Anda di halaman 1dari 74

ALESSANDRA AYRO MARTINS

UM ESTUDO DA AUTO-ESTIMA E SUA RELEVNCIA PARA A IGREJA COMO COMUNIDADE TERAPUTICA

Universidade Metodista de So Paulo So Bernardo do Campo dezembro de 2006

ALESSANDRA AYRO MARTINS

UM ESTUDO DA AUTO-ESTIMA E SUA RELEVNCIA PARA A IGREJA COMO COMUNIDADE TERAPUTICA

Trabalho de Concluso de Curso com vistas obteno de grau do Curso de Teologia da Faculdade de Teologia Universidade Metodista de So Paulo.

Universidade Metodista de So Paulo So Bernardo do Campo Dezembro de 2006

FOLHA DE APROVAO

A Comisso tendo examinado o presente trabalho de concluso de curso o considera:

______________________________

__________________________ Orientador: James Farris

___________________________ Leitor: Nicanor Lopes

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a duas grandes mulheres: minha me e minha Av Alice Ayro (in memorian). A minha me que foi a pessoa que mais confiou em mim, que sempre me incentivou acreditando e apoiando-me nos momentos mais difceis, demonstrando o seu amor e carinho. voc me, que uma mulher forte, batalhadora, lutadora, carinhosa e amorosa seja toda a minha gratido e amor. Eu te amo muito.

AGRADECIMENTOS

Deus que me chamou para exercer o ministrio pastoral, que cuidou e me deu fora para vencer os obstculos da vida e vencer mais essa etapa. minha famlia que sempre esteve presente nessa caminhada. minha me, Solange Gonalves Ayro, que foi incansvel em me ajudar com palavras e atitudes que demonstram o seu amor e a sua confiana. Me a voc seja todo o meu amor, carinho e respeito, as palavras no so o suficiente para expressar a minha alegria por ter voc na vida, na minha histria. Ao meu padrasto, Gelbes dos Santos, que se revelou um grande amigo em toda a caminhada estando sempre disposto a me ouvir e me compreender. Gelbinho muito obrigado por voc me compreender e ser mais que um pai, sendo um grande amigo. Ao meu pai Jos Luiz Pereira s minhas irms: Andria (Dedeia), Anglica (Gelinha) e Aleane (Preta) que so mais que irms so amigas. Valeu pelo carinho e amor de cada uma de vocs, vocs so muito importantes para mim e, por isso, sou eternamente grata a Deus pelas irms que tenho e pelos sobrinhos lindos (Orlando e Iago) que vocs me deram e tambm pelo sobrinho/a que est a caminho que eu j o amo muito tambm.

6 Agradeo tambm aos meus cunhados: Alex, Wagner e Landerson. Sei que em alguns momentos nos estranhamos, mas quero que saiba que eu amo muito vocs, principalmente pelos sobrinhos lindos que tenho. minha linda Vov paterna que sempre demonstrou o seu desejo de vitria para minha vida. Vov agradeo a Deus pela sua vida, por ter voc para dividir a alegria de mais uma etapa conquistada. todas as minhas tias e tios que estiveram acompanhando essa etapa, que estiveram orando e que acreditando que essa vitria tornaria-se possvel. Muito obrigado pelo cuidado e confiana depositada. s primas e primos que em muitos momentos foram mais que famlia foram amigos/as com quem eu pude compartilharam as conquista e experincias que ocorreram no decorrer dessa etapa da vida. Ao Alexandre Alves da Silva (Meu Nego Lindo) que sempre demonstrou o seu amor e cuidado, que foi um grande amigo nos momentos de crise porque o seu amor me fortalece. Sem voc eu no teria conseguido vencer. Obrigado por fazer parte da minha vida, pois, sem a sua companhia e palavras de motivao essa vitria no seria possvel. Agradeo a Deus pela vida da Igreja Metodista em Itaocara que acreditou no meu chamado e depositou a sua confiana em mim. Obrigado amada Igreja pelas ricas experincias vivida com vocs, a todos os irmos/s seja o meu carinho e amor. Vocs so muito importantes e sempre estaro gravados em meu corao e em minha histria.Amo vocs. Igreja Metodista de Mogi das Cruzes que me acolheu com muito carinho proporcionando novas experincias. Igreja Metodista de So Caetano que abriu as suas portas para que eu pudesse cumprir os meus estgios possibilitando um amadurecimento e crescimento na vida pessoal, espiritual e ministerial. Muito obrigado a todos os irmos/s que me ensinaram muito, vocs foram e sero importantes na minha vida, na minha caminhada.Amo vocs. Aos colegas da faculdade que passaram junto comigo essa caminhada. Vocs estaro em minha memria e histria. Deus os abenoe e obrigado pela companhia durante os quatro anos.

7 Aos meus amigos e amigas do grupo de trabalho da faculdade. Nria (a mais modesta) que esteve presente em todos os momentos dessa etapa e foi uma das pessoas com quem compartilhei as minhas crises (que no foram poucas, voc sabe disse); voc uma pessoa maravilhosa e agradeo a Deus pela sua amizade, valeu amiga. Thelminha que uma pequena mulher em sua estatura, mas, que se revelou uma grande amiga nesses quatro anos; valeu pela amizade e a ajuda. Silvia que uma amiga e tanto e que mulher e no desiste nunca; obrigado pela sua companhia nas horas de buscar gua no posso de Jac e em todas as outras situaes, agradeo a Deus pela oportunidade de poder reconhec-la nesse ltimo ano e construirmos uma amizade mais slida. Zuleine que uma pessoa muito divertida e amiga; obrigado pelo seu carinho e amor, saiba que a sua amizade muito importante para mim. Ao Luciano (bispo) que um cara muito companheiro; valeu amigo pela companhia e fora durante essa etapa. Ao Leandro (Presuntinho/Bispo) que foi o amigo que me fez companhia na minha primeira vinda a So Paulo (lembra disso?) e um excelente representante de turma; Deus abenoe o seu ministrio e tenha cuidado com o Porco. Ao Vincius (Vina) que um cara gente fina e um grande amigo; muito obrigado pela sua amizade e pelo seu apoio, foi muito bom trabalhar com voc na cantina, foram altos papos, foi um tempo muito bom, apesar das bombas (voc sabe qual). Ao Alexandre (Fei) que desde o prteolgico se revelou uma pessoa muito prestativa (lembra que voc me deu a sua apostila), divertida e amiga; valeu amigo pela oportunidade de viver essa etapa junto com voc e principalmente pelo Tutu. A todos vocs, meus amigos de grupo de trabalho da facul, quero que saibam que eu os amo muito e que estaro sempre guardados em minha memria, minha histria e em meu corao. VOCS SO PESSOAS MARAVILHOSAS, PRESENTES DE DEUS PARA MINHA VIDA. A minha amiga Patrcia Eugnio pelos nossos altos papos, pelos momentos agradveis em sua casa com outros amigos, como as noites que degustamos um delicioso biscoito. Muito obrigado Patty pelo seu carinho, voc uma pessoa muito querida. Pastora e amiga Ana Paula pelas caminhadas gostosas para espairecermos a mente. Valeu Aninha pela companhia nos nossos anos de estudantes juntas, muito obrigado por fazer parte do seu ciclo de amizades, valeu mesmo.

8 Agradeo a Patrcia Marques e Cristina que me ajudaram no momento crucial da minha vida. Valeu muito meninas por terem me acolhido na casa de vocs, sem vocs eu no teria conseguido. minha chefa opressora Cida (brincadeirinha). Valeu Cida pelo apoio, voc muito especial, se cuida e pode contar comigo. Aos amigos e amigas que tambm passaram pela Comunidade Pombalina e fizeram parte da minha histria. Obrigado por tudo, valeu galera. VALEU POMBAL. As minhas Cunhadinhas Joyce e Kelly pelo carinho e palavras de incentivo no Orkut, e claro pelas nossas maravilhosas viagem, Quando vai ser a prxima? Deus as abenoe, amo muito vocs. Agradeo a irm Carmita, Rita e Mrcia que so pessoas maravilhosas, que estiveram sempre orando por mim, sendo minhas intercessoras. Muito obrigado porque sem a intercesso de vocs eu no teria conseguido. Deus as abenoe. Aos meus professores/as que possibilitaram um crescimento de vida, provocando crises que me fizeram crescer. Ao Prof. Otoniel que foi um grande amigo nos momentos em que precisei. Obrigado Otoniel pelo apoio. Ao Bispo Geoval Jacinto que uma pessoa maravilhosa que me acolheu de forma muito carinhosa na faculdade sendo um pastorzo e amigo. Obrigado pelo carinho e preocupao. Agradeo ao meu orientador que ajudou na formao deste trabalho e que sem a sua orientao a concluso desse trabalho no seria possvel. Ao meu Tutor e leitor Nicanor Lopes que gente boa e autoridade mxima e que estava sempre disponvel a ajudar quando solicitado. Muito Obrigado e que Deus continue abenoando a vida e ministrio de vocs. Ao meu Pastor Carlos Roberto Queiroz por acreditar e confiar em mim. Agradeo a Deus pela sua vida que um exemplo para mim, obrigado pelo carinho e cuidado. Agradeo a Deus por todas as pessoas que direta ou indiretamente contriburam para que eu conquistasse essa vitria. Muito obrigado.

SUMRIO

Introduo________________________________________________________________ 11 Captulo 1 O que auto-estima? ______________________________________________ 13 1 Auto-estima em uma perspectiva psicolgica ________________________________ 13 1.1 Encontro consigo mesmo_____________________________________________ 17 1.2 Encontro com o outro _______________________________________________ 19 1.3 Encontro com a dimenso espiritual ____________________________________ 22 2 Auto-estima em uma perspectiva bblico-teolgica____________________________ 24 2.1 Encontro consigo mesmo_____________________________________________ 26 2.2 Encontro com o outro _______________________________________________ 28 2.3 Encontro com a dimenso espiritual ____________________________________ 31 3 Anlise comparativa ____________________________________________________ 33 3.1 Encontro consigo mesmo_____________________________________________ 34

10 3.2 Encontro com o outro _______________________________________________ 34 3.3 Encontro com a dimenso espiritual ____________________________________ 35 Captulo 2 A igreja em uma perspectiva de Comunidade Teraputica ________________ 37 1 Comunidade Teraputica ________________________________________________ 37 1.1 O que comunidade_________________________________________________ 38 1.1.1 Comunidade versus sociedade _______________________________________ 40 1.2 O Que Teraputica ________________________________________________ 42 1.3 O Que Comunidade Teraputica _____________________________________ 43 2 Igreja como comunidade teraputica _______________________________________ 46 2.1 O que Igreja ______________________________________________________ 46 2.2 Igreja: uma comunidade teraputica ____________________________________ 48 Captulo 3 auto-estima e comunidade Teraputica ________________________________ 52 1 Auto-estima e comunidade _______________________________________________ 53 2 Levantando os problemas ________________________________________________ 56 3 Pistas pastorais ________________________________________________________ 60 Concluso ________________________________________________________________ 66 Referncia________________________________________________________________ 69 Anexo ___________________________________________________________________ 73

INTRODUO

A nossa sociedade tem vivido muito fortemente o individualismo e a competitividade, fazendo do outro o inimigo, a ameaa, gerando uma quebra nos relacionamentos. E com isso, as pessoas tm sofrido muito com a solido e o isolamento. Essas questes tm prejudicado a nossa vida em comunidade e conosco mesmo. De acordo com essa situao as pessoas confundem auto-estima com egosmo e comunidade com mera aglomerao. Ento, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo da auto-estima e sua relevncia para a Igreja como comunidade teraputica, de forma a refletir sobre a dimenso individual e coletiva existente no ser humano. O ser humano por natureza relacional, mas tambm tem as suas particularidades, por isso, desenvolveremos a ao do individual no coletivo e a ao do coletivo no individual. O primeiro captulo trata sobre a auto-estima, mas destaca-se a dificuldade para encontrar material bibliogrfico que fale sobre o presente assunto, j que muito dos livros que tratam essa questo so considerados de auto-ajuda, no contendo muito teor acadmico, cientfico, e justamente essa dificuldade que conduziu tal pesquisa. Assim, ser apresentada uma definio do que significa auto-estima, j que tal conceito requer esclarecimentos. Tambm ser trabalhada a auto-estima com vistas tridimensionalidade do ser, ou seja, a

12 auto-estima a partir de si prprio, do outro (famlia, amigos, igreja, mdia, etc) e Deus (d imenso transcendental), numa perspectiva psicolgica e bblico-teolgica partir de Marcos 5.25-34 e Marcos 12.28-33, e por ltimo, ser realizada uma anlise comparativa entre as duas perspectivas. O segundo captulo apresenta o que ser uma Igreja como comunidade teraputica, sendo desenvolvida uma conceituao do que uma comunidade (destacando a diferena entre comunidade e sociedade), do que teraputico e o que ser Igreja como comunidade teraputica, tendo como pressuposto que se Igreja logo, ela ou, pelo menos, deveria ser comunidade teraputica, mas tendo conscincia que formada por seres humanos sujeitos a erros, imperfeies. Por fim, ser feita a juno dos dois captulos anteriores, auto-estima e comunidade teraputica. Em geral, pensa-se que auto-estima e comunidade teraputica so conceitos diferentes e que um assunto no tem relao com o outro, mas, o objetivo desta pesquisa esclarecer essa questo, entendendo qual pode ser a ao da comunidade teraputica na autoestima e vice-versa; para isso, ser desenvolvida uma reflexo sobre a juno dos dois assuntos, para ento levantar alguns problemas que podem atrapalhar o desempenho e crescimento positivo da ao da comunidade na formao da auto-estima e vice-versa. Neste ponto desta pesquisa, sero apresentadas algumas pistas pastorais, sendo que ao dizer pistas pastorais no estamos nos referindo apenas aos pastores/as mas, tambm aos/as leigos/as de nossas comunidades com base no conceito teolgico do sacerdcio universal de todos os crentes. Portanto, essa pesquisa pretende descobrir se h influncia das outras pessoas na construo de nossa auto-estima, e se h influncia da auto-estima na vida da comunidade teraputica. descobrir como acontece a relao do individual com o coletivo e vice-versa.

CAPTULO 1 O QUE AUTO-ESTIMA?

Desejo que descubra que cada ser humano possui uma beleza fsica e psquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que voc , desenvolva um romance com a sua prpria histria. No se compare a ningum, pois cada um de ns um personagem nico no teatro da vida.

Augusto Cury
No v para fora, volte a si mesmo; no homem interior habita a verdade

Santo Agostinho

1 Auto-estima em uma perspectiva psicolgica


Nos dias de hoje j no h um significado bem definido para a palavra auto-estima; ela possui muitos significados e ao mesmo tempo no significa nada. complexo e difcil abranger seu significado numa totalidade unitria. A palavra auto-estima de origem castelhana, no existindo em lnguas como francs, italiano ou japons, pois tais lnguas em-

14 pregam o uso da palavra auto-conceito ou auto-imagem positiva. 1 Lourdes Corts de Aragn e Jess Aragn Diez definem auto-estima como:
Auto provm do grego auto, que um adjetivo e/ou pronome que significa o mesmo, o prprio. E estima (do verbo estimar) um substantivo que, segundo o dicionrio da Real Academia Espanhola, a considerao e apreo que se tem de determinada pessoa ou coisa por sua qualidade e circunstncia. Por sua vez estimar, do latim aestimare, apreciar, pr preo, avaliar as coisas; julgar, crer, ter apreo e estima por uma pessoa ou coisa. De acordo com isso, auto-estima faz referncia ao apreo, considerao, ao carinho e/ou amor que cada um tem de si mesmo... o significado da palavra por sua origem etimolgica. 2

Ainda como definio de auto-estima encontra-se no Dicionrio Internacional da Psicanlise o seguinte significado: auto-estima a manuteno do sentimento do prprio valor ou, mais comumente, do amor prprio. 3 sabido que a formao da auto-estima comea na infncia a partir dos relacionamentos que se estabelece com as outras pessoas; sendo um resultado de um longo processo que abrange toda a vida. Ou seja, as experincias vividas no passado exercem grande influncia na auto-estima das pessoas quando adultas, pois, na infncia a auto-estima espelha a estima do outro. Sendo assim, alguns fatores que podem levar a uma baixa auto-estima so as decepes, as frustraes enfrentadas quando no so bem trabalhadas (no so entendidas de forma positiva) e quando no h reconhecimento das suas aes. O que abala no s a falta de reconhecimento por parte de algum, mas, principalmente a falta de reconhecimento por si prprio. A auto-estima um componente importante da personalidade. Refere-se percepo e valorizao que o sujeito faz de si mesmo; elas determinam em boa medida

ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p17. 2 Idem, ibidem, p17. 3 MIJOLLA, Alain; Dicionrio Internacional da Psicanlise: conceitos, noes, biografia, obras, eventos, instituies. Trad. lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Imago Ed.., 2005, p196.

