Anda di halaman 1dari 30

21 Dia

CRESCIMENTO NAS QUESTES FINANCEIRAS

No se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocs tm, pois Deus disse: 'Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei' Hebreus 13:5. Voc provavelmente j encontrou pessoas cujas vidas parecem girar em volta do dinheiro. Tudo o que pensam ou falam parecem ter cifras includas. Eles medem suas vidas e sucesso pelo que tm no banco ou em patrimnios. Centenas de pesquisas mostram que os jovens de hoje em dia tm uma grande paixo: ficar ricos; e aparentemente ter tudo o que necessrio para serem bem sucedidos. Sacrificaro qualquer coisa, sejam amigos ou famlia, para subirem na vida. Vivemos sob uma cultura consumida por status e riqueza. H algo estranho sobre o dinheiro: voc acha que tem muito, mas quando olha em seus bolsos ou em sua carteira no h nada! Fica se perguntando onde ele foi parar. O livro de Provrbios nos diz que o dinheiro tem asas (Prov.23:4 a 5). Num minuto est ali, no outro se foi, est fora de alcance. Acho que essa uma das razes pelas quais Deus nos lembra de ajuntar tesouros no cu. Com isso mente, gostaria de oferecer algumas sugestes para voc considerar: Viva para as coisas que realmente importam. No consigo pensar em palavras mais fortes do que as que Paulo usou com Timteo: Porm os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraa e na destruio I Timteo 6:9. No estou dizendo que seja errado ter dinheiro ou coisas boas. Estou falando sobre a motivao em sua vida. A maneira que voc lida com sua riqueza crtica. O cenrio doloroso que Paulo pintou para seu jovem amigo se repete continuamente por pessoas que se recusam a viver de acordo com os princpios de Deus. A tentao. A armadilha. Desejos fteis e perigosos. Runa e destruio. Vi isso muitas vezes durante meus anos de ministrio.

75

Invista no lugar certo. No ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traas e a ferrugem destroem, e onde os ladres arrombam e roubam Mateus 6:19. Sabendo que importante estar preparado para o futuro, preocupo-me ao ver pessoas fazendo investimentos por medo... medo de que se no estiverem preparados para o amanh, no tero nada. No sou consultor financeiro, mas acho que sei apreciar necessidade de investimentos em algo seguro. Quando voc investe com Deus, algo seguro, e vem com dividendos verdadeiros. Dem e Deus dar a vocs. Ele ser generoso, e as bnos que Ele lhes dar sero tantas, que vocs no podero segur-las nas suas mos. A mesma medida que vocs usarem para medir os outros Deus usar para medir vocs.. Lucas 6:38. No faa da riqueza sua prioridade. O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza est chegando Provrbios 28:22. Se seu principal objetivo ficar rico, no acho que Deus se envolver em seus planos ou finanas. No seja egosta. Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras so econmicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres Provrbios 11:24. A mesquinhez interfere no fluir da benevolncia de Deus. Homens mesquinhos so geralmente guiados por seus bens. Se voc afirma que o que possui seu de fato, lutar para mant-lo. Mas se voc reconhece que tudo o que tem pertence a Deus, provavelmente ter vontade de dar a outros. Sempre que pensamos em doaes, somos levados histria da oferta da viva pobre. Sabemos que ela tinha apenas duas moedas, e mesmo com o valor de ambas somado no seria possvel comprar absolutamente nada. Mas o Senhor, observando a maneira com que colocava as moedas no ofertrio, disse que ela havia dado mais do que todos. Apesar do rico ter dado uma grande quantidade de dinheiro proveniente de sua abundncia, ela deu tudo o que tinha. Algumas vezes,

doar no se torna realmente doar at que

exija sacrifcio.
76

Mantenha seus valores em ordem. Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importncia sempre ser pobre. A vida da pessoa honesta cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer no fica sem castigo Provrbios 28:19 e 20. Escolha cuidadosamente as pessoas que voc ir seguir. Elas esto procurando riquezas? So mesquinhas? Essas so boas diretrizes para que voc tome suas decises sobre quem far parte do seu crculo de amizade. No seja iludido pela riqueza. O pobre desprezado at pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos Provrbios 14:20. Os ricos arranjam muitos amigos, mas o pobre no consegue nem conservar os poucos que tem Provrbios 19:4. Voc j notou que quando tem dinheiro em abundncia, tambm tem abundncia de amigos? Nunca me esqueo do que aconteceu com o lutador de boxe Mike Tyson. Quando ele se tornou campeo mundial e comeou a juntar seus milhes, tinha tantos colegas que no era possvel cont-los. Ento perdeu seu campeonato, a maioria de sua riqueza e teve que ir para a cadeia por um tempo. Quando foi solto, onde estavam todos aqueles amigos? Onde estava o leal f-clube? Onde estavam os colegas e companheiros que estavam sempre ao seu lado? Estavam em algum lugar em que no pudessem ser achados. No resista correo de Deus. Quem rejeita a correo acabar pobre e na desgraa, mas quem aceita a repreenso respeitado Provrbios 13:18. Quando as pessoas no esto bem, geralmente porque no querem ouvir, ou resistem ao direcionamento de Deus. Deixe-me expressar dessa maneira, como se fosse uma velha histria. Imagine que voc est em um deserto quente, quase morrendo de sede, seus lbios esto rachando e sua boca est seca. De repente, na sua frente, voc v uma bomba de gua e em cima dela h um copo de gua. Voc est prestes a beber a gua quando v uma placa. A placa diz: Ol, viajante sedento. Jogue esta gua na bomba para acion-la e voc ter toda gua que precisa. Voc teria f para fazer isso?
77

Obedecer Palavra de Deus sempre aparenta assumir um risco... mas to certo como acionar uma bomba. Voc pode achar que est jogando a gua fora, mas o programa de Deus seguro. E Seus filhos nunca ficam com sede. Voc no pode esquecer: Invista no lugar certo.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Qual a rea de sua vida que voc tem dificuldade em dominar ou deixar Deus assumir o controle?

