Anda di halaman 1dari 13

Sistemas flexveis de manufatura

Depois de muitos anos de trabalho e economia, voc decidiu comprar seu primeiro carro zero quilmetro. Na agncia, no entanto, o vendedor nem lhe deu tempo de respirar e foi logo disparando: lcool ou gasolina? Motor 1.0, 1.4 ou 1.6? Interior em napa, couro ou corvim? Direo hidrulica? E ar-condicionado? Olha que o vero promete, hein! Vidros eltricos? Painel analgico ou digital? Digital vai parecer um avio. Rodas de ferro ou alumnio? Duas ou quatro portas? Ainda completamente atordoado com tantas possibilidades, o vendedor levanta a cabea da tabela de preos e lhe d o golpe de misericrdia: E a cor?

O outro lado da moeda Na extremidade oposta ao do conceito de produo em massa, encontra-se a produo sob encomenda. Normalmente trata-se de um lote unitrio, ou seja, composto por um nico produto. O caso tpico o da noiva que contrata uma costureira para fazer seu vestido de casamento. Ela deseja algo exclusivo, que retrate sua personalidade e ressalte suas qualidades. Para isso, ter que pagar mais e esperar mais

182

tempo do que se comprasse um vestido pronto numa loja do ramo. Comeou-se, ento, a estudar a viabilidade de mtodos de fabricao que aliassem o baixo custo e o prazo de entrega da produo em massa com o respeito aos desejos ntimos do consumidor, tpico da produo sob encomenda. Esse meio-termo, constitudo pela chamada produo em lotes, com quantidades inferiores a 50 peas, necessitava de formas de produo mais flexveis. E flexibilidade, ou seja, capacidade de se adaptar rapidamente a mudanas justamente a caracterstica principal de uma mquina chamada computador. Embora um sistema de fabricao flexvel no precise

necessariamente de computadores, sua presena, se bem explorada, acaba por aumentar a eficincia de produo. Em muitos casos, a flexibilidade propiciada pela utilizao dos computadores acaba se tornando at um fator de sobrevivncia da empresa em face da concorrncia cada vez maior.

Sistemas flexveis de manufatura A palavra sistema significa um conjunto de elementos

interligados, destinados a uma determinada funo. No nosso caso, essa funo a produo de bens. Costuma-se utilizar a palavra manufatura para significar

produo, embora em seu sentido original fazer mo a palavra no represente a realidade atual, em que cada vez mais as mquinas substituem a habilidade manual do arteso. Assim, a expresso sistema de manufatura no nova. A novidade est no adjetivo flexvel. Essa caracterstica foi se incorporando aos sistemas de produo medida em que a presena dos computadores nesses sistemas se tornava mais freqente.

183

Embora no haja consenso entre os vrios autores quanto origem do primeiro sistema flexvel de manufatura, alguns consideram a indstria inglesa de mquinas-ferramenta Mollins como sendo a primeira a implantar, em 1968, um sistema desse tipo. Ele teria sido construdo para fabricar uma grande variedade de componentes e poder operar, sem a presena do homem, por longos perodos. Desde a dcada de 60, os sistemas flexveis de manufatura tornaram-se cada vez mais sofisticados. Os pioneiros no estudo dos mtodos e processos de produo criaram, no incio do sculo, algumas formas de se representar os sistema de produo. Uma dessas formas a dos chamados fluxogramas de produo. Com smbolos, conforme ilustra a figura a seguir, representavam-se as vrias fases pelas quais passava o material ao ser processado.

smbolos utilizados em fluxogramas de produo

Assim, podia-se indicar as operaes, inspees, transportes, armazenamentos e tempos de espera do material em processo. Em seguida, tentava-se reduzir ou eliminar as atividades que apenas aumentavam o custo do produto. Os fluxogramas foram substitudos por formas mais modernas de representao, muitas delas realizadas com o auxlio do prprio computador. No entanto, se voc observar as pessoas trabalhando numa fbrica hoje, perceber que cada uma delas est envolvida numa atividade que pode ser representada por um dos smbolos da figura. Assim, se quisermos criar um sistema automatizado de manufatura, devemos considerar a possibilidade de automatizar cada uma dessas atividades, que so os elementos que compem o sistema de manufatura.

