Anda di halaman 1dari 27

Estilos de pensamento Biolgico Sobre o Fenmeno Vida

Danislei Bertoni1 Araci Asinelli da Luz2

Resumo
A questo O que vida? perpassa a histria da humanidade e a mesma tem encontrado respostas a esta pergunta, cada uma no seu tempo histrico, no contexto sociocultural de cada poca. O objetivo principal deste estudo comunicar os estilos de pensamento biolgico que historicamente predominaram no modo de explicar e ao mesmo tempo compreender o fenmeno vida. Ao investigar sobre estilos de pensamento biolgico, realizamos um estudo exploratrio do contexto narrativo histrico e sociocultural desde a antiguidade at a contemporaneidade e apontamos para a instaurao, a extenso e a transformao de quatro estilos de pensamento biolgico: descritivo, mecanicista, evolutivo e da manipulao gentica. Nas consideraes finais, apresentamos uma aplicao prtica dessa sistematizao dos estilos de pensamento biolgico, a saber, uma proposta de reorganizao curricular da disciplina de biologia no ensino mdio. Palavras-chave: Fenmeno vida. Estilo de pensamento. Biologia. Ludwik Fleck. Histria da Biologia. StyLeS of BioLogicAL thought on the Phenomenon of Life

Abstract
The question, what is life? permeates the history of humanity, and the same has found answers to this question, each in its historical time, in the sociocultural context of each time. The main goal of this study is to report the styles of biological thought that historically were dominant in the way of explaining it and also understand the phenomenon of life. To investigate styles of biological thought, we conducted an exploratory study of the historical and sociocultural narratives context from antiquity to contemporary times and we have pointed out to the instauration, extension and the transformation of four styles of biological thought: descriptive and mechanistic, evolutionary and genetic manipulation. The final thoughts section, we presented a practical application of this systematization of styles of biological thought, namely, a proposal for a High School Biology curriculum reorganization. Keywords: Phenomenon of life. Thought style. Biology. Ludwik Fleck. History of Biology.

1 2

Doutor em Educao pela UFPR e professor de Biologia da Rede Estadual (SEED/PR). Doutora em Educao pela USP e professora do Departamento de Teoria e Prtica de Ensino da UFPR.
Jul./Dez. 2011

CONTEXTO & EDUCAO Editora Uniju Ano 26 n 86

p. 23-49

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

Neste trabalho, corroboramos com o entendimento do fenmeno vida como objeto de estudo da Biologia (Brasil, 2000; Bertoni, 2007; Paran, 2008). Destacamos que o objetivo principal deste estudo comunicar os estilos de pensamento biolgico que historicamente sobressaram no modo de explicar e ao mesmo tempo compreender o fenmeno vida, desde a Antiguidade at a contemporaneidade. Tambm, contribuir para a divulgao da epistemologia evolucionria3 de Ludwik Fleck (1896-1961) e fazer valer o direito que tem o livro Gnese e desenvolvimento de um fato cientfico4 (Fleck, 2010), de ocupar uma posio original na histria da teoria do conhecimento. Iniciaremos, ainda, as bases de discusso para a aplicabilidade da tese dos estilos de pensamento biolgico na organizao curricular da disciplina de Biologia na Educao Bsica. A demarcao de estilos biolgicos decorreu de um estudo exploratrio empreendido em um significativo recorte espao-temporal do pensamento enquanto processo genrico e habitual da vida humana, pois esses estilos representam pontos de vista dominantes na produo e comunicao do conhecimento biolgico e que marcam poca. Buscamos compreender, a partir da prpria histria do pensamento humano, um modo particular de realizar esse processo, o modo cientfico. Como diz Rsen (2001, p. 54), o homem no pensa porque a cincia existe, mas ele faz cincia porque pensa e chamamos o pensamento de atividade social por excelncia, que, de modo algum, pode ser localizada completamente dentro dos limites do indivduo (Fleck, 2010, p. 149).

Ludwik Fleck e os estilos de pensamento


Ludwik Fleck, pensador polons da primeira metade do sculo 20, tem sua trajetria de vida marcada praticamente pelo trabalho na pesquisa e no ensino, entremeados com a produo e a comunicao de conhecimentos no
3

Usamos o termo epistemologia evolucionria pela proximidade das suas ideias com o evolucionismo darwiniano e de uma matriz epistemolgica fundada nas cincias biolgicas, como pode ser conferido em Parreiras (2006). Esta obra de Fleck foi publicada originalmente em alemo no ano de 1935 sob o ttulo Entstehung und Entwicklung einer wissenschaftlichen Tatsache.
conteXto & eDucAo

24

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

campo da medicina que compreende desde sua formao no curso de medicina e estudos em microbiologia e imunologia, especialmente na especialidade da sorologia.5 Fleck (2010) realizou um estudo do estado do conhecimento sobre a sfilis. Esse epistemlogo dos casos mdicos identifica, desde a Antiguidade at a contemporaneidade, distintas compreenses sobre o desenvolvimento do conceito de sfilis e as diferentes formas de enfrentamento dessa doena. Delizoicov (2007) afirma que Fleck realizou um corte diacrnico ao longo da histria e identifica ali trs concepes e tratamentos da sfilis, e passa a chamar de estilo de pensamento. Ao longo do livro Gnese e desenvolvimento de um fato cientfico (2010) Ludwik Fleck constri o conceito de estilo de pensamento, inicialmente, a partir do entendimento do estilo como ponto de vista que marca uma poca (Schfer; Schnelle, 2010, p. 13), inaugurando na histria do pensamento cientfico o que Bombassaro (1995, p. 11) chama de a era do conhecimento perspectiva. O conceito estilo de pensamento, junto ao coletivo de pensamento, forma os pilares da tese epistemolgica proposta por Fleck e so centrais para a compreenso de sua abordagem. Alm desses, Fleck (2010) contextualiza outros conceitos tambm importantes para a sua tese, dos quais apontamos: fato, pr-ideia, comunicao (circulao) intracoletiva e intercoletiva, conexes ativas e passivas, coero de pensamento, harmonia das iluses. Nesse momento, dialogamos mais sobre o conceito de estilo de pensamento de modo que sua proposio e a tese dos estilos de pensamento biolgico para as concepes que historicamente predominaram no modo de compreender o fenmeno vida, fiquem elucidadas.
5

Outros detalhes a respeito da vida e das produes de Ludwik Fleck podem ser lidos diretamente no site Ludwik Fleck Zentrum no Collegium Helveticum (<www.ludwikfleck.ethz.ch>) e com a Rede Ludwik Fleck Brasil (<http://www.fafich.ufmg.br/~scientia/>). Tambm, podem ser lidos em referenciais nacionais, dentre eles as reportagens Fleck redescoberto (<http://cienciahoje.uol. com.br/noticias/2010/11/fleck-redescoberto>) e Fleck e a educao (<http://cienciahoje.uol.com. br/alo-professor/intervalo/fleck-e-a-educacao>).

Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

25

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

Alm de comportar uma viso de mundo, o estilo de pensamento agrega elementos que o configuram e podem ser identificados em vrias passagens do livro (Fleck, 2010). Dentre esses destacamos: O estilo de pensamento abrange a linha evolutiva e o estado do conhecimento que marcam a histria de um domnio do saber (p. 39). Ele consiste em numerosas linhas de desenvolvimento das idias que se cruzam e se influenciam mutuamente e que, primeiro, teriam que ser apresentadas como linhas contnuas e, segundo, em suas respectivas conexes (p. 55-56). O estilo de pensamento corresponde ao estado do conhecimento que estruturador das conexes entre sujeito e objeto (p. 82) e est em progressiva transformao (p. 94). O estilo de pensamento envolve um conhecimento acumulado historicamente e significador de conceitos (p. 79), apresentando no seu contexto uma linguagem especfica e o uso de determinados termos tcnicos (p. 149-150); O estilo de pensamento compreende o desenvolvimento histrico e gradativo de um campo do conhecimento (p. 82), configurando o estado desse estado do conhecimento atrelado descendncia de muitos elementos da histria cultural (p. 81). O estilo de pensamento satisfaz um sistema fechado de crenas, com estrutura definida, que resiste tenazmente a tudo o que o contradiz, emergindo, assim, uma espcie de harmonia das iluses (p. 69-70). O estilo de pensamento conforma algo que molda a formao frente ao complexo processo de desenvolvimento intelectual e de conceber problemas (p. 76-78, 80-81). O estilo de pensamento permite que elementos tericos e prticos interpenetrem-se (p. 44) e passa a ser marcado por caractersticas comuns dos problemas, que interessam a um coletivo de pensamento; dos julgamentos, que considera como evidentes e dos mtodos, que aplica como meios do conhecimento (p. 149). 26
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

O estilo de pensamento consiste numa determinada atmosfera (atitude, contexto, situao) e sua realizao (atitude que se realiza), com disposio para um sentir seletivo e para um agir direcionado e correspondente, a qual gera formas de expresso adequadas conforme a predominncia de certos motivos coletivos (p. 149). O estilo de pensamento corresponde, portanto, a um conjunto de pressuposies bsicas, tcitas ou no, conscientes ou inconscientes, a partir das quais, em qualquer rea ou disciplina, o conhecimento construdo (Bombassaro, 1995). O estilo de pensamento se caracteriza com as pressuposies com as quais construmos nossa viso de mundo. Fleck (2010) considera que o estilo de pensamento mantm trs momentos at a sua mudana. Primeiro se complementa (instaura) e assim se desenvolve (amplia, estende), ao mesmo tempo em que se mantm at o momento em que o estilo passa a sofrer interferncia do que ele considera serem complicaes. Essas complicaes, em Fleck (2010), podem ser consideradas as situaes oriundas de problemas de investigao que no so solucionados pelos conhecimentos e prticas contidos nos estilos de pensamento compartilhado (Delizoicov, 2007, p. 82). Entendemos que tais complicaes esto ligadas forma de explicar a realidade at as condies para as quais o estilo inicia o processo de transformao. Assim, a transformao de um estilo de pensamento ocorreria por meio de uma sinergia envolvendo tanto a conscincia de que o problema no pode ser solucionado pelo estilo de pensamento em questo, quanto uma flexibilizao da coero de pensamento, que d certa unidade e estabilidade ao coletivo. Esta flexibilizao propiciaria uma intensificao da interao com outros estilos, ou seja, o papel fundamental do que ele denomina de circulao intercoletiva de ideias para a transformao do estilo (Delizoicov, 2007, p. 82). No perodo de desenvolvimento do estilo, conforme Delizoicov (2007), que vai se criando o coletivo de pensamento, permitindo que este seja compartilhado entre os membros. So os conhecimentos e prticas compartilhadas,
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

27

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

propriamente o estado do conhecimento, que fazem a mediao entre sujeito e objeto na interao com a realidade. Para Delizoicov (2007, p. 76), o coletivo que d os instrumentos para que um particular sujeito, com sua capacidade cognitiva, se aproprie da realidade e nessa triangulao (sujeito/estado do conhecimento/objeto) que o sujeito aborda o real, aborda o objeto e produz conhecimento (p. 76) Fleck (2010) apresenta em seu livro uma concepo de sujeito coletivo alm da considerao de que este sujeito compartilha os conhecimentos do coletivo ao qual pertence. Este sujeito no faz parte de um nico coletivo e sim de vrios coletivos de pensamento, que, na viso do autor, passa a ser uma espcie de interao sociocultural.
Um cientista, ao mesmo tempo em que compartilha os conhecimentos e prticas da comunidade qual pertence, pode participar, por exemplo, de um partido poltico, de uma determinada religio, enfim, de outros grupos, cientficos ou no (Delizoicov, 2007, p. 81).

Para Fleck (2010), essa interao faz as pessoas se apropriarem do estado do conhecimento e, para Delizoicov (2007), isso tem tamanha importncia uma vez que contribui na constituio desse sujeito. Desse modo que Fleck (2010) estabelece a relao entre pensamento coletivo e epistemologia comparada, ou seja, compreender
como os estilos de pensamento que se sucederam historicamente se constituram a partir das interaes inter-coletivas e intra-coletivas de ideias compartilhadas por coletivos de pensamento no enfrentamento de problemas de pesquisa (Delizoicov, 2007, p. 81).

Com o apoio nesse referencial terico e epistemolgico, estabelecemos um olhar histrico sobre o pensamento biolgico. No nosso entendimento, tal abordagem epistemolgica passa a ser mais coerente para a compreenso de como se deu o processo contnuo de produo e comunicao, pelo menos em parte, do conhecimento biolgico. 28
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

Nesse sentido, demarcamos os estilos de pensamento biolgico e os modos de entender como o fenmeno vida foi pensado desde a Antiguidade at a contemporaneidade no processo histrico de construo do conhecimento biolgico. A seguir, apresentamos uma sntese desses estilos de pensamento biolgico.