15 como a pessoa se enxerga, o encontrar-se no mundo. 4 Para Emlio Romero o encontrarse supe que o ser humano consegue habitar seu mundo pessoal sem ser apelativo para mistificao e compensaes imaginrias. Encontrar-se requer viver no mundo sentindo-se vontade como um senhor em seus domnios.
Para Heidegger, como bem sabido, o encontrar-se uma caracterstica inerente existncia humana. O Dasein (o existente) sempre se encontra de uma determinada maneira no mundo. Esse encontrar-se no se refere a uma posio fsica, social ou histrica. Todas essas referncias podem influir, mas o encontrar-se aqui enfatizado aponta para as formas vivenciais de sintonizar o homem com o mundo.5

Em determinados momentos, a busca por encontrar a si mesmo, por uma autoconfiana, por uma auto-estima elevada muito intensa, porm, no realizada no lugar adequado por ser feita em vrios lugares (nos outros, no mundo, na histria) menos dentro de si, que onde est a resposta para as suas inquietaes, provocando assim uma frustrao ainda maior. Uma elevada auto-estima implica em conhecer-se profundamente e avaliar-se com justia, identificando as qualidades, virtudes e habilidades que existem em nosso ser, aceitando-as e valorizando-as; mas, tambm reconhecer e aceitar com serenidade e humildade as nossas limitaes e carncias esforando-se para super-las na medida do possvel sem permitir que os aspectos negativos tenham maior influncia. Micheline Lacasse afirma que meus limites so integrados na percepo que tenho de mim mesmo. Tenho ento uma imagem realista de mim: minhas capacidades pessoais com suas limitaes. 6 A auto-estima a atitude que se assume com relao ao que pensa, sente, diz e faz para si prprio, o encontrar-se a si mesmo aceitando a sua personalidade, seu ser.

ROMERO, Emlio; O Inquilino do Imaginrio: formas de alienao e psicopatologia. So Paulo: Loyola, 2001, p 144. 5 Idem, ibidem, p 171. 6 LACASSE, Micheline; A Resposta est em mim: conhece te a ti mesmo. Trad. Orlando dos Reis. Petrpolis: Vozes, 1996, p 41.

16 Auto-estima no quer dizer ser egosta, egocntrico. Pelo contrrio, ela prepara-nos para passarmos do eu aos outros, para o altrusmo e a solidariedade. O ser humano na medida em que se relaciona com os outros em liberdade e generosidade. 7 Segundo Emlio Romero, os fatores que determinam a autoconfiana e a auto-estima so:
1. Deriva dos juzos dos outros significativos, internalizados pelo sujeito no perodo de formao da personalidade infncia e adolescncia. 2. Reflete e influenciado pelo sentimento de poder pessoal e pelas realizaes pessoais. 3. Depende do grau de aceitao de si mesmo.
8

No primeiro fator que determina a auto-estima definido que nos anos da infncia as pessoas vem-se pelos olhos dos outros e, por isso, quando o outro nos demonstra estima e apreo o sentimento de auto-estima tende a fortalecer-se. Os seres humanos so seres sociais e a avaliao do outro os atinge, mas quando se comea a questionar o juzo alheio passa-se a analisar as suas avaliaes a seu respeito. O segundo fator o que nos permite refletir sobre a relao originria entre vitalidade e poder; nas experincias do cotidiano adquirese conscincia do que se capaz e dos limites dessa capacidade. E por ltimo a aceitao de si mesmo aceitando as suas limitaes, mas, sabendo que isso no uma tarefa fcil. 9 O ser humano precisa crer em algo superior para encontrar a harmonia da vida que se concretiza na Paz completa. O ser humano tridimensional (corpo-alma-esprito). Ou seja, para uma boa auto-estima o ser humano precisa obter alguns encontros para o seu crescimento, que so: 1) um encontro com a razo do seu ser, que o transcendente (dimenso

ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p34. 8 ROMERO, Emlio; O Inquilino do Imaginrio: formas de alienao e psicopatologia, p144. 9 Cf. Idem, ibidem, p145-146.

17 espiritual); 2) um encontro consigo mesmo, que a individualizao ( ser o que realmente se ); 3) um encontro com o outro (relao social). 10

1.1 Encontro consigo mesmo


O que se pensa e se sente a respeito de si tem forte poder sobre a vida, portanto, um fator influenciador sobre as diversas reas da vida do ser humano. Ou seja, a auto-estima importante para a realizao pessoal porque ...de todos os julgamentos que fazemos, nenhum to importante quanto o que fazemos sobre ns mesmos. A auto-estima positiva requisito importante para uma vida satisfatria. 11 No possvel ter uma auto-estima sadia sem adquirir informaes sobre si mesmo. Algumas pessoas passam pela vida inconscientes de si mesmas, adormecidas, e outras negam se conhecer. 12 Na antropologia de Jean Paul Sartre o homem nada mais que aquilo que faz de si mesmo, ou seja, a vida concedida para ser vivida e temos liberdade para escolher o caminho a seguir. O ser humano singular (nico) e vai experimentar tanto realidades agradveis quanto dolorosas no caminhar de sua vida,
13

essas experincias auxiliam na formao

da auto-estima e no desenvolvimento da personalidade do indivduo. Algumas situaes dolorosas levam o ser humano a negar a si mesmo em detrimento do outro, rejeitando a si prprio para ser aceito pelos outros e sendo capaz de lutar pela realizao do outro, mas, incapaz de buscar a sua realizao. um desvalorizar-se para a valorizao do outro de forma a pensar que assim ser aceito e amado pelo outro o que pode

10

Cf. PEREIRA, Josias, No curso de Aconselhamento Pastoral Igreja: Comunidade Teraputica no dia 30 de setembro de 2005. 11 BRANDEN, Nathaniel; Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p09. 12 Cf. ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p22. 13 Cf. HURDING, Roger F; A rvore da Cura: modelos de aconselhamento e de psicoterapia. Trad. Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Vida Nova, 1995, p46 e147.

18 gerar um problema na personalidade do indivduo, pois, se cria uma projeo do que se desejar ser (negao) ao invs de ser o que realmente ; no necessrio se negar para ser aceito.
A autocondenao, substituto da autovalorizao, fornece ao indivduo um mtodo de evitar uma confrontao honesta e franca com seus problemas de isolamento e desvalorizao inclina para uma pseudo, e no a verdadeira humildade de quem procura enfrentar sua situao com realismo e agir de modo construtivo.14

Essa situao gera uma baixa auto-estima devido a no aceitao de si mesmo provocando um conflito entre o que se sente e o que se vive, vivendo uma falsa realidade. Nathaniel Branden afirma que no necessrio que nos odiemos antes de aprender a nos amar mais; no necessrio nos sentir inferiores para que queiramos nos sentir mais confiantes. 15 A auto-estima a imagem que se faz de si mesmo e o peso que se d s qualidades, limitaes e experincias agradveis (satisfatrias) ou dolorosas (frustraes).
A auto-estima relaciona-se com os pensamentos e sentimentos elaborados pelo indivduo a partir de seus comportamentos e das conseqncias deste no ambiente. Esses sentimentos sero tanto mais positivos quanto maior a segurana da pessoa de estar fazendo o que acredita mais correto, mais justo, mais adequado, mesmo que no atinja os objetivos. Atingir os objetivos gera satisfao e uma auto-avaliao positiva, mas, quando isso ocorre s custas de humilhao, autodepreciao, falsas promessas, intimidao etc., pode devido incoerncia entre pensamentos e aes, reverter em prejuzos para a auto-estima. A exceo a essa regra refere-se s pessoas psicologicamente doentes incluindo-se, aqui, as extremamente ambiciosas e cnicas. Por outro lado, sacrificar os prprios objetivos ou priorizar as necessidades e direitos do outro, em detrimento dos prprios, comportando-se de forma passiva, usualmente tambm afeta a auto-estima e a autoconfiana trazendo a mdio ou mesmo a curto prazo insegurana e relaes sociais insatisfatrias para o indivduo.16

14

MAY, Rollo; O Homem Procura de Si Mesmo. Trad. urea Brito Weissenberg. Petrpolis: Vozes, 1986, p82. 15 BRANDEN, Nathaniel; Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p11. 16 Citao extrada de uma apostila no publicada de estudo de psicologia composta por vrios textos, sendo essa do texto que tem por ttulo Desenvolvimento da Competncia Social e relaes Interpessoais, p35.

19 Porm a auto-estima no quer dizer somos egosta, egocntrico, pelo contrrio, pois a partir do momento que a pessoa se conhece e se respeita, adquire condies de se relacionar com os outros de forma saudvel, posto que o ser humano um ser relacional. O amor prprio o oposto de egosmo, isto , a pessoa que se sente indigna necessita da valorizao pelo egosmo enquanto a pessoa que tem uma compreenso sadia do prprio valor e se ama possui as bases para agir com generosidade em relao ao prximo. 17 Conforme Nathaniel Branden:
Se egosmo significa estar preocupado com interesses particulares, claro que a busca da auto-estima e do desenvolvimento pessoal egosta. Assim como a busca da sade fsica. Assim como a busca da sanidade. Assim como a busca da felicidade. Assim como a busca do ar que respiramos. Se isso mau, como vamos existir No podemos repudiar o eu sem repudiar a vida. Portanto, para ter uma vida bem-sucedida, precisamos de uma tica de autointeresse racional, at que estejamos preparados para respeitar o direito do indivduo sua prpria vida. At que entendamos que cada pessoa, inclusive ns mesmos, um fim em si e no um meio para os fins dos outros, no poderemos pensar com clareza sobre a nossa prpria existncia ou sobre os requisitos para a felicidade humana.18

Uma elevada auto-estima prepara a pessoa para uma saudvel relao para com os outros, sem esquecer de seus prprios ideais e objetivos. Como j diz a msica o melhor presente que Deus me deu, a vida me ensinou a lutar pelo que meu. 19

1.2 Encontro com o outro


O outro tambm tem a sua contribuio para a auto-estima, pois o auto-conhecimento tambm construdo com a ajuda dos outros. Quando nos referimos ao outro fazemos uma

17

Cf. MAY, Rollo; O Homem Procura de Si Mesmo. Trad. urea Brito Weissenberg. Petrpolis: Vozes, 1986, p83. 18 BRANDEN, Nathaniel; Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p132. 19 Msica lutar pelo que meu de Charlie Brown Jr.

20 aluso a todas as pessoas com quem nos relacionamos, ou seja, familiares, amigos, pessoas que de outras comunidades, a mdia, a cultura. As outras pessoas tambm participam na formao da auto-estima, principalmente no perodo da infncia e adolescncia. Ou seja, as primeiras experincias do beb com sua me ou cuidadora fundam as bases da personalidade da criana, em especial de sua habilidade de conhecer-se e se amar. 20 A conscientizao do seu eu de ser diferente do outro se baseia fundamentalmente nas percepes que a criana tem das reaes dos outros com respeito a si. As pessoas que tm uma significao especial para a criana so verdadeiros construtores de sua auto-estima. J na adolescncia a pessoa tende a comear a conhecer-se novamente porque o perodo em que surgem mudanas internas e externas (crise de identidade). Clark, Clemes e Bean (1996), trs especialistas em auto-estima, consideram que os adolescentes podem desenvolver uma estima elevada se experimentam positivamente:
1-Vinculao: resultado da satisfao que o adolescente obtm ao estabelecer vnculos que so importantes para ele e que os outros tambm reconhecem como importante. 2-Singularidade: resultado do conhecimento e respeito que o adolescente sente pelas qualidades ou atributos que o tornam especial ou diferente, apoiado pelo respeito e pela aprovao que recebe dos outros por essas qualidades. 3-Poder: conseqncia da disponibilidade de meios, de oportunidades e de capacidade no adolescente para modificar as circunstncias de sua vida de maneira significativa. 4-Modelo ou pautas: pontos de referncia que dotam o adolescente dos exemplos adequados, humanos, filosficos e prticos, que lhe so teis para estabelecer sua escala de valores, seus objetivos, ideais e modos prprios. 21

Percebe-se a importncia do outro na formao da auto-estima do indivduo entendendo que a verdadeira auto-estima no se expressa pela autoglorificao custa dos outros pelo ideal de se tornar superior aos outros ou diminu-los para se elevar. 22 Nathaniel Branden afirma que uma das caractersticas mais significativas da auto-estima saudvel que

20

ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p90. 21 Idem, ibidem, p112. 22 Cf. BRANDEN, Nathaniel; Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p13.

21 ela o estado da pessoa que no est em guerra consigo mesma ou com os outros. 23 Quando uma pessoa no tem uma boa formao de sua auto-estima ela no consegue se relacionar saudavelmente com o outro. No livro A Resposta est em mim de Micheline Laasse encontramos a seguinte afirmao:
No mais ntimo de mim, duvido do meu valor. No me sinto algum de bem e de importncia. Essa percepo negativa de minha pessoa difcil de suportar. Ento me defendo. Devo ser ento uma pessoa perfeita, sem fraquezas, sem erros, sem limites e principalmente que saiba tudo, conhea tudo e sempre tenha razo. Com tal exigncia pesando sobre mim, como poderei, na vida cheia de falhas e fracassos, no encontrar bodes expiatrios culpados e responsveis pelos males que me acontecem. Para ter a sensao de que sou algum, preciso que eu faa alguma outra pessoa sentir que ela no nada. 24

Quando no temos uma elevada auto-estima, quando no reconhecemos e no aceitamos nossas limitaes e potencialidades no conseguimos nos relacionarmos com o outro, pois fazemos do outro o bode expiatrio, colocando-os como responsveis pelos nossos problemas. A partir do momento que h uma desvalorizao pessoal comea a ocorrer uma srie de problemas para a vida do indivduo, porque tende a culpar o outro por tudo que acontece de incorreto ou se sente inferior ao outro gerando um isolamento. Sendo assim, ele mantm relaes limitadas com o outro. O ser humano tem a necessidade do sentimento de pertena (sentir-se parte), precisa se sentir envolvido como outras pessoas, se sentir parte de um grupo. Como ser relacional h uma grande necessidade de aceitao do outro, o que pode gerar uma elevada autoestima ou uma baixa auto-estima, pois em alguns momentos o indivduo no encontrar o sentimento de pertena. O outro pode construir ou prejudicar a auto-estima de uma pessoa. O que a pessoa leva uma vida para construir, o outro vem com uma atitude e prejudica.

23

BRANDEN, Nathaniel; Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40 ed. So Paulo: Saraiva, 2003, p13-14. 24 LACASSE, Micheline; A Resposta est em mim: conhece-te a ti mesmo. Trad. Orlando dos Reis. Petrpolis: Vozes, 1996, p66.

