Anda di halaman 1dari 2

A importncia da Educao Fsica nos Anos Iniciais

Por: Carla Vasconcelos de Menezes A totalidade do ser humano se diferencia no transcurso da evoluo humana. A medida que se desenvolve o homem acentua suas predisposies e as influncia do mundo circundante na estrutura holstica do ser, e a Educao Fsica como participante deste processo tem como objetivo desenvolver e estimular o lado biolgico do homem, suas aptides corporais e sensoriais, concomitante com o lado emocional, oferecendo-lhe estmulos ao desenvolvimento em seu campo de ao (Padro Referencial de Currculo, 1996). Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educao Fsica nas sries iniciais do Ensino Fundamental importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginsticas e danas, com a finalidade de lazer, expresso de sentimentos, afetos e emoes. A rea de Educao Fsica fundamenta-se nas concepes de corpo e movimento. Isto , a natureza do trabalho desenvolvido nesta rea tem ntima relao com a compreenso que se tem desses dois conceitos. A Educao Fsica nos anos iniciais, segundo a Legislao, tem recebido sempre uma acentuao global do desenvolvimento integral da criana. De acordo com Rosamilha (1979) no Edital n20 de 04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:
A Educao Fsica nas escolas primrias ter por fim [ ...] promover, por meio de atividades fsicas adequadas, o desenvolvimento integral da criana, permitindo que cada uma atinja o mximo de sua capacidade fsica e mental, contribuindo na formao de sua personalidade e integrao no meio social, [...] (p.74).

Assim, percebe-se que a Educao Fsica desde dcadas atrs tem como objetivo possibilitar prazer funcional, com base fundamental no movimento. Ela deve oportunizar ao educando a multiplicidade de suas possibilidades cinticas, ampliando seu mundo disponvel. Entretanto, algo mais que todos os exerccios fsicos, ela educao, pois atravs da seleo e ordenamento das atividades o educador busca cumprir seus objetivos educacionais. Esta afirmao continua to atual que os PCNs de 1997 nos colocam tambm, que a prtica da Educao fsica na escola poder favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as prprias atividades, regulando o esforo, traando metas, conhecendo as potencialidades e limitaes, sabendo distinguir situaes de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua sade. A iniciao precoce, a performance e o imediatismo desconsideram a individualidade de cada aluno, nico em suas potencialidades e limitaes. Os movimentos so estereotipados, gerando conformismo pela ausncia do exerccio da crtica e do espao da criao.
Em oposio a uma Educao Fsica mantenedora do status quo prope-se uma ao onde o homem seja o agente ativo da construo de sua histria pela sua ao consciente (Padro Referencial de Currculo, p.67)

Fazendo-se necessrio que os profissionais de Educao Fsica conheam o corpo terico que sustenta a viso da Cincia, a conceituao especfica do seu campo de conhecimento e valorizem o saber popular como parte do pensar e do fazer da Cincia, visto que
(...) as respostas que o homem d aos problemas do mundo da vida, ou do mundo e suas prticas, so, ao menos, to racionais e so tericas, como as suas indignaes sobre a natureza do mundo fsico.(Padro Referencial de Currculo, p. 102)

Propor ao aluno uma participao ativa no prprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentao e atividades que estimulem o questionamento e o raciocnio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educao Fsica inserida no contexto escolar, como uma prtica social, alicerada na participao coletiva, que promova autonomia, criatividade e socializao, e no apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula. A Educao Fsica permite que se vivencie diferentes prticas corporais advindas das mais diversas manifestaes culturais que seja vista como uma variada combinao de influncias onde presente na vida cotidiana. A partir das danas, dos esportes, dos jogos que compem um vasto patrimnio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Cristiane Prof da Carla Prof Educao da Infantil e Sries Costa Iniciais do Fsica de Escolar/ Ensino Mestranda Oliveira Fundamental. em Menezes Educao.

Orientadora.

Vasconcelos Especialista em Educao

Referncias Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Educao Fsica. V.7. Braslia:1997.

Padro Referencial de Currculo:1995-1998. Departamento Pedaggico/Diviso de Ensino Fundamental. Porto Alegre:1996. Rosamilha, N. Psicologia do Jogo e Aprendizagem Infantil. So Paulo:Livraria Pioneira, 1979.

Anda mungkin juga menyukai