Anda di halaman 1dari 20

FUNDAO KARIS COLGIO BEREIANO

ALINE CRISTINA LUCAS SOARES ROBERTA JULIANA VICTOR FERNANDES

CONHECENDO O ESPRITO SANTO DE DEUS: TEORIAS SOBRE A CRIAO DO MUNDO

NATAL/RN 2012

ALINE CRISTINA LUCAS SOARES ROBERTA JULIANA VICTOR FERNANDES

CONHECENDO O ESPRITO SANTO DE DEUS: TEORIA SOBRE A CRIAO DO MUNDO.

Projeto interdisciplinar apresentado ao Colgio Bereiano, como requisito para obteno de nota. Prof. Orientador: Luis Alberto

Natal/RN 2012

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado a capacidade de fazer esse trabalho, e tambm ao professor Luis Alberto pela ajuda e ideias dadas para chegarmos ao nosso objetivo e concluir com sucesso o nosso projeto anual.

SUMRIO

1 2 2.1 2.1.2 3. 3.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.1.5 4 4.1 5. 6 7 8 9

INTRODUO ..................................................................................... TEORIAS SOBRE A CRIAO DO MUNDO....................................... EGITO: A TERRA SURGIU DO NILO................................................... GRCIA: A UNIO DO CU E DA TERRA.......................................... CRIAO BBLICA............................................................................... GNESIS 1:1-2: ANTES DO PRINCPIO............................................. O ESTADO DO MUNDO NO PRINCPIO............................................. GNESIS 1:3-5: NAS TREVAS, DEUS FAZ........................................ GNESIS 1:11-25: DEUS ENCHE O QUE EST VAZIO..................... GNESIS 1:26-31: O MOTIVO POR TRS DE TUDO........................ A TEORIA DO BIG BANG..................................................................... PARTCULA DE DEUS......................................................................... O PRINCPIO x BIG BANG.................................................................. OBJETIVOS DA APRESENTAO..................................................... CONCLUSO....................................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................... ANEXOS...............................................................................................

05 06 06 06 07 07 07 08 08 08 10 10 13 14 15 16 17

1. INTRODUO

Ser abordada por meio deste trabalho a diferena de conceitos dita pela bblia e pela cincia. A bblia afirma que o mundo se formou a partir da criao divina, j a cincia, que tudo surgiu atravs da teoria do Big Bang, que teria dado origem o espao e o tempo. A igreja e cincia vm entrando em conflito por apresentarem opinies distintas.

At hoje nenhum desses conceitos foram de fato comprovado. Surgem vrias dvidas e opinies que leva cada um a ter seu ponto de vista a respeito do assunto, ou seja, os cristos acreditam na bblia, j os que no so cristos, acreditam na criao espontnea. Nosso propsito ento fazer do nosso trabalho uma forma de aprendizado, e assim que possam ter uma nica teoria como explicao para o surgimento de tudo.

5 2 TEORIAS SOBRE A CRIAO DO MUNDO De onde se originou a terra? Como foi formado o Universo? Muito antes das teorias cientficas sobre a origem do mundo, todas as religies, todas as culturas do planeta, tinham j dado respostas a estas perguntas. 2.1 EGITO: A TERRA SURGIU DO NILO

Havia no Egito Antigo vrios mitos sobre a criao, contam-se pelo menos 10 divindades criadoras. Antes de todas as coisas no havia seno trevas e gua primordial, o Nun (oceano semelhana do Nilo que continha todos os germes da vida). Surgiu o senhor todo-poderoso Atum, que criou-se a si prprio a partir do Num, por ter pronunciado o seu prprio nome, depois teve 2 gmeos, um filho Chu (que representava o ar seco) e uma filha Tefnut (ar mido). Estes separaram o cu das guas e geraram Geb a terra seca e Nut o cu.

