Anda di halaman 1dari 29

Diagnosticando Patologias Monetrias: Seus Impactos sobre a Atividade Produtiva na Viso de Keynes e Veblen

Fernanda Cardoso Gilberto tadeu lima

R esumo Este artigo, elaborado a partir da concepo de patologias monetrias de Keynes, focaliza a dimenso psicolgica das relaes monetrias o amor pelo dinheiro e o fazer dinheiro e seus efeitos sobre o processo produtivo e o bem-estar social. Na tentativa de um embasamento analtico-terico mais elaborado dessa concepo, alm de nos basearmos no prprio Keynes, nos apoiamos na obra de Thorstein Veblen, buscando sugerir respostas tentativas a uma pergunta intrigante suscitada pelo ensaio As possibilidades econmicas de nossos netos, publicado por Keynes em 1930: por que e como ocorreria a mudana de valores por ele antevista, fazendo com que as pessoas reconheam o amor pelo dinheiro pelo o que ele realmente uma patologia e se voltem para a verdadeira arte de viver? PalavRas- chave moral, tica, patologia monetria, atividade produtiva a bstRact This paper, which draws upon Keynes conception of monetary pathologies, focuses on the psychological dimension of monetary relations money-loving and money-making and their impacts on the production process and social well-being. In an attempt to provide a more elaborated analytical and theoretical foundation to such conception, we also draw upon some of Veblens writings, with a view to suggest some tentative answers to an intriguing question one may raise upon reading Keynes 1930 essay The economic possibilities for our grandchildren: why and how would come about a change of values such as the one envisaged by Keynes, which would lead people to assess the money-motive at its true value, as a pathology, and to devote major attention to the true art of good life? K ey WoRds moral, ethics, monetary pathology, production activity Jel classification B19, B15, B41

Cabem agradecimentos - acompanhados das isenes de praxe - a um parecerista annimo e a Antonio Carlos Macedo e Silva por valiosos comentrios e sugestes.

Graduada em Economia pela FEA-USP e Mestranda em Economia no IE-UFRJ. [fgc13@uol.com.br] Professor do Departamento de Economia da FEA-USP agradece o suporte de pesquisa do CNPq. [giltadeu@usp. br] (Recebido em maio de 2005. Aceito para publicao em janeiro de 2006).

Est. Econ., so Paulo, v. 36, n. 2, P. 293-321, aBRIl-JunHo 2006

294

Diagnosticando Patologias Monetrias

there are valuable human activities which require the motive of money-making and the environment of private wealth-ownership for their full fruition. Moreover, dangerous human proclivities can be canalised into comparatively harmless channels by the existence of opportunities for money-making and private wealth, which, if they cannot be satisfied in this way, may find their outlet in cruelty, the reckless pursuit of personal power and authority, and other forms of self-aggrandizement...But it is not necessary for the stimulation of these activities and the satisfaction of these proclivities that the game should be played for such high stakes as at present. Much lower stakes will serve the purpose equally well, as soon as the players are accustomed to them.

J. M. Keynes (cW, VII, p. 374)

IntRoDuo A abordagem econmica clssica, e seu desdobramento neoclssico, atribuem moeda um carter essencialmente neutro, restringindo o seu papel ao cumprimento das funes de meio de troca e unidade de conta. No entanto, como bem advertiu Keynes no sculo passado, a moeda no neutra, pois o seu alto prmio de liquidez lhe confere atributos que implicam a sua no neutralidade. Como bem explicitado na teoria Geral (1936), a possibilidade de que a preferncia pela liquidez gere uma insuficincia de demanda efetiva faz com que o pleno emprego de fatores no seja o nico equilbrio possvel, se que realmente atingvel sob a existncia das tais patologias monetrias. Como bem sugeriu Keynes em seu famoso artigo de 1937, escrito em resposta a crticos da teoria Geral, se a moeda fosse realmente neutra, quem fora de um hospcio desejaria mant-la como reserva de valor? O presente artigo, construdo a partir dessa intuio fundamental de Keynes, pretende enfatizar a dimenso psicolgica das relaes monetrias, quais sejam, emprestando os prprios termos de Keynes, o amor pelo dinheiro e o fazer dinheiro. Afinal, essas chamadas patologias monetrias tm conseqncias importantes para a dinmica do processo produtivo e, simultaneamente, para o bem-estar da sociedade. Baseando-se no no conhecido Keynes da teoria Geral, e sim no Keynes com importantes abordagens filosficas acerca da economia como uma cincia moral a servio da tica, discutir-se- a perspectiva otimista de Keynes em relao ao futuro da humanidade. Em um de seus artigos mais conhecidos, As possibilidades econmicas de nossos netos (1930), Keynes sugere que quando o problema econmico for resolvido, a sociedade encarar as relaes monetrias como o que elas realmente so, ou seja, patologias. A partir de ento, as pessoas voltar-se-o para as coisas belas da vida, exercendo a verdadeira arte de viver. Mas, como e por que ocorrer essa mudana de valores, essa verdadeira mudana de mentalidade?
Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

295

Na tentativa de um embasamento analtico-terico mais elaborado dessa intuio de Keynes, buscamos apoio na obra do velho institucionalista Thorstein Bunde Veblen, pensador da passagem do sculo XIX para o XX. Mas este recurso a Veblen bastante seletivo, pois no pretendemos realizar uma fuso das idias desses autores, que inclusive apresentam diversos pontos de divergncia. Veblen possui uma abordagem antropolgico-evolucionria com princpios predominantemente darwinistas, que faz sugestes bastante interessantes acerca da origem das patologias monetrias. Na sua teoria da classe ociosa, cuja data original de publicao 1899, Veblen faz uma importante digresso transio do modo de vida pacfico para o modo de vida predatrio, qual atribui a origem da chamada classe ociosa. Veblen considera como inerente natureza humana o instinto do artesanato. Mas, como bem enfatiza o autor, onde quer que exista a instituio da propriedade privada se observa uma luta pela posse de bens, cuja fora motivadora a chamada emulao pecuniria. No entanto, a mais forte das demandas secundrias da emulao a absteno do trabalho, pois a desnecessidade de trabalhar passa a ser vista como um requisito de decncia, de posio social. Apresentadas as origens, observar-se-, com o desenvolvimento da indstria, o conflito entre o interesse industrial produtivo e o interesse pecunirio emulativo. Dado o seu propsito, o restante do artigo est estruturado em trs itens. O primeiro apresentar as principais concepes filosficas de Keynes acerca das patologias monetrias e do futuro da humanidade, baseando-se no prprio autor e, enfatizando novamente, o foco do presente artigo no a teoria Geral e em importantes comentadores de sua obra. O segundo item, por sua vez, abordar as sugestes evolucionrias de Veblen, tendo como mote a intuio de Keynes apontada no incio desta introduo. E, finalmente, o ltimo item sugerir possveis respostas tentativas quelas perguntas que desdobram da intuio de Keynes, baseando-se nas idias desses dois autores acerca das conseqncias do amor essencialmente patolgico pelo dinheiro sobre o processo produtivo. De fato, as crticas que Keynes e Veblen dirigem teoria neoclssica, especialmente no que diz respeito s relaes monetrias, fornecem pistas bastante interessantes sobre quais so as suas conseqncias reais para o desenvolvimento material e tico da sociedade.

1. a aBoRDaGEM DE KEYnEs Keynes (1930) no descarta a funcionalidade, mesmo que temporria, do amor pelo dinheiro na promoo de well-being1 para a sociedade. A funcionalidade do amor
1 No sentido de bem-estar. Para que no haja confuso com outras acepes desse termo em economia, o mesmo ser muitas vezes mantido sem traduo ao longo do artigo.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

296

Diagnosticando Patologias Monetrias

pelo dinheiro decorre do estmulo que dirige acumulao, permitindo assim que o problema econmico fundamental, o da sobrevivncia em bases satisfatrias, seja resolvido. Partindo de uma concepo bastante otimista da natureza humana, o autor acredita que uma vez que o problema econmico seja resolvido, os homens passaro a encarar o amor pelo dinheiro como ele essencialmente : uma patologia. A partir de ento os homens voltar-se-iam para a prtica da arte de viver, buscando contemplar coisas belas e agradveis, elevando o seu estado da mente e de esprito. Assim sendo, no presente item discorremos sobre as principais idias do Keynes com importantes abordagens filosficas acerca da economia como uma cincia moral a servio da tica, apresentando as origens de suas idias e as suas principais inferncias. 1.1 a origem de algumas das concepes Filosficas de Keynes A concepo de Keynes de que a Economia uma cincia moral parece encontrar explicao em seu legado filosfico, formado a partir de suas primeiras reflexes sobre a obra do filsofo moral G. E. Moore. Keynes chegou a Cambridge em 1902 e logo ficou sob a influncia de Moore, cujo livro Principia Ethica seria publicado em 1903. Aquelas reflexes que particularmente interessam, pois se relacionam com o entendimento ltimo de Keynes sobre a Economia, so sobre a introspeco, julgamentos individuais de valor e a interdependncia orgnica. Sobre este ponto, Davis observa que: What Keynes principally inherited from Moore, in fact, was the view that one could intuit, or grasp, in an act of individual judgment, general a priori relationships. this had been the central doctrine of Principia Ethica, where Moore had advanced the view that the good was sui generis and could only be grasped in and of itself. (1991a, p. 92). Conceitos e pressuposies que parecem ser enganosamente simples so na verdade complexos, de acordo com o mtodo de Moore. Um verdadeiro filsofo deveria fazer perguntas precisas, fazer distines se necessrio e analisar cada termo exaustivamente. Segundo Mini, [M]oore philosophical priorities are reversed. the method is more important than the conclusion. and if, as is often the case, a devotion to method leads to no firm conclusion, no matter. one will at least avoided useless arguments. (1991, p. 71). O autor argumenta que fcil ver como Keynes se apropriou do mtodo de Moore. Enquanto os predecessores de Keynes permaneceram encantados pela arquitetnica imponente da teoria clssica, Keynes examinou os seus componentes bsicos. Longe de ter se impressionado, ele considerou tal estrutura ilgica, contraditria e superficial. A economia clssica no configurava uma anlise sria, e sim de uma coleo de relaes simples obtidas por meio de seu mtodo analgico e retrico.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

