Anda di halaman 1dari 14

VULVOVAGINITES (PARTE I) PROF: CALIL I- IMPORTNCIA: uma das mais freqentes queixas que ns encontramos.

. Isso vcs vo ver todos os dias nas suas consultas no ambulatrio. A primeira coisa que nos temos que chamar ateno que embora a grande maioria das mulheres no compreendam e algumas delas no aceitam que a mulher tem secreo vaginal diria de quantidade que pode ser mensurada. Secretam atravs de que? Atravs da mucosa vaginal,da gandula de skinin, da glndula de bartolin. Ento a vagina ela sempre mida, vc v pela anatomia da vagina, que ela uma cavidade em fundo cego,ela tem a entrada, o entrito vaginal, ela no tem fundo,termina no frnice vaginal junto ao colo do tero, no tem sada, sempre mida pq no tem secrees e em mal-ventilada. Agrega-se a anatomia os hbitos da mulher hoje, que usam roupas muito mais fechadas do que abertas. (cala jeans apertadas!).A paciente precisa entender que ela produz secrees, e as vezes ela quer que vc trate o corrimento fisiolgico dela, quer um remdio para que ela fique sequinha, no tem jeito! Principalmente a mulher que esta na vida reprodutiva dela, pode ser que na menopausa isso diminua um pouco, em funo da diminuio hormonal mas ela sempre vai ter secrees vaginais. normal na vagina tem bactrias,fungos e etc.. pq que no d corrimento? Pq tem equilbrio. Porque tem mecanismos de defesa. quando isso se desbalanceia para um lado ou pro outro acontecem os corrimentos. Outra coisa quando a paciente ta no perodo ovulatrio, o perodo em que h uma grande quantidade de muco e essa grande quantidade pra favorecer a entrada do espermatozide, faz com que ela tenha uma secreo mais abundante que ela v sair na roupa e se vc pegar no dedo, ela estica e quanto mais ela esticar melhor o seu muco no perodo ovulatrio para engravidar. Vc pode at pesquisar em pacientes que tem dificuldade para engravidar o estado do muco cervical, se ele esta esticando ou no. Esse muco bom facilita a penetrao do espermatozide pela vagina at chegar no colo uterino. Isso no mundo inteiro. a principal causa de consultas em ginecologia. Secreo vaginal (1,98 + 0,129/24h) Milhares de consultas em todo mundo Principais agentes: 1) Candida sp 2) Trichomonas vaginalis 3) Gardnerella vaginallis (vaginose) 4) Clamidia Trachomatis Os principais agentes alm do gonococo que no esta aqui vc tem a cndida albicans, a gardnerella e a clamidia. 1/3 a das consultas ginecolgicas tem como queixa principal ou secundria o corrimento vaginal. Pode ser um sinal ou pode ser um sintoma. Pode ser um sintoma a paciente que apresenta disuria, dispareunia, prurido intenso. Pode ser um sinal quando vc olha l e v um corrimento branco, ou amarelado, ou esverdeado, se grumoso, fluido, homogenio, acizentado.

Aspecto Pesquisa Odor Na clnica ns vamos pesquisar, o aspecto do corrimento, Viscosidade, Quantidade, se tem ou no odor. Prurido Queixas Disuria Dispareunia Corrimento As queixas da paciente, disuria,prurido,dispaurenia, o prprio corrimento em si. (Qual a caracterstica dele?) Clnica Tratar adequadamente Temos que tratar adequadamento para evitar as complicaes. Resistncia Complicaes Recorrncia E quais so as complicaes? a resistncia pelo uso inadequado de medicamentos e a recorrncia que muito freqente. Uma outra coisa que a paciente procura muito que ela quer um remdio ou tratamento que ela no vai ter mais corrimento. E vc tem que explicar,orientar a sua paciente que isso um processo fisiolgico do organismo dela, e que pode ocorrer devido a inmeros fatores prprios do organismo ou dos hbitos dela, e que ela pode ficar longos perodos sem ter e depois ter novamente, assim como tambm tem pacientes que chegam e dizem: Nunca tive corrimento. II FATORES QUE INFLUENCIAM NA FLORA BACTERIANA Anatmicos: Fstulas, Prolapsos Fatores anatmicos: as pacientes que tem prolapso como nos vimos naquela figura, o colo dela est totalmente desprotegido, est no meio externo, em contato com as vestes, sendo as vezes at lesado,escarificado, ou mesmo a fistula que se originou por qualquer motivo,as vezes pos cirrgico, entre o reto e a vagina, o contato com esses meios,principalmente o reto jogando secrees pra dentro da vagina,e vai levar dali elementos bactrias e isso influencia a flora bacteriana.