Na prxima vez que estiver enfrentando essa rea, ao ou pensamento,

78

CRESCENDO FORTE
22 Dia
Mas eu, Senhor, meu Deus, continuo confiando em Ti e buscando a tua proteo Salmos 141:8. Coisas artificiais parecem reais, mas nunca crescem. Coisas reais parecem reais e crescem. E crescimento pode ser algo desconfortvel de vez em quando. Crescimento significa andar por a vestindo roupas que no servem mais. Significa desfazer-se de algumas das suas camisetas, calas e tnis preferidos por outros novos com os quais voc no est acostumado. Crescimento significa ter expectativas irreais quando se trata do tempo de Deus. No se esquea, no existe crescimento esto alguns pensamentos sobre o crescimento: Crescimento espiritual depende de tempo. Sua salvao no foi apenas miraculosa; foi instantnea. Durante meus anos de ministrio, tenho visto alcolatras, viciados e prostitutas sendo salvos em segundos. Tenho visto casamentos e lares sendo restaurados num piscar de olhos. Glria a Deus por esses momentos! Com Ele, todas as coisas so possveis. Mas no geral, no assim que ocorre o crescimento espiritual. Ouvi pessoas dizendo: Deus est fazendo um trabalho rpido hoje. Isso no verdade e nunca ser. Deus pode estar salvando pessoas rapidamente hoje, mas no est fazendo as pessoas amadurecerem rpido. Um legume pode crescer algumas semanas, mas um carvalho amadurece mesmo depois de muitos anos de sol, chuva, vento e tempestade. Com qual dos dois voc preferia que sua vida crist se parecesse? Apenas leva tempo. , eu sei que tudo isso parece teoria. Mas importante que voc se lembre deste fato: leva tempo. Ento no fique desencorajado pelo tanto que parece estar demorando para alcanar maturidade no Senhor. O trabalho dEle em nossas vidas um processo. Como Paulo escreveu: Pois eu estou certo de que Deus, que comeou esse bom trabalho na vida de vocs, vai continu-lo at que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus Filipenses 1:6.

instantneo. Aqui

79

Crescimento espiritual depende de foco. Hebreus 12 diz que devemos olhar firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa f. Este foco essencial. Pessoas que olham para as circunstncias procurando por direo ou inspirao no encontram nada para sustent-las. Mas aqueles que olham para Jesus mantm-se produtivos e continuam crescendo. Aqueles que jogam basquete, vlei ou mesmo futebol sabem que os treinadores esto sempre gritando: Olhe para a bola! Voc no consegue acertar a bola se no puder v-la. No consegue pegar a bola se no mantiver os olhos fixos nela. No pode ser um bom atleta - no importa o esporte que escolher - sem uma boa quantidade de foco. Do mesmo jeito, manter seus olhos fixados e com o foco em Jesus Cristo sendo o objetivo de sua vida, voc sempre ser um vencedor. E por favor, lembrese de que at mesmo o sofrimento pode ser parte deste processo. A Escritura diz que Jesus aprendeu a obedincia pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:8). Crescimento espiritual depende de experincia. Pedro ouviu as palavras de Jesus quando Ele disse: Sem mim nada podeis fazer Joo 15:5. Mas ele teve que aprender o sentido literal daquela frase atravs de uma amarga experincia. At aquele dia ele achou que era forte. Achou que era leal. Achou que era capaz de permanecer firme em Seu Mestre com sua prpria fora e integridade. Mas aprendeu atravs dessa triste experincia de fracasso, o quanto precisava confiar mais no Salvador do que nele mesmo. Sabendo disso, Jesus deu a ele esta tarefa: E quando voc se voltar para Mim, anime os seus irmos Lucas 22:32. Voc provavelmente j ouviu dizer isso: - A vida crist no difcil; impossvel. Pense nesta frase por um momento. sem o Senhor, voc nunca mudar. As palavras de Paulo que vm a seguir so bem conhecidas mas no deixe que esse fato afaste o significado delas em sua vida: Assim j no sou eu quem vive, mas Cristo quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela f no Filho de Deus, que me amou e Se deu a Si mesmo por mim. Glatas 2:20.
80

Voc no pode viver a

vida de Deus sem a vida de Deus. Precisa chegar concluso de que,

O crescimento na f e o crescimento no Senhor Jesus so tanto graduais como sobrenaturais... ento, no desista! Como voc sabe, uma das ferramentas mais eficazes de Satans o desencorajamento. Mas apenas saber deste fato no vai impedi-lo de us-la em voc. Crescimento espiritual depende de atitude. A razo pela qual algumas pessoas nunca crescem, nunca mudam, que suas atitudes corriqueiras nunca mudam. Elas realmente nunca aprendem nada. por isso que as crianas de Israel passaram quarenta anos andando em crculo pelo deserto. Passaram pelas mesmas velhas pedras, pelas mesmas velhas rvores por quatro dcadas, at toda uma gerao desfalecer. Voc ouviu pessoas dizerem: Passamos por isso uma vez, outra vez, mais outra vez. sempre a mesma coisa! At que mudem suas atitudes sobre o que Deus est fazendo e recorram a Ele. Dois elementos so necessrios para manter a vida equilibrada: paz e presso. Quando voc est muito acomodado, o Senhor pode agit-lo um pouco, mas quando est sob muita presso, Ele arrumar para voc um tempo de descanso. Davi entendeu isso quando orou:Tu me vs quando estou trabalhando e quando estou descansando; Tu sabes tudo o que eu fao Salmo 139:3. Qualquer que seja a situao pela qual voc est passando, lembre-se... voc est crescendo. Voc no pode esquecer: No se esquea, no existe crescimento instantneo.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Razes fortes estabilizam o crescimento. Se isso verdade para as rvores, com certeza crucial para os cristos. Aprofunde suas razes hoje gastando uma
81

23 Dia

POSSO TODAS AS COISAS.

Tudo posso nAquele que me fortalece Filipenses 3:13. verdade que somos mais que vencedores? verdade que podemos prevalecer no importando os problemas, no importando a situao? A resposta sim. Eu posso fazer qualquer coisa, estar pronto para qualquer coisa e ter fora para qualquer coisa quando tenho a fora no Senhor Jesus Cristo. Posso realizar todas as coisas. Posso encarar todas as coisas. Posso vencer todas as coisas. Posso crer em todas as coisas. Em Cristo, nada impossvel. Voc no pode esquecer: Faa de Jesus a sua fora.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Uma orao para ser feita quando o mundo jog-lo para baixo, e voc estiver se sentindo fraco, cansado para orar, com muita pressa e com raiva de todas as pessoas... Socorro! Tire o tempo seguinte para reconhecer que um fraco e estenda sua mo e agarre-se mo do Todo-Poderoso. No um tempo para escolher palavras bonitas, um tempo para abrir o corao. Abra sua Bblia em Efsios e anote quantas vezes Paulo usa a expresso Em

82

24 Dia

ESCOLHENDO UM(A) COMPANHEIRO(A) PARA TODA A VIDA

A boa esposa o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido como cncer nos ossos dele Provrbios 12:4.

