trabalhar e laborar, o que s seria possvel se algum trabalhasse em seu lugar. Nada mais lgico assim, no contexto antigo, do que escravizar algum para se conquistar a liberdade, objetivo primordial buscado pelos gregos. Liberdade esta necessria para a ascenso esfera pblica, ao espao da poltica, da ao. Deste modo, escravizando outros homens, os antigos tinham tempo para dedicar-se a questes mais elevadas do que suas elementares necessidades biolgicas. Na esfera pblica o homem podia realizar e falar o que ningum ainda realizara ou falara, isto , trazer tona o novo em ao e discurso, de sorte que ao faz-lo, cada um podia tornar-se imortal, e, assim, estar um pouco mais prximo dos deuses, seno
Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

92

em sua eternidade, certamente em sua imortalidade. A Histria como cincia (ARENDT, 2001), no contexto antigo, serve para imortalizar grandes palavras e atos de homens e povos, elevando-os a um nvel de existncia um pouco mais digno do que a mera subsistncia da vida. Contudo, a partir do que j foi comentado, pode-se indagar: o que exatamente seria a ao e o que seria o espao pblico, no pensamento arendtiano? Por ao, a filsofa entende a atividade exercida entre os homens, a prpria expresso do ser destes, que sem o discurso que a acompanha, ficaria totalmente desprovida de sentido. O espao pblico, neste contexto, poderia ser entendido enquanto a prpria realidade circundante na qual tudo o que vem ao pblico pode ser visto e ouvido por todos, isto , seria a totalidade dos fenmenos apreendidos por todos e que reconhecida enquanto realidade. Hannah Arendt acreditava que s possvel dar um significado ao mundo, na medida em que os homens tomarem conscincia de que o mundo, este mundo no qual vivemos, resultado de artefatos humanos que trazem em seu bojo individualidades, que somadas formam um constructo coletivo. Tem-se assim, demarcada a linha que divide o espao privado do pblico. Enquanto o primeiro o lcus da violncia destruio do alimento no labor; destruio da matria na confeco do que til ou belo; a prpria condio de escravido , o outro (o espao pblico) o lcus da ao, da liberdade, da imortalidade e da pluralidade daqueles que habitam em p de igualdade um mundo comum. Porm, a ao humana possui um carter de imprevisibilidade e produz, concomitantemente, resultados irreversveis na teia de interaes humanas na esfera pblica. Da a importncia da faculdade de julgar: Hannah Arendt viu no juzo a capacidade de avaliar o teor e os impactos de nossa ao em meio pluralidade humana e a capacidade de dar-lhe certo controle por meio das leis e, assim, ajudar a preservar a esfera pblica dos efeitos nefastos que podem adquirir determinada ao ou discurso. Em suma, pode-se concluir, a partir das reflexes tecidas por Arendt, que a vida pblica, isto , o prprio mundo, um constructo coletivo, elaborado por meio do senso comum, que tambm se presta para julgar, discernir e manter a tica, a moral e a lei no espao pblico e, assim, assegurar sua sobrevivncia s presentes e futuras geraes. a partir da emergncia da modernidade que se observa a profanao deste

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

93

senso comum, abrindo assim, a possibilidade de crise do mundo, da realidade e em todos os mbitos da existncia humana. Com o solapamento do espao pblico, transformado na modernidade em mercado, emerge a crise da educao como um dos espaos da vida pblica.

2. A Modernidade e a Perda do Senso Comum: o Declnio da Poltica Ao pensar o espao pblico como uma construo coletiva, onde todos so responsveis pela sua perpetuao e durao, como lcus do debate e da ao poltica, Arendt chama a ateno para a importncia do conceito de senso comum como uma ferramenta inerente ao esprito humano que, juntamente com os cinco sentidos, permite uma avaliao do que venha ser o real, a realidade ou mundo. importante notar que se as experincias dos sentidos so totalmente individuais, visto que o olhar do outro sobre o mundo no o mesmo que o meu como tambm seu paladar acerca de algo. Por outro lado, o senso comum que permite dar a estas experincias totalmente subjetivas dos sentidos um carter de objetividade. Neste sentido, ento, vale dizer que o mundo, que aqui entendido como sendo o espao pblico onde tudo pode ser visto e ouvido por todos, um constructo coletivo, ou seja, partilhvel intersubjetivamente e capaz de construir um senso de mundo. A questo que no contexto histrico do sculo XVII a tradio ocidental foi assaltada por uma avalanche de racionalismo que lanou o senso comum beira da marginalidade na construo do conhecimento humano. Na poltica sabemos que o senso comum s pode trabalhar com o real, isto , com o mundo dos entes concretos apresentados aos sentidos. No entanto, a partir do sculo XVII, o racionalismo, deveras notrio na obra de Descartes, buscou afirmar a total predominncia a priori das idias sobre a realidade sensvel. Foi justamente neste solo idealista que Descartes fundou sua teoria do conhecimento. Descartes renega os sentidos, valorizando de sobremaneira o ato puro do pensamento. Para o filsofo de La Fleche, os sentidos no garantem obter o conhecimento seguro acerca da realidade do mundo e, portanto, deveriam ser rejeitados. Com efeito, nos afirma Descartes:

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

94

Tudo o que recebi, at o presente momento, como o mais verdadeiro, aprendi-os dos sentidos ou pelos sentidos; ora experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos e que no de prudncia nunca se fiar inteiramente em quem j nos enganou uma vez. (DESCARTES, 1999, p. 118).

Na filosofia cartesiana, o primado da razo sobre os sentidos se justifica a partir da metafsica. Ao atingir a certeza do Cogito, Descartes chega a certeza de Deus e postula que s possvel crer na existncia do mundo fsico por meio desse Deus, que no enganador. A existncia de Deus me permite converter a necessidade subjetiva em necessidade objetiva. Nas palavras de Descartes:
[...], pois, em primeiro lugar, aquilo mesmo que h pouco tomei como regra, a saber, que as coisas que concebemos mui clara e distintamente so todas verdadeiras, no certo seno porque Deus ou existe, e um ser perfeito, e porque tudo o que existe em ns vem dele. (DESCARTES, 1999, p. 72).

Neste contexto, qual seria ento o papel do senso comum? Podemos afirmar que nenhum, sem sombra de dvidas, na medida em que sua matria prima, o testemunho dos sentidos, esteve simplesmente ignorada. Ora, como poderia em tal contexto continuar vivo o espao pblico, se seu agente construtor, o senso comum, e, por extenso, seu alimentador, os sentidos, simplesmente so renegados a uma posio subalterna no esprito humano? No pensamento arendtiano a capacidade do homem de aplicar os princpios morais e ticos s questes prticas pertinentes ao humana, determinada pelo senso comum, sinnimo de bom senso e juzo. Conclui-se assim que o racionalismo cartesiano que ensinou o ocidente a desconfiar dos sentidos e do senso comum, acabou por destruir no apenas o sentido de mundo ou de realidade o que permite pensar em termos de espao pblico como tambm destruiu a concepo de verdade inerente a este espao. Deve-se ter em mente que, contrariamente ao filsofo, cuja verdade s se pode vislumbrar no mais secreto recndito do pensamento humano, a verdade na esfera pblica todo evento, em palavras e aes, que possa ser visto e ouvido por todos, testemunhados pelo senso comum e pelos sentidos de todos. Assim, o declnio da verdade do homem comum da esfera pblica se d na medida em que sua origem, o senso comum e os sentidos, so renegados a um papel secundrio frente solitria reflexo filosfica que prescinde

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

95

destes meios para atingir uma verdade, na maioria das vezes, puramente inteligvel e, de tal modo, independente da pluralidade dos homens. assim que ao pensamento arendtiano, o modus cogitandi da filosofia cartesiana que perpetua na tradio ocidental a predominncia das idias sobre o senso comum, acabou por contribuir juntamente com a expropriao da acumulao capitalista , para o isolamento do homem moderno da esfera pblica, o espao da ao e da liberdade, subsumindo assim sua ao s atividades da esfera privada: o trabalho e o labor. Se no mundo contemporneo, a vitria do labor e do trabalho corroborada pela diluio do espao pblico e, conseqentemente o declnio do universo da ao, atividade por excelncia humana, como pensar a educao neste contexto? Na prxima seco, ir se abordar a crise na educao, considerando-a resultado de todo um processo histrico-social de fragmentao da ao.