Glicognio do Epitlio Vaginal O glicogenio do epitlio vaginal que atua principalmente atravs da ao de hormnios, os hormnios podem alterar esse glicognio do epitlio.

Idade Hormnios Ciclo menstrual Gravidez O hormnio tanto varivel de acordo com a idade. Ns temos pouco hormnio ou quase nada na menina,um aumento progressivo na adolescncia, a amplitude desse hormnio durante a menacme, e depoois uma diminuio desses hormnios na menopausa e esses hormnios tb so bastante alterados na gravidez, h uma inundao desses hormnios durante a gravidez.

Secrees trato genital superior Sangue menstrual Lquios As secrees do trato genital superior: sangue menstrual e loquios, loquiao so aquelas secrees que saem aps o parto. Fez o parto,retirou a placenta e a esse tero comea a contrair e eliminar aquele material que esta dentro do tero e isso vai

permanecer durante todo o perodo de puerprio. Primeiro um sangue vivo, depois um sangue avermelhado escuro,depois vem uma loquiao, uma secreo amarelada,e por fim o lquios branco que j a fase final do puerprio, nessa ordem gradativamente. normal a paciente no puerperio reclamar de uma secreo esbranquiada, aps 30,31 dias de puerprio, e isso normal at o final dele. O sangramento menstrual interfere, interfere porque aumenta o ph e facilita a colonizao de vermes, ento nos vemos ver a frente que a presena de sangue no perodo mesntrual, o prprio esperma como vamos ver pra frente,podem alterar o ph da vagina e isso influenciar na flora bacteriana.

Traumas: parto, cirurgias

Os traumas,partos, cirurgias.

Alteraes metablicas Diabetes Uremia Neoplasia

As alteraes metablicas, diabetes,uremia, neoplasia so todos fatores que podem alterar ou disponibilizar um tipo ou outro de doena. Corpos estranhos: -Tampo O uso de tampo,diu,diafragma,cremes vaginais, dentro de tampes esta o OB,existem pacientes que usam o OB de maneira indiscriminada, usam o OB pra tudo, e ele deve ser usado somente em momentos muito necessrios, como uma reunio, um passeio que tem piscina, uma situao espordica quando se usa o OB, existem pacientes que usam constantemente por se sentirem mais seguras e isso acaba alterando a flora. -DIU O DIU que um corpo estranho que est l dentro do tero que pode favorecer essa mudana e eventualmente pode favorecer a colonizao, mas isso no impede o uso e indicao do DIU. -Diafragma Diafragma um capuz que coloca no colo uterino para evitar a gravidez, e essa colocao do diafragma ela tem que ser precedida e orientada pq as vezes no o diafragma que est levando essa colonizao, mas o manuseio do diafragma. Como que ele guardado? Como colocado? Como higienizado? A higiene das mos? ento como tudo isso feito o que facilita a colonizao de bactria. -Cremes vaginais E o uso de cremes vaginais tb indiscriminado Relacionamento sexual: coito, ejaculao A relao sexual, as vezes pela prpria descamao do tecido com a relao sexual ou mesmo pelo esperma que tem um ph alcalino e pode alcalinizar o ph da vagina. muito comum voc ter algumas colonizaes, ns vamos ver l na frente, em conjunto com o smen, relacionadas com a ejaculao.

Drogas Antibiticos Imunossupressores ACO Uso de drogas, principalmente imunossupresoores, ACO que modifica o epitlio vaginal, uso indiscriminado de ABT que vai alterar a flora.

Fsico: Radioterapia A radioterapia que altera de forma geral todo o tecido e tb a radioterapia de regio plvica por destruio das clula

Biolgico: Aderncia bactrias as clulas vaginais E tambm por agentes biolgicos principalmente em relao a gardnerella que ela pode por ao da bactria ela pode se unir a superfcie das clulas, a imagem que o citologista observa quando ele coloca l provvel gardnerella vaginalis uma clula vaginal espoliada descamada, e que tem agregada a ela umas bactrias em sua superfcie. Ento esse conjunto chamado de clue cells, so clulas de aderncia

VAGINOSE BACTERIANA Generalidades: Principal agente: Gardnerella vaginalis, cocobacilo no mvel, anaerbico Das vulvovaginites, a primeira que ns temos a vaginose bacteriana. Vaginose pq na verdade vc tem um elemento principal que a gardnerella vaginalis mas em geral ela esta associada a outros elementos tb como mycoplasma e bacterides. Ento alm da gardnerella que o elemento principal h tbm a associao de outros patgenos..

