Anda di halaman 1dari 4

O novo Cdigo e o remendo florestal, artigo de Raul do Valle

Publicado em outubro 22, 2012 por HC Tags: Cdigo Florestal-floresta zero, legislao ambiental

O Cdigo Florestal tem um lado moderno, que prev a criao de um sistema georreferenciado de cadastramento de imveis rurais para monitorar, por satlite, a derrubada de florestas, mas tem tambm um lado arcaico, agarrado s razes latifundirias do Estado brasileiro, e que infelizmente suplanta, em muito, seu aspecto inovador. O comentrio de Raul do Valle, advogado, coordenador de Poltica e Direito Socioambiental do ISA em artigo no portal do ISA, 19-10-2012. O assessor do ISA destaca ainda que uma das caractersticas mais marcantes da nova regra sua complexidade e dificuldade para compreend-la, o que, consequentemente, se transformar em dificuldade na hora de implement-la. A lei anterior, com todos os problemas que generalizaes podem trazer, pelo menos era po-po, queijo-queijo. Eis o artigo. Agora lei, e tem inclusive nmero: 12.651/12, com alteraes feitas pela Lei 12.727/12. Aps trs anos de intensa mobilizao, que comeou com a criao de uma comisso especial na Cmara dos Deputados, em 2009, e a nomeao do deputado

Aldo Rebelo (PCdoB-SP) como relator, o agronegcio brasileiro finalmente tem uma lei florestal para chamar de sua. Feita a sua imagem e semelhana, ela cheia de contradies. Tem um lado moderno, que prev a criao de um sistema georreferenciado de cadastramento de imveis rurais para monitorar, por satlite, a derrubada de florestas. Mas tem tambm um lado arcaico, agarrado s razes latifundirias do Estado brasileiro, e que infelizmente suplanta, em muito, seu aspecto inovador. E com esse lado que a sociedade brasileira ter de lidar daqui para frente. Com a nova lei, agora temos dois padres de cidados: os que respeitaram as regras at ento vigentes (Cdigo Florestal antigo) e os que no respeitaram. Os primeiros, independente do tamanho do imvel, tero de manter 50 metros de florestas ao redor de nascentes (s as perenes, que tm gua o ano inteiro, pois as demais ficaram sem proteo), 30 metros ao largo dos pequenos rios, respeitar as florestas dos topos de morro e encostas. Os outros no precisaro ter florestas em topos de morro e encostas, tero s 15 metros ao redor de nascentes e, dependendo do tamanho do imvel, podero nem ter mata ciliar ao largo dos pequenos rios (veja tabela). Para os primeiros no h qualquer compensao concreta que lhes premie por haver cumprido a lei. Para os demais no h qualquer incentivo concreto que lhes convena a ter uma rvore a mais do que o mnimo (bem mnimo) exigido em lei. Uma das caractersticas mais marcantes da nova regra sua complexidade e dificuldade para compreend-la, o que, consequentemente, se transformar em dificuldade na hora de implement-la. A lei anterior, com todos os problemas que generalizaes podem trazer, pelo menos era po-po, queijo-queijo. Todo mundo tinha que ter mata ciliar do mesmo tamanho se estivesse na beira do mesmo rio. Todo mundo tinha que ter reserva legal, e por a vai. Agora depende. Depende do que? Do tamanho do imvel e, se houver desmatamento de reas protegidas (rea de Preservao Permanente e reserva legal), de quando ele ocorreu. Um pequeno proprietrio que tinha todo seu imvel desmatado antes de 2008 ter que recuperar muito pouco da vegetao original, mesmo aquela que h dcadas era protegida por lei. Um mdio proprietrio na mesma situao ter que recuperar bem mais, mas mesmo assim bem menos do que na legislao anterior. Se o desmatamento ocorreu aps 2008, no entanto, a situao ser completamente diferente para ambos. Se parte do desmatamento foi antes e parte depois de 2008, a situao ser outra ainda. Difcil imaginar como o proprietrio rural, que acreditou que a lei feita por seus representantes traria clareza e segurana jurdica, vai entender essa confuso.