297

Ainda segundo Mini, o grande objetivo do Principia Ethica de Moore era descobrir quais eram os princpios fundamentais da razo tica.2 Moore no tinha a iluso de que a tica era uma cincia: no se podem inferir certezas na tica por causa da ignorncia que circunda as conseqncias de nossas decises. Como os efeitos de um ato continuam por um tempo indefinido, nosso conhecimento acerca dos efeitos futuros ser extremamente falho, e assim no h como saber quais aes produzem o bem. Se insistirmos em aplicar padres rgidos para julgar o que certo ou errado, estaremos inaptos a decidir sobre qualquer regra de conduta. Mas, por outro lado, se abandonssemos os padres mais altos e aplicssemos um padro prtico cotidiano , a tica poderia fornecer algumas regras. E essas regras so aquelas mais universalmente reconhecidas pelo senso comum. Moore dizia que a ao prtica to difcil de avaliar que qualquer tentativa de fazlo leva inao, pois os desdobramentos conseqentes de uma ao so infinitos. Keynes, por sua vez, acreditava que embora seja difcil avaliar o melhor curso de uma ao, possvel exercer julgamento, ou at seguir um compromisso intuitivo. Para ODonnell (1989), o jovem Keynes acreditava que uma certa ignorncia em relao ao futuro no razo suficiente para negar a possibilidade de um julgamento racional sobre aes. Ento, o julgamento racional poderia proceder mesmo em condies de incerteza.3 Mas importante observar que, segundo Mini (1991), o mtodo de Moore ainda mostrou a Keynes que uma anlise no tem que levar necessariamente a certezas; tudo o que ela necessita fazer evitar o erro. De acordo com Fitzgibbons (1988), o efeito da filosofia de Moore foi negar que qualquer ao em poltica ou economia poderia ter uma justificao tica. Moore defendia que no h conexo causal entre tica e conduta, porque o compromisso imposto de fora para dentro e, portanto, est fora da tica. Entretanto, argumenta que Moore no defendeu o clculo utilitarista como uma forma de conduta j que na prtica impossvel, pois ns no podemos calcular as conseqncias num mundo complexo no qual os desdobramentos de nossas aes continuam infinitamente. Como sada, j
2 Mini sugere que o pensamento tico de Moore pode ser resumido da seguinte forma: primeiramente, no h tica cientfica ou no h nenhuma lista de deveres e virtudes; alm disso, muitas leis reconhecidas pelo senso comum podem ser seguidas de maneira profcua, pois podem levar estabilidade social sem que seja necessrio atingir o verdadeiro bem; e, finalmente, nas decises cotidianas, o indivduo provavelmente escolher corretamente se ele tomar decises com base no senso comum. (1991, p. 80). Uma tentativa recente de refinamento do conceito de incerteza desenvolvida em Dequech (2004), cuja concluso bsica que este conceito tem tanto uma dimenso ontolgica posto que est associado a uma viso da realidade como uma dimenso epistemolgica porquanto est associado com a falta de algum tipo de conhecimento. A nosso juzo, porm, esta dupla dimensionalidade no coloca em xeque a concepo do jovem e, em verdade, inclusive do maduro Keynes de que o julgamento racional pode proceder mesmo em condies de incerteza. Em certo sentido e extenso, pode-se mesmo sugerir que a percepo dessa dupla dimensionalidade da noo de incerteza subjaz concepo de probabilidade de Keynes, na qual probabilidade uma propriedade da maneira como pensado o mundo ou, mais precisamente, um grau de crena. Vale dizer, o prprio conceito de crena racional de Keynes teria assim, nessa sugesto, tanto uma dimenso epistemolgica como uma dimenso ontolgica.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

298

Diagnosticando Patologias Monetrias

que eliminou a possibilidade de tanto as motivaes como as conseqncias da ao serem guias de boa conduta, Moore defendeu seguir as convenes j que, sob sua concepo, todos sabem bem o que uma boa conduta e, dado que todos seguem convenes, a conformidade com elas o melhor para a civilizao. Em relao s convenes, vale observar que Keynes no descartar a sua funcionalidade. No seu famoso artigo-resposta de 1937, o qual ser melhor explorado mais frente, Keynes explicita que dado que o futuro incerto, e que tambm necessrio tomar decises, para nos conservarmos como homens racionais e econmicos, podemos tomar como guia o presente, o vigente estado de opinio e as chamadas convenes. Em My Early Beliefs (1938), porm, Keynes veio a repudiar algumas de suas concepes filosficas originrias. Keynes explicita que o que o chamado grupo de Bloomsbury, do qual fazia parte, depreendeu de Moore no correspondia ao todo que ele oferecia.4 Em suas palavras, [h]e had one foot on the threshold of the new heaven, but the other foot in sidgwick and the Benthamite calculus and the general rules of correct behavior. (1938, p. 436). Os membros do grupo de Bloomsbury aceitaram a religio (atitude de algum em relao a si mesmo e ao fim ltimo) de Moore e descartaram a sua moralidade (atitude de algum em relao ao mundo exterior e ao intermedirio). De fato, o que os adeptos de Moore consideravam como uma das maiores vantagens da sua religio era que fazia a moral desnecessria. Mas, insistir em permanecer sob a influncia dessa concepo, segundo Keynes (1938), seria austero e platnico, principalmente porque se ignorava a interdependncia de qualquer indivduo com o mundo exterior e porque s se baseava no presente, descartando as conseqncias provocadas por uma ao. Keynes classifica essa concepo como religio porque, baseando-se nela, tudo passava a possuir um carter estritamente racional e cientfico, ou seja, incontestvel. Como o autor explicita em uma passagem, [o]ur apprehension of good was exactly the same as our apprehension of green, and we purported to handle it with the same logical and analytical technique witch was appropriate to the latter. (1938, p. 438). Para Keynes (1938), os intelectuais do grupo de Bloomsbury eram o que se poderia dizer como os ltimos dos utpicos, pois acreditavam num progresso moral contnuo baseado na crena de que cada raa humana composta de pessoas decentes e racionais, influenciadas por padres verdadeiros e objetivos. Mas, como conseqncia do seu estado geral de esprito, segundo Keynes, os membros do grupo de Bloomsbury no compreenderam a natureza humana, incluindo a deles mesmos. A racionalidade que atriburam a essa natureza conduziu superficialidade, no apenas de julgamento, mas tambm de sentimento. Como apontado por Keynes,
4 Para uma apresentao detalhada sobre o idiossincrtico grupo de Bloomsbury, sugerimos o excelente Mini (1991).

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

299

the attribution of rationality to human nature, instead of enriching it, now seems to me to have impoverished it. It ignored certain powerful and valuable springs of feeling. some of the spontaneous, irrational outbursts of human nature can have a sort value from which our schematism was cut off. (1938, p. 448). De acordo com Davis (1991b), Keynes objetou a definio de conduta correta de Moore como uma ao que produz conseqncias boas. Em particular, Keynes argumentou que o princpio de unidades orgnicas de Moore insuficiente para uma determinao bem-sucedida do que bom, pois, na viso de unidades orgnicas de Moore, o compromisso de qualquer indivduo seria o de buscar a maior goodness do prprio universo. O autor ainda explicita que, para Keynes, o que faz com que algo em particular seja bom que a nossa percepo dele inspire sentimentos genuinamente bons em ns; conforme Davis, for Keynes goodness does not exist apart from good feelings.(1991b, p. 66). Davis (1991b) argumenta ainda que, para Keynes, a goodness possui uma dimenso subjetiva no sentido de que no existe parte da experincia dos indivduos, mas, sim, que depende sobremaneira da experincia. Ao mesmo tempo, isto no implicava para Keynes que o que pode ser dito bom ou ruim inteiramente relativo ao indivduo. Na viso de Moore, desde que o ser bom uma simples qualidade existindo absolutamente nela e por ela mesma, o bom deve ser reconhecido essencialmente da mesma forma por cada indivduo, com que no faz sentido falar de bom como ele de fato aparece ao indivduo ou como ele deveria normalmente aparecer ao individuo. Porm, segundo o mesmo Davis, Keynes no estava argumentando que nada na verdade existe parte de nossa experincia: sua concepo era a de que nossa caracterizao do que existe inescapavelmente dependente de nossa experincia e que um erro ignorar isso na abordagem sobre a intuio de algum, assim como fez Moore. Nesse contexto, vale outra observao: a teoria da conduta de Moore act-consequentalist, da qual segue que no h regra ou compromisso que contenha uma verdade universal. Segundo ODonnell (1989), a posio de Keynes similar, mas concede certa importncia a regras e compromissos, alguns dos quais poderiam ser obedecidos como se fossem universalmente verdadeiros. Mais especificamente, a verdade teria a vantagem de fornecer uma melhor estabilidade, e enquanto uma verdade superior no fosse estabelecida o caos seria evitado somente por admiti-la. Ainda segundo ODonnell, Keynes admitia que certas regras e compromissos bsicos tinham papis importantes na facilitao das relaes sociais e eram precondies para aumentar o nvel de goodness.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

