Anda di halaman 1dari 7

Curso de Mediunidade - TUTO

Captulo IV
1 - Exerccio Medinico
1 - Condies fsicas: Idade - Sade - Equilbrio Psquico Todavia o que ressalta com clareza das respostas acima que no se deve forar o desenvolvimento dessas faculdades nas crianas, quando no espontnea, e que, em todos os casos se deve proceder com grande circunspeo, no convindo nem excitlas, nem anim-las nas pessoas dbeis.Do seu exerccio cumpre afastar, por todos os meios possveis as que apresentam sintomas, ainda que mnimos, de excentricidade nas idias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais... Sabemos que a faculdade medinica, em si, independe da condio fsica do mdium.Assim, poder manifestar-se, com imensa intensidade, tanto no homem, quanto na mulher, na criana quanto no adulto ou na pessoa de avanada idade.Do mesmo modo, o estado orgnico tambm no apresenta qualquer obstculo para o fenmeno medinico, podendo este se manifestar (alis muito comum) na pessoa enferma fsica ou psiquicamente. Essa espontaneidade no justifica, no entanto, que a criatura, em qualquer circunstncia, venha indiscriminadamente entrega-se ao exerccio medinico.Deve, ao contrrio, prevalecer o bom senso que nos indicar o roteiro certo a seguir. Uma criana, por exemplo, pelo simples fato de, espontaneamente ser um excelente sensitivo, no pode trabalhar mediunicamente, sem srios riscos para si prpria.O exerccio destas funes pode causar sobreexcitao ao seu psiquismo e, independente disto, falta-lhe a experincia e amadurecimento imprescindveis para um trabalho de tal envergadura. Uma pessoa muito idosa, da mesma maneira, poder sentir dificuldade para atender regularmente a esta sacrificial tarefa, pois sua prpria constituio fsica oferece obstculos, mormente, quando se trata da mediunidade psicofnica, no trato com irmos desencarnados em desequilbrio. O enfermo, por outro lado, tambm dever se abster da prtica medinica, que pode lhe acarretar dispndio de energias, prejudicial ao seu organismo. Assim, pois, o mdium amadurecido mental e psiquicamente, buscar se valer das suas possibilidades fsicas e boa disposio orgnica, atendendo perseverantemente nobre tarefa, consoante a recomendao evanglica:Caminhai enquanto tendes a luz do dia.

2 - Preparao constante: Alimentao - emoes - atitudes Nos problemas de intercmbio com a Esfera superior, antes do progresso medianmico, h que considerar o aprimoramento da personalidade para melhor ajustarse obra de perfeio geral

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

Antes de nos mediunizarmos, amemos e eduquemo-nos.Somente assim recebemos das ordenaes de mais alto o verdadeiro poder de ajudar. O servio medinico no se restringe freqncia do medianeiro s reunies prticas do Espiritismo, antes, exigi-lhe um esforo constante de preparao interior, atravs do qual poder se apresentar ao trabalho, na posio de instrumento fiel Divina Vontade.Emoes equilibradas, atitudes dignas e elevadas, alimentao adequada, mormente os dias das reunies, so fatores imprescindveis para manter o mdium na condio de servidor til Espiritualidade Maior. Alimentao A esse respeito, transcrevemos a seguinte pgina: A alimentao, durante as horas que precedem o servio de intercmbio espiritual, ser leve. Nada de empanturrar-se o companheiro com viandas desnecessrias.Estmago cheio, crebro inbil. A digesto laboriosa consome grande parcela de energia, impedindo a funo mais clara e mais ampla do pensamento, que exige segurana e leveza para exprimir-se nas atividades da desobsesso. Aconselhveis os pratos ligeiros e as quantidades mnimas, crendo-nos dispensados de qualquer anotao em torno da propriedade do lcool, acrescendo observar que os amigos ainda necessitados do uso do fumo e da carne, do caf e dos temperos excitantes, esto convidados a lhes reduzirem o uso, durante o dia determinado para a reunio, quando no lhes seja possvel a absteno total, compreendendo-se que a posio ideal ser sempre a do participante dos trabalhos que transpe a porta do templo sem quaisquer problemas alusivo digesto. Emoes e atitudes A disciplina de nossas atitudes e emoes tambm deve merecer a melhor ateno, pois, que, durante toda a semana se nutre de emoes menos edificantes e entrega-se a atitudes no recomendveis, no pode esperar que, no horrio destinado ao intercmbio medinico venha milagrosamente modificar seu tnus vibracional ou hlito mental, ao contrrio, o ato de entregar-se concentrao, buscando alhear-se das interferncias exteriores, faz com que, naturalmente, aflore na sua mente, os pensamentos e anseios que normalmente acalenta em seu ntimo. Toda vigilncia, portanto, indispensvel por parte do medianeiro, especialmente, nos dias destinados s reunies. No dia marcado para as tarefas de desobsesso, os integrantes da equipe precisam, a rigor, cultivar atitude mental digna, desde cedo.Ao despertar pela manh, o dirigente, os assessores da orientao, os mdiuns incorporadores, os companheiros da sustentao ou mesmo aqueles que sero visitas ocasionais no grupo, devem elevar o nvel do pensamento, seja orando ou acolhendo idias de natureza superior.Intenes e palavras puras, atitudes e aes limpas.Evitar deliberadamente rusgas e discusses, sustentando pacincia e serenidade, acima de quaisquer transtornos que sobrevenham www.paicarlosdeoxossy.com