22 No mundo capitalista em que vivemos, muitas pessoas no esto mais interessadas no que o indivduo est vivendo, sendo uma sociedade individualista com fortes expresses de menosprezo e de pouco apreo pelo outro, o que leva a uma baixa auto-estima. Por causa de uma baixa auto-estima o ser humano encontra dificuldade para fazer elogios e usar expresses de estmulo para com outro. Como j foi falado anteriormente, a busca por uma auto-estima elevada no o mesmo que ser egosta, pois uma auto-estima elevada desenvolve uma vida relacional saudvel. Quando nos conhecemos, nos aceitamos e nos respeitamos somos capazes de nos relacionarmos de forma a ajudar na formao positiva da auto-estima do outro, j que em muitos momentos ns motivamos o outro a se amar e se aceitar do jeito que ele prprio , pois como sempre estou mais do seu lado do que voc. 25

1.3 Encontro com a dimenso espiritual


De acordo com Viktor Frankl o ser humano caracterizado por uma autotranscendncia (nos estendemos para alm de ns mesmos), somente quando superamos a ns mesmos que temos condies de sermos seres humanos, com isso ele elabora o conceito da logoterapia. 26 A logoterapia reserva o termo transcendncia dimenso espiritual. Esta dimenso torna o homem capaz de se distanciar de si mesmo e de se orientar para algo diverso de si. 27

25 26

Msica no olhe para trs do grupo Capital Inicial. Logoterapia: logos que palavra grega que significa verbo, palavra, mas Frankl emprega a logos em seu outro sentido principal que significado. uma terapia que procura fazer aflorar a significao na vida do ser humano, levando a busca pela mudana construtiva para a rea do significado da experincia humana e de suas dimenses espirituais, a terapia do lado espiritual, a premissa do sistema, mas, ao mesmo tempo, tcnica especfica na relao mdico-paciente: o ponto de partida e o horizonte espiritual de todo o sistema. 27 PETER, Ricardo; Viktor Frankl: a antropologia como terapia. Trad. Thereza Christina Stummer. So Paulo: Paulus, 1999, p91.

23 Frankl afirma que o ser humano a cada dia que passa est experimentando mais e mais um vcuo existencial ( a perda de um parmetro moral para a vida que o havia levado a uma profunda incerteza quanto ao que preciso e ao que imperativo fazer, quando a vida no tem mais sentido), e com isso descobre-se o desejo inerente do ser humano de alcanar significado para a vida,
28

a busca pelo sentido da vida.

Frankl diz em termos agostinianos que o corao do homem est inquieto, a menos que haja encontrado e realizado um sentido e propsito na vida. 29 Para ele h uma singularidade de sentidos, pois cada pessoa possui um sentido para sua vida, mas isso no impede que haja situaes em que elas compartilhem do mesmo sentido. O sentido da vida vai alm de si mesmo, podendo ser conferidos a dimenso espiritual, sendo consciente ou inconscientemente. O destaque conferido por Frankl ao inconsciente se v quando ele escreve que:
Fenmenos espirituais podem ser inconscientes ou conscientes; o fundamento espiritual da existncia humana , em ltima instncia, inconsciente. Dentro do inconsciente espiritual, ele postula uma perspectiva transcendente em que um indivduo pode relacionar-se com Deus num nvel inconsciente. No entanto, para evitar confuso, ele acrescenta: Isso de modo algum faz supor que Deus seja inconsciente para consigo mesmo, antes que pode ser inconsciente para com o homem, podendo a relao do homem com Deus ser inconsciente.30

O que Frankl quer ajudar o ser humano (esprito humano) a encontrar significado na vida ( uma necessidade de todo ser humano), o qual s alcanado quando se estende para as idias alm de si mesmo, para as outras pessoas e para o prprio Deus. Somente a dimenso espiritual deixa transparecer aquilo que constitui a realidade especfica do ser humano. 31

28

Cf. HURDING, Roger F; A rvore da Cura: modelos de aconselhamento e de psicoterapia. Trad. Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Vida Nova, 1995, p150 e151. 29 PETER, Ricardo; Viktor Frankl: a antropologia como terapia. Trad. Thereza Christina Stummer. So Paulo: Paulus, 1999, p59. 30 HURDING, Roger F; A rvore da Cura: modelos de aconselhamento e de psicoterapia. Trad. Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Vida Nova, 1995, p152. 31 PETER, Ricardo; Viktor Frankl: a antropologia como terapia. Trad. Thereza Christina Stummer. So Paulo: Paulus, 1999, p36.

24 Percebemos que para alcanar uma auto-estima elevada tambm preciso estar bem na dimenso espiritual da vida. Precisa-se descobrir o que d significado vida. Algumas pessoas pem o seu significado de vida em coisas pequenas, o que pode gerar uma baixa auto-estima porque em algum momento esse significado pode j no mais existir, pode lhe ser tirado e assim surgir uma srie de frustraes devido a ausncia de sentido passando a viver o vcuo existencial, o que pode lev-la at mesmo ao suicdio j que no h mais sentido de vida, no existindo razo/motivo de viver. 32 O ser humano perde qualquer apreo, autovalorizao que uma pessoa pode ter, passando a viver uma intensa crise de baixa autoestima. A dimenso espiritual, que transcender a ns mesmos e dar sentido a vida, extremamente importante para uma auto-estima elevada pois, se no estamos bem com o nosso espiritual no adianta estarmos bem conosco mesmo e com o outro porque ainda existir um vazio que no pode ser suprido por qualquer outra dimenso que no seja a espiritual. Para que o ser humano viva bem e tenha uma auto-estima elevada precisa estar bem consigo, com o outro e com a dimenso espiritual, assim ele ter uma vida saudvel e harmoniosa.

2 Auto-estima em uma perspectiva bblico-teolgica


Para falar de auto-estima em uma perspectiva bblico-teolgica teremos como base as percopes de Marcos 5.25-34 e Marcos12.28-33 que so, respectivamente:
E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos mdicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrs, entre a multido, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se to somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte de seu sangue, e sentiu no seu corpo estar j curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo sara, voltou-se para a multido e disse: Quem tocou nas minhas vestes E disseram-lhe os seus discpulos: Vs que a multido te aperta, e dizes: Quem me tocou Ele olhava em redor, para ver a que isso fizera. Ento, a mulher, que sabia o que lhe tinha

32

Pensamento semelhante ao de Paul Tillich no livro A Coragem do Ser.

25
acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua f te salvou; vai em paz e s curada deste teu mal.33 Aproximando-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual o primeiro de todos os mandamentos E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos : Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, o nico Senhor. Amars, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas foras; este o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. No h outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: muito bem, Mestre, e com verdade disseste que h um s Deus e que no h outro alm dele; e que am-lo de todo o corao, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as foras amar o prximo como a si mesmo mais do que todos os holocaustos e sacrifcios. 34

O assunto ser desenvolvido de acordo com essas percopes porque no h em nenhuma passagem bblica, o termo auto-estima. Analisaremos nestes textos como era desenvolvida a auto-estima (auto-apreo, autovalorizao) na vida dessa sociedade no perodo do ministrio de Jesus, verificando como j era importante para uma realizao pessoal manter uma elevada auto-estima, que no depende s do indivduo. Nesses textos, destacamos vrias caractersticas que constituem uma elevada autoestima, uma personalidade integrada. Veremos que a partir do momento em que acreditamos e confiamos em ns mesmos somos capazes de construir a nossa realizao pessoal e nos relacionarmos em amor com Deus e com os outros. Ao realizarmos uma anlise bblicoteolgica encontramos que a base do ministrio de Jesus o amor, sendo que a palavra amor uma palavra-chave para entender o seu ministrio j que em todas as suas atitudes e milagres vemos uma grande demonstrao de amor, amor ao Pai (Deus) e ao prximo.

33

BBLIA, Portugs. Bblia Sagrada. Trad. Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1995. Edio revista e corrigida no Brasil. 34 Idem, ibidem.

26

2.1 Encontro consigo mesmo


No texto de Marcos 5.25-34, a mulher do fluxo de sangue enfrenta muitas dificuldades, porque devido doena que possua, ela era excluda da sociedade e, considerada impura e fonte de contaminao (tudo o que tocava se tornava impuro e por isso ela deveria se manter afastada de tudo e de todos); alm do mais, s por ser mulher j existia uma excluso porque era considerada menos estvel e culturalmente mais fraca. Ela:
Sofre em seu corpo uma enfermidade que um peso em vrios sentidos: econmico (gastou tudo e ia piorando sempre mais), religioso/social (ritualmente impura, excluda) e familiar (impossibilidade de engravidar. Alis, no sabemos se tinha famlia. Jesus, no entanto, a trata como filha)...H doze anos essa mulher carrega a enfermidade que a exclui de tudo, tambm da fecundidade do tero, dado muito importante naquela cultura.35

Essa mulher, que no tem nome, no se deixa vencer por essa situao degradante da vida, mas, vai em frente buscando sua dignidade. Corajosamente ela interrompe a histria de um homem importante (Jairo) e transgride as leis do sistema vigente para tocar em Jesus, rompendo com todos os obstculos. 36 No foi Jesus que se aproximou dela e sim ela que teve a iniciativa de passar por toda a multido (o que era uma dificuldade para alcanar a Jesus) e tocar a Jesus para obter a cura. Sendo assim, percebe-se que essa mulher confiou em sua atitude (tocar em Jesus), teve determinao e acreditou que alcanaria o seu objetivo (cura) no desistindo diante de todas as dificuldades existentes. E Jesus disse que ela obteve o seu objetivo por meio da sua f. Ento, entende-se que a situao desta mulher no a favorecia que tivesse uma elevada auto-estima (o que a princpio ela no possua), mas, no entanto, ela no desiste e acredita em si mesma, pois, surge uma esperana em sua vida ao ouvir falar de Jesus proporcionan-

35 36

BORTOLINI, Jos; O Evangelho de Marcos: para uma catequese com adultos. So Paulo: Paulus, 2003, p109. SOARES, Sebastio Armando Gamaleira Soares & JNIOR, Joo Luiz Correia; Evangelho de Marcos: refazer a casa. Petrpolis: Vozes, 2002.Vol, I. Coleo Comentrio Bblico, p233.

27 do-a uma elevada auto-estima que a motiva a passar por todos os obstculos para alcanar o seu objetivo, que era a cura e dignidade de vida. Encontra-se nessa mulher uma elevada auto-estima quando ela decide buscar o seu ideal acreditando em si mesma, acreditando em seu potencial e em sua f. Mesmo nos tempos modernos como hoje ainda nos deparamos com sociedades exclusivistas como a do texto de Marcos 5. 25-34 mas, precisamos agir como aquela mulher que no desacreditou em si mesma (em sua f) e no se acomodou desgraa, para que se desenvolva em ns uma elevada auto-estima proporcionando a mesma fora de vontade e coragem para reverter as dificuldades da vida. O texto bblico nos leva a entender que quando se tem uma elevada auto-estima o milagre de Deus pode acontecer, as situaes podem se reverter, mas, preciso acreditar em si mesmo e dar o passo de iniciativa. Para uma vida melhor preciso acreditar e confiar em seu potencial. Na narrativa de Marcos 5.25-34 h um incentivo para o ser humano confiar e acreditar em si prprio, mesmo quando as circunstncias no so favorveis, o medo se faa presente (v.33) e a sociedade o exclua. Percebe-se que Jesus procura despertar-nos para o amor a Deus, ao prximo e a ns mesmos, mas quando Jesus fala com os doutores da lei sobre o segundo mandamento (Marcos 12.33), ele no est fazendo meno ao amor prprio, e sim fazendo uma crtica aos doutores da Lei j que eles detestavam o povo e o exploravam em nome da religio. 37 Jesus est instruindo-os a amar o povo como a eles mesmos. Sendo assim, Jesus quer que amemos aos outros porm, quando temos uma baixa auto-estima no conseguimos nem amar a ns mesmos quanto mais amar ao prximo, pois como est escrito em Provrbios 4.23 sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu corao, porque dele procedem as sadas da

37

BORTOLINI, Jos; O Evangelho de Marcos: para uma catequese com adultos. So Paulo: Paulus, 2003, p230.

28 vida 38, e isso nos leva a pensar que precisamos nos valorizar e nos cuidar para que possamos encontrar sadas de vidas. Jesus pretendia que os doutores da Lei deixassem de ser egostas e amassem o prximo como a eles mesmos propondo que vivessem uma vida em comunho com o prximo, pois o amor a lei da vida para todos os que o seguem. 39 O telogo Paul Tillich afirma que:
Nas histrias bblicas da criao, Deus produz seres individuais e no universais, Ado e Eva em vez das idias de humanidade e feminilidade... Quando a individualizao alcana a forma perfeita que chamamos pessoa a participao alcana a forma perfeita que podemos chamar comunho... Nenhum ser pessoal existe sem ser comunitrio. A pessoa como eu individual plenamente desenvolvido impossvel sem outros eus plenamente desenvolvidos. Se no encontrasse a resistncia de outros eus, todo eu tentaria fazer-se a si mesmo absoluto. 40

Entende-se que cada ser humano tem suas individualidades (particularidades), porm so seres relacionais. Quando conhecemos nossas individualidades, estamos prontos para a comunho com os outros que tambm possuem suas individualidades. Ao se ter uma elevada auto-estima ns samos de ns mesmos e vamos em direo ao outro para vivermos em uma comunidade que manifesta os cuidados uns aos outros, vivendo em comunho. amar a si mesmo e sair ao encontro do outro.

2.2 Encontro com o outro


Atravs dos Evangelhos percebe-se que Jesus era verdadeiramente humano e divino. No encontro com o outro nos referimos a Jesus como ser humano, pois, analisaremos as

38

39

40

BBLIA, Portugs. Bblia Sagrada. Trad. Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1995. Edio revista e corrigida no Brasil. MULHOLLAND, Dewey M, Marcos: introduo e comentrio. Trad. Maria Judith Prado Menga. So Paulo: Vida Nova, p189. TILLICH, Paul; Teologia Sistemtica: trs volumes em um. Trad. Getlio Bertelli. So Paulo: Paulinas e Sinodal, 1984, p150 e 152.

29 suas atitudes como um ser humano que ajuda na formao positiva da auto-estima do outro, como um ser humano que foi. Na narrativa da cura da mulher com um fluxo de sangue pode-se encontrar duas situaes que influenciam na formao da auto-estima de uma pessoa atitude dos outros para conosco que afetam nossa auto-estima. A primeira situao o comportamento da sociedade, a outra a atitude de Jesus (humano). A sociedade dessa narrativa era extremamente exclusivista em vrias dimenses (social, poltica, econmica, religiosa). As pessoas excludas da sociedade so:
Os sem-nome, sem-identidade, sem-prestgios, doentes fsicos, homens e mulheres como a hemorossa. So pessoas pobres, ou que se tornaram empobrecidas em virtude dos mais diversos dramas existenciais causados por uma sociedade que no d vez para a minoria. So pessoas excludas no apenas socialmente, mas tambm cultural, pois so estigmatizadas como impuras pelo ritualismo religioso.41

A sociedade da poca de Jesus muitas vezes influenciava negativamente na formao da auto-estima do indivduo com tais caractersticas. Quando as pessoas se sentem excludas, rejeitadas, onde existe o sentimento de incapacidade e impotncia causado pelos relacionamentos, ou falta do mesmo assim como a falta de relacionamento da sociedade com os excludos, tal como na narrativa de Marcos 5.25-34 geram uma baixa auto-estima, pois, h uma desvalorizao do ser humano. Ao fazer uma anlise comparativa com a sociedade de hoje, percebe-se que ela tambm exclusivista pois, como existe o ditado popular voc o que voc tem ela exclui uma boa parte da sociedade (pessoas de classe baixa), ou quando o ser humano no se enquadra no padro da mdia. A mdia tem um forte poder de influncia sobre as pessoas, podendo gerar uma baixa auto-estima nas pessoas e um exemplo muito comum a questo da

41

CORREIA JNIOR, Joo Luiz, O Poder de Deus em Jesus: um estudo de duas narrativas de milagres em Mc5, 21-43. So Paulo: Paulinas, 2000. Coleo bblica e histrica, p87.