300

Diagnosticando Patologias Monetrias

1.2 a natureza da Economia, uma cincia Moral


Para compreender adequadamente a abordagem de Keynes, ou seja, a de que a Economia uma cincia moral a servio da tica, deve-se ter claro que por trs do Keynes economista est um Keynes com importantes concepes filosficas acerca das conseqncias das relaes monetrias sobre o processo produtivo e, conseqentemente, sobre o bem-estar da sociedade. S a partir dessa clareza pode-se entender a sua concepo de Economia como uma extenso da tica. O que cincia moral? Segundo ODonnell (1989), enquanto cada cincia lida com um determinado departamento da realidade, todas as cincias so unificadas pela Filosofia. A Cincia, como sinnimo de Filosofia, dividida em dois departamentos, o das cincias naturais e o das cincias morais. As cincias morais so extenses de conhecimento que lidam com mente e conduta e, por conseguinte, com seres humanos como sujeitos e seres pensantes. As cincias naturais se ocupam da matria e da vida, ou seja, dos homens como seres inanimados e desprovidos de conscincia. Keynes define a Cincia como the application of logic and rational analysis to the material presented as sense-data. (cW, X, p. 438). Classifica a Economia, indubitavelmente, como cincia, uma extenso natural da Filosofia, e como moral, distinguindo-a da cincia natural. Nas suas palavras, I also want to emphasize strongly the point about economics being a moral science. I mentioned before that it deals with introspection and with values. I might have added that it deals with motives, expectations, and psychological uncertainties. one has to be constantly on guard against treating the material as constant and homogeneous. (cW, XIV, p. 300). Assim, Keynes considera a Economia como uma extenso da lgica, uma forma de pensar que inclui raciocnio indutivo, intuitivo, de senso comum e probabilstico. A Economia est subordinada queles assuntos relacionados a princpios de escolha racional e conduta, ou seja, Filosofia e Lgica. Nas palavras do prprio Keynes, Economics is a science of thinking in terms of model joined to the art of choosing models which are relevant to the contemporary world. It is compelled to be this, because, unlike the typical natural science, the material to which it is applied is, in too many respects, not homogeneous through time (...) as against Robbins, economics is essentially a moral science and
 Mas no no sentido de probabilidade numrica, j que esta no pode ser definida dada a impossibilidade de se conhecer todas as informaes e muito menos de quantific-las, mas no sentido de crena racional, conforme adiantado na nota 3.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

301

not a natural science. that is to say, it employs introspection and judgments of value. (cW, XIV, p. 296-7). Keynes argumenta que a Economia de natureza essencialmente inexata por causa da especificidade de seu objeto de estudo, o comportamento individual, pois ele apresenta grandes dificuldades de mensurao e comparao por ser altamente interdependente com muitos outros fatores como motivaes, expectativas e o meio ambiente circundante. Vale lembrar que o indivduo tambm central na anlise da teoria neoclssica, entretanto a abordagem diferente, j que desconsidera os aspectos morais, tornando os indivduos semelhantes aos tomos das cincias naturais.6 Tal idia est bem explicitada na passagem que se segue: It is as though the fall of the apple to the ground depended on the apples motives, on whether it is worthwhile falling on the ground, and the whether the ground wanted the apple to fall. and on mistaken calculations on the part of the apple as how far it was from the center of the earth. (cW, XIV, p. 300). Significantes influncias recprocas ocorrem entre o comportamento do indivduo e a realidade econmica, o que concede Economia um inevitvel elemento de incerteza que permeia muitas de suas definies. Portanto, transpor o mtodo das cincias naturais tem uso limitado em Economia. Basear-se em intuio e julgamento aparece para Keynes como uma alternativa racional, j que acredita que contemplar aspectos morais no torna a cincia irracional ou ilgica. So requeridas mais do que dedues lgicas dos modelos, e aqui se adentra no campo da Economia Poltica, cheio de incertezas empricas e onde a seleo e o peso dado a fatos importantes so afetados pelos julgamentos de valor. A introspeco e o julgamento de valor permitem ao economista estabelecer modelos para o comportamento dos indivduos. Ento, no h como querer estabelecer uma objetividade estrita no exerccio da Economia, pois o seu centro de investigao e inclusive quem o investiga so inerentemente mutveis e complexos. Sobre esse ponto,
6 Keynes, numa interessante passagem contida no seu Essays in Biography, destaca a complexidade do estudo da economia. Cita numa nota de rodap que o professor Max Planck, o famoso criador da Teoria Quntica, uma vez disse a ele que, quando jovem, pensava em estudar economia, mas desistiu porque lhe parecia muito difcil. Segundo Planck, o amlgama de lgica e intuio e a grande gama de fatos, muitos dos quais no precisos, que eram requeridos para a interpretao econmica eram muito complexos para aqueles que estavam acostumados a trabalhar com as implicaes de fatos simples que podiam ser conhecidos com certo grau de preciso. (cW, X, p. 186n). A proximidade entre a abordagem de Keynes e a abordagem dos sistemas complexos, recentemente aplicada economia, demonstrada em Cardoso e Lima (200). Essa abordagem tem como uma idia central a de que as aes individuais promovem conseqncias no intencionais como resultado de um processo de auto-organizao. Keynes j havia explorado essa idia de conseqncias no intencionais, conforme evidenciado, por exemplo, em sua elaborao do paradoxo da poupana. Para uma introduo abordagem dos sistemas complexos, vale consultar, por exemplo, Albin (1998) e Gribbin (200).

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

302

Diagnosticando Patologias Monetrias

Davis argumenta que introspection would enable the economist to ascribe motives to individuals, given their observed behavior; and judgments of value would enable the economist to weigh the strength of individuals commitments to various courses of action they have undertaken. (1991a, p. 94). Em seu famoso artigo de 1937, Keynes classifica a teoria econmica (neo)clssica como uma tcnica bela e polida que tenta lidar com o presente abstraindo o fato de que sabemos muito pouco sobre o futuro. Uma teoria que somente toma o presente como guia para o futuro, cr que o estado vigente de opinio sumaria adequadamente as perspectivas futuras e conforma-se com o comportamento convencional est sujeita a mudanas repentinas e violentas. Segundo ele: the orthodox theory assumes that we have a knowledge of the future of a kind quite different from that which we actually possess. this false rationalization follows the lines of the Benthamite calculus. the hypothesis of a calculable future leads to a wrong interpretation of the principles of behavior which the need for action compels us to adopt, and to an underestimation of the concealed factors of utter doubt, precariousness, hope and fear. (Keynes, 1937, p. 122). Para Keynes, somente uma forma de conseqencialismo aberta a uma forma nonumrica de probabilidade e guiada pelo peso do argumento 7 e pelo risco moral8 poderia servir como uma teoria geral do comportamento racional. A impotncia do clculo matemtico em algumas situaes implica que a razo pode encontrar algumas alternativas e por isso apela para a intuio e para o julgamento direto. Uma das proposies mais importantes que a teoria Geral levantou a de que as virtudes privadas, como a frugalidade, zelo e at mesmo, sob uma perspectiva mais ampla, a busca por lucro, eram vcios pblicos. Grande prova disso o novo enfoque que concede poupana, enquanto absteno de consumo, como uma causa do desemprego, na medida em que o seu aumento pode diminuir o nvel de demanda efetiva. Assim, o que sob o ponto de vista do indivduo uma atitude virtuosa, no agregado esse comportamento promove um menor bem-estar geral. Mas vale ressaltar que, como mencionado anteriormente, Keynes acredita que o amor pelo dinheiro tem funcionalidade para a resoluo do problema econmico.

7 8

Trata-se da quantidade de evidncia que sustenta o julgamento de probabilidade. Isto no necessariamente altera a probabilidade, mas pode alterar a quantidade de confiana que se tem no julgamento de probabilidade. (Skidelsky, 1992, p. 60). Tal princpio sugere que mais racional objetivar o menos que parece mais provvel do que objetivar o mais que parece menos provvel. (Skidelsky, 1992, p. 60).

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

303

No artigo O fim do laissez-faire (1926), por sua vez, Keynes aponta como possveis causas dos males econmicos o risco, a incerteza e a ignorncia. As grandes desigualdades de riqueza, o desemprego e as redues da eficincia e da produo so conseqncias da vantagem situacional ou de aptides que uns indivduos tm sobre os outros. E dado que pode ser do interesse dos prprios indivduos a perpetuao desses males, a cura para tais parece estar fora da competncia dos indivduos. Na viso de Fitzgibbons (1988), a tica racional de Keynes uma tica mais de motivaes do que de conseqncias. Alm disso, para Carabelli (1991), o mtodo de Keynes no dissocia a teoria da prtica. E, por possuir esse carter prtico e ativo, a teoria de Keynes voltada para as possibilidades de transformao da realidade por meio de mudanas das crenas, opinies e comportamento. Mesmo assumindo uma adequada uniformidade da composio orgnica humana, pode-se dizer o que um homem poderia sentir e pensar, mas no o que ele pode sentir e pensar de fato, pois isto sempre depende das experincias que esse indivduo acumulou. Segundo Davis (1991a), Keynes v claramente duas dimenses no pensamento de cada indivduo, uma objetiva e outra subjetiva, j que a base dos nossos graus de crena parte de nossa formao humana mais no que diz respeito s nossas percepes e memrias do que propriamente lgica formal. Segundo Fitzgibbons (1988), Keynes reconstruiu uma filosofia da tica racional, pela qual uma ao racional em relao a si prpria, como um meio de vida, divorciada, se necessrio, dos frutos da ao, leva virtude. Sob a abordagem de Keynes, existe uma relao direta entre a tica e a desordem do mundo. Os sentidos de justia e criatividade so derivados de uma virtude pessoal particular, e muito do que pode parecer lgico pela perspectiva do racionalismo egosta pode levar a um desastre histrico, guerra ou depresso. Uma ao pode melhorar as possibilidades de algum sob um ponto de vista egosta, mas pode resultar numa situao pior quando analisada sob a perspectiva da unidade orgnica, ou seja, da sociedade como um todo. Como os indivduos fazem parte de uma sociedade, o estado em que essa ltima se encontra tambm influencia o estado dos indivduos. De acordo com a concepo de Keynes, a Economia Poltica pode, deve e precisa ser colocada a servio da construo de uma sociedade racionalmente tica na qual prevalece a goodness. A Economia um mtodo, uma forma de pensar que ajuda a desenhar concluses corretas. Segundo a perspectiva otimista de Keynes, sugerida por seu artigo de 1930, As possibilidades econmicas de nossos netos, quando a acumulao de riqueza no for mais to importante do ponto de vista social, ocorrero vultosas mudanas no cdigo de moralidade que faro com que o problema econmico no

