Anda di halaman 1dari 15

Setembro de 2012 - Publicao Mensal - Uma experincia em Jornalismo Ambiental

Ideias Verdes

Sustentabilidade em sua cidade e no seu dia-a-dia

Eleies
Entrevista com os candidatos prefeitura da Bauru

Poluio sonora
Barulho faz mal?

Sintonia ou conflito?

CERRADO e UNESP

EDITORIAL

Um amanh melhor para voc e para o planeta

Ser jovem no sculo XXI no uma tarefa fcil. Alm de nos preocuparmos com o nosso presente e futuro, devemos nos interessar da mesma forma pelo meio ambiente e pelo planeta. O Impacto Ambiental e o JC na Escola buscam te ajudar nas duas coisas. Todas as reportagens objetivam te dar dicas de como preservar a natureza, ou ao menos incentivar uma reflexo a respeito do tema, garantindo seu futuro, mas tambm melhorando o seu modo de vida imediatamente. Porm, pensar em um futuro melhor para voc, leitor, sem estimular o seu desenvolvimento educacional, impossvel. Entre os dias 17/09 e 11/10 esto abertas as inscries para o vestibular da Unesp, e o valor para alunos que cursaram ensino pblico de R$ 32,50, contanto que peguem um cdigo de acesso na secretaria da sua escola (saiba mais no site blogunesp.vunesp.com.br). Como o Impacto Ambiental tem dois reprteres que estudaram em escolas pblicas bauruenses (a Isabela Giordan no Morais Pacheco, e o Higor Boconcelo no Guedes de Azevedo do Pagani), temos plena certeza se voc realmente quiser estudar aqui, na Universidade Estadual Paulista, conseguir. Esperamos te encontrar nos corredores no ano que vem, A redao

Rodrigo Duarte

Expediente
Publicao realizada por estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP de Bauru) com apoio da Pr-Reitoria de Extenso Universitria (PROEX) e o Programa JC na Escola.
Diretor Administrativo e Marketing: Renato Delicato Zaiden Diretor Industrial e de Tecnologia: Marco Antonio C. Oliveira Gerente de Produtos Editoriais: Joo Jabbour Jornalista Responsvel: Giselle Hilrio Editora Executiva: Marcia Duran Gerente Industrial: Clio Marcos Gerente Comercial e de Marketing: Joo Carlos do Amaral Gerente de Tec. da Informao: Evandro Ferreira Campanha Coordenador do JC na Escola: Srgio Roberto de Moura Purini Orientador: Pedro Celso Campos (MTB 186) Editora: Jssika Elizandra Coordenadora de Reportagem: Fernanda Villa Diagramadora: Cristina Corat Infografia:Fernanda Sousa e Henrique Catalani Ilustraes: Danilo Rodrigues, Miguel Andr Portezani e Yuri Campos Reprteres: Agnes Sofia, Bibiana Garrido, Higor Boconcelo, Isabela Giordan, Isabella Holouka, Joo Pedro Ferreira, Letcia Ferreira, Marcia Villan, Thales Valeriani e Willy Delvalle Tiragem: 2.000 exemplares

Fale com a gente!


Agora voc pode saber sobre o meio ambiente bauruense pela Internet! No Facebook, curta a pgina Jornal Impacto Ambiental ou envie um e-mail para: impactoambientaljornal@gmail.com 2

Como um olhar diferenciado, aliado reutilizao de objetos e materiais, pode revolucionar o seu espao preferido da casa
Isabella Holouka
O reaproveitamento inusitado de objetos comuns d um toque divertido e nico decorao (http://diygadgets.blogspot.com.br/)

O meu quarto a minha cara!

IDEIAS VERDES

Para descansar, ler, estudar, passar um tempo sozinho ou com amigos, todos precisamos de um cantinho para chamar de nosso. No h nada melhor que ter em casa um lugar aconchegante, que revele a personalidade do dono. Mas nem sempre possvel manter a decorao do nosso quarto na ltima moda. Com o tempo, aquele criado-mudo pode parecer velho, voc pode enjoar da cor das paredes e a escrivaninha perder a graa. Como dar um visual novo a esse ambiente, de um jeito simples e divertido, e sem gastar uma fortuna? Com criatividade e bom gosto. Hoje existem vrias tcnicas simples de reaproveitar o que j se tem e deixar tudo com cara nova, o que afirma a arquiteta Maria Antonia Zeca. E realmente no difcil. Trocar a moblia de lugar e mudar as roupas de cama so aes que j fazem muita diferena. As paredes podem ficar mais charmosas se forem revestidas de tecidos, espelhos, adesivos ou pginas de revistas. E a escrivaninha, com de fotos, recados ou flores.

Dando um jeitinho com o que j se tem em casa, possvel economizar e tambm conseguir um bom passatempo. Este foi um dos ganhos apontados por Rafaella Holouka, que gosta de revestir e pintar caixas de papelo para organizar suas coisas. Ela conta que, h algum tempo atrs, percebeu que seria til ter um apoio para ler sentada na cama, ento cortou uma caixa grande de modo que conseguisse ficar com as pernas esticadas dentro desta e revestiu com papel de jornal. Alm de reciclar e reutilizar materiais que iriam para o lixo da minha casa, criei um objeto que muito til para mim, ela conclui orgulhosa. Manter conscincia ambiental uma atitude que tm pesado nas decises daqueles que procuram um profissional para decorar um ambiente. A designer de interiores Glaucia Ferreira conta que as pessoas hoje tm uma conscincia maior quanto aos materiais que escolhem para compor suas casas e tambm se preocupam com o que podem economizar.

Como exemplo, el a a p onto u a tend nc i a q ue s e tor no u enver ni z a r m ve is a nt i go s em c o r e s i n u s i t a d a s . S resta , p or ta nto, de c id i r como e qu a i s m ater i a i s ut i l i z a r. Ga r ra fa s p e t , pa p el o, te c ido s , fo to g ra f i a s , p o tes e ob j e to s d i f e r e n t e s m a r c a m p r e sena nas casas de qualquer um, basta ter um pouco de criativid a d e , d e pl a ne j a mento e temp o l i v re.

Infelizmente nem sempre as ruas tem lixeiras, ento, quando for passear, leve sacolinhas plsticas para colocar o lixinho do passeio e jogar quando voltar pra casa.
3

IDEIAS VERDES

O parque sem limites


Texto: Thales Valeriani Fotos: Monique Nascimento
Lixo no Vitria: um problema crnico

Alunos da Unesp criam projeto que objetiva revitalizar o Vitria Rgia


S o tr s d a t a rde e A ntnio* , 12, e s e u me io i r m o R afael* , 11, n ad am n a l a goa do Pa rq ue V i tr i a R g i a , em B au r u . I g nora m o mov imento d a Aven id a Na e s U n id a s e d a s p ess oa s que v isi t a m o Pa rq ue. Q uerem mer g ulh ar. A p e n a s u m p o uco de divers o p o uco o fere c id a p el a C i d a d e S e m L i m i t e s . De i x a ram de i r aul a para est arem al i. J q ue , como to d a c r i an a , eles tm di re i to ao l az e r, p or que n o exerc-lo n aq ue le l a go ? Q u ando inter ro gado s s obre a re for m a que o s aluno s de engen h ar i a d a U ne s p faro no V i tr i a , eles n o de mon s tram interess e. A jud ar? Nem p e n s ar ! Q ue o ut ro s ven h am pl ant a r mud a s e d a r ide i a s - s e julgam des a s t rado s de m ai s para f a z e r i s s o . No dia da ao, 22 de setembro, haver pelo Parque fotos e crnicas resultantes de concursos que sero organizados pelos futuros engenheiros. Pelo visto, nenhuma delas ser de Antnio ou de Rafael. Sem problemas. A iniciativa para a revitalizao veio da FEB (Faculdade de Engenharia de Bauru), e algumas das obras propostas so melhora na iluminao, pintura das arquibancadas e colocao de bancos para as crianas, idosos e jovens se sentarem. O Vitria ganhar tambm uma grama nova, plantas e r vores. Q ue m quis e r a jud a r, p o de compra r ade sivo s o u doa r a lg um a qu a nt i a e m dinhe iro e m p o sto s de a r re c ad a o que s e ro e s pa lh ado s p e l a c id ade. J opini e s e s u ge st e s , de ve m s e r e nv i ad a s pa ra a p g in a Ao v ivo e e m core s , que div ulga o s de ta lhe s d a a o no Faceb o ok . Com a re for m a e s p e ra - s e que c a s a is , c r i a n a s , ido s o s e jove ns vol te m a f re que nta r o Pa rque pa ra fa z e r c a minh ad a s o u o utra s at iv id ade s ao a r liv re. Que o Vitria volte a ser um canto buclico entre uma das avenidas mais movimentadas de Bauru e o grandioso hospital universitrio que deve ser inaugurado em breve.