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

durante o dia.Trata-se de preparao adequada a assunto grava:A assistncia a desencarnados menos felizes, com a superviso de instrutores da Vida Espiritual. Imaginem-se os companheiros no lugar dos Espritos necessitados de socorro e compreendero a responsabilidade que assumem.Cada componente do conjunto pea importante no mecanismo do servio.Todo grupo instrumentao.

3 - Predisposio evanglica: Auto-educao


Onde a luz definitiva para a vitria do apostolado medinico?

- Essa claridade divina est no Evangelho de Jesus, com o qual o missionrio deve estar plenamente identificado para a realizao sagrada da sua tarefa.O mdium sem Evangelho pode fornecer as mais elevadas informaes ao quadro das filosofias e cincias fragmentrias da Terra; pode ser um profissional de renome, um agente de experincias do invisvel, mas no poder ser um apstolo pelo corao.S a aplicao com o Divino Mestre prepara no ntimo do trabalhador a fibra da iluminao para o amor, e da resistncia contra as energias destruidoras, porque o mdium evangelizado sabe cultivar a humildade no amor ao trabalho de cada dia, na tolerncia esclarecida, no esforo educativo de si mesmo, na dignificao da vida, sabendo, igualmente, levantarse para a defesa da sua tarefa de amor, defendendo a verdade sem transigir com os princpios no momento oportuno. O apostolado medinico, portanto, no se constitui to somente da movimentao das energias psquicas em suas expresses fenomnicas e mecnicas, porque exige o trabalho e o sacrifcio do corao, onde a luz da comprovao e da referncia a que nasce do entendimento e da aplicao com Jesus Cristo.

4 - Segurana com noo de responsabilidade: Local para o exerccio medinico prudncia - simplicidade No atendimento da tarefa medinica, guardemos segurana ntima, com noo de responsabilidade; nada de receios, quando nos predispomos ao trabalho com o Senhor, visando o reerguimento espiritual nosso e o auxlio aos que se aproximam de ns. Estejamos certos de que no podemos nos afastar do caminho que nos foi destinado, sem srios prejuzos para ns prprios.Todos temos compromissos do passado e precisamos aproveitar ao mximo as oportunidades que o Senhor nos concede, atendendo de boa vontade ao trabalho que nos peculiar. O estudo metdico torna-nos mais conscientes de nossas prprias necessidades, colocando-nos em melhores condies para o trabalho. Busquemos, ainda, no esforo constante, o arejamento mental e a vivncia dos ensinamentos cristos, exemplificando o Evangelho e teremos a ajuda indispensvel para que o nosso empreendimento na Divina Seara alcance o xito desejado.

www.paicarlosdeoxossy.com

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

Local para o trabalho - prudncia - Simplicidade Mdiuns que trabalham isoladamente. Assim o fazem, geralmente, porque se atribuem com mediunidade educada.
Que Mediunidade Educada?