3. Crise na Educao Em sua obra Entre o Passado e o Futuro, Hannah Arendt fez uma observao um tanto quanto alarmante a qualquer educador ao afirmar que a educao americana passava por uma crise no final dos anos 60. Crise entendida por ela como tendo correlao direta com a crise da repblica norte-americana. interessante notar que Arendt escreve suas reflexes sobre a crise na educao americana no contexto histrico ps Segunda Guerra Mundial, em que Theodor Adorno tambm tenta compreender como possvel pensar a educao aps Auschwitz, isto , aps o horror. Atravs de um esquadrinhamento crtico e apurado da sociedade

contempornea em todos os seus mbitos desde a deturpao dos conceitos de autoridade e disciplina na educao tradicional pela ambigidade das relaes de poder, pautadas na coero e severidade, passando pela desumanizao posta pelo modo de produo econmico capitalista (a coisificao do ser humano), problematizando tambm o conhecimento legitimado como cientfico e tcnico que, no entanto, deram suporte para o genocdio , Adorno defende a tese de que a primeira exigncia para se pensar a educao, que Auschwitz no se repita. Nas palavras de Adorno:

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

96

A exigncia que Auschwitz no se repita a primeira de todas para a educao. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio no ser possvel nem necessrio justific-la. No consigo entender como at hoje mereceu to pouca ateno. Justific-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca conscincia existente em relao a essa exigncia e as questes que ela levanta provam que a monstruosidade no calou fundo nas pessoas, sintoma da persistncia da possibilidade de que se repita no que depender do estado de conscincia e de inconscincia das pessoas. Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importncia frente a essa meta: que Auschwitz no se repita. (ADORNO, 1995, p.119).

Contudo, retomando as reflexes de Arendt, possvel afirmar que a educao contempornea estaria colocando todas as regras do juzo humano normal parte, causando assim um deterioramento deste mesmo juzo. Este juzo em processo de corrupo, para Hannah Arendt, seria o prprio senso comum, por meio do qual os cinco sentidos individuais esto adaptados a um nico mundo comum a todos ns e com a ajuda do qual (do senso comum ou juzo humano) nele (mundo) nos movemos. Assim,
[...] o fato importante que, por causa de determinadas teorias, boas ou ms, todas as regras do juzo humano normal foram postas de parte. Um procedimento como esse possui sempre grande e perniciosa importncia, sobretudo em um pas que confia em to larga escala no bom senso em sua vida poltica. Sempre que, em questes polticas, o so juzo humano fracassa ou renuncia tentativa de fornecer respostas, nos deparamos com uma crise; pois essa espcie de juzo , na realidade, aquele senso comum em virtude do qual ns e nossos cinco sentidos individuais esto adaptados a um nico mundo comum a todos ns, e com a ajuda do qual nele nos movemos. O desaparecimento do senso comum nos dias atuais o sinal mais seguro da crise atual. Em toda crise, destruda uma parte do mundo, alguma coisa comum a todos ns. A falncia do bom senso aponta [...] o lugar em que ocorreu esse desmoronamento. (ARENDT, 2002, p. 227).

Neste sentido, para que se possa compreender a correlao entre alienao da esfera pblica e a crise da educao, deve-se ter em mente o conceito de autoridade tal como os romanos a concebiam. Para eles, autoridade, em latim, auctoritas, significava a obrigatoriedade que cada nova gerao tinha diante de si e do mundo em dar continuidade ao que os antepassados iniciaram. No caso de Roma, os antepassados haviam iniciado a repblica, cabendo a cada gerao, dar continuidade a esta fundao. Deste modo, garantir a perpetuao do espao pblico no hoje da histria, assim como fizeram os povos gregos e romanos, dever de cada nova gerao que dele
Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

97

se utiliza, perpetuao esta que deve estar sob responsabilidade dos adultos de cada gerao. Contudo, pode-se perguntar: qual o papel da educao neste contexto? Cremos, a partir das reflexes de Arendt que a educao deve justamente preparar cada nova gerao, ainda em sua infncia, a assumir a responsabilidade que seus pais, avs e bisavs (as geraes passadas) tiveram de assumir antes dela. No entanto, o problema est no fato de que o homem moderno ao se alienar e destruir o sentido grego da esfera pblica solapou a responsabilidade das geraes que deveriam cuidar do espao reservado ao e ao discurso. Elas simplesmente se eximem de tal empreitada. Nessa perspectiva assistimos a tecnizao e fragmentao do saber como meios que e corroboram a vitria do labor e do trabalho. Em A Condio Humana, Arendt enfatiza que a modernidade teria no apenas afastado o homem da vida poltica, mas transformado o espao pblico em espao privado. Isto notvel no equacionamento da ao conceito terminantemente poltico com trabalho e labor. como se a repblica se transformasse em um grande lar domstico, onde o exerccio da vida pblica consistisse em gerenciar trabalho e labor. Em tal estado de coisas, o conceito latino de autoridade entrou, bvio, em declnio juntamente com o espao pblico. em semelhante contexto de crise do espao pblico e, consequentemente, da autoridade, que os adultos, (e isto inclui os educadores), no querem mais exercer o seu papel de instruir as crianas e jovens acerca do mundo, e da responsabilidade que as palavras e aes humanas assumem nele. Neste sentido, a autoridade foi recusada pelos adultos, e isso somente pode significar uma coisa: que os adultos se recusam a assumir a responsabilidade pelo mundo ao qual trouxeram as crianas. Portanto, a qualificao do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca dele. A autoridade do educador se assenta assim na responsabilidade que ele assume por este mundo de sorte que qualquer pessoa que se recuse assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo, no deveria ter crianas, e melhor seria proibi-la de tomar parte em sua educao. (ARENDT, 2001). nesse quadro que Arendt assiste, na Amrica do Norte, ao declnio da educao pari passu ao declnio do Estado-Nao norte-americano. A alienao do homem moderno do espao pblico levou-o a recusar e no assumir sua responsabilidade para com este espao, fazendo dele um irresponsvel frente s futuras

