Anda di halaman 1dari 35

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UNAVIDA / UVA PROGRAMA DE ENSINO E GRADUAO

PROCESSOS

ESTRATGIAS

DE

FUNDAMENTAL

LEITURA

NA

APRENDIZAGEM

DO

ENSINO

ANA DA CONCEIO GOMES DA SILVA

UMBUZEIRO PB AGOSTO / 2009

ANA DA CONCEIO GOMES DA SILVA

PROCESSOS

ESTRATGIAS

DE

FUNDAMENTAL

LEITURA

NA

APRENDIZAGEM

DO

ENSINO

Monografia apresentada a coordenao da Universidade Estadual Vale do Acara UVA, em cumprimento dos requisitos necessrios para concluso do curso de Lngua Portuguesa para obteno do grau de graduada. Orientadora: Barros. Prof. Dra. Adriana Sales

UMBUZEIRO / PB, AGOSTO DE 2009

ANA DA CONCEIO GOMES DA SILVA

PROCESSOS

ESTRATGIAS

DE

FUNDAMENTAL

LEITURA

NA

APRENDIZAGEM

DO

ENSINO

COMISSO EXAMINADORA

ORIENTADOR

1 EXAMINADOR

2 EXAMINADOR

APROVADA EM: ____ / ____ / _____

A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire

DEDICATRIA

Dedico a Deus por ter-me dado o dom de viver. A minha me, Jacira Ferreira, por ter-me dedicado o seu carinho e seus cuidados.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus, pelo dom da vida e da inteligncia. A minha me, Jacira Ferreira, pelo seu amor, dedicao e incentivo aos estudos. Sem deixar de mencionar, a professora Adriana Sales Barros que nos orientou com competncia e dedicao.

RESUMO

A proposta deste trabalho apresentar a importncia do exerccio da leitura no 6 Ano do Ensino Fundamental II, praticado no municpio de Bom Jardim, destacando a importncia da leitura, j que esta o veculo de comunicao entre os indivduos para um completo desenvolvimento do ser pensante entre todas cincias. A nossa lngua, atravs da leitura passa por transformaes constantes, por isso devemos refletir sobre a interao da linguagem na criana a ponto de formar cidados letrados, no havendo um distanciamento a ponto de criar nova linguagem dentro da lngua portuguesa. Portanto, o trabalho com leitura tem como finalidade a formao de leitores competentes e, consequentemente, a formao de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prtica de leitura, espao de construo da intertextualidade e fonte de referncias modelizadoras. A leitura, nos fornece a matria-prima para a escrita: o que escrever. Assim, formar leitores algo que requer condies favorveis para a prtica de leitura. Detenio-nos as incoerncias da leitura no cotidiano com relao escrita padro da gramtica normativa, uma vez que a leitura tem funo essencial na construo da personalidade infantil, pois atravs dela que a criana penetra no patrimnio nacional e mundial da humanidade. Foi com esta preocupao que foi procurado trabalhar os aspectos cognitivos da leitura: estratgias cognitiva e metacognitiva, o conhecimento prvio, princpios de processamento do texto e outros, mediantes seus usos e formas.

Palavras-chave: Leitura. Linguagem. Metacognitiva. Interao e Estratgias.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present the importance of exercise in the reading of Year 6th Middle II School, practiced in Bom Jardim, highlighting the importance of reading, as this is the vehicle of communication between individuals to a full development of human thinking of all sciences. Our language through reading undergoes constant changes, so we thought about the interaction of language in the child's point of educating citizens literate and there is a distance as to create new language within the English language. So, work with reading, aims to formation of competent readers, and therefore the training of writers, because the possibility of producing effective texts has its origins in the practice of reading space for the construction of intertextuality, and source of referrals modellers. The reading gives us the raw material for writing: what to write. Thus, educating readers is something that requires favorable conditions for the practice of reading. Deteniia us the inconsistencies of reading in everyday regarding writing standard normative grammar, since that reading has an essential role in building the child's personality, because it is through the child enters the national and world heritage of mankind. It was with this concern that has sought to work the cognitive aspects of reading: cognitive and metacognitive strategies, prior knowledge, principles of word processing and other things by their uses and forms.

Keywords: Reading. Language. Metacognitive. And Interaction Strategies.

SUMRIO

INTRODUO ....................................................................................................... 10 CAPTULO I 1.1. O CONHECIMENTO PRVIO DA LEITURA ...................................................... 12 1.2. OBJETIVOS E ESPECTATIVAS DE LEITURA .................................................... 15 1.3. ESTRATGIAS E PRINCPIOS DE PROCESSAMENTO DO TEXTO ............................ 17 1.4. FINALIDADES E FUNES DA LEITURA, EM FUNO DO RECONHECIMENTO
DO SUPORTE, DO GNERO E DA CONTEXTUALIZO DO TEXTO

.......................... 19

CAPTULO II 2.1. DESENVOLVER ATITUDES FAVORVEIS LEITURA .......................................... 21 2.2. DESENVOLVER FLUNCIA EM LEITURA ........................................................ 25 2.3. AJUDAR O APRENDIZ A APROPRIAR-SE DA LINGUAGEM QUE SE USA NA
LEITURA

............................................................................................. 26

2.4. O TRATAMENTO DIDTICO DA LEITURA ....................................................... 27 CAPTULO III 3.1. METODOLOGIA .................................................................................... 28 3.2. ANLISE E COLETA DE DADOS ................................................................. 29 CONSIDERAES FINAIS ........................................................................................ 31 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................ 33 ANEXOS ............................................................................................................. 34