Associado:

Mobilucuns Mycoplasma Bacterides

Diminui concentrao Lactobacilos Diminui a concentrao de lactobacilos e com isso se diminui a concentrao deles, eles no tem como diminuir o ph da vagina, assim tornando o meio alcalino e esse meio alcalino muito bom para o desenvolvimento e manuteno da gardnerella. Ela gosta de ph alcalino. Aumenta pH vaginal (7,0) 17 - 19% Planejamento Familiar 24 37% DST Prevalncia: 16 29% Gestantes Mulheres negras Uso DIU Tabagista Gestao prvia Em qualquer setor que vc atue, sendo no planejamento familiar ou no ambulatrio de DST, em ambulatrio de pr natal, a incidncia da vaginose importante. Alm disso acomete mais as mulheres negras,aquelas que usam DIU, tabagistas e as que tiveram gestao previa. Esse so achados epidemiolgicos.

Epidemiologia: 33% das vaginites 40 68% mulheres sexualmente ativas assintomticas mulheres infectadas: 80 90% presente na uretra masculina 58% homens sexualmente ativos assintomticos

Na epidemiologia vc tem das vaginites, das infeces que ocorrem na vagina, um tero por gardnerella ento um incidncia muito importante. At 68% das mulheres sexualmente ativas podem ter gardnerella mas serem assintomticas. Ento as vezes vc achar como achado de exame,a paciente as vezes refere que tem um corrimento muito discreto,pequeno e que vc colhe exame e no resultado vem a presena de gardnerella. Ela no tem sintoma,ela no tem queixa mas a gardnerella est l presente. Nas mulheres infectadas, 80 a 90% vo estar presentes tambm na uretra do homem. Em geral,a maioria deles assintomticos. 58% dos ativos vo estar assintomticos. Quando vc trata de corrimentos, o homem na grande maioria das vezes assintomtico e por isso que difcil as vezes trata-lo, pq como as vezes ele no tem sintoma, ele no tem sinal, ele acha que no precisa tratar. Ai entra a importncia do aconselhamento.

Patogenia: Homogneo Corrimento Fluido Acinzentado - branco Odor peixe piora : -coito -menstruao

O que acontece? O corrimento homogneo, fluido,acinzentado branco. Tem um odor ftido, cheiro de peixe podre. Ns vamos ver porque que isso acontece, principalmente aps o coito e a menstruao. A paciente que tem um quadro importante de gardnerella ela te conta na histria. Ela tem um corrimento que as vezes muito abundante ou no, as vezes esbranquiado as vezes amarelado, pq pode estar associado com outras coisas, e ela te fala uma coisa muito importante: esse corrimento tem mau cheiro. Se ela no falar vc pergunta! Esse mau cheiro depois da relao sexual? Piora no perodo menstrual?quando ela te d essas duas informaes vc praticamente fecha o diagnstico para vaginose bacteriana. Pq o espermatozide altera o ph, o sangramento menstrual altera o ph, e com esse ph alcalino a gardnerella tem maior facilidade de crescer. Colpite discreta E a colpite muito discreta, a inflamao em volta no to intensa, o processo irritativo no to florido. Do ponto de vista de epidemiologia, do tratamento de massa,de sade publica, a gardnerella no est entre as patologias em que obrigatrio tratar o parceiro,diferentemente da gonorria, diferentemente do tricomonas. No obrigatrio, no entanto prudente. E o medico tem que ter o discernimento para perceber que paciente precisa e aquele que no precisa. Por exemplo, aquele pcte que teve corrimento h 3meses, h 2 meses e ta com ele agora, vc vai tratar esse paciente. Tem que perceber os dados na histria, muitas vezes no necessrio tratar, mas se vc sente que necessrio que os hbitos no vo mudar, a vc trata, no tem nenhum problema. Errar pra mais nunca problema. Pior errar pra menos. Cndida, a principio no obrigatrio tratar o parceiro, mas se a paciente tem quadro recidivante tem que tratar, e inclusive fazer um tratamento diferenciado pra ela. Existe aqui que basal pra todo mundo e tem tbm as especificidades que vc vai resolver caso a caso.