Estilo de pensamento biolgico descritivo


Este estilo orienta a prtica dos filsofos naturalistas em descrever as caractersticas dos seres vivos e, assim, a possibilidade de disp-los hierarquicamente em classes. A classificao era uma forma de limitar a variedade a grupos em que a totalidade das classes representasse a grande cadeia dos seres. Com a instaurao e a comunicao desse estilo entre os pensadores gregos, a classificao dos seres vivos passa a representar a harmonia da natureza, na medida em que ela era expressa na scala naturae (Mayr, 1998, p. 177). Pensar em descrio implica o envolvimento de toda a expresso da natureza imutvel, fixista e contemplativa, e no somente a tentativa de classificao desses seres vivos a partir de caractersticas estruturais, anatmicas e comportamentais. Em uma forma mais sintetizada, o fenmeno vida interpretado como uma das caractersticas do ser vivo. Mesmo este estilo tendo-se estendido com as sistematizaes das ideias de muitos naturalistas como Anaximandro, Teofrasto, Aristteles, Lineu, Humboldt, Cuvier, Buffon e muitos outros (Bertoni, 2007), desde a Antiguidade at por volta dos sculos 17 e 18, muitas foram as aes descritivas realizadas desde civilizaes anteriores aos gregos, sob influncia do estilo mtico. Um bom exemplo de apropriao de conhecimento das civilizaes anteriores est contido nas ideias do grego Anaximandro sobre a origem dos seres vivos a partir do barro, que passa a compor tambm o mito de criao do livro bblico Gnesis, e do homem a partir do peixe (Ronan, 1997a).
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

29

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

Este estilo descritivo inicialmente marcado pela crena na concepo animista de que o fenmeno vida causado por esprito, um sopro vital que se apropria da matria, ou, de outra maneira, um princpio vital prprio do animal que o possui em si mesmo (potncia). Como na Antiguidade somente os animais eram considerados seres vivos, esses possuam a alma (anima) que os completava enquanto caracterstica e que permitia identific-los como vivos, como matria viva. A viso holstica permite a compreenso do todo da realidade, isto , da totalidade. Assim, a totalidade dos seres vivos possui alma que os anima, alma que os complementa, alma que mantm o ser vivo. Por volta de 600 a.C. a 400 a.C, os materialistas acreditavam na teoria de que tudo o que existe matria, e que toda a vida apenas um arranjo da matria. Nessa ideia, tudo no Universo era atribudo aos elementos terra, gua, ar e fogo (Reale; Antiseri, 2004a). As vrias formas de vida so originadas por uma combinao apropriada desses elementos. Nessa viso, a alma a caracterstica essencial da vida e esta composta por tomos de fogo. Tal perspectiva de mundo est bem-prxima da concepo do filsofo Aristteles de que todas as coisas so uma combinao de matria e forma (Reale; Antiseri, 2004a). A alma a substncia do corpo e estaria vinculada forma dos seres vivos. Esse conceito em Aristteles consiste na propriedade que o ser vivo possui de ser ao mesmo tempo o princpio e o fim de seu movimento, e apresenta significado diferenciado daquele utilizado na religio. A alma o princpio que regula todos os fenmenos da vida (Russ, 1994, p. 14). O estilo descritivo passa a sofrer interferncias a partir do fim da Idade Mdia por conta do surgimento de complicaes e fragilidades, com novos estudos principalmente entomolgicos e a emergncia de novas necessidades e relaes sociais, culturais, econmicas e polticas. As inovaes na imprensa contriburam para a comunicao inter e intracoletiva das ideias a respeito da dificuldade de classificao dos seres vivos ao modelo aristotlico existente ante a diversidade quase infinita de espcies conhecidas a partir das navegaes, 30
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

principalmente na poca das grandes descobertas, mais ao fim da Idade Mdia em diante. Tais navegaes permitiram conhecer a diversidade de seres vivos para alm da viso fixista que se tinha at ento. Tambm, alm do aperfeioamento dos instrumentos de navegao e observao do espao, os avanos no aperfeioamento nos microscpios ticos contriburam com a observao e a descrio de um mundo vivo ainda no conhecido (Ronan, 1997b). Nesse sentido, o processo de transformao do estilo descritivo ao estilo evolutivo se inicia por volta do sculo 15/16 e se consolida mais ao final do sculo 18 e ao longo do sculo 19. A transformao do estilo descritivo ao estilo evolutivo permite reconhecer que, em tal processo, o estilo descritivo no se extingue, mas se reconfigura e se recontextualiza, permanecendo como modo de organizar os seres vivos compreendendo conceitos e teorias da nova poca. Como diz Fleck (2010), aps a transformao alguma coisa de cada estilo de pensamento permanece (p. 150). No Quadro 1, a seguir, apresentamos uma sntese com a concepo de vida no sentido abrangente do estilo de pensamento biolgico descritivo.
Quadro 1 Conceito de vida a partir do estilo de pensamento biolgico descritivo
ESTILO Descritivo CONCEPO DE VIDA SINGULARIDADE CONCEPO CONCEITO ABRANGENTE

Descritiva-indutiva, holsti- Propriedade essen- Princpio vital; sopro Conceito essenca, limitada ao organismo cial vital (criao divina) cialista de vida

Fonte: Elaborado pelos autores.

Estilo de pensamento biolgico mecanicista


No mesmo momento histrico marcado pelas complicaes ao estilo descritivo, em que a atividade cientfica dos filsofos naturalistas prope modelos explicativos sobre a natureza,6 o meio filosfico iniciava discusses
6

Dentre tantos destacamos, por exemplo, os modelos do Sol como centro do Universo regido por movimentos circulares (modelo heliocntrico), em superao ao modelo geocntrico, e do sistema da circulao do sangue humano em analogia aos sistemas mecnicos, proposto por Vesalius, Harvey e outros, em superao ao modelo explicativo de Galeno adotado desde a Antiguidade, de movimento no circular, mas semelhante a ondas em que o sangue ia e voltava.

Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

31

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

para a proposio de um mtodo cientfico para compreender os fenmenos da natureza. O domnio do mtodo indutivo como forma de investigao, controle e sistematizao, permitiu aos mdicos anatomistas e aos fsicos mecnicos que sistematizassem, por volta do sculo 15 e posteriormente, proposies que pudessem contribuir para uma nova forma de pensar o fenmeno vida. O estilo mecanicista ganhou adeptos e se manteve fortalecido com as publicaes de pensadores como Hipcrates, Galeno, Leonardo da Vinci, Vesalius, Harvey, Malpighi, Descartes e Newton (Rossi, 2001; Bertoni, 2007). O modelo humano de movimento do sangue, proposto principalmente por Harvey, foi acolhido por Descartes como um dos elementos mais consistentes para explicar a natureza mecnica do fenmeno vida, a ponto de acreditarem que o sangue era o fluido portador do princpio vital. Apesar de ambos concordarem com o movimento do sangue pelo corpo humano, contexto em que Descartes referencia total crdito Harvey (Rossi, 2001; Westfall, 2003), o filsofo no era adepto ao vitalismo defendido pelo anatomista Harvey, para quem o sangue uma espcie de portador do princpio vital do qual depende a vida. A teoria cartesiana coerente com o estilo mecanicista e no com a crena vitalista, por meio da qual Harvey atribui o princpio vital a algo no material, invisvel, porm essncia que poderia fluir pelo sangue. Como afirma Mayr (2008, p. 30), tal perspectiva vitalista sustenta que o agente vital foi caracterizado com mais frequncia como um fluido (no um lquido), em analogia com a gravidade de Newton e com o calrico, o flogisto e outros fluidos imponderveis. A teoria da combusto do flogisto, elaborada pelo mdico alemo Georg Stahl no final do sculo 17, exime o maior florescimento do vitalismo em oposio ao princpio mecanicista da vida (Mayr, 2008). No entendimento de Descartes, tanto o corpo humano quanto os animais so mquinas e, sem alma, so simplesmente autmatos, no mais que isso. So mquinas construdas pelas mos de Deus e incomparavelmente mais bem-organizadas, com movimentos bem mais admirveis do que as mquinas 32
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