30 beleza: as mulheres consideradas bonitas so as magras e as que no obtm essa caracterstica acabam tendo uma baixa auto-estima por no serem o que a mdia expe. Na Bblia a sociedade ou grupo que estamos inseridos tem um forte poder de influncia na autoestima do ser humano e na narrativa de Marcos 5.25-34 influencia negativamente mas, pode-se perceber que ela poderia agir diferente se desejasse. No entanto, Jesus age diferente da sociedade, o que influencia a auto-estima daquela mulher de forma positiva. Quando Jesus sente que tinha sido tocado de forma diferente, ele pergunta quem havia realizado tal ato, com o objetivo de tir-la do anonimato e trazer a dignidade vida dessa pessoa e, para isso, era necessrio que a pessoa (a mulher) ficasse em evidncia para elevar-se da condio de humilhada e excluda. A atitude que influenciou positivamente a auto-estima dessa mulher no foi somente a cura ocorrida, mas, acima de tudo a atitude de tir-la do anonimato e d-la a dignidade de volta, principalmente ao cham-la de filha concedendo-a uma famlia. E no momento em que Jesus conversa com ela, lhe diz que foi curada e a chama de filha h uma inverso de sua situao anterior que era de marginalizada e estril. Foi realizada uma ao restauradora de sua condio como ser humano. Jesus lhe proporciona mais que uma cura fsica, ele doa-se a si mesmo num relacionamento pessoal ao trat-la com ternura chamando-a de filha 42 desenvolvendo um relacionamento saudvel, o que influenciou na auto-estima daquela mulher. Jesus lhe devolve a dignidade, Ele a valoriza como pessoa... ao conversar com ela publicamente, e ao elogiar sua f. 43 Podemos analisar que o ministrio de Jesus marcado por atitudes de incentivo as

42

Cf. COLAVECCHIO, Ronaldo L, O Caminho do Filho de Deus: contemplando Jesus no evangelho de Marcos. So Paulo: Paulinas, 2005. Coleo Teologia bblica, p77. 43 MJULHOLLAND, Dewey M, Marcos: introduo e comentrio. Trad. Maria Judith Prado Menga. So Paulo: Vida Nova, p97.

31 pessoas, e demonstrao do seu amor e respeito por elas. Jesus um exemplo de bom construtor de auto-estima. Jesus nos instrui a mantermos um relacionamento saudvel com as outras pessoas (assim como foi com a mulher do fluxo de sangue) e a amarmos uns aos outros - sendo esse o seu segundo mandamento (Mc12.31) - e vivenciarmos uma vida de motivao. importante motivarmos e sermos motivados uns pelos outros para que vivamos de forma a construir elevada auto-estima mutuamente, mostrando quem somos e ajudando o outro a se descobrir, desenvolvendo-nos para uma vida em amor, e comunho.

2.3 Encontro com a dimenso espiritual


Fica-se pensando que relao h entre Deus e auto-estima, mas, quando temos a concepo de que Deus amor encontramos a relao existente: Deus amor e, por isso mesmo, modelo supremo de auto-estima,
44

pois a auto-estima nada mais que amar a si mes-

mo, amor esse que nos habilita a amar o prximo e Deus. De acordo com Paul Tillich
O amor do homem para Deus o amor com o qual Deus se ama a si mesmo. Esta uma expresso da verdade de que Deus sujeito, mesmo onde ele parece ser objeto. Isto aponta diretamente ao auto-amor divino e indiretamente, por analogia, a um auto-amor humano divinamente exigido. Onde descrita a relao das personae trinitrias em termos de amor (amans, amatus, amorAgostinho) descrita uma afirmao sobre Deus amando-se a si mesmo... A vida divina o auto-amor divino. Atravs da separao dentro de si mesmo Deus se ama a si mesmo. E atravs da separao de si mesmo (na liberdade da criatura) Deus plenifica seu amor de si mesmo primeiramente porque ele ama aquilo que est alienado dele. Isto torna possvel aplicar o termo gape ao amor pelo qual o homem ama a si mesmo, isto , a si mesmo como imagem eterna na vida divina. 45

44

45

Cf. ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p235. TILLICH, Paul; Teologia Sistemtica: trs volumes em um. Trad. Getlio Bertelli. So Paulo: Paulinas e Sinodal, 1984, p235-236.

32 Deus nos ensina a o amor prprio. Ele ama a si mesmo e instrui-nos a fazer o mesmo revelando-se um Deus que amor e, por isso, a concepo que se tem de Deus influenciar muito na formao da auto-estima. Cada pessoa possui uma concepo do Transcendental. Se em nossa concepo entendemos que somos pobres criaturas, incapazes, imperfeitas, vulgares, nascidas escravas do pecado, que Deus est sempre pronto para nos castigar ao menor descuido e que no somos nada, no h porque nos esforarmos para fazer algo, pois, com certeza faremos tudo errado e esta concepo contribui para uma baixa auto-estima. Mas, ao entender que somos os maiores seres da criao porque Deus nos criou sua imagem e semelhana, que temos muitas coisas boas para oferecermos, que somos capazes de realizar algo proveitoso, que Deus amor e no vingana e que com certeza nos ama muito, estaremos pensando corretamente para uma boa formao de nossa auto-estima. 46 Ao falar de um Deus que amor e que somos a sua imagem e semelhana no h porque no nos amarmos. Se Deus nos valoriza porque temos que nos auto-desvalorizar Em Deus nos sentimos amados e valorizados e esse sentimento nos envolve de forma a levar esse amor a outras pessoas e a ajud-las para que possam aceitar-se a si mesmo como so e se amarem. Marcos 12.30 nos diz que temos que amar a Deus sobre todas as coisas e quando isso acontece, descobrimos que somos seres que amam e que necessitam ser amados e, assim, procuramos distribuir esse amor que vem de Deus. Ao falar em imagem de Deus estamos nos referindo ao
Homem a imagem de Deus naquilo que difere de todas as outras criaturas, a saber: em sua estrutura racional. Sem dvida, o termo racional est sujeito a muitos equvocos. Racional pode ser definido como razo tcnica no sentido de argumentar e calcular. Da a definio aristotlica do homem com animal rationale to errada quanto a descrio de imagem de Deus em termos de sua natureza racional. Mas razo a estrutura da liberdade, e implica em infinitude potencial. O homem a imagem de Deus porque nele os elementos ontolgicos esto completos e unidos em uma base criatural, bem

46

Cf. ARAGN, Lourdes Cortes de & DIEZ, Jesus Aragon; Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004, p236-237.

33
como esto completos e unidos em Deus como fundamento criativo. O homem a imagem de Deus porque seu logos anlogo ao logos divino, de forma que o logos divino pode aparecer como homem sem destruir a humanidade do homem. 47

Somos imagem de Deus porque temos uma caracterstica diferente de todas as outras criaturas, pois, possumos uma estrutura racional, razo no sentido de liberdade e implicaes em infinitude potencial. A infinitude em potencial o leva a realizar perguntas por Deus j que o ser humano sabe que finito e que est excludo de uma infinitude a qual lhe pertence. O ser humano tem necessidades de transcender a si mesmo e, por isso pergunta por Deus, ele precisa perguntar por aquilo que o d coragem para assumir sua ansiedade sobre si mesmo.
48

Quando o ser humano no se pergunta por Deus surge um vazio perguntar por

Deus perguntar por sua infinitude em meio a finitude da vida. A pessoa vivencia um vazio que a falta de algo para o Ser ser completo. E tal vazio leva a pessoa a uma baixa autoestima porque lhe falta um sentido de vida, lhe falta um transcender a si mesmo. Ao perguntar por Deus a pessoa est perguntado por si mesmo porque Deus a segurana com relao a infinitude do ser humano, tornando-se o prprio sentido de vida.

3 Anlise comparativa
Ao desenvolver uma anlise comparativa entre a perspectiva psicolgica e a perspectiva bblico-teolgica da auto-estima procura-se destacar os pontos semelhantes e divergentes que possam existir. Tendo como ponto de partida que as duas perspectivas no so contrrias uma a outra, mas sim complementares.

47

TILLICH, Paul; Teologia Sistemtica: trs volumes em um. Trad. Getlio Bertelli. So Paulo: Paulinas e Sinodal, 1984, p218. 48 Cf. Idem, ibidem, p176.

34

3.1 Encontro consigo mesmo


Numa perspectiva psicolgica a auto-estima o amor prprio, a aceitao de si mesmo com suas qualidades e defeitos. O julgamento que faz de si mesmo o mais importante de todos j que o pensamento construdo de si mesmo influenciar nos relacionamentos com as outras pessoas. Ter uma elevada auto-estima no quer dizer ser egosta (egocntrico), mas sim, o contrrio, pois, s quando eu me aceito e me amo que estou preparado/a para estabelecer uma rede de relacionamentos saudveis confiando nas pessoas que esto prximas (familiares, namorado/a, amigos/as, etc). Na perspectiva bblico-teolgica a auto-estima no diferente. amar a si mesmo e ter coragem de buscar o seu ideal acreditando em seu potencial, em sua f, mesmo quando as situaes so contrrias a prpria vida, porque quando temos uma elevada auto-estima que o milagre de Deus acontece. Para o milagre de Deus acontecer necessrio ter iniciativas e f, e isso s possvel quando nos amamos, quando ns nos valorizamos respeitando os nossos limites, reconhecendo que no somos super-homens e super-mulheres e, por isso, precisamos do milagre de Deus que se revela na relao com o prximo. Ento, entende-se que temos nossas individualidades, mas, que tambm precisamos do outro para manter uma vida completa. H uma necessidade de viver em uma comunidade e de vivenciar o milagre de Deus.

3.2 Encontro com o outro


Nas duas perspectivas a presena e participao do outro muito importante para a formao da auto-estima do indivduo, tanto positiva quanto negativamente; um fator de forte influncia, pois, ambas tem a concepo de que somos seres relacionais.

35 Porm na perspectiva psicolgica fica mais clara a questo de que quando no temos uma elevada auto-estima, freqentemente fazemos do outro o bode expiatrio, o outro passa a ser o responsvel pelas limitaes e erros cometidos. Quando no se tem uma elevada auto-estima o outro se torna uma pedra de tropeo e, assim, no o ajudamos na sua auto-estima e ele tambm no nos ajuda. O que o outro pensa de ns tem grande influncia sobre a nossa vida; preciso estar bem consigo mesmo para que as nossas relaes sejam saudveis. A perspectiva bblico-teolgica d maior destaque para a necessidade de amarmos uns aos outros de forma a ter as mesmas atitudes de Jesus, que o exemplo de um bom construtor de auto-estima. Jesus procura promover uma maior valorizao do ser humano demonstrando o seu amor e respeito devolvendo a dignidade da vida a quem no tinha os que so excludos da sociedade por suas limitaes e dificuldades. Nessa perspectiva h uma maior preocupao em despertar as pessoas a manter relacionamentos saudveis que promovam a vida com relaes de doao de si mesmo para o outro e vice-versa.

3.3 Encontro com a dimenso espiritual


Percebe-se que as perspectivas, tanto psicolgica quanto bblico-teolgica, definem que o ser humano tem a necessidade de transcender a si mesmo necessitando de um sentido para a vida, algo que os d significado para que possam ter uma vida saudvel de forma a encontrar a realizao plena. Quando no h essa transcendncia, esse sentido da vida, o ser humano vivencia um vazio (vcuo existencial) o que pode gerar uma baixa auto-estima, pois, a vida j no tem mais motivo, levando-o ao desespero. Mas, a perspectiva bblico-teolgica complementar a perspectiva psicolgica porque ela define que Deus o sentido de vida. O ser humano pergunta por Deus, o que acaba sendo uma pergunta por si mesmo procurando preencher o vazio existente. Como somos a ima-

36 gem e semelhana de Deus entendemos que somos amados e valorizados por Ele, o que nos leva a nos amar e a amar ao outro. Ele a nossa infinitude ainda no alcanada. Na perspectiva bblico-teolgica Deus o que preenche o nosso vazio (vcuo existencial). Nas duas anlises da auto-estima a conscincia que temos de ns mesmos, a concepo que o outro tem de ns e o nosso bem-estar na dimenso espiritual so fatores influenciadores para a formao da auto-estima. A participao do outro na construo da auto-estima muito importante e, por isso, entende-se que a vida em comunidade um dos agentes - positivo ou negativo, de acordo com suas aes - da construo da auto-estima. Ento, ficamos a refletir como as Igrejas tm agido na formao da auto-estima de seus participantes: ser que elas tm sido um agente positivo da auto-estima? A igreja como comunidade teraputica procura promover o bem-estar, valorizando os seus participantes.

CAPTULO 2 A IGREJA EM UMA PERSPECTIVA DE COMUNIDADE TERAPUTICA

Quero amar voc sem asfixi-lo, apreci-lo sem julg-lo, unir-me a voc sem escraviz-lo, convid-lo sem exigir, deix-lo sem me sentir culpada, critic-lo sem feri-lo e ajud-lo sem menosprez-lo. Se puder obter o mesmo de voc, poderemos realmente encontrar-nos e enriquecer-nos mutuamente.

Virginia Satir

1 Comunidade Teraputica
Por que falar de comunidade teraputica em meio a uma sociedade cada vez mais individualista? Na prpria pergunta j se encontra a resposta, pois devido ao forte crescimento do individualismo as pessoas se sentem s, o que conseqncia do seu prprio isolamento. Tal situao instiga o surgimento de uma maior necessidade de falar e viver em comunidades teraputicas. As pessoas tm buscado um lugar onde possam se expressar, ser aceitas

38 como so, podendo experimentar a ao maravilhosa que o ser humano pode viver, que cuidar e ser cuidado por algum. No podemos negar que as redes de apoio so indispensveis, mas, infelizmente, a necessidade de vivermos numa constante competio defendendo os interesses pessoais como recurso de sobrevivncia leva-nos ao individualismo e ao isolamento que so conseqncias do mundo globalizado.49 Ento, fica-se a pensar na possibilidade e necessidade de uma vida em comunidade teraputica porque o ser humano um ser social e relacional que precisa vivenciar experincias coletivas j que o viver isoladamente os torna um ser humano fragmentado, incompleto. Mas, para saber o que e como ser comunidade teraputica precisa-se primeiramente entender o que comunidade e o que ser teraputico.

1.1 O que comunidade


De acordo com Sidnei Vilmar No o conceito de comunidade implica etimologicamente duas palavras: comum e unidade.50 Assim, pode-se ter uma noo de que comunidade refere-se a uma coletividade, de forma que os/as participantes tm interesses comuns e esto ligados afetivamente uns com os outros e sua unidade a partir de convices comuns ou uma ideologia coletiva e normas rgidas de comportamento iguais para todos. Mas segundo a Enciclopdia Abril:
Essa idia, que pressupe harmonia nas relaes sociais, altamente valorizada, constituindo, por assim dizer, o ideal da vida social. nesse sentido que a comunidade aparece como um mito do nosso tempo, pois ao ideal que ela representa ope-se a realidade dos conflitos de interesses e da impersonalidade das relaes sociais. 51

49

Cf. HOCH, Lothar Carlos & NO, Sidnei Vilmar (Orgs), Comunidade Teraputica; cuidando do ser atravs de relaes de ajuda. So Leopoldo, RS: Escola Superior de Teologia/Sinodal, 2003, p38. 50 Idem, ibidem, p7. 51 Enciclopdia Abril. So Paulo: Abril, 1976. Vol. 3, p190.