184

Operao Operao a atividade de adicionar um valor ao material em processo. Imagine uma fundio que decide comprar um rob industrial para rebarbar certo tipo de pea. Algum tempo depois, descobre que as rebarbas eram causadas por falhas no prprio processo de fundio. Solucionadas essas falhas, o rob torna-se desnecessrio. Na linha de evoluo de um torno mecnico, por exemplo, notamos que os comandos numricos deslocaram o torneiro da atividade principal de transformao para uma atividade secundria de carregamento e descarregamento da mquina. Porm, se o que se deseja chegar a um sistema de manufatura totalmente automtico, sem interferncia humana, esta situao ainda no satisfatria. O prximo passo retirar o homem de sua tarefa de carregar e descarregar o torno, substituindo-o por outra mquina: um rob industrial. Assim, o rob tambm pode ser um elemento de operao. Sua funo a de retirar a matriaprima de um recipiente (caixa, pallet etc.) e coloc-la na mquina. Aps a usinagem, deve retirar a pea da placa, depositando-a num outro local. Assim, o homem acabou de perder tambm a tarefa de carregar e descarregar a mquina. Agora, ser encarregado apenas da verificao da qualidade do produto. O conjunto formado por torno CNC, rob industrial, homem e dispositivos acessrios um exemplo do que se denomina clula de manufatura. Mais especificamente, clula de torneamento. A reunio de vrias clulas de manufatura d origem ao chamado sistema de manufatura.

Inspeo Continuando no processo de substituio do homem por dispositivos automticos, queremos agora eliminar sua participao no controle de qualidade do produto. Controlar a

185

qualidade significa, em primeiro lugar, medir a caracterstica que define a qualidade desejada e, em seguida, atuar no processo para corrigir os desvios verificados. Se quisermos medir as dimenses da pea produzida, podemos utilizar uma mquina de medio dimensional CNC. Esta mquina possui um sensor que, seguindo um programa predefinido, apalpa a pea em regies determinadas. Como a mquina de medio e o torno esto conectados, a medida obtida comunicada ao controle numrico do torno que faz, ento, as correes necessrias.

Exemplo de uma clula de torneamento com mquina de medio dimensional CNC

Alguns tornos mais sofisticados possuem um sistema de medio integrado prpria mquina, dispensando assim o uso de uma mquina separada para realizar o controle dimensional. A manipulao de material entre as mquinas e dispositivos acessrios feita pelo rob industrial. H, ainda, uma srie de sensores espalhados pela clula destinados a garantir o trabalho harmnico entre as mquinas e prevenir acidentes.

Transporte O operrio a que usinava peas passou, sucessivamente, a carregar as peas na mquina e medi-las. Mas tambm foi substitudo nessa tarefa. Resta-lhe, ento, transportar a matriaprima de um armazm at um local de onde o rob possa carreglas na mquina. Mas, a caminho de um sistema flexvel de manufatura, at mesmo dessa atividade ele ser poupado. H vrios tipos de mquinas, controladas por computador, destinadas
186

a transportar materiais. Entre elas, destacam-se os AGVs e os RGVs. Esses nomes estranhos, na verdade, so siglas de termos em ingls. Vejamos: AGV = Automatically Guided Vehicle, ou seja, Veculo Guiado Automaticamente; RGV = Rail Guided Vehicle, ou seja, Veculo Guiado por Trilho.

exemplo de um AGV

Os AGVs so pequenos carros sobre rodas. Eles apresentam um suporte para carga composto por mecanismos de elevao, correntes, correias ou simplesmente por roletes, sobre os quais disposto o pallet, que uma base de sustentao do material. Os RGVs so veculos guiados por trilhos, como mostra a figura.

exemplo de um RGV

Normalmente, o sistema de controle deste tipo de veculo mais simples, uma vez que sua trajetria j se encontra predefinida pelo prprio trilho. Os RGVs so muito utilizados para carga e descarga de pallets em armazns verticais.

187

RGV trabalhando num armazm vertical

Esteiras transportadoras Embora no sejam to flexveis como os AGVs e RGVs, as esteiras transportadoras, como a apresentada abaixo, so meios baratos de transportar materiais por trajetrias fixas.

exemplo de esteira transportadora

As esteiras podem ser de vrios tipos: correias, correntes, roletes etc. So utilizadas h muito tempo, desde a introduo das linhas de produo. Existem em sistemas rgidos de produo, onde a diversidade de produtos pequena. Apesar disso, costumam aparecer como componentes acessrios em sistemas flexveis de manufatura.
188

Armazenamento A atividade de armazenamento tambm pode ser automatizada por meio de depsitos atendidos por RGVs. O trabalho nas estaes de carga realizado pelo homem. O operador, de acordo com um plano de produo e contando com o auxlio de um RGV, preenche o depsito com a matria-prima a ser processada. Esta atividade, embora tambm possa ser automatizada por meio de robs, no costuma dispensar o homem, principalmente se grande o nmero de variveis envolvidas, como ocorre quando se fixam peas em dispositivos para usinagem.

sistema flexvel de manufatura

Integrao e comunicao Para que os equipamentos de produo trabalhem de forma cooperativa, necessrio que estejam integrados, ou seja, conectados a um controle central, encarregado de comand-los de forma harmnica.