que eram inventadas pelas mos humanas (Capra, 1997). Na viso mecanicista, essas mquinas funcionam com base em princpios mecnicos que regulam seus movimentos e suas relaes (Reale; Antiseri, 2004b). Nesse primeiro momento do mecanicismo, que emerge nos sculos 15 e 16, a preocupao est com a viso de mundo medieval, fortemente marcada pela teologia crist e pela filosofia aristotlica. A noo de mecanizao da natureza tem em si o conhecimento do mundo como mquina e a mquina do mundo tornou-se a metfora dominante da era moderna (Capra, 1997, p. 34) em contraposio a um Universo espiritual e vivo. Assim, importante esclarecer que, nesse momento histrico, o mecanicismo se pautava pela necessidade do estudo dos fenmenos, que podiam ser medidos e quantificados, isto , a mquina humana, e a dos animais, governada por princpios mecnicos e por leis matemticas exatas. Por essa razo, Harvey se aproximou mais do princpio vital como explicao do fenmeno vida, do que ao princpio mecnico, pois os fenmenos que os fisiologistas tentaram explicar envolviam processos qumicos que eram desconhecidos na poca e no podiam ser descritos em termos mecnicos (Capra, 1997, p. 35). Diferentemente de Harvey, que adere ao princpio vital como um fundamento no material (ou como substncia especial que no podia ser encontrada na matria inanimada) para explicar o movimento do sangue pelo corpo, Descartes se aproxima do princpio mecnico pautado na existncia material, invisvel porm no sobrenatural, de uma causa que considerava ser a responsvel pelos batimentos cardacos, o fogo cardaco (Donatelli, 2003). O que causa estranheza em Descartes que elabora uma explicao mecanicista para o funcionamento do corao, mas ao mesmo tempo se aproxima do princpio vital do fogo cardaco defendido por Aristteles e Galeno, na Antiguidade grega. Segundo Donatelli (2003), para sustentar seu posicionamento mecanicista Descartes necessitou explicar sobre a existncia de um motor que possibilitasse todas as funes fisiolgicas. Esse motor, conforme Donatelli (2003, p. 328), tem por base o fogo cardaco que, por um processo semelhante fermentao, faz com que o sangue entre em ebulio e distribua-se pelo corpo por meio das
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

33

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

artrias. Lembramos que este posicionamento de Descartes, da fermentao pelo fogo cardaco como base do movimento do corao e do sangue, mais flexvel ainda se compararmos com mecanicistas mais extremos que acreditavam no haver diferena entre os organismos e a matria inanimada, isto , de que no existem processos especficos da vida (Mayr, 2008). Para os mecanicistas, as propriedades da matria podem ser explicadas pelas propriedades fsicas das partes muito pequenas (corpsculos) que compem o organismo, assim como pelo movimento que provocam e as interaes entre essas pequenas partes materiais, que correspondem ao princpio mecnico das transformaes. Desse modo, Descartes explicou a rarefao do sangue quando o fogo cardaco entrava em contato com o ar (Donatelli, 2003). Diante dessa explanao do contexto histrico de embates entre essas duas concepes contrrias, a do vitalismo de Harvey e a do mecanicismo de Descartes, ressaltamos que aos vitalistas cabia o reconhecimento da grande diversidade de explicaes para o fenmeno vida. Segundo Mayr (2008, p. 23), esse contramovimento geralmente descrito sob o termo guarda-chuva vitalismo. Aos mecanicistas cabia o domnio de conhecimentos fsicos sobre a conservao da quantidade de movimento, porm faltavam conhecimentos cientficos desenvolvidos em tempo histrico posterior, que permitiam criar modelos atmicos mais coerentes para explicar as propriedades dessas minsculas pores da matria, em superao ao modelo atomista dos quatro elementos, e tambm sobre a conservao da massa e do conceito de energia e sobre a conservao da energia. Mayr (2008), a respeito dessa discusso sobre o princpio vital ou princpio mecnico, assegura que desde Galileu at os tempos modernos, tem havido na biologia um movimento de gangorra entre explicaes estritamente mecanicistas da vida e as mais vitalistas (p. 23). De fato, vrias formas vitalistas que acondicionam o princpio vital representam extenses bastante legtimas do programa cartesiano na biologia mecanicista com meios newtonianos, como pode ser conferido pelo conceito fora vital atribudo por Johannes Mller em substituio ao de fluido vital, sendo, para ele, indispensvel para explicar as manifestaes 34
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

da vida que de outro modo seriam inexplicveis (p. 30). A mesma situao de gangorra pode ser observada com o embriologista Hans Driesch, considerado mecanicista no incio dos seus trabalhos que acabou se convertendo totalmente de mecanicista empedernido a vitalista extremo (p. 27). Para Mayr (2008), isso se deve ao fato de que nenhuma mquina jamais se construiu sozinha, replicouse, programou-se ou foi capaz de buscar a prpria energia (p. 22). A viso mais fisicalista do mecanicismo corresponde a uma das primeiras tentativas de explicar o significado de vida como fenmeno natural, em oposio ao modo sobrenatural, animista e mgico, marcado pelo pensamento mtico de compreender a realidade. O Deus artstico do renascimento comeou a ser visto pelos fsicos mecnicos como Deus construtor (Capra, 1997). Sob a influncia do pensamento cartesiano e a exigncia das cincias experimentais no final do sculo 18, o estilo mecanicista se caracteriza por compreender os organismos a partir do fracionamento em partes cada vez mais especializadas e menores. Dessa forma, compreende de modo analticoexplicativo as relaes de causa e efeito no funcionamento de cada uma de suas partes, ascendendo discusses para uma concepo de vida fundamentada nas foras mecnicas. Alm da fisiologia, esse movimento mecanicista contribuiu para a formulao da teoria celular, novos estudos em embriologia, a ascenso da microbiologia e a proposio das leis da hereditariedade. Essas e outras pesquisas permitiram que a biologia se alicerasse na Fsica e na Qumica, assegurando explicaes fsico-qumicas da vida (Capra, 1997). Na histria do pensamento mecanicista ntida a concepo reducionista de vida, pautada pelo mtodo cartesiano que fracionou o todo em partes (propriedades funcionais especficas), a fim de compreender o todo organizado. Com o reducionismo, ampliou-se o conhecimento das partes, porm sem a compreenso sistmica, distante da noo de que o todo mais que a soma das partes e prximo da noo de que o todo pode ser explicado pelo conhecimento das partes (Capra, 1997).
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