INTRODUO

Baseando-se no contexto scio-econmico-cultural, a leitura faz parte do meio em que o indivduo convive. Pois no domnio da lngua, oral e escrita, fundamental para a participao social efetiva. por meio da leitura que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha e constri a viso de um mundo e produz conhecimentos. Com relao leitura evidenciaremos estudos para uma melhor compreenso do indivduo, uma maior contribuio, atravs da observao no mundo cotidiano, para poder descobrir por meio da relao humana seus conflitos na comunicao, porque sem ela o homem no chega ao seu interior intelecto cognitivo. leitura um procedimento habitual e necessrio em qualquer abordagem, uma vez que a forma clssica de ter acesso informao contida nos textos escritos. preciso que todo profissional da rea da educao desenvolva no s o gosto e o compromisso com a leitura, mas tambm os procedimentos que o faro ler com maior desenvoltura e eficcia. Pois a leitura um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construo do seu conhecimento prvio, do que est lendo, do significado do texto e sobre o autor. Sendo a leitura uma atividade coletiva e compartilhada em salas de aulas, podemos perceber os seres humanos atuando uns com outros, tecendo assim relaes sociais.

11

Este trabalho tem como finalidade descobrir formas, maneira e mtodos que as escolas devero adotar para reflexo do espao crtico e consciente, buscando compreender os alunos nas dificuldades da leitura, e ao mesmo tempo propondo-lhes uma aprendizagem prazerosa. A fim de colaborar com as discusses acerca de problemticas relativas ao mtodo de leitura e de auxiliar as buscas no sentido da melhoria do processo ensino-aprendizagem, buscamos apresentar neste trabalho monogrfico, algumas reflexes construdas ao longo do corpo do trabalho. Desse modo, sero enfocados alguns aspectos tericos, ou fundamentais, que subsidiam a proposta pedaggica e a conduo do processo de leitura. Utilizamos para a realizao deste trabalho leituras informativas em livros e apostilas que tratassem da importncia da leitura no Ensino Fundamental. Portanto, foi realizada uma visita na Escola Estadual, na turma do 6 Ano, colhendo informaes de alunos em relao prtica da leitura.

12

CAPTULO I

1.1.

O conhecimento prvio na leitura


Aquele que tem por vcio a leitura, droga alucingena das mais leves, acabar cada vez mais dependente dela. E o pior, passar para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crtica, o leitor, agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios de que, assim como Deus, criador de Universos inteiros. (Jefferson Luiz Maleski)

A leitura comporta-se em amplo campo de relaes, regularidades e coerncias que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar projetos, de prever e abstrair favorecendo a estruturao e o desenvolvimento do pensamento. A leitura um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construo do seu conhecimento, do que est lendo, do significado do texto, sobre o autor, sobre a lngua, do sistema de escrita. No se trata simplesmente de extrair informaes da escrita, decodificando a letra por letra, palavra por palavra. Mas, sim de atividade que implica a compreenso dos sentidos a ser construdos antes da leitura propriamente dita. A leitura como prtica social, sempre um meio, nunca um fim. Ler resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Fora da escola no se l de uma nica forma, no se decodifica palavra por palavra. Portanto, uma prtica constante de leitura na escola deve admitir vrias formas de leitura. preciso que o professor tente compreender o que h por trs dos diferentes sentidos atribudos pelos alunos aos textos. Como afirma ngela Kleiman (1997:13):
A compreenso de um texto um processo que se caracteriza pela utilizao de conhecimento prvio: o leitor utiliza na leitura o que ele j sabe o conhecimento adquirido ao longo de sua vida.

13

O aluno poder tornar-se ciente da necessidade de fazer da leitura uma atividade caracterizada pelo engajamento e uso do conhecimento que ele tem durante o convvio familiar. Consiste em reconstruir a situao de produo, buscando informaes sobre quem diz, para qu, para quem, sobre o qu, baseando-se em experincias anteriores. Por exemplo, a facilidade e sucesso que uma criana possa ter, na aprendizagem da leitura, dependem diretamente dos interesses, das atitudes, da capacidade fsica que se vm desenvolvendo desde o nascimento. Assim, atravs do conhecimento prvio que se adquirem diversos nveis de conhecimentos, como o conhecimento lingstico, conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Atravs desses nveis simultneos a leitura considerada um processo interativo, porque o leitor utiliza diversos nveis de conhecimento que interagem entre si. Na sequncia a amostragem sobre cada um dos nveis de conhecimentos na leitura. O conhecimento lingstico que est relacionado ao conhecimento implcito, e abrange desde o conhecimento sobre pronunciar portugus, desde o conhecimento de vocabulrio e as regras da lngua, chegando at o conhecimento sobre o uso da lngua. Por isso essencial leitura, pois a maioria das vezes no requer a aprendizagem de novos conceitos, apenas aquisio de um nome para um objeto j conhecido. O conhecimento textual o outro nvel do conhecimento prvio, desempenha um papel importante na compreenso de textos. Os textos so produtos de processos de rascunho e editoriao. Alm, disso, como processo e produto a leitura tem funo social de poder comunicar atravs do tempo e do espao, reflexiva de organizar e estruturar as idias de algum, facilitando a compreenso do pensamento e da aprendizagem. Por fim o conhecimento de mundo o qual adquirido informalmente atravs de nossas experincias e convvio numa sociedade, conhecimento este cuja ativao no momento oportuno tambm essencial compreenso de um texto. Trata-se, por exemplo, do tipo de conhecimento que temos sobre o que est envolvido em ir ao mdico, comer num restaurante, tirar um documento, assistir a

14

uma aula; podemos descrev-lo como conhecimento estruturado (porque inclui apenas o que mais genrico e previsvel das situaes) sobre um assunto, evento ou uma tpica situao. Esse conhecimento permite uma grande economia e seletividade, pois ao falar, ou escrever, podemos deixar implcito aquilo que tpico da situao, e focalizar apenas o diferente, o memorvel, o inesperado. Os trs conhecimentos discutidos anteriormente devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreenso, pois a leitura implica uma atividade de procura por parte do leitor, no seu passado, de lembranas e conhecimentos, daqueles que so relevantes para a compreenso de um texto que fornece pistas e sugere caminhos. Para Kleiman (op cit, 1997:25):
Na prtica da leitura existem caminhos que nos ajudam nessa busca como o engajamento, ativao de nosso conhecimento prvio relevante para o assunto do texto. Assim estabelecendo objetivos e propsitos claros para a leitura.