Sem espao para preconceitos e l i m i t e s p a r a c o n v i v n c i a . Assim de ve s er o pr i nc i pa l c a r to p o s ta l d a c id ade q ue s e q uer s e m l i m i t e s . *O nome das crianas foi mudado com o intuito de preserv-las.

Lagoa onde algumas crianas nadam no Parque; ao fundo o Anfiteatro

Verifique se o seu candidato (ou o do seu pai) joga panfletos ou santinhos na rua. Um poltico que antes mesmo de ser eleito j no respeita o meio-ambiente, com certeza no o far depois.

Olho maior que a barriga


O problema do desperdcio de alimentos e o que podemos fazer
Infogrfico: Fernanda Sousa Texto: Marcia Villan Sabe aquele restinho de comida que deixamos no prato? A fruta que estraga porque demoramos para comer? O nariz torto que a gente faz quando nossa me requenta o feijo de ontem? Quando esses alimentos vo para o lixo estamos desperdiando. Segundo o Programa Fome Zero, no Brasil, 44 milhes de cidados passam fome. Em contrapartida, um tero dos alimentos que compramos vai para o lixo, como mostra um estudo realizado pelo Instituto Akatu. Falta daqui, sobra dali! Para equilibrar essa balana, como consumidores conscientes, precisamos saber de nossas necessidades nutricionais, transformar nossa realidade a partir dos atos de consumo do dia a dia, e influenciar os hbitos de consumo de nossa comunidade, comeando, claro, em casa. p o s s ve l fa z er a diferen a com atitudes simples.

IDEIAS VERDES

Ilustrao: Danilo Rodrigues

Planeje

Antes de ir ao supermercado, d uma boa olhada na geladeira e armrios para ver os alimentos que tem e faa uma lista do que falta, j pensando em receitas que vo utilizar o que est na dispensa. No v s compra s com fome. O a p e t i te no s fa z compra r cois a s de sne ce s s r i a s e e m um a qu a nt id ade m a ior. Siga a lista que preparou. No se impressione com as propagandas que associam os produtos beleza e ao prazer e nem compre em grandes quantidades para aproveitar ofertas. Comer a mesma coisa por muito tempo enjoa e o alimento vai estragar. A compra de hortalias, frutas e verduras deve ser feita semanalmente, para estar tudo sempre fresquinho.

Selecione

No supermercado, fique de olho na validade dos alimentos. Para os produtos em conserva e enlatados fique atento integridade das embalagens. Se estiverem rasgadas, amassadas, enferrujadas ou estufadas no compre. Comer bem significa tambm aproveitar os produtos de cada estao do ano. As frutas, verduras, legumes e gros ficam mais baratos e t m me lhor qu a lid ade e m s u a p o c a . Na hora de cozinhar, procure preparar a mesma quantidade que vai para o prato, para evitar as sobras. E na hora de fazer o seu prato melhor colocar menos e repetir do que deixar aquele restinho que acaba no lixo.

Corte em fatias, passe manteiga, salpique organo e sal e leve ao forno para dourar. As torradinhas temperadas ficam timas para o lanche da tarde ou no acompanhamento de sopas.

Guarde tudo direitinho

Aproveite melhor os alimentos

Talos e folhas de legumes e verduras so bastante nutritivos e podem render pratos saborosos. Crus eles compe saladas, cozidos so usados em temperos e sopas e refogados em recheio de tortas. D para reciclar alimentos tambm. J pensou nisso? A sobra do macarro de ontem, com um pouco de maionese e uma lata seleta de legumes vira uma deliciosa salada. E aquele po que ficou duro?

A melhor forma de armazenar os alimentos secos que vm em sacos como o arroz, o feijo e a farinha na prpria embalagem do produto. Tire o ar da parte vazia e feche o saco com um prendedor. A embalagem, alm de identificar o alimento, tem o prazo de validade que a gente deve acompanhar.

Cansado de ficar em casa sem ter o que fazer? D umas voltas de bicicleta pela cidade, alm de fazer um exerccio fsico, voc vai conhec-la melhor.
5

SADE

Expor-se a rudos em excesso pode gerar consequncias longo prazo


Texto: Letcia Ferreira
Trnsito, barulho dos vizinhos, ouvir msica alta no celular ou no carro, shows, praa de alimentao do shopping, sinal para o inter valo e at o prprio inter valo. Es t a s e o u t ra s s i t u a es pro duz em um a qu a nt id ade de r udo s que , a p es ar de vo c ne m i m a g in ar, res ul t am em um g rave pro ble m a ambient al. A p olu i o s onora (como ch am ad a) a p ont ad a p e l a O r gan iz a o M undi al d a S ade (OM S ) como o terce iro m aior pro blem a a m bie nt a l do pl ane t a , at r s s omente d a p ol u i o do ar e d a g u a . importante, porm, saber diferenciar sons normais e que fazem parte do meio em que vivemos, de outros que extrapolam e passam a prejudicar a sade. A distino entre som e rudo pode te ajudar nisto: o rudo pode ser considerado um barulho indesejvel ou desagradvel, enquanto o som justamente o contrrio, agradvel e harmnico. Este tipo de poluio consiste na contaminao ambiental causada pelo rudo, principalmente em reas habitadas, o q ue ex pl ic a S r g io L uiz Garavelli, f sico e s p e c i a l i z a d o n o a s s u n t o . O decibel (Db) uma forma de mensurar os rudos existentes nos aparelhos e no meio ambiente. Atravs dele foram estabelecidos pela OMS os limites de barulhos prejudiciais ou no sade humana. Os rudos acima de 55 decibis so considerados perigosos ( o caso do trnsito).

Um mal invisvel

Infogrfico: Cristina Corat Tu t preso, rap!

A Constituio Brasileira prev a responsabilidade do Estado e dos municpios de assegurarem a sade pblica e um meio ambiente equilibrado. Outras leis nas quais se enquadra a poluio sonora so a 9.065/98 - Art. 54. (Fica proibido causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora. Pena: recluso, de um a quatro anos, e multa) e outras especficas para rudos em carros novos ou at 50 dB nenhum usados, eletrodomsticos, brinquedos e (cochicho) reas prximas a aeroportos habitadas. 55 a 65 dB nvel de irritao, per- Pa ra Ma rco Na b uco, cons el he i ro d a S o c ie d ade B ra s i le i ra de A c st ic a , fa l ta (beb chorando) da de concentrao f is c a l i z a o, p elo meno s f i s c a l i z a o diminuio da resis- e f ic iente , p or ta nto, i s s o q ue vo c 65 a 70 dB tncia imunolgica, de ve ex i g i r do s p ol t ico s q ue ele ge. (bares e restauranE m B aur u o s pro blem a s com p ol ui desequilbrio na libetes lotados) o s onora s o re cor rentes , pr i nc i pa l rao de hormnios me nte de v ido a festa s , g r i to s , e s om aumento de riscos a l to em c a s a s e no tr ns i to. A s auto 75 a 80 dB de infarte, infec- r id ades d a c id ade pre tendem s er m a i s (telefone tocando) es, entre outras r g id a s u s a ndo a le i de p ol ui o a mbienta l ta mb m no tr nsi to. A lm d i s doenas srias s o, n a c m a ra munic i pa l , um pro j e to s olic i ta E M DUR B, empres a res p on95 a 115 dB risco de perda au- s vel p elo tra ns p or te p bl ico, um a re(shows, alto falan- ditiva, temporria g ul a menta o q ue n o p er mi ta o u s o tes, caminhes) ou definitiva de a pa rel ho s mp 3 o u cel ul a res s em fo ne s de o uv ido dentro do ni b u s .

bARULHO
FAZ MAL?