35

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

Tambm claro que a crtica se estabelece nem tanto ao mecanicismo do fisicalismo, mas ao seu reducionismo. No entendimento de Mayr (2008), o reducionismo postula que todos os fenmenos e leis relacionados com eventos complexos, neste caso do mundo vivo, podem ser explicados ao serem reduzidos aos seus menores componentes. Mais caracterstico, ainda, seria que o nvel de integrao desses sistemas pode ser completamente explicado ao se conhecerem os menores componentes (Mayr, 2008, p. 406). Como exemplifica Capra (1997, p. 37), esse reducionismo encontra-se explcito nos estudos realizados por Pasteur (1822-1895) e na proposio de uma teoria microbiana das doenas, a partir do entendimento de que as bactrias eram vistas como a nica causa da doena. Ante a uma viso reducionista, que constitui o estilo mecanicista, percebemos, por exemplo, uma relao inversa entre os avanos na produo cientfica no mbito da biologia, concomitante com os avanos tecnocientficos dos instrumentos ticos e o ensino desse conhecimento nos dias atuais. O conhecimento se d historicamente do organismo clula, mas o ensino da Biologia, na maioria das vezes, se inicia no Ensino Mdio com o conhecimento da clula e dos mecanismos celulares envolvidos na manuteno da vida celular em direo aos tecidos, sistemas e organismo. Assim, a vida no contexto desse estilo de pensamento pode ser compreendida por analogia com a fsica mecnica das leis naturais, a partir de uma viso de mundo reducionista. No Quadro 2, a seguir, apresentamos uma sntese com a concepo de vida no sentido abrangente do estilo de pensamento biolgico mecanicista.
Quadro 2 Conceito de vida a partir do estilo de pensamento biolgico mecanicista
ESTILO CONCEPO DE VIDA SINGULARI- CONCEPO CONCEITO DADE ABRANGENTE Reduo do feConceito funnmeno vida s cionalista de leis fsicas e quvida micas

Mecanicista

Analtico-explicativa, mecanicista, reducionista ao funcionamento das partes P ro p r i e d a d e do organismo e aos mecanismos fsico- funcional qumicos celulares

Fonte: Elaborado pelos autores.

36

conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

Estilo de pensamento biolgico evolutivo


O estilo evolutivo emerge por volta do sculo 18, a partir da transformao do estilo de pensamento biolgico descritivo e se caracteriza por apresentar proposies consistentes advindas da teoria da evoluo dos seres vivos, em contrapartida com a ideia de um Universo geocntrico, imutvel e esttico. Com o estilo evolutivo possvel, num primeiro momento, olhar de modo diferenciado para a diversidade dos seres vivos que compem a natureza. Nesse contexto histrico de emergncia do estilo de pensamento biolgico evolutivo, entra em cena nova viso de mundo, a organicista. Esse modo de pensar considera o fenmeno vida em diferentes nveis de organizao e enfatiza, em particular, as caractersticas que compem os sistemas ordenados altamente complexos (Mayr, 2008). Nesse sentido, na perspectiva organicista, os processos no nvel molecular que poderiam ser explicados exaustivamente por mecanismos fsico-qumicos, so vistos quase como desprezveis em outros nveis de integrao, pois so substitudos pelas caractersticas emergentes dos sistemas organizados (p. 38). Essas caractersticas emergentes dos organismos vivos no se devem sua composio, e sim sua organizao (p. 38). No entendimento de Jacob (1983, p. 93), a instaurao do conceito de organizao no centro do mundo vivo acarreta muitas conseqncias e basicamente ele trabalha com trs ideias. A primeira diz respeito totalidade do organismo, como em um conjunto integrado de funes. A outra conduz ao desenvolvimento da ideia de que o ser vivo no estrutura isolada no vazio, mas se insere na natureza, com a qual estabelece diferentes relaes. A terceira, um modo diferenciado de organizar os objetos do mundo. Nessa terceira ideia, Jacob (1983) sintetiza a proposio de mudanas na organizao das coisas animadas e inanimadas, at ento tradicionalmente em trs reinos: animal, vegetal e mineral. Nessa perspectiva, o que diferencia o ser inanimado do ser animado est implcito na presena da alma que anima este ltimo e o diferencia na forma que esta atribui substancialmente potencialidade da matria.
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

37

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

Naturalistas como Lamarck e outros contriburam no final do sculo 18 para a organizao das ideias em torno da redistribuio das coisas da natureza em dois grupos: seres inorgnicos, considerados corpos compostos de matria bruta que se expande pela justaposio das substncias que os formam e no pelo efeito de um princpio vital interno; e seres orgnicos, que dispem de um princpio vital muito acentuado e da capacidade de reproduzir os semelhantes (Jacob, 1983, p. 23). Nos seres orgnicos, a presena desse princpio vital que assegura vitalidade para as funes orgnicas, o que permite juntar os defensores dessa concepo e nomin-los de vitalistas, como abordado anteriormente neste texto. Mesmo com os avanos nas pesquisas sobre clula no sculo 19, muitos pesquisadores defenderam o vitalismo como modo de explicar as manifestaes da vida, agora observadas em uma clula. Sem ainda compreender a organizao interna da clula, esses estudos permitiram a elaborao da tese da existncia de uma substncia especial, o protoplasma, no encontrada nos seres inorgnicos, na matria inanimada. No ponto de vista de Jacob (1983), no h uma nica organizao do ser vivo, mas sim uma srie de organizaes encaixadas umas nas outras como bonecas russas. (...) A cada nvel de organizao evidenciado corresponde uma nova maneira de abordar a formao dos seres vivos (p. 23). Tal constituio, na viso dele, se deu historicamente por meio dos avanos nas pesquisas cientficas.
A partir do sculo XVI, v-se aparecer, em quatro momentos, uma nova organizao, uma estrutura de ordem cada vez mais elevada: primeiro, com o comeo do sculo XVII, a articulao das superfcies visveis, o que pode chamar estrutura de ordem um; depois, no final do sculo XVIII, a organizao, estrutura de ordem dois que engloba rgos e funes que acaba transformando-se em clulas; em seguida, no comeo do sculo XX, os cromossomos e os genes, estrutura de ordem trs oculta no interior da clula; enfim, no meio do sculo [XX], a molcula de cido nuclico, estrutura de ordem quatro em que se baseiam hoje a conformao de todo organismo, suas

38

conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

propriedades e sua permanncia atravs das geraes. A anlise dos seres vivos realizada sucessivamente a partir de cada uma destas organizaes (Jacob, 1983, p. 23).