Bacterides

transforma

Aminas

cadaverina

Peptococus quando pH

Aminocidos

putrescina

(6,5) Esperma Aminas volteis Menstruao (mau-cheiro) O que acontece pra ter esse mau cheiro? O que acontece isso aqui (acima),alm da prpria gardnerella existem outros elementos, os bacterides com peptococus e eles transformam os aminocidos ali presentes em aminas, e olha o nome dessas aminas cadaverina e putrescina! Lembra oq? Cheiro Bom? Ento esses peptocucus vo fazer essa transformao, quando essas aminas encontram aquele meio, que ideal para a gardnerella e outros elementos, que tem um ph alto,um ph alcalino, e isso ocorre quando vc tem baixa de lactobacilos (que ocorre quando vc tem a presena do esperma l dentro aps a relao,) , quando vc tem a presena de sangue na cavidade vaginal, e esse ph se eleva, faz com que aquelas aminas se volatizem,elas eram estveis, agora em presena de um ph alto elas se volatizam, e ao volatizar d o maucheiro. Por isso as pacientes vem com queixa de que o cheiro piora quando tem a menstruao ou quando tem a relao, a explicao essa, volatizao das aminas pelo meio alcalino. 40% Gestantes com vaginose Parto Prematuro (Incidncia com uso de Metronidazol) 40% das gestantes com vaginose podem ter Parto Prematuro, da a importncia de vc tratar essas pacientes. Cuidado com o tratamento, obviamente s aps o terceiro ms de gestao, principalmente quando vc vai fazer o tto com metronidazol. No faz no primeiro trimestre, pq durante a embriogenese, vc no faz o tratamento.

pH Adere G. nas clulas epiteliais esfoliadas vaginalis Formando clue cells (clulas chaves) O ph aumentado faz com que a gardnerella faa um adeso s clulas esfoliativas, aquilo que eu falei pra vcs, ento as clue cells so as clulas chaves. Ento isso o elemento que faz com que o patologista olhe uma lamina e saiba que a paciente tem gardnerella. Pq? Pq ele v aquelas clulas com bactrias aderidas sua superfcie.

Diagnstico:

Corrimento mau cheiroso Exame a fresco clulas indicadoras (clue cells) Ento um corrimento mau cheiroso, voc pode olhar a lamina que vai ter aquelas clulas com as bactrias aderidas, quando vc tem microscpio pra fazer isso. Adio Hidrxido Potssio (KOH) 10% Voc pode fazer a adio de hidrxido de potssio porque ele alcaliniza a secreo, a 10% voc pode pegar uma gota de hidrxido e colocar na secreo vaginal retirada, aguarda, homogeiniza aquilo ali, os peptococus e bacterides vo volatizar as aminas e voc vai sentir o mau-cheiro, ou seja voc pode mimetizar aquilo que ocorre l no organismo, no laboratrio e ver se ocorre mesmo a presena dessas aminas Leucorria fluida, branco-acinzentada, homognea

. A vc v o aspecto, logicamente que isso a abundante, vc no vai encontrar todas vez assim, vc vai encontrar pequenas secrees no fundo da vagina.

Tratamento Gardnerella: Vaginose Bacteriana - Metronidazol 500mg VO de 12/12 horas por 7 dias. Existem outras alternativas, existem outros tratamentos que so usados em dose nica, e a perguntase melhor dose nica ou tratamento prolongado? Tambm em termos de sade publica o que se preconiza primeiro a adeso do paciente ao tratamento, segundo voc perceber se aquela paciente vai aderir ao tratamento de longo prazo, ser que ele vai tomar remdio 7 dias? Se a sua percepo que ele no vai ento melhor passar medicao dose nica. Mas se aderir,pode passar o de 7 dias. Depende da preferncia da paciente, umas renegam o creme vaginal e outras no gostam de medicao oral e preferem o creme, a vc d o que a paciente prefere para ter adeso ao seu tratamento.Voc tem que se preocupar tambm com as medicaes oferecidas no servio pblico, voc tem que ter uma listagem para preescrever de acordo com o poder aquisitivo do seu paciente. As vezes alguns vo precisar comprar, mas a maioria dos tratamentos d pra fazer. Ela me perguntou se necessria a associao de medicamentos. Depende do bom senso, se a paciente chega com tricomoniase e com mais um monte de outras doenas e queixas ento vc pode a seu critrio dar um remdio via oral e passar um creme. - Tinidazol 2,0g VO dose nica. - Clindamicina 300mg VO 12/12 horas por 7 dias. - Clindamicina 2% creme vaginal por 3/7 dias. - Tratar o parceiro?? TRICOMONASE

