Anda di halaman 1dari 72

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

ARMAS LEVES
Todas aquelas com peso e volume relativamente reduzidos, podendo ser transportadas, geralmente por um homem, ou em fardos por mais de um, alm de possurem o seu calibre inferior ou igual a .50, ou seja, 12,7mm.

CLASSIFICAO
As armas leves classificam-se: QUANTO AO TIPO a) de porte: quando pelo seu pouco peso e dimenses reduzidas pode ser conduzido em um coldre. Exemplos: Revlver, Pistola; b) porttil: quando apesar de possuir um peso relativo pode ser conduzido por um s homem, sendo para facilidade de transporte, dotado de uma bandoleira. Exemplos: Mosqueto, Carabina, Submetralhadora, Espingarda, Metralhadora Madsen. c) no-porttil: quando pelo seu grande peso e volume, s pode ser conduzido em viatura ou dividido em fardos, para serem transportados por vrios homens. Exemplo: Metralhadora a gs.

QUANTO AO EMPREGO a) individual: quando se destina proteo daquele que a conduz, no exigindo, para sua utilizao, mais que um indivduo. b) coletivo: quando se destina proteo de um grupo de homens ou frao de tropa, sendo ainda necessrio mais de um homem para sua utilizao. (Morteiro) 1 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


QUANTO AO FUNCIONAMENTO a) de repetio: aquela em cujo princpio a fora muscular do atirador, com a ao sendo repetida para cada disparo. Exemplos: Revlver, Mosqueto, Carabina Puma, Espingarda de Repetio. b) semi-automticas: so aquelas que realizam automaticamente todas as operaes do funcionamento, com exceo do disparo. Exemplos: Pistolas, Carabina Taurus/FAMAE, Fuzil IMBEL MD2A1. c) automticas: so aquelas que realizam automaticamente todas as operaes de funcionamento. Exemplos: Metralhadora Madsen, PARAFAL, FAL, FAP. QUANTO AO PRINCPIO DO FUNCIONAMENTO a) armas que utilizam a fora muscular do atirador: como o prprio nome diz, utiliza a fora muscular do atirador, que desenvolve os mecanismos responsveis pela realizao do tiro. Exemplos: Mosqueto, Revlver, Carabina Puma. b) armas que utilizam as presses dos gases resultantes da queima da carga propelente: aproveitam a presso expansiva dos gases decorrente da exploso e queima da carga propelente existente no interior do cartucho para acionar os mecanismos responsveis pelo tiro, apresenta-se de trs formas distintas: - Ao dos gases sobre o ferrolho: caracteriza-se pela expanso dos gases decorrentes da deflagrao, que impulsiona o projtil para frente e a cpsula para trs, o que faz com que o ferrolho se movimente retaguarda. O estojo deflagrado ejetado e o co novamente armado. Em seguida, a mola recuperadora impulsiona o ferrolho para frente colocando uma nova munio na cmara. Exemplos: Submetralhadoras, Pistolas. - Ao dos gases sobre o mbolo: expanso dos gases, aps o disparo impulsionando o projtil frente, iniciando o seu percurso dentro do cano da arma. O cano da arma possui um orifcio que se comunica ao local onde repousa o 2 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


mbolo. Atravs desse orifcio, parte dos gases penetram e empurram o mbolo para trs. A movimentao do mbolo aciona o ferrolho que produz os processos de ejeo da cpsula vazia e colocao de outro cartucho na cmara. Este sistema foi desenvolvido para diminuir a velocidade terica de tiro de modo a possibilitar o controle de armas que chegam a disparar mais de 700 tiros por minuto, a exemplos: FAL, PARAFAL, AK 47. - Ao dos gases fazendo recuar o cano: tambm funciona pela ao dos gases, no entanto, agora verifica-se o deslocamento do cano. Com o recuo h o acionamento das partes mecnicas que fazem a ejeo da cpsula vazia e colocao de um novo cartucho na cmara. Exemplo: Metralhadora Madsen. QUANTO ALIMENTAO a) manual: Revlver, Espingarda, Carabina; b) com carregador - de pano tipo fita: Metralhadora a gs - MAG - metlico tipo lmina: Mosqueto - metlico tipo cofre (o famoso pente): Pistola, Submetralha-dora. QUANTO AO SENTIDO DA ALIMENTAO - da direita para a esquerda: Submetralhadoras Thompson. - da esquerda para a direita: Metralhadoras com carregadores de pano, tipo fita. - de cima para baixo: Metralhadora Madsen. - de baixo para cima: Pistolas, Fuzis, Submetralhadoras. - antecarga (pela boca do cano): Espingardas de socar. - retrocarga (por trs): Revlver, Carabina Puma. QUANTO AO RAIAMENTO a) alma raiada as raias sevem para provocar nos projteis um movimento de giro em (spin), necessrio para vencer a resistncia aerodinmica do ar,

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


conferindo, assim, ao projtil, um maior alcance e preciso: Revlver, Pistola, Submetralhadoras, Fuzis. Quanto ao sentido das raias temos: 1. Destrgiro (Destro + giro) da esquerda para a direita 2. Levgiro da direita para a esquerda b) alma lisa: Espingardas QUANTO AO CALIBRE a) Sistema Mtrico ou Sistema Europeu: 5,56 mm; 6,35 mm; 7 mm; 7,62 mm; 9 mm; 10 mm; b) Sistema Ingls ou Norte - Americano: .22; .25; .30; .32; .38; .40; .45; .50; c) Convencionada (utilizados em espingardas): 12; 16; 20; 28; 36. Foram produzidos a partir da diviso de uma libra de chumbo em partes iguais, com as quais se fez uma esfera que representa a abertura do cano.

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

O CARTUCHO
Nenhuma arma de fogo existiria sem as munies, ou cartuchos. Toda vez que o gatilho de uma arma (carregada, obviamente) acionado, o percussor (percutor, em alguns casos) atinge a espoleta, fazendo a ignio da mistura iniciadora. Com isso, produzem-se centelhas (chamas) de alto poder calorfico que passam por orifcio(s), tambm chamados de evento(s), existente(s) no fundo do alojamento da espoleta e do incio combusto da plvora. A combusto da plvora produz, em milsimos de segundo, um volume de gases superior quele ocupado anteriormente, e ao volume suportado pelo estojo (que se acha tampado pelo projtil) e pela cmara da arma onde o cartucho encontra-se alojado, sendo assim, com o aumento da presso dos gases, a nica via de escape e, consequentemente, de equilbrio da presso, expelir o projtil pelo nico caminho livre disponvel: o cano da arma. Um cartucho composto, normalmente, por quatro elementos, so eles: - estojo - espoleta - plvora - projtil

IGNIO

Quando o percussor atinge uma espoleta que est colocada em um compartimento no centro de um estojo, denominamos o cartucho como fogo central. So trs os tipos principais de espoleta que caracterizm os cartuchos de fogo central, so eles:

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Berdan a bigorna (pea metlica que auxilia na compresso da carga de ignio que fica espremida entre ela e o percussor) faz parte do estojo, o qual possui, no alojamento da espoleta, dois orifcios (eventos) para a passagem da centelha.

Boxer a bigorna faz parte da espoleta e o alojamento desta, no estojo, possui um nico orifcio (evento) central para a passagem da centelha.

Bateria a espoleta independente do estojo e possui o prprio alojamento. Estas espoletas so utilizadas, exclusivamente, nos cartuchos de papel ou de plstico utilizados nas armas de alma lisa (espingardas). Existe ainda o caso quando a mistura iniciadora fica no fundo do estojo, na parte interna do culote, em forma de anel. Esse tipo de cartucho denominado de fogo 6 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


circular. Neste caso, a mistura e a plvora esto em contato direto e a ignio da mistura se d golpe do percussor da arma que, comprime o culote contra a cmara da arma. Um exemplo de cartucho de fogo circular, o da famlia do calibre .22 . CARTUCHOS DE FOGO CENTRAL (Componentes e Caractersticas)

Estojo - fabricado em metal, geralmente lato, liga de cobre e zinco, produzido dentro de limites mnimos de exigncias tcnicas que proporcionem total segurana e perfeito funcionamento. Espoleta como j vimos, existem diversos tipos, como tambm tamanhos de espoletas para armas de fogo central. As mais comuns so as Small Pistol 1 , destinadas a calibres pequenos de armas curtas, do .25 Auto ao .38 Special, e as Large Pistol 2 , destinadas a calibres maiores de armas curtas, como a .45 . As espoletas possuem mistura iniciadora no corrosiva sem mercrio e antioxidante, com sensibilidade controlada para garantir perfeito funcionamento em qualquer tipo ou marca. Plvora - nitrocelulsica de base simples, em formato peletizado, geralmente em forma de disco. So fruto de estudos que visam assegurar caractersticas como presso, velocidade e preciso. Projtil so vrios os tipos de projteis conhecidos no mercado, diferindo em formatos, pesos, e composio, visando atender as mais variadas exigncias de emprego.

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


CARTUCHOS DE FOGO CIRCULAR (Componentes e caractersticas)

Estojo - fabricado em lato de baixa dureza e espessura tal que permite o seu amassamento pelo percussor. E em funo desta dureza, e conseqente baixa resistncia que os cartuchos de fogo circular so restritos aos calibres mais baixos e no permitem recargas. Espoleta no possui. A mistura iniciadora ocupa toda a extenso interna do culote. Projtil dadas as restries caractersticas do cartuchos, so bastante restritas as variantes dos projteis de fogo circular sendo quase sempre em ligas de chumbo. Plvora nitrocelulsica de base simples, peletizada, em formato de disco.

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


CARTUCHOS DE CAA
(Componentes e Caractersticas)

Cartucho de fogo central destinado ao uso em espingardas, ou armas de alma lisa. Embora possam ser carregadas com projteis singulares (balotes), so mais freqentemente carregadas com projteis mltiplos, constitudos de esferas de chumbo, que so disponveis em diversos dimetros.

