Anda di halaman 1dari 3

28/03/2011

A CONCILIAO DOS ESTOQUES

Tamanho do Texto + | tamanho do texto -

A CONCILIAO DOS ESTOQUES Reinaldo Luiz Lunelli* Estoques so os valores referentes s exigncias de produtos acabados, produtos em elaborao, matriasprimas, mercadorias, materiais de consumo, servios em andamento e outros valores relacionados s atividades-fins da entidade. O termo "estoque" refere-se a todos os bens tangveis mantidos para venda ou uso prprio no curso ordinrio de negcio, bens em processo de produo para venda ou para uso prprio ou que se destinam ao consumo na produo de mercadorias para venda ou uso prprio. Os ESTOQUES esto representados por materiais diversos, que devem estar subdivididos em contas de conformidade com a sua finalidade. Na INDSTRIA - So comuns nas indstrias os estoques de matrias primas destinadas produo, de produtos em elaborao e de produtos acabados; podem existir estoques de conjuntos a serem utilizados na produo, que podem ser fabricados por terceiros. No COMRCIO - So comuns os estoques de mercadorias para revenda. Estas mercadorias esto nas lojas em pequenas quantidades. As quantidades mais significativas geralmente esto em Depsitos Fechados (no abertos ao pblico consumidor). Muitas empresas tm transformado esses Depsitos Fechados em lojas abertas ao pblico por estarem situados na periferia das grandes cidades onde os custos de locao so menores e mais fcil o estacionamento de veculos. Nas PRESTADORAS DE SERVIOS - So comuns os estoques de peas de reposio para utilizao nos servios a serem prestados. A contabilizao dos Estoques deve ser efetuada em contas apropriadas de conformidade com a funo e o funcionamento de cada uma. Seguindo o conceito de liquidez, o subgrupo estoques classifica-se no Circulante, aps os outros crditos. Todavia, podero haver casos de empresas que tenham estoques cuja realizao ultrapasse o exerccio seguinte, assim deve haver a reclassificao dos estoques para o Realizvel a Longo Prazo, em conta parte. Os estoques de peas de reposio tambm so comuns nas empresas. Quando se tratar de estoques para reposio de mveis, utenslios e instalaes estes devem estar contabilizados no REALIZVEL DE LONGO PRAZO, dentro do grupo Ativo No Circulante. CONCILIAO O saldo das contas deve conciliado mensalmente por ocasio do levantamento dos balancetes e balanos ou em perodos menores. Eventuais diferenas devem ser regularizadas pelo menos por ocasio do levantamento de balancetes e balanos, quando ento se far o lanamento de acerto dos saldos.
portaldecontabilidade.com.br//concil 1/3

28/03/2011

A CONCILIAO DOS ESTOQUES

INVENTRIO Os subttulos da conta Estoques devem ser inventariados pelo menos mensalmente por ocasio do levantamento dos balancetes e dos balanos patrimoniais ou intermedirios. Para tal deve ser lavrado termo de apurao, efetuada por profissional estranho aos dos almoxarifados. Os valores constantes do Termo de Apurao devem ser comparados com a escriturao contbil, e caso sejam apuradas diferenas entre os valores inventariados e os contabilizados, devem ser apuradas as razes dessas diferenas, atribudas as responsabilidades e contabilizados os ajustes. AVALIAO Os estoques de mercadorias, matrias-primas, outros materiais e componentes so avaliados pelo custo de aquisio, atualizado monetariamente, ou pelo valor de mercado, quando este for menor. (NBC 4.2.3.1) Os estoques de produtos acabados e em elaborao e os servios em andamento so avaliados pelo custo de produo, atualizado monetariamente, ou valor de mercado quando este for menor. (NBC 4.2.3.2) Os estoques obsoletos ou inservveis so avaliados pelo valor lquido de realizao e os estoques invendveis devem ser baixados. (NBC 4.2.3.3) Os estoques de animais e de produtos agrcolas e extrativos, destinados venda podero ser avaliados pelo valor de mercado, quando atendidas as seguintes condies: (NBC 4.2.3.4) a) que a atividade seja primria; b) que o custo da produo seja de difcil determinao; c) que haja um efetivo mercado que possibilite a liquidez imediata desse estoque e que valide a formao do seu preo; d) que seja possvel estimar o montante das despesas de realizao de venda. Os estoques devem ser avaliados pelo seu preo de custo no sistema PEPS - Primeiro a Entrar o Primeiro a Sair ou no sistema de Custo Mdio. OUTRAS CONSIDERAES As sucatas e os subprodutos so as sobras, pedaos, resduos, aparas e outros materiais derivados da atividade industrial que tm como caracterstica nascerem do processo da produo. A diferena entre um e outro reside no fato de que a sucata no tem um mercado garantido de comercializao e os preos bastante incertos enquanto os subprodutos tm condies de demanda e de preos bons. Contabilmente, os custos incorridos nos bens sucateados devem ser agregados aos custos de fabricao dos produtos bons aproveitados. No caso de sucatas que no sejam relativas ao processo de produo, os seus custos devem ser retirados do custo de produo e lanados como perdas no resultado do perodo. Os estoques de sucata a serem comercializados existiro fisicamente, devendo ser controlado pela empresa, no entanto, no ter valor contbil. Por ocasio da comercializao das sucatas, o valor da receita ser reconhecido nesse momento no resultado no subgrupo "outras receitas operacionais". Os estoques de produtos agrcolas, animais e extrativos podero ser avaliados aos preos correntes de mercado, conforme as prticas usuais em cada tipo de atividade.
portaldecontabilidade.com.br//concil 2/3

28/03/2011

A CONCILIAO DOS ESTOQUES

Este texto parte da obra Manual Prtico de Contabilidade, que pode ser adquirida com atualizao garantida por 12 meses. Conhea tambm outras publicaes tcnicas no site Portal de Contabilidade. * Reinaldo Luiz Lunelli contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitrio, autor de diversos livros de matria contbil e tributria e membro da redao dos sites Portal Tributrio e Portal de Contabilidade.

Contabilidade | Publicaes Contbeis | Cursos | Temticas | Normas Brasileiras Contabilidade | Glossrio | Resolues CFC | Guia Fiscal | Tributao | Simples Nacional | Modelos de Contratos | Balano Patrimonial | Legislao Contbil | Programas | Revenda e Lucre | Normas Legais | Boletim Contbil | Boletim Trabalhista | Boletim Tributrio | Guia Trabalhista | Guia Tributrio | Publicaes Jurdicas

portaldecontabilidade.com.br//concil

3/3

Anda mungkin juga menyukai