Nmero Danos de decibis ao organismo

Morreu de barulho

Os pro ble m a s c au s ado s p el a p olu i o s onora var i a m de acordo com a q u a nt id ade de de c i b is e temp o de exp o s i o do i nd i v d uo a eles . Vo des de dif ic u ld ade e m re l a x ar e p erd a de con cent ra o, at d i m inui o d a s de fes a s do or ga ni s mo, de s e quilbr io hor mon al , es t re s s e de ge nerat ivo, infe c es e aume nto d o r i s c o d e e n f a r t e . 6

Se somos expostos a rudos acima de 40 decibis durante a fase mais profunda do sono, so afetadas a recuperao fsica, a criatividade mental e o equilbrio psicolgico, o que aponta o neurofisiologista Fernando Pimentel de Souza. Em condies extremas, como barulhos acima de 100 decibis, podemos chegar surdez e outras modalidades de perda auditiva. Esse volume alcanado em shows, por exemplo.

A n tes de v otar, con h ea o h i s tr i co da pes s oa a qu em preten de dar s eu v oto. A i n tern et pode s er m u i to ti l n es s a pes qu i s a.

Expandir ou preservar?
Texto: Willy Delvalle
comum se referirem a ele como o bioma das rvores retorcidas. verdade, essa uma de suas principais caractersticas, mas o Cerrado muito mais do que isso. Ele dono, por exemplo, de um tero da biodiversidade do pas, abrigando desde fungos endmicos, ou seja, que vivem apenas nessa regio, a feras que surpreendem pela beleza, como a ona sussuarana - ou ona parda. Isso, alm de diversos sabores de frutas, como o do piqui ou o da deliciosa seriguela. O problema que toda essa riqueza exuberante vem sendo devastada h dcadas. Hoje, sua necessidade de preservao coloca instituies como a Unesp Bauru, que est cercada da vegetao por quase todos os lados, num grande impasse: para onde ela vai crescer sem desmatar? A necessidade de expanso do cmpus urgente! A cada ano novos alunos chegam e reforam as antigas reivindicaes. Desde o fim da dcada de 80, por exemplo, quando a Unesp se instalou na rea que era antes a Fundao Educacional de Bauru, os estudantes vem exigindo a construo de uma moradia estudantil. Segundo Guilherme Weimann, membro do Centro Acadmico de Comunicao Florestan Fernandes (CACOFF), um dos movimentos estudantis na universidade, a questo ambiental j foi um dos motivos alegados pelas autoridades da instituio para no darem incio construo da moradia. Porm, no entendimento dele, esse motivo merece desconfiana: o prprio campus j foi construdo numa rea verde. Departamentos podem ser construdos, lagos tambm, agora vir com a desculpa que no vai rolar moradia, r.u (restaurante universitrio) por causa de licena ambiental estranho. Voc sabia que cerca de 45% do domnio do Cerrado se tornou pastagens e lavouras? Isso sem contar as reas desmatadas ao longo dos anos! Ajude a preservar. Se souber de irregularidades ou desmatamento, denuncie para a PM Ambiental Brasil. (www.pmambientalbrasil.org.br)

ESPECIAL

A necessidade de preservao do Cerrado coloca a UNESP num verdadeiro impasse: como se expandir sem destruir um bioma que j foi to devastado?
Infogrfico: Henrique Catalani Ilustrao: Miguel Portezani

O lago a que Weimann se refere foi construdo ao lado de uma das cantinas do campus, custando, segundo ele, cerca de 15 mil reais, enquanto os estudantes ainda faziam presso para que a Unesp comeasse a construir a moradia que abrigaria os alunos de baixa renda na instituio. Resultado: s esse ano que os primeiros blocos da moradia foram concludos. So dois, que vo comportar 64 alunos socioeconomicamente carentes. Para uma universidade em que estudam mais de 6 mil pessoas, esse nmero de vagas parece insuficiente, no mesmo? O empreendimento tambm alvo de outras crticas, principalmente referentes sua localizao. Para ir da universidade ao cmpus, o aluno ter que atravessar uma rea de rodovia, perigosa, deserta e pouco iluminada. Os blocos tampouco so prximos de algum comrcio, como supermercado, farmcia, ou padaria. menor a frota de de nibus circulando pela regio.

A construo do restaurante universitrio (mais conhecido como R .U.) tambm outra reivindicao antiga, que apesar de j estar em andamento, s vai comear a f unc ion a r no a no q ue vem. De fato, a questo ambiental se deparou vrias vezes com ambas as exigncias. Para construir a moradia estudantil foi necessrio desmatar. Quanto escolha do local do R.U., que est numa regio lateral do cmpus, aconteceu em funo do Cerrado, segundo o vicediretor do Grupo de Administrao do Cmpus (GAC), Olavo Speranza de Arruda. Como explica ele, o ideal que o restaurante fosse contrudo numa rea central da universidade, facilitando o acesso dos alunos das trs faculdades. S que para isso seria necessrio desmatar outra rea. Olavo, que tambm bilogo e diretor da Faculdade de Cincias, nos conta que faz parte dos planos da Unesp Bauru construir novos laboratrios esse ano. 7

