Anda di halaman 1dari 6

ESTUDO DIRIGIDO Projeto de Trabalho - Ergonomia CST Gesto da Produo Industrial Mdulo C2012

Ol pessoal! Ao longo das aulas neste mdulo Planejamento da Produo C 2012 do CST Gesto da Produo Industrial, vocs aprenderam na disciplina de projeto de Trabalho - Ergonomia, importantes contedos que referenciam os procedimentos adotados nas organizaes que motivadas por uma gesto mais humana, busca melhorias nas condies de trabalho de seus colaboradores, atuando de forma a prevenir e/ou sanar doenas do trabalho. Agora chegou a hora de demonstrar seu conhecimento atravs das avaliaes. Para ajud-los, montamos este guia de estudos como uma ferramenta para auxiliar o seu processo de aprendizagem. Nele, vocs podero rever aspectos importantes que possibilitaram o entendimento do contedo. Aprendemos que o termo ergonomia derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (Lei ou regra) e tratada como uma cincia que estuda o comportamento humano no seu trabalho, avalia os postos de trabalho, no intuito de assegurar uma postura correta para o trabalhador, concebe, transforma e adapta o trabalho s condies humanas e busca solues para os problemas decorrentes da relao homem-mquina. Se nos remetermos histria veremos que a ergonomia surgiu de forma mais sistematizada por volta de 1940, tendo como objetivo a busca da compreenso e a complexidade da interao entre ser humano e o seu trabalho, seja ele qual for. Esse perodo do desenvolvimento da ergonomia no trabalho estava marcado pelo desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados para os aspectos micro ergonmicos. Entre eles destaca-se a antropometria que caracterizada pelo processo ou tcnica de mensurao do corpo humano ou de suas vrias partes. a ergonomia aplicada nos postos de trabalho que torna uma atividade na qual a nfase a segurana e o conforto melhorando e adaptando s condies fsicas do trabalhador. Segundo Rios, as necessidades humanas podem apresentar quatro dimenses bsicas: Espiritual social psquica biolgica e elas devem ser levadas em conta quando se pensa em um projeto ergonmico. A ergonomia dividida entre ergonomia de produto e ergonomia de produo a mais aceita mundialmente. Entendemos por ergonomia de produto as aes voltadas para projetos de artefatos diversos e a ergonomia de produo est focada mais em normas e procedimentos, sejam eles tcnicos ou humanos. Quando o processo ergonmico funde-se com os dois segmentos, ou seja, produto e produo, damos o nome de Ergonomia

Simultnea. Lembrando aqui que a ergonomia busca enfatizar que homem e mquina devem estar em harmonia para executar o trabalho. Para que possamos desenvolver as medidas mais pertinentes a cada segmento do trabalho precisamos de algumas ferramentas. A principal a pesquisa. Ela a responsvel por envolver diversas variveis em relao : Homem, Mquina, Ambiente e Sistemas. Essas variveis so analisadas de acordo com trs fundamentos bsicos. A observao que trata da filmagem e das fichas de entrevista, o registro de comportamento marcado pela forma de comunicao, tomada de informao, deslocamentos e movimentos do corpo, seguidos da inquirio que se resume nos testes e escalas de avaliao. Esses testes resultam na coleta de informaes que apresentaro fatores que podem levar o trabalhador a ter leses, fadiga, e, provavelmente efeitos psicofisiolgicos negativos associados ao estresse psquico como, por exemplo, a exposio a rudos. Sabemos que o rudo pode ser definido como um som indesejvel ou desagradvel e o mesmo pode ser EXTERNO ou INTERNO (campainhas, telefone, conversas, mquinas), dependendo de sua origem. Ele pode ser um rudo inesperado ou intermitente perturba mais que um rudo contnuo. importante destacar que fontes de rudo da alta frequncia perturbam mais do que de baixa frequncia, atividades que ainda esto em fase de aprendizagem so mais perturbadas pelo rudo do que aquelas que j so rotineiras e rudos descontnuos e desconhecidos incomodam mais do que estmulos acsticos conhecidos e contnuos. O nvel sonoro medido atravs da unidade dB (decibel). Estudos nos mostram que o ouvido humano capaz de perceber uma grande faixa de intensidade sonora que vai de 0 (zero) 130 dB, mais precisamente, entre 20 e 120 dB. De acordo com a CLT um trabalhador no dever estar exposto mais de 8 horas a uma frequncia de 85 dB, sendo considerado qualquer rudo acima disso em um ambiente laboral considerado insalubre, ou seja a partir de 85 dB insalubre. Isso porque a exposio ao rudo pode levar o trabalhador a leses srias e conhecido dentro da medicina ocupacional quatro tipos de surdez ocupacional. So elas: Conduo: Resulta da reduo da capacidade de transmitir as vibraes do ouvido externo para o interno em virtude de acmulo de cera, infeco ou perfurao do tmpano. Conduo Nervosa: Decorrente da degenerao das clulas ciliadas externas do rgo de Corti. O indivduo passa a no escutar a prpria voz e passa a falar em uma intensidade anormal. Fadiga Auditiva: a diminuio temporria da acuidade auditiva. comum ocorrer em indivduos que trabalham em ambiente de alto rudo. reversvel e desaparece algumas horas aps deixar o ambiente de exposio.

