Anda di halaman 1dari 5

AULA 06

Estamos at o momento caminhando a largos passos do processos de aprendizado sobre a liderana, aprendemos tambm que a principal caracterstica do lder a lealdade e estaremos agora pautando nosso aprendizado em como fixar essa caracterstica em nossas vidas. SETE LIES SOBRE LEALDADE Para colocarmos em prtica tudo o que aprendemos at agora, inclusive nossa expectativa de lealdade dentro do ministrio, necessrio praticar e conhecer atributos inseparveis da lealdade. Observe uma a uma e procure tirar o melhor daquilo que Deus est lhe apresentando. LIO N 1: LEALDADE REQUER PERSUASO PLENA Primeiramente voc dever estar convencido em seu corao, a cerca de qualquer coisa que esteja envolvido. Para estar comprometido em seu ministrio, necessrio o que conhecemos como persuaso plena. Se voc pretende ser leal ao seu pastor, deve em princpio conhec-lo, saber seus projetos, idias e viso. Para evitar o senso crtico. Por conseguinte importante esclarecer em seu corao todos os fatos a respeito da pessoa que voc esta auxiliando no ministrio. Estar plenamente persuadido, de modo que, quando as acusaes vierem sobre ela, seja voc capaz de avaliar e permanecer fiel. NO H CONDIES DE DEFENDER ALGO QUE EU NO CONHEA

Descubra a verdade de cada fato, acusaes por mais terrveis que paream, devem ser avaliadas, para que um lder dedicado no sofra danos difceis de reparar que tiveram inicio em sussurros maldosos nos ouvidos de um desleal. REFLETINDO: TRANSPARENCIA SOBRE SUA VISO, Permita que as pessoas saibam o que voc est procurando alcanar, demonstre, partilhe e seja visvel no misterioso, afinal se todos conhecerem seus projetos podero at ajudar a aparar algumas arestas. Encontre pessoas que somem com seu ministrio, JESUS disse: quem no comigo contra mim (Mateus 12.30). Quando encontrar no se preocupe, at aqui voc aprendeu a caracterizar cada tipo e saber que se no ajuntam com voc porque esto espalhando.

AULA 06

LIO N 2 : LEALDADE A ALTA ALTORIDADE Muitos pensamentos divergem muitas idias podem a bem da razo entrar em conflito, se isso acontecer em seu ministrio no se esquea de parar, refletir e dirigir sua ateno ao primeiro lder da igreja, no caso seu pastor. Com toda certeza ele direcionado por Deus lhe mostrar o melhor caminho. Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo (1 Corntios 11.1)

LIO N 3 : UMA PESSOA LEAL NO SEGURA INFORMAO Uma pessoa leal franca com seu pastor sobre qualquer coisa que esteja ocorrendo. Consideramos algum leal se ela tira debaixo do tapete a sujeira que esto escondendo, porque ao final quando tudo vier tona ela no ter se tornado uma pessoa conivente. REFLITA: No confunda isso com fofoca, h muita diferena, estamos tratando de situaes srias que colocam em risco a integridade da igreja, nada de comum com pequenos fatos da vida alheia vulgarmente conhecidos como fofoca. Geralmente, se ouve h entre vs fornicao (1 Corntios 5.1). Observe que Paulo aparenta no ter conhecimento da extenso da imoralidade que estava acontecendo na igreja, algum relatou isso a ele, assim funciona uma estrutura boa e leal, no teramos os ensinamentos do livro se o fato no tivesse chegado aos ouvidos do Homem de Deus. Porque a respeito de vs, irmos meus me foi comunicado pelos da famlia de Cloe que h contenda entre vs (1 Corntios 1.11). Esses relatos levaram a edificao da igreja, h uma diferena entre o relato piedoso e a fofoca caluniadora.

AULA 06

LIO N 4 : A LEALDADE BASEADA EM PRINCPIOS, NO EM EMOES Muita gente funciona movida por sentimentos e emoes, em vez de partir de um conjunto de princpios. Decises tomadas por emoes so destitudas de consistncia, se voc decidiu pertencer a algo faa isso alicerado em princpios, e no agarrado a sentimentos. OBS: No siga pessoas erradas por sentir compaixo, fixe-se nos princpios e no em emoo. Lembre-se que todos que seguiram Lcifer caram junto com ele, recorde que quando Cor o rebelde estava perecendo, ele foi destrudo junto com sua famlia inteira e 300 outros que deram ouvidos a sua rebeldia.