Tamanhos de chumbos dos cartuchos CBC para espingarda

Os componentes de um cartucho de caa so: Estojo - composto de uma base de ao, com acabamento latonado e de um tubo de plstico ou de papelo, podendo tambm ser totalmente metlicos (mais comuns 9 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


para os calibre menores (20, 28, 36). No caso dos cartucho com tubo de plstico do tipo estrela de seis pontas, nos de papelo, h o fechamento com um disco geralmente de papelo. Nos de metal o fechamento feito com bucha. So fabricadas nos calibres 12, 16, 20, 28 (CBC) Espoletas - As espoletas utilizadas no carregamento dos cartuchos de caa so do tipo bateria. Buchas - As esferas de chumbo so impelidas pela carga de plvora com o auxlio de uma bucha. Os cartuchos de caa de plstico ou de papelo so carregados com bucha de serragem prensada e disco de papelo. Os de competio, com tubo de plstico, so carregados com bucha plstica. Chumbo - Os tamanhos dos chumbos (balins) dos cartuchos de caa variam de acordo a seu nmero, variando tambm a quantidade de projteis em cada cartucho. Plvora - nitrocelulsica de base simples, peletizada, em formato de disco.

MODELOS DE CARTUCHOS PARA ESPINGARDA

01 - Cartucho Cal. 12 / 76,2 mm - Srie Magnum 02 - Cartucho Cal. 12 / 70 mm Srie Hi-Impact 03 - Cartucho Cal. 12 / 65 mm HL (Home Load)

10

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

04 04 - Cartucho Cal. 12 / 70 mm Projtil Singular (Balote) - Srie Hi-Impact

PROJTEIS DE CHUMBO
So fabricados exclusivamente com ligas de chumbo. Em alguns casos, podemos encontrar uma base de outro metal (cobre ou lato), chamado de gas check, que, no caso de cargas destinadas a velocidades mais altas, protege a base dos projteis contra derretimento, o que pode causar o chumbamento do cano. O chumbamento, de difcil remoo e afeta a preciso do tiro. Os projteis em chumbo mais comuns so os em formato ovalado ou de ogiva, sendo assim, denominados de OGIVAL. Mais comuns, pouca expanso, pouca penetrabilidade. Baixo impacto ao alvo, pouco adequados atividade policial. Projteis CANTO-VIVO. Geralmente utilizados na prtica do tiro esportivo. Formato pouco aerodinmico (em forma de cilindro) baixa velocidade. Devido ao seu formato, produz um orifcio maior que os ogivais. Pouqussimo poder de penetrao, embora impacto razovel no alvo. Tambm pouco adequados atividade policial. Os projteis formato SEMI-CANTO-VIVO, tentam mesclar as qualidades dos ogivais com os de canto-vivo, ou seja, maior aerodinmica com maior orifcio de 11 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


entrada. Geralmente empregados na caa, tambm sem muito uso na atividade policial. Tambm so conhecidos outros tipos de projteis de chumbo, como o ogival de ponta plana, o cnico, o de ponta oca, entre outros.

1 - .45 Auto com projtil CSCV de 200 grains 2 - .38 Super Auto com projtil CHOG de 125 grains + P 3 - .32 S & W com projtil CHCV de 98 grains 4 - .357 Magnum com projtil CSCV de 158 grains

PROJTEIS ENCAMISADOS
Possuem um revestimento metlico externo ao enchimento, normalmente de chumbo, com a funo de conferir maior velocidade ao projtil, sem que o risco de chumbamento do cano. O revestimento externo constituda de liga no ferrosa, para evitar a oxidao, normalmente: cobre e nquel; cobre, nquel e zinco; cobre e zinco; cobre, zinco e estanho. O enchimento serve para dar ao projtil o peso, j que as ligam so mais leves que o chumbo e, assim, desenvolver uma adequada energia.

12

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

1 - .45 com projtil ETOG de 230 grains 2 - .45 com projtil ESCV de 230 grains 3 - .38 Super Auto com projtil ETOG de 125 grains + P 4 - 9 mm Luger com projtil ETOG de 115 grains 5 - .25 Auto com projtil ETOG de 50 grains 6 - 7,62 x 39 mm com projtil ETPT de 122 grains 7 - 7,62 x 51 mm com projtil ETPT de 150 grains 8 7,62 x 63 mm com projtil ETPT de 150 grains Os projteis encamisados podem ser divididos em dois grandes grupos: SLIDOS o revestimento metlico externo fechado na ponta e aberta na base. Menor poder de expanso/deformao. EXPANSIVOS o revestimento metlico externo aberto na ponta e fechado na base, o que favorece a deformao do projtil e sua conseqente expanso, no momento do impacto com o alvo, aumentando a transferncia de energia potencial. Toma a forma aparente de um cogumelo. Num alvo humano, causaria um ferimento grande e uma considervel dilacerao interna. Bons para uso policial.

PROJTEIS SEMI-ENCAMISADOS
13 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

O revestimento metlico no recobre todo o projtil. A ponta de chumbo exposta, podendo ser de ponta oca ou no, nesse caso, chamado de ponta macia. As primeiras produzem mais expanso e as segundas maiores penetraes. As munies semi-encamisadas so, costumeiramente empregadas em revlveres, principalmente aqueles em calibre Magnum. Essa jaqueta de cobre faz com que, por maior que seja a velocidade, o projtil no suje o cano, como pode acontecer com os de chumbo.

1 - .38 SPL + P com projtil EXPO de 125 grains 2 - .38 SPL + P com projtil EXPO de 158 grains 3 - .357 Magnum com projtil EXPP de 158 grains 4 - .357 Magnum com projtil EXPO de 158 grains 5 - .44 Magnum com projtil EXPP de 240 grains

PROJTEIS ESPECIAIS
So assim chamados porque tm utilizao quase exclusiva para defesa, tentando obter o mximo em poder de parada: HIDRA SHOCK: um projtil desenvolvido a partir de hollow point comum, e tem como caracterstica um pino de metal endurecido no centro da cavidade. O pino faz com que, no impacto com o corpo, os fluidos corporais (sangue, gordura, carne etc...) penetrem na cavidade e, direcionados pelo pino para as paredes do projtil, 14 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


ampliem a expanso deste. Por esse sistema a HIDRA SHOCK tem expanso mais violenta que a ponta oca. BLACK TALON: semelhantes ao HIDRA SHOCK, no entanto o revestimento externo projetado de maneira a, quando expandido, toma o formato de uma garra (garra negra). Altamente devastador em alvos humanos, tanto que foram mundialmente proibidos de serem fabricados pela ONU. SILVER TIP: desenvolvida pela Winchester, ao contrrio do que muitos pensam, no constituda de prata, na realidade uma ponta oca (hollow point) com o ncleo de chumbo e jaqueta de alumnio, de dureza controlada, especfica para cada calibre, inclusive, por dentro da cavidade. GLASER: atualmente possui um Stopping Power (poder de neutralizao do alvo) superior ao das outras munies, inclusive a de usos especiais, em comparaes entre calibres iguais/equivalentes. Possui trs partes: o primeiro uma jaqueta de cobre, o segundo componente so balins de chumbo fino, que ficam no interior da jaqueta e constituem o ncleo do projtil, o ltimo componente uma capa de plstico que fecha a abertura da jaqueta. Suas caractersticas essenciais para o uso no combate de ruas so: no resvala, mesmo quando atinge muros ou paredes, quando h a disperso dos balins, consegue penetrar em superfcies como vidros e portas de carro, mantendo-se intactas para agir somente em contato com superfcies macias e, no transfixa o corpo humano, tornando-a adequada para uso no combate a elementos com refns. EXPLOSIVE: possui elementos explosivos dentro da cavidade normal de uma ponta oca. Aumenta o impacto e o Stopping Power. Compe-se, geralmente de um projtil Silver Tip, onde se coloca uma pequena carga de plvora de queima rpida e uma espoleta do tipo Magnum sensibilizada para maior efeito.

15

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


FORMATOS ENCAMISADOS DE PROJTEIS DE CHUMBO E

01 - .25 Auto com projtil ETOG de 50 grains 02 - .32 Auto com projtil ETOG de 71 grains 03 - .32 Auto com projtil EXPO de 71 grains 04 - .32 S&W com projtil CHOG de 98 grains 05 - .32 S&W com projtil CHCV de 98 grains 06 - .32 S&W com projtil EXPO de 98 grains 07 - .380 Auto com projtil ETOG de 95 grains 08 - .380 Auto com projtil EXPO de 95 grains 09 - 9 mm Luger com projtil ETOG de 115 grains

10 - 9 mm Luger com projtil ETOG de 124 grains 11 - 9 mm Luger com projtil EXPO de 115 grains 12 - 9 mm Luger com projtil EXPP flat de 95 grains 13 - 9 mm Luger com projtil CHOG de 124 grains 14 - .38 SPL com projtil CHOG de 158 grains 15 - .38 SPL com projtil CHOG-TP de 158 grains 16 - .38 SPL com projtil CHCV de 148 grains 17 - .38 SPL com projtil CSCV de 158 grains 18 - .38 SPL com projtil de 125 grains

16

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

19 - .38 SPL com projtil EXPO de 158 grains 20 - .357 Magnum com projtil EXPP de 158 grains 21 - .357 Magnum com projtil EXPO de 158 grains 22 - .38 Super Auto com projtil CHOG de 160 grains 23 - .38 Super Auto com projtil ETOG de 125 grains 24 - .40 S&W com projtil EXPO de 180 grains 25 - .40 S&W com projtil ETPP de 180 grains 26 - .40 S&W com projtil CSCV de 160 grains 27 - .45 Auto com projtil ETOG de 230 grains