ESPECIAL
No entanto, todos os planos de construo e expanso da universidade precisam ser repensados e muito discutidos, dada a necessidade de preservao do bioma. Parece que crescer sem destruir uma tarefa que fica cada vez mais difcil, afinal, como explica o professor, no existe mais nenhum espao dentro do campus que no tenha que sacrificar algum tipo de vegetao. A Unesp Bauru conta com uma rea de preservao de cerrado uma vegetao em que o bioma cobre mais de 90% do solo de mais de 100 alqueires, o que equivale a mais ou menos 80 Bauru Shopping`s. O responsvel por um projeto de compensao ambiental na UNESP, Osmar Cavassan, nos explica que se trata de uma rea maior que a requerida pela lei: dentro de um campus e dentro de uma universidade pblica paulista, a Unesp Bauru que tem a maior rea de reserva com vegetao nativa. Ento, voc poderia estar se perguntando: como que a universidade sofre com falta de espao por no poder desmatar se ela tem vegetao sobrando? Uma das respostas est no aumento da rigidez da lei em relao preservao do cerrado. Em 2009, foi aprovada no estado de So Paulo a Lei do Cerrado, a primeira no Brasil a tratar especificamente do bioma. Ela estabelece uma srie de restries para suprimir qualquer rea dessa vegetao, principalmente as de cerrado. permitido desmatar desde que apresentada uma justificativa de que se trata de uma demanda social ou algo de interesse pblico. Contudo, mesmo permitindo o desmatamento nessas condies, quem desmata precisa compensar a rea destruda, replantando vegetao em outro lugar, transformando um local de Cerrado em rea de preservao ambiental ou apoiando financeiramente alguma instituio que o faa. A Unesp Bauru tem um projeto de transposio de galhos retirados das reas desmatadas para restaurao ambiental de um local abandonado, desmatado e destrudo pela prefeitura h algumas dcadas a destruio se deu para usar a terra dali para a construo de obras pblicas atrs do departamento de Educao Fsica, mas a rea um dia ser totalmente restaurada e as opes de locais para compensar o que ela desmata vo ficar cada vez mais escassas. Uma outra resposta, mais profunda, para a O prejuzo econmico tambm certo questo posta vai alm de preservar porque a para a devastao. Os ciclos de vida da lei exige. Est na conscincia de que proteger amaznia, da caatinga e da mata aalgo to rico, como esse bioma, necessrio, tlntica dependem do Cerrado, um principalmente se levado em conta o quo dessistema de vida integrado. Portanto, se UNES trudo ele j foi. A moradia de frutos como o ele for aniquilado, provvel que ouP araticum e a mangaba, de animais como o tatros biomas tambm morram. Combinamandu-bandeira, o lobo-guar e o tatu cados a severidade da Lei do Cerrado, o ENTENDA OS IMPASSES AMBIENTAIS VIVIDOS PELA UNESP BAURU nastra e tambm, segundo consta na Coleo aumento da conscincia de preservao e Micolgica da UnB, de possivela necessidade de atendimento das reivinmente 100 mil espcies dicaes dos estudantes e da soO movimento estudantil da Cacoff, da galera Como voc pode ver, ele est numa de fungos j teve mais ciedade, o impasse parece s aude Comunicao, est sem sede. O Cacoff das laterais do campus. A rea em que utiliza a sala do Dadica, outro grupo do de 80% de sua vegetao mentar. Olavo Speranza de Arruda, ele seria originalmente construdo seria a movimento estudantil que, por enquanto, est localizada atrs do Anfiteatro devastada ao longo das como bilogo faz uma grande crtica inativo. J tentaram conseguir uma sede, mas a Guilhermo. O problema que no local R E S TA U R A ltimas dcadas! Com as nossa concepo de progresso, mas resposta, quando obtiveram, foi taxativa: no h NTE h exemplares do pequi e do angico rvores retorcidas arrancomo administrador, reconhece a espao. preto, rvores ameaadas de extino no Cerrado. Por isso, optou-se por onde ele cadas do solo para dar necessidade de expanso do campus: UNIVE R S IT R I est sendo construdo agora, em frente lugar s novas fronteiras ele precisa crescer, ter mais espao, agrcolas mais salas de aula, mais equipamentos, ou para ter mais alunos e acompanhar Construir em reas velhas e com estrutura expanso inadequada, como as salas 40, uma alternativa. Uma o crescimento da populao. Se SALAS DE ideia dar incio obra de um prdio ali. O problema das reas o servio pblico no AULA Desmatada uma rea para a construo que as paredes dessa sala foram feitas de amianto, um urbanas, fizer isso, quem vai MUNDO de novos departamentos. material altamente poluente e cancergeno, cujas 40 s foi-se o fazer so as instituimicropartculas pode desencadear riscos sade de PERDIDO abrigo de quem tiver contato com a atmosfera do lugar. Como es privadas. Se a seria feito esse descarte? O quo arriscado esse todos os gente apresentar impossiprocesso? Boas perguntas. seres que bilidade de crescimento para ali moram, os dirigentes, eles vo estar RODOVIA ou melhor, com uma desculpa pronta pra moravam. no atender a populao. A rea onde os dois blocos Atrs de um dos departamentos de Educao Todos os anos, que vo abrigar 64 estudantes No d pra estagnar e no ter Fsica, a rea que, no passado, foi campo de foi desmatada para dar lugar esse ecossistecrescimento. Segundo Guigolfe, alm de ter sido usada pela prefeitura para REA moradia. Fica numa rea mal servir de emprstimo de terras serve de destino DE ma perde uma lherme Weimann, membro do iluminada, distante do cmpus, dos galhos das rvores removidas dos locais rea de aproxi- de comrcios, farmcias, menor CACOFF, o que no faltam so MORAD desmatados. Esse processo chamado de IA madamente 22 frota de nibus... Perguntado por questes que apontem para transposio de galhos e um projeto de que o local foi escolhido, o mil quilmeessa necessidade, a comear compensao ambiental coordenado pelo ESTUD COMPE ANTI L NSA O vice-diretor do GAC (Grupo professor da UNESP, Osmar Cavassan. S para tros quadrapelo exemplo do prprio moAdministrativo do Cmpus), voc entender, emprstimo de terras um dos, ou um vimento estudantil do qual faz Olavo Speranza de Arruda, no procedimento de uso das terras de um lugar para estado do Serparte, que carece de uma sede. sabe o motivo, alegando que construes de outro. No caso da prefeitura, para essa foi uma escolha tomada na suas obras. S que a rea no havia sido gipe por ano! Sem um local prprio para as administrao anterior. restaurada e sim abandonada. Metade da rea j No estado de discusses, a mobilizao fica foi recuperada. Mas, e quando o for na sua So Paulo, o limitada. Weimann explica que totalidade? Onde mais compensar a rea que bioma representa menos de 1% da vegetao o CACOFF enviou requerimenest sendo destruda? total, quando j ocupou um espao quase 15 tos sobre a sede para as autovezes maior. Em vista desse panorama, vale ridades do cmpus, porm a niPrxima dali, h outra rea bastante desgastada no passado, aqueles tempos pena desmatar um pouco, ou melhor, desca resposta que obtiveram at O cmpus j est praticamente repleto em que a preocupao com o Cerrado era truir mais um pouquinho essas vidas? hoje que no h espa-o. de rea construda. Por isso, para atender zero. O problema que esse desgaste foi Alm desses fatores, ainda conhecemos Enquanto isso, vo usando a s necessidades de crescimento com a tanto que nem com a ajuda da tecnologia entrada de novos alunos e demandas por ser possvel recuper-la. Existe um muito pouco da biodiversidade ali existensede do DADIC A , outro novos servios, vai ser preciso desmatar projeto de construir o Centro de Pesquisa, te. E com o que j foi retirado e continua movimento estudantil que, ou procurar alternativas para o Divulgao e Educao sendo podemos estar perdendo possveis por enquanto, est inativo. desmatamento, no sentido de continuar Cientfico-Tecnolgica (CPDEC), que ser curas para doenas graves como o cncer. construindo salas, laboratrios, usado, alm da UNESP, pela UNICAMP e

ESPECIAL

CAMPUS

BAURU

Alm dessa problemtica, so frequentes nas discusses do movimento estudantil as reclamaes da ausncia de um centro de convivncia e do quo pequena a biblioteca para suprir as necessidades da u n i ve rs id ade e m ge ral . Es pao ! E x pan s o ! Pre s e r va o ! O i m pa s s e e s t lon ge de s e r u m pro ble m a s d a U n i ve rs id ade. E le at i n ge a c id ade de B au r u como u m to do, af i n al , e l a e s t s u j e i t a s me s m a s le i s . E p or s e r do t ad a de u m a va s t a re a de pre s e rva o, pare ce e s t ar pa gando u m al to pre o p or i s s o. o q ue cont a o co orde n ador do pro j e to de t ran s p o s i o de gal ho s e pro fe s s or de e colo g i a , O s m ar C ava s s an : u m pre o q ue ex t ra p ol a o s l i m i te s d a u n i ve rs id ade. pre c i s o te r e s col a s ? pre c i s o te r i nd s t r i a s ? pre c i s o ge rar re c u rs o s pra m ante r a p o p u l a o de B au r u ? . De onde ve m e s s e d i n he i ro ? Da s i nd s t r i a s , do IC MS . Ma s , n o te m como ar re c ad ar p orq ue n o te m e s pao, p or c au s a d a L e i do Ce r rado `. A a pl ic a o de l a e m B au r u mu i to m ai s com pl ic ad a do q ue e m A g udo s , p or exe m plo, q ue n o te m Ce r rado ne n h u m . a s s i m q ue a s e m pre s a s e m B au r u e s t o m i g rando para a s c id ade s v i z i n h a s , q ue t m p o uc a ve ge t a o. Ce r rado ve rs u s de s e nvol v i me nto e conm ico e s o c i al ? C ava s s an n o e n xe r ga e s s a re l a o de o p o s i o. E le s u ge re q ue a s c id ade s q ue n o t i ve ram a pre o c u pa o e m pre s e r var pag ue m p or i s s o, de s t i n ando u m a ve r b a para a s q ue pre s e r varam . O pro fe s s or e nte nde q ue B au r u , com s e u s m ai s de 4 0 0 al q ue i re s de m at a pre s e r vad a , n o p o de s ai r le s ad a p or pre s e r var.

