Anda di halaman 1dari 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

VALPARAISO DE GOIAS-GO 2012

Pgina 1

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Analise e desenvolvimento de sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para a disciplina Interdisciplinar.

Orientador: Prof. Polyanna Gomes; Marcio Chiaveli; Roberto Nishimura; Merris Mozer;

VALPARAISO DE GOIAS-GO 2012

Pgina 2

SUMRIO
1. INTRODUO.................................................................................................4 2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5 3. CONCLUSO..................................................................................................9 4. REFERENCIAS.............................................................................................10

Pgina 3

INTRUDUO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar todos os conceitos apresentados pelo portflio individual interdisciplinar no mdulo III. Este trabalho ir apresentar os conceitos sobre Estrutura de Dados do tipo Fila e do tipo Pilha, seus apontadores e suas ordens para incluso, excluso e pesquisa. Apresentando tambm conceitos de alocao simplesmente encadeada, duplamente encadeada. Com relao a Banco de Dados ser definido o conceito das propriedades de ACID de uma transao. Apresentando tambm como deve ser usado o banco de dados relacional com a programao orientada a objetos. Estar presente no trabalho o significado de ORM e ser apresentada uma ferramenta para fazer o ORM. Por final ser apresentada algumas vantagens do Diagrama de Atividades.

Pgina 4

DESENVOLVIMENTO
- Estrutura de Dados do tipo FILA: As Filas so estruturas baseadas no principio FIFO (First in, First out) onde o primeiro elemento a entrar na fila ser o primeiro elemento a sair. As Filas so conjuntos de elementos cujas operaes de insero so feitas por uma extremidade, e as de remoo, por outra extremidade. Nas Filas, as incluses so feitas no final da fila, as excluses e as pesquisas so feitas pelo inicio da fila. Um exemplo pratico de estrutura de dados do tipo fila so as filas de banco, onde o prximo cliente a ser atendido ser o primeiro da fila e o cliente que acabar de chegar dever ficar no final desta fila.

- Estrutura de Dados do tipo PILHA: As pilhas so estruturas baseadas no principio LIFO (Last in, First out), onde o ultimo elemento a entrar na pilha ser o primeiro elemento a sair. As pilhas so conjuntos de elementos cujas operaes de insero e de remoo so feitas por uma nica extremidade, denominada topo. Nas Pilhas, as incluses (empilhamento), as excluses (desempilhamento) e a pesquisa so feitas no topo da pilha. Um exemplo pratico de estrutura de dados do tipo pilha uma pilha de pratos, onde o prximo prato a ser colocado na pilha ficar no topo e o prximo prato a ser retirado da pilha est tambm no topo.

- Listas Encadeadas: Listas so estruturas de dados que contm um conjunto de blocos de memria que armazenam dados. Esses blocos so encadeados (ligados) por ponteiros, formando uma espcie de corrente, onde as peas dessa corrente esto ligadas umas as outras. O encadeamento de listas pode ser de dois tipos: -Simplesmente encadeada; -Duplamente encadeada;

- Alocao Simplesmente Encadeada: As listas simplesmente encadeadas possuem um nico ponteiro, que apontara para o prximo elemento da lista, ou seja, cada elemento possui apenas informao de quem seu sucessor.

Pgina 5

- Alocao Duplamente Encadeada: As listas duplamente encadeadas possuem dois ponteiros em cada n, um para o prximo elemento e outro para o elemento anterior. Este o mecanismo mais eficiente, pelo fato de ser possvel percorrer os elementos da lista em ordem inversa e facilitar a remoo de um elemento da lista.

- Banco de Dados: Banco de Dados so colees de dados que se relacionam de forma que criem um sentido. Os bancos de dados so utilizados em muitas aplicaes, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computadores. As aes a serem efetuadas no banco de dados consistem basicamente em gravar novos dados, consultar dados j gravados, modificar aqueles previamente gravados e remove-los. Um banco de dados deve sempre manter a sua integridade e consistncia nos dados armazenados, para garantir que as regras de negcio estabelecidas estejam sendo cumpridas. Neste momento dizemos que o banco de dados no esta em transao. Porm sempre que uma das trs operaes que provocam alteraes nos dados armazenados (inserir, atualizar e apagar dados) executada, dizemos que o banco de dados realizou uma transao. Transao um conjunto de procedimentos que executado num banco de dados, que para o usurio visto como uma nica ao. - Propriedade ACID: As propriedades ACID so fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. A integridade de uma transao depende de quatro propriedades, conhecidas como ACID. Atomicidade: A propriedade de atomicidade garante que as transaes sejam atmicas (indivisveis). A transao ser executada totalmente ou no ser executada. Consistncia: A propriedade de consistncia garante que o banco de dados passar de uma forma consistente para outra forma consistente.

