Anda di halaman 1dari 89

Manual do utilizador

imagination at work

GE Cmara digital
Srie X : X400

Guia de Introduo Operaes bsicas Funes da cmara Reproduzir Utilizao dos menus Ligao da cmara Apndice

PT

AVISO
No exponha a bateria ou outros acessrios chuva ou a humidade para evitar o perigo de incndio ou de choque elctrico. Este smbolo [caixote do lixo com cruz Anexo IV referente norma REEE] indica que este dispositivo deve ser eliminado juntamente com outros resduos de equipamentos elctricos e electrnicos nos pases da UE. No elimine este equipamento juntamente com o lixo domstico. Utilize os esquemas de recolha e entrega disponveis no seu pas para uma correcta eliminao deste produto.

Para os clientes dos E.U.A. Testado de acordocom as normas da FCC PARA UTILIZAO EM CASA E NO ESCRITRI Declarao da FCC
Este dispositivo est de acordo com o Artigo 15 das Regras da FCC. O seu funcionamento est sujeito s duas condies seguintes: (1) Este dispositivo no deve causar interferncias prejudiciais, e (2) este dispositivo deve aceitar quaisquer interferncias recebidas, incluindo interferncias que possam causar um funcionamento indesejado.

Declarao de Conformidade
Nome do modelo: Marca: Entidade responsvel: Endereo: X400 GE General Imaging Co. 1411 W. 190th St., Suite 550, Gardena, CA 90248, USA

Nmero do Telefone do Atendimento ao Cliente: +1-800-730-6597 (Fora do EUA. & o Canad: +1-310-755 -6857)

Para os clientes da Europa:


O smbolo CE indica que este produto est em conformidade com os requisitos europeus em termos da segurana, sade, ambiente e proteco do cliente. As cmeras com o smbolo CE destinam-se ao mercado europeu.

NORMAS DE SEGURANA
Notas acerca da cmera:
No guarde ou utilize a cmera nos seguintes tipos de locais: chuva ou em locais hmidos ou poeirentos. Em locais onde a cmera fique exposta luz solar directa ou sujeita a altas tTemperaturas como, por exemplo, dentro de veculos fechados durante o Vero. Em locais onde a cmera esteja exposta a fortes campos magnticos como, por exemplo, perto de motores, transformadores ou manes. No coloque a cmera sobre superfcies molhadas ou em locais onde a mesma possa entrar em contacto com salpicos de gua ou com areia, pois tal possvel dar origem a danos irreparveis. Se a cmera no ser utilizada por um longo perodo de tempo, sugerimos que voc retire a bateria eo carto de memria da cmera e mant-los em ambiente seco. Se a cmera for transportada de um ambiente frio para um ambiente quente, possvel haver formao de condensao no seu interior. Recomendamos-lhe que aguarde um pouco antes de ligar a cmera. Se entrar gua na cmera, desligue-a e remova a bateria e o carto de memria. Deixe-a secar por 24 horas antes de utilizar a cmera novamente. Se a cmera superaquecer, enquanto em uso ou carregando, desconecte o carregador e remova as baterias com cuidado. No exponha a bateria ao contacto com gua e tome especial cuidado para que os terminais da mesma estejam sempre secos. No aquea a bateria e no a deite no fogo. No tente deformar, desmontar ou modificar a bateria. Mantenha a bateria fora do alcance das crianas. Em locais frios, o desempenho da bateria sofre alguma deteriorao e a sua vida til significativamente reduzida.

Notas acerca dos cartes de memria:


Ao utilizar um novo carto de memria ou um carto de memria que tenha sido utilizado no PC, no se esquea de o formatar com a cmera digital antes de o usar. Para editar os dados de imagem, copiar os dados de imagem para o disco rgido do PC primeiro. No alterar ou apagar os nomes de pasta ou os nomes dos arquivos no carto de memria, pois isso pode tornar-se impossvel de reconhecer ou interpretar mal a pasta original ou arquivo de sua camra. As fotos obtidas por esta cmara so guardadas na pasta gerada automaticamente em carto SD. Por favor, no armazenar as fotos que no so tomadas por este modelo de cmera, pois isto pode tornar impossvel a reconhecer a imagem quando a cmera est no modo de reproduo. Por favor, no exponha a cmera em ambientes agressivos, tais como umidade ou temperaturas extremas, que podem encurtar a vida til de sua cmera ou danificar as baterias. No retire o carto de memria sem desligar a cmera digital para evitar dados do seu carto de memria No desligue a cmera digital durante um processo de gravao para evitar a gravao incompleta de dados e fotos danificadas. Alinhe correctamente o carto de memria antes de inseri-lo. No force o carto de memria na ranhura.

Notas acerca da bateria:


Uma utilizao incorrecta da bateria possvel levar fuga de lquido da mesma, ao seu aquecimento, ignio ou rebentamento. Observe sempre as seguintes precaues.

ii

ANTES DE COMEAR
Prefcio
Obrigado por ter comprado uma cmara digital GE. Leia atentamente este manual e guarde-o em local seguro para consultas futuras.

Informaes de segurana
Leia atentamente a informao seguinte antes de utilizar a cmera. No tente fazer a manuteno desta cmera pelos seus prprios meios. No deixe cair a cmera e no deixe que esta sofra qualquer impacto. Um manuseamento incorrecto possvel danificar a cmera. Desligue a cmera antes de introduzir ou remover a bateria e o carto de memria. No toque na lente da cmera. Por favor, no exponha a cmera em ambientes agressivos, tais como umidade ou temperaturas extremas, que podem encurtar a vida til de sua cmera ou danificar as baterias.

Copyright
Copyright 2012 General Imaging Company Reservados todos os direitos. Nenhuma parte deste documento possvel ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada em qualquer sistema ou traduzida para qualquer idioma ou cdigo informtico, sob qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorizao prvia por escrito da General Imaging Company.

Marcas registadas
Todas as marcas registadas mencionadas neste documento servem apenas para identificao e so marcas registadas dos respectivos proprietrios.

No use ou guarde a cmera em locais poeirentos, sujos ou com areia uma vez que tal possvel danificar os componentes da cmera. No exponha a lente luz solar directa por longos perodos de tempo. Transfira todas as imagens e remova a bateria da cmera caso no a pretenda usar por um longo perodo de tempo. No utilize produtos de limpeza abrasivos, base de lcool ou de diluente para limpar a cmera. Limpe a cmera com um pano macio ligeiramente humedecido. Se entrar gua na camera, desligue-a e remova a bateria e carto de memria. Deixe-a secar por pelo menos 24 horas antes de us-la novamente. No toque nas lentes. No coloque a ala da cmera ao redor do pescoo de uma criana. Leve a cmera sempre em uma bolsa acolchoada. Quando se deslocar de um ambiente frio para um ambiente quente, evite a condensao colocando a mquina em uma rea mais fria e deixando-a aquecer lentamente em temperatura ambiente. Coloque sempre a cmera em uma superfcie livre de vibraes.