A prtica da leitura uma base para a construo de aprendizagem e tambm umas das maiores experincias que se adquire em toda a vida escolar. Cabe ao educador desenvolver na sala de aula momentos que propiciem e incentive a leitura como fonte geradora de prazer e satisfao. A ativao do conhecimento prvio , ento, essencial compreenso, pois o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto que lhe permite fazer as inferncias necessrias para relacionar diferentes partes discretas do texto num todo coerente. Este tipo de inferncia, que se d como decorrncia do conhecimento de mundo e que deduzido pelo raciocnio. a inferncia textual. Uma outra modalidade a inferncia lexical que faz o leitor deduzir significado de uma palavra desconhecida a partir do contexto em que aparece. No decorrer da leitura verifica-se a concretizao ou no das antecipaes. Muitas vezes o texto se faz surpreendente ou incompreensvel porque no corresponde s expectativas criadas. Fazem-se novas previses e, assim, predizer e checar acompanham a leitura do comeo ao fim. O mesmo acontece com as inferncias. Pois se atribumos um significado a uma palavra preciso verificar se

15

a mesma no causa um estranhamento na continuidade da leitura e em um outro contexto em que reaparece. 1.2. Objetivos e expectativas de leitura Para desenvolver competncias como leitor e escritor necessrio que se faa um contato com a diversidade de textos. Atualmente h inmeras realizaes empricas de texto: carta pessoal, bula, fbula, crnica, artigo de opinio, romances, contos, biografias, poesia etc. cada uma pode atender um conjunto infinito de propsitos. Diferentes modalidades de leitura podem ser utilizadas, em distintas situaes, frente a um mesmo tipo de texto: assim um poema ou um conto podem ser lidos em certo momento buscando um prazer esttico e se transformando em outra situao, no meio que permite comunicar algo a algum; um artigo jornalstico pode ser lido num momento simplesmente para se conhecer o ponto de vista do autor sobre um tema de interesse para o leitor e ser utilizado em outro momento como objeto de reflexo etc. Cada texto apresenta diversidade de propsitos, diversidade de modalidades de leituras, diversidade de combinaes entre eles. Sobre o assunto Virgnia Woolf (apud Kleiman, 1997:29) afirma que:
A capacidade de estabelecer objetivos na leitura considerada uma estratgia metacognitiva, isto uma estratgia de controle e regulamento de prprio uma conhecimento. reflexo A estratgia o prprio metacognitiva implica sobre

conhecimento; por exemplo para saber quando j estudamos o suficiente para saber uma matria uma reflexo sobre o prprio saber, e considerado, portanto, conhecimento metacognitivo. Esse conhecimento metacognitivo desenvolvido ao longo dos anos de uma pessoa.

devido ao papel das estratgias metacognitivas na leitura que podemos afirmar que apesar das diferenas j discutidas, a leitura um processo s, pois h diferentes maneiras de ler. Dito de outra forma: ler entrar em outros mundos possveis, indagar a realidade para compreend-la melhor. A leitura antes de tudo um objeto de ensino.

16

Para que tambm se transforme num objeto de aprendizagem, necessrio que tenha sentido do ponto de vista do aluno, o que significa entre outras coisas que deve cumprir uma funo para a realizao de um propsito que ele conhece e valoriza. A leitura surge de uma necessidade para chegar a um propsito. Por isso quando lemos estamos em busca de atividades concretas, que tm significado e sentido. Portanto a leitura quando no apresenta um propsito no propriamente leitura. Quando lemos porque outra pessoa nos manda ler, como acontece na escola, estamos apenas exercendo atividades mecnicas que pouco tem a ver com significado e sentido. assim a leitura desmotivada, que no conduz a uma aprendizagem. O leitor que no tem o hbito de ler e foi desacostumado pela escola a pensar e decidir por si mesmo sobre o que l. Ento, provisoriamente o educador prope objetivos criados para realizar atividades interessantes e significativas para o desenvolvimento do aluno; por exemplo, quando um aluno se prepara para um debate ou um seminrio, o mesmo segue ento o modelo que o professor lhe oferece ou lhe props, da que denominamos de estratgias metacognitivas necessrias e adequadas para atividade de ler. Os objetivos so tambm importantes para um outro aspecto da atividade do leitor que contribui para a compreenso a formulao de hipteses. Vrios autores consideram que a leitura , em grande medida, uma espcie de jogo de adivinhao, pois o leitor ativo, realmente engajado no processo, elabora hipteses e as testa, medida que vai lendo o texto. Fica evidente que o texto no um produto acabado, que traz tudo pronto para o leitor receber de modo passivo. Ora, uma das atividades do leitor, fortemente determinada pelos seus objetivos e suas expectativas, a formulao de hipteses de leitura. As hipteses do leitor fazem com que certos aspectos do processamento, essenciais compreenso, se tornem possveis, tais como o reconhecimento global e instantneo de palavras no percebidas durante o movimento do olho durante a leitura que no linear, o que permitiria ler tudo, letra por letra e palavra por palavra, mas sacdico o que significa que o olho d pulos para depois se fixar numa palavra e da pular novamente uma srie de palavras at fazer nova fixao.