Incorporar nos momentos adequados. Conservar posies corretas. Controlar expresses verbais. Conter impulsos para gritar, derrubar mveis e objetos, etc. Motivos que levam o mdium ao trabalho isolado: impulso, bem intencionado, para o bem. desejo de angariar simpatias. alegao que no encontra ambiente propcio. superestimao da prpria faculdade. H mdiuns que consideram o poder de sua faculdade acima do ambiente e das circunstncias. Esto sujeitos a srios perigos os mdiuns que confiam cegamente em si mesmo, excluindo ou desprezando: o estudo evanglico-doutrinrio; o bom senso; a lgica; os conselhos dos companheiros. Um Esprito cruel e violento pode subjugar o mdium e provocar tumulto e confuso. Fatores que, em tese, podem levar Espritos inferiorizados a se apossarem do mdium: estado psquico do mdium; condies do ambiente; desarmonia vibracional dos dois campos, o espiritual e o material, ou humano. No templo esprita h avanados recursos de amparo Espiritual, tais como: proteo dos amigos espirituais; colaborao dos companheiros responsveis pela tarefa, no plano fsico; harmonia vibratria.

www.paicarlosdeoxossy.com

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

Resumo
Quando o mdium for chamado a socorrer algum, fora do Centro Esprita, em carter excepcional, deve faz-lo assistido por companheiros de confiana.

2 - Animismo
1 - Classificao dos fenmenos medinicos segundo Aksakof Aksakof, no sculo passado, admitiu um trplice determinismo para os fenmenos medinicos, perfeitamente vlido luz dos conhecimentos atuais. Fenmenos explicveis unicamente pelas funes clssicas da subconscincia e que, portanto, se situam nos domnios da psicologia - personismo (Aksakof), fenmenos subliminais (Myers), automatismo psicolgico (Janet). Fenmenos explicveis pelo que hoje denominamos funes Psi ou, como diziam os metapsiquistas, as faculdades supranormais da subconscincia. Aksakof reuniu-os sob a denominao de animismo, porque, na realidade, indicam que existe no homem um sistema no fsico, uma alma.Infelizmente, a palavra tem vrias acepes.Aplica-se doutrina de Stahl que v na alma o princpio da vida orgnica; significa a tendncia a atribuir vida anmica a todas as coisas, inclusive objetos inanimados - como fazem as crianas e os povos primitivos - ou, ainda, a crena segundo a qual a natureza regida por almas, espritos, ou vontades anlogas vontade humana (Cuvillier - Pequeno vocabulrio da lngua filosfica.) O animismo, no sentido que lhe deu o sbio russo, a terra prpria da atual parapsicologia. Fenmenos de personismo e de animismo na aparncia, porm reconhecem uma causa extramedinica, supraterrestre, isto , fora da esfera de nossa existncia. (Aksakof - Animismo e Espiritismo.) Allan Kardec criou a palavra espiritismo para designar os fenmenos desta natureza e suas implicaes filosfico-religiosas.

2 - Explicao neurofisiolgica Grosseiramente, diramos que o crebro humano possui duas partes distintas no que se refere sua atuao durante o fenmeno medinico.A primeira delas o subcrtex representado pela substncia branca existente no interior do crebro, e a segunda o crtex, representado pela substncia cinzenta, que envolve a anterior formando uma membrana de alguns milmetros de espessura.No crtex existem por sua vez, duas partes bem configuradas, a anterior, conhecida como lobos frontais e uma outra que compreende todo crtex restante.So chamadas respectivamente crtex frontal e crtex extrafrontal. www.paicarlosdeoxossy.com

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

Atravs do estudo de vrias questes - ausncia de diferenciao cortical nas crianas, psicocirurgias, evoluo do crebro dos animais, etc.- os cientistas chegaram concluso que o subcrtex e duas partes do crtex desempenham tarefas definidas e especficas no mecanismo da estruturao mental. Em sntese, eis, segundo Pavlov, os aspectos bsicos de nossa estrutura mental: Atividade subcortical, representada pelos reflexos incondicionados, inatos (atividades fisiolgicas, instintos, emoes). Atividade cortical, que corresponde aos reflexos condicionados ou adquiridos e desenvolve-se em dois sistemas: Primeiro sistema de sinalizao: Comum aos animais e ao homem, responsvel pelo pensamento figurativo, isto , feito de imagens, concretas e particulares - os sinais da realidade.O primeiro sistema tem como substrato anatmico todo o crtex situado fora das reas frontais e est em conexo direta com as vias aferentes que relacionam o crebro com o mundo exterior. a origem dos reflexos condicionados propriamente ditos. Segundo sistema de sinalizao: Caracterstico da espcie humana e resultante do desenvolvimento da linguagem, conjunto de sinais de sinais que possibilitam o pensamento abstrato.Afirma Pavlov, citando seu predecessor Sctchenov, que os pensamentos so reflexos cujas manifestaes exteriores esto inibidas. Os lobos frontais, onde se encontram os centros motores da palavra, so, principalmente, reas de associao (reas pr-frontais) e representam a base estrutural do segundo sistema. Em outras palavras, ainda de uma forma um tanto genrica, poderamos admitir, sob o ponto de vista reencarnacionista, que ao subcrtex corresponde o arquivo de nossas existncias pretritas e ao crtex, em particular ao extrafrontal, corresponde o arquivo da presente existncia.O fato de as crianas serem descorticadas, parece vir a favor de tal hiptese, pois desta forma, o crebro perispiritual teria plasmado durante a gestao, apenas o subcrtex, retratando nele somente a parte de seu acervo que se torna necessria ao esprito durante esta ltima existncia.

