Anda di halaman 1dari 36

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Prezados (as) Concurseiros (as),

Damos incio a nossa ltima aula de AFO para a prova de Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil. A esse respeito, gostaria de passar algumas informaes a vocs: O contedo programtico disposto no edital e tratado nesta aula so os seguintes: Receita Corrente Lquida, Renncia de receita. Gerao da Despesa e Despesa Obrigatria de Carter Continuado. Vedaes. Instrumentos de transparncia. Limites Constitucionais e legais: Educao, Sade, Pessoal, Dvida e Operaes de Crdito, Garantias. Transferncias Voluntrias.

Conforme pode ser observado, o ponto referente despesa no contedo programtico limitado gerao desta e a despesa obrigatria de carter continuado. No obstante, em anlise das questes tradicionalmente cobradas pela ESAF quanto a este ponto, verifica-se a grande incidncia de questes que versam sobre as despesas de pessoal, item que foi extremamente regulado pela Carta Magna e tambm pela prpria Lei de Responsabilidade Fiscal LRF.

Devido a este detalhe relevante, resolvemos estender a anlise da despesa pblica sobre este ponto, optando assim em fracionar a aula oito em duas partes. A primeira disposta a vocs nesta segunda-feira, dia sete de dezembro, e uma segunda parte a ser disponibilizada na prxima quinta-feira, dia dez de dezembro, com o contedo complementar faltante.

Entendemos que esta definio permitir a consolidao dos contedos abordados nesta aula, em especial os referentes Receita Corrente Lquida RCL e s Despesas de Pessoal.

Tenham todos uma tima aula,

Um abrao,

Francisco WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

A Receita Corrente Lquida

A Lei de Responsabilidade Fiscal atribui Receita Corrente Lquida - RCL o papel de ser um dos principais parmetros na formao e estipulao dos vrios limites imputados pela prpria LRF, especialmente o relacionado s despesas de pessoal, eterna algoz do enfermo das contas pblicas do nosso pas. A RCL j era utilizada como parmetro para os limite de gastos com pessoal, conforme dispunha as leis Complementares 82 de 1995 e 96 de 1999, mais conhecidas como leis Camata I e II, em homenagem Rita Camata, Deputada Federal responsvel por suas proposies.

No mbito da LRF, a apurao da Receita Corrente Lquida encontra-se disposta no artigo 2o, juntamente com outros importantes conceitos a serem narrados a posteriori. Segundo o inciso IV do artigo 2o, a RCL composta pelos seguintes itens de receita somados:

Tributrias; de Contribuies; Patrimoniais; Industriais; Agropecurias; Servios; Transferncias Correntes; e outras Receitas Correntes.

Conforme se pode verificar, trata-se da definio e da composio das receitas correntes conforme dispe a classificao da Lei 4.320/64.

Considerando que o parmetro de anlise a Receita Corrente Lquida, desta deve ser feitas algumas dedues, dispostas em funo do Ente da federao responsvel pela apurao: WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Na Unio:

1. Os valores transferidos aos Estados e Municpios por determinao constitucional ou legal, nos moldes do Fundo de Participao dos Estados FPE e do Fundo de Participao dos Municpios FPM; 2. Contribuies do empregador e do trabalhador e demais segurados para a seguridade social (alnea a do inciso I e inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituio); 3. Contribuies para o programa de integrao social PIS e para o Programa de Formao de Patrimnio do Servidor Pblico PASEP (artigo 239 da Constituio); 4. Contribuio dos servidores para o custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social; 5. Receitas provenientes da compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia social (artigo 201, pargrafo 9o da Constituio Federal).

Nos Estados:

1. Parcelas entregues aos Municpios por determinao constitucional (Fundo de Participao dos Municpios dentro da receita administrada pelo Estado); 2. Contribuio dos servidores para custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social; 3. Receitas provenientes da compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia social (artigo 201, pargrafo 9o da Constituio Federal).

Nos Municpios:

1. Contribuio dos servidores para custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social;

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

2. Receitas provenientes da compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia social (artigo 201, pargrafo 9o da Constituio Federal).

Abra o olho!!!

Destaca-se que os municpios, diferentemente dos demais entes (Unio e Estados), no necessitam deduzir o item parcelas entregues por for fora de determinao constitucional. Na verdade, como estas parcelas referem-se to somente as receitas arrecadas pela Unio e pelos Estados, destinadas aos Fundos de Participao de Municpios FPM, no h que se falar mesmo de deduo destas, simplesmente porque no existe ente abaixo dos municpios. Outro ponto que, somente no caso da Unio, devem ser deduzidas da receita corrente as parcelas devidas por determinao legal.

Este tipo de detalhe ainda no foi explorado em provas concurso, motivo pelo qual pode se consubstanciar em uma pegadinha promovida pela banca examinadora!

Distrito Federal e os Estados do Acre e de Roraima:

1. Recursos transferidos pela Unio na forma dos incisos XIII e XIV, do artigo 21, da CF e do artigo 31 da Emenda Constitucional 19, para custear as despesas de pessoal.

Ainda na apurao da Receita Corrente Lquida, devem ser deduzidos por todos os entes da federao os valores pagos e recebidos em decorrncia da chamada Lei Kandir (Lei Complementar 87, de 13 de setembro de 1996), assim como aqueles relativos ao FUNDEF (artigo 60, ADCT, CF).

Vejamos assim um quadro resumo do clculo da receita corrente lquida:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Tabela Demonstrativa

Pegadinhas!!!

A RCL deve ser apurada considerando-se o somatrio das receitas arrecadas no ms em referncia e os onze anteriores, excludas as duplicidades. Para fins de consolidao, o ms de referncia o ms imediatamente anterior quele em que a RCL estiver sendo apurada. Este entendimento derivado da Portaria STN nmero 589/2001, em seu artigo 6o, pargrafo nico.

Outro ponto diz respeito ao perodo de apurao. No se trata de esta apurao ser necessariamente igual ao ano civil (de janeiro a dezembro), sendo apurado em janeiro do ano seguinte. Exemplo: se desejarmos verificar a RCL em novembro de um determinado exerccio financeiro, devemos contar as receitas arrecadadas desde dezembro do exerccio anterior at o ms de novembro (ms da apurao).

Vamos a uma questo de prova que cobrou estes conhecimentos:

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Com base na Lei Complementar n. 101/2000, a receita corrente lquida compreende o somatrio de todas as naturezas de receitas correntes, deduzida(s):

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

a) as transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios destinadas ao custeio do Sistema nico de Sade. b) as parcelas entregues por Municpios aos Estados e Distrito Federal por determinao constitucional. c) a contribuio dos trabalhadores e empregadores para o custeio do regime geral da previdncia social. d) as receitas correntes prprias arrecadadas pelas autarquias e fundaes pblicas. e) as contribuies dos entes pblicos para os fundos de penso das empresas estatais.

Resposta: Pela anlise das assertivas dispostas entre as letras a e e, verifica-se que somente a letra c representa uma das dedues que devem ser feitas pelos entes da federao com fins de apurao da Receita Corrente Lquida, conforme disposio do artigo 2o da LRF. As compensaes financeiras da previdncia referem-se s situaes que em um servidor pblico ingressou em um cargo estadual e l permaneceu por 5 anos. No sexto ano este mesmo servidor prestou concurso e entrou em exerccio no servio pblico federal, optando em se aposentar por este servio devido remunerao financeira. Se aposentando em nvel federal, o Estado dever repassar Unio o equivalente a contribuio feita pelo servidor durante os 5 anos em que esteve trabalhando no Estado.

Renncia de Receita

Conforme verificamos, a Receita Corrente Lquida constitui um importante parmetro estabelecido pela LRF para que a Gesto das Contas Pblicas seja eficiente.

A Lei de Responsabilidade Fiscal prev no seu artigo 11, referente previso e arrecadao das receitas pblicas, que constituem requisitos essenciais da

responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao. Assim, numa concluso prvia, pode-se interpretar que a no instituio e arrecadao de tributos WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

consubstanciam-se na irresponsabilidade da gesto fiscal. Mas como se aferir se o administrador pblico est sendo irresponsvel na gesto das Finanas Pblicas? Para isso existe uma srie de parametrizaes de genricas a especficas impostas pela prpria LRF, como o destacado no artigo 12 da Lei.

Art. 12. As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas.

Pela leitura deste artigo conclui-se que o legislador imps regras rgidas para previso de receitas, de tal modo que ficam limitadas as possibilidades de superestimao destas ou mesmo de subterfgio para renunciar receitas devido subestimao dos parmetros orientadores estabelecidos pela LRF. Destaca-se no entanto que podem ocorrer variaes significativas na previso dos parmetros do artigo 12, como no caso de crescimento econmico inferior previso feita. Este resultado impacta diretamente a arrecadao das receitas, uma vez que a carga tributria do pas essencialmente progressiva, ou seja, na medida em que a renda cresce, a arrecadao de tributos cresce mais que a prpria renda. De forma contrria, quando a renda cai, a arrecadao cai proporcionalmente mais do que a prpria renda.

Em

situaes

de

frustrao

de

receita,

prpria

LRF

atribui

responsabilidade ao administrador pblico, uma vez que veda, a partir do pargrafo nico do artigo 11, a realizao de transferncias voluntrias aos demais entes da federao que no atendam ao disposto no caput do mesmo artigo, quando referentes aos impostos.

Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

Pargrafo nico. vedada a realizao de transferncias voluntrias para o ente que no observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

Alguns outros pontos da LRF ainda abordam o aspecto da previso de receitas, a comear pela meno feita no pargrafo 2o do artigo 12, que afirma que a reestimativa de receitas por parte do poder legislativo s ser admitida se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. Afora o aspecto de discusso do oramento, dentro da idia do ciclo oramentrio, em que as propostas so enviadas ao legislativo para anlise, retificao e aprovao, verifica-se a existncia de controle duplo quanto estimao de recursos e de uma possvel renncia desta, uma vez a comprovao de erro de ordem tcnica ou mesmo legal pode dar ao legislativo a capacidade de evitar que o executivo, responsvel pela consolidao do oramento, possa renunciar s receitas que lhe cabem.

Finalmente, no artigo 13 da LRF, destacado que o poder executivo ter at 30 dias, aps a publicao do oramento, para desdobrar as receitas em metas bimestrais de arrecadao, com a especificao, em separado, quando cabvel, das medidas de combate evaso e sonegao, da quantidade e valores de aes ajuizadas para cobrana da dvida ativa, bem como da evoluo do montante dos crditos tributrios passveis de cobrana administrativa.

Verifica-se assim a existncia de mais um controle imposto pela LRF para que o governo estipule medidas que venham a impedir a prpria perda de receita, com o fulcro adicional de evitar que este mesmo governo acabe por renunciar as receitas a ele devidas.

Vejamos agora um bom exerccio que bate nestes conceitos:

(Analista Contbil/SEFAZ-CE ESAF/2007) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, no lcito afirmar acerca da previso e arrecadao da receita pblica: a) a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos so requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

b) as previses de receita devem considerar, entre outros fatores relevantes, os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos e do crescimento econmico. c) vedada a realizao de transferncias voluntrias ao ente da federao que no institui, prev e arrecada todos os tributos. d) a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo s poder ser feita em caso de erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. e) em at trinta dias aps a publicao dos oramentos, o Poder Executivo deve desdobrar as receitas previstas em metas bimestrais de arrecadao.

Resposta:

Letra c

Conforme se verifica, as assertivas da questo em foco tratam da previso de receita, abordando os aspectos da LRF sobre o tema. O erro encontra-se na letra c pelo fato de que a realizao de transferncias voluntrias, e no compulsrias, que so as derivadas dos Fundos de Participao de Estados e Municpios, esto vedadas pelo ente que no instituir, prever e arrecadar todos os impostos e no os tributos.

De acordo com as anlises feitas a partir da interpretao dos artigos 11, 12 e 13 da LRF, a possibilidade de renncia de receita por parte do ente federado de maneira arbitrria restrita. Isso no entanto no significa que Unio, Estados e Municpios no a podem fazer, uma vez que a maior parte dos tributos, e em especial os impostos, possuem a funo de instrumento de poltica fiscal, ou seja, so geradores alm de caixa para os governos, de estmulo atividade produtiva e ao atendimento s funes de governo, quais sejam as funes alocativa, distributiva e estabilizadora.

Sendo assim, a LRF prev no seu artigo 14 que A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever estar acompanhada de estimativa do impacto oramentrio-financeiro no WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

10

exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes oramentrias e a pelo menos uma das seguintes condies.

Traduzindo este trecho do artigo, conclui-se inicialmente que permitida a renncia de receita pela LRF. A estimativa de impacto torna-se necessria devido ao fato de que a renncia tende a impactar entre outras coisas no equilbrio entre as receitas e as despesas, conforme trata o inciso I do artigo 4o da LRF, referente prpria LDO. Ainda referente renncia de receita, esta pode impactar os resultados primrio e nominal, conforme tambm dispe a LDO no pargrafo 1o do artigo 4o.

Apenas como aplicao prtica nossa anlise, neste ano de 2009 o poder executivo props mudanas nos resultados primrio e nominal das contas pblicas, uma vez que a alterao nas alquotas do impostos sobre a renda, criando faixas intermedirias de cobrana, que objetivaram a reduo do montante de incidncia do tributo sobre a renda, em funo da crise financeira internacional, culminaria com a perda de receitas anteriormente previstas na LDO.

As condies adicionais referentes renncia de receitas, em que deve ser atendida uma delas, mas no todas conjuntamente, so as seguintes:

I - demonstrao pelo proponente de que a renncia foi considerada na estimativa de receita da lei oramentria, na forma do art. 12, e de que no afetar as metas de resultados fiscais previstas no anexo prprio da lei de diretrizes oramentrias; (que o prprio anexo de metas fiscais)

II - estar acompanhada de medidas de compensao, no perodo mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio. 1o A renncia compreende anistia, remisso, subsdio, crdito presumido, concesso de iseno em carter no geral, alterao de alquota ou modificao de base de clculo que implique reduo discriminada de tributos ou contribuies, e outros benefcios que correspondam a tratamento diferenciado. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

11

2o Se o ato de concesso ou ampliao do incentivo ou benefcio de que trata o caput deste artigo decorrer da condio contida no inciso II, o benefcio s entrar em vigor quando implementadas as medidas referidas no mencionado inciso.

Conforme podemos depreender, a necessidade de recomposio de receita condio sine qua non imposta pela LRF para que seja concedida renncia de receita. De todo modo, importa ressaltar que a LRF afirma que no ser

considerada renncia de receita a alterao das alquotas dos impostos sobre produtos industrializados (IPI), sobre a importao, sobre operaes financeiras bem como sobre exportaes. Tambm no ser considerada renncia o cancelamento de dbitos fiscais em montantes inferiores aos custos para a cobrana destes.

Pelo entendimento do pargrafo acima, fica claro que a poltica adotada pelo governo federal no sentido criao de alquotas intermedirias de cobrana de imposto sobre a renda constitui um renncia de receita, devendo tal ao estar acompanhada de medidas de compensao ou de que a renncia no impactar os resultados primrio e nominal.

Gerao de Despesa

A artigo 15 da LRF afirma no seu teor que para toda e qualquer despesa que no esteja acompanhada de estimativa do impacto oramentrio-financeiro nos trs primeiros exerccios de sua vigncia, da sua adequao oramentria e financeira com a LOA, o PPA e a LDO e, no caso de despesa obrigatria de carter continuado, de suas medidas compensatrias, ser considerada no autorizada, irregular e lesiva ao patrimnio pblico. A LRF ainda afirma no pargrafo 4o do artigo 16, que essas regras so condies prvias tanto para a aquisio de bens, servios e obras, como tambm para a desapropriao de imveis urbanos, que, de acordo com a Constituio, dever ser paga em dinheiro.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

12

At a edio da LRF bastava a existncia de crdito oramentrio para que se pudesse gerar despesa. Como a prpria estimao da receita pblica era feita de maneira muitas vezes aleatria, era pratica comum a criao de despesas sem efetiva contrapartida de crdito.

Vamos a anlise do artigo 16 da LRF, em partes, que assim dispe:

Art. 16. A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhado de: I - estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subseqentes; II - declarao do ordenador da despesa de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a lei oramentria anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias.

A criao de despesa deve possuir a estimativa de impacto para um perodo de trs anos, sendo que a prpria letra da lei destaca que este mesmo perodo inicia-se na data de entrada em vigor da despesa e nos dois subsequentes.

1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se: I - adequada com a lei oramentria anual, a despesa objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio; O inciso I do pargrafo em anlise, alm de definir a noo exata da despesa, procura delimitar o prazo de durao desta, limitando-a a um ano. Essa restrio no estrita, ou seja, nem toda a despesa deve se iniciar e terminar dentro do mesmo exerccio financeiro, tanto assim que a LRF descreve como deve se dar o tratamento da Despesa Obrigatria de Carter Continuado, conforme disposto no artigo 17 que analisaremos logo a seguir.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

13

II - compatvel com o plano plurianual e a lei de diretrizes oramentrias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e no infrinja qualquer de suas disposies.

Mesmo parecendo uma redundncia, uma vez que a prpria LOA deve estar em conformidade com o PPA e com a LDO, o legislador estabelece a necessidade da despesa ser compatvel com os mesmos dois instrumentos, ou seja, que entre outros pontos, a despesa possa no impactar os resultados pretendidos quando da elaborao do planejamento estratgico e do tratamento das prioridades a serem atendidas pela ao governamental.

2o A estimativa de que trata o inciso I do caput ser acompanhada das premissas e metodologia de clculo utilizadas. 3o Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias.

Conforme dissemos anteriormente, no caso da gerao de despesa, esta deve ser estimada a partir de premissas e metodologias factveis, que evidenciem de fato o gasto a se iniciar. At em funo do princpio da razoabilidade, a LRF destaca que a LDO dispor sobre a despesa considerada irrelevante, ou seja, a gerao de despesa que no venha a alterar os objetivos do governo ou mesmo impactar o resultado oramentrio-financeiro.

Despesa Obrigatria de Carter Continuado

Conforme dispomos acima, a LRF procurou engessar a gerao de despesa por parte do poder pblico. Em especial, pode se dizer que este engessamento teve por objetivo reduzir a criao de despesas que impactassem as contas pblicas por um perodo superior a dois anos.

Assim, segundo a LRF, considera-se como Despesa Obrigatria de Carter Continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

14

administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios.

Atente que se trata de uma despesa corrente, e no de capital, sendo que esta despesa se efetivar durante um perodo superior a dois anos, uma vez que este perodo se confunde com o prprio exerccio financeiro.

A gerao de despesa de carter continuado deve seguir o mesmo rito disposto para a criao de uma despesa que se encerra dentro do mesmo perodo, inclusive quanto ao que dispe o pargrafo 4o do artigo 17, quanto a compatibilizao desta com o PPA e a LDO, e mais o seguinte:

O ato de criao do gasto deve ser acompanhado de comprovao de que a despesa criada ou aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas no Anexo de Metas Fiscais, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa.

A LRF ainda define o que consiste no aumento permanente de receita, de tal modo a evitar subterfgios por parte do gerador da despesa:

...considera-se aumento permanente de receita o proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio.

A execuo da despesa de carter continuado dependente diretamente dos pontos abordados acima, motivo sem o qual a despesa no poder se realizar.

No obstante, talvez o ponto mais importante associado gerao de despesa e a prpria noo de despesa obrigatria de carter continuado, est no pargrafo 6o do artigo 17. Este dispe que NO CONSIDERADA DESPESA OBRIGATRIA DE CARTER CONTINUADO A DESPESAS COM O SERVIO

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

15

DA DVIDA E AO REAJUSTAMENTO DE REMUNERAO DE PESSOAL de que trata o inciso X do artigo 37 da Constituio.

O servio da dvida refere-se ao pagamento contnuo dos juros devidos pela dvida pblica do ente da federao.

Finalmente, para que no exista subterfgio ou artifcio legal por parte do criador/propositor da despesa, a LRF equipara a aumento de despesa a prorrogao daquela j criada por prazo determinado.

Vamos assim a fixao deste contedo por meio de uma questo de prova cobrada pela ESAF:

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006 - modificada) Considerando os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a gerao da despesa pblica ou a assuno de obrigao deve obedecer a diversos requisitos, exceto: a) a despesa adequada com a lei oramentria anual quando objeto de dotao especfica e suficiente, ou esteja abrangida por crdito genrico, de forma que, somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio. b) a criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhada de estimativa do impacto oramentrio financeiro nos exerccios em que se der o aumento. c) a despesa obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. d) a criao da despesa obrigatria de carter continuado dar-se- mediante comprovao de que no afetar as metas de resultados fiscais, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento de receita ou pela reduo de despesa.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

16

e) as condies para aumento ou criao da despesa obrigatria de carter continuado no se aplicam ao servio da dvida nem implantao de planos de carreira dos servidores.

Resposta:

Letra b

Esta questo foi montada retirando-se a literalidade do disposto nos artigos 17 e 18 da LRF. a) A letra a aborda o disposto no artigo 17, pargrafo 1O, inciso I. CORRETA 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se: I - adequada com a lei oramentria anual, a despesa objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio; b) O erro na alternativa b refere-se ao fato de que a criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhada de estimativa do impacto oramentrio financeiro no exerccio em que entrar em vigor, e nos dois subsequentes, e no nos exerccios em que se der o aumento. INCORRETA

c) Trata-se do conceito narrado no prprio artigo 17.

Art. 17. Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. CORRETA d) nos moldes da assertiva c, a letra d refere-se ao pargrafo 2o do artigo 17.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

17

2o Para efeito do atendimento do 1o, o ato ser acompanhado de comprovao de que a despesa criada ou aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no 1o do art. 4o, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa. CORRETA e) literalidade do pargrafo 6o da LRF: 6o O disposto no 1o no se aplica s despesas destinadas ao servio da dvida nem ao reajustamento de remunerao de pessoal de que trata o inciso X do art. 37 da Constituio. CORRETA

Despesas com Pessoal

Observao inicial: Este ponto da LRF no disposto de maneira categrica no contedo programtico do edital. De todo modo, considerando que grande parte das questes de prova elaboradas pela ESAF versam sobre este tema, optamos em abord-lo.

Uma crtica constante Lei de Responsabilidade Fiscal diz respeito imposio de limites para os gastos com pessoal. A definio desses limites pelo legislador buscou simplesmente permitir que o administrador pblico cumpra o papel que a sociedade lhe atribuiu: proporcionar bem-estar populao, a partir dos recursos que lhe so entregues na forma de impostos, utilizando-se recursos humanos de forma eficiente e compatvel com as receitas auferidas da prpria sociedade.

Segundo a LRF, as despesas de pessoal so aquelas relacionadas ao gasto de cada ente da federao com os ativos, inativos e pensionistas. Estas despesas, conforme destaca o artigo 18, so relativas aos gastos com: WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

18

Mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espcies remuneratrias; Vencimentos e vantagens, fixas e variveis; Subsdios, proventos de aposentadoria; reformas e penses; Adicionais de qualquer natureza; Gratificaes, horas extras e vantagens pessoais; Encargos sociais, e Contribuies recolhidas pelo Ente s entidades de previdncia.

A anlise dos componentes das despesas de pessoal nos induz a entender que as despesa com terceirizados, em substituio a servidores e empregados pblicos, os chamados terceirizados, sero contabilizadas como despesas de pessoal. De todo modo, estas despesas sero alocadas na rubrica outras despesas de pessoal, conforme o destaque do pargrafo 1o do artigo 18: 1o Os valores dos contratos de terceirizao de mo-de-obra que se referem substituio de servidores e empregados pblicos sero contabilizados como "Outras Despesas de Pessoal".

Esse tipo de diferenciao pode ser objeto de questo de prova. Vejamos:

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Para os efeitos da Lei Complementar n.101/2000, considera-se despesa com pessoal: a) as reparaes econmicas a anistiados polticos no membros da administrao pblica. b) o auxlio-alimentao dos servidores. c) a terceirizao de atividades no previstas nos planos de carreira dos servidores. d) as aposentadorias e penses relativas ex-chefes de poder executivo. e) as aposentadorias e penses pagas pelo regime geral da previdncia social.

Resposta:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Letra d

19

Pela anlise do artigo 18, bem como do pargrafo 1o do mesmo artigo, verifica-se que s se enquadra em despesa contabilizada como de pessoal, a despesa referente s aposentadorias e penses relativas ex-chefes de poder executivo.

A alternativa c trata de terceirizados de atividades no previstas nos planos de carreiras dos servidores. Se fossem atividades previstas nos planos, teramos a uma despesa com pessoal, passiva de verificao dos limites impostos pela LRF.

Ressalta-se que a incluso das despesas com terceirizados como uma despesa de pessoal visa garantir que o administrador pblico no utilizar subterfgios para aumentar o quantitativo de mo-de-obra no setor pblico, sempre ressaltando a existncia de limites impostos por legislao e regulao especfica quanto terceirizao de atividades.

Apurao das despesas de pessoal

A apurao das despesas de pessoal ser apurada somando-se a realizada no ms em referncia com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. Conclui-se assim que a apurao das despesas de pessoal ser sempre feita para um perodo de 12 meses.

Os limites das despesas de pessoal so regrados pela relao existente entre esta e a Receita Corrente Lquida RCL, ponto j estudado por ns. A LRF determina dois limites distintos para os gastos com pessoal no setor pblico. So eles:

Para a Unio, 50% da RCL, distribudos da seguinte forma:

2,5% para o legislativo, incluindo o tribunal de contas da unio; 6,0% para o judicirio; 40,9% para o executivo; e WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES 0,6% para o Ministrio Pblico Federal

20

Menciona-se que dentro do limite de 40,9% da RCL destinada despesa de pessoal do poder executivo federal, incluem-se as despesas referentes organizao e manuteno do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e a da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, as polcias civil e militar, e o corpo de bombeiros do DF, alm da prestao de assistncia financeira ao DF para execuo de servios pblicos, por meio de fundo prprio.

Para os Estados e o DF, 60% da RCL, assim distribudos:

3,0% para o legislativo, incluindo o tribunal de contas do estado; 6,0% para o judicirio; 49,0% para o executivo; e, 2% para o Ministrio Pblico Estadual

Para os Municpios, 60% da RCL:

6,0% para o legislativo, incluindo o tribunal de contas do municpio; e, 54,0% para o executivo.

Ateno!!!

O limite de comprometimento de despesa de pessoal do poder executivo no mbito da Unio e dos Estados diferente, mas seus percentuais podem ser utilizados para confundir o candidato. No mbito da Unio de 40,9% enquanto nos Estados e no Distrito Federal de 40,9%.

Destaca-se que nos Poderes Legislativo e Judicirio de cada esfera, os limites foram repartidos entre seus rgos de forma proporcional mdia das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente lquida, tendo como base os trs exerccios financeiros imediatamente anteriores ao da publicao da LRF.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

21

Com fins de aplicao, vejamos uma questo do CESPE que ao invs de trabalhar com os percentuais de comprometimento da RCL em termos de despesa de pessoal, trabalha com o valor efetivamente gasto, ou seja, exige do candidato a fixao dos percentuais para cada um dos poderes.

(Analista Administrativo/CESPE STF/2008) Na hiptese de a receita corrente lquida da Unio atingir, em determinado perodo, R$ 400 bilhes, a despesa de pessoal do Poder Judicirio no poder exceder R$ 14,4 bilhes.

Considerando que no caso da Unio a despesa com pessoal referente ao poder judicirio de 6%, temos o seguinte resultado para o montante mximo da RCL a ser aplicado em despesas de pessoal:

6% x R$ 400 bilhes = 24 bilhes

Conclui-se assim que a assertiva incorreta.

A cobrana de uma questo em prova de concurso que apresente o valor monetrio da despesa de pessoal, partindo do valor da receita corrente lquida, ainda no foi cobrada. Se for, poder exigir do candidato a memorizao dos percentuais, o que pode ser um pouco mais difcil do que uma questo que apenas trate dos percentuais, que somente pela simples anlise, j permite a este mesmo candidato se relembrar da sua distribuio entre os Poderes e o Ministrio Pblico Federal. Na apurao das despesas de pessoal, segundo o pargrafo 1o do artigo 19 da LRF, no sero computadas:

a. As despesas com indenizao por demisso de servidores ou empregados;

b. As despesas relativas ao incentivo demisso voluntria:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

22

Trata-se da estratgia da Administrao Pblica quando da necessidade de realizao dos Programas de Demisso Voluntria - PDV. No faria sentido deciso diferente, j que, por ocasio do afastamento, o servidor recebe valores superiores queles que receberia se continuasse na ativa. Em outras palavras, o PDV, em geral utilizado pontualmente e dirigido ao conjunto dos servidores, aumentar a despesa com pessoal no ms em que estiver sendo executado. Sua contagem no limite de pessoal desestimularia programas dessa natureza.

c. As despesas com pessoal verificadas em decorrncia de convocao extraordinria do Congresso Nacional;

Segundo a emenda constitucional 50, no mais devido o pagamento de aos congressistas em caso de convocao extraordinria, no sendo vlida esta afirmao para os servidores lotados no poder legislativo.

d. As despesas decorrentes de deciso judicial:

So em geral as classificadas na rubrica Sentenas Judiciais, e da competncia de perodo anterior ao da apurao das despesas com pessoal (somando-se o ms de referncia com os onze meses anteriores), de acordo com o 2 do artigo 18;

e. As despesas com pessoal do Estado do Amap, Roraima e do Distrito Federal, custeadas pela Unio.

Parece lgico que, se estas despesas no so pagas com as receitas destes Estados, no h porque serem somadas aos limites (60%).

f. As despesas com inativos custeadas com recursos de fundos prprios.

Atente-se para o fato de que as receitas originadas das contribuies a fundos no compem o clculo da RCL, o que torna nula esta operao do ponto de vista contbil. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Controle da despesa total com pessoal

23

Segundo o artigo 21 da LRF, nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal, sem atender aos seguintes requisitos:

a. Estimativa do impacto oramentrio financeiro, no exerccio em que deva entrar em vigor nos dois subsequentes; b. Declarao do ordenador de despesas de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a LOA e compatibilidade com o PPA e com a LDO; c. Demonstrao da origem dos recursos para o seu custeio; d. Comprovao de que a despesa aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas no AMF, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, serem compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa; e. Observncia da vedao vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias, para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; f. Atendimento ao limite legal de comprometimento aplicado s despesas com pessoal inativo; g. No ser expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo.

A LRF, alm dos limites gerais fixados para cada ente da federao, inclusive para cada poder ou rgo, fixa um limite prudencial que uma vez atingido, o mesmo poder ou rgo fica proibido de praticar uma srie de atos. Verifica-se que esta medida tem o objetivo de realizar um acompanhamento de perda do crescimento das despesas de pessoal, de forma que esta no extrapole os limites gerais fixados. Assim, segundo o pargrafo nico do artigo 22 da LRF, se a Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, so vedadas:

1. A concesso de vantagem, aumento, reajuste ou adequao de remunerao a qualquer ttulo, salvo os derivados de sentena judicial ou

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

24

de determinao legal ou contratual, ressalvada a reviso prevista no inciso X do art. 37 da Constituio; 2. A criao de cargo, emprego ou funo; 3. A alterao de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; 4. O provimento de cargo pblico, admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo, ressalvada a reposio decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das reas de educao, sade e segurana; e 5. A contratao de hora extra, salvo no caso do disposto no inciso II do 6o do art. 57 da Constituio e as situaes previstas na lei de diretrizes oramentrias.

Caso a despesa total com pessoal, do Poder ou rgo referido no art. 20 da LRF, ultrapassar os limites definidos no mesmo artigo, sem prejuzo das medidas previstas no art. 22 acima elencadas, o percentual excedente ter de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um tero no primeiro, adotando-se, entre outras, as providncias previstas nos 3o e 4o do art. 169 da Constituio. As providncias narradas nos pargrafos supramencionados so as seguintes:

a. Reduo em pelo menos 20% das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; b. Exonerao dos servidores no estveis; c. Demisso de servidores estveis. Os pargrafos 1o e segundo do artigo 23 da LRF foram suspensos pelos STF em carter liminar, nos autos da Adin 2238-5, uma vez que estes pargrafos previam o seguinte:

1o No caso do inciso I do 3o do art. 169 da Constituio, o objetivo poder ser alcanado tanto pela extino de cargos e funes quanto pela reduo dos valores a eles atribudos. 2o facultada a reduo temporria da jornada de trabalho com adequao dos vencimentos nova carga horria. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

25

Assim, considerando que estes afrontam o disposto no artigo 39, pargrafo 3o, combinado com o artigo 7o, inciso VI, da Constituio Federal, que trata da irredutibilidade dos vencimentos, entende-se que este dispositivo ainda se aplica aos empregados pblicos regidos pela CLT, uma vez que a prpria Constituio ampara a reduo dos vencimentos mediante a realizao de acordo ou conveno coletiva. Finalmente, mas no menos importante, o pargrafo 3o do artigo 23 da LRF determina que caso ente no alcance a reduo no prazo estabelecido, este sofrer as chamadas sanes institucionais, no recebendo transferncias voluntrias, no podendo obter garantia direta ou indireta de outro ente, e no podendo contratar operaes de crdito, exceto as destinadas ao refinanciamento da dvida mobiliria e as que visem reduo das despesas com pessoal.

Despesas com a seguridade social

Nos mesmos moldes das despesas com pessoal, a LRF estabeleceu regramento para as despesas com a seguridade social. Assim sendo, os atos que gerem aumentos de despesa, a criao, majorao ou extenso de qualquer benefcio que integre a seguridade social requer, alm da indicao de sua fonte de custeio total, o cumprimento do art. 17, que versa sobre a despesa obrigatria de carter continuado. Trata-se pois da demonstrao da origem dos recursos que custearo qualquer aumento na despesa, assim como a comprovao de que no sero afetadas as metas de resultados fiscais previstas na LDO, a partir de mecanismos de compensao .

E com estas explicaes ns encerramos a primeira parte da aula 8 de AFO. Na prxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, disponibilizaremos a segunda parte desta aula, conforme mencionado no incio desta aula.

Um abrao e boa realizao de exerccios.

Francisco WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Exerccios:

26

1 - (Procurador/TCE-SC FEPESE/2005) Segundo o artigo 2 da Lei Complementar 101/2000, no so consideradas receitas correntes lquidas: a) Receitas tributrias. b) Receitas patrimoniais. c) Receitas de contribuies. d) Receitas industriais, agropecurias e de servios. e) Receitas provenientes de compensaes financeiras da previdncia.

2 - (Procurador/TCE-SC FEPESE/2005) A renncia de receita especifi cada no art. 14 da Lei n 101/2000 no compreende: a) Subsdio. b) Anistia e remisso. c) Crdito presumido. d) Concesso de iseno em carter no geral. e) Cancelamento de dbito, cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrana.

3 (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Segundo a Lei Complementar n. 101/2000, acerca da renncia de receita, pode-se afirmar que a) a concesso da renncia de receita deve estar acompanhada de estimativa do impacto oramentrio financeiro, nos prximos trs exerccios. b) uma das condies para a concesso de renncia de receita a adoo de medidas compensatrias, por meio da reduo das despesas. c) as condies para a renncia de receita no se aplicam em caso de reduo das alquotas do Imposto de Renda. d) a renncia de receita condicionada adoo de medidas compensatrias entra em vigor aps verificado o efeito das medidas. e) no se compreende, na renncia de receita, a reduo indiscriminada de tributos ou contribuies.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

27

4 (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Acerca da repartio dos limites globais da despesa com pessoal estabelecidos na Lei Complementar n. 101/2000, correto afirmar que: a) a despesa com pessoal dos Tribunais de Contas ser inclusa nos limites do respectivo Poder Judicirio. b) na esfera municipal, o limite para o Ministrio Pblico est includo no do respectivo Poder Executivo. c) na Unio, inclui-se no limite do Poder Executivo as despesas com pessoal do Tribunal de Justia e do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. d) no ministrio pblico de cada esfera, o limite ser repartido entre seus ramos proporcionalmente mdia das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente lquida, verificadas nos trs exerccios financeiros imediatamente anteriores ao da publicao da LRF. e) a entrega dos recursos financeiros correspondentes despesa total com pessoal do Poder Executivo ser a resultante da aplicao dos limites com pessoal.

5 (AFC/STN ESAF/2008) Nos termos da lei de responsabilidade fiscal, e para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituio, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder os percentuais da receita lquida, a seguir discriminados: a) Unio (40%), Estados (40%), Municpios (40%). b) Unio (50%), Estados (50%), Municpios (50%). c) Unio (60%), Estados (60%), Municpios (60%). d) Unio (50%), Estados (40%), Municpios (30%). e) Unio (50%), Estados (60%), Municpios (60%).

6 - (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006 - adaptada) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, no correto afirmar acerca da apurao dos limites com pessoal: a) no sero computados no limite de pessoal da Unio os valores transferidos ao Distrito Federal e aos Estados do Amap e Roraima. b) as despesas com pessoal da administrao direta decorrentes de sentenas judiciais sero includas no limite do respectivo rgo ou entidade. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

28

c) no sero computadas as despesas com pessoal decorrentes da convocao extraordinria do Congresso Nacional. d) sero computadas as despesas com pessoal decorrentes de deciso judicial da competncia do mesmo perodo de apurao do limite. e) no sero computadas as despesas com pessoal inativo custeadas por meio de fundo especfico decorrentes da contribuio dos servidores inativos.

7 - (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000, correto afirmar, acerca da verificao do cumprimento aos limites da despesa com pessoal, que a) se a despesa com pessoal exceder o limite, os gastos com cargos em comisso ou funes de confiana devero ser reduzidos no mnimo em vinte por cento. b) se a despesa com pessoal exceder a noventa e cinco por cento do limite, vedada, ao poder ou rgo em que incorrer, a concesso de aumento decorrente da reviso geral anual de remunerao. c) se a despesa com pessoal exceder o limite, o excesso deve ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo no mnimo metade no primeiro. d) se a despesa com pessoal exceder o limite, e no alcanada a reduo no prazo estabelecido, enquanto perdurar o excesso, o ente no poder receber transferncias constitucionais. e) a verificao do cumprimento aos limites ser efetuada quadrimestralmente, comparando o ms atual com os onze meses anteriores.

8 (Auditor/TCE FCC/2007) Na despesa total de pessoal, para fins de verificao dos limites definidos na Lei da Responsabilidade Fiscal NO ser computada a despesa com a) vantagens variveis. b) indenizao por demisso de servidores ou empregados. c) gratificaes. d) horas extras. e) encargos sociais e contribuies recolhidas pelo ente s entidades de previdncia.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

29

9 (Procurador de Contas/TCE-RR FCC/2008) A despesa com pessoal ativo e inativo dos entes da Federao no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Segundo a Constituio Federal, para o cumprimento dos referidos limites e observando-se o prazo fixado na referida lei complementar, os entes da federao adotaro vrias providncias, sendo que, dentre elas, NO dispe a Constituio sobre a) reduo de pelo menos vinte por cento das despesas com cargo em comisso e funes de confiana. b) exonerao dos servidores no estveis. c) criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou assemelhadas queles ocupados pelos servidores estveis que perderam seus cargos, por causa do excesso de despesa com pessoal dentro do prazo mximo de um ano. d) indenizao correspondente a um ms de remunerao por ano de servio, a ser paga a servidor estvel que perder o cargo, por causa do excesso de despesa com pessoal. e) possibilidade de o servidor estvel perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou a unidade administrativa objeto da reduo de pessoal.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Gabarito Comentado:

30

1) - (Procurador/TCE-SC FEPESE/2005) Segundo o artigo 2 da Lei Complementar 101/2000, no so consideradas receitas correntes lquidas: letra e

Perceba que o comando da questo pede o que no considerada receita corrente lquida. Sendo assim, nesta apurao j devem ser feitas as dedues necessrias para apurao do resultado da prpria receita corrente lquida. No caso da letra e, as receitas provenientes de compensaes financeiras da previdncia devem ser deduzidas das receitas correntes para fins de apurao da prpria RCL.

2 - (Procurador/TCE-SC FEPESE/2005) A renncia de receita especificada no art. 14 da Lei n 101/2000 no compreende: Letra e As assertivas entre a e d esto exaradas no pargrafo 1o do artigo 14 da LRF, por constiturem renncia de receita. A exceo fica por conta da assertiva e, porque conforme dispe o pargrafo 3o, inciso II, no constitui renncia de receita o cancelamento de dbito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrana.

3 - (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Segundo a Lei Complementar n. 101/2000, acerca da renncia de receita, pode-se afirmar que Letra e

a) a concesso da renncia de receita deve estar acompanhada de estimativa do impacto oramentrio financeiro, no perodo que se iniciar, que pode no ser o perodo seguinte, mas sim o perodo vigente, e nos dois seguintes, de tal forma que o erro da assertiva est no termo prximos trs exerccios. No se pode afirmar b) uma das condies para a concesso de renncia de receita a adoo de medidas compensatrias, por meio do aumento de receita, proveniente da elevao

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

31

de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio, mas no por reduo de despesa. No se pode afirmar c) as condies para a renncia de receita se aplicam em caso de reduo das alquotas do Imposto de Renda, uma vez que o Imposto sobre a Renda no se encontra sobre o rol de impostos previstos nos incisos I, II, IV e V do art. 153 da Constituio, na forma do seu 1o. No se pode afirmar d) a renncia de receita condicionada adoo de medidas compensatrias entra em vigor aps verificada a implementao de medidas como o aumento de receita, proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio, e no aps verificado o efeito destas medidas. No se pode afirmar e) no se compreende de fato, na renncia de receita, a reduo indiscriminada de tributos ou contribuies, pois s compreende a renncia de receita a reduo discriminada de tributos e contribuies, e tratamento diferenciado. Pode-se afirmar outros benefcios que correspondam

4 (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Acerca da repartio dos limites globais da despesa com pessoal estabelecidos na Lei Complementar n. 101/2000, correto afirmar que: Letra c

a) Incorreta. a despesa com pessoal dos Tribunais de Contas ser inclusa nos limites do respectivo Poder Legislativo. b) Incorreta. No existe Ministrio Pblico em mbito do municpio, sendo que no caso do Ministrio Pblico Federal ou Estadual, o eu limite estabelecido exclusivamente. c) Correta. Conforme o item c, do inciso I do artigo 20 da LRF, traduzida na pgina 20 desta aula. d) Incorreta. Conforme disposto no pargrafo primeiro do artigo 20 da LRF e traduzido na pgina 20. Nos Poderes Legislativo e Judicirio de cada esfera, o limite ser repartido entre seus ramos proporcionalmente mdia das despesas com pessoal, em percentual da receita corrente lquida, verificadas nos trs exerccios financeiros imediatamente anteriores ao da publicao da LRF. WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

32

e) Incorreta. Conforme disposio do pargrafo 5o do artigo 20, que associa esta entrega tambm aos demais poderes, podendo ser resultante tambm do que for fixado pela LDO.

5 (AFC/STN ESAF/2008) Nos termos da lei de responsabilidade fiscal, e para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituio, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder os percentuais da receita lquida, a seguir discriminados: letra e

Segundo o artigo 16 da LRF, inciso I, II e III, os percentuais de comprometimento da RCL com despesas de pessoal da Unio, (Estados, DF) e Municpios, so, respectivamente, 50%, 60% e 60%.

6 - (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006 - modificada) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, no correto afirmar acerca da apurao dos limites com pessoal: a) Incorreta. Sero computados no limite de pessoal da Unio os valores transferidos ao Distrito Federal e aos Estados do Amap e Roraima, conforme disposio do inciso V, pargrafo 10 do artigo 19 d LRF. b) Correta. As despesas com pessoal da administrao direta decorrentes de sentenas judiciais sero includas no limite do respectivo rgo ou entidade. conforme disposio do inciso IV, pargrafo 10 do artigo 19 d LRF. c) Correta. No sero computadas as despesas com pessoal decorrentes da convocao extraordinria do Congresso Nacional, conforme definido na Emenda Constitucional nmero 50/2006. d) Correta. Sero computadas as despesas com pessoal decorrentes de deciso judicial da competncia do perodo anterior de apurao do limite, conforme disposio do inciso IV, pargrafo 10 do artigo 19 d LRF. e) Correta. Sero computadas as despesas com pessoal inativo custeadas por meio de fundo especfico decorrentes da contribuio dos servidores inativos, conforme disposio do inciso VI, pargrafo 10 do artigo 19 d LRF.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

33

7 - (Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000, correto afirmar, acerca da verificao do cumprimento aos limites da despesa com pessoal, que letra a

a) Correto. se a despesa com pessoal exceder o limite, os gastos com cargos em comisso ou funes de confiana devero ser reduzidos no mnimo em vinte por cento, conforme disposio do artigo 169, pargrafos 3o e 4o da CF. b) Incorreto. Se a despesa com pessoal exceder a noventa e cinco por cento do limite, no vedada, ao poder ou rgo em que incorrer, a concesso de aumento decorrente da reviso geral anual de remunerao, conforme disposto no inciso I do artigo 22 da LRF. c) Incorreto. Se a despesa com pessoal exceder o limite, o excesso deve ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo no mnimo um tero no primeiro, de acordo com disposio do artigo 23 da LRF. d) Incorreto. Se a despesa com pessoal exceder o limite, e no alcanada a reduo no prazo estabelecido, enquanto perdurar o excesso, o ente no poder receber transferncias voluntarias, uma vez as transferncias constitucionais, nos moldes dos Fundos de Participao, no podem ser objeto de conteno. e) Incorreto. a verificao do cumprimento aos limites ser efetuada

quadrimestralmente. No h a comparao entre ms atual com os onze meses anteriores.

8 (Auditor/TCE FCC/2007) Na despesa total de pessoal, para fins de verificao dos limites definidos na Lei da Responsabilidade Fiscal NO ser computada a despesa com letra b

Todas as demais despesas entram no cmputo das despesas de pessoal, sendo a letra b, tratando esta do inciso II, do pargrafo 1o da LRF.

9 (Procurador de Contas/TCE-RR FCC/2008) A despesa com pessoal ativo e inativo dos entes da Federao no poder exceder os limites estabelecidos em lei WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

34

complementar. Segundo a Constituio Federal, para o cumprimento dos referidos limites e observando-se o prazo fixado na referida lei complementar, os entes da federao adotaro vrias providncias, sendo que, dentre elas, NO dispe a Constituio sobre Letra c

O enunciado desta questo trata do artigo 169 da CF, que assim dispe nos seus pargrafos 3o e 4o: 3 Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios adotaro as seguintes providncias: I - reduo em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; II - exonerao dos servidores no estveis. 4 Se as medidas adotadas com base no pargrafo anterior no forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinao da lei complementar referida neste artigo, o servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal. 5 O servidor que perder o cargo na forma do pargrafo anterior far jus a indenizao correspondente a um ms de remunerao por ano de servio 6 O cargo objeto da reduo prevista nos pargrafos anteriores ser considerado extinto, vedada a criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou assemelhadas pelo prazo de quatro anos...

Batendo as alternativas com a letra da Carta Magna, temos que a letra c no se encaixa na disposio constitucional a respeito.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES Lista de questes de provas abordadas na aula:

35

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Com base na Lei Complementar n. 101/2000, a receita corrente lquida compreende o somatrio de todas as naturezas de receitas correntes, deduzida(s): a) as transferncias a Estados, Distrito Federal e Municpios destinadas ao custeio do Sistema nico de Sade. b) as parcelas entregues por Municpios aos Estados e Distrito Federal por determinao constitucional. c) a contribuio dos trabalhadores e empregadores para o custeio do regime geral da previdncia social. d) as receitas correntes prprias arrecadadas pelas autarquias e fundaes pblicas. e) as contribuies dos entes pblicos para os fundos de penso das empresas estatais.

(Analista Contbil/SEFAZ-CE ESAF/2007) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, no lcito afirmar acerca da previso e arrecadao da receita pblica: a) a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos so requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal. b) as previses de receita devem considerar, entre outros fatores relevantes, os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos e do crescimento econmico. c) vedada a realizao de transferncias voluntrias ao ente da federao que no institui, prev e arrecada todos os tributos. d) a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo s poder ser feita em caso de erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. e) em at trinta dias aps a publicao dos oramentos, o Poder Executivo deve desdobrar as receitas previstas em metas bimestrais de arrecadao.

(Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006 - modificada) Considerando os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a gerao da despesa pblica ou a assuno de obrigao deve obedecer a diversos requisitos, exceto:

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE AFO P/ ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI E SRGIO MENDES

36

a) a despesa adequada com a lei oramentria anual quando objeto de dotao especfica e suficiente, ou esteja abrangida por crdito genrico, de forma que, somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio. b) a criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhada de estimativa do impacto oramentrio financeiro nos exerccios em que se der o aumento. c) a despesa obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. d) a criao da despesa obrigatria de carter continuado dar-se- mediante comprovao de que no afetar as metas de resultados fiscais, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento de receita ou pela reduo de despesa. e) as condies para aumento ou criao da despesa obrigatria de carter continuado no se aplicam ao servio da dvida nem implantao de planos de carreira dos servidores.

Analista Contbil/Sefaz-CE ESAF/2006) Para os efeitos da Lei Complementar n.101/2000, considera-se despesa com pessoal: a) as reparaes econmicas a anistiados polticos no membros da administrao pblica. b) o auxlio-alimentao dos servidores. c) a terceirizao de atividades no previstas nos planos de carreira dos servidores. d) as aposentadorias e penses relativas ex-chefes de poder executivo. e) as aposentadorias e penses pagas pelo regime geral da previdncia social.

Analista Administrativo/CESPE STF/2008) Na hiptese de a receita corrente lquida da Unio atingir, em determinado perodo, R$ 400 bilhes, a despesa de pessoal do Poder Judicirio no poder exceder R$ 14,4 bilhes.

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Anda mungkin juga menyukai