PROBLEMO !

Con fira s e o c a n d i t a d o d e seus fam ilia re s t e m p ro p ost as am bie n t a i s e m s e u p l ano d e g o v e r n o .


8

departamentos...

pela USP.

Da prxima vez que for ao mercado, verifique se os produtos escolhidos possuem o Selo Verde, do Conselho Nacional de Defesa Ambiental, pois em sua produo eles causam menos danos natureza.
9

ESPECIAL
AMAZNIA

BIOMAS

AL PAN TAN

Metade da biodiversidade do Brasil ocupa quase toda a regio norte e parte de Mato Grosso. Da colonizao at 1970, 1% havia sido desmatado. Mas, desde ento, esse nmero cresceu para 17%, uma rea que equivale da regio regio sul do pas mais Rio de Janeiro e Esprito Santo.

Quase exclusivo do Brasil, o bioma das longas inundaes e da savana o mais preservado do pas. Mesmo assim, nem ele escapa da destruio causada pelo homem. O desmatamento, as pastagens e a agricultura foram causas da destruio de 12% dele.

CERRADO
O bioma das rvores retorcidas ocupa grande parte do Centro-oeste, alm de reas menores de outros estados, como a em que estamos. O Ministrio do Meio Ambiente diz que o desmatamento caiu, mas metade da sua rea original foi destruda.

CAATINGA
Uma savana de estepes, espinhosa, quase toda a regio nordeste do Brasil e parte de Minas Gerais. 45% do bioma j no existe mais. 80% dele foi descaracterizado por desmatamentos e queimadas, segundo dados do governo federal.

MATA ATL NTICA


O bioma mais devastado do Brasil. Hoje, menos de 8% do bioma sobreviveu destruio causada pelo homem. Abrange a parte leste do Brasil, junto maior parte de seu litoral.

PAMPA
Exclusivo do Rio Grande do Sul, o bioma dos campos o segundo bioma mais devastado do pas. Desde sua ocupao histrica, 54% dele deixou de existir.

Os impasses, porm, no so apenas para construir, so tambm para descartar. Speranza de Arruda explica que as salas quarenta so feitas de amianto, um material poluente e altamente cancergeno, que pode deixar na atmosfera do lugar micropartculas danosas sade de quem circular por ali, caso a demolio seja feita de maneira inadequada. O mximo que feito de alterao nessas paredes pintura. No entanto, no lugar delas que se pretende construir novos prdios. Como vai acontecer o descarte desse material? Onde ele vai ser depositado sem por em risco a sade de pessoas? Por enquanto, as salas esto l, j h quase trinta anos, servindo de espao para as aulas de Fsica, de Design, dos cursinhos Ferradura e Primeiro de Maio, etc. O amianto dessas paredes reflexo de um tempo em que a conscincia do Cerrado era de que ele representava um bioma secundrio, de menor importncia, um mato que no valia absolutamente nada, como expe Olavo. chocante um episdio de 1992 que reflete essa viso. Aconteceu numa conferncia de preparao do relatrio brasileiro para a Rio 92. Quando perguntada sobre o que o governo faria para conter o desmatamento e as queimadas do Cerrado, a ento presidente do Ibama respondeu: ainda bem que no Cerrado, pior seria se fosse na amaznia. 10

S em 2009 que o Cerrado ganhou uma lei que olhasse para ele e visse a necessidade de sua preservao! Porm, isso foi s no estado de So Paulo. Ainda hoje a Constituio Federal nem sequer reconhece o bioma como patrimnio nacional. No artigo 225, l-se: a floresta amaznica brasileira, a mata atlntica, a serra do mar, o pantanal mato-grossense e a zona costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se- (..) dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente cad o Cerrado? Foi prximo da poca de elaborao da Constituio que a vegetao que cobria o local onde hoje est o campus da Unesp foi devastada para dar lugar Fundao Educacional de Bauru (FEB), que antes funcionava na Vila Falco.

Se por acaso o seu candidato j tiver sido eleito alguma vez, confirme se ele cumpriu as promessas feitas anteriormente. sempre bom saber se voc est dando seu voto em algum com palavra.

A ento FEB se mudou para a regio atual porque precisava se expandir. Logo depois, foi estadualizada e se tornou Unesp. Ou seja, desde o nascimento da instituio em BauruqueCerradoeexpansosopalavrasindissociveis. Atualmente, alunos e bioma convivem juntos todos os dias. As rvores retorcidas esto ao lado das salas de aula, o que supostamente j rendeu problemas. que em 2008 e, novamente neste ano, aps uma chuva forte, o teto de vrias salas desabou. Galhos das rvores esto quase cima dos telhados, dada a proximidade delas em relao s salas. Suas folhas acabaram entupindo as calhas, o que levou ao desastre. Mas, tanto Olavo quanto Osmar concordam que isso s aconteceu porque as calhas no eram limpas h muito tempo. De resto, o ar que se respira na Unvesp Bauru diferente. Deparar-se com macacos, como comum acontecer no bosque central, um privilgio que s a convivncia entre cmpus e Cerrado pode trazer. Nesse meio, as reivindicaes por expanso continuam e a necessidade de preservar o bioma tambm. Temos o direito de crescer, de nos desenvolver, e o Cerrado, de viver. Se vale pena desmat-lo em funo do desenvolvimento educacional e social, para Olavo Speranza de Arruda, vice-diretor da Administrao do Cmpus, s as geraes futuras vo poder responder.

O poltico em voc
Como conseguir as mudanas que voc deseja no mundo
Texto: Jssika Elizandra
J a terceira noite que ela chega em casa e no tem gua, mas essa situao j comum nos seus 19 anos de vida. Faz um que concluiu o ensino mdio no Morais Pacheco. Agora, faz curso tcnico de engenharia mecnica e cursinho noite. Sonha em passar no vestibular, mas ainda no tem certeza de que curso prestar. Ela est se esforando! Merecia chegar em casa e ter gua, assim como merecia ter cursado um ensino mdio melhor e ter passado direto no vestibular. Ela Jssica Godoi, uma estudante bauruense que, assim como tantos outros, tem vrios problemas que poderiam ser resolvidos pela poltica, mas diz no se interessar pelo assunto. O diz porque no acredito nela, e tambm no acredito em voc leitor, que est se lembrando das propagandas eleitorais, dos carros de som, comcios, santinhos e pensando: Eu tambm no me interesso! Poltica no s isso, apesar de ser isso tambm. Quando no fazemos barulho na rua para no acordarmos os vizinhos poltica, assim como quando no jogamos lixo no cho. No h como no nos interessarmos pelo assunto, porque ele est em todas as atitudes coletivas do nosso cotidiano, e no s nas atividades dos partidos. Ento, por que ns, jovens, somos vistos como alienados e despolitizados e muitas pessoas tremem s de pensar que o futuro do pas est nas nossas mos? Porque, apesar de nos julgarem, a maioria dos adultos brasileiros tambm entende pouco o tema e, por isso, tem uma viso fechada sobre ele. A verdade que o jovem reproduz muito do que v na sociedade como um todo. [...] A alienao sobre alguns temas representa o intere se por tantas outras coisas! Precisamos ver o que interessa a ele. Tenho certeza que no ensino mdio, por exemplo, ele se preocupa com a qualidade de seu ensino e com as dificuldades associadas empregabilidade, explica o cientista poltico Humberto Dantas de Mizuca.