28 - .45 Auto com projtil CSCV de 200 grains 29 - .45 Auto com projtil ESCV de 230 grains 30 - .223 com projtil ETPT de 55 grains 31 - .223 com projtil EXPT de 55 grains 32 - .243 com projtil EXPT de 100 grains 33 - .264 com projtil ETPT Boat Tail de 143 grains 34 - .308 com projtil ETOG de 110 grains 35 - .308 com projtil ETPT de 150 grains 36 - .308 com projtil ETPT Boat Tail de 150 grains

17

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

37 - .308 com projtil ETPT Boat Tail de 162 grains 38 - .308 com projtil EXPT de 150 grains 39 - .44-40 com projtil CHPP de 200 grains 40 - .44 Magnum com projtil EXPP de 240 grains 41- 12 (Balote) Chumbo de 390 grains

MODELOS DE ESTOJOS

01 9 mm Luger 02 - .45 Auto 03 - .40 S&W 04 - .32 Auto 05 - .25 Auto 06 - .38 Super Auto 07 - .380 Auto 18 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

08 - .44 Magnum 09 - .32 S&WL 10 - .38 SPL 11 - .32 S&W 12 - .357 Magnum 13 - .38 SPL + P 14 - .38 SPL Curto

19

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


15 - .44-40 Winchester 16 - .30 M1 17 - .30-06 18 - .308 Winchester 19 - .243 Winchester 20 - 6,5 x 55 mm 21 - .22-250 Remington 22 - 7,62 x 39 mm 23 - .223 Remington

24 - 12 / 70 mm Plstico 25 - 9,1 mm L Presidente 26 - 28 Presidente 27 - 36 / 63,5 mm Plstico 28 - 20 / 70 mm Plstico 29 - 24 Presidente 30 - 16 Presidente 31 - 32 / 63,5 mm Plstico 32 - 36 Longo Presidente 33 - 16 / 70 mm Plstico 34 - 32 Presidente 35 - 12 Presidente 36 - 28 / 70 mm Plstico 37 - 20 Presidente 20 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


TIPOS DE PLVORAS CBC

PLVORA 102

Plvora BS destinada aos cartuchos de fogo central para armas raiadas de canos longos (rifles e fuzis) em calibres tais como o .223 Remington, .22-250, .30-30, 7x57 mm, .380 Win, .30-06 e outros.
PLVORA 207

Plvora BS destinada aos calibres de Arma Curta com caractersticas balsticas elevadas tais como o 9 mm Luger, .38 Super Auto, .40 S&W e .38 SPL +P.
PLVORA 216

Plvora BS destinadas aos calibres convencionais de Armas Curtas tais como o .25 Auto at o .38 SPL. Pode ser utilizada em cartuchos de caa calibre 12.
PLVORA 219

Plvora BS para cartuchos de caa em todos os calibres. Pode ser utlizada tambm nos calibres .45 Auto e .44-40 Win.
PLVORA 220

Plvora BS destinada ao calibre .357 Magnum com projteis de 158 grains ou mais pesados. 21 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


CUIDADOS COM OS CARTUCHOS
Algumas pessoas cometem graves erros no que tange a conservao dos cartuchos de arma de fogo, cujas conseqncias podem levar a acidentes, vejamos alguns exemplos: a) Guardar os cartuchos em porta-luvas ou porta-malas de carro, ou outros locais onde sejam submetidos a calor excessivo; b) Guardar os cartuchos em locais midos ou abafados; c) Jogar os cartuchos em fogueiras para ver se explodem; d) Aquecer os cartuchos em forno de fogo, microondas, ou coloc-los expostos ao sol; e) Colocar os cartuchos em locais em que possam cair ao cho; f) Lubrificar ou polir os cartuchos com leos ou pastas; g) Usar cartuchos de calibres diferentes na mesma arma; h) Colocar produtos qumicos nos projteis; i) Utilizar cartuchos recarregados para defesa; j) Modificar a forma original dos projteis. Para uma boa conservao dos cartuchos, recomenda-se o seguinte: a) Jamais aquea cartuchos, nem os deixe passar por temperaturas elevadas; b) Nunca lubrifique os cartuchos ou passe verniz, eles tm que estar sempre secos; c) No jogue cartuchos negados em fogueira; d Nunca utilize cartuchos de calibres variados na mesma arma; e) Nunca acrescente materiais ou produtos qumicos nos projteis; f) No recarregue cartuchos com cargas alm do normal; g) Evite deixar cartuchos carem ao solo; h) Para melhor guardar e conservar seus cartuchos coloque-os em caixas de isopor ou plstico, deixando-os em locais secos e ventilados.

22

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


PISTOLA TAURUS
So armas semi-automticas, ou seja, aproveitam a fora expansiva dos gases, para o seu carregamento, dependendo cada tiro do acionamento da tecla do gatilho, por parte do atirador. Possui um raiamento formado por seis raias orientadas direita (6D). Todas se apresentam com o percussor flutuante. O acabamento das pistolas fabricadas em ao carbono em grande parte oxidada. As pistolas nos calibres 9mm, .380 ACP e .40 S&W, podem ser fabricadas, tambm, em ao inoxidvel.

DISPOSITIVOS DE SEGURANA

Visando evitar disparos acidentais, foram adicionadas modificaes em peas e no dispositivo de segurana das Pistolas Taurus, a seguir descrito: 1) A trava do percussor bloqueando o fica o seu

permanentemente percussor, queda da arma;

impedindo

deslocamento frente, o que poderia ocasionar tiros acidentais, caso ocorresse uma

2) A trava do percussor somente liberada no estgio do acionamento do gatilho, permitindo que o percussor desloque-se frente, to logo receba a energia proveniente do impacto do co. A liberao se faz atravs da cadeia de

23

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


movimentos constituda pelo gatilho, tirante do gatilho, impulsor da trava do percussor e trava do percussor. 3) O registro de segurana ao ser acionado para cima, trava simultaneamente o co e a armadilha. Foi projetado para permitir o uso ambidestro e possibilita uma rpida passagem da posio de segurana para a de disparo;
(Catlogo Forjas Taurus)

4) Quando um cartucho est alojado na cmara, a extremidade do extrator fica saliente, revelando uma marca vermelha. Assim possvel controlar visualmente ou pelo tato, a existncia de cartucho na cmara, sem necessidade de recuar o

ferrolho.
(Catlogo Forjas Taurus)

24

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


5) Desarmador do Co - ao mover a tecla de segurana para baixo, o co desconectar o tirante do gatilho, ento a conexo entre o gatilho e a armadilha ser interrompida. O movimento de avano do co ser parado pelo retm do co.

(Catlogo Forjas Taurus)

25

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

FUNCIONAMENTO
Objetivando o correto funcionamento das Pistolas Taurus, observe as seguintes instrues: 1) Comprima, com o polegar, o boto do retm do carregador, localizado prximo ao guarda-mato e retire o carregador;

(Catlogo Forjas Taurus)

2) Com uma das mos segure o carregador e com a outra introduza os cartuchos um a um, pressionando-os para baixo e para trs. Uma vez municiado, introduza o carregador na pistola (alimente) at que fique preso pelo retm do carregador.

(Catlogo Forjas Taurus)

26

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


3) Segure a pistola com uma das mos, mantendo o dedo longe do gatilho. Com a outra mo puxe o ferrolho para trs at o batente, soltando-o a seguir. O ferrolho ir ento para frente, impulsionado pela mola recuperadora, introduzindo um cartucho na cmara.

(Catlogo Forjas Taurus)

4) A pistola est engatilhada e pronta para disparar, atravs do acionamento do gatilho. Aps o disparo, o ferrolho, impulsionado pela presso dos gases, retroceder para expulsar o estojo e carregar um novo cartucho. Novamente a pistola estar pronta para disparar. Aps a detonao do ltimo cartucho, o ferrolho ficar recuado e imobilizado pela ao do retm do ferrolho sobre o mesmo. Para que volte a sua posio normal, pressione para baixo o retm do ferrolho localizado na zona imediatamente acima da placa do punho.

(Catlogo Forjas Taurus)

27

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


5) Em caso de interrupo dos tiros antes do ltimo cartucho ser disparado, desengatilhe a arma e coloque-a na condio travada, bastando acionar o registro de segurana para cima. Para desengatilhar a pistola mantenha-a empunhada, sem o dedo no gatilho e destrave-a. Com o polegar e o indicador da outra mo segure firmemente o co. Em seguida acione o gatilho e deixe o co avanar lentamente at o seu batente. No caso das pistolas que dispem da funo desarmador do co, para desengatilhar, necessrio to somente pressionar o registro de segurana para baixo. Para reiniciar os disparos, basta acionar o gatilho, pois, as Pistolas Taurus so dotadas de mecanismo de disparo de ao dupla.

(Catlogo Forjas Taurus)

6) Para descarregar a pistola, retire o carregador e puxe o ferrolho at o seu batente para extrao do cartucho que se encontra na cmara. Em seguida, libere o ferrolho, at que volte sua posio de repouso. Sempre que o atirador tiver a inteno de desengatilhar e/ou descarregar a pistola, dever apontar o cano sempre para uma direo segura e preferencialmente para o solo.

28

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


DESMONTAGEM E MONTAGEM
A) Desmontagem - para efetuar a desmontagem da pistola, devem-se efetuar as operaes a seguir indicadas: 1) Premer o boto localizado prximo ao guarda-mato e retirar o carregador, assegurando-se que no existe cartucho na cmara.

(Catlogo Forjas Taurus)

2) Com o dedo indicador da mo esquerda, premer o boto do retm da alavanca de desmontagem e ao mesmo tempo, com o dedo polegar, girar a alavanca, no sentido horrio.

(Catlogo Forjas Taurus)

29

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


3) Deslizar o grupo ferrolho / cano para frente at liber-lo da armao.
(Catlogo Forjas Taurus)

4. Comprimir levemente a guia da mola recuperadora com sua respectiva mola, levantando o conjunto e retirando-o cuidadosamente.