17

Ambos, o reconhecimento instantneo e a inferncia a partir da viso perifrica, so essenciais para a leitura rpida, que, por sua vez essencial para no sobrecarregar os mecanismos do processamento inicial chamado de memria imediata. A criana em fase de alfabetizao l vagarosamente, mas o que ela est fazendo decodificar; um processo muito diferente da leitura, embora as habilidades necessrias para a decodificao (conhecimento da correspondncia entre o som e a letra) sejam necessrias para a leitura. O leitor adulto no decodifica. Ele apenas percebe as palavras globalmente e adivinha muitas outras, guiado pelo seu conhecimento prvio e por suas hipteses de leitura. Assim uma vez que o leitor formular hipteses de leitura, utilizando tanto seu conhecimento prvio como os elementos formais mais visveis e de alto grau de informatividade, como ttulo, subttulo, datas, fontes, ilustraes a leitura passar a ter esse carter de verificao de hipteses. So todas essas estratgias prprias da leitura que levam compreenso do texto. 1.3. Estratgias e princpios de processamento do texto Para Kleimam (op. cit. 1997:45), o texto considerado por alguns especialistas como uma unidade semntica em que vrios elementos de significao so materializados atravs de categorias lexicais, sintticas, semnticas e estruturais. Sendo assim, ao estudar um determinado texto, devemos faz-lo como um todo at adquirir uma viso global, para que possamos dominar e entender a mensagem que o autor pretende relatar quando escreve. Os textos requerem reflexo por aqueles que os estudam e, portando, a leitura dos mesmos exige um mtodo de abordagem. Para melhor desenvolver essa habilidade nos alunos preciso sugerir que os professores trabalhem com os alunos os sentidos que as palavras e as expresses podem adquirir em determinado contexto. Em razo disso, a atividade de leitura no pode considerar o texto como depsito de significados (sinnimos e antnimos). importante a utilizao de gneros textuais variadas com isso auxiliar o professor a trabalhar com atividades que propiciem a aquisio de vocabulrio do

18

simples ao mais elaborado e a desenvolver atividades de inferncia de sentido de vocbulos com base em contextos variados. Portanto o processo do qual se utiliza elementos formais no texto para fazer as ligaes necessrias construo de um contexto um processo inferencial de natureza inconsciente, sendo, ento, considerado uma estratgia cognitiva da leitura. As estratgias cognitivas regem os comportamentos automticos, inconscientes do leitor, e o seu conjunto serve essencialmente para construir a coerncia local do texto. Isto so, aquelas, relaes coesivas que se estabelecem entre elementos sucessivos, seqenciais no texto. Porm h princpios que modulam e guiam esse processo inferencial automtico: Princpios de Parcimnia, Canonicidade, Coerncia e Relevncia. a) Princpio de Parcimnia estabelece que o leitor tende a reduzir ao mnimo o nmero de personagens, objetos, processos, eventos desse quadro mental que ele vai construindo medida que vai lendo. Esse princpio determina duas regras: a da (1) recorrncia que permite no texto alguns mecanismos como repeties, substituies, pronominalizaes e frases definidas; e, o da (2) continuidade temtica que regula os comportamentos automticos inconscientes do leitor na procura de ligaes no texto. Permitindo a interpretao de elementos seqenciais, separados, relacionados por um mesmo tema. b) Princpio de Canonicidade outra estratgia cognitiva que est relacionado ordem natural, como se reflete na linguagem, por exemplo, que causa antecede o efeito, que a ao antecede o resultado. Este princpio est ligado a regra de linearidade, orienta as estratgias atravs dos quais o leitor constri laos coesivos, pois atravs dela o leitor poder estabelecer relaes entre pronomes anafricos, quer dizer, o que se refere ou substitui o nome. c) Princpio da Coerncia permite que quando h interpretaes conflitantes devemos escolher aquela que torne o texto coerente. d) Princpio da Relevncia determina que em casos de informaes conflitantes devemos salientar as interpretaes mais importantes ao desenvolvimento do tema.

19

Portanto os princpios discutidos aqui englobam no processamento de texto e no papel das estratgias cognitivas. Orientando os processos inconscientes do leitor na construo de laos coesivos entre elementos contguos, seqenciais em um texto. 1.4. Finalidades e funes da leitura, em funo do reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto. Para contribuir como desenvolvimento da capacidade dos alunos de ler com compreenso, importante que o educador lhes proporcione a familiaridade com gneros textuais diversos (histrias, poemas, canes, parlendas, listas, agendas, propagandas, cartazes, receitas culinrias), lendo para eles em voz alta ou pedindo-lhes leitura autnoma. Alm disso, desejvel abordar as caractersticas gerais desses gneros (do que eles costumam se organizar, que recursos lingsticos costumam usar, para que servem). A capacidade de reconhecer diferentes gneros textuais e identificar suas caractersticas gerais favorece bastante o trabalho de compreenso, porque orienta adequadamente as expectativas do leitor diante do texto. No entanto,
Para aprender a ler, portanto, preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilizao que os j leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato; preciso negociar o conhecimento que j se tem e o que apresentado pelo texto, o que est atrs e diante dos olhos, recebendo incentivo e ajuda de leitores experientes (PCN da Lngua Portuguesa, 1997, p. 56).