Trauma Acstico: uma leso resultante de breve exposio a rudos muito intensos, como exploses, tiros etc. geralmente causada por ruptura do tmpano que se reflete em surdez instantnea e temporria que pode perdurar por alguns meses.

A ergonomia muitas vezes interpretada de forma errnea quando pensada somente com condio de segurana. Ela tambm pensada como mecanismo que proporcionar conforto ao trabalhador. Seguindo essa linha de pensamento, algumas medidas imediatas devem ser tomadas sempre que identificado reas onde o rudo se encontra fora dos parmetros determinados por norma. Assim importante perceber a necessidade de eliminar o rudo em sua fonte, que em ambientes quentes, o protetor auricular age como caixa conservadora de calor, tornando seu uso insuportvel por parte dos trabalhadores e principalmente dependendo do nvel de rudo no local de trabalho, o trabalhador tem um tempo mximo de exposio permissvel, conforme NR-15. Segundo Guimares, Sattler e Amaral, existem dois tipos de vibraes presentes na maioria dos postos de trabalho. As vibraes corpo-total como pontes rolantes e tratores e vibraes manubraquiais como britadeiras e lixadeiras e a exposio frequente a essas vibraes podem causar danos e efeitos corporais como por exemplo, problemas Visuais e hiperventilao Pulmonar. Importante destacar que os efeitos podem ser minimizados e de acordo com Lida engenheiros e projetistas trabalham para reduzir ou, pelo menos, minimizar as consequncias das vibraes, melhorando o conforto aos trabalhadores, eliminando a fonte de vibrao, utilizando isolamento e proteo do operador por meio de EPI, como luva e botas por exemplo e programando pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de atividade laborativa. Outro fator a ser considerado a questo da preferncia trmica, que depender da aclimatao ao ambiente, por sequncia da idade, do sexo, as alimentao, do metabolismo, da conformao fsica, das roupas e da prpria atividade. Logicamente os postos de trabalho no so unidades individuais e existem variaes de sensibilidade. Ento como adequar o ambiente de maneira a que todos fiquem satisfeitos? Na verdade 100% da satisfao uma meta quase impossvel de se alcanar, porm consideramos um ambiente de boas condies de conforto quando 95% dos trabalhadores se manifestam como satisfeitos. As temperaturas so representadas nas vestimentas dos trabalhadores de acordo com as unidades de resistncia ao fluxo de calor representadas pela unidade clo. A medida de fluxo pode ser classificada como lmen: fluxo luminoso o lmen, o qual emitido por uma fonte como o Sol e o cu como vistos pelo olho humano, a iluminncia: a quantidade de fluxo luminoso uniformemente distribudo sobre a superfcie, dividido pela rea da superfcie e a luminncia: a quantidade de luz emitida por uma superfcie e percebida pelo olho humano.

A quantidade de luz necessria em um espao de trabalho depender do tipo de atividade que ser realizada no local, ou seja, depende do grau de preciso do trabalho a ser realizado. Exemplos: Ferramentaria: 1.000 lux, Sala de aula: 250 lux, Corredor: 100 lux e Fabricao de componentes eletrnicos: 3.000 lux. Um ambiente de trabalho tambm usa cores especficas como indicadores diversos aos trabalhadores e tambm como sinal de organizao e com isso os trabalhadores se sentem mais seguros nas suas atividades. A ABNT ( Associao Brasileira de Normas Tcnicas) estabelece uma simbologia especfica para cada cor, explicando sua funo sobre as reaes do ser humano. Grandjean apresenta no livro especfico da disciplina algumas cores e seus significados: Amarelo: Em contraste com o preto, significa perigo de coliso, cuidado, risco de tropear e tambm utilizado em avisos de transporte e na maior parte das placas de trnsito. Azul: No propriamente uma cor de segurana, mas serve mais como cor de ordenao ou organizao para orientaes de avisos, sinais e indicaes de direes. Verde: Indica rota de fuga, salvao, ajuda. Sabemos que as cores podem disparar emoes em algumas pessoas, como a raiva, o medo, a angstia, o prazer, a sensao de bem-estar, de segurana, de acordo com o significado da cor em especfico para cada um. Grandjean aponta alguns efeitos psicolgicos das cores sobre o organismo. So elas: Azul = tranquilizante Vermelho = muito irritante Laranja = estimulante Violeta = agressivo Podemos ento deduzir que as cores que devem ser aplicadas aos locais de trabalho e que podem de certa forma, estimular o trabalhador so: laranja, amarelo e vermelho. A mquina humana movida pela alimentao e pela respirao, transformando esses recursos em energia, expressados atravs do trabalho braal e/ou intelectual. Esse um ponto de vista fisiolgico e remete se a um ciclo aproximado de 24 horas no qual ocorrem as oscilaes nas funes fisiolgicas de um indivduo. Assim percebemos a importncia da projeo de assentos que ressaltem aspectos biomecnicos, como postura ideal, flexibilidade postural, espao de alcance para membros superiores e inferiores, campo visual e postura semi-sentada, tudo isso relacionado com a antropometria que resumese no estudo das medidas fsicas do corpo humano, que constituem a base para bons desenhos dos postos de trabalho.