Acerca deste manual


Este manual contm as instrues para utilizao da cmera digital GE. Foram feitos todos os esforos para assegurar que o contedo deste manual est correcto, no entanto a General Imaging Company reserva-se o direito de fazer alteraes sem aviso prvio.

Smbolos utilizados neste manual


Ao longo deste manual, os smbolos seguintes so utilizados para ajudar a localizar a informao rpida e facilmente.

Este smbolo assinala informao til que deve ter em conta. Este smbolo assinala precaues que deve ter durante a utilizao da cmera.

NDICE
AVISO ...............................................................................i NORMAS DE SEGURANA ...........................................ii ANTES DE COMEAR ................................................... 1
Prefcio ........................................................................................1 Copyright .............................................................................1 Marcas registadas .............................................................1 Informaes de segurana.......................................................1 Acerca deste manual ................................................................2 Smbolos utilizados neste manual .................................2 Definir idioma e data/hora.................................................... 14 Definio do idioma ....................................................... 14 Mudar Data/ Hora .......................................................... 15 Usando o Indicador de Modo ................................................ 16 Acerca do Visor LCD ................................................................ 17 Usando a gravao rpida .................................................... 18

FUNES BSICAS .................................................... 19


Captura de imagens no modo Automtico........................ 19 Utilizao da funo de zoom .............................................. 19 Abrir Flash ................................................................................. 20 Temporizador ........................................................................... 21 Modo Macro .............................................................................. 22 EV (Valor Exp.) ........................................................................... 22 Foc aut face .............................................................................. 23 Deteco de sorriso ................................................................ 24 Deteco da aco de pestanejar ....................................... 24 Estabilizao ............................................................................ 25

NDICE ........................................................................... 3 INTRODUO ............................................................... 7


Contedo da embalagem .........................................................7 Instalar Ala e Tampa da Lente...............................................8 Vistas da cmera ........................................................................9 Introduo da bateria e do carto de memria SD/SDHC ................................................................. 12 Ligar e desligar a cmera ...................................................... 14

Menu de funes avanadas ................................................ 26 Resoluo ......................................................................... 27 Qualidade ......................................................................... 27 BB ....................................................................................... 28 Cor ...................................................................................... 28 ISO ...................................................................................... 29

Modo automtico ........................................................... 35 Panormico............................................................................... 35 O modo Cenrio (SCN)............................................................. 36 Paisagem .......................................................................... 37 Desporto .......................................................................... 37 Praia................................................................................... 37 Pr-do-sol ......................................................................... 37 Fogo-de-artifcio ............................................................. 37 Paisagem nocturna ........................................................ 37 Retrato nocturno ............................................................ 37 Reunio ............................................................................. 38 Crianas ............................................................................ 38 Interior .............................................................................. 38 Neve ................................................................................... 38 ID ........................................................................................ 38 Museu ................................................................................ 38 Quadro da foto ................................................................ 38 Fotos em movimento ..................................................... 38 Texto .................................................................................. 38

UTILIZAO DOS VRIOS MODOS ......................... 30


Informao mostrada no Visor LCD .................................... 30 Modo de captura de fotografias .................................. 30 Modo de gravao de videoclipes .............................. 32 Modo de reproduo ...................................................... 33 Modo de cenrio automtico (ASCN) .................................. 34 Modo Paisagem ............................................................... 34 Modo Retrato ................................................................... 34 Retrato nocturno ............................................................ 35 Retrato em contraluz ..................................................... 35 Modo Paisagem nocturna ............................................. 35 Modo macro ..................................................................... 35

Folhagem .......................................................................... 38 Vidro................................................................................... 38 Aqurio.............................................................................. 38 Rascunho .......................................................................... 38 Modo Retrato............................................................................ 39 Exposio Auto Programvel.................................................... 39 . Prioridade Obturador.................................................................. 40 . Prioridade Abertura..................................................................... 41 ................................................................................. 41 Modo Manual.

Modo foc aut .................................................................... 47 Luz foc aut ........................................................................ 47 Medio............................................................................. 48 Captura cont .................................................................... 48 AF contnua.. .................................................................... 49 Zoom digital ..................................................................... 50 Ver ...................................................................................... 50 Impresso de data .......................................................... 51 O menu Vdeo ........................................................................... 52 Medio............................................................................. 53 AF contnua.. .................................................................... 53 O menu Reproduzir ................................................................. 54 Proteger ............................................................................ 54 Eliminar ............................................................................. 55 DPOF (Digital Print Order Format)............................... 56 Redimensionar ................................................................ 57 Rodar ................................................................................. 57 Reduo de olhos vermelhos ....................................... 58

REPRODUO............................................................. 42
Visualizao de fotos e de clips de vdeo ........................... 42 Ver miniaturas ......................................................................... 43 Utilizao do zoom durante a reproduo (apenas para visualizao de fotografias) .................................................. 44 Utilizao do boto Eliminar................................................. 45

UTILIZAO DOS MENUS ......................................... 46


O menu Fixa .............................................................................. 46

Aparar ............................................................................... 58 HDR .................................................................................... 59 Exiba organizao................................................................59 Apres diapos .................................................................... 60 Configuraes do Papel de Parede ............................. 60 O menu Configurar.................................................................. 63 Aviso sonoro..................................................................... 64 Brilho do LCD ................................................................... 64 Poup energia .................................................................... 65 Idioma ............................................................................... 65 Zona ................................................................................... 65 Data/Hora ........................................................................ 66 Ficheiro ...................................................................................... 66 Formatar ........................................................................... 66 Copiar (Copiar da memria interna para o carto de memria) ........................................................ 67 Nome ficheiro .................................................................. 67 Repor ................................................................................. 68 A funo Verso FW (verso do firmware) ................ 68

Transmisso ............................................................... 69
Ligao ao PC ........................................................................... 69 Definio do modo USB ................................................. 69 Transferncia de arquivos para o PC ......................... 69 Ligao a uma impressora PictBridge ............................... 71 Definio do modo USB ................................................. 71 Sist vdeo ................................................................................... 73 Utilizao do menu PictBridge ............................................. 74 Impresso da data.......................................................... 74 Impresso sem data....................................................... 75 Impresso do ndice ....................................................... 76 Impresso DPOF (Digital Print Order Format) .......... 77 Sair ..................................................................................... 77

APNDICES.................................................................. 78
Especificaes .......................................................................... 78 Mensagens de erro.................................................................. 82 Resoluo de problemas........................................................ 84

INTRODUO
Contedo da embalagem
A embalagem da cmera deve incluir a cmera que adquiriu juntamente com os seguintes itens. Se algum destes itens estiver em falta ou parecer estar danificado, entre em contato o fornecedor.