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

98

geraes que no estaria apreendendo qual deveria ser a atitude correta frente ao espao comum da ao e do discurso. Em resposta a este adulto sem autoridade, a educao, na viso de Arendt, teria fragmentado nocivamente o mundo da criana do mundo adulto. A criana na educao pragmtica apreende o mundo em partes segmentadas de forma utilitarista e funcionalista sem comprometimento com a vida adulta. Nesta situao, ao invs de se aproximar a criana do adulto e faz-la perceber que um dia ela tambm vai crescer e ter que assumir as responsabilidades que lhe so inerentes no s vida privada, mas tambm vida pblica, ela fica isolada deste processo de preparao para a fase adulta, faltando-lhe, desta maneira, o modelo necessrio do que ser um adulto responsvel com o mundo pblico e com o bem comum. Nota-se assim, no pensamento de Hannah Arendt, uma estreita correlao entre a crise do espao pblico prpria da era moderna , a crise da autoridade a ele inerente e, por extenso, a atual crise no sistema educacional.

4. Consideraes Finais Ao considerar a crise da educao, Arendt nos faz pensar que esta no apenas se encontra exposta aos ataques avassaladores do tecnicismo utilitarista, mas decorre diretamente do desfalecimento da esfera pblica, culminando na vitria do labor e do trabalho. Atrelada a perda de sentido do espao pblico encontra-se tambm o desvirtuamento dos conceitos de autoridade, liberdade, tradio que, para o mundo grego, eram sinnimos de responsabilidade e cuidado para com os valores histricos do homem. A atual crise desferida sobre a educao pode se fazer sentir pelo comportamento de muitos jovens que se recusam a manter com as geraes passadas um vnculo de conservao das tradies, de maneira especial o respeito autoridade, entendida aqui no como agente de coero, mas como referncia dos valores ticos e morais de uma sociedade. No entender de Arendt (2001), o problema da educao no mundo moderno est no fato dela no poder abrir mo do uso da autoridade, nem da tradio (na acepo

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

99

antiga dos termos), e ser obrigada, apesar disso, a caminhar em um mundo que no mais estruturado nem pela autoridade nem tampouco mantido coeso pela tradio. No entanto, a educao constitui o palco no qual podemos tornar nossa ao significativa. por meio dela que decidimos se devemos ou no amar nossos educandos a ponto de no segreg-los de nosso mundo, deixando-os merc da prpria sorte. No obstante, por meio da educao que podemos pensar a constituio de um sujeito autnomo, capaz de empreender coisas novas, na difcil tarefa de transformao do mundo.

Referncias ADORNO, Theodor W. Educao aps Auschwitz. In: ______. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995, pp. 119-138. ARENDT, Hannah. A Condio Humana. So Paulo: Editora Forense-Universitria, 10 edio, 2007. ______. A Dignidade da Poltica. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumar, 3 edio, 2002. ______. Entre o Passado e o Futuro. So Paulo: Editora Perspectiva, 5 edio, 2001. CORREIA, Adriano. Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. (coleo Passo a Passo) DESCARTES, Ren. Meditaes. Discurso do mtodo. Objees e respostas. As paixes da alma. In: ______.Obra Escolhida. Traduo de Bento Prado Jnior. Prefcio e notas de Grard Lebrun. So Paulo: Abril Cultural, 1991.

Vol. 2, n 2, 2009. www.marilia.unesp.br/filogenese

100

Anda mungkin juga menyukai