Anda di halaman 1dari 26

A palavra de ordem :

Perdoar
Jorge Hessen E-Mail: jorgehessen@gmail.com Site: http://meuwebsite.com.br/jorgehessen

Quase sempre quando nos sentimos injuriados, nossa tendncia aumentar o fato que nos desagradou. Se fomos ofendidos por esse ou aquele motivo, quase sempre encapsulamos o desejo de desforra e mantemos o "link" mental com as foras poderosas das trevas, que somadas a outras tantas potencializam as sombras de nossos desagravos.

Diante disto , predominam os ncleos formados pelo egosmo e pelas paixes primitivas, porque nossos coraes so duros e cremos que estamos sempre com razo. E quanto mais temos esta certeza, mais esforo ser necessrio para que despertemos para a real necessidade do perdo.

Mister tentemos entender o que ocasionou a ofensa. Por vezes, fomos ns mesmos os promotores dela, por algo que tenhamos dito ou feito.
H casos e casos.

A indignao sentimento que se torna necessrio diante da atitude descabida de algum. Tal atitude no deve assumir, porm, o carter da agresso nem do revide, devendo ser manifestada para que o outro perceba as conseqncias de seus atos.

Contudo, em vrias ocasies , por gostar muito de algum , relevamos suas atitudes inadequadas para conosco e com outros, confundindo os sentimentos e perdoando quando caberia a repreenso e advertncia obrigatria.

At porque perdo no significa conivncia com o erro. O bom senso sussurra que atitudes como essas (perdoar e desculpar sem limites) incita o outro prtica do mesmo ato reprovvel. Isto no amor, mas, subservincia ou omisso.

Perdoar coisas leves contra ns mesmos relativamente fcil, porm quando se trata de algo mais srio como um assassinato, um estupro, uma infidelidade conjugal por exemplo, a dificuldade de superao da mgoa aumenta consideravelmente. Por isso a Doutrina Esprita leva refletir que o perdo ser sempre o sentimento o qual nas superaes pessoais transcendem ao prprio ser.

Devemos dar o direito de a pessoa ser agressiva, mas no nos dar o direito de revidar a agresso. A raiva semelhante a um raio. Pode provocar danos graves. inesperada. Mas o rancor calculado. necessrio que aprendamos a colocar um pra-raio e evitemos os txicos deste sentimento negativo. No entanto, esquecer ofensa depende da nossa memria.

Muita coisa queremos esquecer e simplesmente no esquecemos. Sentir o impacto e no ter como evitar a raiva, fisiolgico, reagir no momento. Mas conservar a mgoa da minha vontade. Se eu conservar a mgoa tenho um transtorno psicolgico, gosto de sofrer. Como seres emocionais sentimos o impacto da agresso, mas no devemos nos revoltarmos, e trabalhemos para esquecer.

Perdoar no esquecer por esquecer. compreender e colocar-nos no lugar do outro. O esquecimento somente vem quando a memria se encarrega de diluir a impresso negativa, o que demanda tempo, reflexo e auto-superao. So claras as palavras de Jesus no evangelho de Mateus:

"Ouvistes que foi dito: Amars ao teu prximo, e odiars ao teu inimigo. Eu, porm, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem e caluniam;

Jesus trata de uma das mais complexas dificuldades do ser humano: perdoar a quem nos ofende.
Desenvolvemos muitas doenas por que no conseguimos perdoar, isto , cristalizamos nas mgoas os processos de vindita atravs das idias obsessivas, cujas causas deslocam-se do campo ntimo em desarmonia exteriorizando-se no somtico.

Em verdade os estados mentais enfermos sero invariavelmente refletidos no corpo fsico atravs de variada sintomatologia seja no dio, no rancor, resultando em nossa priso s influncias inferiores, engendrando uma cadeia mrbida de patologias devastadoras.

O esprito de Manoel P. Miranda diz que o dio fruto do egosmo, do personalismo magoado, e Kardec comenta no Evangelho segundo o Espiritismo que "O dio e o rancor denotam uma alma sem elevao e sem grandeza. O esquecimento das ofensas prprio da alma elevada, que paira acima do mal que lhes quiseram fazer.

Pesquisas modernas indicam que o ato de perdoar pode aplacar a tenso, reduzir a presso sangunea e diminuir a taxa de batimentos cardacos. Perdoar, portanto, no somente uma questo de conquista emocional e espiritual, tambm uma questo de sade. O Evangelista Mateus narra a passagem em que Jesus disse: "Se contra vs pecou vosso irmo, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a ss com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmo.

Ento, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: 'Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmo, quando houver pecado contra mim? At sete vezes?' - Respondeu-lhe Jesus: 'No vos digo que perdoeis at sete vezes, mas at setenta vezes sete vezes".

No resta dvida que aprendendo a perdoar, estaremos promovendo nosso crescimento espiritual. A condio do verdadeiro perdo o esquecimento. Mas no podemos deixar-nos encharcar de hipocrisia ao ponto de dizermos que j conseguimos isso com todos os que nos ofendem.

certo que para nossas aparncias sociais "o perdo significa renunciar vingana, sem que o ofendido precise olvidar plenamente a falta do seu irmo; entretanto, para o Esprito Evangelizado, perdo e esquecimento devem caminhar juntos embora prevalea para todos os instantes da existncia a necessidade de orao e vigilncia. Alis, a prpria lei da reencarnao nos ensina que s o esquecimento do passado pode preparar a alvorada de redeno".

O Evangelho Segundo o Espiritismo no captulo X d a dimenso do perdo, na sua forma mais simples e agradvel a Deus, levando-nos a refletir nas palavras do Mestre registradas por Mateus entre as Bem-Aventuranas: "Se perdoares aos homens as faltas que cometeram contra vs, tambm vosso Pai celestial vos perdoar os pecados; mas, si no perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial tambm no vos perdoar os pecados".

Jesus, aconselhou amar os nossos inimigos no enfoque de no devolver com a mesma moeda aquilo que nos foi desferido. Oferecendo, porm, a outra face, a face do bem, pois assim cortar-se-ia pela raiz os sentimentos de vingana.

Cabe aqui um registro de grande importncia o exerccio do perdo na intimidade familiar. No podemos perder de vista a suprema necessidade do perdo em famlia. Precisamos muito mais do perdo, dentro de casa, que na ribalta social, e muito mais de apoio recproco no ambiente em que somos chamados a servir, que nas veredas ruidosa do mundo.

E se Jesus nos ensinou a perdoar setenta vezes sete aos nossos inimigos, quantas vezes deveremos perdoar aos amigos (familiares) que nos entretecem a alegria de viver dentro do ambiente domstico?

Portanto, acontea-nos o que acontecer, no cedamos, nunca, a pensamentos de rancor e de vingana; isto poria em ao foras destrutivas que, mais cedo ou mais tarde, reagiriam contra ns mesmos. Certamente, os agravos que nos faam no ficaro impunes, mas deixemos a cargo do Criador a justa correo.

Que Deus abenoe a todos!

Montagem e Apresentao: Samara Luiza de Castro Hessen

Anda mungkin juga menyukai