(Catlogo Forjas Taurus)

5. Comprimir o mergulhador do bloco de trancamento (somente nas PT 92 AF, PT 99 AF, PT 100 e PT 101).

30

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

(Catlogo Forjas Taurus)

6. Retirar o grupo cano / bloco de trancamento do ferrolho.

(Catlogo Forjas Taurus)

B) Montagem - Para proceder montagem, fazer de forma inversa desmontagem: 1. O impulsor da trava do percussor deve estar abaixado no momento de montar o ferrolho na armao.

31

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

(Catlogo Forjas Taurus)

2. Antes de girar a alavanca de desmontagem, o ferrolho deve estar perfeitamente alinhado com a parte posterior da armao.

(Catlogo Forjas Taurus)

32

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


ADAPTAO DAS PISTOLAS PARA USO DOS CANHOTOS
As Pistolas Taurus podem ser adaptadas para o uso por canhotos, mediante os procedimentos a seguir: 1. Com um saca-pino pressionar o boto serrilhado do retm do carregador e, ao mesmo tempo, desenroscar o retm do carregador.

(Catlogo Forjas Taurus)

2. Remontar o conjunto com o boto voltado para o lado direito da arma.

(Catlogo Forjas Taurus)

33

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


NMERO DE SRIE EM PISTOLAS TAURUS

A partir do ms de outubro de 1987, as Pistolas Taurus foram dotadas com numerao de srie alfanumrica composta por trs letras e cinco algarismos. Foi adotado para as pistolas o mesmo sistema de numerao que ser usado nos revlveres, sendo que a letra inicial indicar o calibre, a segunda letra o ano de fabricao e a terceira letra o ms de fabricao da cada pistola. As letras que indicaro os calibres so os seguintes: Cal. 22 L.R. -------------- A Cal. 6,35mm ------------- D Cal. 7,65mm ------------- F Cal. 9mm ----------------- T Cal. 380 ACP ------------ K Cal. 40 S&W ------------- S Cal. 45 ACP -------------- N Critrio para correspondncia de ano e ms: ANO A - 1981 B - 1982 C - 1983 D - 1984 E - 1985 F - 1986 G - 1987 H - 1988 I - 1989 J - 1990 K 1991 L 1992 MS A JANEIRO B FEVEREIRO C MARO D ABRIL E MAIO F JUNHO G JULHO H AGOSTO I SETEMBRO J OUTUBRO K NOVEMBRO L DEZEMBRO (com exceo das Foras Armadas Brasileira)

M 1993 N 1994 O 1995 P 1996 Q 1997 R 1998 S 1999 T 2000 U 2001 V 2002

As letras indicativas do ano e ms de fabricao so idnticas s usadas na numerao dos revlveres. Atualmente, as Pistolas Taurus tm o seu nmero de

34

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


srie gravado a laser, com exceo do modelo PT 22, que produzida nos Estados Unidos, na qual a gravao manual.

PROCEDIMENTOS

QUE

USURIO

DEVER

ADOTAR

VISANDO INSPECIONAR A PISTOLA ANTES DE SE ARMAR


Considerando que poucas so as Unidades Operacionais que dispem de mecnico de armas servindo na Reserva de Material Blico, prejudicando dessa forma a aplicao da manuteno preventiva e corretiva, abordaremos a seguir, alguns procedimentos bsicos, porm vitais, que o PM dever observar, no momento em que estiver efetuando a cautela de uma pistola em sua Unidade, haja vista, que a rotina no desempenho das atividades policiais, bem como, o desconhecimento desses procedimentos, tem colaborado para a vulnerabilidade do PM, caso a arma escolhida para o servio no esteja em plenas condies de funcionamento. Vale ressaltar que, esses cuidados devem ser constantes, ou seja, o PM dever repeti-los a cada turno de servio, tendo em vista que essas armas so utilizadas por diversos policiais, em perodos contnuos.

PISTOLAS TAURUS - Cal. .380 - 9mm - .40 (Procedimentos bsicos visando a inspeo do armamento)
1 PASSO: retirar o carregador da pistola Procedimento: segurando a pistola com a mo forte, dever acionar o retm do carregador com o dedo polegar da referida mo, aparando-o com a outra. Finalidade: verificar se a arma encontrava-se alimentada. 2 PASSO: proceder abertura da pistola, mantendo-a aberta. Procedimento: segurando a pistola com a mo forte, dever com a outra mo abraar o ferrolho pela parte serrilhada deste, trazendo-o completamente a retaguarda e, em seguida, com o dedo polegar da mo forte dever acionar o retm do ferrolho de baixo para cima, mantendo desta forma a arma aberta. Finalidade: verificar se a pistola encontrava-se com cartucho na cmara, ou seja, carregada. 35 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

3 PASSO: Verificar a desobstruo do cano da pistola. Procedimento: estando a arma ainda aberta, dever observar o interior do cano, constatando a inexistncia de projtil ou de qualquer corpo estranho. Finalidade: certificar a inexistncia de corpo estranho no interior do cano. 4 PASSO: Proceder ao fechamento da pistola. Procedimento: segurando a pistola com a mo forte, dever acionar com o dedo polegar desta o retm do ferrolho de cima para baixo, permitindo desta forma, o avano do ferrolho. Finalidade: fazer com que a pistola permanea fechada e na ao simples 5 PASSO: Testar as condies de funcionamento do desarmador do co Procedimento: dever acionar para baixo a tecla de segurana, cuja funo caracterizada como desarmador do co, utilizando para tanto o dedo polegar, momento em que certificar se o co estacionou diretamente na trava de queda (pequeno intervalo existente entre o co em relao ao fundo do percussor); Finalidade: verificar se o desarmador do co ao ser acionado est parando diretamente na trava de queda.

36

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


6 PASSO: Testar as condies de funcionamento do registro de segurana. Procedimento: inicialmente o usurio dever acionar para cima a tecla de segurana, mantendo a partir deste momento a pistola travada e, em seguida, dever acionar a tecla do gatilho a fim de confirmar o bloqueio da ao da tecla do gatilho, onde este no lhe permitido chegar ao final do seu curso. Para tanto, a arma dever estar fechada, travada e descarregada, momento em que o usurio acionar o gatilho, certificando se o mesmo atingir o seu curso total, ou seja, se haver o disparo em seco mesmo nas condies em que a arma se encontra; Finalidade: verificar se o mecanismo de segurana da pistola est perfeito.

7 PASSO: Proceder desmontagem da pistola. Procedimento: segurando a pistola com a mo direita, o usurio dever com o dedo indicador desta, acionar o retm da alavanca de desmontagem, o qual est localizado do lado direito da arma, no sentido da direita para a esquerda, onde em ato contnuo, acionar a asa da alavanca de desmontagem para baixo, a qual est localizada no lado oposto do seu retm. Ao final desse procedimento, o usurio notar que o conjunto ferrolho/cano/haste e mola recuperadora deslizar para frente, momento em que dever separ-lo da armao da pistola. De posse do conjunto, pressionar a mola recuperadora, atravs da sua haste, retirando-os obliquamente. Tambm de forma obliqua separar o cano do ferrolho. Finalidade: dar prosseguimento aos demais procedimentos de inspeo. 37 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


8 PASSO: Verificar as condies gerais do ejetor. Procedimento: segurando a armao da pistola com a mo forte, observar atentamente o perfeito estado fsico do ejetor, certificando a sua existncia, que no se encontra quebrado, gasto ou empenado. Finalidade: certificar se o ejetor encontra-se em perfeitas condies de uso.

9 PASSO: Verificar as condies gerais do impulsor da trava do percussor. Procedimento: segurando a armao da pistola com a mo forte, observar atentamente o perfeito estado fsico do impulsor da trava do percussor, certificando a sua existncia, que no se encontra quebrado, gasto ou empenado. Em seguida, dever acionar a tecla do gatilho, a fim de constatar a elevao do impulsor da trava do percussor. Finalidade: certificar se o impulsor da trava do percussor encontra-se em perfeitas condies de uso.

38

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


10 PASSO: Verificar as condies gerais da trava do percussor. Procedimento: de posse do ferrolho e utilizando-se de um bocal de uma caneta, dever pressionar o fundo do percussor, a fim de constatar que no houve o afloramento do mesmo, haja vista que, a funo da trava do percussor manter o percussor permanentemente bloqueado, at que aja o acionamento da tecla do gatilho. Finalidade: certificar se a trava do percussor encontra-se em perfeitas condies de uso.

11 PASSO: Verificar as condies gerais do percussor. Procedimento: de posse do ferrolho, dever com o dedo polegar pressionar o fundo da trava do percussor e, utilizando-se de um bocal de uma caneta, dever pressionar o fundo do percussor, a fim de constatar o seu perfeito estado, mobilidade e o devido afloramento. Finalidade: certificar se o percussor encontra-se em perfeitas condies de uso.

39

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

12 PASSO: Verificar se o transportador do carregador est atingindo a altura ideal. Procedimento: segurando a armao da pistola com a mo forte, o usurio dever introduzir corretamente o carregador desmuniciado em seu alojamento. Finalidade: certificar se os lbios do carregador no esto amassados, ou seja, impedindo que o transportador atinja a sua altura ideal, de modo a proporcionar a ocorrncia de falha no carregamento.

13 PASSO: Finalmente, proceder montagem da pistola. Procedimento: o usurio dever seguir a ordem inversa da desmontagem, atentando para o momento da colocao do ferrolho na arma, momento em que certificar se o impulsor da trava do percussor est totalmente voltado para baixo, evitando dessa forma que o mesmo seja quebrado ou empenado, no momento em 40 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


que o ferrolho estiver deslizando para trs. Ao perceber que a extremidade do ferrolho estiver alinhada com a parte final das guias da armao, o usurio dever trazer de volta a asa da alavanca de desmontagem para a sua posio inicial. Finalidade: mant-la pronta para uso.