39 Tambm pode-se entender que um elemento pela qual une-se uma comunidade, justamente a diferena ou a pluralidade, sendo que o:
que garante a unidade da comunidade, no no seu aspecto de uniformidade e conformidade por mais paradoxal que parea -, mas justamente na diferena ou na pluralidade. medida que diferentes se renem, se toleram e aceitam suas diferenas, por incrvel que parea, possvel constituir comunidade. A necessidade de distino, de demarcar a diferena, que permite a constituio de uma identidade prpria, no se d mais atravs da distino da comunidade em relao ao resto do mundo, e sim, essa seria deslocada para dentro da prpria comunidade. Ali convivem os diferentes e eles precisam aprender a se relacionar de forma equilibrada e saudvel. 52

As comunidades plurais vivem melhor com outras comunidades por no canalizar a sua agresso sobre outras comunidades porque j aprendem a viver com o diferente dentro da prpria comunidade, concedendo-lhe um maior crescimento no mbito relacional da vida. Entretanto, no se pode esquecer que no fcil assegurar a unidade na pluralidade. Pode existir diversas comunidades que sero determinadas e identificadas pelos grupos de pessoas que a compem segundo as suas necessidades:
Como conseqncia de diversas necessidades e exigncias surgem determinados grupos sociais para favorecer entre os seus membros, por um lado, relaes interpessoais e, por outro, os projetos solidrios de realizao. A tendncia para os criar existe, sobretudo nos mbitos educativos, pedaggicos, psicolgicos, polticos, laboral e religioso. Aparecem face massificao e despersonalizao produzidas por organismos gigantes, pelo enquadramento burocrtico e pelo anonimato da denominao multido solitria.53

Assim, entende-se que as comunidades so formadas de acordo com as necessidades dos que a compem, de forma a construir um conjunto de indivduos organizados num todo ou que manifestam de maneira consciente algum trao de unio
54

que buscam esponta-

52

HOCH, Lothar Carlos & NO, Sidnei Vilmar (Orgs), Comunidade Teraputica; cuidando do ser atravs de relaes de ajuda. So Leopoldo, RS: Escola Superior de Teologia/Sinodal, 2003, p8. 53 FLORISTN, Casiano. Para Compreender a Parquia. Trad. Pe Idalino Simes. Coimbra: Grfica de Coimbra, p57. 54 HOUAISS, Antnio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p782.

40 neidade de expresso, liberdade de alienao, e afetividade. uma grandeza com a qual podemos nos relacionar veiculando uma sensao de pertena. Porm, no podemos ter uma compreenso de que o termo comunidade seja a mesma coisa que sociedade.

1.1.1 Comunidade versus sociedade


Quando falamos em comunidades estamos nos referindo a um conjunto de pessoas que apresenta uma vinculao afetiva, originria e essencial; quando a atitude social se inspira no sentimento afetivo, no sendo apenas uma unio por interesses pessoais. Viver em comunidade implica conviver em um mesmo espao, onde todos os participantes esto sujeitos as mesmas condies porque no existe comunidade a distncia, levando-nos a entender que quando um sofre o outro tambm sofre. 55 Muitos socilogos, segundo Casiano Floristan, afirmam que:
Juntamente com a famlia, a comunidade uma das formas fundamentais da sociedade humana. Temos uma certa possibilidade de descrever a famlia, mas no acontece o mesmo com a comunidade, realidade difcil de definir. Segundo o socilogo R. Kning, comunidade o agrupamento social, mais ou menos numeroso, em que os indivduos colaboram para satisfazer as suas necessidades econmicas, scias e culturais. R. M. Mac Iver opinio que comunidade o grupo social mais pequeno em que o indivduo pode satisfazer as suas necessidades e desempenhar todas as suas funes. Segundo J. Hffner comunidade, sem sentido amplo, designa toda a forma de unio estvel entre indivduos que se esforam em comum por realizar um valor ou alcanar um objetivo. Em geral, os socilogos descrevem a comunidade como um grupo social restrito com certas caractersticas: relaes interpessoais e certo grau de intimidade, partilha comum da totalidade da existncia e fuso de vontades com algum objetivo comum. 56

O ideal para um indivduo que vive em comunidade possuir um relacionamento de intimidade com os outros participantes, solidariamente afetivo. O que acontece com um

55 56

Cf. Enciclopdia Abril. So Paulo: Abril, 1976. Vol. 3, p190. FLORISTN, Casiano. Para Compreender a Parquia. Trad. Pe Idalino Simes. Coimbra: Grfica de Coimbra, p58.

41 indivduo da comunidade influencia a coletividade j que o elemento essencial da vida comunitria a participao de todos/as numa mesma cultura com o contedo total alcanado por cada participante. 57 Mas, no podemos esquecer que isso no se trata de harmonia, pois numa comunidade, como em qualquer agregado humano, existem conflitos e paixes; apenas esses conflitos se desenrolam num universo comum. 58 Enquanto isso, o conceito de sociedade pressupe uma pluralidade de pessoas, porm, isoladas com interesses particulares procurando obter vantagens pessoais, mas, tambm composta por uma pluralidade de comunidades. A sociedade nasce quando um grupo social utiliza uma oportunidade de poder (qualquer que seja) sobre outros grupos parciais, instituindo uma associao de dominao. 59 O que a caracteriza o domnio. E assim:
A oposio comunidade-sociedade corresponde, de certa forma, oposio entre solidariedade mecnica e solidariedade orgnica, introduzida na sociologia francesa por Emile Durkheim. A solidariedade mecnica caracteriza as sociedades onde no h diviso do trabalho e onde, portanto, a unio entre os membros deriva da prpria semelhana entre eles, isto , de sua identidade. A solidariedade orgnica, em contraste, caracteriza as sociedades nas quais a diviso social do trabalho diferencia os grupos sociais e cria relaes de interdependncia entre eles. Entre as duas formas de solidariedade existiria, segundo essa corrente scio-lgica, uma relao evolutiva. 60

Ento, o ideal de comunidade o conjunto de pessoas que se valorizam mutuamente respeitando as suas diferenas e preocupando-se com o bem-estar de todo o grupo. Enquanto que na sociedade as pessoas vivem o individualismo, ela at estabelece alguns relacionamentos, mas, so geralmente superficiais, sem afetividade. No se pretende dizer com isso que na comunidade no exista o individualismo, e sim que os valores e a identidade do grupo tm mais influncia em comparao com a sociedade, possibilitando relaes mais profundas e duradouras.

57 58

Cf. Enciclopdia Abril. So Paulo: Abril, 1976. Vol. 3, p190. Idem, ibidem, p191. 59 Idem, ibidem, p191. 60 Idem, ibidem, p190.

42

1.2 O Que Teraputica


Na sociedade atual muito comum ouvir pessoas usando a expresso teraputica, mas, em alguns momentos no se tem uma dimenso mais ampla do que realmente significa tal palavra. A palavra teraputica vem do grego que a arte, cincia de cuidar e tratar de doentes ou de doenas. 61 O termo Terapeuo, no grego literrio, tem o significado de servir, estar a servio, preocupar-se, prover a cura (por exemplo, como o mdico) e finalmente curar. 62 Teraputica uma parte da medicina que estuda e pe em prtica os meios adequados para aliviar ou curar os doentes63, e assim o termo teraputico associado a falta de sade. prestar servio aquele/a que est precisando de cuidados, de um alvio ou uma cura. A funo teraputica implica em primeiros cuidados, servio a algum, libertao, cura plena. Requer estudos e prtica de meios que possibilitam o alvio ou a cura das pessoas que buscam sade, entendendo que uma busca por sade integral, na totalidade de vida do ser humano. 64 A realizao da ao teraputica promove o bem-estar na pessoa que est recebendo tal ao (a pessoa que necessita da cura, que deseja crescer emocional e espiritualmente), sendo que essa tarefa no fcil porque necessria uma constante reviso da prtica e da teoria devido aos questionamentos levantados pela pessoa, pois, as necessidades e as reaes so diversas j que cada indivduo reage diferentemente do outro, tem a sua singularidade. Promover o bem-estar implica em ajudar as pessoas a se descobrirem e conseqentemente aprenderem a usar as suas limitaes e potencialidades de forma saudvel, curadora.

61

Cf HOUAISS, Antnio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p2699. 62 Dicionrio Interdisciplinar da Pastoral da Sade. CIN, Giuseppe; LOCCI, Efsio; ROCCHETTA, Carlos. Trad. Calisto Vendrame, Leocir Pessini e equipe. So Paulo: Paulus, 1999. Srie dicionrios, p270. 63 PEREIRA, Josias. A Funo Teraputica na e da Comunidade Crist. Revista Caminhando n 5. So Bernardo do campo: Editeo, 1992, p29. 64 Cf NOVA, Eduardo Villa. Igreja: Comunidade Teraputica Limites e Possibilidades. So Paulo: Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, p10.

43 Para existir a ao teraputica necessria uma pessoa que seja o agente teraputico e uma segunda pessoa que se beneficiar de tal ao, e por isso no h ao teraputica isoladamente, sendo necessrio fazer parte de uma comunidade, uma comunidade teraputica.

1.3 O Que Comunidade Teraputica


O ser humano como um ser relacional constri a sua identidade na relao com o outro. Mas em meio a um mundo globalizado e capitalista, o individualismo e o isolamento tm sido muito presente, surgindo mais competies, onde o outro o causador de perigos ou o prprio perigo, o que gera uma formao de defesas para os interesses pessoais como uma forma de sobrevivncia causando um prejuzo nos relacionamentos. Ento, no incomum as pessoas vivenciarem um grande vazio existencial porque o ser humano em sua essncia um ser social, relacional. E por isso, falar de comunidade teraputica significa a busca por um desenvolvimento das pessoas para que exista um relacionar-se de forma genuna, saudvel, sendo que muito interessante destacar que:
teraputico, quando usado em conexo com comunidade, no implica tanto a conscincia de que estejamos doentes em sentido fsico ou psquico, ainda que este tambm possa ser o caso. A busca por comunidade teraputica implica antes a conscincia de sermos pessoas carentes: de relaes humanas significativas, de ateno e afeto, de complementaridade. Esse sentimento emerge da conscincia de que no somos auto-suficientes, pelo contrrio, de que precisamos uns dos outros. Comunidade teraputica a busca comunitria por vida, especialmente em momentos cruciais da nossa existncia. 65

Sendo assim, uma forma de vida que tem como princpio o afeto e o cuidado, onde no se perde a caracterstica individual cada pessoa nica, possui uma identidade exclusiva mas, tambm no se esquece da dimenso coletiva que a necessidade de se rela-

65

HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p28.

44 cionar com o outro que de extrema importncia para o ser humano devido a sua natureza social. A comunidade teraputica no tem o interesse de padronizar todos os integrantes tornando-os, iguais, mas aprender a viver com as diferenas do outro no intuito de rehumanizar o ser humano contemporneo que tem vivido um analfabetismo social
66

influen-

ciado pelo individualismo que est implantado na sociedade atual e, por isso, Lothar Carlos Hoch afirma que comunidade teraputica a:
tentativa de viabilizar um pacto de complementaridade, enquanto caminho vivel para a construo de uma identidade psicossocial individual e coletiva capaz de fazer frente massificao de um lado e ao individualismo de outro lado. O grupo como lugar de viabilizao da comunidade teraputica pode ser o ponto de convergncia dialtica do individual e do coletivo. 67

Ento, ser comunidade teraputica significa viver a dialtica da vida individual e coletiva. ser pessoa (indivduo) que pertence a um determinado grupo social (coletivo) que se preocupa com o outro, com a comunidade, onde encontra-se os cuidados mutuamente pois, hoje voc o terapeuta e amanh voc poder estar na condio de paciente e viceversa. Ser comunidade teraputica ser solidrio com o sofrimento dos integrantes da comunidade em meio s situaes de crise pessoal, como perdas (luto), problemas no relacionamento familiar ou nas crises caractersticas que acompanham o ciclo vital. viver em comunidade de forma a promover o bem-estar. Para a comunidade teraputica a experincia interpessoal muito importante, pois, reconhecer a si prprio, suas limitaes e potencialidades fundamental para a formao da

66

Cf. HOCH, Lothar Carlos & NO, Sidnei Vilmar (Orgs). Comunidade Teraputica:cuidando do ser atravs de relaes de ajuda. So Leopoldo, RS: Escola Superior de Teologia/Sinodal, 2003, p11. 67 Idem. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p28-29.

45 comunidade, j que ela composta por pessoas que tem a sua singularidade. Ento, no falamos de uma comunidade perfeita, mas sim de uma comunidade que :
Justamente com todos os seus limites, defeitos, erros, as suas faltas de ateno, mas com a possibilidade de nos tornarmos superiores, de nos discutirmos, de nos corrigirmos, que permite o enraizamento e o desenvolvimento de uma dimenso de confiana nos outros e em um modo diverso de viver... Recompe-se uma confiana com base no outro e em si mesmo, que estava perdida, que preliminar, que indispensvel fonte de segurana pessoal e relacional. 68

Encontra-se nas comunidades teraputicas pessoas feridas e ao mesmo tempo curadoras, encontra-se os curadores feridos que so aquelas pessoas que tm se colocado a disposio para ajudar aqueles que vivem a difcil fase do sofrimento, seja fsico, psquico ou espiritual, mas, tambm aquele que reconhece e aceita as prprias feridas. O Dicionrio Interdisciplinar da Pastoral da Sade define que o ser humano constitudo por dos plos: a ferida e a cura:
Todo o indivduo vulnervel, isto , suscetvel de ser vtima de feridas que assumem vrios nomes: solido, medo, angustia, vazio de sentido, separaes e luto, doena, imaturidade... Porm, em todo indivduo h tambm uma dimenso curadora, constituda de um conjunto de recursos fsicos, psquico e espiritual que, se forem bem utilizados, podem contribuir para a cura das feridas. Segundo o arqutipo do curador ferido, os terapeutas do corpo e do esprito so chamados, no exerccio da sua atividade, no s para ativar a dimenso restabelecedora, mas tambm para tomar conscincia das prprias feridas, empenhando-se num processo de autoterapia. S o curador ferido pode curar, seja ele mdico ou sacerdote.(Jung C., 1951, 116.). 69

O ideal de comunidade teraputica uma comunidade em que todos cuidam de todos e aprendem a viver em comunidade, onde encontramos a ns mesmos e o outro. no cuidar uns dos outros que, em muitos momentos, encontra-se a prpria cura, encontra-se o bem-estar da vida. a vida (singularidade) em prol da vida (coletividade).

68

Dicionrio Interdisciplinar da Pastoral da Sade. CIN, Giuseppe; LOCCI, Efsio; ROCCHETTA, Carlos. Trad. Calisto Vendrame, Leocir Pessini e equipe. So Paulo: Paulus, 1999. Srie dicionrios, p181. 69 Idem, ibidem, p268.

46

2 Igreja como comunidade teraputica


A procura por Igrejas nos dias de hoje tem aumentado muito, o que nos impulsiona a questionar o porqu de tal crescimento. Porm, essa uma questo muito complexa e s estaremos tocando em alguns pontos da discusso. A Igreja precisa ser teraputica para que possa cumprir com as suas tarefas, para responder aos anseios dos fiis que a compem, pois, tal crescimento vem sendo provocado pela dificuldade de construir relacionamentos, aumentando o nmero de pessoas solitrias. Assim, a Igreja vista como uma das fontes para a reconstruo de uma vida em comunidade, para isso ela precisa desenvolver as funes teraputicas que de cura - seja interna ou externa - e de promover o bem-estar, principalmente o bem-estar de se relacionar com outras pessoas. Procuraremos entender o que significa o termo Igreja, sendo que poderamos desenvolver vrias definies, mas, vamos nos ater a uma dimenso bblicoteolgica.