Pgina 6

Isolamento: A propriedade de isolamento garante que a transao no ser interferida por nenhuma outra transao concorrente. Durabilidade: A propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo, no ser mais perdido.

- Banco de Dados Relacional: Os Bancos de Dados Relacionais foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usurios utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informaes. Pois, enquanto em um banco de dados hierrquico os usurios precisam definir as questes de negcios de maneira especfica, iniciando pela raiz do mesmo, nos Bancos de Dados Relacionais os usurios podem fazer perguntas relacionadas aos negcios atravs de vrios pontos. A linguagem padro dos Bancos de Dados Relacionais a Structured Query Language, ou simplesmente SQL, como mais conhecida. Os sistemas de banco de dados relacionais e as linguagens orientadas a objetos consolidaram-se no mercado h muito tempo. Dois paradigmas diferentes, mas que tm que conviver juntos, criando assim esta incompatibilidade semntica entre os paradigmas objeto/relacional. Esta incompatibilidade pode ser solucionada usando banco de dados orientado a objetos, j disponveis atualmente, no entanto, estes ainda no so to eficientes e difundidos quanto os bancos de dados relacionais. Portanto, para que coexistam em um ambiente de desenvolvimento foi elaborada a ORM. - Mapeamento Objeto Relacional ORM: Mapeamento Objeto Relacional - ORM uma tcnica de desenvolvimento utilizada para reduzir a impedncia da programao orientada aos objetos utilizando bancos de dados relacionais. As tabelas do banco de dados so representadas atravs de classes e os registros de cada tabela so representados como instncias das classes correspondentes. Com esta tcnica, o programador no precisa se preocupar com os comandos em linguagem SQL; ele ir usar uma interface de programao simples que faz todo o trabalho de persistncia. O Hibernate um software livre de cdigo aberto distribudo com a licena LGPL. Consiste em um framework para o mapeamento objeto relacional escrito na linguagem Java. Este programa facilita o mapeamento dos atributos entre uma base tradicional de dados relacionais e o modelo objeto de uma aplicao, mediante o uso de arquivos (XML) para estabelecer esta relao.

Pgina 7

- Diagrama de Atividades: O Diagrama de atividade um diagrama definido pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML), e representa os fluxos conduzidos por processamentos. O objetivo do diagrama de atividades mostrar o fluxo de atividades em um nico processo. O diagrama mostra como uma atividade depende uma da outra. No Diagrama de Atividades a representao da estrutura de Deciso o losango. Quando uma deciso dessas colocada no diagrama, duas sadas so necessrias para representao: uma para a condio verdadeira e outra para condio falsa. O Ponto de Merge representado tambm pelo losango, onde mais de uma transio de atividade direcionado para ele, e a partir dele, somente um caminho seguido. Concorrncia de Bifurcao ocorre quando a diviso de um mesmo fluxo de controle em dois ou mais fluxos concorrentes. Poder ter uma nica transio de entrada e duas ou mais transies de sada. Concorrncia de Unio quando ocorre a sincronizao de dois ou mais fluxos de controles concorrentes. Poder ter duas ou mais transies de entrada e uma nica transio de sada.

Pgina 8

CONCLUSO
Pode-se concluir com este trabalho a importncia das estruturas de dados do tipo fila e do tipo pilha para a analise de sistemas. As propriedades ACID de uma transao para os Bancos de Dados e a sua relao com a programao orientada a objetos e o mapeamento objeto relacional. Foram apresentadas tambm caractersticas do diagrama de atividades e algumas de suas caractersticas. Com esse estudo possvel ter algumas noes de como feita a modelagem de dados para um programa e sua relao com o banco de dados.

Pgina 9

REFERENCIA
RIBEIRO, Leandro. Utilizando System.Reflection e System.Attributes para a construo de uma Ferramenta ORM - Parte 1. Portal devmedia. Disponvel em: < http://www.devmedia.com.br/utilizando-system-reflection-e-systemattributes-para-a-construcao-de-uma-ferramenta-orm-parte-1/21921 MICROSOFT, Microsoft Visual Studio. WIKPEDIA. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Visual_Studio/>. Criado em 03 de maro de 2011 SILVA, Flavio de Almeida e. Desenvolvimento orientado a objeto I, sistemas/Flavio de almeida e silva. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. NISHIMURA, Roberto Yukio. Banco de dados II, Nishimura. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. TANAKA, Simone Sawasaki. Analise de Sistemas II, Tanaka. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Pgina 10

Anda mungkin juga menyukai