Anda di halaman 1dari 40

Educao e Responsabilidade Social

Estamos apresentando comunidade mineira o Programa Minas Presente na Escola, mais uma das iniciativas governamentais no campo da educao pblica. convico confirmada pela pluralidade dos estudos e pesquisas contemporneas que so inmeros os benefcios decorrentes da ampliao do tempo de escola. O recurso ao tempo integral, atravs das atividades planejadas para o contraturno, tem se mostrado uma alternativa eficaz seja para o crescimento do desempenho escolar, seja para a queda dos percentuais de evaso. As atividades de contraturno, alm de colaborarem para a consolidao do aprendizado das disciplinas constantes do currculo, viabilizam programas que favorecem a interao entre a escola e a vida. Precisamos, mais do que nunca, de uma escola que ultrapasse os muros habituais da instituio e que prepare os alunos para um tempo, como o nosso, no qual a extrema mutabilidade social necessita ser acompanhada por uma formao educacional igualmente gil e diversificada. O Programa Minas Presente na Escola uma resposta a esse cenrio. Ao aproximar o poder pblico, que permanece ciente e atento s suas responsabilidades constitucionais, de empresas, fundaes e instituies ciosas do vnculo estreito entre educao e desenvolvimento econmico / social, o Programa viabiliza inmeras possibilidades de colaborao. So projetos diversos, extensivos a todo o territrio mineiro, todos voltados para a qualificao da escola e da formao por ela disponibilizada. Estamos certos de que a rede de parceiros encontrar no acervo de projetos aqui apresentados inmeras oportunidades de interao com nossas escolas. Este catlogo contm as informaes relativas aos contedos, alcance e valores de cada projeto, bem como indica os contatos da Secretaria de Estado de Educao para a efetivao das parcerias.

Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais Governo do Estado de Minas Gerais

Minas Presente na Escola


O Programa Minas Presente na Escola, iniciativa da Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais, tem por objetivo a crescente qualificao do ensino mdio pblico mineiro por meio da criao de condies que propiciem uma maior interao entre os setores governamentais e a sociedade civil. Visando uma formao mais diversificada e mais prxima do cenrio sempre mutvel do mundo contemporneo, o Programa uma oportunidade para uma colaborao mais coletiva em favor da educao como fator efetivo de desenvolvimento social. Dirigido prioritariamente aos estudantes do ensino mdio da escola pblica estadual, esse Programa tem como meta a progressiva universalizao do Tempo Integral, permitindo ao estudante um tempo de escola quantitativamente maior e qualitativamente mais enriquecido. A plena e rpida acolhida por parte dos membros que hoje integram o conjunto de scios-fundadores do Programa atesta a pertinncia da iniciativa da Secretaria de Estado de Educao, bem como reflete o novo sentimento de responsabilidade da sociedade para com a importncia da educao na construo do pas com que tanto sonhamos. O Governo de Minas Gerais no deve nem vai se afastar de nenhuma das responsabilidades constitucionais que lhe cabem no que diz respeito educao, bem como no ocorrer qualquer processo de transferncia de suas tarefas. Entretanto, cumpre reconhecer que parcerias com outas instituies podem, em muito, alavancar a educao e permitir o ganho em escala de iniciativas j em curso, dado o reconhecimento generalizado de que o acesso ao conhecimento se mostra, cada vez mais, como o diferencial que viabiliza uma modernizao social mais responsvel e geradora de justia social. A escola do nosso tempo j no pode ser contida nos muros habituais nem no tempo habitual que a ela costumam ser reservados. Horas de presena na escola e multiplicao das instncias de formao fazem parte de uma tendncia internacional de xito largamente comprovada nos pases com melhor desempenho nos mais variados testes de avaliao escolar. Necessitamos de uma escola pblica que no apenas supere as deficincias de todos conhecidas, mas que, de forma proativa, possa vir a ser refundada, simultaneamente, como uma instncia geradora de identidade, formao e empregabilidade. Nas escolas esto os nossos recursos mais eficazes para propiciar uma cultura de conhecimento, paz, justia e solidariedade, capaz de opor o dilogo respeitoso da diversidade violncia crescente e intimidante. Na escola, mais do que em qualquer outro lugar, podem ser cultivados os valores da cidadania, da responsabilidade, da comunidade e do pertencimento a um ideal. A partir da escola, podem ser multiplicadas as oportunidades culturais, a empregabilidade, um humanismo generoso e a interao das caractersticas locais com os propsitos mais universais do conhecimento. A escola , antes de tudo o mais, o lugar da esperana combativa.