POLTICA

Ilustrao: Miguel Portezani

O que voc acha que precisa mudar no seu bairro? Voc pode contribuir com as mudanas que deseja utilizando a poltica de uma forma bem diferente da que voc conhece.

Chega de bl-bl-bl

O pr ime iro pa ss o obs e r va r o mundo ao s e u re dor e lista r o que m a is te i ncomo d a . Ess e mundo p o de s e r ta nto o pl a ne ta me smo, e ng loba ndo o s v r io s pa s e s , o u at me smo a s u a e s col a . De p ois , p e ns a r n a s s u a s prpr i a s h a bilid ade s e e m c o m o v o c p o d e r i a utiliz-las para ajudar na resoluo dos problemas apontados. U m a p e ss oa que s o f re ao ve r a nim a is a ba ndon ado s n a r u a e mui to b oa e m ve nd a s , p or exe m plo, p o de r i a pro c ura r n a prpr i a c id ade um a ONG q ue re colh a e ss e s bichinho s , c uide de le s e o s dis p onibiliz e m pa ra ado o.

S e go s ta r do tra b a l ho des envol v ido p or e l a , p o der i a s e vol unta r i a r pa ra tra b a lh a r n a c a pta o de re c urs o s (pro c ura r p e ss o a s e/ o u empres a s q ue q ue i ra m fa z er do a o de d i nhe i ro, pro d uto s como ra o - o u at mesmo de s er v io s um ve ter i n r io q ue s e d i s p u s es s e a atender o s a ni m a i s g ratui ta mente d ura nte trs hora s d a s u a s em a n a ).

Visite o Jardim Botnico, o Zoologico de Bauru e o Bosque da Comunidade, alm de procurar conversar sobre recursos naturais com os profissionais que ali trabalham. Conhea mais a respeito da natureza da sua cidade.
11

POLTICA
Vrias coisas na Escola Bsica Municipal Maria Tomzia Coelho, em Santa Catarina, perturbavam a estudante Isadora Faber, 13. Ela juntou a sua habilidade na escrita com seus conhecimentos em internet, criou a pgina Dirio de Classe no Facebook e comeou a divulgar os problemas (como portas com maanetas quebradas, fios desencapados nos ventiladores, carteiras quebradas, professores que no tinham um bom mtodo de ensino, etc). A pgina foi criada no dia 11 de julho e hoje, dia 14 de setembro, j foi curtida por mais de 249 mil pessoas. Devido grande repercusso, a maior parte das queixas da menina foi atendida. H muitas formas de atuar politicamente. Para Primeiramente preciso entend-la. Um dos isso, s necessrio estar descontente com algo e maiores motivos dos brasileiros no gostarem da disposto a trabalhar para mudar a situao. Mas poltica por no a compreenderem. Hoje, entreento podemos abrir mo da poltica tradicional? tanto, com a internet, h vrios sites que a explicam de uma forma bastante didtica. Um exemplo disso so os vdeos sobre educao poltica Partido poltico? Blrgh! A poltica nasceu como uma forma das pessoas produzidos pelo portal iG, mas este somente se juntarem e discutirem os problemas que afeta- um dos tantos. Separe meia hora, uma vez por vam todos em uma comunidade. O tempo passou, semana, para pesquisar o assunto e voc vai peras comunidades cresceram e chegou um momento ceber que ele no to indigesto quanto parece. Com isso voc votar melhor, pois no acrediem que no era mais possvel todos se unirem para discutirem suas idias. Foram, ento, eleitas pes- tar em alguns mitos. Por exemplo, se acha que soas que representariam os interesses da maioria os votos nulos e brancos vo para o candidato que e os defenderiam. Este foi o surgimento da democra- estiver ganhando, aprender que no. O voto cia e, desde ento, ns lutamos muito para podermos branco ia para o vencedor da urna at 1996. Com a lei eleitoral de 1997, isso deixou de existir. Voparticipar dela. Abrir mo disso uma bobagem. tos brancos e nulos so invlidos, explica Mizuca. E se mais de 50% dos eleitores anularem os votos, demonstrando estarem insatisfeitos com os candidatos que lhes so oferecidos? Haver uma nova eleio? Mais um engano que o cientista poltico esclarece: A populao confunde algo que a lei chama de nulidades` - que podemos resumir como problemas com a urna, por exemplo - com votos nulos. Existem diferenas e nisso o eleitor no pode se amparar. Tambm no ser vtima de estratgias partidrias, como a que em e ajude a eleger meus amigos 2010 elegeu Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, deputado federal (veja no quadro). Mas e a corrupo? As falsas promessas? O maior motivo do desinteresse de Jssica pelo tema por que os polticos nunca fazem o que prometem e s querem ganhar dinheiro custa do povo! Sobre as propostas dos candidatos bauruenses prefeitura, ela afirma: A nica que me chamou ateno foi a de fazer mais poos, pois na minha casa falta gua quase todo dia, mas j sei que no vo fazer mesmo! Mas como assim? Vamos supor que ela vote no candidato e ele no faa os poos que prometeu. Ela no s tem o direito, como a obrigao de cobr-lo. Como fazer isso? Por e-mail, por carta, e at pessoalmente (afinal, os polticos bauruenses costumam estar em inauguraes, eventos como a Virada Cultural e vrios outros). Votar conscientemente e cobrar os polticos eleitos so as solues.

VOTE EM MIM

MKI Unesp Franca/Facebook

Voc sabia que uma famlia usa em mdia 66 sacolas plsticas por ms? muita sacolinha para pouca reciclagem! Sempre que for possvel, leve sua mochila ou uma sacola de pano para trazer as compras do mercado.

12

O Impacto entrevistou os candidatos prefeitura para ajudar voc a conhec-los e votar conscientemente
Texto: Joo Pedro Ferreira Fotos: Jessica Moblio
Candidato e atual prefeito Rodrigo Agostinho

Leia, reflita e decida


O DAE (Departamento de gua e Esgoto) considerado por muitos o calcanhar de Aquiles de Agostinho. A cidade passa por crises de distribuio que geram falta dgua em diversos pontos, mas o prefeito se defende dizendo que Bauru cresceu, sua economia melhorou e o DAE no tinha capacidade para tal demanda. A soluo que ele e encontrou e informa que continuar aplicando a transferncia de recursos da prpria prefeitura para a autarquia. O DAE perfurou cinco poos e est dando incio perfurao do sexto. Na re a de tra ns p or te p blico, o pre fe i to diz q ue o a ju ste a nu a l d a ta r ifa prev ista e m contrata e n o a l go que e le quis: A ge nte pre c i s a re mo de l a r o siste m a . E s ta mo s contrata ndo um pl a no munic ipa l de tra ns p or te p blico que or ie nta r a s prxim a s contrata e s . Pa s s o u d a hora d a c id ade d i s c ut ir um novo pl a no, inc l ui ndo o utra s p o ssiblid ades de mo d a is como o VLT ( v e c u lo leve sobre trilhos).