2.1 O que Igreja


Para entender o que significa e como surgiu a Igreja precisa-se buscar a origem da palavra que vem do:
grupo de palavras anglo-saxnicas (ingls, church; escocs, Kirk; alemo, Kirche; holands, Kerk) deriva do temo do grego tardio Kyriakon, [casa] do Senhor. J o termo grego ekklesia (do qual derivam o latim ecclesia; italiano, chiesa; francs, glise; espanhol, iglesia; portugus, igreja), no grego clssico, significava a assemblia dos cidados de uma cidade como objetivos legislativos ou deliberativos...O termo grego ekklesia no tinha uso religioso. Mas foi adotado pela LXX para traduzir o termo hebraico kahal, que, juntamente com outro termo edah significa, no hebraico tardio, as assemblias religiosas dos israelitas... Inicialmente, o termo foi aplicado ekklesia de Jerusalm, que tambm era uma assemblia local. Mas, ao mesmo tempo, tambm era a assemblia de todos aqueles que acreditavam em Jesus

47
Cristo, e que, portanto, sucedia legitimamente assemblia israelita de Iahweh. 70

A origem da Igreja crist pascal e trinitria. Assim, o Esprito co-fundador da Igreja porque Jesus ps as bases da Igreja e em seguida o Esprito assumiu a direo ltima da comunidade. Mas a Igreja antes de qualquer coisa um dom de Deus, acontecimento dinmico e comunidade interpessoal.71 A Igreja tambm histrica, no apenas espiritual. A Igreja tambm pode ser entendida como o Corpo de Cristo. Pois, de acordo com o Novo Testamento a ekklesia compreendida como o corpo de Jesus Cristo, a revelao e salvao divina em ao, a comunidade dos/as cristos/s.
O Corpo de Cristo nada mais do que uma comunho de pessoas. a comunho de Jesus Cristo ou comunho do Esprito Santo, onde comunho ou koinonia significa uma participao comum, uma condio de estar juntos [togetherness], uma vida em comunidade. Os fiis esto ligados uns aos outros atravs de sua participao comum em Cristo e no Esprito Santo, mas aquilo que eles tem em comum no precisamente coisa, nem algo, mas ele, Cristo e Seu Santo Esprito. exatamente nisto que reside a miraculosa, a excepcional, a definitiva natureza da Igreja: que como Corpo de Cristo nada tem a ver com uma organizao e nada tem do carter institucional sobre ela. precisamente isto que ela tem em mente quando descreve-se como o Corpo de Cristo. 72

A Igreja como Corpo de Cristo pode se designar como transmissora da f, e no como propriamente o contedo da f. 73 A Igreja a comunidade dos fiis onde experimentado o agir salvfico de Deus em Jesus Cristo. Mas, a Igreja no um nmero de eleitos, a totalidade dos crentes, nem uma instituio sagrada, e sim o Corpo de Cristo. o corpo comunitrio de Cristo formado por muitos membros e comunidades.

70 71

Dicionrio Bblico. MACKENZIE, John L. Trad. lvaro Cunha. So Paulo: Paulus, 1983, p432. Cf. ESTRADA, Juan Antnio. Para Compreender como Surgiu a Igreja. Trad. Jos Afonso Beraldin. So Paulo: Paulinas, 2005. 72 BRUNNER, H. Emil. O Equvoco Sobre a Igreja. Trad. Paulo Arantes. So Paulo: Novo Sculo, 2004, p15. 73 Cf. Dicionrio de Conceitos Fundamentais de Teologia. EICHER Peter. Trad. Joo Rezende Costa. So Paulo: Paulus, 1993, p370.

48 A comunho da Igreja (comunidade) no existe em razo de si mesma, mas, nasce da comunho com Cristo. O amor a essncia da comunho daqueles que pertencem Ecclesia.74 E assim, tem-se o exemplo de Jesus Cristo como aquele que amou no s aquelas pessoas que estavam bem inseridas na sociedade, mas pelo contrrio, demonstrou o seu amor queles/as que estavam excludos e marginalizados. A comunho com Cristo no existe sem a comunho com os seres humanos, um no existe sem o outro. De acordo com Eduardo Villa Nova a Igreja chamada para proclamar, restaurar, libertar, consolar, ensinar, enfim, chamada a proclamar as boas novas do Reino de Deus tendo que abrir os seus olhos para ver e o corao para amar. A sua misso tornar-se um centro de promoo do bem-estar. 75 E assim, para ser Igreja ela precisa ser comunidade teraputica.

2.2 Igreja: uma comunidade teraputica


Quando Cristo afirma em Joo 10.10 que veio para que tenhamos vida e vida em abundncia, ele nos leva a refletir sobre uma vida integral, a integralidade do ser, pois, a pessoa precisa estar bem por completo o que s alcanado quando se est em harmonia com Deus, com o mundo e consigo mesmo.
76

O ser humano um ser espiritual, mas no podemos ter uma viso espiritualista que nega a materialidade, pois necessrio compreendermos o ser humano na sua totalidade, e segundo Josias Pereira a vida abundante aquela que abrange todos os aspectos do ser. Proporcionar cura e crescimento espiritual tarefa central da comunidade crist, mas, sem

74 75

BRUNNER, H. Emil. O Equvoco Sobre a Igreja. Trad. Paulo Arantes. So Paulo: Novo Sculo, 2004, p17. Cf. NOVA, Eduardo Villa. Igreja: Comunidade Teraputica Limites e Possibilidades. So Paulo: Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 1992, p17. 76 PEREIRA, Josias. A Funo Teraputica na e da Comunidade Crist. Revista Caminhando n 5. So Bernardo do campo: Editeo, 1992, p30.

49 dicotomias; a viso precisa ser uma viso holstica. 77 nesta dimenso que caminha a funo teraputica da Igreja, que se refere aos aspectos curativos e profilticos das doenas, promovendo o bem-estar e o crescimento das pessoas. Como sabemos, a Igreja formada por pessoas, seres humanos, que possuem qualidades e defeitos e, por isso, no se pode querer que a comunidade de f (Igreja) seja perfeita, plenamente saudvel e salugnica, mas:
Esta comunidade assim doente aquela que, reconhecendo sua fragilidade e sua dependncia do poder incomensurvel de seu Senhor, prope-se a se tambm salugnica. Jorge A. Leon, em seu livro Psicologia Pastoral de la Igresia faz referncia interessante Igreja como enferma/enfermeira. Na verdade, a terapeuta no uma pessoa perfeita, mas sim uma pessoa que, conhecendo e reconhecendo muitos de seus aspectos doentios, prope-se desempenhar o trabalho de cura, desenvolvendo, assim, seu potencial salugnico. exatamente por reconhecer-se doente que a comunidade vai desenvolver o seu potencial em direo cura, sade... A comunidade enferma/enfermeira caminha em busca da cura, e tal busca redunda naturalmente numa ao curativa e preventiva, tanto dentro de si mesma como na comunidade maior onde aquela est situada. Esta viso deve levar em considerao que, embora nosso enfoque esteja na comunidade, a cura se processa individualmente, so os indivduos pessoalmente que so curados.78

E o exerccio prtico da busca pela cura e da consolao recebeu o nome de poimnica, que o ato de pastorear o rebanho, buscar a ovelha desgarrada e curar a doente. A arte da poimnica consiste em curar pessoas dos males da alma que freqentemente se entendia como estando acometida por espritos imundos.
79

A Igreja comunidade teraputica a partir do momento em que ela se solidariza com a pessoa que est passando por situaes cruciais de sofrimento pessoal independente da origem do problema, seja somtico, psicolgico ou espiritual (transcendental) ou a pessoa que

77

PEREIRA, Josias. A Funo Teraputica na e da Comunidade Crist. Revista Caminhando n 5. So Bernardo do campo: Editeo, 1992, p30. 78 Idem, ibidem, p31. 79 HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p22.

50 quer crescer na f. Mas, infelizmente, a Igreja tem demonstrado grandes dificuldades de solidarizar-se com certas pessoas e problemas, tais como com os/as portadores/as do vrus HIV AIDS. Ela deve manter uma relao de cuidado com a pessoa na sua integralidade, manifestando-se como comunidade teraputica medida que aconselha acolhendo, proporcionando relaes significativas de ateno, afeto, complementaridade e incentiva a busca comunitria por vida. Igreja procura ser o corpo de Cristo como uma comunidade de f que procura viver em comunho onde o amor se faz presente. E a Igreja que comunidade teraputica procura desenvolver o dom de amar incondicionalmente como Jesus (ser humano) fez, sendo uma vida comunitria que prioriza o amor a Deus, ao prximo e a si mesmo. Pois, quando amamos somos capazes de cuidar de quem precisa de uma cura, mesmo quando estamos na condio de enferma/enfermeira. No desempenho da sua ao teraputica h de ser naturalmente uma comunidade de f, que cr no poder salvfico do Cristo que cura os conflitos e doenas possibilita o crescimento. Lothar Carlos Hoch afirma que a tentativa de viabilizar comunidade teraputica no mbito da igreja um passo importante na busca por uma relao sadia com Deus, na busca por relaes humanas mais sadias, mas tambm na busca por uma sociedade mais justa e saudvel. 80 Em suma, a Igreja numa perspectiva de comunidade teraputica deve proporcionar um relacionamento afetivo, de valorizao mtua, no fazendo uso de dominao, pois, a caracterstica de dominao tpica de sociedade A comunidade no deve ser dominadora mas, infelizmente tal caracterstica s ser possvel no Reino de Deus, de acordo com a nossa

80

HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p33.

51 realidade atual j que em alguns momentos ela tem se revelado dominadora. Ela deve prestar servio a quem est necessitando de cuidados, de um alvio ou cura e promover o bemestar das pessoas, o que implica em ajudar o prximo a se descobrir e conseqentemente aprender a lidar com suas limitaes e potencialidades para um melhor crescimento pessoal e comunitrio. A Igreja a convergncia da dialtica do individual e do coletivo. A vida da Igreja est sempre no processo imperfeito de busca por esse ideal. A Igreja como comunidade teraputica busca ser dom de Deus, comunidade interpessoal, Corpo de Cristo agindo como fonte de reconstruo de uma vida em comunidade podendo experimentar o agir de Deus em Jesus. Ela chamada a proclamar, restaurar, libertar, consolar, ensinar e promover o bem-estar, mas, no deve fazer uma dicotomia do ser humano; deve exercer a sua funo teraputica numa viso holstica devido a tridimensionalidade do ser (corpo, alma, esprito). Mas, como j foi dito anteriormente, a Igreja formada por seres humanos com limitaes e potencialidades e, por isso, preciso se autoconhecer para ser uma comunidade teraputica, que composta por curadores-feridos pessoas doentes e terapeutas ao mesmo tempo. no reconhecer-se como seres humanos doentes que se desenvolve o nosso potencial em direo a cura, a sade, afeto e a complementaridade. A Igreja como comunidade teraputica exerce uma funo que contribui para a formao de uma elevada auto-estima do indivduo, bem como o indivduo com elevada autoestima pode contribuir positivamente para o crescimento da Igreja como comunidade teraputica. Mas, em muitos momentos a Igreja tem sido falha em determinadas tarefas, bem como contribuir de forma negativa para a nossa auto-estima, isso por no ser uma comunidade teraputica como deveria ser, e ao mesmo tempo no colaboramos para o crescimento da comunidade teraputica. Tal situao nos leva a pensar o porqu isso est acontecendo.

CAPTULO 3 AUTO-ESTIMA E COMUNIDADE TERAPUTICA

Neste captulo, quando usamos a expresso comunidade estamos nos referindo a Igreja como comunidade teraputica, pois, assim ela um organismo vivo constitudo por pessoas concretas que tem nome, que tem sentimentos, sendo um lugar onde podemos nos relacionar proporcionando uma sensao de pertena. 81 Ela procura ser solidria com quem est sofrendo exercendo o cuidado integral, viabilizando relaes sadias com Deus e com o ser humano, cumprindo a prtica da proclamao da Palavra, restaurao, libertao, consolao, ensinamentos, promoo do bem-estar e a valorizao mtua. Essa comunidade que nos referimos composta por seres humanos passivos a erros, o que demonstra a sua imperfeio, sendo que isso no nos permite negligenciarmos a ao teraputica a qual ela se prope a promover. Entretanto, este tem sido, geralmente, o ideal de Igreja/comunidade e no a prtica pois, de acordo com Lothar Carlos Hoch:

81

Cf. HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p28.

53
as igrejas histricas tradicionais terem negligenciado aspectos essenciais do ministrio teraputico com o qual o prprio Senhor da Igreja havia incumbido. Se hoje as igrejas histricas esto estagnadas em termos de crescimento ou mesmo perdendo membros para outros movimentos religiosos porque elas no encontram formas eficazes de se fazerem presente na vida dos seus fiis em momentos cruciais de suas vidas. Temos perdido membros pela falta de assistncia na hora da dor, porque no conseguimos ser comunidade teraputica. 82

Seremos at mais ousados em afirmarmos que no somente as comunidades histricas tradicionais, mas, tambm as outras comunidades crists, tm negligenciado aspectos da funo teraputica, tais como as comunidades pentecostais. Mas, o que est acontecendo? O que fazer para mudar essa realidade? H muitas atitudes que precisam mudar para que se possa reverter tal situao, porm, um dos veis que vamos apresentar a dialtica do individual com o coletivo, mais especificamente a influncia da auto-estima na comunidade e vice-versa.

1 Auto-estima e comunidade
As pessoas ficam se perguntando qual a relao entre um assunto e o outro, qual a relao entre auto-estima e comunidade. Geralmente, elas pensam que um assunto no tem conexo com o outro, mas, de acordo com as informaes colhidas na pesquisa dos captulos anteriores percebe-se que no exatamente assim, pode-se entender e realizar uma conexo dos dois assuntos porque a auto-estima influencia na vida em comunidade e a vida em comunidade influencia na construo da auto-estima. A auto-estima comea a ser construda desde a infncia estendendo-se por toda a vida, que o amor prprio, o conhecimento de si mesmo, mas, ela tambm nos prepara para

82

HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998, p22.

54 sair de ns e irmos ao encontro do outro, pois ter uma elevada auto-estima no a mesma coisa que egosmo, bem pelo contrrio, ser mais solidrio. Os juzos das outras pessoas so importantes para a auto-estima quando os internalizamos, j que em muitos momentos (principalmente na infncia e na adolescncia) nos vemos pelos olhos do outro. E assim, percebe-se a importncia da comunidade na construo da auto-estima por ser um caminho vivel para a construo de nossa identidade psicossocial individual e coletiva. O conceito da comunidade a nossa respeito influenciar para termos uma elevada ou baixa auto-estima. A comunidade que realmente teraputica uma fonte de construo positiva da auto-estima, o que no quer dizer que ela tenha s que elogiar para promover o bem-estar, mas sim reconhecer e ressaltar a sua potencialidade, bem como pontuar suas limitaes enquanto pessoas, ajudando-a a conhecer-se melhor, porque na relao com o outro que nos conhecemos melhor. No adianta dizermos que nos amamos, que somos capazes e que temos nossa limitao e potencialidade se no h um reconhecimento das outras pessoas que venham de certa forma valorizar e reafirmar tais afirmaes. Somos seres humanos que gostam e necessitam de motivao, de valorizao que so atitudes que a comunidade pode e deve realizar. O ser humano de elevada auto-estima tambm influencia na vida em comunidade, pois ele no precisa desvalorizar o outro para se valorizar gerando relaes mais duradouras. Ele ajuda na funo da comunidade de promover o bem-estar por saber valorizar o trabalho do outro e de forma carinhosa destacar o que pode ser melhorado na medida do possvel. Ele no precisa fazer do outro o bode expiatrio, culpando-o pelos seus erros e dificuldades por se aceitar como . Assim, a pessoa com uma elevada auto-estima pode viabilizar atitudes/comportamentos que ajuda a comunidade ser o que ela deve ser, sendo uma facilitadora dos relacionamentos saudveis. No precisamos negar a ns mesmos para sermos aceitos na comunidade, pois na comunidade existe ou deveria existir lugar para todas as

55 pessoas, cada um com suas caractersticas pessoais, mas, Eduardo Villa Nova nos alerta que:
H muito empecilho ou inibio que afetam um membro a fim de que ele exera uma participao completa na comunidade que est inserido. O individuo pode aceitar um grupo, uma igreja, porm discordar de suas metas de trabalho, pode desenvolver um sentimento de insegurana, pode temer que suas aptides em relacionamentos humanos sejam inferiores s dos demais elementos, ou membro, e com este sentimento de inferioridade, no participar nas atividade comunitrias... Para perceber esses entraves e tornar-se um membro eficaz na comunidade necessrio que se desenvolva uma conscincia que o leve a estudar a sua prpria personalidade e a partir desse autoestudo fazer frente s frustraes e dores. Jesus diz: ... limpa primeiro o interior do copo... (Mt 23.26), nessas palavras de Jesus a inteno est em provocar reflexes a respeito da prpria existncia, e isto faz diferena na vida de uma pessoa, gerando crescimento, maturidade e motivao para o trabalho. 83

Ento, percebe-se que em alguns momentos as comunidades tm negligenciado a sua funo no viabilizando uma reflexo interior como nos instrui Jesus para o crescimento de seus membros. Essa falta de reflexo pode ser um fator que conduz os seus membros a construrem uma baixa auto-estima e essas pessoas com baixa auto-estima colaboram para que a comunidade continue sem exercer a sua funo teraputica, que de promover o bemestar, relacionamentos saudveis e consistentes e promover a cura, que pode ser emocional, espiritual ou fsica. Essa superficialidade dos relacionamentos pode ser devido a crescente invaso do individualismo e da competitividade em nossas comunidades que so gerados pelo mundo capitalista. E dessa forma, os participantes das comunidades tm se deixado levar por uma onda de analfabetismo relacional, sendo irresponsveis com a sua tarefa de ajudar os outros participantes a se auto-analisarem objetivamente para que possam superar as suas limitaes e frustraes.