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

304

Diagnosticando Patologias Monetrias

seja mais superestimado, sendo parte da preocupao apenas de especialistas: os economistas. Em suas prprias palavras, [W]e shall be able to afford to dare to assess the money-motive at its true value. the love of money as a possession - as distinguished from the love of money as a means to the enjoyments and realities of life - will be recognized for what it is, a somewhat disgusting morbidity, one of those semi-criminal, semi-pathological propensities which one hands over with a shudder to the specialists in mental disease. (Keynes, cW, IX, p. 329). A humanidade ser capaz de reavaliar o motivo econmico em seu real valor. O amor pelo dinheiro como um fim ser ento reconhecido como uma patologia.9 Em vez de fim em si mesmo, o dinheiro ser reconhecido como meio para se fazer da melhor forma a arte de viver. Mas enquanto esse momento no chega, as condutas de avareza, precauo e usura prevalecero, pois, segundo Keynes, somente elas nos conduziro resoluo definitiva do problema econmico, o da luta pela subsistncia. Diz ele: o ritmo em que poderemos atingir esse nosso destino de satisfao econmica ser condicionado por quatro fatores nossa capacidade de controlar a populao, nossa determinao em evitar guerras e dissenses civis, nossa disposio em confiar cincia a direo dessas questes, que constituem propriamente a preocupao da cincia, e o ritmo de acumulao, fixado pela margem entre a produo e o consumo; este ltimo facilmente zelar por si depois da ocorrncia dos trs primeiros. (Keynes, 1930, p. 19).

1.3 consideraes sobre a abordagem de Keynes


Entender a Economia como uma cincia moral implica olhar no apenas para o que externalizado pelos indivduos, mas principalmente para sua formao, o que certamente nos remete ao que entendemos por moral, sendo que a nossa maneira de
9 A respeito dessa idia de amor pelo dinheiro, Bridel e Presley (1997) sugerem que a viso de Keynes sobre a psicologia do especulador se deve em grande parte influncia de um amigo jornalista francs, Marcel Labordre, com quem Keynes se correspondeu durante vrios anos. Em uma das cartas que escreveu a Keynes, datada de Setembro de 1928, Labordre assim discorreu sobre o dinheiro: It is self evident that men will never be able to know what money is no more than he will be able to know what God is [] Money is not the infinite but is the indefinite, an astounding complex of all sorts of psychological as well as material reactions. (Bridel e Presley, 1997, p. 48). Segundo Skidelsky (1992, p. 122), Carl Melchior, um banqueiro alemo, e Labordre eram os melhores amigos estrangeiros de Keynes. Porm, uma anlise cuidadosa dessa interao v-se prejudicada sobremaneira pelo desaparecimento de quase a totalidade da correspondncia de Keynes para Labordre, embora 60 cartas recebidas por Keynes estejam arquivadas na biblioteca do Kings College, em Cambridge.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

305

olhar, e at mesmo aquilo que enxergamos, decorre intrinsecamente da nossa prpria moral. Analisar o papel que a moeda exerce na sociedade uma boa maneira de dar sentido a esse apelo de Economia como uma cincia moral. Baseando-se somente na observao das aes que envolvem moeda, como a troca, por exemplo, pode-se chegar mesma concluso a que chegaram os (neo)clssicos: a moeda essencialmente neutra, no desempenha nenhum papel alm de ser meio de troca e unidade de conta. Simplificando, a moeda no nada mais do que um instrumento facilitador das relaes entre os agentes, assim como uma ponte facilita a chegada entre dois pontos opostos. Keynes no compartilha da idia de neutralidade da moeda, exatamente porque a relao que os indivduos estabelecem com essa entidade no tem somente motivaes prticas, mas inclusive psicolgicas.10 Da vem a sua conceituao do amor pelo dinheiro e do fazer dinheiro e, por conseguinte, da preferncia pela liquidez, graas capacidade da moeda de funcionar como uma mquina do tempo. (Lima, 1992). Pode-se sugerir, portanto, que o amor pelo dinheiro o que realmente motiva os agentes a preferirem reter moeda em vez de investir em qualquer outro ativo produtivo. Porm, qual o fundamento desse amor pelo dinheiro? Uma resposta bastante sugestiva parece ser a vontade de obter poder e, por conseguinte, a possibilidade de exercer controle sobre os outros indivduos. Esse poder permitiria ao indivduo manipular o funcionamento dos elementos que compem a sua vida da maneira mais conveniente para ele, seja para o bem ou para o mal dos outros indivduos. Voltando ao artigo As possibilidades econmicas de nossos netos, fica claro que o apego ao dinheiro til para a resoluo do problema econmico, pois promoveria a acumulao necessria para solucion-lo mais rapidamente. Por outro lado, o que se observa na realidade um processo de desigualdade cada vez maior entre classes sociais, regies e pases, ou seja, embora a acumulao esteja aumentando, as questes de subsistncia para a maioria da populao mundial no tm sido satisfeitas. Ento, como esse problema econmico poderia ser resolvido, se a necessidade de se sentir seguro ou a vontade de obter poder faz com que os indivduos queiram acumular para
10 No seu Tratado da moeda (cW, Vol. VI, p. 28), Keynes cita Freud que argumenta que h razes peculiares incrustadas em nosso subconsciente pelas quais a moeda, em particular, deveria satisfazer fortes instintos e servir como um smbolo. Por necessidade de delimitao e focalizao, o presente artigo no abordar essa conexo freudiana mencionada de passagem, sem elaborao adicional, pelo prprio Keynes. Um tentativa de elaborao dessa conexo desenvolvida por E. G. Winslow, para quem a nfase de Keynes ...on the love of money along with the division of the money-motives into the moneymaking and money-loving instincts closely parallels the Freudian description of the anal-sadistic character. Psychoanalysis points to repressed and sublimated anal erotism as the source of this passion. It also provides an interpretation for each of its two aspects. the money-making instinct is the product of repression and sublimation of the interest in intensifying pleasure in anal canal by postponing defecation and allowing fecal matter to collect or accumulate in the canal. the money-loving instinct is the product of repression and sublimation of the interest in excrement itself. (1986, p. 6-6).

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

306

Diagnosticando Patologias Monetrias

si cada vez mais? Como inverter esse processo, se enquanto o problema econmico no for resolvido os cdigos de moralidade no mudaro? Questiona-se se, desde que os interesses so relativos a diversas possibilidades, racional que, num futuro qualquer, ns possamos pensar que alcanaremos um estado de goodness? Alm disso, no seria tica e moralmente na acepo do prprio Keynes ingnuo dizer que ns devemos dar menor espao para atitudes e motivaes que pensamos serem prejudiciais at que nosso problema econmico bsico seja resolvido, quando ento retomaramos nosso tradicional cdigo moral e construiramos um mundo novo e moralmente melhor? Mesmo com uma instituio central ocupando os espaos no preenchidos pelos indivduos e, portanto, restringindo de alguma forma a ao deles e as suas conseqncias para o estado de goodness, como sugerido por Preston (1987), isso no garante que os objetivos primeiros sejam alcanados, pois os cdigos de moralidade continuam os mesmos. Uma soluo dada por Preston seria a de imbuir as instituies, que de certa maneira influenciam os indivduos enquanto cidados, de valores como altrusmo e compaixo. Mas como fazer com que essas instituies sejam imbudas de tais valores? E, mais complexo do que isso, haver realmente alguma forma de que, mesmo estabelecendo todas as condies que se pressupe serem necessrias para atingir a goodness, ele ser de fato atingido? Fatos encenados por clulas pensantes, como dito anteriormente, so inerentemente incertos. Afinal, o prprio Keynes admite que se o mercado, enquanto instituio, deixado agir por seus prprios mecanismos, ou seja, se os indivduos agirem por seus prprios interesses, no se atinge um estado de bem-estar geral, como preconizava a teoria (neo)clssica. Ento, clamar por consideraes morais de certa forma atenuaria os buracos do sistema capitalista, conferindo-lhe maior estabilidade. Mas, por outro lado, fica claro que Keynes no considera como racional apenas aquele indivduo que age de maneira egosta. Pelo contrrio, perfeitamente possvel ser racional e levar em considerao aspectos morais e, por conseguinte, o bem-estar dos outros indivduos. Ou, indo at mais adiante do sugerido por Keynes, irracional seria aquele indivduo que no enxerga o resultado de uma atitude individual sua para o todo orgnico o sistema social do qual faz parte. Keynes bastante enftico no que diz respeito importncia dos estados da mente. Embora no haja como saber se uma ao boa ou ruim, posto que no h como saber qual ser a natureza de suas conseqncias, h, por outro lado, como inferir o que so bons estados da mente. No seu artigo de 1930, o autor prev uma mudana de mentalidade que far com que estados da mente mais elevados sejam prevalecentes,

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

307

tornando patente que o amor pelo dinheiro uma patologia. A filosofia mooreana prega que o que importa so os fins ltimos, negligenciando o intermedirio. Ento, poder-se-ia inferir que a influncia de Moore sobre Keynes teria se manifestado igualmente nessa previso de uma mudana de mentalidade: no importa como ela se dar; o importante definir os bons estados da mente que se estabelecero a partir dela.11 Como explicitado no item introdutrio do artigo, as perguntas fundamentais que o permeiam so as de que como e por que se daria a tal mudana de valores? A nosso ver, Keynes fornece pouco mais do que interessantes impresses intuitivas sobre essas questes. Por conta disso, no prximo item sero apresentadas as principais idias evolucionrias de Veblen a fim de se buscar pistas que alarguem nosso horizonte de compreenso dessas questes.