Escolher um(a) companheiro(a) para toda a vida a maior deciso que voc tomar depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador. Espero que voc, sendo casado(a), tenha
feito uma escolha aprovada por Deus; se solteiro(a), busque nEle orientao. Encontrei-me com muitos casais de namorados para conselhos matrimoniais durante meu ministrio. E um dos primeiros pontos que tento mostrar-lhes que romance no igual a amor. Romance pode ser ilustrado por uma pessoa que diz que no consegue viver sem voc, que sem voc no nada, e que sua vida parece vazia e sem cor quando voc no est por perto. Essa pode ser uma forma de amar, mas no o tipo de amor que ir segurar um casamento no decorrer dos anos. Ela pode sentir que precisa de voc hoje, mas talvez em cinco meses voc descubra que no precisa de outro algum. O que eu digo para esses jovens casais que o amor baseado em comprometimento, e que tudo o que voc faz para completar, satisfazer e servir quele que voc ama.

O verdadeiro amor no entra em um relacionamento apenas para receber. Ele entra em um relacionamento para doar, doar e doar.

Deixe-me ilustrar quo ilusria pode ser a definio do mundo para a palavra amor. Imagine um casal de jovens que est namorando h algumas semanas. No demora muito para esse rapaz dizer namorada o quanto a ama e como difcil manter suas mos longe dela. Pressionando-a para ter um relacionamento fsico, ele explica que a ama tanto que no consegue se conter. A verdade que qualquer mulher que ouvir essa frase deve perceber que o rapaz no a ama demais. Ele a ama de menos. Na verdade, ele nem est pensando nela. Est pensando apenas em si mesmo. Ele nunca roubaria a inocncia e a pureza de algum que ama verdadeiramente. Sua insistncia em ter um relacionamento fsico prova apenas uma coisa: ele ama a si mesmo mais do que a ela. O que realmente traz paz para um relacionamento? Como voc escolhe um(a) companheiro(a) para casar? Eu quero deixar alguns pensamentos:
83

Tenha certeza de que seu(a) namorado(a) ama a Deus mais do que a voc. Jesus respondeu: 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o corao, com toda a alma e com toda a mente'. Este o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante parecido com o primeiro: 'Ame os outros como voc ama a voc mesmo. Mateus 22:37 a 39. muito importante observar o amor de seu(a) companheiro(a) por Deus. Por qu? Porque no tempo certo, a maneira que ele(a) ama e serve a Ele ser refletida na maneira que ele(a) ama e serve a voc. Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) uma pessoa de carter. Felizes so os que no podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor Salmo 119:1. Homens e mulheres de carter so dignos de confiana em tudo o que fazem. Mantero sua palavra, no importa o preo. Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) gentil para com os outros. Pelo contrrio, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocs Efsios 4:32. Se voc no v seu(a) companheiro(a) tratando os outros com gentileza e graa, com o tempo ele(a) tratar voc da mesma maneira. Tenha certeza de observar o jeito que seu(a) companheiro(a) se veste. Quero tambm que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas no com penteados complicados, nem com jias de ouro ou de prolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas aes, como devem fazer as mulheres que dizem que so dedicadas a Deus I Timteo 2:9 e10. O que o texto diz sobre as mulheres, pode se aplicar aos homens. No estou dizendo que seu(a) companheiro(a) deve usar botinas e sacos para se cobrir. S estou dizendo que as coisas simples que ele(a) veste revelam muito sobre seu corao. Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) trata os pais com respeito e honra. Honra a teu pai e a tua me, que o primeiro mandamento com promessa Efsios 6:2.

84

Todo jovem que eu conheci que tem bom relacionamento com seus pais verdadeiramente bem sucedido ou abenoado. Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) respeitado(a) pelos outros. O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado melhor do que ter prata e ouro Provrbios 22:1. Seja sbio ao fazer isso, mas eu recomendo que voc, discretamente, pergunte a algumas pessoas o que elas observaram na pessoa que voc est considerando. Preste muita ateno tanto nas palavras das pessoas como em suas hesitaes! Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) no namorador(a). Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas encobrem um corao mau Provrbios 26:23. As aes e a aparncia de uma pessoa falam alto, ento esteja atento, e seja sbio. Tenha certeza de que voc entende as verdadeiras prioridades na vida de seu(a) companheiro(a). No deixe que ningum o despreze por voc ser jovem. Mas, para os que crem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na f e na pureza I Timteo 4:12. Observe de perto para ver os sinais de amor, f e pureza de seu(a) companheiro(a). Essa pessoa colocou Deus em primeiro lugar? Essa pessoa vive para servir os outros? Essa pessoa egosta? Tenha certeza de que voc conhece os amigos de seu(a) companheiro(a). No se enganem: 'As ms companhias estragam os bons costumes' I Corntios 15:33. Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) no competidor(a) ou violento(a). melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe dio Provrbios 15:17. Se voc enxergar muita infelicidade e raiva nessa pessoa, esteja avisado desde o incio.

85

Tenha certeza de pedir discernimento ao Senhor. As minhas oraes sobem a Ti; mostra-me o caminho que devo seguir! Que o Teu Esprito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro! Salmo 143:8b e 10b. Confia no Senhor de todo o corao e no se apie na sua prpria inteligncia. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrar o caminho certo Provrbios 3:5 e 6. Tenha certeza de orar, orar, orar. SENHOR, ensina-me os Teus caminhos! Faze com que eu os conhea bem. Ensina-me a viver de acordo com a Tua verdade, pois Tu s o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em Ti Salmo 25:4 e 5. Voc no pode esquecer: Escolher um(a) companheiro(a) para toda a vida a maior deciso que voc tomar depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica melhor levar a vida em dueto do que em solo. Quais so sua maiores necessidades que levam voc a procurar um(a) companheiro(a) de confiana? Quem so os(as) potenciais companheiros(as) de quem voc pode se aproximar? Ore para que Deus o leve pessoa que Ele possa usar para afinar voc.