Minas Presente na Escola


Em vista deste projeto, estamos conclamando a todos que se associem ao Programa Minas Presente na Escola, constitudo por um grupo de atividades, aes e projetos capazes de dar lugar a parcerias continuadas e consequentes. Fruto de experincias j consolidadas no mbito da Secretaria de Estado de Educao, o Minas Presente na Escola, com o apoio de parcerias, visa, por um lado, dar uma forma mais sistmica aos atuais projetos, promovendo seu incremento em escala, e, por outro, acolher novos projetos tambm direcionados para o aumento da proficincia escolar. As vrias iniciativas em curso nos mltiplos setores, ainda que meritrias e fecundas, em muito se beneficiaro de uma articulao maior, de uma sintonia mais fina e, sobretudo, dos ganhos provenientes de sua ampliao para pores maiores do territrio mineiro. Os resultados evidenciados pelas parcerias j em andamento constituem o melhor aval para o Programa Minas Presente na Escola. A melhoria acentuada dos indicadores relativos educao em Minas Gerais vem demonstrando o grau de comprometimento do governo mineiro nessa rea, bem como assinala a percepo crescente de que os esforos visando maior desenvolvimento dependem estreitamente de investimentos consistentes, diversificados e compartilhados no campo educacional. A educao, para alm do papel intransfervel que nela cabe ao setor pblico, deve fazer parte substantiva da agenda de todos ns, interessados que somos numa modernizao protegida contra a desigualdade e a excluso. O Programa Minas Presente na Escola constitui uma clara oportunidade de dar vazo produtiva e permanente ao que hoje um consenso, a saber, que a qualidade do futuro de uma nao decorrncia direta do cuidado com que, no tempo presente, esta nao tem para com a educao.

Scios-Fundadores

Informaes Gerais

O Programa Minas Presente na Escola, tendo em vista a consecuo de parcerias solidamente construdas, disponibiliza uma srie de projetos, todos voltados para a formao dos estudantes no contraturno e nos fins de semana, por meio da interao entre os setores envolvidos com a educao. Os projetos suscetveis de parceria tm claro potencial de qualificao e constituem instrumentos que, aliados formao regular, contribuiro, em muito, para a consecuo de novos patamares no ensino mdio em Minas Gerais. So as seguintes as oportunidades de parceria: 1 - Parcerias em projetos j em curso, ora de exclusiva responsabilidade da Secretaria de Estado de Educao, com eficcia comprovada.

2 - Parcerias em projetos j em curso, ora desenvolvidos com parceiros, com claro potencial de ampliao, atravs de transferncia de tecnologias bem-sucedidas. 3 - Parcerias em projetos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educao e aprovados pelo Escritrio de Captao do Programa Minas Presente na Escola, sediado na Assessoria de Gesto Estratgia e Inovao. 4 - Parcerias decorrentes de projetos apresentados ao Escritrio de Captao do Programa Minas Presente na Escola e aprovados para desenvolvimento. As aes constantes do Programa Minas Presente na Escola, depositadas na carteira de Projetos do Escritrio

Informaes Gerais
de Captao, estaro permanentemente disponveis para a constituio de parcerias. Cada ao apresentada a partir de uma unidade de custo, sendo possvel a sua multiplicao por tantas unidades quantas a parceria assim o indicar. Para cada uma das iniciativas a serem desenvolvidas, o Escritrio de Captao do Programa Minas Presente na Escola disponibilizar para os parceiros um conjunto consistente e detalhado de informaes, relativo s escolas e regies onde esto localizadas, o que viabilizar um melhor desenho das propostas e seu endereamento mais adequado. Uma vez constando do acervo do Programa, o projeto ser disponibilizado, via edital, para acesso das escolas. As entidades parceiras podero tambm, em comum acordo com o Escritrio de Captao do Programa, indicar escolas especficas para a implementao dos projetos por elas patrocinados. As parcerias sero desenvolvidas a partir de convnios firmados entre a Secretaria de Educao e os parceiros ou entre os parceiros e as Caixas Escolares. Nos dois casos, com a intervenincia da Secretaria ou diretamente com os parceiros, a Caixa Escolar das escolas beneficiadas se responsabilizar, na forma da legislao vigente, pelos pagamentos a serem efetuados, a partir dos valores a ela repassados. Alternativamente, caso seja esse o interesse da entidade parceira, os pagamentos podero ser feitos diretamente por ela. Para o prosseguimento dos contatos, os interessados devem consultar a Coordenao do Programa Minas Presente na Escola.

Contatos
Assessoria de Gesto Estratgica e Inovao
Escritrio de Captao de Projetos Filipe Recch Frana Guimares (31) 3915-3827 filipe.recch@educacao.mg.gov.br

Assessoria de Relaes Institucionais


Felipe Estabile Moraes (31) 3915-3660 gabinete.ari@educacao.mg.gov.br

Coordenao do Programa Minas Presente na Escola


Alice Nogueira da Gama (31) 3915-3658 ari.minaspresentenaescola@educacao.mg.gov.br

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA


O projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, destinado aos alunos do ensino mdio pblico em Minas Gerais, est voltado para o apoio s comunidades escolares localizadas em reas com ndices expressivos de vulnerabilidade social. Atravs de programas culturais, artsticos, esportivos e recreativos, visa-se a interao dos alunos, professores, pais e moradores do entorno, estabelecendo-se, assim, entre todos, relaes de maior proximidade e compartilhamento de experincias. Cada um dos programas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, respeitada a sua especificidade, procura, simultaneamente, desenvolver o sentido de pertencimento a uma sociedade e estender a camadas mais amplas da populao o acesso aos bens geradores de uma cidadania sempre mais generosa.

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ao 1: CINECLUBE VDEO
Objetivos:
Incentivar a produo artstica e cultural, individual e coletiva dos educandos, como possibilidade de reconhecimento e recriao esttica de si e do mundo, por meio de pequenos documentrios e/ou curtas-metragens, envolvendo os educandos em pesquisas e levando-os a refletir e recriar suas vidas em movimento. Produzir e realizar sesses de vdeo, com vistas ao trabalho de curadoria e divulgao (contedo e forma), tcnicas de operao dos equipamentos e implementao de debate acerca da cultura cinematogrfica histria do cinema, linguagem e cidadania audiovisual.

