Anda di halaman 1dari 3

A criminalizao dos movimentos sociais

Ana Lia Almeida As aes organizadas dos atuais movimentos sociais, por mais diferentes que sejam as suas estratgias de luta, tem em comum a demonstrao da insatisfao de diversos e amplos grupos com as injustias sociais. Estas lutas refletem a disputa de poder que existe na sociedade, e somente a partir delas possvel uma mudana estrutural em direo a uma sociedade justa, rompendo com a histrica ordem de dominao qual a maior parte da humanidade se submete. Somente a partir destas lutas, ou seja, do conflito, que possvel a mudana necessria. Os movimentos sociais se utilizam, normalmente, de meios legtimos e pacficos para reivindicar do Estado direitos sociais historicamente negados a seus grupos moradia, acesso terra, igualdade de gnero, igualdade racial, reconhecimento tnico, etc. A impossibilidade de atender a estas demandas decorre do carter classista do Estado, cuja existncia se realiza em funo da gerncia dos negcios das classes dominantes e sua proteo. Cada vez mais, os movimentos vm vivenciando estes limites no cotidiano de frustrao das suas lutas. Incapaz de gerenciar de modo satisfatoriamente conciliador os interesses populares com os interesses das elites dominantes, o Estado neoliberal mostra para os primeiros a sua face repressiva em nome da manuteno da ordem. A ordem da opresso. A verdade que as instituies estatais, especialmente o Poder Judicirio, tm atuado historicamente como verdadeiros carrascos da ordem opressora burguesa. Em nosso tempo, que de acirramento das desigualdades sociais em funo da atual ordem econmica, os que se distanciam do mundo do dinheiro, do sucesso, do poder (ou seja, a grande maioria das pessoas) so considerados os outros, que esto sob constante suspeita de serem perigosos estabilidade da ordem. Ousar contestar as injustias, propor novas formas de vivncia humana, so consideradas, absolutamente, condutas perigosas. Perigosas porque podem repercutir no mundo dos outros, os excludos, como uma promessa de tempos melhores o que os faria perceber que no tm nada a perder rompendo com a ordem opressora. H um poema de Bertold Brecht, Os dias da Comuna, ilustrativo dessa idia, do qual citaremos apenas o primeiro trecho:

Considerando nossas fraquezas os senhores forjaram/ as suas leis para nos escravizarem/ As leis no mais sero respeitadas/ considerando que no queremos mais ser escravos/ Considerando que os senhores nos ameaam/ com fuzis e com canhes/ Ns decidimos: de agora em diante/ temeremos mais a misria de que a morte1.

Temer mais a misria do que a morte uma libertao: significa perceber a opresso e no mais se submeter a ela. Dito de outro modo, significa romper com os efeitos do controle social, mostrando que no existe harmonia nem paz social, mas opresso e injustia de poucos em detrimento de muitos. E lutar contra elas atravs do conflito, do confronto necessrio alterao da ordem. O controle social atuaria, neste sentido, como mecanismos de fazer com que a luta poltica dos movimentos seja considerada um desvio da harmonia social, perigosa. Concordamos com a hiptese de Fernanda Vieira, quando sustenta que
a atual fase do modo de produo capitalista de cunho neoliberal, tenderia a ampliar o rol de categorias entendidas como perigosas, exercendo um maior controle sobre estas, em especial sobre movimentos sociais que adotam na construo de direitos, aes de desobedincia civil, como o MST, que sero criminalizados, em nome da lei e da ordem (VIEIRA:2004, p.2).

Um grande, triste e atual exemplo deste quadro criminalizatrio por parte do Estado foram os acontecimentos envolvendo diversas instituies estatais, entre elas o Ministrio Pblico, no estado do Rio Grande do Sul. Recentemente (2008), uma ao civil pblica foi ingressada com o intuito de impedir manifestaes pacficas do MST nesse estado, alm de outros documentos que identificam o movimento como um grupo criminoso,anti determinam que as crianas sejam retiradas das manifestaes e que as escolas do MST sofram uma interveno para adequaes pedaggicas2. Mas este apenas um dos muitos exemplos. No pas inteiro h rotineiramente despejos ilegais dos sem-teto e sem-terra, aes judiciais contra cotas raciais, contra cursos superiores destinados a assentados da reforma agrria, condenao de lideranas por formao de quadrilha, represlias em decorrncia dos protestos contra o aumento abusivo no preo do transporte urbano pelo movimento estudantil, prises polticas enquadradas nos mais variados tipos penais. Na anlise de Roberto Efrem Filho (2008,

Poesia disponvel em http://www.insrolux.org/poesias/osdiasdacomunaparaomural.htm. Esta poesia foi dramatizada pelo MST na mstica de abertura do debate ocorrido na Universidade Federal da Paraba contra a criminalizao dos movimentos sociais, na noite de 29.jul.2008. 2 Informaes retiradas do modelo de carta de repdio disponibilizada no site do MST, acessvel em: < http://www.mst.org.br/mst/especiais.php?ed=71>. Acesso em 29.jul.2008.

p.1), a criminalizao dos movimentos sociais provoca uma deslegitimao dos sujeitos coletivos e suas lutas polticas:
Se o MST caso de polcia e de Justia, definitivamente no possvel t-lo como um agente poltico legtimo, cuja expresso deve ser respeitada. Fechado est o ciclo, desse modo: o MST vai preso e, a partir da, a democracia se realiza saudavelmente. de se notar ademais que a criminalizao do MST vai alm do Movimento, atingindo sobremaneira suas causas e reivindicaes. O reconhecimento do direito terra como um direito humano e a reforma agrria deixam de ser propostas polticas para se tornarem associaes criminalidade.

Para alm do mbito estritamente jurdico, vivemos cotidianamente a difuso do discurso discriminatrio e criminalizatrio atravs da mdia, que repercute fortemente no senso comum. So as matrias de jornais e revistas que deturpam as aes dos movimentos, que estigmatizam seus integrantes como desordeiros, enfim... que reduzem as propostas alternativas de vivncia no mundo como simples desvios da ordem. Fica claro que a atividade dos movimentos sociais so expresso dos conflitos existentes na nossa sociedade, marcada por profundas opresses de raa, gnero, gerao, etc., mas, especialmente, de classe. Fica claro que a sociedade no um todo harmnico, integrado, como ideologicamente nos tenta convencer o discurso liberal. O que existe o conflito entre estes grupos oprimidos e os grupos detentores do poder poltico e econmico. Por causa da existncia destes conflitos, os mecanismos de controle social em funo da manuteno dos interesses da classe dominante vo marginalizar a luta destes grupos, criminalizando as suas atividades. O processo de criminalizao dos movimentos sociais nos leva a refletir o quanto o nosso direito classista. Em sua maioria, as normas jurdicas protegem os interesses da classe dominante, a exemplo da proteo propriedade. E quando beneficiam o povo, as leis no so aplicadas, a exemplo da ineficcia dos direitos sociais. O Judicirio cumpre bem com este papel, na medida em que os juzes, salvo rarssimas excees, aplicam a lei de acordo com a convenincia da sua prpria classe social.

Anda mungkin juga menyukai