Baterias AA alcalinas

Certificado de garantia

Ala

Cabo USB

CD-ROM

Tampa Lente

Instalar Ala e Tampa da Lente


Instalar ala Instalar Tampa da Lente

2 3

Vistas da cmera
Parte da frente Parte de trs
6

2 1

disp

7 8 9

10 11
4

16 15

12 13 14

Lado esquerdo

Lado direito

open

19

17 18
27-405mm

15x
WIDE

optical zoom

20

Parte superior
26 27

Parte inferior

24 23 22 21

10

ON/OFF

25

28 29

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Luz de focagem automtica/LED do 11 temporizador Lmpada do flash Microfone Lente Ecr LCD Indicador de estado Boto de gravao Boto de reproduo disp Boto de Compensao de Exposio 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Boto Menu Boto Eliminar/ Boto para Cima Boto Macro/ Boto Direita

21 22 23

Boto de Zoom Boto do obturador Boto Deteco Rostos Boto de Estabilizao Buraco da Ala ON / OFF Indicador de Modo Ranhura para carto de memria/ compartimento da bateria Entrada do trip

Boto Temporizador/ Boto para 24 Baixo Boto Flash / Boto Esq Boto OK Porta USB/AV Ala Boto lig. Flash Altifalante 25 26 27 28 29

11

Introduo da bateria e do carto de memria SD/SDHC (no includo)


1. Abra o compartimento da bateria. 2. Insira as baterias fechadas na abertura da bateria na direo correta.

2 1

4 3

12

3. Introduza um carto de memria SD/SDHC (no includo) na respectiva ranhura e tal como mostrado. Fivela da proteco de escreva

4. Feche o compartimento da bateria.

Os cartes de memria SD/SDHC opcionais no esto includos. Recomendamos a utilizao de cartes de memria de 64 MB a 16 GB e de fabricantes reconhecidos como a SanDisk, a Panasonic e a Toshiba. Para remover o carto de memria SD/SDHC, abra o compartimento da bateria e exera uma ligeira presso sobre o carto para o libertar. Puxe cuidadosamente o carto para fora do slot.

13

Ligar e desligar a cmera


Prima o boto ON/OFF para ligar/ desligar a cmera.

Definir idioma e data/hora


Ao ligar a cmera pela primeira vez, aparecer o menu de definio de Idioma e Data/ Hora. Use os seguintes procedimentos para selecionar suas preferncias. 1. Prima o boto ON/OFF para ligar a cmera. 2. Prima para Cima/ para Baixo/ esquerda/ direita para selecionar as configuraes. 3. Prima o boto para confirmar as configuraes.

Definio do idioma
1. Prima o boto e o boto para Cima/ para Baixo para alternar nas configuraes da cmera, e selecione o menu de Idioma. 2. Utilize o boto para cima/para baixo para seleccionar o item Idioma no menu Configurar cmara 2. Depois prima o boto para a direita para aceder opo. 3. Utilize os botes para Cima/ para Baixo/ esquerda/ direita para seleccionar o idioma pretendido. 4. Prima o boto para confirmar a definio.

Aps a cmera ser ligada configure para o modo Auto (Automtico) ligando o modo dial na parte de cima da cmera (consulte a pgina 16).

14

2. Prima o boto para a esquerda/para a direita para selecionar cada campo e utilize o boto para cima/para baixo para ajustar o valor. 3. Prima o boto para confirmar a definio.

Mudar Data/Hora
1. Pressione o boto use o boto para cima/para baixo para selecionar a guia de menu de Configurao Geral. Pressione o boto para entrar no menu Data/Hora.

15

Usando o Indicador de Modo


A cmera GE possui um disco seletor de modo conveniente que permite a voc alternar entre diferentes modos facilmente. Todos os modos disponveis esto listados a seguir: Nome do modo Modo automtico Modo ASCN Auto Exposio Prioridade do Obturador Prioridade de Abertura Modo manual Retrato Panormico Modo de vdeo Modo de cenrio cone Descrio Escolha este modo para tirar fotografias no modo automtico No modo "ASCN" as diferentes condies de cenrio so detectadas de forma inteligente e as opes mais adequadas so automaticamente seleccionadas Esta configurao permite a voc escolher o valor de exposio (EV) e a cmera selecionar a velocidade do obturador e a abertura automaticamente Esta configurao permite a voc escolher uma velocidade de obturador especfica enquanto a cmera ajusta a abertura automaticamente para garantir uma exposio correcta Isto permite a voc escolher a abertura especfica e a cmera ir automaticamente ajustar a velocidade adequada do obturador Escolha este modo para tirar fotografias com as definies que configurou Selecione para tirar retratos sob condies normais Escolha este modo para capturar uma sequncia de imagens e depois uni-las para formar uma foto panormica Escolha este modo para gravar videoclipes Escolha este modo para utilizar um modo de cenrio predefinido ao tirar fotografias. No total, existem 20 opes disponveis

P S A

16

Acerca do Visor LCD


Ao ligar a cmera, so apresentados vrios cones no Visor LCD para que possa saber quais as definies e o estado actual da cmera. Para mais informaes acerca dos cones mostrados, consulte a seco O Visor LCD na pgina 30. Se o Visor LCD ficar danificado, tenha cuidado com os cristais lquidos existentes no interior do mesmo. Se se verificar qualquer uma das seguintes situaes, actue imediatamente seguindo as indicaes abaixo. Se os cristais lquidos entrarem em contacto com a pele, limpe a pele com um pano e lave com gua corrente e sabonete. Se os cristais lquidos entrarem em contacto com os olhos, enxage o olho afectado com gua limpa durante pelo menos 15 minutos e depois procure assistncia mdica. Se engolir cristais lquidos, enxage a boca com gua. Beba grandes quantidades de gua e provoque o vmito. De seguida, procure assistncia mdica.

Notas acerca do Visor LCD:


Este ecr LCD foi construdo utilizando tecnologia de alta preciso pelo que a maior parte dos pxeis esto operacionais. No entanto, possvel verificar-se o aparecimento contnuo de alguns pontos (negros, brancos, vermelhos, azuis ou verdes) no Visor LCD. Isso normal e no afecta a gravao seja de que forma for.

Evite expor o ecr LCD para a gua, por favor retirar a umidade na tela de LCD com pano seco e macio.

17

Usando a gravao rpida


No modo Fotos, pressione o boto de atalho da Gravao para inserir o estado de gravao diretamente e realizar a gravao.

Aps finalizar a gravao, pressione o boto de atalho Gravao ou a tecla Obturador novamente, voc pode armazenar os vdeos e voltar tela de fotos.

18

FUNES BSICAS
Captura de imagens no modo Automtico
O modo Automtico o modo mais fcil para tirar fotografias. Neste modo, a cmera otimiza automaticamente as fotos para obter os melhores resultados. Para tirar fotografias, faa o seguinte: 1. Prima ON/OFF para ligar a cmera. 2. Mude o Indicador de Modo para Modo Automtico 3. Componha a imagem no ecr LCD e prima o boto do obturador at meio para focar o objecto a fotografar. 4. A tela LCD vai mostrar uma moldura verde aps o objeto estar focado. 5. Prima completamente o boto do obturador para tirar a fotografia. Indicador de zoom (consulte a seco Zoom digital na pgina 50). .