A relao que se estabelece um dos componentes da capacidade de ler com compreenso a estratgia de ler com envolvimento, prevendo o que o texto ainda vai dizer e verificando se as previses se confirmam ou no. O leitor interessado e cuidadoso no levanta hipteses a troco de nada. Suas previses se baseiam em elementos do texto informaes, modo do narrador ou dos personagens, insinuaes do autor, sinais de pontuao. Baseiam-se tambm em inter-relaes que j vivenciou. Esse jogo de levantar e confirmar hipteses pode comear antes da leitura e em geral percorre todo o processo mesmo sem que o leitor perceba que est fazendo isso. Assim, em sala de aula, essa atividade s

20

poder ser realizada com a interveno do professor, que dever colocar-se na situao de principal parceiro, agrupar seus alunos de forma a favorecer-se a circulao de informaes entre eles, procurar garantir que a heterogeneidade do grupo seja um instrumento a servio da troca, colaborao e, consequentemente, da prpria aprendizagem, sobretudo em classes numerosas nas quais no possvel atender a todos os alunos da mesma forma e ao mesmo tempo. A heterogeneidade do grupo, se pedagogicamente bem explorada, desempenha a funo adicional de permitir que o professor no seja o nico informante da turma. Embora hoje em dia, pesquisadores e professores reconheam na leitura seu papel de instrumento fundamental de aprendizagem, saber-se que desse aprendizado raro que os alunos venham a descobrir o prazer de ler. importante que os alunos aprendam que a leitura tambm um instrumento para o cio e a diverso, uma ferramenta ldica que nos permite explorar mundos diferentes dos nossos, reais ou imaginrios, que nos aproxima de outras pessoas e de suas idias, que nos converte em exploradores de um universo que construmos com nossa imaginao. Ensinar hoje leitura e a escrita desenvolver habilidades de ler, compreender, interpretar diferentes modalidades de lngua formal, informal, de interagir com diferentes portadores de textos; e habilidades de escrever os tipos de textos que as prticas sociais de escrita exigem dos indivduos. Portanto, cabe a escola criar oportunidades para que os alunos descubram o prazer da leitura. E, que os professores precisam ser preparados para no ser s professores de leitura e de escrita de textos de sua rea de conhecimento, que exigem habilidades especficas de leitura e de escrita. Sendo a leitura um instrumento fundamental para se chegar a grandes leitores e escritores, inaceitvel uma prtica docente que resista a no aceitao do ato de ler. Como diz Teberosky (1995:28), todos os falantes compartilham, entre outros, de uma competncia bsica descritiva sobre o mundo. A autora nos conduz a refletir que conviver em sociedade no mundo desenvolvido como o de hoje, sem gostar de ler, como se tivssemos olhos perfeitos e no enxergssemos o que nos rodeia.

21

CAPTULO II

2.1.

Desenvolver atitudes favorveis leitura


Viajar pela leitura sem rumo, sem inteno. S para viver a aventura que ter um livro nas mos. uma pena que s saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, voc vai me entender. Mergulhe de cabea na imaginao! (Clarice Pacheco)

A leitura uma prtica social que envolve atitudes, gestos e habilidades que so mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura no que decorre dela. Assim, o sujeito demonstra conhecimentos de leituras quando sabe a funo de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontes de acesso pblico e privado aos textos impressos (bibliotecas e livrarias). Sendo assim, depois que um leitor realiza a leitura, os textos que leu vo determinar suas futuras escolhas de leitura, que serviro de contraponto para outras leituras etc.
Ler no decifrar, como num jogo de adivinhaes, o sentido de um texto. a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacion-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da prpria vontade, entregarse a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra no prevista (LAJOLO, 1982 ab, p. 59).

Portanto a leitura um processo de interlocuo entre leitor/autor mediado pelo texto. Encontro com o autor, ausente, que se d pela sua palavra escrita. Como o leitor, nesse processo, no passivo, mas agente que busca

22

significaes. Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros so construdas, para algumas pessoas, no espao familiar em outras esferas de convivncia em que a escrita circula. Mas, para outros, sobretudo na escola que este gosto pode ser incentivado. Para isso importante que a criana perceba a leitura como um ato prazeroso e necessrio e que tenha os adultos como modelo. Inserir-se nas prticas sociais prprias cultura escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas tpicos de quem vive no mundo da leitura, tais como: movimentar-se numa biblioteca, freqentar livrarias, estar atento aos escritos urbanos e aos materiais escritos que circulam na escola. Essas so capacidades que, introduzidas desde o primeiro ano, devem ser trabalhadas sistematicamente e consolidadas durante todo o tempo, considerando-se, claro o gosto e o desenvolvimento cognitivo das crianas com relao ao material de leitura (histrias, contos, poemas, msicas, noticias acessveis e interessantes etc.). Observa-se que nos hbitos da leitura infantil no tm mostrado que tanto as crianas como adultos possuem uma vida mais feliz, e harmoniosa e uma maior facilidade em lidar com questes de cunho sentimental.
ouvindo historias que se pode sentir (tambm) emoes importantes como tristeza, a raiva, a irritao, a tranqilidade, e tantos outros mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve (ABRAMOVICH, 1988, p. 10).

atravs da histria que o sujeito vive emoes, elabora-as e pode assim, entender melhor a vida. As histrias transportam o ouvinte para uma viagem, onde palavras novas so aprendidas, fatos histricos e geogrficos, msicas so ouvidas e cantadas, culturas so conhecidas como o nosso cotidiano. Pois como vemos, atravs da escrita de uma msica, podemos sentir emoes. Por meio da leitura fazemos e imaginamos grande viagem, que vem enriquecer a nossa cultura. Conforme Pereira (1999, p. 10), quem l viaja, navega por mares desconhecidos, colhe da sua viagem os frutos que o tornaro capaz de escolher e criar novos caminhos. Os professores devem orientar, conduzir os alunos para leitura, permitindo que os educandos sejam construtores de seus processos educativos

23

enquanto seres ntegros, seres pensantes, sensveis e sociais, que com o ato de ler seja viver uma emoo, uma aventura prazerosa.
Um texto para ser lido um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado um texto para ser interpretado. O que caracteriza o ato de estudar a atitude sria e curiosa na procura se compreende as coisas e os fatos que observamos (FREIRE, 2003, p. 42).