ELEIES

Eleies 2012 em Bauru


As polticas pblicas para o meio -ambiente podem definir como ser o desenvolvimento de uma cidade, estado ou pas nos anos seguintes, e no envolvem somente a preservao da vegetao. gua e sua distribuio, mobilidade urbana e educao ambiental so de responsabilidade da gesto municipal e fazem parte do contato dirio com a sustentabilidade. Por isso, o Impacto Ambiental entrevistou Chiara Ranieri (DEM), Clodoaldo Gazzetta (PV), Paulo Srgio Martins (PSTU) e Rodrigo Agostinho (PMDB), os quatro candidatos a prefeito de Bauru/SP, sobre o tema.
Quando? 1 turno: 7 de outubro 2 turno (se necessrio): 28 de outubro Quantos? Eleitores totais em Bauru: 248.917 Eleitores entre 16 e 20 anos: 14.960 (6,1%) Candidatos a prefeito: 4 Candidatos a vereador: 259 para 17 vagas

Ns construmos quatro grandes E l e q u e r e n f r e n t a r reservatrios de gua e com isso a o s g r a n d e s g r u p o s gente espera acabar com o probleO bancrio de 54 anos, ma da falta de gua pelos prximos Paulo Srgio Martins, mais 15 ou 20 anos, disse Agostinho. conhecido como Paulinho, Para o tratamento de esgoto, o candidato com menos esRodrigo diz estar esperando ape- pao de propaganda poltica. nas a liberao de verba aps o Seu partido, o PSTU, no est perodo eleitoral para comear o coligado com nenhum outro e processo de construo da esta- a sua verba para a campanha Ele quer continuar o. O maior desafio foi conse- tambm a menor (talvez por O atual prefeito, Rodrigo Agosguir a aprovao do projeto, e esse culpa de seu forte discurso tinho, tem 34 anos e tenta a repasso importante j foi dado, diz. contra empresrios poderosos). eleio com o lema O compromisso continua. Principal alvo Voc sabia que uma famlia usa em mdia 66 sacolas plsdos outros candidatos, se defenticas por ms? muita sacolinha para pouca reciclagem! de mostrando o que a prefeitura fez nos ltimos quatro anos e Sempre que for possvel, leve sua mochila ou uma promete resolver os problemas de sacola de pano para trazer as compras do mercado. sua gesto nos prximos quatro.

O plano de governo de Paulinho est dividido em dez tpicos, que ocupam uma nica pgina (o de Gazzetta tem 39 pginas, o de Agostinho, 23, e o de Chiara, 13). As reas mais abordadas so a social e a econmica. O candidato quer acabar com a atual concesso do transporte pblico municipal e passar a administrao para a prefeitura. Ele diz que com 60 milhes de reais possvel trocar a frota e cobrar um valor de R$1,00, sem fazer com que ela fique retida no fim de semana e feriado. Paulinho tambm prope a construo de corredores de nibus no centro e um terminal urbano para facilitar a integrao entre os nibus, dizendo que essa uma necessidade urgente para a cidade. Ele critica os outros candidatos que tm discursos, mas na hora de implementarem-nos continuam dando as concesses para grandes empresrios de fora.

Candidato Paulo Srgio Martins

13

ELEIES
O c a nd id ato d i z que vai aument ar a f i s c a liz a o e a pl ic ar mul t a s n a s empre s a s p ol u idora s , p ois ho j e s com mu i t a pre s s o tom ad a um a at i t ude . E le t a m b m re s s a l ta a imp or t nc i a de dis c u t ir a am pl i a o do p er me t ro urb a no, v e r i f i c a n d o s e p a r a o b e m coletivo ou apenas visando o interesse de grupos empresariais. Outro ponto o desfavelamento da cidade. Paulo explica que Bauru tem 23 favelas e que no ir tirar os moradores de suas casas, mas sim regulariz-las e construir uma estrutura b sic a pa ra que eles p o s s am cont inu ar onde est o. Ele fundamenta essa reformulao em cinco pontos: limpeza dos cargos polticos e reposio de pessoal qualificado na rea; eleio do presidente da instituio atravs de uma lista enviada pelo prefeito aos funcionrios; criao de uma ouvidoria externa e interna; capacitao dos funcionrios com bolsas de estudo e bonificaes; alm da construo de uma estao de tratamento de esgoto.Ns temos 50 milhes no caixa do DAE, do fundo do tratamento de esgoto, e arrecadamos 15 milhes por ms. possvel fazer o tratamento em quatro anos, garante Gazzetta. O re pre s e nta nte do pa r t ido ve rde n a dis p uta prome te , a ind a , d a r pa ss e liv re pa ra o s e stud a nte s no tra ns p or te p blico. Ho j e 3,5% do s u s u r io s de s te t ip o de tra ns p or te e m B aur u s o e s tud a nte s . S e e u for pa ga r a pa ss a ge m de c ad a um de le s , vo u ga sta r R$1,8mi p or a no. E s s e u m c o m p r o m i s s o que tenho como prefeito, diz. E le ta m b m pre te nde aume nta r o pra z o de conce ss o d a s e m pre s a s de nib u s , p or m ne go c i a ndo a me lhor i a do s ve c ulo s , inc luindo o pa ss e liv re e stud a nt il i n c o r p o r a d o n o p r x i mo contrato, retirando assim o pagamento anual da prefeitura.
Candidata Chiara Ranieri

Ele quer mudanas significativas

Com 43 anos, Clodoaldo Gazzetta est em sua quarta candidatura a prefeito da cidade. Assim como Rodrigo Agostinho, o bilogo, formado pela UNESP de Bauru, tem destaque em sua luta ambiental ao longo dos anos, tendo feito parte de vrias organizaes no governamentais. O c a nd id ato ac re d i t a que B aur u prec is a de pl a no s for tes e de f in ido s para s e des envol ve r b e m no s prx imo s ano s . Com prome s s a para o pr ime iro di a de gove r no, Gazz e t t a t amb m diz que ir re for mu l ar a gernc i a do DA E .

Ela quer solucionar

Candidato Clodoaldo Gazzetta

E m s u a pr ime ira te ntat iva de s e r pre fe i ta , a ve re adora C hi a ra R a nie r i, 37, c a s ad a e te m um a f ilh a , fato de s conhe c ido p or pa r te d a p op ul a o. Te nta ndo mo stra r que n o um a i nic i a nte n a c a r re ira adm inistrat iva , Chiara coloca em sua campanha o que j fez na cidade como vereadora e diretora da FIB (Faculdades Integradas de Bauru). C hi a ra dis cord a de R o dr i go A go s t inho e diz que o s proble m a s do DAE n o s o p e l a fa l ta de dinhe iro e sim de v ido m ge sto. S e g undo e l a , h p e ss oa s de s pre pa rad a s o c u pa ndo c a rgo s , tro c a consta nte de pre side nte s , e o s s e tore s de compra s e jur dico e s to de s orde n ado s . T u d o i s s o t e r i a levado a atual crise do departam e n to : g u a n o fa l t ava h t r s anos e meio atrs, um problema que aconteceu nessa gesto.

Quanto a dificuldade de preservar o cerrado e, ao mesmo tempo, encontrar espao para novas empresas instalarem-se em Bauru (saiba mais na pgina 7), a candidata afirma que buscar uma compensao financeira atravs de um fundo para o desenvolvimento da cidade. Quando perguntada sobre os planos para o transporte pblico municipal, Chiara afirma ter conscincia dos problemas enfrentados pelos utilizadores do sistema, e garante: Ns vamos rever o contrato. Na rea cultural e de lazer, ela diz que existem atividades proporcionadas pelo poder pblico, mas que no so de acesso da populao. Promete levar bibliotecas itinerantes para as praas e proporcionar acesso a eventos maiores. Tambm pretende construir pistas de skate e critica a m utilizao de alguns espaos que hoje no cumprem sua finalidade inicial.

Sirva de exemplo aos mais novos, mesmo que em coisas simples, como ensinando respeito ao meio -ambiente ou jogando o seu lixo na lixeira mais prxima. Se lembrem que os pequenos so parte do futuro no mundo. Seja voc um dos responsveis pela melhoria do nosso planeta.