2. a aBoRDaGEM vEBlEnIana De acordo com Hutton (1999), encontrada no trabalho de Thorstein Veblen e John Commons nos primeiros anos do sculo XX, a tradio institucionalista tinha, ao menos at o incio dos anos 1930, uma considervel influncia na academia econmica americana e na poltica econmica. Na sua viso, difcil especificar um grupo de hipteses centrais que definem o mais recentemente chamado velho institucionalismo, mas pode ser identificada uma srie de caractersticas comuns. O velho institucionalismo holstico e orgnico em sua abordagem, e as crenas, valores e aes dos indivduos so vistos como culturalmente incrustados. O seu objetivo descrever as complexidades da organizao e o controle da disposio social na sua evoluo histrica, e a preocupao central consiste em entender o processo de mudana e de ajustamento institucional. A economia vista como uma cincia pragmtica, evolucionria e poltica que busca melhorar o funcionamento da organizao econmica por meio da mudana institucional. No tocante aos antecedentes intelectuais de Veblen, uma influncia bastante significativa parece ter sido proveniente de John Bates Clark. Embora Clark fosse um autor neoclssico, tendo mesmo sido um dos elaboradores da concepo de que a distribuio da renda determinada pela contribuio relativa dos fatores de produo, e Veblen um institucionalista evolucionrio, Stabile (1997) chama a ateno para o fato de que a abordagem marginalista que Veblen tanto criticou no era exatamente
11 Embora o enfoque do presente artigo no seja o Keynes enquanto formulador e proponente de polticas econmicas, vale fazer uma ressalva sobre um importante ponto de ruptura de Keynes com Moore, por meio de uma rejeio da dicotomia mooreana entre aes e fins. Keynes foi claramente um homem de ao pblica. As crenas no bastavam por si, era necessrio tomar aes efetivas, intervindo no curso natural dos fatos macroeconmicos, sendo que tais aes deveriam ser feitas a partir e por meio da esfera pblica.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

308

Diagnosticando Patologias Monetrias

a mesma economia que Clark lhe ensinou quando foi seu professor. Nos seus escritos pr-marginalistas, quando Veblen era seu aluno, Clark desenvolveu o que pode ser chamada de uma abordagem antropolgica da economia. Ento, o autor argumenta que os interesses de Veblen e Clark eram muito paralelos para serem frutos do acaso e aponta para a influncia de Clark sobre Veblen em trs frentes, quais sejam: a antropologia, a anlise do consumo e a natureza da competio. Em um de seus primeiros artigos, Clark teria argumentado que o homem que a teoria clssica pressupunha era muito mecnico e egosta para corresponder realidade. Os homens, segundo a abordagem de Clark, possuiriam desejos superiores, referentes cincia, tica e esttica. E eram essas demandas superiores que os economistas ignoravam. Se tal homem se tornasse mais rico sem se tornar mais culto, ele desejaria apenas um aumento quantitativo da gratificao do tipo social mais baixo. Na sua obra Filosofia da Riqueza, datada de 1886, Clark explicou o consumo exibicionista como a corrupo das demandas mais elevadas. Assim, a principal preocupao de Clark era com o efeito que o desejo pela estima tinha sobre as motivaes ideais da natureza humana: a questo da estima poderia compensar o desenvolvimento dos desejos ditos mais elevados. Ainda de acordo com Stabile, Veblen aprofundou ainda mais essa idia de consumo exibicionista, o que desembocou na sua concepo de consumo conspcuo. Wesley Mitchell, um dos representantes do velho institucionalismo e discpulo de Veblen, argumenta que Veblen formou uma maneira muito peculiar de encarar a sociedade por ele ter vivido sua infncia em uma situao consideravelmente diferente da cultura moderna. Por conta disso, Veblen era bastante impressionado pela diferena entre a vida que sua famlia vivia e a vida dita moderna: o contraste entre a vida dedicada a fazer coisas teis e a vida de fazer dinheiro.12 Nessa ltima forma de vida, Veblen considerava tarefa difcil identificar as atividades em que os homens de negcios poderiam contribuir para a satisfao das necessidades humanas, o que o chocava de maneira considervel. Segundo Mitchell, essa viso de estranhamento deu a Veblen uma grande vantagem para o trabalho cientfico: He gets one set of conventions impressed deeply upon him in the home and then he goes into the world he finds strange. He has the advantage
12 Stabile (1997) argumenta que Clark encarava como erradas as prticas envolvidas em fazer dinheiro por meio de barganhas desleais. Sob essas circunstncias, a maior parte do processo de barganha no seria nada mais do que um refinamento da fraude. Essa patologia sugerida por Clark estaria associada, portanto, apenas a prticas tidas como ilegais. Eventualmente, especularamos ns, esse questionamento de Clark teria sido estendido por Veblen, que associou as patologias a qualquer prtica estritamente pecuniria. Uma importante pista dessa eventual extenso possivelmente estaria na tese de doutorado de Veblen, defendida na Universidade Yale, intitulada Ethical grounds of a doctrine of retribution, na qual poderiam ser encontrados possveis indcios mais concretos dessa influncia adicional de Clark sobre Veblen. Porm, essa tese, que teve Clark como orientador, est desaparecida da biblioteca daquela universidade desde 193, como apontam Edgell e Tilman (1989, p. 1007).

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

309

of looking at things, which people who are to the manor born take as a matter of course, as strange novelties; and the result is that he is in a position to ask fundamental simple questions. (1969, p. 619). Essa forma diversa de ver o mundo levou Veblen a fazer questionamentos profundos acerca da natureza humana. Prova dessa busca a sua teoria da classe ociosa, da qual retiramos importantes inferncias a respeito das origens das relaes patolgicas que os homens estabelecem com a riqueza, particularmente em sua forma monetria. Assim, no presente item abordaremos as principais idias antropolgico-evolucionrias de Veblen, o que nos auxiliar na busca por inferncias mais concretas acerca de uma possvel mudana de mentalidade que possa vir a ocorrer no desenvolvimento de nossa sociedade, aquela aventada por Keynes em relao ao amor pelo dinheiro.

2.1 acerca de thorstein Bunde veblen


Almeida (1983), apresentando a teoria da classe ociosa, aponta que o velho institucionalismo ganhou vida em um momento de transio do capitalismo americano, com o surgimento das grandes empresas oligoplicas, tanto na produo quanto no sistema financeiro. O desenvolvimento das grandes cidades, o surgimento dos grandes empreendimentos industriais, a construo das ferrovias, o nascimento das corporaes como forma empresarial dominante, transformaram a velha sociedade e revolucionaram a distribuio de prestgio e poder no seu interior: essa era a poca em que os grandes Bares Ladres iniciaram seus grandes imprios. Ainda segundo Almeida (1983), a obra de Veblen tentou fixar o sentido dessas transformaes e analis-las criticamente. Ela constituiu uma tentativa de entender o que Veblen chamou a nossa cultura pecuniria, a partir da rejeio dos postulados e concluses da teoria econmica convencional. Segundo Veblen, a partir do momento em que um terico pretende explicar o fenmeno especfico da economia moderna, sua linha de abordagem deve ser feita necessariamente sob o ponto de vista do homem de negcios. Veblen tambm concedia grande importncia anlise do comportamento coletivo e das transformaes operadas. Para ele, a mudana era sempre, em ltima instncia, mudana nos hbitos de pensamento. A compreenso do funcionamento do sistema econmico dependia do reconhecimento de que as sociedades sofriam um processo evolutivo gradual, mas permanente, que transformava o contexto em que as instituies ganhavam existncia e se consolidavam. Mitchell (1969) aponta que Veblen pensava a humanidade como as espcies que tinham um tipo biolgico definitivamente estabelecido milhes de anos atrs, ou seja,
Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

310

Diagnosticando Patologias Monetrias

o corpo e a mente sempre estiveram ligados. A diferena intelectual entre o homem moderno e o homem arcaico no poderia ser atribuda a alguma melhora no crebro dos humanos, e sim a um acmulo de experincias, um crescimento lento e cumulativo da viso sobre a natureza e do conhecimento de como aplicar cada viso para a promoo dos interesses das espcies humanas. Os homens atingiram certas formas de utilizar o mundo ao seu redor a fim de satisfazer as suas necessidades: um problema de evoluo da cultura. Nas palavras de Mitchell, [I]t is the economist primarily who is concerned with carrying on the tale of human evolution, because it is a question of the evolution of mind; and the way in which mind evolves, on veblens lines, is controlled primarily by what men do. (1969, p. 603). Ainda segundo ele, disso se infere que o fator no progresso humano mais suscetvel de mudana e de desenvolvimento o crescimento das instituies. O homem adquire hbitos de pensamento inconscientemente, ou seja, os tipos de pensamento que o homem adquire moldado por suas atividades cotidianas. Isto quer dizer que a mente do homem moderno foi moldada primeiramente pelas exigncias de sobrevivncia ou, da mesma forma, foi moldada pelas atividades econmicas. A partir do momento em que os homens conseguem desenvolver idias que no so primariamente derivadas do domnio econmico, porque eles atingiram uma eficincia em relao sobrevivncia. Veblen pretendia contar a narrativa de como a acumulao gradual de pequenas mudanas nos hbitos humanos de pensamento era responsvel por todos os alcances da humanidade. Mitchell sugere que sua abordagem conduz naturalmente para a questo de como o longo processo de evoluo que continuar no futuro, quais mudanas ocorrero e em que tipo de sociedade elas implicaro. E infere que, se Veblen estiver correto, o mundo em que nossos netos crescero ser extremamente diferente daquele ao qual pertencemos.