Justificativa:
Pela sua natureza, o processo de produo de vdeo de curta-metragem desenvolve nos jovens autoestima, capacidade reflexiva, noes de trabalho em equipe, aprendizado de composio escrita e habilidades de comunicao e expresso textual, exercita relaes interpessoais, comunicao e expresso orais, alm de aproxim-los do cinema e estimular o interesse no s pela stima arte, mas tambm por todas as manifestaes artsticas em geral, facilitando o processo de difuso cultural.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

3 horas semanais, durante 5 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Ilha de edio com software da rea Cmera filmadora Trip Estabilizador Iluminador Aparelho multimdia Tela Instrutor Quantidade 1 4 4 4 4 1 1 1 TOTAL Valor Unitrio R$ 4.500,00 R$ 1.500,00 R$ 400,00 R$ 100,00 R$ 600,00 R$ 3.000,00 R$ 1.800,00 R$ 3.000,00 Valor Total R$ 4.500,00 R$ 6.000,00 R$ 1.600,00 R$ 400,00 R$ 2.400,00 R$ 3.000,00 R$ 1.800,00 R$ 3.000,00 R$ 22.700,00

10

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ao 2: JUD NA ESCOLA
Objetivos:
Democratizar o acesso prtica e cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianas e adolescentes como meio de formao da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Promover a tica, a paz, a cidadania, o voluntariado, os direitos humanos e demais valores sociais relativos ao desenvolvimento dos objetos desse projeto. Descobrir novos talentos dentro do esporte, para que eles possam fazer parte de nossas futuras selees e representar bem nosso pas. esprito, o jud busca contribuir para a formao de pessoas educadas, de mente calma e corpo preparado para o trabalho. Essa preparao espiritual sempre aliada preparao tcnica, tornando o judoca apto a enfrentar com garra, tenacidade e bom-senso todos os tipos de competio, no esporte e na vida. nessa concepo que o projeto Jud na Escola no Projeto Educao Integral foi estruturado. Ele tenta desviar um grupo especfico de crianas e adolescentes de suas prticas atuais que no contribuem para seu crescimento e busca conscientizar os alunos de que a prtica de uma arte marcial uma fonte de valores, divertimento, disciplina e conscincia social.

Justificativa:
O jud ao mesmo tempo um esporte e uma doutrina. Foi criado pelo Mestre Jigoro Kano ao final do sculo 19, removendo golpes mais lesivos do jiu-jtsu e combinando artes marciais. Focando na integrao entre corpo, mente e

Tempo de durao: Pblico-alvo:

3 horas semanais, durante 5 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Tatame sem encaixe 40 MM 2X1 Quimono Instrutor Quantidade 50 25 1 TOTAL Valor Unitrio R$ 150,00 R$ 100,00 R$ 2.000,00 Valor Total R$ 7.500,00 R$ 2.500,00 R$ 2.000,00 R$ 12.000,00

11

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Ao 3: OFICINA DE ATIVIDADES MUSICAIS


Objetivos:
Estimular novos talentos da comunidade estudantil, proporcionando um ambiente propcio iniciao musical, capaz de revelar potenciais instrumentistas, cantores e compositores, num intercmbio com os partcipes do entorno da escola, culminando na formao de grupos, ou mesmo de destaques individuais, porm focados na apreciao coletiva em benefcio do universo escolar. a proposta de realizao de oficinas no contraturno vem ao encontro da perspectiva de promover um ambiente saudvel e criativo, aproximando a escola da comunidade, reduzindo a vulnerabilidade e promovendo a ao finalstica da educao.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

2 horas semanais, durante 5 meses.

Justificativa:
A arte um elemento fundamental da estrutura da sociedade e nela a msica proporciona integrao e interao entre os diversos atores sociais. Assim,

Grupo de dez alunos diretamente e, indiretamente, toda a comunidade do ensino mdio, bem como familiares e vizinhos da escola e demais moradores da rea de abrangncia, identificados com a proposta da escola.

Custo estimado: Modalidade de Oficina Orquestra de Violes


Dez violes, dez estantes e dez pastas catlogo.

Custo da Modalidade:

1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

R$ R$ R$

16.000,00 2.000,00 18.000,00

Modalidade de Oficina Orquestra de Flautas


1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

Dez flautas oito sopranos e duas tenores dez pastas catlogo.

Custo da Modalidade:

R$ R$ R$

8.000,00 2.000,00 10.000,00

12

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA


Modalidade de Oficina Canto Coral Custo da Modalidade:

Um teclado, 20 pastas catlogo e 20 pares de uniformes. 1) Aquisio de Uniformes, Instrumentos Musicais e Pastas 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL R$ R$ R$ 13.000,00 2.000,00 15.000,00

Modalidade de Oficina Grupo de Percusso

Uma unidade de cada: Bat; Bateria; Bong; Caixa (instrumento); Cuca; Pandeiro; Repinique; Rebolo; Surdo; Tant (tambor); Tambor; Tamborim; Tmpano; Tom-Tom; Zabumba; Agog; Afox; Bloco Sonoro; Caneca; Carrilho; Casaca; Castanhola; Caxixi; Chimbau; Chocalho; Ganz; Pratos; Reco-Reco; Sino; Sinos Tubulares; Tringulo; Xequer. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

Custo da Modalidade:

R$ R$ R$

10.000,00 2.000,00 12.000,00

Modalidade de Oficina Quarteto de Sopros


Saxofone, trompete, trombone e clarinete.