86

25 Dia

TENTAO - LIDANDO COM O PECADO

verdade que, por causa de um s homem e por meio do seu pecado, a morte comeou a dominar a raa humana. Mas o resultado do que foi feito por um s homem, Jesus Cristo, muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graa reinaro na nova vida, por meio de Cristo Romanos 5:17. Houve apenas duas histrias de tentaes desde o comeo dos tempos. A tentao do primeiro Ado no Jardim que levou queda do homem. E a tentao do segundo Ado, Jesus Cristo, que levou queda de Satans. Todas as tentaes acabam como uma das duas.

Ou cairemos como Ado caiu, ou ficaremos firmes como Jesus ficou e veremos Satans cair.
No existe um meio-termo. No h outra opo.

A tentao sempre um atalho. o jeito de Satans de lhe oferecer agora o que Deus quer lhe dar no futuro. Essa a razo pela qual existem tantas pessoas praticando sexo antes do casamento em nossa cultura nos dias de hoje. Satans diz: Voc pode ter isso agora. O que ele no diz o preo e as conseqncias. Satans diz: Eu posso fazer voc ser algum... posso ajudar sua imagem... posso lhe dar a diverso que deseja... posso lhe dar poder... mas voc precisa se curvar diante de mim agora. Ado se deixou convencer por aquela frase e iniciou uma corrente de conseqncias que nunca teria imaginado. Jesus recusou aquela frase e iniciou uma corrente de conseqncias que nos levaram salvao eterna. Assim como Ado decidiu e Jesus decidiu, voc tambm ter que decidir qual ser a sua resposta para Satans quando ele vier seduzi-lo com um atalho. Voc pode dizer: Mas, essas tentaes so muito fortes de vez em quando. Como eu devo enfrent-las? Aqui esto algumas idias que nos ajudam na hora da tentao: Lembre-se da promessa de escape. As tentaes que vocs tm de enfrentar so as mesmas que os outros
87

enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e no deixar que vocs sofram tentaes que vocs no tm foras para suportar. Quando uma tentao vier, Deus dar foras a vocs para suport-la, e assim vocs podero sair dela I Corntios 10:13. H uma sada! Sempre h um escape! Voc e eu podemos resistir tentao. Lembre-se disso. Quando a tentao ao pecado parecer irresistvel e excessiva, lembre-se de que ela no nem irresistvel nem excessiva. O Esprito Santo prover a porta de escape se voc estiver verdadeiramente procurando por ela. Agarre-se a fortes convices. Em tempos de tribulao, descubro no que realmente acredito - no no que digo que acredito. Descubro no que acredito sobre casamento e famlia, certo e errado, santidade e compromisso. Podemos dizer que somos

quando somos tentados, descobrimos se nossas convices so reais. Desde que no tenhamos a oportunidade
comprometidos, mas de pecar, podemos dizer o que quisermos sobre o quo fortes e dedicados ns somos. Mas at estarmos frente a frente com a oportunidade de sermos desonestos, ou cometermos adultrio, ou qualquer outra coisa desonrosa, nunca saberemos o quo fortes essas convices realmente so. Voc pode dizer: Bom... eu nunca me curvaria diante de um dolo, no importa o que qualquer pessoa dissesse. Mas at voc abrir a porta da sua casa e ver os soldados prontos para lev-lo para uma fornalha - como aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - no sabe como reagir. A chave de tudo: Nunca dependa de sua prpria fora. Humilhe-se diariamente perante o Senhor. Pea a ele para fortalecer sua f, suas convices e, como Jesus orou, para no deixar que voc seja tentado. Corra rpido. Li em algum lugar que quando voc estiver fugindo da tentao, no deixe um endereo para ela procur-lo! Paulo disse a Timteo:Fuja das paixes da mocidade e procure viver uma vida correta, com f, amor e paz, junto com os que com corao puro pedem a ajuda do Senhor II Timteo 2:22. Fuja das tentaes para o Senhor. No pense... corra! No ande pelo penhasco para ver o quo perto voc consegue chegar da beira dele. Apresse-se para afastar-se dele! Voc no est apenas fugindo; est se protegendo. Est correndo em direo a algo. Imagine um bombardeio durante uma guerra, com pilotos inimigos
88

voando baixo, jogando bombas e atirando. Quando a sirene de ataque pra, voc no fica correndo em crculos. No d voltas ao redor da base militar. Voc corre para o refgio. Corre para onde sabe que encontrar segurana. A vida crist no se trata tanto de faa e no faa; trata-se de seguir a Jesus Cristo, o Autor e Consumador da sua f. Algumas vezes as pessoas dizem: Estou largando aquele hbito obsceno. Nunca mais farei aquilo. Quando isso acontece, no tento ver do que as pessoas esto correndo, mas para onde elas esto indo. Se voc no est correndo para alguma coisa, provavelmente nunca correr de alguma coisa. A verdade que Deus est mais preocupado com a direo da sua vida do que com sua perfeio. Se voc est verdadeiramente seguindo-O, ento o perfeito trabalho de Deus ser realizado. Aqui est outra forma de olhar para isso. Vamos dizer que voc tenha uma tentao de desejar coisas sexuais - algo que bem comum entre pessoas da sua idade (ou qualquer idade, no caso). Algumas vezes, alimentamos esses pensamentos porque sentimos um vazio em nosso esprito. Nessa hora vem Satans oferecer-nos pensamentos ou aes que nos do satisfao temporria - mas acabam nos deixando mais vazio do que antes. Sim, precisamos fugir de tais desejos. Mas, lembre-se, aquilo que fez voc ter esse desejo foi um vazio que sentiu por dentro. Ento corra para Deus para que Ele lhe d o estmulo e a satisfao de que voc precisa. Deixe o Esprito levantar seu esprito e ench-lo dEle. Se sua tentao beber, Paulo escreve: No se embriaguem, pois a bebida levar vocs desgraa, mas encham-se do Esprito de Deus Efsios 5:18. Viva com pacincia. Nosso mundo sempre promete resultados rpidos. Queremos nossa gratificao agora. No queremos esperar por nada. A citao de Ac no livro de Josu a triste histria de um homem que no podia esperar pelo tempo de Deus. Ele pegou alguns itens preciosos provenientes da destruio de Jeric e os escondeu na terra, embaixo do cho de sua tenda, mesmo Deus tendo dito que os despojos daquela batalha pertenciam somente a Ele. Como resultado, Israel perdeu a batalha seguinte, e Ac e sua famlia inteira pereceram. Se Ac apenas tivesse esperado. Se ele tivesse negado a si mesmo naquele dia, teria descoberto que havia muitos despojos para procurar. Os pertences de todas as cidades remanescentes que os israelitas haviam conquistado deveriam ser divididos entre as pessoas. A proviso de Deus era
89