3 - O mecanismo dos fenmenos medinicos Conjugando-se a classificao de Aksakof com a hiptese neurofisiolgica aventada no item anterior teramos: Os fenmenos medinicos personmicos ocorrem quando so feitas consultas ao crtex, ou seja, ao arquivo da existncia presente.Nesta ocasio so trazidos at mesa medinicos fatos pertencentes ltima encarnao do prprio mdium. Os fenmenos medinicos anmicos ocorrem quando a parte consultada o subcrtex ou o que equivale a dizer, o arquivo das existncias pretritas.Os acontecimentos que desta feita so relembrados pertencem ainda ao Esprito do mdium, apenas acontecerem em vidas anteriores. Os fenmenos medinicos espirticos ocorrem, s quando existe uma causa extramedinica, ou seja, alheia ao mdium.Nesta hiptese, haveria no s a consulta www.paicarlosdeoxossy.com

Curso Bsico sobre Mediunidade Pai Carlos de Oxossy

aos arquivos do prprio esprito do mdium, mas tambm, a participao, direta ou no, de outros Espritos. Neste ponto vale lembrar que bsico dentro do Espiritismo, que o fenmeno espirtico no ocorre isoladamente.H sempre uma maior ou menor interferncia do prprio mdium, o que equivale a dizer, ocorrem concomitantemente fenmenos medinicos personmicos e anmicos.As vantagens e os inconvenientes deste fato sero examinados mais adiante.

4 - Correlacionamento entre Espiritismo e Animismo O fenmeno anmico na esfera de atividades espritas significa a interveno da prpria personalidade do mdium nas comunicaes dos espritos desencarnados, quando ele impe nelas algo de si mesmo conta de mensagens transmitidas almtmulo. Essa interferncia anmica inconsciente, por vezes, to sutil que o mdium incapaz de perceber quando o seu pensamento intervm ou quando o Esprito comunicante que transmite suas idias pelo contato perispiritual.No podemos confundir o animismo com a mistificao, ou seja, a deliberao consciente de enganar, resultada da m inteno. A criatura anmica, quando em transe pode tambm revelar o seu temperamento psicolgico, as suas alegrias ou aflies, suas manhas ou venturas, seus sonhos ou derrotas.Se esta manifestao anmica assinalada por cenas dolorosas, fatos trgicos ou detestveis, ento trata-se de mdium desajustado ou doente que necessita mais de amparo e orientao espiritual. A criatura que supera a maioria dos mdiuns, pois se inteligente, de moral superior e sensvel vida espiritual-anglica, no deixa de ser um mdium intuitivonatural, um feliz inspirado que pode absorver diretamente na Fonte Viva os mais altos conceitos filosficos da vida imortal e as bases exatas da ascese espiritual. S o mdium com propsitos condenveis que pode ter remorsos de sua interferncia anmica, pois nesse caso tratar-se-ia realmente de uma burla conta de mediunismo.No passvel de censura aquele que impregna as mensagens dos Espritos com forte dose de sua personalidade mas o faz sem poder dominar o fenmeno ou mesmo distingui-lo da realidade medinica. S h um caminho para qualquer mdium lograr o melhor xito no seu trabalho medinico: o estudo incessante aliado disciplina moral superior.Nenhum mdium ignorante, fantasioso ou anmico transformar-se- em um instrumento sensato, inteligente e arguto, se no o fizer pelo estudo ou prprio esforo de ascenso espiritual.

www.paicarlosdeoxossy.com

Anda mungkin juga menyukai