Utilizao da funo de zoom


Sua cmera equipada com dois tipos de zoom: Zoom tico e zoom digital. Pressione o boto Zoom da cmera para aproximar ou afastar o objeto ao tirar fotos. Zoom Wheel

Quando o zoom tico atingir seu valor mximo, solte o boto zoom e pressione-o novamente para ele ir mais longe no zoom digital. O indicador de zoom escondido depois do boto Zoom ser liberado. A tela apresenta para o atual status do zoom.

19

Abrir Flash
O flash usado para iluminar um sujeito em luz baixa ou para preencher a iluminao para alcanar uma luz melhor de um sujeito com grandes sombras. 1. Para ligar o flash, prima o boto flash . 3. Prima Esquerda/ Direita para seleccionar os 6 modos a seguir: Flash: Flash desligado O flash desactivado. Flash: Flash forado Faa um flash forado no momento do disparo. Flash: Olhos verm + Sinc lent Utilize este modo para tirar fotos utilizando a funo de sincronizao lenta associada reduo do efeito de olhos vermelhos. Flash: Sincronizao lenta Isto permite fotos em cenrios noturnos que incluem pessoas no plano de fundo. O uso de um trip recomendado quando tirar fotos com esta configurao. Flash: Red olho verm A cmera dispara um flash antes de tirar a fotografia para reduzir o efeito de olhos vermelhos.

2. Prima o boto Esquerda para entrar no menu de Funes do Flash.

20

Flash: Automtico O flash da cmara dispara automaticamente de acordo com as condies de iluminao existentes. 4. Prima o boto para confirmar as configuraes e sair da opo.

Temporizador
Esta configurao pode permitir configurar o temporizador para fotos automticas depois de premir o boto do obturador. Voc tem a opo de 2 segundos ou 10 segundos aps premir o boto. 1. Prima o boto para Baixo para entrar no menu do AutoTemporizador. Temporizador: 10 seg tirada uma nica fotografia 10 segundos aps o boto do obturador ter sido premido. para confirmar as configuraes e sair

3. Prima o boto do menu.

2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar os 3 modos a seguir: Temporizador: Desactivar Desactiva o temporizador. Temporizador: 2 seg tirada uma nica fotografia 2 segundos aps o boto do obturador ter sido premido.

21

Modo Macro
Voc pode usar a funo macro para tirar fotos de pequenos objectos ou fotos de perto. Este modo permite usar o zoom quando voc est mais prximo ao objecto. 1. Prima o boto Direita para entrar no menu Macro.

EV (Valor de Exposio) Value


O controle EV permite o fotgrafo sobrescrever as configuraes de exposio automtica da cmera e fornecer o controle em condies de iluminao ruins. Isto permite o fotgrafo clarear ou escurecer a exposio de sua preferncia. 1. Prima o boto exposio. para entrar na configurao de

2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar os dois modos a seguir: Macro: Desactivar Escolha esta opo para desactivar o modo Macro. Macro: Activar Seleccione esta opo para fotografar objetos que se encontrem a uma distncia de 5 cm da lente. 2. Prima o boto para Cima/ para Baixo para ajustar o valor de exposio da imagem, de EV -2.0 a EV+2.0.

3. Prima o boto para confirmar as configuraes e sair do menu.

22

Foc aut face


O modo de deteco de rosto detecta o rosto das pessoas e focaliza-s resultando em imagens mais claras. A deteco de rosto est ligada por padro na maioria dos modos, a no ser que seja desativado apelo usurio. A deteco de rosto desativada no modo panorama. 1. Segure bem a cmera, e faa a operao da deteco de rostos. Quando a cmera detectar o rosto, ir exibir um quadro acima do rosto na tela. 2. Prima o boto do obturador at o meio para focar o objeto a fotografar. 3. rima completamente o boto do obturador para tirar a fotografia. 4. Prima Face Detection boto para fechar esta funo.

23

Deteco de sorriso
Com a nova capacidade de "Deteco de sorriso" da cmara, a qual detecta automaticamente o sorriso de uma pessoa, nunca mais perder um sorriso. 1. No modo de captura de fotos, prima o boto de Deteco de Rosotos at o cone aparecer no ecr LCD. 2. Aponte a cmera para a pessoa, e prima o boto Obturador pela metade para focar. 3. Prima completamente o boto do Obturador para tirar a foto, e a cmera ir automaticamente soltar o obturador quando detectar um sorriso.

Deteco da aco de pestanejar


A Deteco de Olhos Fechados uma funo habilitada no estado normal. Quando tirar fotos, se os olhos do rosto humano so detectados como fechados, o cone olhos fechados sero exibidos na tela, com uma mensagem.

4. Prima Face Detection boto para fechar esta funo.

24

Estabilizao
No modo de Captura de fotos, prima o boto para reduzir imagens desfocadas causadas pela vibrao das mos. O LCD ir exibir o cone de estabilizao nica ou contnua.

25

Menu de funes avanadas


O menu de funes avanadas da cmera inclui o tamanho da imagem, a qualidade da imagem, o balano de branco, a cor da imagem e ISO. Estas funes permitem os usurios a controlar melhor suas fotografias sob condies de iluminao difceis. Defina as funes avanadas atravs dos seguintes passos: 1. Aperte os menus de funo avanada pressionando o boto . 3. Pressione o boto para cima para entrar na interface de configurao da funo avanada.

4. Pressione o boto esquerdo/direito para selecionar a opo que precisa ser configurada e pressione o boto para confirmar a configurao e sair da interface.

26

2. Pressione o boto para baixo para entrar na tela de seleo de funes avanadas e pressione o boto esquerdo/direito para selecionar a funo que precisa ser configurada.

Resoluo
Esta opo refere-se resoluo da imagem expressa por nmero de pxeis. Uma imagem com uma resoluo maior permite-lhe imprimir essa mesma imagem num tamanho tambm maior e sem degradao da qualidade.

Qualidade
A opo Qualidade permite-lhe ajustar a taxa de compresso das imagens. Quanto maior for o nvel de qualidade escolhido melhor ser a qualidade das imagens mas estas ocuparo tambm mais espao na memria.

Quanto maior for a resoluo, melhor a qualidade da imagem. Quanto menor for a resoluo, maior o nmero de imagens que possvel guardar no carto de memria.

A qualidade de imagem da foto possui, ao todo, trs opes: Qualidade: Excelente Qualidade: Boa Qualidade: Normal

27

BB
O balano de brancos permite ao utilizador ajustar a temperatura da cor para diferentes condies de luminosidade de forma a garantir uma fiel reproduo da cor.

Cor
Esta opo permite-lhe adicionar directamente efeitos artsticos s fotos aquando da captura das mesmas. possvel experimentar usar diferentes tons de cor para conferir um outro aspecto s fotos.

As opes de Balano de Branco incluem: BB: Auto BB: Luz do dia BB: Nublado BB: Fluorescente BB: Fluorescente CWF BB: Incandescente BB: Manual (prima o boto do obturador para especificar o balano de brancos) As opes de cor incluem: Cor: Automtica Cor: Cores vivas Cor: Preto e branco Cor: Spia

28

ISO
A funo ISO permite-lhe definir a sensibilidade do sensor da cmara com base na luminosidade existente. Para melhorar o desempenho da cmera em ambientes mais escuros, necessrio utilizar um valor ISO mais elevado. Por outro lado, quando existe muita luminosidade tem de usar um valor ISO inferior. As imagens com um valor ISO superior apresentam mais rudo do que as que tm um valor ISO inferior.