Generalidades: Essa considerada uma DST. Essa obrigatoriamente vc tem que tratar o parceiro. Agente etiolgico: Protozorio flagelado (pH 5,0 7,0) Correlaciona se com atividade sexual de transmisso sexual.

Epidemiologia: Epitlio vaginal Glndulas Skene Infeco multifocal Glndulas Bartholin Uretra Multifocal: vc pode encontrar alteraes no epitlio vaginal, na Glndulas Skene, Glndulas Bartholin e na Uretra. Parceiras de homens infectados tem at 80% de infeco Homens ps-infeco tem cura espontnea (36 50%) Tricomonas sobrevive 45 assento banco 6 h esperma 24 h urina roupas midas A as vezes as pessoas perguntam: Como que eu peguei isso?Se vc tiver um condiloma,que nem vcs viram l, leso condilomatosa, essa no tem sada transmisso sexual. Peguei no banheiro? No. Peguei no nibus? No. O Tricomonas ele pode permanecer em locais algum perodo de tempo, mas curto tambm,45min no banco, 6hrs no esperma, 24h na urina e nas roupas ntimas. A as vezes vc pode ter um caso de uma criana com infeco, as vezes pessoas que moram juntas,pode acontecer, mas o tempo curto .Mas isso rarssimo, a transmisso na grande maioria das vezes sexual.

Quadro Clnico: 50% assintomtico (1/3 desenvolve sintomas com 6 meses) Corrimento amarelo-esverdeado, bolhoso ou branco-cinzento. Ns vamos ver essas caractersticas nas fotos. Diferente dos outros que homogneo, que acinzentado. Odor peixe (50 75%) Pode ter odor ftido tbm como a gardnerella. Prurido vulvar (25 50%) Na grande maioria dos casos. Dispareunia (50%) Dor no baixo ventre (10%)

Exame Clnico: 5 a 10% no se encontram anormalidades 2% olho nu Crvix com aparncia de morango em picada de pulga 4% colposcopia Voc pode ver anormalidades a olho nu tipo picada de pulga ou aspecto de morango

Eritema na parede vaginal Irritao da parede vaginal, ns vimos que ele multifocal pode estar na parede,pode estar na uretra, pode estar nas glndulas.. pH > 5,0 ou 6,0 Teste para Aminas pode ser feito.

O ph tbm alcalino e voc pode fazer o teste das aminas que tambm vai ter o maucheiro. At pq o tricomonas muitas vezes est associado a vaginoses bacterianas. muito freqente a associao. Diagnstico:

Cultura (casos difceis) . Isso rarssimo. Exame a fresco (50 70%) Voc pode fazer o exame a fresco, olhando no microscpio,vc vai ver a imagem do protozorio flagelado, ele muito caracterstico, muito evidente. A est o protozorio,com seus flagelos, esse o

aspecto dele. Colpocitologia Voc pode fazer o exame de lmina e o citologista vai ver tambm o protozorio e ele pode estar associado a vaginose como ns j tnhamos dito. Pode estar associado a vaginose

Olha a imagem, um corrimento em que apresenta a caracterstica de ter bolhas ento esse corrimento pode ser amarelado,esverdeado e vc v a presena de bolhas nesse corrimento. tpico de tricomonas. Agora a grande pergunta: vai ser sempre assim? As vezes no. Essa a caracterstica ideal, o que caracteriza a infeco por tricomonas.

Aqui mostrando a olho nu o colo uterino, o canal vaginal, e a presena daquelas imagens tipo de morango ou picada de pulga. Isso caracterstico. Quando vc v essa imagem vc fala: tricomonas.

