Anda di halaman 1dari 2

Para Refletir:

1- Ao seguir a Jesus, quais as dificuldades que enfrentamos hoje? 2- Voc j ouviu o chamado de Jesus? Que mudanas isso provocou em sua vida?

A vida de Jesus, seu ensino e relacionamentos

VEM E SEGUE-ME
Texto Bblico: Mateus 12.1-8

Estudo 9 Adultos e adultas


FACILITADOR/A

Nos Tempos de Jesus:


Apesar da importncia dos lderes do Primeiro Testamento, Jesus os superou e muito. A liderana de Jesus apresentou vrios elementos novos e instigantes. A primeira e mais surpreendente novidade que Jesus trouxe foi o critrio de escolha dos seus seguidores. Ele como os mestres de sua poca, poderia ter escolhido como discpulos as pessoas mais inteligentes e importantes da sociedade. No entanto, convidou para o seu seguimento algumas pessoas sem expresso social, poltica, econmica, cultural e religiosa. Eram trabalhadores braais, na sua maioria, pescadores, cobradores de impostos. A liderana de Jesus no buscou pessoas prontas, mas quis fazer um processo de amadurecimento e descoberta da pessoa na sua totalidade. As pessoas lideradas por Jesus transformaram suas vidas num processo constante de converso e aprendizado da mensagem de vida trazida pelo Mestre. Jesus que mostrou que o verdadeiro lder deve ver alm das aparncias.

Objetivos:
- Reconhecer a verdadeira natureza do chamado de Jesus; - Identificar quais as grandes dificuldades do discipulado em Jesus Cristo; - Refletir qual o papel que exercemos como discpulos de Jesus.

Leia o texto do estudo e faa os comentrios e reflexes pertinentes. Para lhe auxiliar utilize a seo Para saber mais. E por fim... - Trabalhe com o grupo as duas perguntas da sesso Para Refletir. Em seguida promova um espao de testemunho, onde as pessoas falem um pouco sobre as mudanas acontecidas em sua vida como fruto de sua converso a Jesus Cristo.

Ponto de partida:

As pessoas que chamou para segui-Lo no tinham prestgio social. Ele no olhou a condio social, mas o corao e o que existe de mais profundo nas pessoas. Mostrou que o lder deve buscar na fragilidade, simplicidade, na pobreza, valores que ultrapassam as aparncias. Jesus percebeu naquelas pessoas um corao acolhedor, capaz de mudanas radicais; um corao cheio de amor, capaz de perdoar, de se doar. Outra caracterstica da liderana de Jesus que nos chama a ateno a liberdade que Ele d para seus discpulos e discpulas. Ele os/ as chamou para segui-Lo, mas deu plena liberdade para irem embora quando quisessem. Deu no somente liberdade de ir e vir, bem como liberdade de pensamento e de expresso. Jesus no o tipo de lder que manipula seus discpulos e discipulas, Ele no se sente dono das pessoas que lidera.

- Inicie a aula a partir das seguintes perguntas: - Sugesto: Muitas pessoas com as 1- Por que Jesus chamou peca- quais convivemos, ainda no conhecem a Jesus Cristo, ou no tivedores para segui-lo? ram uma experincia de converso 2- Podemos identificar quem a Ele, sendo assim sugerimos que o so escribas e fariseus no nosso grupo pense numa proposta de tempo? orao e evangelizao destas pesso- Promova um tempo para que as, e o mais rpido possvel, coloas pessoas reflitam e exponham que em prtica. as suas opinies. Em seguida apresente o tema do estudo e leia o texto bblico em destaque Marcos 2.13-17.

Pgina 2

Vem e Segue-me

Pgina 3

Estudo 9

Para saber mais: Jesus e Levi Depois do conflito com os fariseus sobre a sua conduta com o paraltico, Jesus continua a ensinar a multido e a reunir seu primeiro grupo de discpulos (v.13). Chama um coletor de impostos, Levi, que imediatamente deixa seu trabalho para segui-lo (v.14). significativo que Jesus escolha seus seguidores entre os que tm ocupaes simples ou mesmo desprezveis (p.ex. Levi seria desprezado pelos outros judeus, porque colaborava com os romanos na cobrana de impostos para o imperador. Sua profisso colocava-o entre os pecadores reconhecidos pelo povo judeu). Ainda mais significativo o fato de Jesus ir a casa de Levi para se reunir com outros pecadores (v.15). Isso provoca os escribas que protestam: Que isto? Ele come com os coletores de impostos e pecadores? (v.16). Ao contrrio dos

fariseus, este mestre judeu busca pescadores para que O sigam. At come com eles! A cena toda termina com uma declarao pblica de Jesus: No so os que tm sade que precisam de mdico, mas os doentes (v.17). Ao relatar essa segunda situao de conflito, Marcos incentiva os/as leitores/as a compreender que seguir Jesus significa que suas refeies, em especial suas refeies eucarsticas, devem incluir pessoas que esto conscientes de sua fraqueza e de sua necessidade de cura. Isso se ope a qualquer um que pense que s as pessoas justas podem participar da refeio. Na verdade, a refeio na qual Jesus est presente como O Justo a refeio na qual o doente e o pecador so bem-vindos. Paradoxalmente, a Eucaristia crist para os que parecem no fazer parte, mas na realidade fazem.
In:BERGANT, Dianne, KARRIS, Robert. Comentrio Bblico. So Paulo: Edies Loyola, 4 ed,.2008, p.50-51.

Ns, metodistas, percebemos que Jesus considerava todas as pessoas iguais diante de Deus. Assim, ele no fazia acepo de pessoas. No importava se eram ricas ou pobres, fortes ou fracas, homens ou mulheres, desta raa ou daquela; Jesus as colocava no mesmo nvel diante de Deus. Portanto, ele atacava veementemente a praga crnica da raa humana, que tem levado os orgulhosos de todos os tempos a desprezarem seus semelhantes. Jesus sabia que algumas pessoas eram mais talentosas que outras. A Parbola dos Talentos conta esta histria. Mas, segundo ele, o fariseu no ocupava um lugar de privilgio perante Deus que o autorizasse a desprezar seu irmo publicano. O rico no tinha direito e privilgios especiais sobre o pobre. Nem mesmo Csar estava credenciado a exercer o senhorio sobre as almas humanas. Tambm os homens no tinham qualquer direito de nascena que no pertencesse igualmente s mulheres. O caminho que os adultos percorriam rumo ao Reino de Deus era o mesmo que

as criancinhas trilhavam. E os filhos de Abrao no poderiam reclamar poder de Deus que no estivesse ao alcance tambm da mulher Canania ou do odiado samaritano. Os sumosacerdotes e ancios no possuam assentos reservados nos cus que as meretrizes e prias (excludos/as)_ no pudessem ocupar. Para Jesus, todas as pessoas estavam no mesmo nvel diante de Deus. Jesus lutou contra uma das piores atitudes do ser humano para com o seu semelhante. Mas a mente secular ainda no compreendeu plenamente o quanto deve a Jesus pela liberdade que goza. Ser que o conceito que Jesus tinha sobre todas as pessoas era apenas o juzo peculiar de um aldeo judeu que viveu sculos atrs? No! Ns, metodistas, cremos que era o eterno Deus revelando, por meio do Salvador, o que ele pensava das pessoas. Pois Deus no faz acepo de pessoas; mas lhe agradvel aquele que, em qualquer nao, o teme e obra o que justo (At 10.34,35). Isto era Deus em Cristo.
Fonte: Stokes, Mack B. As Crenas Fundamentais do Metodismo, p.28

Anda mungkin juga menyukai