As opes de ISO incluem automtico, 80, 100, 200, 400, 800 , 1600(4M) e 3200(4M). Os valores ISO disponveis dependem do modelo usado.

29

UTILIZAO DOS VRIOS MODOS


Informao mostrada no Visor LCD
Modo de captura de fotografias Modo:
1

1. cones do modo de captura .


8

.P.S.A.
2 3 4 5

.
6

.
7

Modo automtico Auto Exposio Prioridade de Abertura Retrato Modo de cenrio 2 Modo AF

Modo ASCN Prioridade do Obturador Modo manual Panormico

19 18 17 16

9 10

11

15

14

13

12

AF nica AF mlt 3 Medio Pontual Ao centro AiAE

20

21

22

23

24

30

4 Tamanho da imagem 5 Qualidade da imagem 6 Nmero de imagens restantes 7 Memria interna/carto de memria 8 Estado da bateria 9 Taxa WT (mostrada apenas quando a funo de zoom activada) 10 Zoom 11 Valor ISO (ajustvel apenas no modo 12 Histograma 13 Compensao da exposio 14 Velocidade do obturador 15 Valor da abertura 16 Moldura de focagem 17 Estabilizao 18 Captura contnua 19 cone de funo de deteco de rostos activada 20 Cor da imagem (ajustvel apenas no modo 21 Balano de brancos (ajustvel apenas no modo 22 Modo Macro M P.S.A Manual) M P.S.A Manual) M P.S.A Manual)

23 Temporizador 2 seg 10 seg 24 Modo do flash Flash: Flash desligado Flash: Flash forado Flash: Olhos verm + Sinc lent Flash: Sincronizao lenta Flash: Red olho verm Flash: Automtico

31

Modo de gravao de videoclipes Modo:


1 2 3 4 5 6 7 8 9

4 Qualidade do vdeo 5 Modo Macro 6 Temporizador 10 seg 7 Tempo restante para a gravao de vdeo 8 Memria interna/carto de memria 9 Estado da bateria 10 Taxa WT (mostrada apenas quando a funo de zoom activada) 11 Zoom 12 Estabilizao 13 cone do estado da gravao Gravao suspensa

13 12

10 11

1 cones do modo de captura 2 AF contnua 3 Medio Pontual Ao centro AiAE

de pxeis Para melhores resultados, recomendamos-lhe que utilize um carto de memria SD para gravao de clips de vdeo. A memria interna da cmara limitada e pode causar algum rudo se for usada para gravao de clips de vdeo. Durante as filmagens, tanto de zoom ptico e at 6x zoom digital esto disponveis.

32

Modo de reproduo Modo:

1 cone do modo de reproduo 2 cone de ficheiro DPOF 3 cone da funo de proteco de ficheiros 4 Nmero de imagens 5 Memria interna/carto de memria 6 Estado da bateria 7 Dando Zoom na Imagem 8 Currently Displayed Area 9 rea de Influncia 10 Espao na memria (esta imagem /nmero total de imagens)
8

13

11 Data e hora da gravao 12 OK:PLAY 13 HDR

12

11

10

33

Modo de cenrio automtico (ASCN)


No modo "ASCN" as diferentes condies de gravao so detectadas de forma inteligente e as opes mais adequadas so automaticamente seleccionadas. cone Nome do modo Modo Paisagem Modo Retrato Retrato nocturno Retrato em contraluz Como usar o modo ASCN 1. Rode o disco selector para ASCN.O LCD ir exibir o seguinte diagrama. cone Nome do modo Modo Paisagem nocturna Modo macro Modo automtico 2. Mantenha a cmara estvel e aponte para o objecto a fotografar. O modo de cenrio adequado ser identificado automaticamente. 3. Prima o boto do obturador at meio para definir a focagem. 4. Prima o boto do obturador completamente para tirar a fotografia. Modo Paisagem Para paisagens, o modo ASCN ir ajustar automaticamente a exposio de acordo com o plano de fundo. Modo Retrato Para retratos, o modo ASCN ir ajustar automaticamente a exposio e o tom da pele para obter fotografias ntidas.

34

Retrato nocturno Ao fotografar retratos durante a noite, ou em condies de baixa luminosidade, o modo ASCN ir ajustar automaticamente a exposio para cenrios nocturnos e retratos de pessoas. Retrato em contraluz Quando o sol ou qualquer fonte de luz estiver atrs de si, o modo ASCN ir ajustar automaticamente a exposio do primeiro plano para realizar boas fotografias. Modo Paisagem nocturna Para cenrios nocturnos, o modo ASCN ir aumentar automaticamente o valor ISO para compensar a baixa luminosidade. Modo macro Para produzir close-ups mais detalhados, o ASCN ir acionar automaticamente o modo de lentes Macro e focalizar automaticamente as lentes. Modo automtico A cmara ajusta automaticamente a exposio e a focagem para garantir a obteno de imagens com qualidade.

Panormico
O modo Panormico permite-lhe criar uma imagem panormica. A cmara compe automaticamente uma imagem panormica com as fotografias individuais que tirou. Siga estes passos para criar uma imagem panormica: 1. Vire o disco para o Modo Panormico. 2. Utilize os botes Esquerda/Direita para especificar a direco das fotografias tiradas e, em seguida, a sequncia panormica iniciar-se- em 2 segundos. 3. Proceda composio da primeira imagem panormica no ecr LCD e prima o boto do obturador para tirar a fotografia. 4. Aps a primeira foto ser capturada, dois cones de mira iro aparecer no lado direito e esquerdo do ecr LCD. Movimente a cmera e o cone circular ir mover em direo ao cone quadrado. Quando eles se sobreporem e ficarem verdes, a cmera ir tirar automaticamente a foto. Repita este passo para o terceiro quadro na srie.

35

O modo Cenrio (SCN)


No modo Cenrio, possvel selecionar entre 20 tipos de cenrios conforme as suas necessidades. Apenas tem de escolher a opo adequada ocasio e a cmera ajustar automaticamente as respectivas definies. Para aceder a este modo, Gire o disco seletor de modo para o modo Cenrio. A paleta de opes apresentada. No modo Panormico, o flash, o temporizador, o modo macro e a funo de compensao da exposio ficam desactivados. No processo de tira automtica de fotos panormicas, quando a tela de LCD mostra "Alinhamento incorrecto. Tente novamente." Ele disse que durante movimento da cmera, ngulo de movimento fica mais perto linha verde de base, no pode atirar, e precisa atirar novamente. O modo Panormico permite-lhe unir 2 ou 3 fotos no mximo.