abundante e generosa. Mas Ac deve ter acreditado na mentira de Satans: Se voc no pegar agora, nunca ter. Deus quer mant-lo afastado da bno, prosperidade e realizao. Ento melhor voc pegar enquanto pode. H um conselho que a gente nunca deve esquecer: No sacrifique o permanente no altar do imediato. Voc no pode esquecer: Sempre h um escape para a tentao.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Muitos de ns guardamos arrependimentos secretos de oportunidades perdidas no passado, quando tivemos sucesso em resistir tentao, mas ainda ficamos imaginando como teria sido entregar-se a ela. Voc tem pensamentos e lembranas desse tipo? Em particular, faa uma lista desses arrependimentos secretos e confesse-os a Deus em orao, pedindo-Lhe que o liberte dessas fantasias perigosas - voc pode queimar a lista ou rasg-la de

90

26 Dia

TENTAO - LIDANDO COM O PECADO II

Jamais estaremos num lugar na Terra onde no existe tentao. Porque a nossa mente o veculo da tentao. Por isso, levamos a tentao conosco por onde formos. Estamos tratando de algumas idias que nos ajudam na hora da tentao: Viva para Deus e para os outros. Esse pensamento tem sido de grande ajuda para mim quando enfrento tentaes. Eu nunca quis tomar uma deciso significativa em minha vida sem antes perguntar a mim mesmo: Quais sero as conseqncias para minha esposa? Para meus filhos? Para minha igreja? Considere o efeito que sua deciso de sucumbir tentao ter naqueles que voc ama. Jesus certamente foi modelo para isso. Tudo o que Ele fez foi tendo voc e eu em Sua mente e Seu corao. Ore. Esse deveria ter sido o primeiro ponto em nossa lista. Na vida, esta sempre a prioridade nmero um. No Evangelho de Lucas, Jesus disse a Seus discpulos: Orem pedindo que vocs no sejam tentados Lucas 22:40. O Senhor no est dizendo aqui: Se voc orar, nunca ser tentado. Ele est dizendo: Quando vier a tentao, ore para no ceder a ela.. Os discpulos, entretanto, no oraram. Dormiram. Quando a crise se aproximou deles, abandonaram o Senhor e fugiram no meio da noite. Esteja aberto a ensinamentos. Podemos aprender com personagens bblicos, mas tambm aprendemos com aqueles ao nosso redor. Quando eles cedem tentao, observe quo dolorosos, caros e difceis so os resultados. Decida aprender com os erros dos outros. Quando voc pensa naquela velha Escola das Experincias Difceis, no deixe que sejam suas experincias difceis. Deixe que seja a escola das experincias difceis dos outros! Aprenda observando diretamente, ao invs de ter a amarga experincia. Tenho vvidas memrias da dor, devastao e tristeza
91

que as pessoas passaram por causa de seus pecados. Alguns incidentes foram to dolorosos e caros que eu disse a mim mesmo: Deus, ajude para que eu nunca faa isso.. H inmeras ilustraes daqueles que caram em erro e pecado - atletas, atores ou atrizes, pastores ou presidentes - pessoas que enfrentaram dores, vergonhas e perdas incalculveis. Deixe-me apenas dizer isso. No seja todo o suficiente para pensar que voc um caso especial, e que voc est, de alguma forma, imune aos mesmos pecados. Voc precisa aprender com os erros dos outros; deixe-os como grandes placas vermelhas no meio da estrada. Ao v-las, diminua a velocidade, e tenha ateno e seja muito, muito cauteloso. Responda chamada do Esprito. Deixe-o guiar voc. Esteja atento voz dEle. Voc ouvir aquela voz baixa, calma e constante dizendo: No entre a. No faa isso. Fique longe desse lugar. Pare de fazer o que est fazendo. Quando voc sentir o Esprito de Deus cutuc-lo, no espere uma sirene, buzina ou alarme. Ande. Corra. No demore. Ele guiar voc para longe do perigo porque o ama. Quando o Esprito Santo fala com voc, hora de tomar uma deciso. L no fundo voc saber que tem de lidar com aquela voz. Voc ir ouvi-la ou ignor-la e dir: Bom... eu sei que Ele est falando comigo sobre esse problema, mas irei ignor-Lo dessa vez. Ele provavelmente no mandar um anjo para agarr-lo e afast-lo da tentao. Provavelmente no ir trancar a porta ou paralisar voc de repente (embora Ele seja capaz de lidar com voc da maneira que achar conveniente). Mas quando voc decidir ir a algum lugar, fazer algo, ver algo, tocar algo, e sentir questionamentos em seu corao, fique sabendo que a voz do Esprito Santo. Quando, de repente, tiver um vislumbre de quaisquer conseqncias para suas atitudes - uma pequena demonstrao do que vem a seguir - pode presumir que Deus, aconselhando voc e avisando-o com amor. Acerte sempre as contas com o Senhor. o seguinte: quando h um pecado no confessado em sua vida, at mesmo o que parece trivial e pequeno (sob seu ponto de vista), voc est correndo grande perigo de cair em outro pecado. Quando voc j ignorou a voz do Esprito Santo, no ser capaz de ouvi-Lo falar com voc, alertando-o do perigo.