2.1.2 GRCIA: A UNIO DO CU E DA TERRA Os Gregos acreditam que o incio da criao era o Caos, e este gerou rebo (a parte mais profunda do inferno) e Nyx ( noite). Estes fizeram nascer ter (o ar) e Hmera ( o dia). Depois Gaia (terra) tornou-se a base em que todas as vidas tm a sua origem. Urano (cu) casou-se com Gaia (terra). Todas as criaturas provm desta unio do cu e da terra (tits, deuses, homens).

6 3 CRIAO BBLICA 1 Dia Deus criou o Cu e a Terra. 2 Dia Deus fez o firmamento e separou umas guas das outras e chamou firmamento de Cu. 3 Dia Houve a Terra e os Mares. 4 Dia Deus separou o dia e a noite.

5 Dia Surgem peixes e aves. 6 Dia Surgem outros animais. Deus cria o Homem. 7 Dia Deus descansou.

3.1 GNESIS 1:1-2: ANTES DO PRINCPIO Os cus e a terra foram criados por Deus "no princpio" (Gnesis 1:1). Ento nos perguntamos, o que ou quem existia antes do princpio? E o que podemos responder obviamente , Deus! O Criador, necessariamente, deve existir antes de sua criao. Deus um ser eterno: ele existia j antes do princpio, e existir depois de toda a criao ser desfeita como podemos observar ao ler Isaas 41:4; 44:6; 2 Pedro 3:9-12. Ele criou os cus e a terra. Deus, por seu eterno poder, criou e governa os cus e a terra. "... E o Esprito de Deus pairava por sobre as guas" (Gnesis 1:2). Deus esprito: ele no material como a sua criao. A verdadeira busca de Deus ser uma busca espiritual (Joo 4:23-24; Atos 17:24-25, 29).

3.1.2 O ESTADO DO MUNDO NO PRINCPIO

A terra antes de ser feita era sem forma. Deus usou seu eterno poder para organizar tudo que estava completamente em caos. Alm disso, a terra era vazia, uma imensido de nada, um abismo vazio. E antes de Deus trazer a luz, havia somente uma escurido profunda.

3.1.3 GNESIS 1:3-5: NAS TREVAS, DEUS FAZ

Notemos que Deus criou a luz, bem como a maior parte de sua criao, simplesmente pelo poder de sua palavra! "Disse Deus: Haja luz; e houve luz" (Gnesis 1:3). Deus falou, e assim se fez (Gnesis 1:6-7, 9, 11, 14-15, 20, 24). Deus tem poder tanto para criar como para manter tudo o que foi feito, apenas pela fora da sua palavra.

3.1.4 GNESIS 1:11-25: DEUS ENCHE O QUE EST VAZIO

Depois de haver criado um lugar bem organizado e com bastante luz, Deus olhou para a sua criao e viu que ainda estava vazia. Notamos que a natureza de Deus encher todas as coisas com o bem, para a glria Dele. Assim, Ele transformou o estado vazio da terra, colocando plantas sobre a terra firme, planetas e estrelas no cu, e animais na terra, nas guas e no cu. Podemos ver que Deus colocou ordem em tudo, governando at a reproduo das espcies de plantas e animais com a sua palavra (Gnesis 1:11-12,21,24-25).

3.1.5 GNESIS 1:26-31: O MOTIVO POR TRS DE TUDO

Quando j estava tudo pronto, do jeito que Ele queria, Deus criou o homem e colocou ali no meio da sua criao. Observando bem, podemos perceber que Ele fez tudo pensando na sua ltima criao, ou seja, no homem. Analisando, podemos nos questionar... Para que dividir luz das trevas? Deus no precisa de luz, por que antes dela ser criada, Ele j existia. Para que separar terra firme de cu, se Deus Esprito e no precisa de lugares fixos para sua moradia? Deus no fez essas coisas pensando nele, mas sim especialmente para o homem. A nica parte de toda essa criao que capaz de observar e entender sinais so o homem. De fato, a Bblia nos ensina que a salvao do homem estava nos planos de Deus mesmo antes do princpio da criao, como podemos observar em Efsios 1:3-5, 11, 2:10, 3:8-11.