36

Seleccione um cenrio com o boto para a para Cima/ para Baixo/ esquerda/ direita para a direita e prima o boto . cone Nome do modo Paisagem Praia Fogo-de-artifcio Retrato nocturno Crianas Neve Museu Fotos em movimento Folhagem Aqurio cone Nome do modo Desporto Pr-do-sol Paisagem nocturna Reunio Interior ID Quadro da foto Texto Vidro Rascunho

Paisagem Para fotografar paisagens. Excelentereproduo do verde e do azul. Desporto Para fotografar objectos em rpido movim. Capture a aco sem a desfocar. Praia Para tirar boas fotos em cenas com luz do sol intensa. Pr-do-sol Para fotografar o pr-do-sol. Captura de objectos comluz forte. Fogo-de-artifcio Para tirar fotos noite e a fogo-de-artifc. Obturador lento para imagens maisbrilhantes. Paisagem nocturna Para tirar fotos noite. Recomendamos o uso de umtrip. Retrato nocturno Para fotografar pessoas com fundos nocturnos.

37

Reunio Para capturar imagens mais naturais em reunies internas. Crianas Para fotografarcrianas e animais. Sem flash para proteger os olhos. Interior Para fotosdentro de casa. Reduz desfocagem e melhora a preciso da cor. Neve Para tirar fotosna neve. Excelente reprod do brancoda paisagem. ID Para tirar fotos de certificados com clareza. Museu Para tirar fotos em locais onde oflash proibido. Mantm a cor ereduz desfocagem. Quadro da foto Para adicionar efeitos de moldura interessantes na foto.

Fotos em movimento Produz uma imagem de fundo borrada que enfatiza o movimento do objeto principal. Texto Para fotografar texto impresso ou sobre um quadro branco. Folhagem Para fotografarplantas. Excelente reprod do verde e dasflores. Vidro Para fotografar objectos por detrs de vidro transparente. Aqurio Para criar efeitos tipo aqurio interessantes que parecem com fotos tiradas com lentes tipo aqurio. Rascunho Para tirar fotos com um efeito de rascunho.

38

Modo Retrato.
No Modo Retrato, a cmera est configurada para ajustar automaticamente a exposio para captura realista de tons de pele. 1. Vire o disco seletor para seleccionar o Modo Retrato ( 2. Neste modo, voc pode usar outras funes, como estabilizao da imagem, deteco de rostos e deteco de sorrisos. ).

Exposio Auto Prog. P


Ao seleccionar o modo P voc pode selecionar o valor de EV, velocidade do obturador e abertura. O ecr LCD ir exibir conforme a figura mostrada abaixo:

1. Defina o modo dial na parte superior da cmera para P e pressione o boto para entrar no menu de configuraes da Exposio de Programa Automtica. 2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar a combinao de EV, velocidade de obturador e abertura para sua cena.

39

Prioridade do Obturador

Ao seleccionar o modo S (Prioridade do Obturador) mode, voc pode ajustar a velocidade do obturador e o valor EV. Seleccionar o obturador em alta velocidade ir capturar com nitidez objectos se movimentando. Um obturador em baixa velocidade ir mostrar objectos se movimentando desfocados. 1. Dfeina o modo dial para S e pressione o boto para entrar no menu de configuraes de Prioridades de disparo. 2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar EV/ velocidade do obturador.

3. Prima o boto para Cima/ para Baixo para ajustar o parmetro. 4. Prima o boto para finalizar as configuraes e entrar na captura de fotos. Velocidade do Obturador ajustvel entre 30 e 1/2000; Tamanho da abertura ajustvel entre 3.0 e 7.9; EV ajustvel entre +2.0 e 2.0. Ao apertar a veneziana suavemente para focalizar, o tamanho de abertura e valor de veneziana da descoberta atual exibiro no canto inferior, esquerdo da tela.

3. Prima o boto para Cima/ para Baixo para ajustar os parmetros. 4. Prima o boto para finalizar as configuraes e entrar na Captura de Fotos.

40

Prioridade de Abertura.A
Ao seleccionar o modo A (Prioridade de Abertura) voc pode ajustar o tamanho da abertura e o valor de EV. Seleccionar uma grande abertura ir focar o objecto principal e mostrar um fundo desfocado. Uma abertura pequena ir manter tanto o fundo quanto o objecto principal em foco. 1. Defina o modo dial para A e pressione o boto para entrar no menu de configuraes da Prioridade de abertura. 2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar EV/ abertura.

Modo Manual.
Ao seleccionar mo modo M (manual), voc pode configurar a velocidade do obturador e abertura manualmente. 1. Defina o modo dial para M e pressione o boto para entrar no menu de configurao do modo manual. 2. Prima o boto Esquerda/ Direita para seleccionar a velocidade do obturador/ abertura.

3. Prima o boto para Cima/ para Baixo para ajustar o parnetro. 3. Prima o boto para Cima/ para Baixo para ajustar os parmetros. 4. Prima o boto para finalizar as configuraes e entrar na captura de fotos. 4. Prima o boto tirar fotos. para finalizar as configuraes e poder

41

REPRODUO
Visualizao de fotos e de videoclipes
Para ver as fotografias e os videoclipes gravados no Visor LCD: 1. Aps premir o boto a ltima foto ou clip de vdeo ir aparecer no ecr LCD. 2. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para se deslocar pelas vrias fotos ou videoclipes armazenados na memria interna ou no carto de memria. 3. Para reproduzir o clip de vdeo seleccionado, prima o boto para acessar o modo de reproduo. Durante a reproduo de vdeo, as instrues so mostradas no ecr. Prima o boto para a esquerda/para a direita e prima o boto para confirmar.
6

Os cones mostrados no ecr so os seguintes. 1 Retorne ao primeiro quadro e reproduza. Reproduzir Avanar rapidamente 4 5 6 Retorne ao primeiro quadro Recuar Pausa

1 2 3 4 5

2 3

42

Ao reproduzir um filme, pressione o boto seta para cima/para baixo para ajustar o volume de reproduo ; ajuste mudo para exibir como .

Ver miniaturas
Quando em modo de reproduo, pressione uma das extremidades do boto de zoom para mostrar a miniatura de fotos e vdeos na tela. W Alejar T Ampliar

1. Usar o boto Ampliar para trocar entre a visualizao 3x3, 4x4 e Pasta Data em miniatura.

2. Quando estiver exibindo 3x3 e 4x4, use os botes Para Cima/Para Baixo/Esquerdo/Direito para selecionar uma imagem ou um clipe de vdeo a ser exibido; quando exibir em Pasta Data, use o boto Para Cima/Para Baixo para selecionar a Pasta Data.

43

3. Quando estiver exibindo no modo Pasta Data, pressione o boto para entrar no ndice de informaes das datas.

Utilizao do zoom (apenas para ) visualizao de fotografias)


O zoom pode ser utilizado durante a visualizao de fotografias. Isto permite-lhe ampliar as fotografias at (2~8)X. para alternar para o modo reproduo. 1. Prima o boto 2. Utilize o boto para a esquerda/para a direita para selecionar a foto que deseja ampliar. 3. Pressione uma das extremidades do boto de zoom para aproximar. 4. Use os botes de zoom para aproximar e afastar. A indicao do zoom e o quadro de toda a foto sero exibidos na tela.

