Anda di halaman 1dari 6

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

Histria O tratado da EURATOM ainda subsiste? O que trouxe o TL em matria de atribuies? O que trouxe o TL em matria de direitos fundamentais? H novos princpios introduzidos pelo TL? Qual foi o tratado que criou os 3 pilares? Ainda existe estrutura de pilares? Abolio da estrutura de pilares com o Tratado de lisboa foi apenas formal ou tambm material? Qual o pilar que ainda se mantm? Quem decide nesse domnio? Que legitimidade tm esses rgos? Exemplos de projectos de integrao fracassados? Quando comeou a protecao dos direitos fundamentais?

A Unio Europeia Alm das atribuies concorrentes que outras atribuies conhece? Argumentos contra e a favor da Unio ser um estado federal. Princpio do estoppel. O que o princpio da subsidiariedade? Princpio da integrao? Princpio do paralelismo das competncias internas e externas? Que significa sufrgio directo e universal?

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

O que o princpio do adquirido comunitrio? possvel um EM sair da UE? Como que isso se compatibiliza com o adquirido comunitrio? Caso : Voc acaba o curso e quer ir advogar para Espanha mas este pas recusa a permisso para advogar h direito da Unio que lhe permite advogar nesse pas mas Espanha recusou - para onde pode recorrer? Jurisprudncia sobre direitos fundamentais. A UE tentou/pode aderir CEDH ? Vantagens/ Desvantagens da UE adeso da CEDH? Diferena entre cooperao reforada e cooperao estruturada (domnio militar). Qual a diferena entre actos legislativos e no legislativos? O que so actos delegados? Podem ser adoptados actos legislativos em todas as matrias da UE? A personalidade jurdica apenas se confina disposio no TUE? Qual o desvalor de uma norma que contrarie o direito da unio ?

Cidadania Inovaes quanto natureza da Carta trazidas pelo Tratado de Lisboa. Cidadania Europeia quais os direitos do cidado europeu? So direitos exclusivos dos cidados europeus ou h extenso? Eu, como cidad europeia, posso invocar perante o Estado portugus todas as disposies da Carta ou deve haver alguma distino? 2

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

Quais so os direitos reconhecidos no mbito do Dto da UE? So exclusivos dos cidados europeus? Quem so os cidados europeus? A CDFUE vinculativa?

Instituies/rgos Quais as principais alteraes institucionais trazidas pelo Tratado de Lisboa? Quais so os rgos com competncias legislativas? O que o parlamento europeu? O parlamento europeu exerce controlo politico sobre a Comisso? Meios de controlo poltico do Parlamento Europeu. Mecanismos de controlo poltico do Parlamento? O parlamento eleito? Em que se traduz a competncia fiscalizadora do Parlamento? A sua competncia oramental exclusiva? Qurum da Comisso? Composio e competncias da Comisso? A comisso foi desde o inicio da integrao, um rgo comum s Comunidades? Deliberaes do Conselho? Acrdos de Luxemburgo? Esto em vigor? Quem preside ao Conselho Europeu? 3

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

Quem o compe? Funo principal? Tem alguma interferncia no processo legislativo? Principais novidades do TL em relao ao Conselho Europeu? O Conselho europeu no tem funo legislativa 15/1. Contudo h casos em que interere no processo legislativo. Quais? Modos de deliberao do Conselho Europeu? Diferena entre Conselho e Conselho Europeu? Quem controla a validade dos actos da UE ? Quem controla a violao do principio da subsidiariedade?

Processo legislativo O que o processo legislativo ordinrio? Distinga o processo legislativo ordinrio do especial. Quais os processos legislativos existentes antes do Tratado de Lisboa? A interveno do Parlamento Europeu varia nos processos legislativos? Como nos processos especiais? O que so clausulas passerelle? Simplificam ou complicam o processo legislativo? A que titulo pode o Parlamento interferir no processo? Fontes O que uma directiva enquanto fonte do Direito da UE?

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

Pode uma directiva ser dirigida a si ? Quais os actos de transposio de directivas? Quais os meios convenientes para transpor uma directiva em Portugal? Requisitos para o efeito vertical das directivas Caso Francovich As directivas tm efeito horizontal? Em que caso foi isso decidido? Qual o acrdo que fixa o efeito directo vertical das directivas? O que o regulamento? Distino entre a deciso? Regulamento pode dirigir-se a uma pessoa em concreto? O regulamento tem aplicabilidade directa ou efeito directo? As decises tm aplicabilidade ou efeito directo? Quando que se fala em efeito directo das decises? Directiva pode dirigir-se a si? Imagine que uma directiva determina que no se pode vender brinquedos que tenham corantes e voc comerciante de brinquedos, no se aplica a si? Os tratados tm efeito directo? Horizontal? Quem construiu a teoria do efeito directo? Que consequncias podem haver para um EM que no transpe as directivas? Como se faz a reviso dos tratados?

Primado Como foi construdo? 5

Perguntas orais de Direito da Unio Europeia

Integra os tratados? Reacao dos tribunais italianos ao primado da UE? Est consagrado em algum tratado? Houve algum ante projecto para se consagrar o primado? Como joga a subsidiariedade com o primado?

Interpretao e conformidade do Dto da Unio O que a interpretao conforme? Quais os actos que tm de ser conformes com o Dto da UE? Funo das questes prejudiciais. Qual o objecto das questes prejudiciais? Os particulares podem suscitar uma questo prejudicial? Quando obrigatrio o recurso a uma questo prejudicial do TJ? Excees ao princpio geral? Em que casos o juiz nacional obrigado a colocar uma questo prejudicial ao TJ? Qual a base jurdica que permite ao juiz nacional colocar a questo? O acrdo prejudicial vinculativo? Consequncias se o juiz no o levar em conta. O TL introduziu alguma alterao nesta matria?

Anda mungkin juga menyukai