Observem alguns exemplos prticos: Em atividades como varrer, digitar, correr etc, os msculos trabalham em condies desfavorveis de oxigenao e eliminao de calor, dessa forma o metabolismo precisa de 5 a 10 minutos para que passe a atuar de forma fisiologicamente compatvel ao ritmo de trabalho. J em um trabalho mental, tal como ler, resolver exerccios de matemtica etc, para que o organismo atinja seu rendimento ideal necessrio um tempo mdio entre 30 e 60 minutos. O metabolismo humano quando exposto a um longo ou intenso perodo de exausto, desencadeia no indivduo alteraes fsicas, psquicas e mentais as quais o leva a doenas psicossomticas, e seus efeitos so dores de cabea, tonturas, insnia, disritmia cardaca entre outras. Algumas dessas doenas se manifestam como alteraes fsicas: elevao da frequncia da presso do sangue, alteraes psquicas: falta de motivao, indisposies e alteraes mentais: sonolncia, lassido, diminuio do raciocnio e ateno. As atividades que causam algum tipo de dano ao trabalhador e persiste em ser ignorado ao longo do tempo passam a apresentar alguns sinais caractersticos de comprometimentos relativos aos aspectos fsico, fisiolgico, mental, psquico e emocional nos trabalhadores que exercem suas atividades laborativas em turnos. Por exemplo: Perturbao do apetite e do sono (excesso ou falta); sensao de cansao, mesmo aps o sono; problemas cardacos e reduo da capacidade das funes cognitivas. Quando se projeta um posto de trabalho necessrio empregar alguns termos especficos de conhecimento do ergonomista, como por exemplo: Ciclo: consiste em uma sequncia de passos, de aes para a execuo de uma atividade. Ritmo: relaciona-se com a velocidade com que as aes so realizadas durante o trabalho. Carga: representa o quanto de exigncia imposto sobre o indivduo a partir da realizao de suas atribuies. Durao: relaciona-se ao tempo objetivamente consumido com as atividades.

E finalmente destacamos a importncia do layout no projeto ergonmico. correto afirmar que o layout est contido no universo da ergonomia, pois o mundo da ergonomia abrange limites que vo alm do layout de um posto de trabalho. O engenheiro, ergonomista, ou projetista quando desenvolver um novo processo deve optar por um tipo de layout, seja ele em linha, funcional, de posio fixa ou celular e em todos os casos os conceitos ergonmicos devem ser aplicadas de forma a que vrias clulas possam trabalhar integradas em pequenos movimentos de materiais. Neste guia voc teve acesso a algumas informaes essenciais que fazem parte da proposta de construo do conhecimento neste Planejamento da Produo C 2012. Com uma rpida passagem sobre os conceitos que marcaram o surgimento e a importncia da ergonomia no ambiente organizacional, nas informaes importantes que baseiam um projeto

ergonmico, assim como os fatores que implicam no bom ou mal desempenho do trabalhador nas suas funes laborais. Lembramos que esse guia um complemento de seus estudos. No deixe de ler o livro, assistir as aulas, realizar os exerccios e pesquisar muito! Os vdeos das aulas so muito importantes para fundamentar o conhecimento de cada um de vocs, por isso vou pedir que revissem os vdeos e em especial os captulos 5, 6, 7 e 8 do seu livro base da disciplina. Lembre-se que voc conta com uma equipe sempre pronta para orientlo e ajud-lo durante seu processo de aprendizagem. Bons estudos e boa sorte! Um grande abrao! Professora Juliane Teixeira

Anda mungkin juga menyukai