83

NOVA, Eduardo Villa. Igreja: Comunidade Teraputica Limites e Possibilidades. So Paulo: Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 1992, p80-81.

56 De acordo com o professor Ronaldo Sathler-Rosa ns no somos educados para a divergncia, diferenas e tenses e, por isso, as comunidades teraputicas so hoje uma mentira, 84 e ficamos a refletir sobre o que est acontecendo com nossas Igrejas que deixam de ser Igrejas ao no exercerem as funes teraputicas, j que no podemos consider-las Igrejas comunidade teraputica. A Igreja de Cristo deve ser uma comunidade teraputica e, por isso, levantaremos alguns problemas que nos impedem de sermos comunidade teraputica e que influenciam negativamente na construo da auto-estima destacando atitudes e comportamentos que precisam ser repensados e resignificados.

2 Levantando os problemas
Uma das coisas mais importantes para a comunidade ser saudvel, para exercer a sua funo teraputica reconhecer e aceitar as suas necessidades, suas potencialidades e limitaes, para que possa viver na dimenso dos curadores-feridos ou enfermeira/enferma. A comunidade tem que reconhecer as suas doenas, dificuldades que a impossibilitam de exercer a sua funo teraputica, pois segundo o Prof. Ronaldo Sathler-Rosa no existe possibilidade de cura sem que haja o descobrimento da doena. Se no reconhecemos que estamos doentes no temos cura. 85 A dificuldade da comunidade conhecer as suas doenas/limitaes aumenta cada vez mais a baixa auto-estima dos seus participantes, devido falta de aceitao da sua condio de ferida, levando as pessoas a negarem a sua fragilidade e exigirem de si mais do que se pode dar ou fazer causando mais frustraes e decepes. Portanto, a comunidade como influenciadora da auto-estima precisa aceitar a sua condio de ferida para que os seus par-

84

SATHER-ROSA, Ronaldo; Afirmao em uma aula expositiva no dia 29/09 na Universidade Metodista de So Paulo, na Faculdade de Teologia na disciplina Seminrio Temtico de Teologia Prtica no ano de 2006. 85 Idem, ibidem.

57 ticipantes possam aceitar as suas feridas e obter assim a cura que s acontece depois que reconhecemos que ela se faz necessria. E conseqentemente, os participantes da comunidade com elevada auto-estima podem ajudar a comunidade a obter esse autoreconhecimento mostrando que possvel ser teraputica assumindo as suas fragilidades. A comunidade tem a sua dimenso de imperfeio ( composta por seres humanos que no so totalmente perfeitos), mas, no queremos afirmar que ela no salugnica, e sim que ela possui a caracterstica de enfermeira e enferma. Um outro problema que ocorre a prtica da excluso. Algumas comunidades tm agido de forma excludente como a comunidade do relato bblico de Marcos 5.25-34 (mulher do fluxo de sangue) que se apresenta como exclusivista (como vimos no primeiro captulo). A excluso da comunidade gera uma baixa auto-estima, pois, geralmente, desperta o sentimento de rejeio na pessoa, por parte do grupo. Ela exclui aqueles/as que so e pensam diferentes, tais como: os pobres, os marginalizados, os homossexuais, etc. No entanto, so exatamente essas pessoas que mais necessitam das aes teraputicas que a comunidade se prope realizar, que so: a cura, a proclamao da palavra, a libertao, a salvao, o bemestar. Dessa forma, ela deixa de ser teraputica e conseqentemente pode gerar uma baixa auto-estima. Mas, o participante da comunidade que tem uma elevada auto-estima pode ajud-la a repensar a sua prtica excludente e passar a conduzi-la a uma prtica de incluso, j que h uma relao de influncia mtua entre a comunidade e a auto-estima das pessoas. Uma pode auxiliar a outra em suas caractersticas/conceitos e prticas. Em seguida podemos destacar a existncia da represso nas comunidades, pois, de acordo com Howard Clinebell:
Um ponto fraco de muitas igrejas de hoje identificado por Robert Leslie: No deixa de ser irnico que a igreja muitas vezes o ltimo lugar em que

58
pessoas falam com liberdade e franqueza a respeito das questes que as tocam mais profundamente. Pequenos grupos de comunho e crescimento so a maneira mais eficaz de restituir igreja o poder transformador. 86

Algumas comunidades provocam em ns uma auto-represso de forma que no nos expomos de forma verdadeira e genuna ou at mesmo no temos coragem de nos expor e, por isso, apenas escutamos. Tal situao pode acontecer devido, possivelmente, a prpria excluso e opresso existente. Em certas ocasies ela impe prticas e conceitos que so opressoras ao invs de serem libertadores provocando um constrangimento nos seus membros e impossibilitando-os de expressar os seus mais profundos anseios, desejos e suas crises. Portanto, a comunidade deixa de ser a promotora de relacionamentos saudveis e profundos, o que extremamente importante para a o bem-estar do ser humano, passando a construir relacionamentos superficiais. Assim, ela d espao para o surgimento de outros problemas: a competitividade e a falta de franqueza. A vivncia em uma verdadeira comunidade no poderia deixar com que a competitividade gerada pelo mundo capitalista se insira no meio dela causando o medo de se apresentar como ela realmente . Clinibell afirma que:
Embora o processo de tornar-se grupo seja um processo natural,certos fatores em nossa sociedade tende a bloque-lo: a competitividade, o medo de intimidade e a relutncia generalizada em baixar nossas mascars defensiva. Em conseqncia, muitos assim chamados grupos renem-se a anos a fio nas igrejas sem passar de uma interao superficial. Infelizmente a fala fcil sobre a comunho crist no a provocar. Somente quando um grupo preenche as condies a partir das quais possa brotar relacionamento interpessoal vital que se experimentar genuna comunho. 87

As comunidades ao realizarem as suas funes teraputicas promovem um crescimento constante de relacionamentos entre os seus membros, mas, para que tal crescimento possa

86

CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Trad. Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Paulo: Paulinas; So Leopoldo, RS: Sinodal, 1987. p341. 87 Idem, ibidem, p343.

59 acontecer necessrio manter um relacionamento com base no companheirismo que gera a franqueza de comunicao, a honestidade porque a vitalidade do convvio grupal depende da liberdade, honestidade e profundidade com que os membros vm compartilhar suas dvidas, seus problemas, intuies e f um com o outro. 88 Sendo assim, a comunidade teraputica deve procurar promover a cura relacional. As nossas relaes so organizadas/estruturadas de forma a nos tornar doentes ou saudveis, podendo ser construtores positiva ou negativamente da auto-estima. E por ltimo, gostaramos de destacar o problema da culpa, pois existe a culpa saudvel (real) e a culpa neurtica (no real), mas, no pretendemos entrar profundamente no significado das respectivas culpas apenas uma breve definio para que se possa entender as suas influncias na formao da auto-estima e da comunidade. A culpa saudvel (real) est associada ao dano causado a pessoas. Em contrapartida, a culpa neurtica no resultado de um dano real que causamos intencionalmente s pessoas, uma culpa crnica e inapropriada pela qual as pessoas se sentem oprimidas por uma sensao crnica de pecaminosidade chegando a se mutilarem psicolgica e espiritualmente, devido a sua conscincia neurtica j que em sua auto-avaliao contm pouca ou nenhuma graa viva, desperdiando sua energia tica numa autopunio compulsiva. 89 Em alguns momentos a comunidade tem nos conduzido a um sentimento de culpa neurtica porque a reflexo sobre a nossa culpa tem impregnado nossa conscincia com sentimentos de pecaminosidade considerando muito dos desejos, sentimentos e anseios que so comuns ao ser humano como pecado e mesmo depois de confessar os pecados tal senti-

88

CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Trad. Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Paulo: Paulinas; So Leopoldo, RS: Sinodal, 1987. p344. 89 Cf. Idem, ibidem, p145.

60 mento ainda se faz presente. A instruo a uma certa santidade inalcanvel - santidade essa que esquece a humanidade dos seus membros, exigindo alm do que a capacidade humana pode alcanar pode gerar uma culpa neurtica, porque faz com que as pessoas no levem em considerao as suas falhas, seus erros, e defeitos (que so normais do ser humano) julgando-se o pior de todos pecadores, um pecador que no consegue entender e viver a graa de Deus. Este sentimento pode impedir que a ao teraputica se concretize na vida da comunidade porque ela promove um mal-estar na pessoa fazendo-a sentir culpada e at mesmo imerecedora do amor e da graa de Deus, o que pode causar uma baixa auto-estima, j que ela se auto-desvaloriza e se auto-rejeita. J a culpa saudvel ajuda no processo teraputico e na construo da auto-estima positiva, porque um julgamento justo que fazemos de ns mesmos, um reconhecimento de nossas fragilidades e falhas, pois, um mundo sem culpa igual a um mundo sem responsabilidade. Portanto, existem muitos obstculos que impedem as comunidades de serem de fato teraputicas, sendo que esses foram apenas alguns dos problemas existentes. Mas, o que se pode fazer para reverter tal situao? Que atitudes se deve tomar? Entende-se que so muitos os obstculos a serem vencidos para que as comunidades sejam teraputicas, porm, no temos uma frmula mgica para solucion-los, mas, destacaremos algumas pistas pastorais para que a nossa comunidade venha ser de fato teraputica.

3 Pistas pastorais
Ao trabalhar algumas pistas pastorais no estamos nos referindo apenas ao trabalho dos/as pastores/as, dos/as clrigos/as, mas sim na dimenso do sacerdcio universal de todos os crentes. Todos os cristos tm uma misso, um ministrio a ser realizado e os/as cl-

61 rigos/as devem instruir, treinar, guiar, inspirar, assessorar e colaborar com os ministrios leigos. Desse modo Clinibell afirma que:
Qual ento a funo do clero? Pelo nosso treinamento e ordenao, somos equipados e designados para atuar como lderes, treinadores e especialistas naquilo que o trabalho de cada cristo. Em vez de ser homens-orquestra que tocam cada domingo para comunidades passivas, pastores deveriam ser regentes de orquestras que ajudam cada pessoa a dar sua contribuio especfica para a sinfonia da boa nova. O papel-chave dos clrigos est descrito em Efsios: o aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio (4.11-12). Nossa funo treinar, inspirar, guiar, assessorar e colaborar com os ministros leigos como professores de professores, pastores de pastores e aconselhadores de aconselhadores. 90

Ento, podemos ver que uma das pistas pastorais importantes para o desempenho das comunidades, tanto leigos quanto clrigos, a ao de cuidado, autocuidado e cuidado mtuo. A dimenso teraputica requer o prprio cuidado e o cuidado do prximo e de acordo com Sidnei Vilmar No o cuidado humano tarefa urgente e tambm fascinante porque o cuidar mais que assistir, a atitude de ir ao encontro do outro no sentido de prestar-lhe auxlio a partir de uma relao de ajuda. 91 As pessoas de nossas comunidades esto carentes de cuidados porque revela um envolvimento afetivo com relaes mais afetivas e sinceras pois, o cuidar bblico, portanto, pressupe muito mais que uma mera ao ou atitude isolada, mas envolve essncia, o sentimento e o corao daquele que se dispe a ser um cuidador ou cuidadora. 92 preciso que se tenha uma viso holstica do ser humano na ao cuidadora, o cuidado precisa ser efetuado em todas as dimenses do ser humano (somos corpo, alma e esprito), um cuidado integral. O autocuidado e o cuidado mtuo importante para que a comunidade exera sua ao teraputica no sentido de que a partir do momento em que cuidamos

90

CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Trad. Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Paulo: Paulinas; So Leopoldo, RS: Sinodal, 1987. p384. 91 Cf. NO, Sidnei Vilmar. Espiritualidade e sade: da cura dalma ao cuidado integral. So Leopoldo: Sinodal, 2004. p79. 92 Idem, ibidem, p84.

62 de ns mesmos e do outro o bem-estar ser possvel na comunidade pois, necessrio que saibamos nos cuidar para depois cuidar do outro. Uma das formas de cuidados que podemos realizar o aconselhamento. Segundo Clinebell
O aconselhamento pastoral um meio essencial pelo qual uma igreja auxiliada no sentido de ser um posto de salvamento e no um clube, um hospital e um jardim da vida espiritual e no um museu. O aconselhamento pode ajudar a salvar as reas de nossa vida que naufragaram nas tempestades do nosso dia-a-dia, que se despedaaram nos arrecifes ocultos de ansiedade, culpa e falta de integridade. Um programa eficaz de poimnica e aconselhamento, em que tanto pastora quanto pessoas leigas treinadas servem como possibilitadoras de cura e crescimento, pode transformar o clima interpessoal de uma congregao, fazendo de uma igreja um lugar em que a integralidade fomentada nas pessoas durante a vida toda. 93

O aconselhamento pastoral uma pista para fazer com que a comunidade seja teraputica e tambm um meio para auxiliar na construo da auto-estima das pessoas ajudando a descobrir novas dimenses da humanidade, a descobrir potencialidades, criatividade, etc. Somos renovados e ajuda-nos a potencializarmos para sermos agentes de renovao da comunidade. Mas, importante que se tenha conscincia de que nem sempre ns teremos ou poderemos dar as respostas a todos os problemas e conceitos questionados das pessoas que nos procurarem.
94

No entanto, o que se pode fazer proporcionar meios que possam clarificar e

solucionar tais problemas e, se necessrio proporcionar uma reflexo dos conceitos para revis-los segundo os valores de Cristo, levando as pessoas a uma maior reflexo de forma que elas prprias venham encontrar a resposta. Tambm necessrio criar um ambiente saudvel onde os membros das comunidades se sintam bem vontade, seguros, um ambiente de confiana, pois, para que as relaes

93

CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Trad. Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Paulo: Paulinas; So Leopoldo, RS: Sinodal, 1987. p14. 94 Idem, ibidem, p144.