A leitura de suma importncia para a vida desde os primeiros anos de escolaridade. Ler e estudar podem ser parceiros, aliados. S dependem de quem l, como l, e onde ler. A liberdade com que o aluno tem abordado os livros que l decorre no privilgio a um nico sentido do texto, mas queles sentidos que a experincia de mundo, de cada leitor, atribui ao livro que l na produo de sua leitura. Por isso a profundidade do mergulho de um leitor, num texto depende de seus mergulhos anteriores. Mergulhos no s nas obras que leu, mas tambm na leitura que faz de sua vida. Para que se obtenha sucesso em uma aula de leitura, fundamental que o texto lido faa sentido, que os alunos o compreendam, sendo capazes de perceber as intenes do autor, entender seus pontos de vista e, at, adivinhar as possibilidades de desfecho para um determinado texto, entre outros. Para que estes aspectos da leitura sejam ativados, necessrio que se compreenda uma srie de componentes do texto, alm daquilo que est escrito na sua superfcie. preciso que o aluno leitor no entenda apenas as palavras que compem o texto, mas que perceba o contexto em que ele est inserido, o gnero textual, com suas caractersticas e formas especificas, as intenes do produtor do texto e as informaes implcitas que o texto nos d, bem como as marcas de outros textos nele inseridos. Para compreender os passos utilizados na construo da leitura, temos que refletir sobre as dimenses que compem o texto: 1. Dimenso O contexto que engloba a intencionalidade e a informatividade, pois contribuem para situar o texto dentro de uma dimenso sociocomunicativa. 1.A. A intencionalidade, so as intenes do produtor do texto, como produzir emoes: rir, chorar, enternecer-se, sentir medo, excitao

24

etc. Persuadir o leitor: convence-lo de uma idia, da compra de um produto etc. Passar informaes: ensinando, explicando etc. Alm disso, para que os textos atinjam seus objetivos, necessrio que eles se estruturem dentro de certas caractersticas, que os fazem pertencer a gneros textuais especficos. 1.B. A informatividade, consiste nas informaes novas ou nas informaes j conhecidas que um texto traz. Essas informaes fazem parte do nosso conhecimento de mundo. 2. Dimenso O texto. Fazem parte da construo textual os seguintes componentes: 2.A. Coeso: as estruturas coesivas que organizam o texto, fazendo dele um todo coeso. Esses elementos so responsveis por sua progressividade textual. 2.B. Coerncia: para um texto ser coerente, necessrio que os elementos responsveis pela sua progresso temtica estejam de tal forma organizados que possamos perceber, de forma clara, o desenvolvimento desse tema em uma sequncia lgica, com comeo, meio e fim. necessrio, tambm, que o texto se estruture dentro do gnero proposto. Quando evidenciamos esses elementos bem articulados no texto, dizemos que h coerncia, posto que tal texto possua uma organizao interna que permite sua compreenso. 3. Dimenso O infratexto, que tudo aquilo que est abaixo da superfcie do texto, mas decisivo para sua coerncia. Todo texto carrega inmeras informaes implcitas que so fundamentais para sua compreenso. Estas informaes completam o sentido do texto lido. Estas informaes so inferncias que vamos construindo no decorrer da leitura.

25

2.2.

Desenvolver fluncia em leitura A leitura um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de

construo do significado do texto a partir do que est buscando nele, do conhecimento que j possui a respeito do assunto do autor e do que se sabe sobre a lngua caractersticas do gnero, do portador, do sistema de escrita. Ningum pode extrair informaes do texto escrito decodificando letra por letra palavra por palavra. A decodificao apenas um dos procedimentos que se utiliza para ler a leitura fluente envolve uma serie de princpios. Isto , de recursos para construir significados; sem elas, no possvel alcanar rapidez e preferncia. Portanto, a capacidade de ler com fluncia e silenciosamente est associada a dois fatores principais. Por um lado, est ligada ao desenvolvimento do conhecimento lingustico da criana, sobretudo da ampliao de seu vocabulrio, ao domnio progressivo das estruturas sintticas da lngua escrita e do aumento do conhecimento de mundo. Por outro lado, est relacionada possibilidade de, com base nesses conhecimentos, diminuir a quantidade de unidades utilizadas para compor o texto. Por isso os recursos empregados para ler fluentemente h importantes procedimentos de leitura, que podem ajudar na formulao de hipteses sobre o texto e na busca de compreenso do que se-l. Por exemplo, o reconhecimento global e instantneo de palavras, a leitura de partes inteiras de frases, a previso do que vir em seguida, o apoio nas pistas do texto ou de fatores no textuais (como imagens, ilustraes). So quatro princpios gerais que podem auxiliar na seleo e na elaborao de atividades para o desenvolvimento da fluncia em leitura. O primeiro deles consiste em diminuir a quantidade de informao visual para apoio do leitor. Isto pode ser feito forando uma leitura mais rpida (apresentado, por exemplo, fichas com palavras de um mesmo campo semntico, para que sejam lidas pela turma), ou retirando partes de informao visual (mostrando, por exemplo, apenas parte de um texto). O segundo principio est baseado no trabalho com o vocabulrio e com estruturas sintticas frequentemente utilizadas em textos escritos. Mas vale a pena