4. Use os botes Para Cima/Para Baixo/Esquerdo/Direito para selecionar uma imagem ou clipe de vdeo, pressione o boto para retornar ao tamanho original. A pasta de data exibida em ordem, com base na data da fotografia. Se o indicador aparecer no LCD, um ficheiro de vdeo encontra-se em reproduo. Prima a tecla para restaurar o cone de prvisualizao para o seu tamanho de imagem original.

5. Utilize os botes de navegao para possvelr deslocar-se pela imagem ampliada. para que a imagem assuma o seu 6. Prima o boto tamanho original.

44

Os clips de vdeos no podem ser ampliados.

Utilizao do boto Eliminar


No Modo Reproduo, voc pode premir o boto para Cima/ Eliminar para eliminar uma foto ou vdeo que no queira. Para eliminar imagens ou clips de vdeo. 1. Prima o boto para alternar para o modo reproduo. 2. Seleccione uma imagem ou um clip de vdeo que queira eliminar usando o boto para a esquerda/para a direita. 3. Aps premir o boto para Cima/ Eliminar, a confirmao aparecer no ecr. As fotos e os videoclipes eliminados no possvelm ser recuperados. Por favor, consulte a pgina 55 para instrues sobre as opes do menu Eliminar. 4. Seleccione Sim ou Retroceder com o boto para cima/para baixo e prima o boto para confirmar.

45

UTILIZAO DOS MENUS


O menu Fixa
Modo:
.

PSA

Em qualquer um dos modos de captura de imagens fixas acima, prima o boto para aceder ao respectivo menu. Para ajustar cada definio: 1. No menu de imagens fixas, alterne entre os menus Configurar foto e Configurar cmara usando o boto para a esquerda/para a direita para seleccionar a pgina com a funo que quer ajustar e prima o boto para baixo.

2. Prima o boto para cima/para baixo para seleccionar a funo pretendida. 3. Pressione o boto direito ou o boto de funo ao submenu. para ir

46

4. No submenu pressione o boto para cima/para baixo para selecionar uma configurao e pressione o boto de funo para confirmar a configurao e sair do submenu boto para retornar ao menu. 5. Use o boto para cima/para baixo/esquerdo/direito para continuar a navegar pelo menu de fotografias para mudanas adicionais ou pressione o boto de menu para sair o menu de fotografias. Depois de seleccionar a funo, pode premir o boto para cima para voltar ao menu de captura de imagens fixas para aceder aos outros menus Configurar foto ou Configurar cmara. Alternativamente, pode premir o boto para baixo vrias vezes para ir para a pgina de configurao seguinte. Consulte as pginas seguintes para mais informaes sobre cada definio.

Modo foc aut


Use este item para controlar a focalizao automtica enquanto tira fotografias.

Luz foc aut


Esta opo pode ligar ou desligar luz de auxlio AF. Ela pode reforar o foco para ligar a luz de auxlio AF em ambiente escuro.

Esto disponveis duas opes: Foc aut nica: A moldura de focalizao aparece no centro do Visor LCD para que possa focar o objeto a fotografar. Foc aut mlt: A cmera foca automaticamente o objeto a fotografar utilizando uma rea alargada de forma a encontrar um ponto de focalizao.

47

Medio Use esta configurao para selecionar o tamanho "alvo" do campo de visualizao da cmera para ser medido.

Captura cont
Utilize esta definio para capturar imagens de forma contnua. Neste modo, tem de manter o boto do obturador premido para poder utilizar esta funo.

Trs tamanhos de "alvo" de medio esto disponveis para serem escolhidos: Pontual Medio de ponto mira para uma pequena rea no centro do campo de visualizao da cmera Ao centro Medio central mira para uma rea um pouco maior no centro do campo de visualizao da cmera. AiAE (Inteligncia artificial AE) mira em todo o campo de visualizao da cmera.

Existem cinco opes disponveis: Desactivar: Desligar a funo Foto Contnua. Captura cont: Mantenha premido o boto do obturador para tirar fotos contnuas, a funo de captura contnua apenas termina quando libertar o boto do obturador ou quando o carto de memria ficar sem espao. 3 imag: Para tirar at 3 fotos de forma consecutiva. 3 imag (lt): Para tirar fotos de forma contnua at o boto do obturador ser libertado, no entanto apenas as 3 ltimas imagens so gravadas. Intervalo: Para captura automtica de imagens a intervalos predefinidos.

48

O flash foi concebido para no funcionar neste modo para possvelr tirar uma srie de fotos consecutivas.

AF contnua
Depois de ter activado AF contnua, a cmara ir ajustar automaticamente a focagem em resposta a qualquer movimento da cmara ou do objecto a fotografar.

49

Zoom digital
Use esta opo para activar ou desactivar a funo de zoom digital. Quando esta opo desactivada, apenas o zoom ptico fica disponvel.

Ver
Esta definio permite-lhe ver as fotos logo aps a captura das mesmas. A imagem permanece visvel no Visor LCD durante um perodo de tempo determinado. Esto disponveis trs opes:

Esto disponveis quatro opes: Desactivar 1 seg 2 seg 3 seg

50

Impresso de data
Inclui a data/hora na imagem da foto.

Desactivar Data Data/hora

51

O menu Vdeo
Modo:
Em qualquer um dos modos de vdeo acima, prima o boto para aceder ao respectivo menu. Para configurar uma definio: 1. No menu de vdeo, alterne entre os menus Configurar vdeo e Configurar cmara usando o boto para a esquerda/ para a direita para seleccionar a pgina com a funo que quer ajustar e prima o boto para baixo. 3. Prima o boto para cima/para baixo para seleccionar uma opo ou prima o boto para a esquerda ou o boto para voltar ao menu. 4. Prima o boto para confirmar e sair do menu.

Consulte as pginas seguintes para mais informaes sobre cada definio.

2. Prima o boto para cima/para baixo para seleccionar a funo pretendida e prima o boto para a direita para aceder ao sub menu.

52

Medio
Define o modo Medio para as vrias condies de luminosidade.

AF contnua
Depois de ter activado AF contnua, a cmara ir ajustar automaticamente a focagem em resposta a qualquer movimento da cmara ou do objecto a fotografar.

Esto disponveis trs opes: Pontual Ao centro AiAE (Inteligncia artificial AE)

53

O menu Reproduzir
Modo:
No modo de reproduo, prima o boto menu Reproduzir. para acessar o

Proteger
Para evitar que fotos ou clips de vdeo sejam eliminados acidentalmente use esta definio para bloquear um ou todos os ficheiros.

Para proteger/retirar a proteco a uma foto ou clip de vdeo: Por favor, consulte as seguintes seces para instrues detalhadas sobre as vrias opes de menu. 1. Use o boto seta para cima/para baixo para selecionar a proteo, pressione ou o boto direito para entrar no submenu. 2. Use o boto para cima/para baixo para selecionar uma nica imagem para bloquear a foto selecionada ou vdeo; ou selecione Todos para proteger todas as fotos e vdeos armazenados na memria/carto embutido. Pressione o boto para confirmar e enter na interface de proteo de foto/vdeo.