Joo Pedro Ferreira

14

Fios novos para mentes grisalhas


Como renovar a experincia da terceira idade com a educao ambiental
Texto: Agnes Sofia Quando retiraram as sacolinhas do supermercado, no comeo do ano, algo que me marcou muito foi a reao furiosa da minha av, no domingo daquela semana, quando no encontrei uma sacola plstica para jogar o lixo fora, como sempre fazia ao visit-la. Me lembro dela reclamando com suas amigas, todas indignadas com o fato de terem que providenciar as ecobags que seriam vendidas nos supermercados, ou de fazerem uso de sacolinhas cada vez menores e que, dessa vez, teriam um preo. Deixando pra l o xito ou o fracasso da soluo encontrada pelos supermercados, fiquei impressionada com o ceticismo da minha av em relao preocupao ambiental que existiria por trs do fim do uso das sacolas. Isto me levou a refletir sobre o fracasso de minha cidade, localizada no litoral, no quesito responsabilidade ambiental. O caminho da coleta seletiva no passa mais pelos bairros, e sequer encontro as famosas lixeiras coloridas de reciclagem no shopping e em demais lugares pblicos. Este tipo de iniciativa seria fundamental para pessoas da idade da minha av terem noo da importncia do assunto para a sociedade, mas com a ausncia dessas informaes, no posso culp-las. Ilustrao: Yuri Campos

SUSTENTABILIDADE

Tarde demais

A s es c a s s a s i n ic i at iva s de c id ades e de e m pres a s n o s o a n ic a re s p o st a p a r a a falta de identificao dos mais velhos com os problemas ambientais.

Eros Lang, 52, por exemplo, bancrio e mora em Curitiba desde sua adolescncia, no comeo da dcada de 80. Ele conta que naquela poca a cidade foi a primeira capital a implantar a coleta seletiva, o que contribuiu para que a separao do lixo se tornasse um hbito em sua famlia. Aqui em casa separamos o lixo orgnico do lixo reciclvel, bem como, uma vez por semana, ao lado de terminal de nibus a duas quadras de minha casa, existe a coleta especial de lixo qumico, conta Lang. No entanto, ele lembra o quanto isso difcil para quem no cresceu com uma campanha envolvendo educao ambiental.

O meu sogro, apenas para citar um exemplo, tem 78 anos e acha essa separao uma bobagem. Ele de uma gerao anterior a minha e completamente descrente disto, explica o curitibano.

E xce es

Um exemplo de exceo a professora aposentada Hermilda Hansen. Nascida e criada no interior do Paran, dona Herm se orgulha por ter crescido em um ambiente em que a questo ambiental sempre esteve presente, ainda que sem as teorias que entrariam em voga apenas a partir da dcada de 70.

Pesquisou o seu candidato e descobriu que ele tem o rabo preso com a justia? Vish, mal sinal? Talvez! Apure como o caso foi resolvido e qual a conduta dele atualmente. Nem tudo est perdido, errar humano e seu canditato pode ter ap rend i d o a l i o.

Sem coleta de lixo, meu pai tinha seus mtodos, como enterrar e compostar o material orgnico para virar adubo, inclusive restos de frutas cadas das rvores para alimentar e adubar o pomar. Depois, na vida adulta, fiz licenciatura em Geografia. Minha conscincia ecolgica, portanto, desde sempre. Sua amiga, a funcionria pblica aposentada Anna Rocha, tambm conseguiu adaptar-se. A minha diarista no consegue mais no separar, j se acostumou tambm e acha estranho quando no o fazem, conta ela. Renovao, ainda que tardia! A professora da Universidade Aberta para Terceira Idade, Maria Alice Machado, com sua colega Snia Regina Carvalho, publicou, em 2006, a cartilha O Idoso e o Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de So Paulo. Na elaborao do material elas contaram com a colaborao de representantes do pblico-alvo, para que o texto ficasse compreensvel a ele. A cartilha foi usada em discusses de grupo e cursos de educao ambiental voltados aos idosos. Mas o que fazer? Deixar a ecochatice de lado e permitir que os nossos avs vivam em paz, ou conhecer suas histrias, aproveitando assim para aprender a driblar a pouca pacincia de nossos velhinhos e lhes transmitir a importncia da re ponsabilidade ambiental? Segundo Machado, mais que necessrio cultivar essa relao: Os idosos so multiplicadores de informaes e tambm so afetados diretamente pelas condies ambientais. 15

Higor Boconcelo

DICAS CULTURAIS
Samanah
Formada em Bauru, a banda, que tem o seu nome de encontro dos sbios, em hindu, j lanou um EP e aposta num repertrio diferenciado, canes prprias e covers. Oua as msicas disponveis e confira a agenda de shows no site http://samanah.tnb.art.br/

O Grande Milagre (2012)

Drama, Romance Mostra o resgate e o drama de trs baleias encontradas presas sob o gelo do Crculo rtico, prximo ao Alasca. Durante duas semanas, Estados Unidos, Rssia e outros governos, companhias de petrleo, ativistas ambientais, executivos e oficiais juntam-se para tentar libertar e salvar os animais. Com Drew Barrymore (As Panteras). Durao: 107 min.

Xingu (2012)

Aventura, Nacional Em 1940, trs irmos decidem viver uma grande aventura. Orlando, Cludio, e Leonardo, os Irmos Villas-Bas, alistam-se na Expedio Roncador -Xingu e partem numa misso desbravadora pelo Brasil Central. A saga comea com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indgenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num dirio batizado de A Marcha para o Oeste. Com Caio Blat, Felipe Camargo e Joo Miguel. Durao: 108 min.

A banda venceu dois prmios de destaque do cenrio musical do interior paulista sem nem completar um ano de existncia.

Gaia - Alerta Final No liv ro, Ja me s L ove co(James Lovelock) ck adve r te que o s proEditora Intrnseca

Relaxe no Jardim Botnico


Muitos bauruenses ainda no conhecem ou sabem da existncia do Jardim Botnico Municipal, localizado prximo ao Zoolgico. O lugar perfeito para descansar, realizar um pique-nique, uma roda de conversa ou de msica com violo, ou at mesmo aprender um pouco mais sobre o meio-ambiente e a flora brasileira. O Jardim Botnico tambm oferece uma tima estrutura para realizar trilhas ecolgicas e pesquisas ambientais. Venha conhecer! aberto ao pblico todos os dias entre 8h00 e 16h30, incluindo sbados, domingos e feriados. Para mais informaes, acesse o site www.jardimbotanicobauru.com.br

blem a s a mbie nta is do no ss o s c ulo s o m a is ame a adore s do que e le h av i a denu nc i ado. O autor ex plic a que s omente a Te or i a de Ga i a , concebid a p or e le h m ais de 40 a no s , p o de r de fato a jud a r a e ntender e sta c r is e. Segundo ela, a Terra um organismo vivo que sabe (e vai!) se defender do ataque de parasitas ns, humanos, que fazemos uso irresponsvel dos recursos naturais. O autor sugere formas interessantes, inovadoras e curiosas de como a humanidade poder lidar com os problemas ambientais.

Como chegar

Seguir pela Avenida Naes Unidas, sentido Centro-Bairro, at o final. Entrada conjunta com o Zoolgico Municipal de Bauru. Linhas de nibus para o Jardim Botnico: Campus/Camlias Falco/ITE; Campus/CTI Jardim Ouro Verde/Granja Ceclia; Campus/IPMET Vila Dutra; Campus Isaura Pita Garmes (Bauru I); Campus Pousada da Esperana. Aos finais de semana: Zoolgico Bauru I; Zoolgico Ouro Verde.

16

Anda mungkin juga menyukai