4 A TEORIA DO BIG BANG

A explicao mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica baseada na teoria da Grande Exploso, em ingls, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do fsico Albert Einstein e nos estudos dos astrnomos Edwin Hubble e Milton Humason, os quais demonstraram que o universo no esttico e se encontra em constante expanso, ou seja, as galxias esto se afastando umas das outras. De acordo com essa teoria o universo teria surgido aps uma grande exploso csmica, entre 10 e 20 bilhes de anos atrs. O termo exploso refere-se a uma grande liberao de energia, criando o espao-tempo. At ento, havia uma mistura de partculas subatmicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades prximas da luz. As primeiras partculas pesadas, prtons e nutrons, associaram-se para formarem os ncleos de tomos leves, como hidrognio, hlio e ltio, que esto entre os principais elementos qumicos do universo. Ao expandir-se, o universo tambm se resfriou, passando da cor violeta amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milho de anos aps o instante inicial, a matria e a radiao luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a unio dos eltrons aos ncleos atmicos, a luz pde caminhar livremente. Cerca de 1 bilho de anos depois do Big Bang, os elementos qumicos comearam a se unir dando origem s galxias. Essa a explicao da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang. Aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. 4.1 PARTCULA DE DEUS Dcadas de trabalho tm sido dedicadas busca por uma partcula subatmica denominada bson de Higgs, tambm conhecida como "partcula de Deus", e que pode ter sido ao menos detectada, afirmaram cientistas do

Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francs). Mas, de onde vem o nome "partcula de Deus"? O bson de Higgs recebeu este nome em homenagem ao fsico britnico Peter Higgs, que props sua existncia em um artigo publicado em 1964 no peridico cientfico Physical Review Letters. Higgs teve a ideia enquanto caminhava um fim de semana pelas Montanhas Cairngorm, na Esccia. Quando retornou ao laboratrio, ele disse aos seus colegas ter tido sua "grande ideia" e encontrado uma resposta para o enigma de por que a matria tem massa. Embora a partcula leve o nome de Higgs, importantes trabalhos tericos tambm foram desenvolvidos pelos fsicos belgas Robert Brout e Franois Englert. O bson de Higgs ficou conhecido como "partcula de Deus", porque, assim como Deus, estaria em todas as partes, a nica partcula prevista pela teoria vigente da fsica que ainda no tinha sido detectada em laboratrios, e que vinha sendo perseguida ao longo das ltimas dcadas. Pela teoria, o bson de Higgs teria dado origem massa de todas as outras partculas. Se sua existncia for confirmada, portanto, um passo importante da cincia na compreenso da origem do Universo. O anncio foi feito em Genebra, na Sua, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francs). As concluses foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de Hdrons (LHC, na sigla em ingls), acelerador de partculas construdo pelo Cern ao longo de 27 quilmetros debaixo da terra, na fronteira entre a Frana e a Sua. Essa mquina, considerada a mais poderosa do mundo, foi construda especificamente para estudos de fsica de partculas, e a descoberta desta quarta a mais importante que j foi feita l at o momento. Tanto o CMS quanto Atlas concentraram seus esforos em duas partculas especficas: os ftons, que como a luz se manifesta, e os bsons Z, que medeiam a chamada fora fraca. O resultado foi suficiente para identificar a existncia de uma partcula indita, mas no para caracteriz-la em detalhes. Para confirmar se o bson descoberto mesmo a partcula de Deus, ser necessrio estudar a fundo os decaimentos. O Modelo Padro conjunto de teorias mais aceito para explicar as interaes da natureza e as partculas

fundamentais que constituem a matria prev o decaimento do bson de Higgs em diferentes partculas, cada uma em determinada quantidade.