41

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

CARANIMA TAURUS / FAMAE


CARACTERSTICAS
A Carabina TAURUS / FAMAE uma arma leve, de fcil manejo e de cmoda utilizao, que emprega carregadores de 10, 15 e 30 cartuchos (opcional). O seletor de tiro e segurana ambidestro. O ferrolho com percussor flutuante facilita a realizao de tiros de preciso. O ferrolho fica aberto no ltimo tiro, permitindo ao atirador que perceba que a munio acabou. Ao colocar um novo carregador e acionando o retm do ferrolho ou preparador, a arma estar novamente em condies de prosseguir atirando. O conjunto de miras facilita o enquadramento do alvo, com um tambor de vrtice aberto para curtas distncias e orifcios para distncias maiores. O guardamato rebatvel, oferecendo opo de uso de luvas. A empunhadura com fundo removvel, alm de confortvel, possui um compartimento interno para alojar a escova de limpeza ou pequenos itens de sobrevivncia. O cano dotado de quebra-chama, cuja funo dissipar a chama da exploso, na sada do projtil.

(Figura 01 Catlogo Forjas Taurus)

42

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

(Figura 02 Catlogo Forjas Taurus)

(Figura 03 Catlogo Forjas Taurus)

43

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


DESMOTAGEM
1. Seqencia a seguir: - Retire o carregador.

(Figura 04 Catlogo Forjas Taurus)

- Posicionar o seletor na posio de segurana S. Recuar o ferrolho atravs do preparador, certificando-se que no h cartucho na cmara. (fig. 05)

a) PINOS DE UNIO 44 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Para remover os pinos de unio, necessrio pression-los, retirando primeiro o pino traseiro e depois o frontal. Uma vez retirados, a caixa do mecanismo se desconectar da caixa da culatra, separando a arma em duas partes. (fig. 06)

(Figura 06 Catlogo Forjas Taurus)

b) GUARDA-MOS Primeiro, retira-se o guarda-mo inferior, puxando-o para trs e para baixo. Em seguida, o guarda-mo superior, deslocando-o para cima. (fig. 07)

(Figura 07 Catlogo Forjas Taurus)

45

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


c) GUIA E MOLA RECUPERADORA Pressione o guia da mola pela abertura traseira da caixa da culatra, retirando o pino de reteno na extremidade contraria e descomprimindo a mola com cuidado (fig. 08). O guia sair livremente, juntamente com a mola recuperadora (fig. 09).

(Figura 08 Catlogo Forjas Taurus)

(Figura 09 Foto Internet)

d) CULATRA 46 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


O ferrolho sair pela parte posterior da caixa da culatra, sendo necessrio somente desconectar o preparador do retentor. (fig. 10)

(Figura 10 Catlogo Forjas Taurus)

2. MONTAGEM A montagem feita na ordem inversa da desmontagem, conforme a seguir: a) Introduzir o ferrolho na caixa da culatra. b) Introduzir o guia com a mola recuperadora no ferrolho e pressionar at que o orifcio da extremidade oposta ultrapasse o limite da caixa da culatra, suficientemente para a colocao do pino de reteno. Certifique-se que o pino esteja perfeitamente encaixado no seu alojamento na caixa da culatra. (a no observncia desse detalhe, poder vir a causar danos arma.) c) Colocar o guarda-mo superior e inferior, verificando se no obstruiu o orifcio de passagem do pino de unio traseiro. d) Unir as caixas do mecanismo e culatra, colocando primeiro o pino de unio frontal e depois o pino de unio traseiro. e) Pressionar o retentor do preparador e conect-to ao ferrolho. f) Montar a borracha de vedao entre a coronha e a caixa da culatra. 3. TESTE DE FUNCIONAMENTO

47

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Logo aps a montagem aconselhvel que seja verificado o funcionamento da arma. O teste deve ser efetuado sem carregador. Realizar o funcionamento do sistema de carregamento vrias vezes para ter certeza que no apresenta irregularidade. Se notar qualquer som ou rudo estranho, repetir o processo de montagem.

48

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


INSTRUES PARA O USO
1 - A CORONHA (se for dobrvel) a) Para estender: segure a arma com a mo esquerda e gire a coronha no sentido horrio at sua total abertura. ATENO: ESTA OPERAO JAMAIS DEVER SER FEITA COM O FERROLHO ARMADO. b) Para rebater: segure a arma na mo esquerda e pressione o boto localizado prximo ao parafuso de fixao da coronha. Aps rebata a coronha. 2 - O TIRO Antes de efetuar os disparos, certifique-se que o cano esteja limpo, livre de obstrues e que a arma e o local, apresentem condies de segurana. a) Municiar Posicionar o seletor em segurana em segurana S. Colocar os cartuchos no carregador, segurando-o com a mo e com a outra introduzir os cartuchos pressionando-os para baixo, at no mximo 10 cartuchos (carregador 10 cartuchos), 15 cartuchos (carregador de 15 cartuchos) ou 30 cartuchos (carregador de 30 cartuchos). Colocar o carregador no seu alojamento na caixa do mecanismo, assegurandose que fique preso pelo retm. (fig. 11) ATENO: carregadores mal colocados podem cair no momento de atirar.

49

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Apontar o cano para uma direo segura. Puxe o ferrolho totalmente para trs, at o final do curso, soltando-o bruscamente. Este procedimento posicionar um cartucho na cmara e a arma estar pronta para atirar, bastando apenas liberar a trava e posicionando o seletor de tiro na posio 1.

b) Troca do carregador - Retornar o seletor de tiro na posio segurana S - Repetir o carregador, pressionando o retm e introduzir o outro carregador. (fig. 12) - Apontar o cano para uma direo segura, alimentar a arma pressionando o retm do ferrolho para cima ou puxando o preparador para trs e soltando-o bruscamente. O ferrolho posicionar novamente um cartucho na cmara deixando a arma em condies de prosseguir atirando.

c) Descarregar - Posicionar o seletor em segurana S - Retirar o carregador - Ciclar o ferrolho retirando o cartucho da cmara, certificando-se visualmente que realmente o cartucho foi extrado e fechar o ferrolho.

50

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


3 TIRO DE PRECISO a) Para apontar em alvos at 50 metros, as minas devem estar de tal forma, que a parte superior da massa de mira, esteja situada no meio do alvo, sua vez a massa de mira tem que estar centrada comas linhas verticais da ala. (fig. 13)

( Catlogo Forjas Taurus)

b) Para apontar em alvos a 100 ou 150 metros, as miras devem estar de tal forma que a parte superior da massa esteja situada no meio do alvo, esta ltima coincidindo com o centro do buraco da ala. A marcao da distncia, esta marcada na ala. (fig. 14).

4 AJUSTE DA PONTARIA
51 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Todas as armas esto ajustadas de fbrica, de maneira que o ponto de impacto corresponda a uma distncia de 50 metros. a) Regulagem vertical (fig. 15): Tiro demasiado baixo: girar o parafuso de regulagem para a esquerda. Tiro demasiado alto: girar o parafuso de rolagem para a direita.

(Figura 15 Foto Internet)

b) Regulagem lateral (fig. 16) Tiro desviado para a esquerda: girar o parafuso de regulagem para a direita. Tiro desviado para a direita: girar o parafuso de regulagem para a esquerda.

(Catlogo Forjas Taurus)

Todas estas regulagens podem efetuar-se com a ajuda de uma chave de fecha ou uma moeda pequena.

52

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


LIMPEZA E MANUTENO
A limpeza faz parte da manuteno necessria para garantir o perfeito funcionamento da arma e prevenir desgastes prematuros no tratamento superficial por agentes corrosivos e mecnicos, elevando a vida til do produto. So duas as classes de limpeza ordinria aps o servio (limpeza diria) e aps o tiro: 1 Limpeza ordinria aps o servio compreende: - desmuniciar a arma, conforme descrito na pgina. - limpar todas as superfcies extremas da arma e do carregador, mantendo-as lubrificadas com uma fina camada de leo. 2 Limpeza aps o tiro: - desmuniciar a arma, conforme descrito na pgina. - desmontar conforme explicado na pgina. - limpar e lubrificar as caixas do mecanismo e culatra internamente extremamente. - limpar e lubrificar o ferrolho e a guia e a mola recuperadora. - limpar e lubrificar a cmara e interior do cano. - desmontar, limpar e lubrificar o carregador. - montar os conjuntos e verificar o funcionamento da arma. 3 Cuidados especiais: - somente uma pequena quantidade de leo deve ser usada para conservar o equipamento. - evite o excesso de leo dentro do carregador e do cano. - leo lubrificante possui alto poder de penetrao e poder danificar a munio. - antes da manuteno, certifique-se de que a arma esteja descarregada.

53

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

54

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

CONSIDERAES INICIAIS
Toda arma deve receber certos cuidados para que se conserve em perfeitas condies de funcionamento. essencial manter seu mecanismo limpo e lubrificado (com leo fino nunca usando graxa) para evitar incidentes, ferrugem e acmulo de sujeira em seu interior. A limpeza e conservao incluem a manuteno diria, que so os cuidados comuns que a arma requer para manterem-se em boas condies de funcionamento e aparncia quando no est sendo usada: a limpeza antes do tiro (a fim de garantir a limpeza e a lubrificao do armamento) e aps o tiro, para eliminar agentes corrosivos depositados na alma do cano e na cmara da arma. Naturalmente em uso freqente, a limpeza aps o tiro passa a ser a prpria limpeza antes do tiro.