26

fazer atividades em que os alunos, a partir de um conjunto pr-definido de palavras, possam formar frases; ampliar sentenas por meio do acrscimo de novas unidades e palavras. O terceiro principio consiste em levar o aluno a usar intensivamente seu conhecimento prvio para formular hipteses sobre o que ler ou estar lendo, buscando, tambm confirma-las. Isto pode ser feito pela explorao prvia do texto. Por fim o quarto e ltimo princpio faz parte da tradio pedaggica e utilizado por muitos professores. Trata-se da leitura em voz alta, em situaes mais formais, aps uma preparao prvia. Para que a leitura e a voz alta seja fluente, a criana precisar, progressivamente, fazer previses, utilizar seus conhecimentos lingsticos com maior intensidade. Ferreiro (2001, p. 13) afirma que o aluno que tiver a chance de ouvir o professor lendo em voz alta presenciar um ato quase mgico. Pois ler em voz alta torna uma leitura divertida, o texto, no entanto, tem de ser bom e lido com convencimento. Esse aluno vai presenciar uma ao fantstica, escutar um idioma conhecido, e ao mesmo tempo desconhecido, porque a lngua, quando escrita diferente. Acredita-se que a leitura em voz alta se torna mais compreensiva e prazerosa. 2.3. Ajudar o aprendiz a apropriar-se da linguagem que se usa na leitura A condio de sujeito letrado se constri nas experincias culturais com prticas de leitura e escrita que os indivduos tm oportunidade de viver, mesmo antes de comear sua educao formal. Crianas que vivem em ambientes letrados, no s se motivam precocemente para ler e escrever, mas comeam, desde cedo, a poder refletir sobre as caractersticas dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades. Disto deriva uma implicao pedaggica fundamental para reduzir as diferenas sociais, a escola precisa assegurar a todos os alunos desde a educao infantil a vivencia de prticas reais de leitura e produo de textos diversificados. Democratizar o acesso ao mundo letrado no significa encher a sala de aula de rtulos, embalagens, cartazes publicitrios e colocar livros numa estante. Pressupes, isto sim, que o aprendiz possa vivenciar, desde a infncia, situaes

27

em que textos so lidos e escritos porque atendem a uma determinada finalidade. Esta pode ser a busca de puro prazer, a busca de informao para alcanar uma meta, a necessidade de registrar algo que no pode ser esquecido etc. Mas, trata-se de ler e produzir textos. Nada de se usar textos como pretexto para ensinar letras ou slabas soltas. Temos hoje, em diversos pases, estudos comprovando que crianas que desde cedo escutam histrias, que brincam de ler e escrever (quando ainda no dominaram o sistema de escrita alfabtica) adquirem um conhecimento sobre a linguagem que escreve e sobre os usos dos diferentes gneros textuais, antes mesmo de estarem alfabetizadas. este conhecimento que a escola precisa promover e que muitos ainda no priorizam, porque, queira ou no, continuam a noo de alfabetizao ao aprendizado do sistema de notao alfabtica. 2.4. O tratamento didtico da leitura A leitura na escola tem sido, fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que possa tambm constituir tambm objeto de aprendizagem, necessrio que faa sentido para o aluno, isto , a atividade de leitura deve responder, do seu ponto de vista, a objetivos de realizao imediata. Como se trata de uma prtica social complexa, se a escola pretende converter a leitura em objeto da aprendizagem deve preservar sua natureza e sua complexidade, sim descaracterizala. Isso significa trabalhar com a diversidade de textos e de combinaes entre eles. Significa trabalhar com a diversidade de objetos e modalidades que caracterizam a leitura, ou seja, os diferentes para qus resolver um problema prtico, informarse, estudar, escrever ou revisar o prprio texto e com as diferentes formas de leitura em funo de diferentes objetivos e gneros; ler buscando as informaes relevantes, ou o significado implcito nas estrelinhas, ou dados para a soluo de um problema. Se o objetivo formar cidados capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, preciso organizar um trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola. Principalmente quando os alunos no tem contato sistemtico com bons materiais de leitura e com adultos leitores, quando no participam de prticas onde ler indispensvel, a escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores proficientes e prticas de leituras eficazes.

28

CAPTULO III

"Poucas coisas no mundo so mais poderosas que um impulso positivo um sorriso. Um mundo de otimismo e esperana, um 'voc consegue' quando as coisas esto difceis." Richard de Vos

3.1.

Metodologia Partindo do princpio de que o estudante a locomotiva que transporta as

mudanas scio-econmica-culturais, analisamos que a leitura um mecanismo que serve de elo para a comunicao entre os homens. Comunicao essa que modifica seus pensamentos, seus atos, hbitos e costumes, pois, alm disso, todo ser pensante tem o poder de transformar e ser transformado no mundo lingustico. A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual Raimundo Honrio. Pertencente a zona urbana do municpio de Bom Jardim/PE. Em que funcionam os trs horrios (manh, tarde e noite). Sua estrutura fsica constituda de dois ptios; uma diretoria, secretaria e uma sala para os professores, alm de uma biblioteca, despensa, cantina e doze salas de aula. Esses espaos esto em boas condies de funcionamento, paredes pintadas e tetos conservados. Cujo corpo docente, no geral, constitudo por graduados da UPE. A pesquisa desenvolvida requer abordagem qualitativa, pois oferece oportunidade de analisar, descrever e compreender o objetivo de estudo, no sentido de conhecer suas caractersticas visando obter informaes significativas que podem auxiliar os processos e estratgias de leitura na aprendizagem do ensino fundamental. O instrumento de pesquisa consiste o uso de entrevista, esperando-se a obteno de um melhor conhecimento sobre o objeto de estudo. A coleta foi realizada no ms de dezembro de 2008, com durao de duas aulas.

29

3.2.