12

5 O PRINCPIO x BIG BANG No preciso que a religio seja inimiga da cincia, mas inevitvel a rivalidade entre as duas quando o assunto a criao do mundo onde vivemos. Tanto a religio, quanto a cincia, possuem diferentes opinies sobre esse assunto. Como tudo comeou? De acordo com religio, mas especificadamente a bblia, tudo surgiu com a criao de Deus. Foi ele quem criou tudo, desde o princpio at o homem. J a cincia afirma que tudo se formou aps uma grande exploso, no qual ficou conhecida como a teoria do Big Bang. O criacionismo afirma que a teoria do Big Bang uma mentira artificial, um mtodo usado para anular a bblia como a fonte de nica verdade. E assim, surgem muitos que denunciem essa teoria por anular a autoridade do Livro Sagrado, abrindo assim um caminho para uma sociedade sem Deus. As construes humanas sobre a religio e cincia vo mudando com o passar do tempo.

13

6 OBJETIVOS DA APRESENTAO

Bom, o grupo em geral tem um objetivo nico, o qual de poder esclarecer melhor o que as pessoas devem apoiar a respeito da Cincia x Religio quando o assunto de onde viemos e como tudo surgiu?. Cristos acreditam na religio, onde fala que Deus criou tudo. Mas nosso objetivo no obrigar as pessoas a acreditarem no Princpio, e sim explicar as duas teorias, mostrando o ponto de vista cientfico tambm, para que com essas informaes surjam novas opinies. Queremos ento explicar detalhadamente cada parte dessas teorias. Tambm queremos fazer com que as pessoas possam assim saber escolher em qual teoria acreditar. Estaremos disponibilizando vdeos, explicaes, dando nossas opinies para assim facilitar as ideias de quem assistir nossa apresentao. Esse assunto bastante importante para que possamos saber um pouco mais como poderamos de acordo com a cincia e a religio ter surgido. Faremos tambm um questionrio para interagir com o pblico, assim sabendo um pouco sobre o que eles acham sobre tudo isso. Nosso propsito ento fazer do nosso trabalho, no um simples trabalho, mas uma aula de aprendizado para que as pessoas possam sair do nosso stand conseguindo ter seus conceitos sobre o criacionismo e evolucionismo, e assim que possam tambm ter uma nica teoria como explicao para o surgimento de tudo, sem dvidas. Nosso stand ser divido em duas partes, onde um vai priorizar a histria bblica de como tudo teria surgido e o outro como o Big Bang teria originado tudo com uma exploso. Enfim, ser bastante til para o conhecimento e aprendizagem de todos, tanto de ns, componentes do grupo, como das pessoas que prestigiarem e estiverem disponveis para uma explicao aprofundada desse assunto.

14

7 CONCLUSO

Conclumos que ns e todos os outros cristos iremos sempre acreditar na religio, onde fala que Deus criou tudo, objetivado tambm mostrar o ponto de vista cientfico, para que com essas informaes surjam novas opinies para que possamos saber um pouco mais como poderamos de acordo com a cincia e a religio ter surgido.

15 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Bblia Sagrada. Ed. Mundo Cristo Sociedade Bblica do Brasil. http://www.brasilescola.com/geografia/big-bang.htm http://www.evo.bio.br/layout/religxcien.html http://www.religiaoweb.com.br/mensagens/genesis-a-criacao-do-mundo.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_entre_religi %C3%A3o_e_ci%C3%AAncia http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/cientistas-descobremnova-particula-consistente-com-particula-de-deus.html

16

9 ANEXOS

Evoluo da exploso do Big Bang.

Exploso e expanso do Big Bang.

17

O incio do Big Bang.

A formao dos planetas no Big Bang.

18

A Terra era sem forma e vazia.

Viu Deus tudo quanto fizera , e eis que era muito bom (Gn 1:31).

19

Anda mungkin juga menyukai