Essa aqui j uma imagem vista ao colposcpio,lembra um aparelho que mostrou pra vcs, um aparelho que vc v o colo do tero e que vc aumenta at 16 vezes? Quando vc passa o lugol,vc faz aquele teste de shiller vc verifica essa imagem tigride. caracterstico porque tem grande hiperemia do colo, o colo fica extremamente vascularizado e se vc presta ateno na imagem so pequenos vasos circundados por tecido,ento d esse aspecto tigroide quando vc tem o quadro de tricomonas.

Tratamento:

Tratamento da mesma forma, voc pode fazer a opo por tto por creme ou via oral, vc pode usar o metronidazol, pode usar o secnidazol. O que tem sido mais usado recentemente o secnidazol, mas aquilo que ns falamos, a adeso ao tratamento o mais importante, no adianta prescrever um medicamento que ele no vai tomar, no adianta explicar o que ele no vai fazer.

Metronidazol 250mg VO , 3xdia, 7 dias. Metronidazol 2,0g VO dose nica. Tinidazol 2,0g VO dose nica. Secnidazol 2,0g VO dose nica. Associao Miconazol + Tinidazol em forma de creme vaginal por 7 dias. Tratar o parceiro: OBRIGATRIO tratar o parceiro. CLAMIDIA TRACHOMATIS

A Chlamydia trachomatis uma bactria gram-negativa, anaerbia, intracelular obrigatria e os tipos D a K esto relacionados transmisso sexual. Outro grupo que pode levar a corrimentos e vulvovaginites e alguns subtipos de clamidia esto relacionados a transmisso sexual. Voc pode at diagnosticar algum com clamidia,porm um exame caro,no disponvel na rede pblica .Vc faz em clinicas particulares e mesmo assim um exame caro. O fato que toda vez que vc tem paciente com vulvovaginite,com corrimentos recorrentes que no melhora apesar dos seus tratamentos pensar em clamdia, pq em geral ela assintomtic, e como no tem como fazer os exames para confirmar o diagnstico vc esta autorizado,nessas situaes, a tratar clamidia. Isso chama-se teraputica de prova, coisa que pode ser usada, e a vc observa o resultado. Se o resultado for positivo vc estava correto, se no ainda no era aquele diagnstico,pesquisar outras causas.

Generalidades: Bactria gram (-) intracelular Cervicite muco purulenta, que pode associar a uretrites. Uretrites no gonoccicas ps-gonoccicas Associada Displasia cervical Ca de vulva

Sintomatologia: 40 50% uretrites no gonoccicas no homem Pode ser assintomtica (na maioria das vezes.) Cervicite muco purulenta, mas que pode, junto com a gonococcia,ela pode causar na mulher inmeras complicaes futuras. Principalmente quando ela caminha para uma DIP, levando infertilidade e a dor plvica crnica. DIP. No so poucos os casos em que vc tem DIP por clamidia, a via sempre ascendente. Infeces materno-fetais Quando acomete a paciente grvida pode levar a alteraes fetais. Infertilidade Gestao ectpica (DIP assintomtica)

QUADRO CLNICO Ento um quadro geral por clamdia, uma infeco em geral assintomtica mas que pode mas que pode estar ligada a cervicite, lcera,sangramentos purulentos, Mas tambm pode ter uretrite, descarga mucopurulenta, disuria, prurido uretral, e complicaes mais graves e efetivas, est na vagina, passa para o colo, a vai para o tecido endometrial dando uma uretrite, d um DIP atingindo tuba e ovrio, e outros rgos plvicos. Sndrome oculogenital acontece pela passagem, quando a mulher ta grvida dando conseqncias no feto e ela pode desenvolver um processo infeccioso causando uma hepatite naquelas pacientes que tem clamdia.

Pra mostrar pra vcs, eu trouxe uma imagem no homem, pq a secreo e o corrimento da clamdia, ele assim muitas vezes transparente, no muito abundante. Ento isso aqui tpico de um homem que est tendo uma secreo por clamdia, vcs vo ver daqui a pouco a diferena dessa secreo quando gonococo,na gonorria.

Aqui tambm, na mulher, vai ter a presena dessa secreo, geralmente uma secreo de menor intensidade,mais fluida,mais clara, no to intensa como ns vamos ver tambm numa gonococia. A grande maioria assintomtica, tanto o homem quanto a mulher, por isso que eu falei, quando vc trata trata trata, e no encontra, vc no consegue resolver o problema, suspeitar de clamdia. Tratamento

-Azitromicina 1 g, VO, dose nica ou -Doxiciclina 100 mg, VO, 12/12 h, 7 dias. Entra no mesmo processo, qual o perfil do paciente? E se vc tem a disponibilidade do remdio. Via de regra, a azitromicina hoje ficou muito mais barata do que era no passado e a maioria dos servios pblicos j esto disponibilizando azitromicina. Isso o protocolo do ministrio da sade, ou seja, tratar clamdia como? Azitromicina 1g ou Doxiciclina durante 7 dias.