92

Ignorar a voz do Esprito tem o mesmo efeito que colocar fita isolante em cima das luzes do painel do carro. Voc no ser mais incomodado por aqueles avisos de problemas, mas tambm pode ficar parado muito, muito longe de casa. Ande com Ele todo o tempo. Essa a chave. Confesse seus pecados assim que tiver a sensao de que a presena e proximidade dEle est sendo afastada ou diminuda. Quando voc descansa em Seu companheirismo, realmente no quer sair do caminho e no ser desviado pelas ciladas de Satans. Por que contentar-se com uma imitao quando voc dispe do artigo original?! O salmista escreveu: Eu amo os Teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro. Por isso sigo os Teus ensinamentos e detesto todos os caminhos da mentira Salmo 119:127 e 128. Afirme-se na Palavra de Deus. Quando Jesus esteve frente a frente com o tentador no deserto, derrotou o adversrio simplesmente citando a Palavra de Deus. Em resposta s trs tentaes - a luxria da carne, a cobia dos olhos e o orgulho da vida - Jesus respondeu: Est escrito..., mandando o tentador embora. Paulo chamou a Palavra de Deus de a espada do Esprito. E esse mesmo Esprito Santo colocar uma espada em suas mos tambm, medida que voc memoriza a Palavra e aplica nas reas mais vulnerveis de sua vida. Falando em vulnerabilidade, Jesus ensinou-nos a orar: Orem pedindo que vocs no sejam tentados Lucas 22:40. Em outras palavras: Senhor, d-me sabedoria para evitar as reas da minha vida em que eu esteja perto da queda! Voc no pode esquecer: Quando estiver lidando com a tentao, fique atento aos suaves toques do Esprito Santo.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Que tentaes voc est continuamente sofrendo que parecem drenar o melhor
93

PERDO
27 Dia
Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores... Mateus 6:12. No Novo Testamento, a palavra perdoar significa esquecer. E isso que Deus faz com nossos pecados quando confiamos em Jesus Cristo para nossa salvao. Ele manda embora nossos pecados. Na cruz, Ele enviou nosso pecado sobre Seu prprio Filho, Aquele que tornou-s pecado por ns. Eu pequei, Jesus morreu. Antes da cruz, obter o perdo de Deus era um negcio delicado. Era caro, constrangedor e vergonhoso. Naquela sociedade, voc tinha que comprar um animal para sacrificar e ento ir ver o sacerdote. Quando estava levando o sacrifcio para o templo para oferec-lo pelo pecado, quase todos sabiam o que voc tinha feito; era possvel descobrir pelo tipo de sacrifcio que voc estava oferecendo. No importava se era um cordeiro, um touro ou um pombo; as pessoas iam ver o animal e especular sobre sua transgresso. Os vizinhos diziam: Ah, fulano est indo ver o sacerdote. Ele fez aquilo de novo. O perdo verdadeiro, no entanto, encontrado em Jesus Cristo. Ele pagou o preo. Ele mesmo enfrentou a vergonha. Submeteu-Se ao escrnio e humilhao. Derramou Seu prprio sangue. E apenas Ele pode dizer: Seus pecados esto perdoados. Mesmo em um nvel pessoal, horizontal, o perdo no vem de mim: vem dEle. Eu perdo os outros porque Ele me perdoou. Uma vez ouvi uma tocante histria sobre Joe Paterno, treinador de futebol por muito tempo na Universidade do Estado da Pensilvnia. O time Nittany Lions estava jogando pelo campeonato nacional. Fizeram um touchdown para vencer o jogo, sem mais tempo no relgio, levando seus fs ao delrio. Mas, para o terror dos azuis e brancos, o touchdown foi invalidado. Os juzes marcaram falta sobre o Penn State por terem doze jogadores em campo. Depois do jogo a multido se ajuntou em volta de Paterno. Quem era aquele garoto?, eles perguntavam. Quem era o dcimo segundo homem?

No perdo, a parte inocente sempre paga.

94

Paterno disse: Ouam, cavalheiros, no pretendo identificar o garoto nunca. Ele apenas cometeu um erro. H apenas duas pessoas que sabem, e eu no direi. Isso perdo. Voc no pode perdoar horizontalmente se no obteve perdo

o perdo verdadeiro vem quando olho para Deus e me conscientizo de que Ele quem d poder de perdoar.
verticalmente. Posso tentar perdoar algum do fundo do meu corao, mas Algum dia voc pode ouvir algum dizer: Eu simplesmente no consigo achar em mim foras para perdoar essa pessoa. E voc pode responder. Isso verdade. Voc no consegue achar foras para perdo-la porque no est em voc. O poder de perdoar vem do Senhor. Lembre-se que no importa o quanto voc j recebeu de amor e perdo do Senhor, sempre h mais. Perdo o grande ato de Deus. Ele criou o universo com uma palavra (Sl.33:6). Ele disse: Haja Luz. Ele disse isso e simplesmente houve. No foi um big bang; foi uma simples palavra. Mas Ele no poderia do mesmo jeito dizer: Haja perdo dos pecados. No, havia um preo a ser pago. Ele tinha que sacrificar Seu nico Filho, Jesus, para a nossa salvao. A Bblia diz que Jesus era o Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo Apocalipse 13:8. A maior necessidade de todos os seres humanos o perdo de pecados. Porque todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus Romanos 3:23. Eu pequei. Voc pecou. Nossa nica esperana de vida eterna receber o perdo de Deus (Joo 3:16). Essa a experincia da qual todos ns precisamos mais do que qualquer outra.

Ningum se parece mais com Deus do que quando perdoa outros.


Mas toda alma que for perdoada tambm tem que perdoar. Jesus insistiu vrias vezes que perdossemos aos outros. E, quando estiverdes orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocs que est no cu, perdoe as ofensas de vocs. Se no perdoarem aos outros, o Pai de vocs, que est no cu, tambm no perdoar as ofensas de vocs. Marcos 11:25 e 26. Ento Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmo que peca contra mim? Sete vezes? - No! - respondeu Jesus. Voc no deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete . Mateus 18:21 e 22.
95

Perdoar todos aqueles que ofenderam voc extremamente importante para Deus, porque Ele sabe que a falta de perdo roubar sua alegria e o tornar miservel. Voc no pode esquecer: Perdoar significa esquecer.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Voc pode dizer que foi perdoado? Sua resposta ser sim, no ou talvez. Se respondeu sim, timo. Mas seria melhor se dissesse: Sim, fui perdoado; estou perdoado; serei perdoado. H algum a quem voc precisa perdoar?