CONCEITOS DE MANUTENO

Manuteno o conjunto de operaes destinadas conservao, reparao e recuperao do material. Manuteno orgnica o conjunto de operaes, realizadas no trato dirio do material, atravs de cuidados no manuseio correto, nas verificaes, na limpeza e lubrificao, compreendendo os 1 e 2 escales de manuteno. Manuteno de servios so o conjunto de operaes realizadas por rgos de manuteno atravs de ajustagem, regulagem, reparao e recuperao, que compreendem os 3, 4 e 5 escales de manuteno.

55

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

ESCALES DE MANUTENO

Manuteno de 1 Escalo

aquela, de natureza preventiva, executada pelo prprio usurio do material, que consiste principalmente, na desmontagem sem uso de ferramentas, de inspeo visual, de limpeza e lubrificao do material.

Manuteno de 2 Escalo

aquela, de natureza preventiva, executada por pessoal especializado, orgnico da prpria OPM e que consiste em pequenos ajustes, regulagens, substituio e reparos compatveis com as ferramentas de sua dotao, bem como nas desmontagens dentro do seu escalo de manuteno para limpeza e lubrificao.

Manuteno de 3 Escalo

aquela de natureza corretiva, executada por rgo de manuteno ou outras oficinas especializadas de manuteno equivalentes, que consiste na substituio e reparo de peas, compatveis com o pessoal, ferramentas e equipamentos de oficina e de teste disponveis.

Manuteno de 4 Escalo

aquela, de natureza corretiva, executada em oficinas de manuteno, que consiste na substituio e reparo de peas ou subconjuntos e na confeco de 56 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


peas simples, compatveis com o pessoal, ferramentas e equipamentos de oficina e de teste disponveis.

Manuteno de 5 Escalo

aquela, de natureza corretiva, executada pelas oficinas especializadas de manuteno, que consiste em recuperar todo o material ou parte dele, incluindo a fabricao, reparao ou substituio de peas, subconjuntos ou conjuntos, que permite o retorno do material ao estado de novo.

MANUTENO PREVENTIVA DE 1 ESCALO


A umidade e o suor das mos so causadores de ferrugem. Para que se mantenha uma arma em perfeitas condies de uso necessrio que a mesma se conserve limpa e protegida por uma fina camada de leo inibidor de corroso de boa procedncia. A arma deve ser limpa e protegida aps qualquer exerccio ou manuseio, mormente quando tenha sido utilizada em dias chuvosos, aps deslocamentos ou servios de guarda e patrulhamento.

O excesso de leo deve ser removido, porm deve permanecer uma fina camada protetora. Tambm deve ser retirado o p de todas as fendas com uma escova pequena e limpa.

Normalmente, deve ser limpa e inspecionada e, nesse caso, friccion-la com um trapo limpo, ligeiramente umedecido em leo, e, depois, com outro, completamente seco.

57

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Aps a limpeza, guardar a rama em local apropriado sem contato com materiais que atraiam umidade ou que possuam certo grau de acidez ou em ambientes com grande variao de temperatura ou umidade, sem cobertura alguma. O uso de lona ou outro invlucro semelhante no recomendado, pois armazenam a umidade e enferruja as partes metlicas.

a) Limpeza antes do tiro:

Desmontar a arma at o 1 escalo de manuteno.

Para a ocasio do tiro, no deve haver graxa na alma do cano e cmara da arma, pois isto aumenta consideravelmente a presso na cmara e pode causar avaria a arma. Isso traz baila, a precauo de se inspecionar o cano, antes de mont-lo na arma.

b) Limpeza Aps o Tiro:

Desmontar a arma at o 1 escalo de manuteno.

Depois de atirar, o principal cuidado a preveno contra a ferrugem.

Os resduos de plvora deixados na alma do cano, aps o tiro, consistem, principalmente, de sais provenientes do estojo do cartucho, cinza e carvo. Esses sais absorvem umidade e provocam ferrugem, podendo depositar-se em todas as partes da alma do cano. Um lquido especial (como querosene) para limpeza essencial para a eficiente remoo dos resduos.

58

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


FUNDAMENTOS DO TIRO POLICIAL
1. EMPUNHADURA: constitui-se de Altura, Envolvimento e Presso. a) Altura - fcil entender-se que se empunharmos a coronha do revlver muito alto, estaremos prejudicando o trabalho do co retaguarda, e ainda dificultando a ao do dedo indicador ao acionarmos a tecla do gatilho durante a ao dupla, favorecendo assim, a chamada pane de dedo, tudo pelo mau posicionamento da mo. Entretanto, se empunharmos a coronha do revlver muito baixo, originar-se-o tiros para o alto. Da o ideal que o incio da mo (regio entre o dedo polegar e o indicador) comece juntamente com o incio da coronha do revlver. b) Envolvimento - o polegar, como os demais dedos, envolve a coronha da arma. A parte de trs da coronha colocada na palma da mo, o dedo polegar se posiciona abaixo do boto serrilhado e os dedos mdio, anular e mnimo se fecham em torno da mesma, sob o guarda-mato, envolvendo-a totalmente. O dedo indicador no faz parte do envolvimento, indo se posicionar sobre a tecla do gatilho, entre a primeira e a segunda falange. c) Presso da mo que dispara a arma - deve-se dar grande ateno para o detalhe da presso da mo sobre a coronha, de forma que, em hiptese alguma, uma vez feita a pegada, esta no deve ser desfeita, o que, em ocorrendo, mostrar que a arma no estava suficientemente firme, afrouxando-se a mo. Pressione somente os dedos anular, mdio, mnimo e polegar at avermelharem-se as unhas, relaxe um pouco, e no mais modifique. Lembre-se de que, se a cada disparo a empunhadura for refeita, um sinal claro de que sua pegada est frouxa. A empunhadura deve ter uma presso natural, como um aperto de mo. d) Envolvimento e Presso da mo que auxilia - os dedos da mo que auxilia, em forma de concha dever envolver os dedos da mo que atira logo abaixo do guardamato e a palma dever fixar-se na placa da armao, na parte no alcanada pelos dedos da mo que atira; o dedo polegar dever fixar-se na armao na armao ficando paralelo e abaixo do ferrolho nas pistolas, ou junto do dedo polegar da mo que atira quando se tratar de revlver. A presso exercida pela mo que auxilia, 59 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


dever ser o suficiente apenas para ajustar a mo que atira na arma. esta mo que segura o conjunto arma/mo facilitando o controle do recuo.

2. POSIO: em princpio necessrio que se esclarea que, em combate, o atirador dever tomar a posio que melhor convier ao momento, objetivando sempre o melhor aproveitamento para seu disparo. Por isso so ensinadas diversas posies reais de combate, com o respectivo emprego mais favorvel, para que o homem aplique ao mximo sua criatividade, adaptando-se rapidamente, por reflexo, ao melhor posicionamento, considerando a possvel utilizao de proteo (relevo, viatura, muros, etc.).

3. VISADA: o enquadramento do aparelho de pontaria, dividido em dois momentos distintos e subseqentes, ou seja: a) Linha de Mira: linha imaginria que parte do olho aberto do atirador enquadrando ala e massa de mira; b) Linha de Visada: linha imaginria que se estende do aparelho de pontaria enquadrado (linha de mira) at o centro do alvo. Especialmente em tiros de curta distncia, onde se exige rapidez de ao, na maioria das vezes, no tem o atirador, tempo para um perfeito enquadramento de miras. Deve o atirador, portanto, apontar a arma na direo do alvo, com ambos os olhos abertos, procurando colocar a massa de mira no centro do alvo, efetuando o tiro. Faz a visada como se apontasse o dedo indicador para o alvo. Somente procure enquadrar ala e massa, se o tempo de que dispe para ao e reao, o permitir, ou caso esteja abrigado ou distanciado do alvo. O enquadramento perfeito da ala e massa s se torna essencial, para tiros a maiores distncias, tiros alm de 20 metros, onde a possibilidade de erro maior e, ento, o atirador j no alvo to fcil ao opositor. No tiro policial deve o atirador efetuar os tiros com os dois olhos abertos.

60

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


APARELHO DE PONTARIA

4. RESPIRAO: nos tiros em ao dupla deve-se fazer uma pequena inspirao e bloque-la durante o acionamento. Expira-se logo aps o disparo, e inicia-se outro ciclo, mas, mesmo assim, em ao dupla isto no rgido. A rapidez da ao exige apenas que o atirador prenda a respirao no exato momento do disparo. Porm necessria uma pequena pausa respiratria.

5. ACIONAMENTO DA TECLA DO GATILHO: constitui-se no fator crucial do aprendizado. Deve ser usada sempre a ao dupla, uma vez que esta a verdadeira ao de combate. Na ao dupla, a dobra do dedo entre as falanges deve coincidir com a quina direita da tecla, e a ao deste dedo indicador deve ser para trs, no sentido do eixo do antebrao, e no em diagonal, o que provocaria tiros 61 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


em linha, esquerda, para os destros, e direita, para os sinistros. Com calma procure combater um outro fenmeno que cedo ocorrer: o homem afrouxa a pegada e, ao acionar a tecla, conjuga a pegada dos quatro dedos com o movimento do dedo indicador na tecla do gatilho. Assim, ao invs de comandar a ao somente para o dedo indicador, o faz para todos os dedos, o que impede a ao correta do dedo indicador, no conseguindo este realizar o acionamento, originando a pane de dedo. Muito comum ser tambm o acionamento brusco da tecla do gatilho, a chamada gatilhada, por preveno contra o estampido do revlver. Inicia-se o movimento do co retaguarda e o mesmo termina bruscamente, e muitas vezes, j se inicia um movimento nico e repentino, o que provocar tiros enterrados, isto , abaixo da silhueta, e muitas vezes no cho, isto a uma distncia de 10 metros.