GONOCOCO Infeco Gonoccica: Doena sexualmente transmissvel pandmica, causada pela Neisseria gonorrheae, com perodo de incubao de 2 a 10 dias, podendo ser aguda ou crnica. Localiza-se preferencialmente na endocrvice e uretra. uma doena que tem no mundo inteiro, ento no pq o pas pobre, rico ou qualquer outra coisa, est no mundo todo.

Quadro clnico: - Corrimento amarelo-esverdeado / endocervicite / colo hiperemiado. Uma endocervicite inflamao da cervix, pode levar (linha abaixo) - Sangramento intermenstrual / metrorragia / disria / sangramento uretral / prurido anal / secreo anal mucopurulenta . - Bartolinite / salpingite / DIP / abortamento / parto prematuro / oftalmia neonatorum / faringite artrite meningite endocardite. Complicaes maiores! Ela pode inflamar a glndula de bartolin, aquela glndula que fica ali,logo no entrito vaginal, perto das paredes vaginais uma de cada lado. Ela obstrui. A glndula de bartolin ela tem a funo de produzir secreo para lubrificar a vagina e ela tem um conduto, o gonococo entra nessa glndula e obstrui esse conduto e a vc tem um aumento da glndula, ela fica grande vai estufando e faz o cisto de bartolin e esse cisto de bartolin inflama levando a uma bartolinite. Isso um quadro doloroso, as vezes a paciente chega no pronto socorro com uma massa grande na parede lateral da vagina, bastante hiperemiada, que pode dar febre e di. Uma dor muito forte que as vezes ela no consegue nem usar a roupa direito. Salpingite a inflamao da trompa. Oftalmia neonatorum ns vamos mostrar pra vcs mais pra frente a me com gonococo passando para o filho ou ento a prpria pessoa por falta de higiene ta com a mo com secreo e passa no olho dando uma conjuntivite gonoccica que pode at cegar a pessoa.

Olha a, lembram daquela imagem da Clamdia? Aquele muco,suave,que no era to intenso,mucide. Agora aqui esse o aspecto da secreo por gonococo, uma secreo amarelada,espessa. Essas infeces no homem, ele nota principalmente quando amanhece. Ele v a roupa suja. O pijama ou cueca que ele dormiu aparece com uma secreo amarelada. Ou ao urinar ele observa a presena de uma secreo saindo. Ela no sai aos montes, e ela pode sair at com a ordenha,o individuo pode pegar o pnis, ordenhar e ver ali a sada da secreo. Mas isso no bom pq medida que vc faz a ordenha, vc irrita mais um tecido que j est irritado, j esta com uma uretrite danada e vc continua ali manipulando a uretra. Isso tpico do paciente com gonococia, popularmente conhecida como gota perena (?).

A na mulher,um colo extremamente avermelhado, hiperemiado,a secreo mucosa saindo pelo colo,esse o aspecto de gonococia na mulher, uma cervicite intensa e uma secreo de mucopus. Isso aqui fica to irritado que vc pode fazer o teste do cotonete, vc poe o cotonete aqui, passa o cotonete e sangra,pq o colo fica muito frivel, muito hiperemiado, extremamente vascularizado.

Tratamento: Neisseria / Clamydia Da neisseria gonohrrae vc pode tratar com ceftriaxone, pode tratar tb com azitromicina,pode tratar com doxiciclina, ofloxacin, eritromicina, e tratar o parceiro. Quando vc quer tratar as duas coisas Neisseria e Clamydia voc da ceftriaxone mais azitromicina que vc j pega os dois e j resolve o problema. - Ceftriaxona 250mg IM dose nica. - Azitromicina 1,0g VO dose nica. - Doxocilina 100mg VO 12/12 horas por 7 dias. - Ofloxacin 300mg VO 12/12 horas por 7 dias. - Eritromicina estearato 500mg VO de 6/6 horas, por 7 dias. - Tratar o parceiro.

Anda mungkin juga menyukai