96

OS EFEITOS DO PECADO
28 Dia
Olha que j ests curado; no pequeis mais, para que no te suceda coisa pior Joo 5:14. O fracasso ocorre por basicamente duas razes: fraqueza humana e pecado. Fraqueza simplesmente um fato da vida. Somos humanos. Fracassamos porque somos imperfeitos, incapazes, seres mortais com limitaes. Somos limitados em nossa fora, conhecimento e entendimento. A Palavra deixa claro que Deus entende nossas fraquezas. Pois Ele conhece a nossa estrutura, lembra-Se de que somos p. Salmo 103:14. Mas pecado no apenas fraqueza; teimosia. estar perdido e no procurar o caminho de volta, deliberadamente. Mas Jesus disse que veio buscar e salvar o perdido. Se ningum estivesse perdido, no haveria necessidade de um Salvador. O perdido cada um de ns. Ningum escapa desse rtulo. No nada bom estar perdido. A gente pode se perder numa cidade, no mar, na multido, numa prova. Voc deve ter enfrentado uma barra dessas. O pior quando estamos perdidos e no encontramos o caminho de volta. S Cristo Jesus pode nos tirar da sala dos perdidos e achados. Como acontece o pecado? Pecado acontece quando perdemos o limite. fracassar em fazer o que Deus quer que faamos e falhar em ser o que Deus quer que sejamos. Como uma flecha que cai um pouco fora do alvo e se enterra na sujeira, voc e eu erramos os padres de Deus. Pecado acontece quando desobedecemos conscientemente os mandamentos de Deus. Isso ocorre quando eu sei muito bem o que certo, mas deliberada e voluntariamente ultrapasso o limite e fao o que errado.

97

Pecado acontece quando escorrego na linha do limite. Algumas vezes em um momento de descuido, deixo-me levar por pensamentos, palavras ou aes. Gosto de pisar na calada gelada ou na varanda e perder meu equilbrio. No to calculado como a desobedincia deliberada, mas ainda assim pecado. Voc se lembra de ter lido o clssico infantil As viagens de Guliver? Guliver vai parar em uma ilha onde cercado por pequenas pessoas, com um pouco mais de meio metro. Aquele pequeno povo - mesmo seu exrcito inteiro no tinha poderes suficientes para derrotar um homem to crescido como o Sr. Guliver. Mas, em um momento de descuido, o gigante adormeceu. Enquanto ele dormia, os pequenos homens comearam a amarrar pequenas cordas em volta de seu corpo. Na frente e atrs, na frente e atrs trabalharam, at que seu corpo estava coberto. Uma, duas, trs cordas nunca teriam prendido Guliver. Mas tantas cordas, pequeninas como eram, rapidamente o imobilizaram. assim tambm com o pecado repetido, habitual. A lio no poderia ser mais simples. Esteja alerta ao poder dissuasivo do pecado em sua vida. No se permita ficar imobilizado. Esta frase foi encontrada na Bblia de uma me piedosa:

O pecado te levar mais longe do que voc quer ir. O pecado te custar mais do que voc quer pagar. O pecado te prender mais do que voc quer ficar.
Voc no pode esquecer: O pecado nos afasta de Deus e rompe nosso relacionamento com Jesus. Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Medite nos efeitos do pecado em sua prpria vida. Como o fato de voc se lembrar da maneira como Deus o perdoou no passado ajuda em sua caminhada e f para o futuro?

98

29 Dia

OS EFEITOS DO PECADO II

De dia e de noite, Tu me castigaste, Deus, e as minhas foras se acabaram como o sereno que seca no calor do vero Salmo 32:4. Quando se trata dos efeitos e conseqncias do pecado, no conheo vida melhor para estudar do que a de Davi. O Salmo 51 a lamentao de um homem despedaado, arrependido. A Bblia diz que a sabedoria anda pelas ruas, significando que o sofrimento daqueles que pecaram pode nos prevenir e nos instruir. Com isso em mente, o Salmo 51 seria uma tima parte da Bblia para decorar. Aqui esto algumas idias importantes contidas nele: O pecado faz com que voc se sinta sujo. Por causa do Teu amor, Deus, tem misericrdia de mim. Por causa da Tua grande compaixo, apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado versos 1 e 2. O Rei Davi pode ter se banhado em uma banheira de mrmore e dormido sobre lenis de seda, mas depois de seu pecado com Bate-Seba, sentiu-se sujo. Ele implora: Lava-me completamente! Essa uma das maneiras de determinar se voc realmente um filho de Deus. Pergunte a si mesmo: Quando eu peco, sinto-me sujo? Sinto-me culpado? Aqueles que no esto em Cristo podem no sentir nada aps terem pecado - no mximo se arrependem se forem flagrados. Davi, no entanto, sabia que sua alma estava profundamente manchada. Ele pede purificao. O pecado afeta a mente. Pois eu conheo bem os meus erros, e o meu pecado est sempre diante de mim verso 3. A mente de Davi era bombardeada dia aps dia pelo que ele havia feito. Est sempre diante de mim. No consigo me livrar dele! Um no crente pode esquecer seu pecado. Mas um cristo nunca esquece um pecado no confessado, porque o Esprito Santo no permite. Isso afetar tanto sua mente que quando voc clamar a Deus, sentir que no consegue chegar nEle.

99

O pecado secar toda a sua segurana diante dEle. Voc se pegar perguntando: Por que Deus deveria responder a minha orao depois do que eu fiz? Vale a pena fazer essa pergunta porque as Escrituras nos ensinam claramente que se eu atender iniqidade no meu corao, o Senhor no me ouvir. O pecado enfraquecer voc emocionalmente. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade verso 8. Se voc alguma vez j passou por isso, sabe que nada di tanto quanto um osso esmagado. E esse o nico termo que Davi pde pensar para descrever a dor que estava sentindo por dentro. O Senhor est quebrando meus ossos! Hoje provavelmente diramos: Estou arrasado! Quando voc peca, Deus no joga voc fora. Fica segurando voc, e apenas aperta voc mais forte! Ele far qualquer coisa para manter-nos pressionados, at que retornemos a Ele com o corao verdadeiramente quebrantado. O pecado rouba a alegria. D-me novamente a alegria da Tua salvao e conserva em mim o desejo de ser obediente verso 12. Davi estava completamente arrasado. Por qu? Porque a pessoa mais

infeliz do mundo no um indivduo perdido, mas sim um crente vivendo em pecado. Davi disse: Torna a dar-me a alegria da
Tua salvao. Porque isso o que ele havia perdido. Alguns dizem: Bom, no d pra ser feliz o tempo todo. Isso pode ser verdade, mas eu no estou falando de felicidade. A felicidade baseada no que acontece em sua vida. Se as coisas esto indo bem, o cu est azul e voc tem dinheiro no banco, est feliz. Alegria, entretanto, regozijar-se no Senhor sempre. um estado de ser muito mais profundo, como as guas profundas de um rio, que no podem ser perturbadas por ventos superficiais. E uma coisa que pode roubar essa alegria mais rpido do que qualquer outra o pecado. O pecado afeta seu testemunho. Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a Tua salvao! Senhor, pe as palavras certas na minha boca, e eu Te louvarei versos 14 e 15.
100