Custo da Modalidade:

1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

R$ R$ R$

12.000,00 2.000,00 14.000,00

Modalidade de Oficina Banda Bsica Custo da Modalidade:

Um contrabaixo eltrico, uma guitarra, uma bateria, um teclado, trs caixas amplificadas, uma caixa monitor, dois microfones, quatro estantes e quatro pastas catlogo. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL R$ R$ R$ 16.000,00 2.000,00 18.000,00

Oito teclados.

Modalidade de Oficina Aula de Teclado Custo da Modalidade:


R$ R$ R$ 17.000,00 2.000,00 19.000,00

1) Aquisio de Instrumentos Musicais e Pastas 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

13

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA


Modalidade de Oficina Aula de Bateria Custo da Modalidade:

Dez borrachas macias, dez banquetas, dez pastas catlogo, dez pares de baquetas e uma bateria completa. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL R$ R$ R$ 6.000,00 2.000,00 8.000,00

Modalidade de Oficina Custo da Modalidade:

Grupo de Samba Um cavaquinho, um violo, um pandeiro, um bong, uma caixa, um surdo, um tamborim, um tom-tom, um afox e um caxixi. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL R$ R$ R$ 5.000,00 2.000,00 7.000,00

Modalidade de Oficina Custo da Modalidade:

Grupo de Choro Um cavaquinho, um bandolim, uma flauta transversal, um violo e um pandeiro. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL R$ R$ R$ 8.000,00 2.000,00 10.000,00

Modalidade de Oficina Aula de Flauta Doce


Dez flautas: soprano e tenor. 1) Aquisio de Instrumentos Musicais e Pastas 2) Contratao de Instrutor Musical TOTAL

Custo da Modalidade:

R$ R$ R$

8.000,00 2.000,00 10.000,00

14

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA Ao 4: CONHECENDO OURO PRETO: HISTRIA DA ARTE E BARROCO MINEIRO
Objetivos:
Possibilitar aos alunos da rede pblica estadual o acesso arte, abrindo espaos para manifestaes que possibilitem o trabalho com a diferena, o exerccio da imaginao, a autoexpresso, a descoberta e a inveno, novas experincias perceptivas, experimentao da pluralidade, multiplicidade e diversidade de valores, sentido e intenes, contribuindo para a formao de uma conscincia crtica sobre a relao passado e presente para o exerccio da cidadania. pessoais, que expressa identidades e valores, fundamental que a escola, enquanto instituio de formao, valorize as diversas linguagens artsticas e culturais, viabilizando o acesso de seus alunos a um universo que muitas vezes fica restrito a um pblico de elite econmica.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

3 horas semanais, durante 4 (quatro) meses.

Justificativa:
Reconhecendo que a arte transforma sujeitos e transformada, medida que reflexo de movimentos sociais e

100 alunos do 1 ano do ensino mdio.

Custo estimado:
N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Valor Unitrio Coordenador do Projeto Professores Arte-Educadores Impresso e Reproduo de Material Grfico Material de Consumo Equipamentos e Mobilirios Transporte Alimentao/Escola (contraturno) Alimentao/Atividades Externas Ingressos e/ou outras despesas TOTAL Valor Total R$ 4.800,00 R$ 5.760,00 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 3.000,00 R$ 9.600,00 R$ 2.600,00 R$ 3.000,00 R$ 31.760,00

15

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA

Forma de Execuo:
1. O coordenador ser responsvel pela elaborao, monitoramento, acompanhamento e avaliao do projeto, devendo produzir uma cartilha para os alunos e material de orientao para os professores educadores. 2. Os alunos desenvolvero o projeto no contraturno, durante 3 (trs) dias da semana, e sero acompanhados pelos professores arte-educadores. 3. Os alunos realizaro 2 (duas) atividades externas, no prprio municpio, para visitao a espaos culturais e arquitetnicos variados. 4. O projeto se encerrar com uma visita cidade de Ouro Preto, contemplando a visitao a 9 (nove) espaos expositivos, sendo 6 (seis) com pagamento de entrada e 3 (trs) com entrada franca.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Pilar Casa dos Contos Igreja So Francisco de Assis Museu de Mineralogia Museu do Oratrio Museu de Aleijadinho Igreja Nossa Senhora da Conceio entrada franca Casa Guignard entrada franca Museu da Inconfidncia entrada franca

16

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA Ao 5: TEATRO NA ESCOLA


Objetivos:
Contribuir para a popularizao da arte por meio de oficinas e apresentaes, trabalhando a cultura da comunidade e desenvolvendo a criatividade, o potencial ldico dos alunos, a linguagem e a expresso corporal. social, fundamental que a escola proporcione aos alunos o acesso s oficinas de teatro, possibilitando fluncia de ideias e experincias, contribuindo para a promoo da cidadania e estreitando as relaes com a comunidade.

