Anda di halaman 1dari 3

A Taxa uma espcie de tributo que est vinculado a uma contraprestao estatal e, por isso, para que seja

a instituda necessrio que haja uma atividade do Estado que favorea de algum modo o contribuinte. Sendo assim, a Taxa um tributo imediatamente vinculado ao estatal, atrelando-se atividade pblica, e no ao do particular1. Em reforo tese, o ilustre professor Hugo de Brito Machado nos ensina que: Enquanto o imposto uma espcie de tributo cujo fato gerador no est vinculado a nenhuma atividade estatal especfica relativa ao contribuinte (CTN, art. 16), a taxa, pelo contrrio, tem um fato gerador vinculado a uma atividade estatal especfica relativa ao contribuinte2. As taxas, nos dizeres constitucionais, s podem ser cobradas em virtude do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio. Vejamos o art. 145, II da Constituio Federal de 1988: Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: (...) II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; Por isso, para que seja instituda uma taxa necessria sua vinculao a um desses requisitos. O tributo em tela, quando cobrado em razo da utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio, ter que ser especfico e divisvel. Os conceitos de especificidade e divisibilidade vm expressos no cdigo tributrio nacional, em seu art. 79, verbis: Art. 79. Os servios pblicos a que se refere o art. 77 consideram-se: (...)

1 2

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio, p.367. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio, p.423.

II - ESPECFICOS, quando possam ser destacados em unidades autnomas de interveno, de utilidade ou de necessidade publicas; III - DIVISVEIS, quando suscetveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios. (grifos nossos) O servio pblico especfico aquele que corresponde a interesses ou necessidades individuais, ut singuli, embora estejam ligados a interesses ou necessidades pblicas3. J o servio pblico divisvel aquele que pode ser prestado a indivduos singulares. So servios que so susceptveis de dividir-se em prestaes individualmente utilizadas. Permitem uma diviso de seu uso, determinando em que medida cada um dos usurios aproveita a atividade estatal4. Diante disso, abre-se a questo relativa possibilidade de cobrana de taxas em razo exclusivamente dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis e em razo de servios de conservao e limpeza de logradouros e bens pblicos. Com relao cobrana de taxas em razo exclusivamente dos servios de coleta de resduos/lixo em imveis, esta se mostra perfeitamente possvel, pois atende os requisitos, constitucionais e legais, da especificidade e divisibilidade, ou seja, possvel se aferir quem utilizar o servio (proprietrio do imvel) e de que forma esta pessoa ir se beneficiar com a atividade estatal (coleta do lixo). Partindo dessas premissas, com acerto, o pretrio excelso declarou a constitucionalidade dessa taxa, consolidando o entendimento atravs da smula vinculante n 19: A taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis, no viola o artigo 145, II, da constituio federal. Por outro lado, em relao possibilidade de instituio e cobrana de taxa em razo da prestao de servio de conservao e limpeza de logradouros e bens pblicos, esta
3

MORAES, Bernardo Ribeiro de. A taxa no sistema Tributrio Brasileiro. Revista dos tribunais, pp. 58-110. Material da 3 aula da Disciplina Sistema Constitucional Tributrio. p. 24. 4 Ibidem, p. 25.

no se mostra vivel, porque no atende os critrios da especificidade e divisibilidade, isto , no possvel apurar quem realmente est utilizando o servio e sendo beneficiado por ele, pois este tem carter universal (uti universi), ou seja, prestado em favor da coletividade, no sendo a taxa meio idneo para remuner-lo. Por isso, o STF ao apreciar a questo declarou a inconstitucionalidade da referida taxa, como se pode inferir da ementa dos Emb. Div. nos Emb. Dcl. no RE 256.588, de relatoria da Ministra Ellen Gracie, abaixo transcrita: Tratando-se de taxa vinculada no somente coleta domiciliar de lixo, mas, tambm, limpeza de logradouros pblicos, que servio de carter universal e indivisvel, de se reconhecer a inviabilidade de sua cobrana. Diante do exposto, a diferena entre a taxa cobrada em razo exclusivamente dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis e a taxa cobrada em razo dos servios de conservao e limpeza de logradouros e bens pblicos reside, basicamente, no carter especfico e divisvel de cada tipo de servio pblico prestado, sendo que a taxa que atende os requisitos da especificidade e divisibilidade constitucional e a taxa que no atende os requisitos, por sua vez, considerada inconstitucional.

Bibliografia: MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 29 ed. Malheiros, 2008. MORAES, Bernardo Ribeiro de. A taxa no sistema Tributrio Brasileiro. Revista dos tribunais, pp. 58-110. Material da 3 aula da Disciplina Sistema Constitucional Tributrio: Competncia Tributria e Tributos, ministrada no curso de Ps-Graduao Lato sensu Televirtual em Direito Tributrio Anhanguera-Uniderp/Rede LFG. SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributrio. 1 ed. Saraiva, 2009.

Anda mungkin juga menyukai