Tudo isso vai gerar um enorme problema de monitoramento. Primeiro porque no temos imagens de satlite, com a resoluo necessria e cobertura para o pas inteiro, para saber o que estava ou no desmatado em 2008. Portanto, bastante possvel que desmatamentos feitos aps essa data acabem entrando no pacoto. Segundo, porque as imagens de satlites hoje utilizadas para monitorar o desmatamento em todo o pas no tm a resoluo adequada para verificar a restaurao de 5 ou 8 metros de mata ciliar, como determina a lei para muitos casos. Para que isso seja possvel, ser necessrio adquirir imagens de alta resoluo, muito mais caras do que as atualmente disponveis. Com todas essas questes, demorar muitos anos at que sejamos capazes novamente de fazer anlises da situao do desmatamento ilegal em determinado municpio ou bacia hidrogrfica, por exemplo. At h pouco tempo era possvel, com imagens de satlite, identificar que pontos de determinado rio devem ser obrigatoriamente restaurados, por terem menos mata ciliar do que a lei mandava. Agora isso s poder ocorrer quando todos os proprietrios lindeiros desse rio tiverem cadastrado seus imveis e assinado seus termos de compromisso de regularizao. No haver mais anlises no atacado, mas apenas no varejo, pois cada caso ser um caso. Os grandes prejudicados com a nova legislao sero os que vivem nas regies mais drasticamente desmatadas do pas. Sim, porque apesar da Confederao Nacional da Agricultura (CNA) viver martelando que o pas tem mais de 50% de vegetao nativa preservada, ela se concentra sobretudo na Amaznia. Em determinadas bacias hidrogrficas de So Paulo, a locomotiva do pas, no h nem 5% de floresta em p. Est faltando lenha, est faltando gua. E justamente a onde haver a menor restaurao, pois a ocupao agropecuria antiga e os imveis, em sua grande maioria, so pequenos ou mdios. Mas mesmo na Amaznia o impacto ser grande. Primeiro porque muitas das regras de proteo floresta que ainda resiste ao avano das pastagens foram flexibilizadas. Em mais de 90 municpios a reserva legal cair de 80% para 50%. Todos os imensos igaps e vrzeas (mais de 400 mil km2, ou um estado de So Paulo) deixaram de ser considerados reas de Preservao permanente e, assim, podero ser derrubados. Todas as nascentes intermitentes, abundantes nas reas de transio com o Cerrado, podero ser desmatadas. Mas no s isso. A anistia concedida ao desmatamento do Cerrado (49% da rea total, concentrada no Sudeste e Centro-Oeste) e da Mata Atlntica (76% da rea total) ser seguramente um estmulo aos que gostariam de avanar um pouco alm do que a nova lei permite. Se eles puderam, por que eu no poderei?

E assim abrimos um novo captulo na histria de nossa combalida poltica florestal. Com um novo marco legal que j nasce remendado, e traz como princpio a submisso da proteo de nossos biomas presena do Pas nos mercados nacional e internacional de alimentos e bioenergia (art.1o A, pargrafo nico, inciso II), temos que seguir adiante e ver no que vai dar. Parte dos estragos produzidos pela lei poder ser amenizada em sua regulamentao. Por exemplo, ser necessrio evitar que grandes e mdios proprietrios cadastrem suas propriedades de forma fragmentada para ganhar o direito a uma anistiazinha adicional. Outra parte poderia ser resolvida com um conjunto coerente e robusto de incentivos econmicos que, por um lado, premiassem os que historicamente conservaram suas florestas e, por outro, estimulassem os proprietrios a restaurar para alm do mnimo estabelecido na nova lei. No h, no entanto, nenhum sinal do Governo Federal de que esteja pensando seriamente em algo assim. Resta saber qual o papel que ser exercido pelos setores representativos do agronegcio. Se vo apostar em aprofundar as flexibilizaes na regulamentao e empurrar a implementao da lei com a barriga, pra ver se liquidam a fatura daqui a alguns anos, ou se finalmente, agora que tm uma lei por eles elaborada, vo querer implement-la. Essa a incgnita que se desvendar a partir de agora. (Ecodebate, 22/10/2012) publicado pela IHU On-line, parceira estratgica do EcoDebate na socializao da informao. [IHU On-line publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, em So Leopoldo, RS.] [ O contedo do EcoDebate Copyleft, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribudo, desde que seja dado crdito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, fonte primria da informao ] Incluso na lista de distribuio do Boletim Dirio do Portal EcoDebate Caso queira ser includo(a) na lista de distribuio de nosso boletim dirio, basta clicar no LINK e preencher o formulrio de inscrio. O seu e-mail ser includo e voc receber uma mensagem solicitando que confirme a inscrio. O EcoDebate no pratica SPAM e a exigncia de confirmao do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja includo indevidamente por terceiros.

Anda mungkin juga menyukai