Anda di halaman 1dari 3

A Justia do Homem No Opera a Justia de Deus! At quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouas?

At quando gritarei a ti: "Violncia! sem que tragas salvao? Habacuque 1:2 Ento os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? Ele lhes respondeu: No lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua prpria autoridade. Atos 1:6-7. Por que Habacuque no conseguiu ver o socorro de Deus? Porque ele estava focado em questes humanas! Habacuque no estava clamando por sua salvao, pois quem invoca a Deus por salvao atendido (ouvido) prontamente por Deus: salvo da condenao que h no mundo, pois a mensagem de Deus clara: "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR ser salvo" ( Rm 10:13 ; Jl 2:32 ). Mas. quem olhar para as relaes humanas onde o litgio e as contendas so fomentadas, quem olhar para as questes legais e as injustias cometidas, ou quem olhar para os perversos que cercam os justos, indagar sempre acerca de como se d a justia de Deus. "EIS que a mo do SENHOR no est encolhida, para que no possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para no poder ouvir" ( Is 59:1 ). 5 Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vs no crereis, quando for contada. ( Hc 1:5 ) Olhem, escarnecedores, admirem-se e peream; pois nos dias de vocs farei algo que vocs jamais creriam se algum lhes contasse! ( At 13:41 ) "No s desde a eternidade, Senhor..." (v. 12). possvel concepo humana de justia, algum ser mais justo que outro. Porm, segundo a justia e o juzo de Deus, no h uma gradao de justia. Ou o homem justo, ou no .

A Cristo foi dado o domnio de todas as coisas porque ele conquistou. Deus concedeu todo o domnio ao autor e consumador da nossa f, pois ele conquistou este direito ao morrer e ressurgir dentre os mortos. Habacuque procurou elementos para compreender a ao divina, mas os cristos conhecem que:

Deus escolhe dentre os homens e dentre os povos quem executar uma obra, porm, isto no significa que o povo ou quem escolhido ser salvo; Israel foi escolhido para tornar conhecido o nome do Senhor sobre a terra, porm, individualmente cada descendente de Abrao precisava circuncidar o seu corao, caso quisesse ver a salvao de Deus; Ciro e Gideo executaram uma misso, porm, isto no lhes garantiu salvao; A salvao dos homens no segundo uma escolha divina entre quem ser ou no salvo, antes pela f em Cristo. Uma misso no concede salvao a ningum. Os caldeus no eram mais mpios que os israelitas, visto que a gerao dos mpios diferente da gerao dos justos. "Sabe, portanto, que no por causa da tua justia que o Senhor teu Deus te d essa boa terra, para a possuirdes, pois s povo rebelde" ( Dt 9:6 ). Por que eles eram rebeldes? A resposta est em Isaas: "Teu primeiro pai pecou, e os teus intrpretes prevaricaram contra mim" ( Is 43:27 ). A resposta de Deus clara e precisa: "Eis que a sua alma est orgulhosa, no reta nele; mas o justo pela sua f viver" (v. 4). O que Deus disse a Habacuque? O que Habacuque compreendeu que o fez irromper em um alegre canto? O verso 4 regida por uma conjuno adversativa, sendo que: se o justo viver da f, resta que o mpio quem tem a alma orgulhosa. Deus apresenta o diferencial entre o justo e o mpio. Habacuque 2: 4 citado trs vezes no Novo Testamento pelos apstolos, dada a importncia desta viso concedida ao profeta Habacuque ( Rm 1:17 ; Gl 3:11 e Hb 10:38 ).

"No se far mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, pois a terra se encher do conhecimento do Senhor, como as guas cobrem o mar" ( Is 11:9 ). Ouvi isso, e o meu ntimo estremeceu, meus lbios tremeram; os meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilavam. Tranquilo esperarei o dia da desgraa que vir sobre o povo que nos ataca. Mesmo no florescendo a figueira, no havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, no havendo produo de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estbulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvao. O Senhor Soberano a minha fora; ele faz os meus ps como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos Habacuque 3:16-19

Anda mungkin juga menyukai