62

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

CONSIDERAES INICIAIS

O manuseio de qualquer arma de fogo deve sempre ser precedido de alguns cuidados relativos segurana. Por conhecermos vrios exemplos de policiais militares que se acidentaram ou at mesmo perderam a vida, devido a falta de observao a esses cuidados. Relacionamos a seguir, algumas normas de segurana que devero ser devidamente observadas no trato com armas de fogo, seno vejamos: a) Antes de tocar em uma arma que no conhea, obtenha informaes sobre o seu manuseio, antes de utiliz-la. Seja humilde; b) Nunca pergunte se uma arma est carregada, verifique voc mesmo; c) Trate uma arma de fogo como se ela estivesse permanentemente carregada; d) Nunca deixe uma arma carregada, de forma descuidada; e) Ao receber ou passar uma arma para algum, proceda com a arma aberta e descarregada; f) No permita que pessoa no preparada manipule sua arma; g) Sempre que descarregar uma arma, conte os cartuchos e verifique a(s) cmara(s), carregadores ou depsitos; h) Sempre que for carregar ou descarregar sua arma, o faa com o cano apontado para uma direo segura e com o dedo fora da tecla do gatilho; i) Sempre que for sacar ou colocar a arma ao coldre, o faa com o dedo fora da tecla do gatilho; j) Ao municiar o carregador ou quando for alimentar manualmente uma arma, certifique-se que os cartuchos a serem utilizados, correspondem ao calibre da mesma; k) Mantenha o dedo fora da tecla do gatilho, at que voc esteja realmente pronto para o disparo e apontando para o local desejado; l) No aponte uma arma para algo, que voc no pretenda acertar, nem por brincadeira; 63 Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


m) Antes de proceder a manuteno de uma arma, certifique-se de que esteja descarregada; n) Ao guardar uma arma em sua residncia, escolha um lugar seguro, longe do alcance dos olhos, principalmente, das crianas; o) Drogas, lcool e armas no se combinam; p) No corra, no ultrapasse obstculos, no execute esforo fsico com o dedo na tecla do gatilho. Seu acionamento natural e inconsciente. q) Lembre-se que o sistema de segurana de uma arma apenas um dispositivo mecnico e no um substituto do bom senso; r) Sempre que estiver portando ou manuseando uma arma, concentre-se no que est fazendo e pense em segurana, antes, durante e depois do uso; s) Segurana preveno e preveno treinamento. Antecipe-se sempre ao inesperado, caso contrrio, s restar o arrependimento.

64

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

GLOSSRIO TCNICOS
Dentro de tudo o que foi estudado, apareceram diversos termos tcnicos, cujas definies apresentamos a seguir: Ao Dupla: mecanismo que faz com que a arma seja disparada sem ser necessrio engatilhar o co antecipadamente. Ao Simples: mecanismo de funcionamento onde o co deve ser engatilhado antes que o primeiro tiro seja efetuado Ao Inox: ao inoxidvel. Termo utilizado incorretamente, uma vez que, o correto seria Stainless, que significa menos oxidvel, j que o ao inox apenas menos oxidvel que os demais. ACP: Abreviatura de Automatic Colt Pistol. Ala de Mira: dispositivo situado na parte posterior de uma arma destinado a permitir a visada ou pontaria a um alvo pr-determinado. fixa, quando no pode ser deslocada horizontal ou verticalmente, ou regulvel, quando pode ser deslocada horizontal ou verticalmente. Alcance de Ala: o maior alcance que pode ser registrado na ala de mira. Alcance Mximo: distncia maior que um determinado projtil pode alcanar ou em que perde sua energia cintica. O alcance mximo depende das caractersticas balsticas de cada cartucho, do cumprimento do cano da arma e do ngulo em que o disparo foi efetuado. Alcance til: aquele em que realmente se utiliza a arma, aproveitando a primeira parte da trajetria da bala, onde apresenta melhores qualidades balsticas, ou seja, tenso na trajetria, menor disperso. a distncia mxima em que o projtil causar ferimentos de certa gravidade a um homem, ou em que ainda possuir uma energia equivalente a 13,6 Kgm, ou ainda, a distncia em que um projtil ainda pode ter eficcia. Alimentar: a colocao do carregador municiado na arma, ou do cartucho diretamente em alojamento apropriado da arma sem, contudo, carreg-la. Alinhamento: linha de visada entre a ala, massa de mira e o alvo. Alma: face interna do cano de uma arma. A alma pode ser lisa quando a superfcie em questo absolutamente polida, como por exemplo, no caso dos canos das espingardas que calam cartuchos com mltiplos projteis de chumbo; a alma raiada quando a superfcie em referncia possui sulcos helicoidais, dispostos no eixo longitudinal, destinados a forar o projtil a um movimento de rotao. Ambidestro (a): diz-se das armas e dispositivos de segurana que podem ser operados indistintamente por destros e canhotos. Anodizao: acabamento feito por banho eletroltico em ligas leves de metais. Antecarga: diz-se da arma que se carrega pela boca do cano. Arma Automtica: arma capaz de disparar todo o contedo do carregador com um s acionamento do gatilho, bastando que este continue pressionado at o fim da munio. Backup Gun: arma de apoio, 2 arma. Bala: termo vulgar utilizado no quotidiano como sinnimo de cartucho, munio ou at de projtil.

65

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Balote: termo j consagrado para cartucho de caa com projtil nico. Eqivale ao termo em ingls slug, ou ainda, baleto, hlice e bala ideal. Balstica: cincia que estuda os aspectos fsicos relativos aos projteis. Balstica Externa: estudo dos aspectos fsicos relativos aos projteis, depois que estes deixam o interior do cano de uma arma. Balstica Interior: estudo dos aspectos fsicos relativos aos projteis, enquanto estes ainda esto percorrendo o interior do cano de uma arma. Banda Ventilada: fita metlica colocada sobre o cano de uma arma para evitar reflexos, alm de dar peso arma e elevar a massa de mira a uma altura desejvel. Blue: azul. Sistema de escurecimento de partes metlicas de armas de fogo para evitar a oxidao, atravs de um banho fervente de sais metlicos e gua. Bursts: rajadas curtas, normalmente de dois ou trs disparos, visando economia de munio. Cadncia de Tiro: velocidade de um disparo de uma arma. Em geral, esta varivel usada para armas automticas, definindo o nmero de projteis disparados por minuto. assim chamado o tipo de tiro que a arma pode fazer, ou seja, intermitente ou semi-automtico e contnuo ou automtico. Calibre: a medida do dimetro entre os fundos do raiamento do cano de uma arma (dimetro do projtil) ou o dimetro medido entre cheios, isto , medido diretamente na boca do cano desconsiderando-se a profundidade do raiamento (calibre real). Algumas vezes o calibre pode ser expresso em milmetros e outras vezes em centsimos de polegadas. Exemplo: 7,62 mm, que corresponde exatamente ao .30. Cmara: parte posterior do cano que recebe o cartucho completo e que o mantm firme durante o disparo. Cartucho: termo corretamente utilizado para designar o conjunto estojo / plvora / projtil / espoleta. Pode ser utilizado para identificar projteis nicos ou mltiplos. Carregador: depsito de cartuchos, colocados uns sobre os outros, de forma monofilar ou bifilar Choke: termo em ingls que define uma constrico da boca dos canos das espingardas de caa, a qual tem a finalidade de agrupar mais os mltiplos projteis de chumbo. Coronha: pea de apoio ligada caixa da culatra e mecanismos de armas longas, geralmente feitas em madeira. Culote: poro traseira do estojo de um cartucho onde esto localizadas a canaleta de extrao e a espoleta. Na base do culote so normalmente encontradas letras, nmeros e smbolos que identificam calibre, fabricante, validade, etc. Custom: termo em ingls j praticamente adotado no tiro e que significa arma sob encomenda, sob medida ou ainda modificada para determinado tipo de tiro ou esporte. Carregar: a colocao do cartucho diretamente na cmara da arma, deixando a arma pronta para o disparo. Cheios: so nervuras entre as raias. Die: ferramenta utilizada em recarga de munio. Engatilhar: armar o co ou o mecanismo de disparo de uma arma. Escopeta: termo em castelhano para designar espingarda.

66

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Espoleta: tambm conhecida como espoleta iniciadora um pequeno copo metlico, onde se localiza a substncia qumica (mistura iniciadora) responsvel pela gerao da chama inicial (quando percutida) e conseqente combusto de propelente no interior do estojo. As mais comuns em armas portteis so as do tipo berdan, boxer. Extrator: pea metlica com uma espcie de garra em sua extremidade anterior destinada a retirar o estojo da cmara. Grain: unidade de peso no sistema norte-americano equivalente a 0,0648 de uma grama. 7.000 grains eqivale a 1 libra. Guarda-Mato: proteo metlica ou de plstico, de forma recurva, que envolve o gatilho das armas portteis. O guarda-mato de algumas pistolas modernas tem uma concavidade anterior para permitir melhor posicionamento da segunda mo no ato do tiro. Impacto: energia transmitida por um projtil ao chocar-se com determinado alvo. Kevlar: material sinttico utilizado para fabricar coletes a prova de balas, blindagens e capacetes. Magnum: indica carga mais forte num determinado cartucho, utilizado tambm em armas especiais. Massa de Mira: parte do aparelho de pontaria de uma arma, que normalmente montada prxima extremidade anterior do cano. Mecanismos de armas automticas ou semi-automticas da atualidade: a) Blowback - Simples recuo: identifica o sistema no qual o ferrolho e o cano no so travados. A abertura do ferrolho ocorre to logo a sua inrcia e fora da mola recuperadora so vencidas. Tecnicamente s deve ser utilizado em Armas de pequeno calibre (at .380 ACP). b) Delayed blowback - Recuo retardado: identifica o sistema no qual o ferrolho e o cano so travados por um determinado espao de tempo aps o disparo, permitindo assim que a presso interna caia para valores seguros antes que o ferrolho se abra. Utilizado obrigatoriamente em armas de calibre acima do .380 ACP. c) Gas Operated Bolt - Operado a gs: identifica o sistema no qual o movimento do ferrolho executado com o auxlio dos prprios gases oriundos da queima do propelente. geralmente utilizado em Armas Longas ou metralhadoras modernas e sempre incorpora um sistema de retardamento da abertura do ferrolho. Mecanismos de repetio de armas longas: a) Bolt action: termo em ingls que significa ao por ferrolho. b) Lever action: termo em ingls que significa ao por alavanca. c) Pump action: termo em ingls que significa ao por bomba. Municiar: o ato de colocar cartuchos no carregador de uma arma. Ona: medida de peso que equivale a 28,35 gramas. Oxidao: colocao de uma pelcula protetora azul ou preta em armas de fogo, imergindo as peas metlicas a serem oxidadas em meio lquido fervente de sais metlicos e gua. Parabellum: denominao dada pistola Luger. Deriva do endereo telegrfico da fbrica DWM. O termo tem sua origem na frase latina si vis pacem, para bellum, que quer dizer se desejas a paz, prepara-te para a guerra. Pistol Grip: ou empunhadura de pistola, parte da coronha de armas longas, logo atrs do guardamato, similar a uma empunhadura de pistola.