Justificativa:
Considerando que o teatro um canal de expresso e ao mesmo tempo um instrumento de reflexo e integrao

Tempo de durao: Pblico-alvo:

4 horas semanais, durante 4 meses.

20 alunos do 1 ano do ensino mdio.

Custo estimado:
N 1 2 3 Valor Unitrio Coordenador / Arte-Educador Material de Consumo (cenrio, figurino e outros) Alimentao/Escola (contraturno) TOTAL Valor Total R$ 3.200,00 R$ 1.000,00 R$ 1.280,00 R$ 5.480,00

17

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA Ao 6: DANA NA ESCOLA


Objetivos:
Trabalhar a capacidade de criao, imaginao, sensao e percepo dos alunos, integrando o conhecimento corporal ao intelectual, valorizando a pluralidade cultural, a diferena e o conhecimento interdisciplinar que se realiza atravs do dilogo contnuo entre corpo, mente e sociedade. que o ensino da dana seja oferecido em suas diferentes modalidades e formas artsticas e educativas, garantindo a continuidade, o aprofundamento e as relaes com as outras reas do currculo.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

4 horas semanais, durante 4 meses.

Justificativa:
Levando-se em conta que a escola deve dialogar com a sociedade em transformao, valorizando a diversidade e a multiplicidade, fundamental consider-la como lugar privilegiado para

20 alunos do 1 ano do ensino mdio.

Custo estimado:
N 1 2 3 4 Valor Unitrio Coordenador / Arte-Educador Material de Consumo (CD) Equipamentos (aparelho de som) Alimentao/Escola (contraturno) TOTAL Valor Total R$ 3.200,00 R$ 200,00 R$ 500,00 R$ 1.280,00 R$ 5.180,00

18

PROJETO ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA Ao 7: CAPOEIRA NA ESCOLA


Objetivos:
Possibilitar a aproximao dos alunos com a cultura popular, desenvolvendo habilidades fsicas, motoras e musicais, fomentando o sentido de comunidade, estimulando o convvio com outras pessoas, praticando a cooperao, a lealdade, a cortesia e o respeito mtuo. ciais nas formas de relaes e de produo de saberes, com emergncia de maior movimento, ludicidade e liberdade, torna-se fundamental estimular a sua prtica no ambiente escolar.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

4 horas semanais, durante 4 meses.

Justificativa:
Considerando que a capoeira introduz no espao escolar diferenas substan-

30 alunos do 1 ano do ensino mdio.

Custo estimado:
N 1 2 3 4 Valor Unitrio Coordenador / Arte-Educador Material de Consumo (cala, camiseta, cordo, berimbau, CD) Equipamento (aparelho de som) Alimentao/Escola (contraturno) TOTAL Valor Total R$ 3.200,00 R$ 1.300,00 R$ 500,00 R$ 1.280,00 R$ 6.280,00

19

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL


O Projeto Educao em Tempo Integral, destinado aos alunos do ensino mdio pblico em Minas Gerais, tem como objetivo ampliar as oportunidades de desenvolvimento educacional. Contando com uma permanncia diria de 7 horas na escola, durante 5 dias da semana, cada um dos programas integrantes do projeto, respeitada a sua especificidade, tem como propsitos nucleares o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a aquisio de conhecimentos. A ampliao das oportunidades educacionais vai alm dos contedos disponibilizados pela grade curricular: contribuir para uma formao mais qualificada e mais capaz de fazer frente aos desafios postos escola contempornea. O campo educacional componente bsico na construo de um mundo mais sustentvel, capaz de garantir a consolidao progressiva da justia e do desenvolvimento social. Atravs de uma gama de atividades, estendendo o tempo e espao oferecidos pela escola, o Projeto Educao em Tempo Integral constitui-se como um instrumento decisivo para a ampliao dos recursos escolares e para a criao de outras instncias de formao.

20

21

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 1: ROBTICA
Objetivos:
Incorporar diversas habilidades e capacidades psicomotoras por meio do desenvolvimento de projetos. Desenvolver atitudes e habilidades intelectuais complexas. Aprender a mobilizar recursos, tomar decises e ativar esquemas mentais. Saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderana. trouxe novas exigncias pessoais e profissionais. O mundo de hoje necessita mais de pessoas criativas, autnomas e flexveis do que de especialistas superinformados. nessa perspectiva que se pretende proporcionar aos alunos do ensino mdio uma proposta de desenvolvimento de novas competncias e habilidades, por meio de projetos de robtica que abordem a experincia de aprendizagem mediada, o trabalho em equipe, as habilidades pessoais, a resoluo de situaes-problema e iniciao cientfica.

