Anda di halaman 1dari 43

DESENHO TCNICO

Alexandre Pereira Vieira

Denio
um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normatizao e pela apropriao que faz das regras da geometria descritiva.

A importncia do desenho tcnico


O desenho tcnico utilizado como base para a atividade projetual em disciplinas como a arquitetura, o design e a engenharia. O desenho tcnico, a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicao entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informaes referentes ao projeto.

No seu contexto mais geral, o Desenho Tcnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessrios ao desenvolvimento e comunicao de projetos, conceitos e idias e, no seu contexto mais restrito, refere-se especicao tcnica de produtos e sistemas. Com o desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas de informao nas ltimas dcadas os processos e mtodos de representao grca, utilizados pelo Desenho Tcnico no contexto industrial, tenham tambm visto uma profunda mudana. Passou-se rapidamente da rgua T e esquadro aos computadores, aos programas comerciais de desenho 2D assistido por computador e mais recentemente a uma tendncia para a utilizao generalizada de sistemas de modelao geomtrica 3D.

Modalidades
Para cada rea da tecnologia existe uma especializao diferente do desenho tcnico, normalmente envolvendo normatizao especca. Alguns exemplos so os que seguem: Desenho mecnico - voltado ao projeto de mquinas, motores, peas mecnicas, etc. Desenho arquitetnico - voltado ao projeto de arquitetura, desenho urbano, paisagismo, etc. Desenho tcnico de moda - voltado para desenhar a estrutura tcnica das roupas sobre a numerologia do peso.

Materiais utilizados para desenho tcnico

Escalmetro

O escalmetro o instrumento que facilita o desenho e a interpretao das escalas. uma pea de seco triangular, tendo, em suas arestas, graduaes nas principais escalas: 1/100, 1/125, 1/20, 1/25, 1/50, 1/75. A partir dessas, pode-se obter outras:

Os artistas transmitem suas idias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista no tem o compromisso de retratar elmente a realidade. O desenho artstico reete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. J o desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas tcnicas. Assim, todos os elementos do desenho tcnico obedecem a normas tcnicas, ou seja, so normalizados. Cada rea ocupacional tem seu prprio desenho tcnico, de acordo com normas especcas.

Normas Tcnicas
As normas tcnicas de cada pas so elaboradas pelo seu organismo de normalizao ocial. No Brasil, o responsvel pela padronagem de todos os elementos, que envolvem o desenho tcnico, chama-se Associao Brasileira de Normas Tcnicas(ABNT) ou Normas Brasileiras(NB).

Dimenses e formato do Papel


A ABNT normalizou o papel para desenho em formato da srie A, cuja origem se d a partir de um retngulo de 1m, denominada de A0. A subdiviso do A0 gera os demais formatos desta srie, todos com medidas em milmetros (mm):

Formato Dimenso A0 A1 A2 A3 A4 840 X 1189 594 X 840 420 X 594 297 X 420 210 X 297

Dobradura e cercadura

Dobradura

Carimbo
Carimbo ou legenda tem como nalidade uniformizar as informaes dos desenhos. Tem variao de acordo com o seu formato e estar sempre localizado no canto inferior direito da prancha. O carimbo deve conter as seguintes informaes:

Nome do prossional ou Empresa Nome do cliente Tipo do projeto Endereo da obra

Data e escala No. da prancha Contedo da prancha local para assinaturas

Carimbo

Tipos de Linhas

Sistema de projeo
Sistema de Projeo Cnica: Este sistema determinado pelo centro de projeo (fonte de luz) na posio nita e as projetantes, formando ngulos diferentes de 90 (noventa graus) com o plano de projeo. Ele gera desenhos tridimensionais (trs dimenses do objeto: largura, comprimento e altura), denominados de perspectiva.

Sistema de projeo
Sistema de Projeo Cilndrica Ortogonal: Este sistema determinado pelo centro de projeo na posio innita e as projetantes paralelas entre si, formando um ngulo de 90 (noventa graus) com o plano de projeo. Ele gera desenhos bidimensionais (duas dimenses do objeto), como: Plantas (largura e comprimento); Cortes (largura e altura ou comprimento e altura) e Fachadas

Planos Secantes

Escalas
A escala do desenho a relao entre a dimenso do desenho e a dimenso do objeto real. Podemos mostrar tal conceito a partir da seguinte frmula:

E = Dd / Do
E = Escala Dd = Dimenso do desenho Do = Dimenso do objeto real

Escalas
Considerando que a dimenso do desenho arquitetnico sempre menor que a dimenso do objeto, temos, ento, a escala de reduo, ou seja, se um desenho tem escala numrica (1/100) isto signica que para 1 (um) segmento X do desenho, necessrio 100 (cem) segmentos X para dar o tamanho real do objeto.

E = 1 / 100 = D / OR = X / 100X
Diz-se, portanto, que o desenho cem vezes menor que o objeto real.

Exemplo
Em que escala foi desenhada uma janela com 1,50 m, sabendo que o desenho est com 3,0 cm? R: aplicando E = Dd / Do; temos E = 3/150; E = 1/50 O desenho 50 vezes menor que o objeto real, portanto a escala 1/50 ou 1:50.

Cotas
So medidas do objeto real, transferidas para o desenho atravs de linhas paralelas s superfcies, que se desejam dimensionar (linhas de cotas) e linhas perpendiculares a estas (linhas de extenso ou chamada), demarcando os limites das superfcies a serem dimensionadas. As cotas representam as dimenses do objeto real, nunca a dimeso do desenho, este mede-se atravs de rgua. Para se obter informaes de medidas do objeto arquitetnico, necessrio observar os seguintes desenhos: plantas (cotas de largura e comprimento do objeto real) e cortes (cotas de largura e altura, ou comprimento e altura do objeto real).

Anda mungkin juga menyukai