2.2 a origem e a Funo social da classe ociosa


No captulo introdutrio de a teoria da classe ociosa, cuja primeira edio de 1899, Veblen sugere que o surgimento de uma classe ociosa data da transio de um modo de vida pacfico para um mais predatrio. As condies necessrias para o surgimento de tal classe so: (1) a comunidade deve ter um modo de vida predatrio a guerra ou a caa de grandes animais ou as duas, isto , os homens, que nesses casos constituem a classe ociosa em potencial, devem estar habituados a infligir dano fsico pela fora ou por estratagema; (2) a subsistncia deve ser possvel de modo suficientemente fcil para que uma parte considervel da comunidade fique livre da rotina regular do trabalho. (1983, p. 8).
Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

311

Na comunidade industrial moderna a distino entre funes dignas e indignas permanece refletida no preconceito em relao s ocupaes servis. O conceito de dignidade, valia ou honra, de importncia fundamental no desenvolvimento das classes e de suas diferenas, como bem ressalta Veblen. O homem um agente que em cada ato procura a realizao de um fim concreto, objetivo e tem preferncia por atividade eficaz e repugnncia por esforo ftil. Tal atitude ou propenso pode ser denominada de instinto de artesanato: o indivduo ganha estima e evita censura tornando bem evidente a sua eficincia. o resultado que o instinto de artesanato produz demonstrao competitiva de fora. (1983, p. 11) Veblen sugere que onde quer que se encontre a instituio da propriedade privada, o processo econmico adquire o carter de uma luta pela posse de bens. Em relao aos membros da comunidade que se ocupam com a acumulao de riqueza, dado que a instituio da propriedade privada no guarda relao com o mnimo de subsistncia, o incentivo dominante para acumulao dessas classes sempre foi a distino valorativa ligada riqueza, ou seja, o primeiro dos motivos que leva a acumular riqueza a emulao pecuniria. Com o crescimento da indstria, a posse da riqueza se converte na prova mais facilmente demonstrvel de um grau honroso de xito, ou seja, torna-se a base convencional de estima e reputao. Nas palavras de Veblen, a propriedade se torna, portanto, a base convencional da estima social. nenhuma posio honrosa na comunidade possvel sem ela. torna-se indispensvel adquirir e acumular propriedade a fim de conservar o prprio bom nome... os bens materiais, sejam eles adquiridos agressivamente por esforo prprio, sejam eles adquiridos passivamente por herana de outros, tornam-se a base convencional da honorabilidade. (1983, p. 18). Poder-se-ia esperar que o efeito imediato da luta pecuniria seria o de tornar os homens laboriosos e frugais, se no interviessem outras foras econmicas ou outros elementos do processo de emulao. Entretanto, como sugere Veblen, [c]ertos traos do processo de emulao...intervm, circunscrevendo e modificando substancialmente a emulao, levando-a a outras direes tanto entre as classes pecuniariamente inferiores como na classe superior. (1983, p. 21). Segundo Veblen, a mais forte das demandas secundrias da emulao a absteno do trabalho produtivo. Para obter e conservar a admirao dos outros, no basta ter riqueza e poder, preciso mostr-los de maneira clara. A desnecessidade de trabalhar no apenas sinal de honra e mrito, um requisito de decncia e , portanto, a marca convencional de posio social. Em suas prprias palavras,

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

312

Diagnosticando Patologias Monetrias

Desde o tempo dos filsofos gregos at hoje, reconheceram os homens ponderados, com requisito de uma vida digna, bela ou mesmo virtuosa, que preciso ter um certo cio e estar livre de contato com certos processos industriais ligados s necessidades cotidianas da vida humana. a vida ociosa, por si mesma e em suas conseqncias, linda e nobre aos olhos de todos os homens civilizados. (1983, p. 22). Veblen argumenta que as instituies, como so o produto de processos passados, nunca esto de pleno acordo com as exigncias do presente, sendo, portanto, um elemento conservador, um fator de conservantismo. Um passo rumo ao desenvolvimento por si s constitui uma mudana de situao a exigir uma nova adaptao; torna-se, com efeito, um ponto de partida para um novo passo rumo ao ajustamento, e assim por diante, interminavelmente. A liberdade e a facilidade de ajustamento dependem, em grande extenso, do grau de exposio dos membros individuais da coletividade s foras constrangedoras do ambiente. Se qualquer parcela da sociedade est protegida contra essa ao ambiental, estar presente uma tendncia retardatria do processo de transformao social, sendo esta a situao da classe ociosa abastada, constituindo, portanto, a classe conservadora. Seu papel consiste em retardar o movimento de transformao e conservar o que obsoleto. Vale adicionar que, segundo Veblen, as foras que levam ao reajustamento das instituies so, quase em sua totalidade, foras econmicas. Como ressalta em uma passagem, [a] presso exercida pelo ambiente sobre o grupo, favorecendo o reajustamento do esquema de vida, colide com os membros do grupo, na forma de exigncias pecunirias; e devido a esse fato o de foras externas serem em grande parte reduzidas forma de exigncias pecunirias ou econmicas que nos lcito dizer que as foras que contam na direo de um reajustamento das instituies em qualquer moderna comunidade industrial so principalmente foras econmicas; ou mais especificamente, essas foras assumem a forma de presso pecuniria. (1983, p. 90). De acordo com Veblen, o exemplo normativo da classe ociosa age no sentido de aumentar a resistncia das demais classes contra a inovao. Como o cdigo da educao das convenes e dos usos tem mais ou menos o mesmo carter de um todo orgnico, qualquer mudana considervel em um ponto do esquema influencia alguma mudana em outros pontos, seno uma reorganizao geral. Assim, a repugnncia a qualquer inovao equivale ao recuo diante de um esquema de vida estranho, ou a averso ao incmodo de precisar fazer o reajustamento exigido por qualquer mudana. Sobre essa questo, Veblen enfatiza que:
Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

313

a atitude caracterstica da classe [ociosa] pode resumir-se na seguinte mxima: aquilo que est certo; enquanto a lei da seleo natural, em sua aplicao s instituies humanas, resulta no sentido axioma; aquilo que est errado...certo e errado so naturalmente empregados aqui sem qualquer significao sobre aquilo que deve ou no deve ser. simplesmente se empregam no ponto de vista evolucionrio (moralmente incolor) e so destinados a designar a compatibilidade ou a incompatibilidade com o processo evolucionrio efetivo. (1983, p. 9). Veblen observa de maneira curiosa que os muito pobres, e as pessoas cujas energias so absorvidas na luta pela subsistncia, so conservadores, pois no podem realizar o esforo de pensar no futuro. Presume-se ento que a instituio da classe ociosa atua no sentido de tornar conservadoras as classes mais baixas, retirando-lhes tanto quanto possvel os meios de subsistncia. A relao da classe ociosa com o processo econmico uma relao pecuniria relao de aquisio, no de produo; de explorao, no de utilidade.13 O interesse dessa classe consiste em desviar o que puderem para seu prprio uso e reter o que tiverem na mo. Nas palavras de Veblen, a instituio de uma classe ociosa impede de imediato o desenvolvimento cultural: 1- mediante a inrcia da prpria classe, 2- mediante o exemplo normativo do dispndio conspcuo e mediante o conservadorismo, e 3indiretamente, mediante o sistema de distribuio desigual da riqueza e do sustento na qual a prpria instituio repousa...acrescente-se a isto que a classe ociosa tem tambm um interesse material em deixar as coisas como esto. (1983, p. 94).