63 sejam profundas e sinceras elas precisam transmitir segurana e confiana no outro. Precisase gerar nos participantes o sentimento de cooperatividade ao invs de competitividade, despertando-os e estimulando-os a autovalorizao e a valorizao do outro. Essa atitude tambm ajuda na construo positiva da auto-estima de forma que no precisar disputar um lugar com o prximo, porque todos se sentiram amados, capazes e importantes. O reconhecimento do outro muito importante para a vida em cooperatividade. preciso incentivar nas lideranas o esprito de cooperatividade atravs da autovalorizao e a valorizao mtua e o entendimento de que s somos comunidade quando somos capazes de amar a ns mesmos e o prximo, amor esse que tambm acontece na aceitao das prprias fragilidades e das fragilidades do outro. Mas para isso, carecemos de uma liderana adequada, ou seja, uma liderana comunitria, descentralizadora, pois, como diz o texto de Glatas 6.2: Levai a carga uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. O verdadeiro lder aquele que gera outros lderes. Uma liderana descentralizadora valoriza a ao de todos os membros da comunidade porque cada um ter uma tarefa a ser executada, sendo que todas as tarefas tm o mesmo valor independente de quem for execut-la demonstrando o reconhecimento e a importncia do trabalho de cada um. Assim, a comunidade produzir um sentimento de satisfao pessoal alm de ajudar no crescimento da comunho na comunidade. Muitos dos relatos bblicos mostram essa ao comunitria por estarem escritos na segunda pessoa do plural (vs), nos levando a entender que Jesus se referia a mais de uma pessoa. Um lder autoritrio gerador de descontentamento comunitrio, de medo ao invs de respeito, pouco motivador e assume uma caracterstica muito prejudicial vida comunitria: a opresso. A Liderana autoritria prejudicial tanto vida comunitria quanto para a particularidade das pessoas. Pode-se destacar tambm o conceito de perfeio crist, pois, de acordo com algumas pessoas das Igrejas o conceito de perfeio crist tambm adquire uma dimenso opressora

64 e uma delas no poder errar. Mas, para ns metodistas, o conceito de perfeio crist deve ser libertador, assumindo uma dimenso de um constante crescimento com passos de amadurecimentos, como aprender a conviver com os nossos erros e com os erros do outros, amar o prximo mesmo com os seus erros. A perfeio crist na dimenso de uma constante busca por crescimento um agente positivo da formao da auto-estima e de uma ao teraputica no que diz respeito aos relacionamentos humanos, ajudando a superar o analfabetismo relacional. A concepo de perfeio crist como falta de erro pode nos levar a uma comunidade com o problema da culpa neurtica. A comunidade que tem esse conceito no permite erro e conseqentemente gera o sentimento de pecaminosidade (culpa neurtica), gerando uma autonegao, e por isso torna-se necessrio um trabalho de conscientizao que desperte uma conscincia crist mais aceitadora, uma conscincia mais libertadora. preciso educar as comunidades a aceitarem a sua condio humana para que possam crescer com os seus erros. No podemos esquecer que a comunidade divina, mas, tambm humana. Gostaramos ainda de destacar que as comunidades precisam refletir e julgar as msicas que tm sido cantadas em seu espao cltico, porque muitas delas tm demonstrado uma depreciao da imagem do ser humano desvalorizando-o e valorizando apenas a dimenso divina, ocorre uma negao da ao e da contribuio humana, conforme as msicas analisadas por Thelma Ferreira Guimares do Nascimento, que esto anexas. Tal atitude conduz os seus membros a um menosprezo pessoal para uma super-valorizao de Deus, e isso pode reforar um sentimento de baixa auto-estima existente na pessoa. As msicas devem procurar expressar o amor a Deus, ao prximo e a si mesmo, pois somos imagem e semelhana de Deus. A vida em comunidade essencial ao ser humano e a comunidade deve procura ser um agente positivo da construo da auto-estima, e para isso precisamos estar sempre re-

65 pensando as nossas atitudes, valores, conceitos enquanto pessoas que possuem suas particularidades e como comunidade que procura promover o bem-estar.

CONCLUSO

Ao concluir esse trabalho importante esclarecer que as comunidades (Igrejas) so constitudas de pessoas, seres humanos que esto sujeitos a erros, mas, isso no pode nos levar a negligenciar a ao teraputica que deve existir em cada comunidade, mesmo entendendo que somos curadores feridos porque temos as nossas prprias feridas e ao mesmo tempo temos cuidado das outras pessoas. cuidar de si para cuidar do outro. Ento, nessa dimenso do cuidar de si para cuidar do outro, entende-se que a autoestima um fator necessrio na vida do ser humano. A auto-estima o amor prprio, o julgamento que temos de ns mesmos. Ter uma elevada auto-estima no quer dizer que somos egostas, bem pelo contrrio, quando nos amamos e reconhecemos as nossas fragilidades e potencialidades no precisamos fazer do outro nosso bode expiatrio. Assim, possvel nos encontrar com o outro, construir relacionamentos saudveis e duradouros. O outro influencia na formao da auto-estima, pois o julgamento, as experincias com os outros contribuem para a nossa auto-estima ser elevada ou baixa. As decepes e frustraes que vivemos tambm determinam a auto-estima. Pode-se perceber que nos relatos bblicos os milagres sempre aconteciam partir das pessoas, elas que iam at Jesus, o que nos mostra que as pessoas acreditam que a sua iniciativa, sua f (Marcos 5.25-34) as curava. A conscincia do

67 valor da nossa atitude, da nossa auto-estima nos incentiva a realizarmos o milagre em nossa vida segundo a ao de Jesus, pois ele foi um agente da construo da auto-estima das pessoas com quem teve contato. Uma elevada auto-estima nos ensina a nos amarmos para que possamos amar o prximo e viver em comunidade, uma comunidade teraputica. Hoje a nossa sociedade vive um grande analfabetismo relacional aumentando cada vez mais o individualismo e a solido, mas, a Igreja como comunidade teraputica pode ser uma das fontes para mudar tal situao, pois pressupe que um lugar onde as pessoas possam se expressar, ser aceitas como so, criando vnculos de afetividade; ela vista como fonte para a reconstruo de uma vida comunitria. A Igreja comunidade teraputica a partir do momento em que se solidariza com as pessoas que esto passando por situaes cruciais na vida. Ela corpo de Cristo e, por isso, desenvolve o dom de amar como fez Jesus construindo assim relaes mais sadias e duradouras. Ela proporciona um relacionamento afetivo de valorizao mtua no fazendo uso da dominao que uma das caractersticas que a diferencia da sociedade, porm, infelizmente, em alguns momentos ela tem sido dominadora. Assim, pode-se entender que a auto-estima pode influenciar na vida em comunidade e a vida em comunidade influencia na auto-estima. Uma pessoa que tem uma auto-estima elevada pode ajudar a Igreja a desenvolver melhor a sua ao teraputica, pois ela ajuda a comunidade conhecer as suas limitaes (tentando super-las na medida do possvel); e potencialidades, ela no precisa desvalorizar o outro para se valorizar, gerando relaes mais duradouras, j que o outro no mais ser o bode expiatrio, o que facilita para que comunidade no negligencie a sua ao teraputica. E ao mesmo tempo, a comunidade influencia na auto-estima da pessoa, pois ela ser um ambiente no qual a pessoa no precisa provar o tempo todo que perfeita, no qual pode ser ela mesma, com suas imperfeies e perfeies, a comunidade incentiva o amor a vida, a valorizar o prximo.

68 Portanto, a comunidade que de fato teraputica pode ajudar a elevar a auto-estima dos seus membros, pois a comunidade aquela que inclui, incentiva o relacionamento saudvel, valoriza o ser humano e cuida uns dos outros. A vida em comunidade indispensvel ao ser humano que tridimensional nos seus relacionamentos. Ele precisa estar bem consigo mesmo, com o outro e com Deus para se encontrar e encontrar com o outro e nessa relao h o encontro com Deus. A auto-estima muito importante para uma vida saudvel, para uma vida de satisfao pessoal e comunitria. Precisamos reconhecer-nos para reconhecermos o outro e Deus.

REFERNCIA

ARAGN, Lourdes Corts de & DIEZ Jess Aragn. Auto-estima: compreenso e prtica. Trad. Maria Stela Gonalves. So Paulo: Paulus, 2004. BBLIA, Portugs. Bblia Sagrada. Trad. Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1995. Edio revista e corrigida no Brasil. BORTOLINI, Jos. O Evangelho de Marcos: para uma catequese com adultos. So Paulo: Paulus, 2003. BRANDEN, Nathaniel. Auto-estima: como aprender a gostar de si mesmo. Trad. Ricardo Gouva. 40. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. BROWN, Raymonde E. Introduo ao Novo Testamento. Trad. Paulo F. Valrio. So Paulo: Paulinas, 2004. Coleo bblia e histria. Srie maior. BRUNNER, H. Emil. O Equivoco sobre a Igreja. Traduo de Paulo Arantes. So Paulo: Novo Sculo, 2004. CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento Pastoral: modelo centrado em libertao e crescimento. Trad. Walter O. Schlupp e Lus Marcos Sander. So Paulo: Paulinas; So Leopoldo, RS: Sinodal, 1987. COLAVECCHIO, Ronaldo L. O Caminho do Filho de Deus: contemplando Jesus no evangelho de Marcos. So Paulo: Paulinas, 2005. Coleo teologia bblica.

70 COMBLIN, Jos. O Povo de Deus. So Paulo: Paulus, 2002. CORREIA JUNIOR, Joo Luiz. O Poder de Deus em Jesus: um estudo de duas narrativas de milagres em Mc5,21-43. So Paulo: Paulinas, 2000. Coleo bblia e histria. Dicionrio Bblico. MACKENZIE, John L. Trad. lvaro Cunha. So Paulo: Paulus, 1983. Dicionrio de Conceitos Fundamentais de Teologia. EICHER, Peter. Trad. Joo Rezende Costa. So Paulo: Paulus, 1993. Dicionrio do Pensamento Social do Sculo XX. OUTHWAIT, Willian; BOTTOMORE, Tom. Trad. Eduardo Francisco Alves, lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahor Ed., 1996. Dicionrio Interdisciplinar da Pastoral da Sade. CIN, Giuseppe; LOCCI, Efsio; ROCCHETTA, Carlos. Trad. Calisto Vendrame, Leocir Pessini e equipe. So Paulo: Paulus, 1999. Srie dicionrios. Enciclopdia Abril. So Paulo: Abril, 1976. Vol. 3. ESTRADA, Juan Antnio. Para Compreender como Surgiu a Igreja. Trad. Jos Afonso Beraldin. So Paulo: Paulinas, 2005. FLORISTN, Casiano. Para Compreender a Parquia. Trad. Pe Idalino Simes. Coimbra: Grfica de Coimbra. FRANKL, Viktor Emil. Fundamentos y Alicaciones de la Logoterapia. Argentina, Buenos Aires: San Pueblo, 2000. FREUD, Anna. O Ego e os Mecanismos de Defesa. Trad. lvaro Cabral. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. GONZLEZ, Serafn Ruiz. Crescer Como Pessoa: etapas e obstculos. Trad. Adilson Camilo Lima. So Paulo: Paulus, 1997. GOPPELT, Leonhard. Teologia do Novo Testamento. Trad. Martin Dreher e Ilson Kayser. 3 ed. So Paulo: Editora Teolgica, 2003. Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira. Editorial Enciclopdia, Limitada. Rio de Janeiro: Lisboa. Vol 07.

71 HOCH, Lothar Carlos & NO, Sidnei Vilmar (Orgs). Comunidade Teraputica:cuidando do ser atravs de relaes de ajuda. So Leopoldo, RS: Escola Superior de Teologia/Sinodal, 2003. HOCH, Lothar Carlos. Comunidade Teraputica: em busca de uma fundamentao eclesiolgica do Aconselhamento pastoral. In: Associao Brasileira de Aconselhamento (ed.), Fundamentos do Aconselhamento. So Leopoldo: Sinodal/IEPG, 1998. HOUAISS, Antnio (1915-1999), VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa/ Antnio Houaiss e Mauro Salles Villar, elaborado no Instituto Antnio houaiss de Lexicografia e Banco de Dados Ltda Lngua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. HURDING, Roger F. A rvore da Cura: modelos de aconselhamento e de psicoterapia. Trad. Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Vida Nova, 1995. KEENER, Craig S. Comentrio Bblico Atos: Novo Testamento. Trad. Jos Gabriel Said. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004. KUMMEL, Werner Georg. Introduo ao Novo Testamento. Trad. Isabel Fontes Leal Ferreira e Joo Paixo Neto. So Paulo: Paulus, 1982. LACASSE, Micheline. A Resposta Est Em Mim: conhece-te a ti mesmo. Trad. Orlando dos Reis. Petrpolis: Vozes, 1996. LEITE, Nelson Luiz Campos (Org.). O Evangelho e as Questes Emocionais. So Paulo: Cedro, 2004. MAY, Rollo. O Homem Procura de Si Mesmo. Trad. urea Brito Weissenberg. Petrpolis: Vozes, 1986. MIJOLLA, Alain de. Dicionrio Internacional da Psicanlise: conceitos, noes, biografias, obras, eventos, instituies. Trad. lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2005. MULHOLLAND, Dewey M. Marcos: introduo e comentrio. Trad. Maria Judith Prado Menga. So Paulo: Vida Nova. Sria cultura bblica. NO, Sidnei Vilmar. Espiritualidade e sade: da cura dalma ao cuidado integral. So Leopoldo: Sinodal, 2004.

72 NOVA, Eduardo Villa. Igreja: Comunidade Teraputica Limites e Possibilidades. So Paulo: Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 1992. PEREIRA, Josias. A Funo Teraputica na e da Comunidade Crist. Revista Caminhando n 5. So Bernardo do campo: Editeo, 1992. PEREIRA, Josias. Pano de Fundo do Curso: Igreja: Comunidade Teraputica. In: Curso de Aconselhamento Pastoral. So Bernardo do Campo, 2005. PETER, Ricardo. Viktor Frankl: a antropologia como terapia. Trad. Thereza Christina Stummer. So Paulo: Paulus, 1999. ROMERO, Emlio. O Inquilino do Imaginrio: formas de alienao e psicopatologia. So Paulo: Lemos Editorial, 2001. SATHER-ROSA, Ronaldo. Aula expositiva no dia 29/09 na Universidade Metodista de So Paulo, na Faculdade de Teologia na disciplina Seminrio Temtico de Teologia Prtica no ano de 2006. SCHEEMBAUM, Peter. Toma o teu Div e Anda! Trad. Rodolpho Eduardo Krestan. So Paulo: Loyola, 1994. SILVA, Edlson Marques da. Negritude & F: O resgate da auto-estima. Santa Cruz Do Rio Pardo, SP: Faculdade de Filosofia Cincia e Letras Carlos Queiroz, 1998. SOARES, Sebastio Armando Gamaleira Soares & JNIOR, Joo Luiz Correia; Evangelho e Marcos: refazer a casa. Petrpolis: Vozes, 2002.Vol, I. Coleo comentrio bblico. TILLICH, Paul; Teologia Sistemtica: trs volumes em um. Trad. Getlio Bertelli. So Paulo: Paulinas e Sinodal, 1984.

ANEXO

1. Identificao da super-valorizao de Deus em detrimento dos valores do ser humano 95


Historicamente podemos afirmar que a adorao a Deus uma das partes fundamentais do culto desde os primrdios do cristianismo; porm, super valoriz-lo em detrimento do ser humano no uma relao pressuposta nos referenciais bblico-teolgicos expostos nesta pesquisa, visto que o ser humano foi criado imagem e semelhana de Deus, pois tal atitude contribui para uma baixa auto-estima que pode gerar a no confiana em si e a degradao de parte da criao divina: a humanidade; nesse ponto que precisa-se resgatar o valor da Imago Dei que h no ser humano, independente de sua escolha afirmativa ou negativa ao convite da salvao. verdade que a adorao a Deus (a exemplo de Isaas 6.3-596) faz o ser humano perceber o seu pecado (individual e coletivo) diante da pureza divina, mas

95 96

Anlise do discurso musical realizada por Thelma Ferreira Guimares do Nascimento. Bblia de Estudo de Genebra. Traduo Joo Ferreira de Almeida, p. 798.

74 no o torna impotente para atender seu chamado, nem tampouco indigno de sua interveno em sua vida, tal como no discurso disseminado nas canes do Diante do Trono: s o poderoso Deus, mas vieste em mim reinar. (Trecho da msica Quo grande s tu do CD Diante do Trono) Senhor, estou aqui para te adorar, em tua presena desejo estar Eu sei que nada sou, mas vim me humilhar, preciso de Ti. (Trecho da msica Manancial do CD Diante do Trono) Se tu olhares Senhor pra dentro de mim nada encontrar de bom. (Trecho da msica Corao igual ao teu do CD Preciso de Ti) Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou, o que vier a ser, vem de Ti Senhor. Dependo de Ti, espero em Ti, sozinho nada posso fazer Descanso em Ti, espero em Ti, sozinho nada posso fazer. (Trecho da msica Vem de Ti, Senhor do CD Nos braos do Pai).

Anda mungkin juga menyukai