189

Este controle central deve enviar ordens aos controladores de cada equipamento e deles receber informaes sobre o que se passa no processo de produo (nmero de peas produzidas, desgaste de ferramentas, falhas de mquinas etc). O controle central troca informaes de produo com por os meio controladores de uma dos equipamentos comunicao. Os controladores so computadores, conversam por meio de sinais eltricos. Assim, uma rede de comunicao conta, em primeiro lugar, com cabos eltricos ligando os controladores. Quando o volume de dados ou as distncias entre os equipamentos so grandes, podem-se utilizar cabos pticos. rede de

esquema de uma rede de comunicao

Alm dos cabos, os controladores que desejam se comunicar devem ser equipados com hardware (placas eletrnicas para comunicao de dados) e software (programas de comunicao) adequados. A distribuio, ao longo da rede, dos controladores dos equipamentos em relao ao computador central pode se dar de vrias maneiras. Cada uma dessas maneiras denomina-se arquitetura da rede de comunicao. H quatro arquiteturas
190

bsicas para redes de comunicao: estrela, barramento, anel e rvore.

ARQUITETURA BSICA DE REDES DE COMUNICAO

Mquinas integradas, homens separados Embora o ser humano continue sempre a aprimorar suas invenes, a integrao e comunicao entre equipamentos de produo um assunto tecnicamente j solucionado. No entanto, para aumentar as possibilidades de xito na implantao de sistemas flexveis de manufatura, s a integrao de mquinas no suficiente. Os departamentos da empresa e as pessoas que nela trabalham tambm devem estar unidos num mesmo objetivo. Essa uma tarefa mais difcil, porque as pessoas no podem ser programadas, nem obedecem lgica tpica dos sistemas eletrnicos. So condicionadas por fatores psicolgicos, polticos e culturais. Se o projetista no conversa com o analista de processo e se o programador de mquinas CNC no compartilha das

191

preocupaes e dificuldades do pessoal da produo, integrar mquinas uma tarefa dispendiosa e intil. Um bom torneiro teria sua habilidade manual inutilizada pela introduo de um torno CNC. No entanto, seus conhecimentos do processo de fabricao ainda continuariam sendo teis. Assim, ele poderia ser aproveitado, aps o devido treinamento, como analista de mtodos e processos de fabricao ou como programador de comando numrico. Alm disso, a automao de processos abre novos campos de trabalho. Primeiramente, nas empresas que fabricam os equipamentos automticos e, num segundo momento, na manuteno, corretiva ou preventiva, desses equipamentos. Essa possibilidade depende, no entanto, de aspectos polticos e econmicos do pas e das empresas. O que fica claro, no entanto, que um processo de automao bem-sucedido necessita de mo-de-obra qualificada, devido mudana de foco de uma tarefa manual para uma atividade mental. Mas um torneiro, por exemplo, no precisaria ser transformado num operador de estao de carga. Provavelmente, seria aproveitado em outra funo mais digna de seus conhecimentos. E outro operrio de funo menos especializada seria treinado para operar a estao de carga. Se a funo da automao industrial , de fato, auxiliar no progresso do homem, parece que este um caminho satisfatrio. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

192

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. O contrrio de uma produo em massa pode ser a produo: a) ( ) em srie; b) ( ) exclusiva; c) ( ) com intervalos; d) ( ) em lote. 2. A manufatura se tornou flexvel com a presena do: a) ( ) rob; b) ( ) computador; c) ( ) CNC; d) ( ) controle programvel. 3. Uma das formas de representar a produo chama-se: a) ( ) fluxograma; b) ( ) diagrama; c) ( ) cronograma; d) ( ) sociograma. 4. O conjunto formado por torno CNC, rob industrial, homem e dispositivos acessrios recebe o nome de: a) ( ) sistema de torno; b) ( ) clula unitria; c) ( ) clula de torneamento; d) ( ) sistema sensorial. 5. O meio mais barato de transportar materiais segundo trajetrias fixas denomina-se: a) ( ) carregamento; b) ( ) esteira transportadora; c) ( ) rolamento; d) ( ) carriola.

Gabarito

193

1. b 2. b 3. a 4. c 5. b

194

Anda mungkin juga menyukai