Nessa mesma perspectiva, o fsico terico e filsofo da cincia Fritjof Capra, em A teia da vida uma nova compreenso cientfica dos sistemas vivos (1997), defende a ideia da existncia de diferentes nveis de complexidade e, em cada nvel os fenmenos observados exibem propriedades que no existem no nvel inferior (p. 40). Compartilhando dessa ideia, o filsofo da cincia Charlie Dunbar Broad, no comeo da dcada de 20, cunhou o termo propriedades emergentes para as propriedades que emergem num certo nvel de complexidade, mas no existem em nveis diferentes (Capra, 1997, p. 40). Capra (1997) acentua luz desse novo modo de pensar a vida que as propriedades essenciais de um organismo, ou sistema vivo, so propriedades do todo, que nenhuma das partes possui. Elas surgem das interaes e das relaes entre as partes. (...) a relao entre as partes e o todo foi revertida. Na abordagem sistmica, as propriedades das partes podem ser entendidas apenas a partir da organizao do todo (p. 40-41). Nesse contexto, cada nvel de organizao no pode ser pensado como blocos funcionais ou montando uma totalidade limitada como peas de um quebra-cabea; pelo contrrio, cada nvel est em constante interao com os demais e eles s se mantm devido a estas interaes. Esse mesmo autor (Capra, 1997) nos ajuda a compreender que a viso complexa contextual na medida em que a anlise limita, isola, fragmenta o todo em partes para entend-lo fora do seu contexto. Para compreenso do estilo de pensamento biolgico evolutivo, evidencia-se a necessidade de inserir as partes no contexto de um todo mais amplo. De modo contrrio ao modelo contextual e prximo ao analtico, o estilo biolgico descritivo assumia tal postura ao retirar a espcie do ambiente para poder analisar suas caractersticas e classific-la de acordo com o seu estado de perfeio. Do momento de transformao ao estilo evolutivo em diante, o estilo
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

39

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

descritivo se reconfigurou de modo que possvel, hoje, avanarmos da classificao dos seres vivos para organizao da vida. Os seres vivos formam uma organizao que est integrada a outras organizaes. Enquanto Jacob (1983) trabalha com a ideia de organizao em torno das pesquisas ocorridas com os avanos microscpicos e as proposies da teoria celular ao longo do sculo 19, Capra (1997) apresenta a ecologia como disciplina emergente da Biologia organicista do sculo 19. Tal viso complexa permitiu ecologia um olhar sobre as relaes entre o organismo, compreendido, num certo nvel de organizao, com o mundo externo circunvizinho. Capra descreve em Teia da vida (1997) uma nova perspectiva em superao ao modelo de hierarquizao da natureza representada na Scala Naturae. O prprio ttulo Teia da vida incita a transmitir uma concepo de entrelaamento, de interdependncia entre os integrantes da organizao. interessante destacar que esse autor, ao se referir a nveis de organizao, no est preocupado em estabelecer tais nveis hierarquicamente, pelo contrrio, procura olhar tais nveis na perspectiva da horizontalidade dos sistemas vivos, sejam esses organismos, partes desses ou comunidades completas. E mais, para Capra (1997), a interpretao dessa situao no passa de uma projeo humana, pois se olharmos na natureza em sua complexidade, no h acima ou abaixo, portanto, no h hierarquias, mas sim redes recolhidas dentro de outras redes. S possvel pensarmos em concepo de vida a partir do estilo de pensamento biolgico evolutivo se houver compreenso do conceito de organizao e este no contexto da emergncia. Cada nvel de organizao expressa possibilidades de definies de vida em diferentes sistemas vivos, sejam estes: agente infeccioso, clula, tecido, rgo, sistema, organismo, espcie, populao, comunidade, ecossistema, biosfera. A concepo de vida que se distribui nos seres vivos enquanto caracterstica e permite a noo taxionmica, passa a ser substituda pela concepo de vida que se organiza enquanto objeto complexo e possibilita a noo sinttica. A interpretao do fenmeno vida extrapola o indivduo, o organismo, a distino 40
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

entre o orgnico e o inorgnico. Assim, podemos entender, nesse estilo, que o inorgnico o que est privado de vida, mas faz parte de outra organizao mais ampla que se estende desde a vida numa clula vida no planeta. Em meio a esta perspectiva organicista, na metade do sculo 19, as ideias sistematizadas por Charles Darwin sobre a evoluo das espcies como superao viso de mundo criacionista e da imutabilidade da vida, passaram a configurar um novo modelo explicativo para este fenmeno (Paran, 2008). Nesse sentido, no somente os seres vivos atuais, mas tambm os do passado, passaram a ser pensados como tendo uma origem evolutiva, considerando-se ser a seleo natural o principal agente dessa modificao (Reale; Antiseri, 2004c). Mesmo com os avanos nas discusses evolutivas, no entanto, faltaram esclarecimentos para uma contraposio e superao das explicaes fixistas; explicaes essas ligadas ao mecanismo hereditrio. Com o estilo de pensamento biolgico mecanicista presente no contexto cientfico, principalmente para tornar clara a ordem mecnica de funcionamento dos seres na sua individualidade, Gregor Mendel sintetizou e props como resultado de seus estudos um modelo explicativo sobre a transmisso de caractersticas entre os seres vivos (Mayr, 2008). Por mais que Mendel tivesse acompanhado a transmisso dessas caractersticas, no se sabia ainda os mecanismos dessa transmisso. Tambm no se tinha conhecimentos sobre diviso celular. No incio do sculo 20, conhecimentos genticos, associados aos conhecimentos e avanos a partir da teoria celular, possibilitaram o reconhecimento dos trabalhos de Mendel e de outros pesquisadores, contribuindo para a apresentao da sntese evolutiva moderna, modelo explicativo que vincula os mecanismos evolutivos ao programa gentico. Esses e outros acontecimentos no modo de pensar a teoria evolutiva e os conhecimentos genticos, atrelados a pesquisas celulares sobre mitose, meiose e sntese proteica, marcam a influncia para a extenso do estilo de pensamento biolgico evolutivo, porm acentuam as bases para a constituio e instaurao dessa nova forma de pensar o fenmeno vida sob a ao humana de manipulao do material gentico.
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

41

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

No Quadro 3, a seguir, apresentamos uma sntese com a concepo de vida no sentido abrangente do estilo de pensamento biolgico evolutivo.
Quadro 3 Conceito de vida a partir do estilo de pensamento biolgico evolutivo
ESTILO Evolutivo CONCEPO DE VIDA SINGULARIDADE CONCEPO CONCEITO ABRANGENTE Conceito emergentista de vida

Contextual, organicista e complexa: Propriedade emerIntegrao clula organismo biosfera gente

Fonte: Elaborado pelos autores.

Estilo de pensamento biolgico da manipulao gentica


O estilo da manipulao gentica se caracteriza por apresentar, a partir do sculo 20, uma nova gerao de pesquisadores da rea da Biologia, da Fsica e da Qumica, que confirmaram os trabalhos sobre a hereditariedade e construram novos modelos explicativos para compreender o fenmeno vida vinculados diretamente ao material gentico. Dentre esses modelos, destacamos o da estrutura do DNA em dupla hlice inserido em uma viso genecntrica. Com as necessidades de se realizar atividades cada vez mais especializadas, a Biologia evolutiva perde foras diante da possibilidade de se conhecer o mundo microscpico dos mecanismos biolgicos (Paran, 2008). Tal especializao distancia e/ou impossibilita o conhecimento da totalidade e, consequentemente, de prever os resultados de uma ao restrita sobre as partes acerca dessa totalidade, o que demonstra a fragilidade do modelo reducionista.7
7

Como exemplo de superao dessa viso reducionista por uma viso mais complexa, destacamos a necessidade de compreenso de que o mesmo animal integra as relaes com os demais seres vivos, estudado as partes e o todo dos sistemas que o compe e as relaes dinmicas entre os componentes homogneos nos estgios iniciais de desenvolvimento embrionrio que, eventualmente, geram um organismo inteiro integrado em condies de se reproduzir. Noutros termos, o mesmo animal pode ser visto sob a perspectiva da organizao dos seres vivos, dos sistemas biolgicos, da biodiversidade e da manipulao gentica (Paran, 2008).
conteXto & eDucAo

42

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

Nesse contexto, ainda, ao mesmo tempo em que a emergncia das pesquisas moleculares propicia o desenvolvimento da biotecnologia, os estilos mecanicista e evolutivo passam a sofrer complicaes por conta da manipulao gentica, com a aplicabilidade da tcnica de DNA recombinante. O problemtico conceito de espcie biolgica, por exemplo, sofre complicaes nos anos de 70/80 em diante, pois uma espcie que passa pelo processo de modificao da sua base genmica (organismo geneticamente modificado) deixa de pertencer espcie descrita e passa a constituir outra espcie? Nos tempos atuais essas mudanas provocadas na estrutura gentica geram conflitos filosficos, cientficos, teolgicos e sociais, bem como, colocam em discusso o fenmeno vida sob a perspectiva da biotica. Esse estilo da manipulao gentica fortalece suas bases de instaurao num perodo em que os estilos de pensamento biolgico predominantes em outros momentos histricos no se extinguem, mas permanecem sujeitos interferncia dessa nova forma de pensar em uma nova ordem discursiva. Este estilo da manipulao gentica, ainda em processo de organizao inicial, exige um novo modelo explicativo que demarca a condio do ser humano em compreender o fenmeno vida a partir da estrutura fsico-qumica dos seres vivos, os mecanismos celulares, as consequentes alteraes biolgicas, e as novas relaes e interaes. Na perspectiva da manipulao gentica, o ser humano pode interferir na vida, nos mecanismos celulares, nos fenmenos naturais e na natureza do planeta. Formulam-se, assim, possibilidades de interveno humana nos processos de vida (Mayr, 2008), caminhando para discusses a respeito da manipulao gentica, com os avanos da cincia e da tecnologia, refletidas na Biologia molecular da metade do sculo 20. Dessa forma, o entendimento do fenmeno vida e, consequentemente, do conceito atual de vida, implica novos estudos sobre a tecnologia do DNA recombinante e suas possveis influncias na complexidade dos sistemas vivos, intervindo e alterando na evoluo natural do fenmeno vida. Os desafios deste
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

43

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

estilo de pensamento biolgico parecem ser infindveis, porm estes procedimentos envolvendo a manipulao gentica se encontram num momento histrico de consolidao do processo de desenvolvimento, procurando se sustentar pela sintonia com a viso complexa de mundo do final do sculo 20. Tambm pela forma de observar, pensar, agir e enfrentar as pressuposies que se formam, une e mantm os membros do coletivo de pensamento formado pelos que pertencem ao crculo esotrico de pesquisa na Biologia molecular e gentica molecular, em torno de tcnicas que possibilitam ao ser humano a manipulao do material gentico das espcies, inclusive sua prpria espcie, assegurando as bases que sustentam a emergncia do estilo de pensamento biolgico da manipulao gentica. No Quadro 4, a seguir, apresentamos uma sntese com a concepo de vida no sentido abrangente do estilo de pensamento biolgico da manipulao gentica.
QUADRO 4 Conceito de vida a partir do estilo de pensamento biolgico da manipulao gentica
ESTILO CONCEPO DE VIDA SINGULARIDADE CONCEPO CONCEITO ABRANGENTE

Relacional (relaes de causaInterveno e alManipulao lidade), reducionista-genecn- Propriedade gen- terao da evo- Conceito relacioGentica trica , manipulao das bases tica luo natural do nal de vida fsico-qumicas da vida fenmeno vida

Fonte: Elaborado pelos autores.

Consideraes finais
Neste trabalho delineamos uma sntese de como se configura cada estilo de pensamento biolgico, sem pretender esgotar o assunto. Cada um dos estilos de pensamento biolgico traz expresses e uma linguagem que se tornam prprias dos sujeitos que compartilham tais ideias. Consideramos outro fundamento importante, em que cada estilo de pensamento se compe a partir de ideias e de conhecimentos anteriores, os quais Fleck (2010) entende como as protoideias 44
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

e que marcam o incio do estilo de pensamento biolgico e as interferncias dos momentos histricos, as relaes sociais, econmicas, polticas, religiosas e culturais de cada contexto. A comunicao, tanto intra quanto intercoletiva de ideias, se constituiu como elemento importante para que ocorresse a divulgao dos estilos. As publicaes deixadas pelos sujeitos histricos permitiram a divulgao das ideias principais que se configuraram, em alguns momentos, como ideias divergentes, apresentando outra forma de perceber e interpretar o mundo, o homem, a diversidade de seres vivos, a vida, com outra forma de pensar, de agir, dando continuidade ao perodo de propcias transformaes. Por mais que consideremos um momento de passagem, com ruptura no abrupta de um estilo de pensamento para outro, tal passagem ocorre de forma no linear. Nesse sentido, torna-se possvel a convivncia de diferentes formas de pensar o fenmeno vida, com predominncia de um dos estilos de pensamento biolgico, tanto que a superao de um determinado estilo no implica necessariamente sua excluso como forma de pensar. Os modelos epistemolgicos podem conviver na forma de estilos diferenciados por conta dos diferentes tipos de conhecimento e da superao do conhecimento cientfico estruturado e sistematizado, tomado como verdade num determinado momento histrico. Na Histria da Biologia percebemos que o objeto de estudo sempre esteve ligado ao fenmeno vida, influenciado pelo pensamento historicamente construdo, correspondente concepo de cincia de cada poca e maneira metdica de conhecer a natureza. Desde a Antiguidade at a contemporaneidade, esse fenmeno foi entendido de diversas maneiras, conceituado tanto pela filosofia natural quanto pelas cincias naturais, de modo que se tornou referencial na construo do conhecimento biolgico e na criao de modelos interpretativos do fenmeno vida. Referenciados nos estilos de pensamento biolgico, podemos demarcar quatro modelos interpretativos desse fenmeno como base estrutural para o currculo de Biologia no Ensino Mdio. Cada modelo interpretativo caracteriza
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

45

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

conhecimentos de grande amplitude, que identificam e organizam os campos de estudo das cincias biolgicas que permitem conceituar vida em distintos momentos da Histria e, desta forma, auxiliar no embate as grandes problemticas da contemporaneidade. Esses conjuntos de conhecimentos biolgicos abrangentes fundamentam as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educao Bsica das escolas do Paran (Paran, 2008) e organizam o currculo da disciplina Biologia da seguinte maneira:
QUADRO 5 Proposta de organizao curricular para a Biologia no Ensino Mdio
ESTILO DE PENSA- CONHECIMENTO ABRAN- CONTEDOS BSICOS DA DISCIPLINA DE MENTO BIOLGICO GENTE BIOLOGIA NO ENSINO MDIO Descritivo Organizao dos Seres Vivos Classificao dos seres vivos: critrios taxonmicos e filogenticos Sistemas biolgicos: anatomia, morfologia e fisiologia Mecanismos de desenvolvimento embriolgico Mecanismos celulares biofsicos e bioqumicos Teorias evolutivas Transmisso das caractersticas hereditrias Dinmica dos ecossistemas: relaes entre os seres vivos e interdependncia com o ambiente Organismos geneticamente modificados

Mecanicista

Mecanismos Biolgicos

Evolutivo Manipulao Gentica

Biodiversidade Manipulao Gentica

Fonte: Elaborado pelos autores a partir de Bertoni (2007) e Paran (2008).

O mais importante que este texto possa contribuir para uma formao mais coerente do professor de Biologia e possibilite uma discusso entre os pares, com crescimento profissional e de valores humanos, resultando em melhorias na sua prtica docente. Nesse sentido, este texto contribui, por exemplo, para que professores de Biologia possam ter uma formao especfica e um olhar integral e contextual ao selecionar os contedos, os encaminhamentos metodolgicos e as expectativas de aprendizagem para determinada srie do Ensino Mdio, considerando a necessidade de discusses envolvendo questes da vida humana e a interveno humana na vida do planeta. 46
conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

O professor de Biologia, inserido nesse processo permanente de formao a partir da compreenso histrica das concepes de vida, amplia sua viso quanto seleo de contedos, de contextualizao e integrao conceitual, de potencializao do material didtico, mas tambm suas responsabilidades com o processo de mediao e formao dos estudantes para valorizao da vida. A incluso dessa perspectiva dos estilos de pensamento biolgico e a relao com os modelos interpretativos no processo de formao inicial e continuada de professores, permitir que os mesmos possam ampliar seus referenciais e, ao longo do trabalho docente, os contedos sejam mais bem-selecionados e organizados. Desse modo, tal prtica assume um encaminhamento mais integrado e relacionado com as demandas culturais, sociais, ticas e polticas, com implicaes diretas na abordagem desses contedos em sala de aula. Acredito que o professor com esta formao histrica e a compreenso de como emergiu o conceito atual de vida, possa assegurar um ensino melhor contextualizado do conhecimento biolgico, contribuindo para que os estudantes possam estabelecer relaes com a vida prtica, com o cotidiano, com as decises na pesquisa, no consumo, na tecnologia, do uso ou no de alimentos transgnicos, do saber lidar com as questes de sexualidade e gnero, dos acontecimentos micro e macroambientais, da valorizao do corpo e da vida, das implicaes bioticas, enfim, do envolvimento sociocultural dos avanos do conhecimento biolgico na vida cotidiana das pessoas. Nesse caminho, acredito no ensino pblico mais qualificado, em que a aprendizagem dos conceitos biolgicos ter significado e ser mais relevante para todos. Para tal, este texto vem se somar aos esforos no sentido de qualificar o ensino de Biologia relativo aos estudos do fenmeno vida e de transformaes na forma de pensamento de professores de Biologia em relao ao conhecimento biolgico sobre esse fenmeno. Sendo assim, ao demarcarmos os estilos de pensamento biolgico e as concepes de vida decorrentes, contribumos para a compreenso de como emergiu o conceito atual de vida e as implicaes e contribuies diretas no
Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

47

Danislei Bertoni araci asinelli Da luz

processo de formao do professor de Biologia, na organizao curricular da disciplina de Biologia para a Educao Bsica e na produo de material didtico no que diz respeito organizao, seleo e abordagem de contedos nos livros didticos de Biologia e seu intenso dilogo com as reas correlatas. Afinal, a vida um direito de todos.

Referncias
BERTONI, D. Um estudo dos estilos de pensamento biolgico sobre o fenmeno vida. Curitiba, 2007. 183 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal do Paran. Disponvel em: <www.ppge.ufpr.br/teses/M07_bertoni.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2010. BOMBASSARO, L. C. Cincia e mudana conceitual: notas sobre epistemologia e histria da cincia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. BRASIL. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao, 2000. CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreenso cientfica dos sistemas vivos. So Paulo: Cultrix, 1997. DELIZOICOV, D. A. potencialidade das reflexes epistemolgicas. In: BORGES, R. M. R. (Org.). Filosofia e histria da cincia no contexto da educao em cincias: vivncias e teorias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. DONATELLI, M. C. O. F. Descartes e os mdicos. Revista Scientiae Studia, v. 1, n. 3, p. 323-336, 2003. Disponvel em: <www.scielo.br/pdf/ss/v1n3/a03v1n3.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2012. FLECK, L. Gnese e desenvolvimento de um fato cientfico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. JACOB, F. A lgica da vida: uma histria da hereditariedade. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. MAYR, E. Desenvolvimento do pensamento biolgico: diversidade, evoluo e herana. Braslia: UnB, 1998. MAYR, E. Isto biologia: a cincia do mundo vivo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008.

48

conteXto & eDucAo

estilos De Pensamento Biolgico soBre o Fenmeno ViDa

PARAN. Secretaria de Estado da Educao do Paran SEED/PR. Departamento de Educao Bsica. Diretrizes Curriculares da Educao Bsica Biologia. Curitiba: Seed; DEB, 2008. PARREIRAS, M. M. M. Ludwik Fleck e a historiografia da cincia: diagnstico de um estilo de pensamento segundo as cincias da vida. Belo Horizonte, 2006. 204 p. Dissertao (Mestrado em Histria) Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da filosofia Filosofia pag antiga. So Paulo: Paulus, 2004a. REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da filosofia do humanismo a Descartes. So Paulo: Paulus, 2004b. REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da filosofia do romantismo ao empiriocriticismo. So Paulo: Paulus, 2004c. RONAN, C. A. Histria ilustrada da cincia das origens Grcia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997a. RONAN, C. A. Histria ilustrada da cincia da renascena revoluo cientfica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997b. ROSSI, P. O nascimento da cincia moderna na Europa. Bauru: Edusc, 2001. RSEN, J. Razo histrica teoria da histria: fundamentos da cincia histrica. Braslia: UnB, 2001. RUSS, J. Dicionrio de filosofia. So Paulo: Scipione, 1994. SCHFER, L.; SCHNELLE, T. Introduo Fundamentos da perspectiva sociolgica de Ludwik Fleck na teoria da cincia. In: FLECK, L. Gnese e desenvolvimento de um fato cientfico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. WESTFALL, R. S. A construo da cincia moderna mecanismos e mecnica. Porto: Porto Editora, 2003.

Ano 26 n 86 Jul./Dez. 2011

49

Anda mungkin juga menyukai