2.3 o conflito de Interesses: Industrial vs Pecunirio


De acordo com Foster e Ranson (1987), o que fundamental na abordagem de Veblen a distino entre dois tipos de comportamento humano, um dito comportamento tecnolgico, industrial ou instrumental, e o outro definido como cerimonioso, pecunirio ou de negcios, sendo que o ltimo predomina sobre o primeiro no processo produtivo. O comportamento tecnolgico, industrial ou instrumental o tipo necessrio sobrevivncia humana e dinmico e progressivo, porque muda conforme o estoque de conhecimento cientfico e tecnolgico avana. Por sua vez, o comportamento cerimonioso, pecunirio ou de negcios caracteriza-se por elementos de poder ou controle sobre os outros indivduos e, contrariamente ao primeiro, inerentemente esttico e regressivo, pois aqueles que possuem um alto status procuram manter seus privilgios.
13 Utilidade no sentido concreto de ter serventia.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

314

Diagnosticando Patologias Monetrias

A evoluo social um processo de adaptao seletiva de temperamento e hbitos mentais, o que constitui o desenvolvimento das instituies. Mas, paralelamente a esse desenvolvimento, ocorreu uma mudana mais substancial: mudanas correlatas natureza humana. Nas palavras de Veblen, Em qualquer fase conhecida da cultura, diferente ou mais recente do que a fase inicial aqui tratada, os dons da boa ndole, eqidade e simpatia indiscriminadas no favorecem apreciavelmente a vida do indivduo (...) ser livre de escrpulos, simpatia, honestidade e considerao pela vida alheia podem favorecer, em um limite razoavelmente amplo, o bom xito do indivduo pertencente cultura pecuniria. (1983, p. 101). Para Veblen (1983), apesar dos interesses coletivos se concentrarem na eficincia industrial, o interesse imediato do indivduo no regime emulativo mais bem atendido por um comrcio arguto e um trato inescrupuloso, o que leva o indivduo a procurar o ganho mediante vias diretas e indiretas da indstria. No regime de emulao, os indivduos de uma comunidade so rivais, e cada um ser superior ao outro medida que, sem escrpulos, ele ultrapasse e prejudique o outro quando lhe convier. Veblen ainda enfatiza que, no que diz respeito aos indivduos ocupados diretamente com a tcnica e com as operaes manuais de produo, a ao educativa e seletiva atua para adaptar seus hbitos mentais a propsitos no-emulativos da vida coletiva. Assim, a ao educativa da vida econmica no uniforme em todas as suas manifestaes, pecuniria ou industrial. Portanto, relativamente conservao seletiva de capacidades e atitudes individuais, podem ser distinguidas duas linhas, a pecuniria e a industrial, sendo que o indivduo se inclina relativamente mais ou menos por uma ou pela outra. Mas, de acordo com Veblen (1983), o chamado homem econmico seria intil para os propsitos da indstria moderna, pois essa exige um interesse impessoal e no emulativo no trabalho a se realizar. Entretanto, o autor alerta para o fato de que, mesmo nas ocupaes industriais, a eliminao seletiva dos traos pecunirios um processo incerto, pois, como a posio normativa da classe ociosa imps sobre as classes inferiores muitos traos da teoria de vida da classe ociosa, indiretamente conservou os traos pecunirios no corpo da populao. Em the theory of Business Enterprise, cuja primeira edio data de 1904, Veblen aponta que o homem de negcios se tornou uma fora controladora na indstria, pois mediante o mecanismo do investimento e do mercado controlou as fbricas e os processos, sendo que estes estabelecem o ritmo e determinam a direo para o restante da economia. O autor ressalta ainda que nenhum dos processos de uma indstria

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

315

mecnica auto-suficiente. Cada processo precede ou procede outro processo numa seqncia que no tem fim, e esse processo industrial abrangente forma um complexo de subprocessos fragilmente equilibrado. Qualquer mau ajuste do sistema envolve uma perda maior do que simplesmente a desabilitao de um ou dois membros da complexa estrutura industrial. Assim, a manuteno do equilbrio desse abrangente processo industrial tornou-se um problema da mais grave urgncia a partir do advento da indstria mecnica. Por conseguinte, segundo Veblen, a administrao das vrias plantas e processos industriais um trabalho de grande conseqncia para o well being da comunidade. Segundo Veblen (196), como os interesses pecunirios dos homens de negcios no so necessariamente melhor satisfeitos por uma constante manuteno do equilbrio industrial, surge um conflito de interesses dos homens de negcios, que possuem somente interesse pecunirio, e da comunidade, pois os distrbios do sistema so de interesse dos homens de negcios na medida em que deles emergem seus ganhos. Ao se perguntar at quando essa situao de conflito perduraria, Veblen afirma que as pessoas que esto continuamente engajadas no ambiente de negcios viro a ter padres para julgar o que certo muito diferentes dos padres daqueles que esto engajados no processo mecnico produtivo. Os indivduos com ocupao pecuniria esto sempre inclinados a pensar sobre os seus direitos, principalmente sobre o direito de propriedade. Por outro lado, aqueles que realizam trabalho industrial viriam a pensar as coisas no em termos dos direitos naturais, mas em termos de causa e efeito. Veblen afirma que essas pessoas no mais entenderiam as doutrinas de direito natural, porque elas teriam adentrado a uma estrutura mental pela qual no mais poderiam compreend-las, ao menos que lhes mostrassem que h uma causa material por trs disso. Veblen aponta para a instabilidade das bases institucionais da empresa de negcios o sistema de direitos naturais. As instituies e pontos sob o esquema de direitos naturais lhe pareciam ser de carter essencialmente temporrio. O sistema de liberdade natural era produto de um regime pacfico de artesanato e pequeno comrcio, mas o sistema industrial estaria quebrando a estrutura dos direitos naturais ao torn-los fteis. Nas palavras do autor, [I]t seems possible to say this much, that the full dominion of business enterprise is necessarily a transitory dominion. It stands to lose in the end the one or the other of the two divergent cultural tendencies wins, because it is incompatible with the ascendancy of either. (196, p. 400). Em The common man and the vested interests, de 1919, Veblen argumenta que sob a ordem em que os negcios controlam a indstria, a populao dos pases civilizados se divide em duas classes principais: aqueles que possuem riqueza investida em grandes
Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

316

Diagnosticando Patologias Monetrias

holdings e que, por conseguinte, controlam as condies de vida do restante, e aqueles que no tm riqueza suficiente em grandes holdings e que, portanto, so controlados pelos outros. Assim, o que diferencia uma classe de outra ter ou no riqueza suficiente para influenciar o funcionamento do sistema.14 E vale lembrar que no se trata de um processo inerentemente definitivo, pois o nvel de riqueza necessrio para assegurar a independncia cresce com o passar do tempo. Mas, segundo o autor, a mais importante conseqncia que decorre dessa diferenciao diz respeito diviso entre o homem comum e os interesses escusos. Nas palavras do autor, It is a division between those who control the conditions of work and the rate and volume of output and to whom the net output of industry goes as free income, on the one hand, and those others who have the work to do and to whom a livelihood is allowed by these persons in control, on other hand. (196, p. 161). Veblen define o interesse escuso como um direito legtimo de ter algo proveniente de nada, sendo que a mais comum indicao da renda livre so os ativos intangveis. Os possuidores desse direito so chamados de kept classes, contrastados com aqueles que no possuem esse direito, os homens comuns, sendo que os primeiros so menos numerosos e menos teis para a comunidade. Como enfatiza Veblen, to take their own part, therefore, the vested interests and the kept classes have nothing more perplexing to do then simply to follow the leadings of their settled code in all questions of law and order and thereby to fall neatly in with the leading of their own pecuniary advantage, and always and on both counts to keep their poise as safe and sound citizens intelligently abiding by the good old principles of right and honest living which safeguard their vested interests. (1919, p. 176-7). Mas o fato de vir do nada no significa que os interesses escusos no custam nada, muito pelo contrrio. Segundo o autor os custos podem ser consideravelmente altos quando se leva em conta o custo para a comunidade. Os interesses escusos so riqueza imaterial, ativos intangveis, no um crescimento do equipamento tangvel ou dos recursos materiais. Quanto ao uso dessa renda livre1 que se forma nas mos das kept classes, Veblen sugere que utilizada para o consumo de suprfluos. Mas, segundo o autor, o sentimento
14 Em relao aos bens de capital, a sua propriedade cria vantagens diferenciadoras entre os indivduos de uma comunidade. Para Veblen, a falta de acesso ao capital impede trabalhadores hbeis de participar do processo produtivo, enquanto que o controle do capital permite que pessoas no hbeis reivindiquem uma renda. 1 Ou seja, possivelmente a renda que sobra depois do consumo no conspcuo.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

317

de incongruncia e desutilidade em relao a essas leis e costumes o direito natural que prevaleciam no sculo XVIII tende a aumentar, ou seja, uma quebra de sentimento entre os interesses escusos e os homens comuns. Assim, Veblen demonstra o natural decaimento da empresa de negcios.

2.4 Indagaes acerca do Pensamento vebleniano


Um dos primeiros questionamentos que podem surgir acerca da abordagem de Veblen diz respeito ao conflito existente entre os dois interesses fundamentais do homem, o pecunirio e o industrial. Conforme exposto nos subitens anteriores, esses dois interesses so inerentes natureza humana, mas um pode ser predominante sobre o outro e, dependendo de quem predomina, as conseqncias para o processo produtivo e, assim, para o well being da sociedade, so diversas. Na comunidade industrial moderna o interesse pecunirio claramente predomina sobre o industrial, o que leva essencialmente a uma no-utilizao da total capacidade produtiva da sociedade, diminuindo o seu well being. Desse processo de incompatibilidade entre os interesses coletivos industriais e os interesses individuais pecunirios decorre uma importante inferncia feita por Veblen: o natural decaimento da empresa de negcios, pois os homens ligados ao processo industrial produtivo no mais compartilhariam dos valores da classe pecuniria, principalmente no que diz respeito ao direito de propriedade. Alm disso, como mostrado no subitem acerca da classe ociosa, o prprio desenvolvimento institucional permitido pela classe ociosa a fim de, principalmente, aumentar a garantia do direito de propriedade, teria como conseqncia a prpria superfluidade da classe pecuniria na conduo do processo industrial. J antecipando uma especulao feita a seguir: em que medida essa presumida superfluidade corroboraria a mudana de mentalidade antevista por Keynes, conforme detalhado ao final do item 1.2? Mas, como se daria, segundo o prprio Veblen, essa mudana? A princpio, pode-se deduzir que a motivao pecuniria deixaria de ser protagonista, dando vez ao domnio do motivo industrial, por meio de uma mudana institucional provocada pela incompatibilidade das instituies existentes com os interesses da sociedade. Como o prprio Veblen ressalta, as instituies so produto do passado, incompatveis com os interesses presentes, e da decorre o carter evolutivo aberto e infinito da vida econmica e social. E essa evoluo se d exatamente nas instituies, ou nos hbitos de pensamento. Entretanto, o que garantiria que, posteriormente, no voltasse a haver o domnio do interesse pecunirio? Veblen atribui aos engenheiros a maior capacidade de conduzir

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

318

Diagnosticando Patologias Monetrias

o processo industrial da maneira mais satisfatria para o well being da comunidade. No entanto, Veblen no explica por que esses engenheiros, ao assumirem o papel dos velhos capites da indstria, necessariamente conduziriam o processo de maneira distinta da dos homens de negcios. Provavelmente, mais uma vez a explicao cairia na questo da evoluo das instituies. Mas o problema que surge dessa abordagem decorre exatamente de no se poder inferir, com certeza, para onde um processo evolutivo necessariamente conduz, embora seja possvel detectar algumas de suas tendncias potenciais. Contudo, apesar dessas dvidas que se originam da abordagem de Veblen, as suas idias evolucionrias nos fornecem interessantes pistas acerca dos futuros possveis de nossos netos. Possveis porque, em se tratando de um ambiente de carter incerto e sugestes evolucionrias, no podemos fazer mais do que inferncias acerca do futuro, as quais sero apresentadas no prximo item.

consIDERaEs FInaIs: os FutuRos PossvEIs DE nossos nEtos Tomando como base as inferncias de Keynes e Veblen, sugerimos neste item respostas tentativas s perguntas legadas por Keynes: como e por que ocorrer a desejada mudana de valores, o que far com que as pessoas encarem o dinheiro como ele realmente vale dizer, uma patologia e se voltem para o que realmente importa, que exercer a verdadeira arte de viver? Ou, reformulando a pergunta para o que mais interessa para os presentes dias, e utilizando os termos de Veblen, como e por que o interesse produtivo superar o interesse pecunirio? Como apresentado na primeira parte deste artigo, a intuio de Keynes bastante otimista no que diz respeito natureza humana. Retomando os ideais do jovem Keynes do grupo de Bloomsbury, o velho Keynes continua se mostrando confiante quanto constante evoluo moral dos homens, como se ele refletisse na natureza humana em geral aquilo que parecia ser uma caracterstica peculiar sua: um equilbrio entre a razo instrumental e a razo emocional. Quanto a Veblen, por sua abordagem ser essencialmente antropolgico-evolucionria, no podemos atribuir-lhe o mesmo otimismo presente em Keynes, embora Veblen tambm aponte como tendncia natural o decaimento do interesse pecunirio e a conseqente submisso deste ao interesse produtivo. E, contrariamente abordagem de Keynes, as inferncias de Veblen so mais do que intuies: elas tm um embasamento antropolgico-evolucionrio bastante coerente e consistente.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

319

Mas, tomando como ponto de partida o nosso presente, podemos realmente nos mostrar to otimistas quanto ao futuro de nossos netos? A grande verdade que o chamado capital financeiro tem encontrado formas cada vez mais eficazes de se reciclar e de se multiplicar, deixando o interesse produtivo de lado. Por conta disso, a mudana de mentalidade prevista por Keynes parece bastante improvvel e a inferncia vebleniana do decaimento natural da empresa de negcios bastante irrealista. Que tipo de mudana ento necessria para que a intuio de Keynes e que a tendncia apresentada por Veblen realmente se realizem? Keynes destaca uma mudana moral, Veblen aponta para uma mudana institucional, sendo que uma no necessariamente exclui a outra, ou, melhor dizendo, uma no ocorre sem a outra. Ou seja, para que o interesse pecunirio seja deixado em segundo plano, deve ocorrer uma verdadeira transformao de valores, tanto no que diz respeito s relaes pessoais quanto impessoais, que mudar o foco do bem-estar individual para o bem-estar coletivo, relembrando a idia de unidade orgnica de Moore e de Keynes. Esta seria a transformao pelo lado positivo, a tal transformao de mentalidade sugerida por Keynes. Mas, e se acontecesse algo prximo ao que Veblen preconizou, ou seja, um desgaste entre os valores que fundaram o predomnio do interesse pecunirio e a grande maioria da sociedade no envolvida pelo predomnio desse interesse, os chamados trabalhadores? Assim, o que se pretende sugerir aqui que a mudana provavelmente no viria de uma maneira aparentemente espontnea, como apontada por Keynes, pela qual as pessoas naturalmente passariam a encarar o mundo de outras formas, dando valor ao que realmente importa na vida. Em verdade, essa falta de clareza quanto maneira pela qual se daria tal mudana sugerida por Keynes nos remete novamente a Moore, mais especificamente sua religio, pela qual mais importavam os fins, ou seja, o como se d a mudana no algo crucial. Portanto, pretendemos sugerir que a mudana tenderia a vir pelo prprio desgaste dos valores o meio pelo qual se daria a mudana que sustentam o interesse pecunirio, como sugere Veblen, o que exigiria mudanas institucionais profundas.

REFERncIas BIBlIoGRFIcas
Albin, Peter S. Barriers and bounds to rationality: essays on economic complexity and dynamics in interactive systems. With an Introduction by Duncan K. Foley. Princeton: Princeton University Press, 1988. Almeida, M. H. T. Apresentao de Thorstein Veblen (1899) a teoria da classe ociosa. Coleo Os Economistas. So Paulo: Abril Cultural, 1983. Bridel, P Presley, J. John Maynard Keynes and the French connection. the Manchester .; school, v. LXV n. 4, p. 42-46, Sept. 1997. ,

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

320

Diagnosticando Patologias Monetrias

Carabelli, A. The methodology of the critique of the classical theory: Keynes on organic interdependence. In: Bateman, Bradley W Davis, John B. (eds.), Keynes .; and philosophy. Edward Elgar, 1991. Cardoso, F.; Lima, G. T. A viso de Keynes do sistema econmico como um todo orgnico complexo, anais Eletrnicos do XXXIII Encontro nacional de Economia (Anpec), Natal, Dezembro 200. Davis, J. B. Keyness view of economics as a moral science. In: Bateman, Bradley W .; Davis, Jonh B. (eds.), Keynes and philosophy. Edward Elgar,1991a. _______. Keyness critiques of Moore: philosophical foundations of Keyness economics. cambridge Journal of Economics, v. 1, p. 61-77, 1991b. Dequech, D. Uncertainty: individuals, institutions and technology. cambridge Journal of Economics, v. 28, n. 3, p. 36-378, 2004. Edgell, S.; Tilman, R. The intellectual antecedents of Thorstein Veblen: a reappraisal. Journal of Economic Issues, v. XXIII, n. 4, Dec. 1989. Fitzgibbons, A. Keyness vision. Oxford University Press, 1988. Foster, G. P Ranson, B. Thorstein Veblen on money and production. Economies et .; socites, Tome XXI, n. 9, Sept. 1987. Gribbin, J. Deep simplicity: bringing order to chaos and complexity. London: Random House, 200. Hutton, A. Institutionalism: old and new. In: OHara, P (ed.), Encyclopedia of political . economy, V I. London: Routledge, 1999. . Keynes, J. M. [1926)]. O fim do laissez-faire. In: Szmrecsnyi, Tams (org.), John Maynard Keynes. Editora tica, 1984. _______. [1930]. The economic possibilities for our grandchildren. In: Szmrecsnyi, Tams (org.), John Maynard Keynes. Editora tica, 1984. _______. [1930]. A treatise on money. In: Moggridge, D. (ed.), the collected writings of John Maynard Keynes. V VI. London: Macmillan, 1971. . _______. [1931]. Essays in persuasion. In: Moggridge, D. (ed.), the collected writings of John Maynard Keynes. V IX. London: Macmillan, 1972. . _______. [1933]. Alfred Marshall. In: Moggridge, D. (ed.), the collected writings of John Maynard Keynes. V X. London: Macmillan, 1972. . _______. [1937]. A teoria geral do emprego. In: Szmrecsnyi, Tams (org.), John Maynard Keynes. Editora tica, 1984. _______. [1938]. My early beliefs. In: Moggridge, D. (ed.), the collected writings of John Maynard Keynes. V X. London: Macmillan, 1972. . _______. The general theory and after. Parte II: Defense and development. In: Moggridge, D. (ed.), the collected writings of John Maynard Keynes. V XIV London: . . Macmillan, 1973.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Fernanda cardoso, Gilberto tadeu lima

321

Lima, G. T. Em busca do tempo perdido: a recuperao ps-keynesiana da economia do emprego de Keynes. Rio de Janeiro: BNDES, 1992. Mini, P Keynes, Bloomsbury and the general theory. Basingstoke: Macmillan, 1991. . Mitchell, W C. types of economic theory: from mercantilism to institutionalism. New . York: Kelley, 1969. ODonnell, R. M. Keynes: philosophy, economics & politics. London: Macmillan, 1989. Preston, R. H. The ethical legacy of John Maynard Keynes. In Reese, David A. (org.), the legacy of Keynes. San Francisco: Harper & Row, 1987. Stabile, D. The intellectual antecedents of Thorstein Veblen: a case for John Bates Clark. Journal of Economic issues, v. 31, n. 3, p. 817-82, Sept. 1997. Skidelsky, R. John Maynard Keynes The economist as saviour 1920-1937. New York: The Penguin Press, 1992. Veblen, T. B. [1899]. a teoria da classe ociosa. Coleo Os Economistas. So Paulo: Abril Cultural, 1983. _______. [1904]. the theory of business enterprise. New York: Kelley, 196. _______. [1919]. The vested interests and the common men: modern point of view and the new order. New York: Kelley, 1919. Winslow, E. G. Keynes and Freud: psychoanalysis and Keynes's account of the 'animal spirits' of capitalism. social Research, v. 3, n. 4, 1986.

Est. econ., so Paulo, 36(2): 293-321, abr-jun 2006

Anda mungkin juga menyukai