Anlise da Coleta dos Dados Os dados coletados foram realizados atravs de uma entrevista na turma

do 6 Ano (antiga 5 Srie) por dez alunos na Escola Estadual Raimundo Honrio, os quais revelaram que a leitura importante, um ato de desenvolver os conhecimentos e estudar, mesmo no tendo o hbito de ler, reconhece que de suma importncia para vida desde os primeiro anos de escolaridades.
Organizar momento de leitura livre em que o professor tambm leia. Para os alunos no acostumados com a participao em atos de leitura, que no conhecem o valor que possui, em fundamental ver seu professor envolvido com a leitura e com o que conquista por meio dela. Ver algum seduzido pelo que faz pode despertar o desejo de fazer tambm (PCN, 1997, p. 53).

Dessa forma um professor leitor contribui para que a leitura desenvolvida em sala de aula seja de forma significativa e interativa, oferecendo aos alunos diversos tipos de textos. Portanto o ato de ler supe uma certa experincia textual, como o contato e a familiaridade com diferentes gneros e estruturas textuais, de forma que o aluno perceba que ler um texto informativo diferente de ler uma instruo, ler uma notcia diferente de ler uma histria, e assim por diante. Em seguida procurei pesquisar de cada aluno se eles tinham incentivos por parte dos seus pais, motivar-lhes a lerem e, se teriam acesso aos livros fora da escola, uma vez que ler um instrumento necessrio ao mundo hoje. A maior parte dos alunos responderam que no recebiam incentivos da famlia para ler, e tambm responderam que ter acesso aos livros fora da escola fcil, podemos encontra-los na prpria biblioteca da escola e ficar com o livro at uma data estabelecida. Portando, o que mais se l na escola, so os livros didticos das disciplinas. Despertar o interesse dos alunos pela leitura tem sido uma tarefa rdua tanto na famlia quanto na escola e muitas vezes a famlia no assumem essa atividade deixando essa responsabilidade para escola. Dessa forma a escola tem o reconhecimento social e o papel fundamental para desenvolver nas crianas e jovens a cultura da leitura.

30

Tendo em vista que a leitura condio essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as prprias experincias e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo que o aluno desenvolva habilidades lingsticas para que possa ir alm da simples decodificao de palavras. preciso lev-lo a captar porque o escritor est dizendo o texto, ou seja, l as entrelinhas. Pode-se fazer mais proporcionando ao aluno experincias de leitura que o levem no s a assimilar o que o texto diz, mas tambm como e para quem diz.

31

CONSIDERAES FINAIS

Ao realizar este trabalho, podemos identificar a importncia para o crescimento e o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade, visando buscar sempre atingir metas, no processo de formao e construo dos conhecimentos da leitura. O mesmo procurou obter, mediante pesquisa bibliogrfica, um valioso aprofundamento, objetivando enriquecer e compreender o discente na construo de uma leitura eficaz, no processo de formao da criatividade, responsabilidade e habilidade de cada estudante cidado. No decorrer deste trabalho foram apresentadas as dificuldades de aprendizagens por parte dos alunos. Portanto, a aprendizagem da leitura engloba habilidades lingsticas, conhecimento textual e conhecimento do mundo, entretanto no h um nico fator responsvel pela dificuldade da aprendizagem. Esta pesquisa bibliogrfica vem salientar a importncia das estratgias cognitivas e metacognitivas, pois ensinar a ler e a escrever o grande desafio dos professores. Para tornar os alunos bons leitores e escritores necessrio buscar a compreenso das teorias inovadoras, fazendo um paralelo com as teorias tradicionais, para que haja realizaes de um trabalho participativo. Para a realizao desta pesquisa, foi buscado trabalhar com a metodologia de Ferreiro (1988 e 2003), onde a construo da leitura fundamental na formao de cada estudante, respeitando os estgios de desenvolvimento cognitivo da criana. Para complementar e enriquecer as ideias aqui expostas foi citado em vrios pontos o programa dos Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, enfatizando a interao do raciocnio do aprendiz. A presente pesquisa tambm relata a concepo de Kleiman (1997), que tem por objetivo descrever aspectos que constituem a leitura e a multiplicidade de processos cognitivos do leitor. No campo deste trabalho observou-se que a conscientizao da comunidade escolar na prtica da leitura indispensvel na formao do cidado e que o educando que no gosta de l compartilha com os alunos a no aceitao da leitura.

32

Para que o educador forme grandes leitores, preciso antes de tudo que ele torne-se um leitor assduo.

33

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil. Gostosuras e Bobices. So Paulo: Selpiene, 1995. BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da lngua. So Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64. FERREIRO, Emlia. Reflexes sobre a alfabetizao. So Paulo, Cortez (Col Polmicas do nosso Tempo). 1988, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. O mundo hoje. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, v. 21. KLEIMAN, ngela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 5 Ed. So Paulo: Pontes, 1997. LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. So Paulo: Globo, 1982. PCN, Parmetros Curriculares Nacionais. Lngua Portuguesa. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental, 3 Ed. Braslia: A Secretaria, 2001. PEREIRA, Luci Ruas. Literatura Brasileira pela UFRJ. So Paulo: Iluminuras, 1999. TEBEROSKY, A. (1995). Alm da alfabetizao. So Paulo: tica, 2002. __________. O Poema. Disponvel em: <http://www.opoema.libnet.com.br/carlos drummond/carlosdrummond.htm>. Acesso em 06 ago. 2009. __________. Cano Amiga. Disponvel em: <http://www.algumapoesia.com.br/ drummond/drummond16.ht>. Acesso em 12 ago. 2009. __________. Pr-letramento: Programa de formao continuada de professores dos anos/sries iniciais do Ensino Fundamental: alfabetizao e Linguagem. Ed. Rev. e Ampb: Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2007.

34

ANEXOS

Anda mungkin juga menyukai