67

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


Polegada: medida de comprimento que equivale a 25,4mm. Provete: equipamento para disparo de munio, com o fim de medir a presso gerada pelos gases resultantes da queima da plvora. Raias: so sulcos helicoidais paralelos abertos na alma. Velocidade Prtica de Tiro: o mximo de disparos que pode ser feito por uma determinada arma, em 1 minuto, levando-se em considerao o tempo gasto para a feitura da pontaria, ou seja, tudo aquilo que se fazem realmente quando se utiliza a arma. Velocidade Terica de Tiro: o nmero de disparos ou tiros que pode ser feito por uma arma, em 1 minuto, no levando em considerao o tempo gasto na alimentao, na resoluo de incidentes de tiro, ou seja, supe-se que a arma dotada de um carregador de capacidade infinita, bem como, que no haja incidente de tiro, no sendo feita pontaria.

68

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispe sobre registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e d outras providncias.

Texto compilado

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: ... DO REGISTRO Art. 3o obrigatrio o registro de arma de fogo no rgo competente. Pargrafo nico. As armas de fogo de uso restrito sero registradas no Comando do Exrcito, na forma do regulamento desta Lei. ... DO PORTE Art. 6o proibido o porte de arma de fogo em todo o territrio nacional, salvo para os casos previstos em legislao prpria e para: I os integrantes das Foras Armadas; II os integrantes de rgos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituio Federal; III os integrantes das guardas municipais das capitais dos Estados e dos Municpios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, nas condies estabelecidas no regulamento desta Lei; IV - os integrantes das guardas municipais dos Municpios com mais de 50.000 (cinqenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em servio; (Redao dada pela Lei n 10.867, de 2004) Antes era a partir de 250.000 Habitantes V os agentes operacionais da Agncia Brasileira de Inteligncia e os agentes do Departamento de Segurana do Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica; VI os integrantes dos rgos policiais referidos no art. 51, IV, e no art. 52, XIII, da Constituio Federal; VII os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas porturias; VIII as empresas de segurana privada e de transporte de valores constitudas, nos termos desta Lei; IX para os integrantes das entidades de desporto legalmente constitudas, cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo, na forma do regulamento desta Lei, observando-se, no que couber, a legislao ambiental.

69

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


X - integrantes das Carreiras de Auditoria da Receita Federal do Brasil e de Auditoria-Fiscal do Trabalho, cargos de Auditor-Fiscal e Analista Tributrio. (Redao dada pela Lei n 11.501, de 2007) Entrou a auditoria fiscal do trabalho e o analista tributrio, saiu o Tcnico da Receita Federal 1o As pessoas previstas nos incisos I, II, III, V e VI do caput deste artigo tero direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporao ou instituio, mesmo fora de servio, nos termos do regulamento desta Lei, com validade em mbito nacional para aquelas constantes dos incisos I, II, V e VI. (Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) 2o A autorizao para o porte de arma de fogo aos integrantes das instituies descritas nos incisos V, VI, VII e X do caput deste artigo est condicionada comprovao do requisito a que se refere o inciso III do caput do art. 4o desta Lei nas condies estabelecidas no regulamento desta Lei. (Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) 3o A autorizao para o porte de arma de fogo das guardas municipais est condicionada formao funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial, existncia de mecanismos de fiscalizao e de controle interno, nas condies estabelecidas no regulamento desta Lei, observada a superviso do Ministrio da Justia. (Redao dada pela Lei n 10.884, de 2004) Antes era superviso do Comando do Exrcito Brasileiro 4o Os integrantes das Foras Armadas, das polcias federais e estaduais e do Distrito Federal, bem como os militares dos Estados e do Distrito Federal, ao exercerem o direito descrito no art. 4o, ficam dispensados do cumprimento do disposto nos incisos I, II e III do mesmo artigo, na forma do regulamento desta Lei. 5o Aos residentes em reas rurais, maiores de 25 (vinte e cinco) anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistncia alimentar familiar ser concedido pela Polcia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caador para subsistncia, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 (um) ou 2 (dois) canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16 (dezesseis), desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual devero ser anexados os seguintes documentos: (Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) Acrescentou as condies I - documento de identificao pessoal; (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) II - comprovante de residncia em rea rural; e (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) III - atestado de bons antecedentes. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) 6o O caador para subsistncia que der outro uso sua arma de fogo, independentemente de outras tipificaes penais, responder, conforme o caso, por porte ilegal ou por disparo de arma de fogo de uso permitido. (Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) 7o Aos integrantes das guardas municipais dos Municpios que integram regies metropolitanas ser autorizado porte de arma de fogo, quando em servio. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) Art. 7o As armas de fogo utilizadas pelos empregados das empresas de segurana privada e de transporte de valores, constitudas na forma da lei, sero de propriedade, responsabilidade e guarda das respectivas empresas, somente podendo ser utilizadas quando em servio, devendo essas observar as condies de uso e de armazenagem estabelecidas pelo rgo competente, sendo o certificado de registro e a autorizao de porte expedidos pela Polcia Federal em nome da empresa. 1o O proprietrio ou diretor responsvel de empresa de segurana privada e de transporte de valores responder pelo crime previsto no pargrafo nico do art. 13 desta Lei, sem prejuzo das demais sanes administrativas e civis, se deixar de registrar ocorrncia policial e de comunicar Polcia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessrios e munies que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas depois de ocorrido o fato. 2o A empresa de segurana e de transporte de valores dever apresentar documentao comprobatria do preenchimento dos requisitos constantes do art. 4o desta Lei quanto aos empregados que portaro arma de fogo.

70

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


3o A listagem dos empregados das empresas referidas neste artigo dever ser atualizada semestralmente junto ao Sinarm. Art. 8o As armas de fogo utilizadas em entidades desportivas legalmente constitudas devem obedecer s condies de uso e de armazenagem estabelecidas pelo rgo competente, respondendo o possuidor ou o autorizado a portar a arma pela sua guarda na forma do regulamento desta Lei. Art. 9o Compete ao Ministrio da Justia a autorizao do porte de arma para os responsveis pela segurana de cidados estrangeiros em visita ou sediados no Brasil e, ao Comando do Exrcito, nos termos do regulamento desta Lei, o registro e a concesso de porte de trnsito de arma de fogo para colecionadores, atiradores e caadores e de representantes estrangeiros em competio internacional oficial de tiro realizada no territrio nacional. Art. 10. A autorizao para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o territrio nacional, de competncia da Polcia Federal e somente ser concedida aps autorizao do Sinarm. 1o A autorizao prevista neste artigo poder ser concedida com eficcia temporria e territorial limitada, nos termos de atos regulamentares, e depender de o requerente: I demonstrar a sua efetiva necessidade por exerccio de atividade profissional de risco ou de ameaa sua integridade fsica; II atender s exigncias previstas no art. 4o desta Lei; III apresentar documentao de propriedade de arma de fogo, bem como o seu devido registro no rgo competente. 2o A autorizao de porte de arma de fogo, prevista neste artigo, perder automaticamente sua eficcia caso o portador dela seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substncias qumicas ou alucingenas. Art. 11. Fica instituda a cobrana de taxas, nos valores constantes do Anexo desta Lei, pela prestao de servios relativos: I ao registro de arma de fogo; II renovao de registro de arma de fogo; III expedio de segunda via de registro de arma de fogo; IV expedio de porte federal de arma de fogo; V renovao de porte de arma de fogo; VI expedio de segunda via de porte federal de arma de fogo. 1o Os valores arrecadados destinam-se ao custeio e manuteno das atividades do Sinarm, da Polcia Federal e do Comando do Exrcito, no mbito de suas respectivas responsabilidades. 2o So isentas do pagamento das taxas previstas neste artigo as pessoas e as instituies a que se referem os incisos I a VII e X e o 5o do art. 6o desta Lei. (Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) Art. 11-A. O Ministrio da Justia disciplinar a forma e as condies do credenciamento de profissionais pela Polcia Federal para comprovao da aptido psicolgica e da capacidade tcnica para o manuseio de arma de fogo. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) 1o Na comprovao da aptido psicolgica, o valor cobrado pelo psiclogo no poder exceder ao valor mdio dos honorrios profissionais para realizao de avaliao psicolgica constante do item 1.16 da tabela do Conselho Federal de Psicologia. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008)

71

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

ARMAMENTO E TIRO POLICIAL


2o Na comprovao da capacidade tcnica, o valor cobrado pelo instrutor de armamento e tiro no poder exceder R$ 80,00 (oitenta reais), acrescido do custo da munio. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008) 3o A cobrana de valores superiores aos previstos nos 1o e 2o deste artigo implicar o descredenciamento do profissional pela Polcia Federal. (Includo pela Lei n 11.706, de 2008)

72

Cap PM VILAA cap.vilaca@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai