Anda di halaman 1dari 2

ESCOLA SECUNDRIA COM 2 E 3 CICLOS PROF.

REYNALDO DOS SANTOS


Teste de Filosofia 11 ano OUTUBRO/ 2012
L com ateno todas as questes. 1. Indica quais das frases seguintes so verdadeiras e quais so falsas: A. A lgica tem por objecto de estudo os argumentos verdadeiros. F B. As proposies podem ser verdadeiras ou falsas. V C. As proposies verdadeiras dizem-se vlidas. F D. Qualquer frase exprime uma proposio. F E. O valor de verdade de uma proposio a validade ou invalidade dessa proposio. F F. Num argumento dedutivamente vlido impossvel as premissas serem verdadeiras e a concluso falsa. V G. Alguns argumentos slidos so invlidos. F H. Basta ter premissas verdadeiras e concluso verdadeira para que um argumento seja vlido. F

2. Das frases seguintes, indica as que exprimem e as que no exprimem proposies. Justifica. A. O pensamento filosfico consequente. Proposio: tem um valor de verdade, isto , pode ser classificada de verdadeira ou falsa. B. Se no tiveres positiva a Filosofia, no vais festa. No-Proposio porque uma Ordem: no tem um valor de verdade, isto , no pode ser classificada de verdadeira ou falsa. C. Quem me dera ir festa. No-proposio porque uma exclamao: no tem um valor de verdade, isto , no pode ser classificada de verdadeira ou falsa. D. H seres extraterrestres inteligentes. Proposio: tem um valor de verdade, isto , pode ser classificada de verdadeira ou falsa.

3. a) Distingue premissa(s) de concluso, num argumento. Premissa: as justificaes que apoiam a concluso. Concluso: aquilo que se quer demonstrar. b) Assinala as premissas e a concluso dos argumentos. Justifica. 1. Uma vez que o professor tem faltado muito, provavelmente no vai conseguir cumprir o programa. Premissa OMITIDA: Todos os professores que faltam muito provavelmente no conseguem cumprir o programa Premissa: O professor tem faltado muito Concluso: Logo, o professor no vai conseguir cumprir o programa A proposio a seguir a uma vez que a premissa, ou seja, a justificao daquilo que se quer demonstrar, a concluso: provavelmente no vai conseguir cumprir o programa. 2. evidente que os bracarenses so europeus, pois todos os portugueses so europeus. Premissa: Todos os portugueses so europeus Premissa OMITIDA: Os bracarenses so portugueses Concluso: Logo, os bracarenses so europeus. A partcula pois um indicador de premissa. Logo, a proposio antes de pois a concluso.

4. Verifica se o argumento que se segue pode ser slido. Justifica. 1.Todos os peixes vivem na gua. 2. A baleia vive na gua. 3. Logo, a baleia um peixe.` Um argumento slido quando respeita dois requisitos: 1) vlido; e 2) tem premissas verdadeiras. Ora este argumento no slido porque no vlido, ou seja, a concluso no deriva necessariamente das premissas porque nem tudo o que vive na gua necessariamente um peixe. E a baleia no um peixe, mas um mamfero. 5. Preencha os espaos em branco. a) Um silogismo categrico constitudo por 3 proposies das quais duas so as premissas e a outra a concluso. b) Num silogismo categrico aparecem ou devem aparecer 3 termos. c) O termo mdio o que se repete nas premissas, mas no deve aparecer na concluso. Estabelece a ligao lgica entre as premissas.

d) O termo que aparece na primeira premissa o termo maior. Na concluso assume o papel de predicado. e) O termo que aparece na segunda premissas o termo menor. Na concluso exerce a funo de sujeito. f) Quando um termo est tomado em toda a sua extenso dizemos que est distribuido ou que tem extenso universal. g) Quando um termo est tomado em parte da sua extenso, dizemos que no est distribuido ou que tem extenso particular. 6. Coloque os seguintes ARGUMENTOS CATEGRICOS na forma - padro e verifique a sua validade. Note que as proposies destes silogismos tm de ser colocadas na forma tpica das proposies categricas. a) H pelo menos um homem que no belo. No h poltico que no seja homem. Logo, h polticos que so homens, mas no so belos.

1- Alguns homens no so belos 2- Todos os polticos so homens 3- Logo, alguns polticos homens no so belos O silogismo invlido porque viola duas regras quanto aos termos, nomeadamente a regra que diz que o termo mdio (homens) no pode aparecer na concluso e, neste caso, aparece (3-Logo, alguns polticos homens no so belos) e a que afirma que o termo mdio tem que ocorrer distribuido (universal) pelo menos uma vez nas premissas, e neste caso, particular nas duas dado que o sujeito de proposies particulares (Tipo I). Alguns M no so P. Alguns S so M. Logo, alguns S no so P. O silogismo invlido porque viola duas regras, uma quanto aos termos, e outra quanto s proposies. Quanro aos termos, o silogismo infringe a regra que diz que o termo mdi (M) tem que estar distribudo (universal) pelo menos uma vez nas premissas, e neste caso, o termo mdio particular nas duas premissas. Na primeira premissa, o termo mdio particular porque o sujeito de uma proposio particular (Tipo I), e na segunda premissa tambm particular porque o predicado de uma proposio afirmativa (Tipo I). Quanto s proposies viola a regra que diz que de duas premissas particulares nada se pode concluir, e neste caso, temos duas premissas particulares (Tipo O; Tipo I) e h concluso (Tipo O). C) Todas as rosas so plantas. Algumas mulheres so Rosas. Logo, algumas mulheres so plantas. Silogismo invlido porque viola a regra que diz que um silogismo s pode ter trs termos e, neste caso, tem quatro termos: termo menor mulheres; termo maior plantas; termo mdio rosa (planta) e rosa (Nome de mulher). Em suma, o termo rosa tem mais do que um sentido, um termo equvoco. Na primeira premissa designa um tipo de planta, ao passo que na segunda designa um nome de mulher. 7. Construa um silogismo categrico vlido a partir dos elementos dados. Termo maior: astronauta; Termo mdio: homens; Termo menor: seres dignos de respeito 1.Todos os homens so astronautas Tipo A 2 Alguns seres dignos de respeito so homens Tipo I 3. Logo, alguns seres digno de respeito so astronautas Tipo I b)

Anda mungkin juga menyukai