Davi, o suave salmista de Israel (2 Samuel 23:1), no estava cantando. No havia msica em sua alma, no havia tom em seus lbios, nem louvor em sua boca. Ele estava amargamente infeliz. Aqueles que o conheciam h anos devem ter cochichado pelos cantos: Alguma coisa est diferente. Davi mudou. Ele no mais o homem que costumava ser. Ningum mais foi levado a Deus por causa dos louvores de Davi, ou de sua devoo. O testemunho daquele homem infeliz era zero. A maior calamidade da vida, sob a perspectiva de Deus, que as pessoas morram em pecado. Em uma sentena Cristo alertou duas vezes: Eu lhes disse que vocs morrero em seus pecados.Se vocs no crerem que Eu Sou, de fato morrero em seus pecados Joo 8:24. Esquea terremotos ou crises econmicas. A pior desgraa carregar seus pecados em seu caixo. O cu no conhece uma tragdia pior. E o cu no poderia oferecer um presente maior do que esse: Cristo !padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus I |Pedro 3:18. Voc no pode esquecer: Um crente vivendo em pecado uma pessoa infeliz.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica O pecado afeta nossas escolhas. Quais so as escolhas que fazemos no dia-adia e que afetam grandemente nosso relacionamento com nossos amigos, com nossos familiares e com Deus? J pensou quanto essas escolhas ferem o corao de Deus?

101

30 Dia

VACINAO CONTRA O PECADO

Confessei-Te o meu pecado e a minha maldade no encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgresses; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado Salmo 32:5. H mais, muito mais a ser tirado do Salmo 51, o grande salmo do Rei Davi de confisso e arrependimento. Vamos separar um momento para pensar em como confrontar o pecado em sua vida. Pea perdo. Por causa do Teu amor, Deus, tem misericrdia de mim. Por causa da Tua grande compaixo, apaga os meus pecados verso 1. Uma das melhores caractersticas de Davi era seu desejo de arrepender-se. I Joo 1:9 diz: Se confessarmos nossos pecados... Isso sugere que sabemos quais so. Mas Davi foi at mais longe que isso. Ele oraria: Senhor, sonda-me, conheceme. Veja se h alguma coisa que estou esquecendo Salmo 139:23. Concorde com Deus sobre seu pecado. Pois eu conheo bem os meus erros, e o meu pecado est sempre diante de mim. Contra Ti eu pequei - somente contra Ti - e fiz o que detestas. Tu tens razo quando me julgas e ests certo quando me condenas versos 3 e 4. Em nosso mundo hoje, parece que todos so as vtimas, e ningum quer assumir a responsabilidade. Davi, entretanto, no inventa desculpas. Ele olha para seu pecado e diz a mesma coisa que Deus diz a respeito dele. Aceite purificao. Tira de mim o meu pecado e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve verso 7. Eu amo a histria da pobre mulher que andou quilmetros at o rio para lavar suas roupas. Quando chegou margem, percebeu que um grande nmero de pessoas tambm estava lavando suas roupas. Constrangida por causa da condio de suas vestimentas, nem sequer abriu sua trouxa. Ao invs disso, mergulhou-a inteira na gua e puxou-a para fora novamente. As roupas dela estavam molhadas... mas no estavam limpas. Mas se voc
102

entra no programa de limpeza de Deus e, como Davi fez, espalha tudo diante do Senhor em confisso e arrependimento, Ele lavar seus pecados. Voc se levantar com um corao limpo. Lembre-se de lidar com o pecado em sua vida assim que se conscientizar dele. No deite sua cabea no travesseiro noite com um pecado no confessado em sua conscincia. No conheo melhor remdio para um bom sono noite do que ter a conscincia limpa. Pois so os pecados de vocs que os separam do seu Deus, so as suas maldades que fazem com que Ele se esconda de vocs e no atenda as suas oraes Isaas 59:2. Pecado como cncer; se no o tratamos, ele se espalha. O pecado no impedir Deus de dar, mas impedir voc de receber (apenas pergunte a Ado e Eva). Pecado tentar suprir suas necessidades sozinho. Pecado desprezar completamente as leis de Deus. Pecado desobedecer voz de Deus. Pecado causa a queda de outros. Pecado interfere em nossas oraes. Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no corao, o Senhor no teria me ouvido. Porm Deus, de fato, me ouviu e respondeu minha orao Salmo 66:18 a 19. A grande notcia da Bblia no que voc ama a Deus, mas que Deus ama voc; no que voc pode conhecer a Deus, mas que Deus j conhece voc. Ele escreveu seu nome na palma da mo. Os pensamentos dEle sobre voc excedem em nmero a areia da praia. Voc nunca sai da mente dEle, escapa da Sua vista, foge de Seus pensamentos. Ele v o pior de voc e o ama ainda assim. Seus pecados de amanh e as falhas do futuro no O surpreendero; Ele as v agora. Cada dia e ao da sua vida passa diante dos olhos dEle e levado em considerao em Sua deciso. Ele o conhece melhor do que voc mesmo e j chegou a um veredicto: Ele ainda o ama. Nenhuma descoberta ir desiludi-Lo. Nenhuma rebelio O far desistir. Ele ama voc com um amor eterno. Seu pecado e o meu no diminuem o amor de Deus. A maior descoberta no universo o maior amor do universo - o amor de Deus. Nada pode nos separar do amor de Deus Romanos 8:38.

103

Voc no pode esquecer: Seu pecado e o meu no diminuem o amor de Deus.

Lies que aprendi hoje:

Colocando em prtica Se voc diz que no tem paz, Deus promete: A Minha paz te dou. Se voc lamenta que no tem f, Deus fala: Viva na f do Meu Filho. Se voc alega que no tem poder, Deus garante: O Meu poder se aperfeioa na fraqueza. Se voc reclama que no tem graa, Deus tranqiliza: A Minha graa te basta. Se voc sente que no tem fora, Deus anuncia: A batalha no sua, mas Minha. Se voc pensa que no pode fazer nada, Deus afirma: Eu quem opero em voc o querer e o efetuar. Se voc conclui que no sabe orar, Deus explica: O Meu Esprito intercede por voc com gemidos inexprimveis. Se voc grita que est perdido, Deus responde: O Meu Filho foi buscar e salvar o que estava perdido.

104

Anda mungkin juga menyukai