LIO N 5 : A LEALDADE LHE CUSTAR RELACIONAMENTOS E AMIZADES Tudo tem um preo, educao e outros bens, a nossa salvao tambm teve um preo, a bblia diz que fomos comprados. A lealdade tambm tem um preo. Ser leal a algum significa que ter a custa de relacionamentos e outras coisas. Ex: ser leal a Cristo implica em no manter lealdade a amizades que antes pensvamos nos fazer bem. A lealdade cara, tem amigos que no poderemos mais caminhar a preo de sermos leais a Cristo. Acho incrvel que alguns crentes, ainda mantm relacionamentos com a desculpa de propagar a palavra e na maioria das situaes nem de Cristo falam, deixe o recado que a bblia manda e espere o efeito. Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tiago 4.4). REFLETINDO: Nenhum relacionamento sem sentido. Amizade aqui representa inimizade ali, seu compromisso com uma causa pode custar outros relacionamentos, at com sua famlia. Se algum vier a mim e no aborrecer seu pai, e me e mulher, e filhos, e irmos, e irms, e ainda tambm sua prpria vida, no pode ser meu discpulo ( Lucas 14.26). Sua lealdade revelada por meio de amigos que voc cultiva, algumas amizades so desfeitas se voc for leal a Cristo, a sua igreja e ao seu pastor.

AULA 06

LIO N 6: LEALDADE PODE CUSTAR-LHE COISAS FSICAS A bblia nos ensina que quando Moiss se tornou adulto, ele teve de escolher entre ser leal a Deus ou ao Fara. E claro, sua lealdade a Deus lhe custou tudo o que desfrutava em vida, ao invs de ser o primeiro ministro do Egito, perdeu sua cidadania, seu status, e sua realeza. Preferiu peregrinar no deserto com lealdade a Deus. Pela f Moiss, sendo j grande, recusou ser chamado filho da filha de Fara, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus. (Hebreus 11.24).

LIO N 7 : LEALDADE REQUER ANLISE Sempre que a lealdade for testada voc ter que analisar muitas coisas de modo a permanecer fiel, uma dessas analise o estudo detalhado da situao colocada diante de voc observe os tpicos abaixo: 1. ANLISE DO PASSADO; 2. ANLISE DA PESSOA EM QUESTO; 3. ANLISE DAS PALAVRAS QUE VOCE TEM OUVIDO e 4. ANLISE DA PALAVRA DE DEUS. Ento vamos caminhar pelos tpicos: 1 . ANLISE DO PASSADO Observe como Paulo apelou a Timteo para analisar seu passado. Por esse motivo, te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposio de minhas mos. ( 2 Timteo 1.6). Mediante a isso, no s em relao a si mesmo como a outras pessoas, bom olhar para os antecedentes. 2. ANLISE DA PESSOA EM QUESTO Para permanecer fiel ante o fato analise a pessoa em questo. Paulo disse que Timteo precisa continuar firme e ele por sua vez lembra de quem aprendeu as coisas que sabia. Tu, porm permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. (2 Timteo 3.14). 3. ANLISE DAS PALAVRAS QUE VOCE TEM OUVIDO - Voc deve verificar o que os pastores esto pregando e ensinando. Isso ajuda a permanecer fiel em meio as crises. Ora estes foram nobres (...) examinando cada dia nas escrituras. (Atos 17.11). 4. ANLISE DA PALAVRA DE DEUS Voc deve estar atento para enquadrar dentro da palavra, os falastres e tumultuadores para no cometer nenhuma injustia, lembre-se pautado na palavra todas as razes estaro ao seu lado. Noteis os que promovem dissenes e escndalos (...) desviai-vos deles. (Romanos 16.17).

AULA 06

CONCLUSO Leia sua bblia e analise o que ela diz, Voc ira perceber que no estar experimentando nenhuma novidade. Quando JESUS escolheu seus lderes, um se tornou vilo. JESUS tentou selecionar os melhores, mas veja o que aconteceu, se voc um dia designar lderes e um deles se voltar contra voc, lembre-se que o mesmo aconteceu com Cristo. E por isso, somente para que isso se torne uma probabilidade mnima que o Senhor tem colocado no corao do Pastor desse ministrio todos esses ensinamentos que esto sendo repassados com dedicao e empenho. Onde juntos buscaremos em Deus todas as possibilidades de um ministrio em comunho, lealdade e fortalecido espiritualmente com base nos pilares que movem a f Crist.

Pr. Sidney Gis Deus a minha meta! OTEMEB 02-273/11

Anda mungkin juga menyukai