Justificativa:
O final do sculo 20 trouxe a revoluo do conhecimento e da tecnologia. E essa revoluo

Tempo de durao: Pblico-alvo:

2 horas semanais, durante 5 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Quantidade Kit para construo de mo5 delos robticos contendo peas estruturais plsticas, componentes eletrnicos e interface robtica Carregador de baterias AA 2 Bateria recarregvel AA 1,5V 30 Computador netbook com 2 Windows, wireless, Bluetooth e entrada USB Plataforma de montagem 5 Instrutor 1 TOTAL Valor Unitrio R$ 1.200,00 Valor Total R$ 6.000,00

R$ 30,00 R$ 5,00 R$ 700,00

R$ 60,00 R$ 150,00 R$ 1.400,00

R$ 100,00 R$ 2.000,00

R$ 500,00 R$ 2.000,00 R$ 10.110,00

22

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 2: XADREZ NA ESCOLA
Objetivos:
Desenvolver a capacidade intelectual e do raciocnio lgico. Promover a observao, a reflexo e a anlise de problemas, bem como a busca de solues, a socializao, a incluso e a melhoria do desempenho escolar. habilidades cognitivas, como a memria, o raciocnio lgico e a imaginao. O xadrez nas escolas considerado um esporte pedaggico, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares e oferece um ambiente mpar para o desenvolvimento da criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreao e de formao do carter dos jovens.

Justificativa:
O jogo de xadrez uma atividade que, atravs do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e pases em todo o mundo durante milnios. Um estudo feito pelo Ministrio da Educao (MEC) mostrou que a prtica do xadrez ajuda no desenvolvimento de

Tempo de durao: Pblico-alvo:

2 horas semanais, durante 5 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Tabuleiro xadrez madeira Instrutor Quantidade 25 1 TOTAL Valor Unitrio R$ 90,00 R$ 2.000,00 Valor Total R$ 2.250,00 R$ 2.000,00 R$ 4.250,00

23

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 3: HISTRIA EM QUADRINHOS (HQ)


Objetivos:
Criar nos espaos educativos ecossistemas comunicativos que fomentem prticas de socializao e convivncia, bem como propiciar o acesso ao uso adequado das tecnologias da informao. Desenvolver projetos educativos dentro e fora dos espaos escolares, incentivando a comunicao criativa, mediante a utilizao de histrias em quadrinhos. mentos. Ao mesmo tempo, uma forma de registro que mobiliza relaes especficas entre o tempo e o espao. As HQs e seus elementos, como personagens e bales, so explorados mundialmente em diversos meios, como jornais, revistas, peas publicitrias, televiso e, mais recentemente, internet. Alm de divertir, esse formato de texto tem se mostrado uma excelente ferramenta auxiliar na educao, principalmente no aprendizado da lngua escrita, como forma de literatura.

Justificativa:
O quadrinho uma forma de expresso importante na nossa cultura, participando intensamente do universo da criana e do jovem. Por um lado, um gnero textual caracterizado pela presena da ao, pela velocidade e simultaneidade de aconteci-

Tempo de durao: Pblico-alvo:

3 horas semanais, durante 5 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Quantidade Valor Unitrio Lpis grafite 25 R$ 5,00 Lpis grafite HB 25 R$ 1,50 Canetas nanquim descartveis 25 R$ 10,00 0,8 mm Borracha plstica 25 R$ 1,10 Resmas de papel ofcio A4 25 R$ 16,00 Rguas transparentes de 30 cm 25 R$ 2,00 Canetas esferogrficas pretas 25 R$ 2,00 Cartucho para impressora 10 R$ 90,00 Revistas de histrias em quadrinhos 25 R$ 10,00 Instrutor 1 R$ 3.000,00 TOTAL Valor Total R$ 125,00 R$ 37,50 R$ 250,00 R$ 27,50 R$ 400,00 R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 900,00 R$ 250,00 R$ 3.000,00 R$ 5.090,00

24

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 4: LOUCOS POR CONHECIMENTO


Objetivos:
Constituir grupos de estudo, sob a orientao de um professor e trs monitores, visando a ampliao do conhecimento em reas ou temas especficos e o desenvolvimento generalizado de habilidades cognitivas. novos conhecimentos, seja no sentido de aprender a aprender. O currculo escolar, dada a obrigao de obedecer aos parmetros legais, circunscreve o campo de aprendizado. A constituio de grupos de estudos em temas de escolha da escola, por demanda do alunado, possibilita a formao em reas no cobertas pelo currculo.

Justificativa:
A crescente importncia do conhecimento nas sociedades contemporneas vem tornando cada vez mais fundamental o desenvolvimento de habilidades cognitivas, seja no sentido de adquirir

Tempo de durao: Pblico-alvo:

4 horas semanais, durante 4 meses.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado: R$ 4.400,00


1 professor orientador: R$ 500,00 ms (R$ 500,00 x 4 meses = R$ 2.000,00) 3 monitores: R$ 200,00 ms (R$ 200,00 x 3 monitores x 4 meses = R$ 2.400,00)

25

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 5: Estudante monitor
Objetivos:
Selecionar alunos com alto desempenho mdio por disciplina para atuar como monitores. Desenvolver o sentimento de compromisso para o desenvolvimento da turma como um todo. Incentivar, atravs do instrumento da monitoria, o desempenho acadmico. experincias. Atuando como monitores, com o aumento da percepo de pertencimento escola e ao seu projeto poltico-pedaggico, os alunos colaboraro para uma maior universalizao do bom desempenho nas disciplinas.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

4 horas semanais por monitor, durante 5 meses.

Justificativa:
Instrumentos de incentivo aos alunos com trajetria escolar de referncia constituem uma oportunidade para a irradiao de boas

2 monitores por turma/disciplina de 40 alunos do ensino mdio.

Custo estimado: R$ 4.500,00


1 professor orientador: R$ 500,00 por ms (2 horas semanais de orientao) 2 monitores: R$ 200,00 por ms por monitor (R$ 200,00 x 2 monitores x 10 meses = R$ 4.000,00)

26

PROJETO EDUCAO EM TEMPO INTEGRAL

Ao 6: Minas Olmpica Gerao Esporte SEEJ / SEE


Objetivos:
Promover a educao integral atravs do esporte, a partir da oferta de atividades esportivas e modalidades diversificadas. e do Adolescente (ECA), que determina que dever do Estado garantir, entre outros e com absoluta prioridade, o direito da criana e do adolescente sade, alimentao, educao, ao lazer e convivncia comunitria.

Justificativa:
As atividades contribuem com a formao integral de seus participantes, de acordo com o que fundamenta o artigo 227 da Constituio Federal e o artigo 4 do Estatuto da Criana

Tempo de durao: Pblico-alvo:

5 meses, 2 horas dirias em 3 dias semanais.

25 alunos do ensino mdio.

Custo estimado:
Descrio Item Quantidade Profissional graduado em 5 Educao Fsica 1 Kit material esportivo: Bolas infantis (futebol de campo, futsal, vlei, vlei EVA, basquete, handebol), colchonete, peteca, bambol, corda, cone, jogo de xadrez, redes, prancha natao, espaguete, uniforme e colete TOTAL Valor Unitrio R$ 600,00 R$ 7.272,00 Valor Total R$ 3.000,00 R$ 7.272,00

R$ 10.272,00

27

PROJETO PEAS JUVENTUDE


(Programa Educacional de Ateno ao Jovem)
O projeto PEAS JUVENTUDE, dirigido aos alunos do ensino mdio pblico em Minas Gerais, est voltado para a implementao de programas capazes de propiciar aos jovens uma maior autonomia na conduo de suas vidas. Complementando a formao escolar atravs de aes de carter ldicoeducativo, os diversos programas, respeitada a sua especificidade, buscam viabilizar a integrao social dos jovens, visando sempre autorrealizao e o protagonismo. Em vista da complexidade das sociedades contemporneas e dos inmeros desafios para a juventude enquanto lugar de cidadania, crescente a importncia de abordar as questes da juventude enquanto sujeito social especfico.

PROJETO PEAS JUVENTUDE

Ao 1: RODA DE CONVERSA
Objetivos:
Propiciar, sob a conduo de um professor, a abordagem e a discusso continuada de temas significativos na experincia contempornea da juventude. Criar instncias e fruns de debates de modo que favorea novas formas de expresso e de interao social entre os jovens.

Temas a serem abordados:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Sexualidade Drogas Famlia Mercado de Trabalho Escola Festa Valores Conflitos

Justificativa:
Uma das consequncias da velocidade das mudanas sociais, caracterstica nuclear de nossas sociedades, a reiterada quebra/ transformao de valores e padres de comportamento. O fosso geracional comumente aberto entre pais e filhos, entre professores e alunos e, mesmo, entre tradio e modernidade evidencia a necessidade de uma instncia capaz de permitir a explicitao e o cotejo de perspectivas e pontos de vista. Os temas constantes do projeto propiciam o debate em torno de assuntos diretamente ligados experincia contempornea da juventude.

Tempo de durao: Pblico-alvo:

2 meses, sendo 8 encontros de 2 horas.

Grupos de 15 jovens do ensino mdio.

Custo estimado: R$ 528,00


1 especialista: R$ 50,00 x 8 encontros = R$ 400,00 16 cadernos de textos de apoio: 16 x R$ 8,00 = R$ 128,00

30

PROJETO PEAS JUVENTUDE

Ao 2: RDIO EDUCATIVA
Objetivos:
Ministrar oficinas preparatrias de linguagem especfica para produo e leitura de textos, transposio de diversos gneros textuais para o gnero radiofnico e aulas prticas para manuseio de arquivos em udio. Tais oficinas sero ministradas em escolas que contam com infraestrutura instalada para o funcionamento de uma rdio. influenciar, podendo levar o ensino aos educandos, atravs da tecnologia da informao e da comunicao, como estratgia de intercmbio na qual a informao chega ao interessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tempo de durao:

12 encontros de 4 horas, por turno (3 turnos), ao longo de 4 meses.

Justificativa:
O rdio, como uma abordagem para o ensino, permite a construo do conhecimento e pode provocar mudanas no paradigma educacional no contexto escolar. O rdio um meio importante de transformao social, capaz de

Pblico-alvo:
30 alunos.

Custo estimado: 144 horas x R$ 50,00 = R$ 7.200,00


1 professor orientador: 12 encontros x 3 turnos x 4 horas = 144 horas.

31

PROJETO AES ARTICULADAS


Ao propor como objeto de parceria conjuntos especficos de aes, o Programa Minas Presente na Escola visa oferecer oportunidades de aproximao criativa, de benefcio mtuo, entre projetos diversos. Uma ao constante do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa ganha com a proximidade de uma ao constante do Projeto Tempo Integral e, assim como esta, outras aproximaes se tornam possveis, uma vez que contamos com quatro projetos suscetveis de associao. Por serem oriundos de campos diversos, os conjuntos de aes articuladas enriquecem e multiplicam os efeitos de cada projeto em particular, propiciando assim uma ocupao ainda mais consequente do contraturno. Esto sendo propostos conjuntos diversos, o que no impede que os parceiros, tendo em vista o leque de aes disponibilizado, apresentem novos arranjos.

32

33

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO INOVAO*
Ao 1: Robtica ..................................................................... R$ 10.110,00 Ao 2: Xadrez......................................................................... R$ 4.250,00 Ao 3: Loucos por Conhecimento.................................... R$ 4.400,00

Pblico-alvo: 75 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 18.760,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO PROTAGONISTAS*
Ao 1: Entre Jovens............................................................. R$ 4.000,00 Ao 2: Estudante Monitor................................................... R$ 4.500,00 Ao 3: Roda de Conversa ................................................... R$ 528,00

Pblico-alvo: 70 alunos do ensino mdio. Custo-estimado: R$ 9.028,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

34

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO COMUNICAO*
Ao 1: Cineclube Vdeo....................................................... R$ 23.700,00 Ao 2: Histria em Quadrinhos ........................................ R$ 5.090,00 Ao 3: Rdio Educativa ....................................................... R$ 7.200,00

Pblico-alvo: 80 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 35.990,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO ARTES*
Ao 1: Teatro.......................................................................... R$ 5.480,00 Ao 2: Atividades Musicais ..................(de R$ 7.000,00 a R$ 19.000,00 conforme modalidade)** Ao 3: Histria em Quadrinhos ........................................ R$ 5.090,00

Pblico-alvo: 45 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 17.570,00 a R$ 29.570,00 **


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

** O valor prprio de cada modalidade das atividades musicais encontra-se nas pginas anteriores. .

35

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO ESPORTES*
Ao 1: Jud ............................................................................ R$ 12.000,00 Ao 2: Dana...........................................................................R$ 5.180,00 Ao 3: Capoeira..................................................................... R$ 6.280,00

Pblico-alvo: 75 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 23.460,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO DESCOBERTA*
Ao 1: Ouro Preto: Barroco Mineiro .............................. R$ 31.760,00 Ao 2: Atividades Musicais ....................(de R$ 7.000,00 a R$ 19.000,00 conforme modalidade)** Ao 3: Xadrez ........................................................................ R$ 4.250,00

Pblico-alvo: 135 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 43.010,00 a R$ 55.010,00**


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores. ** O valor prprio de cada modalidade das atividades musicais encontra-se nas pginas anteriores.

36

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO INTEGRAO*
Ao 1: Ouro Preto: Barroco Mineiro .............................. R$ 31.760,00 Ao 2: Rdio Educativa ...................................................... R$ 7.200,00 Ao 3: Teatro Cineclube Vdeo ........................................ R$ 5.480,00

Pblico-alvo: 150 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 44.440,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO CONHECIMENTO*
Ao 1: Estudante Monitor................................................... R$ 4.500,00 Ao 2: Loucos por Conhecimento ................................... R$ 4.400,00 Ao 3: Entre Jovens ............................................................ R$ 4.000,00

Pblico-alvo: 90 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 12.900,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

37

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO ESCOLA VIVA*


Ao 1: Cineclube Vdeo ....................................................... R$ 22.700,00 Ao 2: Jud ............................................................................ R$ 12.000,00 Ao 3: Atividades Musicais ...................(de R$ 7.000,00 a R$ 19.000,00 conforme modalidade)** Ao 4: Ouro Preto: Barroco Mineiro .............................. R$ 31.760,00 Ao 5: Teatro.......................................................................... R$ 5.480,00 Ao 6: Dana...........................................................................R$ 5.180,00 Ao 7: Capoeira..................................................................... R$ 6.280,00

Pblico-alvo: 230 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 90.400,00 a R$ 102.400,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores. ** O valor prprio de cada modalidade das atividades musicais encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO ARTE E CONHECIMENTO*


Ao 1: Estudante Monitor................................................... R$ 4.500,00 Ao 2: Dana...........................................................................R$ 5.180,00 Ao 3: Cineclube Vdeo ....................................................... R$ 22.700,00

Pblico-alvo: 85 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 32.380,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

38

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO TEMPO INTEGRAL*


Ao 1: Robtica ..................................................................... R$ 10.110,00 Ao 2: Xadrez ........................................................................ R$ 4.250,00 Ao 3: Histria em Quadrinhos ........................................ R$ 5.115,00 Ao 4: Loucos por Conhecimento ................................... R$ 4.400,00 Ao 5: Estudante Monitor................................................... R$ 4.500,00

Pblico-alvo: 140 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 28.375,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

GRUPO MODERNIDADE*
Ao 1: Cineclube Vdeo ....................................................... R$ 22.700,00 Ao 2: Dana...........................................................................R$ 5.180,00 Ao 3: Roda de Conversa ................................................ R$ 528,00

Pblico-alvo: 60 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 28.408,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

39

PROJETO AES ARTICULADAS

GRUPO CONHECIMENTO E VIDA*


Ao 1: Entre Jovens ............................................................ R$ 4.000,00 Ao 2: Roda de Conversa ................................................ R$ 528,00 Ao 3: Capoeira..................................................................... R$ 6.280,00

Pblico-alvo: 75 alunos do ensino mdio. Custo estimado: R$ 10.808,00


*A descrio detalhada de cada ao encontra-se nas pginas anteriores.

40

Anda mungkin juga menyukai