54

3. Pressione o boto para selecionar Sim para bloquear as fotos ou vdeos exibidos ou selecione desproteger para desbloquear e, em seguida, pressione o boto para cima/ para baixo para selecionar Voltar e retornar ao menu de reproduo. Aps selecionar reinicalizar, todas as configuraes de proteo do documento que foi definido como protegido sero canceladas.

Eliminar
Existem trs formas de excluir arquivos: (por favor, tenha em ateno que um ficheiro eliminado no poder ser recuperado.)

Eliminar um: 1. Na opo Excluir, selecione Um e pressione a tecla . 2. Pressione o boto Esquerdo/Direito para localizar a foto ou vdeo a ser excludo. Pressione o boto Para cima/Para baixo, selecione Sim e pressione para excluir o item ou selecione "Retroceder" para retornar ao menu anterior.

55

Eliminar Todos: 1. Na opo Excluir, selecione Tudo e pressione a tecla 2. Use o boto Para cima/Para baixo e selecione Sim para excluir todos os arquivos ou selecione Cancelar para retornar ao menu. Excluir Pasta Data: 1. Na opo Excluir, pressione o boto selecionar a Pasta Data. depois de .

DPOF (Formato para impresso digital)


A opo DPOF permite-lhe escolher as fotos que deseja imprimir e guarda as mesmas no carto de memria para que possa muito simplesmente entreg-lo num laboratrio fotogrfico sem ter de especificar as fotos que deseja que sejam impressas.

2. Use o boto Para cima/Para baixo para selecionar a Pasta de dados a ser excluda, pressione para confirmar, pressione Para cima/Para baixo para selecionar o item (Sim: para excluir o arquivo, Cancelar: para retornar ao menu) e pressione para confirmar. O indicador significa que um \ ficheiro est protegido. Dever r etirar a proteco antes de eliminar o ficheiro. A eliminao de ficheiros repe as definies DPOF.

56

Redimensionar
Esta opo permite-lhe redimensionar uma fotografia para uma resoluo especfica e guard-la como uma nova imagem. 1. Seleccione a opo Redimensionar no menu Reproduzir tal como descrito anteriormente.

Rodar
possvel utilizar esta definio para alterar a orientao da imagem. 1. Seleccione a opo Girar no menu Reproduzir tal como descrito anteriormente. 2. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para selecionar a foto que deseja girar. 3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a direco de rotao ou escolha Retroceder para cancelar a operao e voltar ao menu Reproduzir.

2. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para selecionar a foto que deseja redimensionar. 3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a resoluo (1024X768 ou 640X480) para redimensionar a imagem ou escolha Retroceder para cancelar a operao e voltar ao menu Reproduzir. 4. Prima o boto para confirmar a definio. RO redimensionamento de uma imagem cria um novo arquivo que contm a imagem na resoluo que seleccionou. O arquivo original permanece na memria.

4. Prima o boto

para confirmar a definio.

A imagem panormica e vdeo no podem ser rodados. O arquivo girado ir reproduzir o original.

57

Reduo de olhos vermelhos


Utilize esta opo para remover o efeito de olhos vermelhos da imagem. 1. Selecione a Reduo de Olhos Vermelhos no menu de Reproduo, como descrito anteriormente. 2. Use o boto Esquerdo / Direito para selecionar a foto da qual os olhos vermelhos precisam ser removidos. 3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo Sim para reduzir o efeito de olhos vermelhos na imagem escolhida ou escolha Retroceder para cancelar a operao e voltar ao menu Reproduzir.

Aparar

A configurao Trim lhe permite cortar fotos e salv-las como novas fotos. Para recortar uma imagem: 1. Com a cmera no modo Playback (Reproduo), pressione o boto do menu para acessar o menu de fotos. Em seguida, use o boto esquerdo/direito e selecione a guia "configurao de reproduo 2". Use o boto para baixo, selecione Trim e pressione o boto de funo na pgina de configurao de reproduo 2 no menu de reproduo. 2. Utilizando as teclas Esquerda/Di reita, ocalize a foto que deseja recortar e apresentar no LCD. 3. Use os botes de zoom e de navegao quando entrar.

4. Prima o boto

para confirmar a definio.

Para melhores resultados, o rosto do sujeito deve ser relativamente grande na tela de LCD, o sujeito deve estar olhando para a cmera e o efeito de olhos vermelhos deve estar claramente visvel.

58

4. Ser exibido "Salvar alteraes?" depois de pressionar o boto , selecione "S" para confirmar as alteraes e salvar a imagem, ou selecione "X" para cancelar as alteraes e retornar para a tela do ajuste de sistema. A imagem no pode ser cortada de novo quando cortada para 640x480.

HDR
Com funo do HDR, homogeneizando a exposio pode ser realizada nas fotografias tiradas. Ao otimizar detalhes de destaque e partes mais escuras sobre a imagem que podem ser queimadas ou em tela de alto contraste, a imagem ser mais refinada e mais estrea. 1. Selecione as configuraes no menu HDR Reproduo com o mtodo anterior descrito. 2. Pressione o boto esquerda e direita para encontrar a imagem que pretende otimizar e selecione Confirmar para realizar HDR otimizao ou selecione Retornar para voltar ao menu de reproduo.

Exiba organizao
Modo:
Pressione o boto no modo de Reproduo para entrar no menu do Exiba organizao.

Consulte as sees seguintes para mais detalhes de cada configurao. 3. Depois de usar a funo HDR, a imagem ser salvada como um novo arquivo, e o arquivo original ainda est guardado na memria.

59

Apres diapos
Esta opo permite-lhe visualizar todas as imagens guardadas sob a forma de uma apresentao de diapositivos. 1. Selecione o menu de slides, pressione o boto direito para entrar no menu de opes. 2. Pressione o boto para cima/para baixo para selecionar o efeito de reproduo, o intervalo de reproduo ou repetir o intervalo e, em seguida, pressione ou o boto direito para entrar na opo e ajustar as configuraes. Pressione o boto para confirmar as configuraes.

Configuraes do Papel de Parede


Utilize esta configurao para selecionar a sua imagem favorita para usar como fundo da tela LCD. 1. Prima o boto para Baixo para seleccionar o menu de Configurao de Fundo.

2. Prima o boto Direita, e a cmera ir entrar na Seleco de Fundo.

3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo Start para dar incio apresentao de diapositivos ou seleccione Cancel para cancelar a operao e voltar ao menu Reproduzir. 4. Prima o boto para confirmar a definio.

60

Fundo do Menu: Da guia de configurao de exibio, use o boto para cima/para baixo para selecionar a opo Wallpaper Settings (Configuraes de papel de parede), pressione o boto e, em seguida, pressione o boto direito para entrar no submenu do papel de parede . Pressione o boto para a direita e selecione User (Usurio), Nature (Natureza) ou Sparkling (Brilhante). Pressione a funo para confirmar a configurao.

Ecr inicial: Utilizar Cima / Abaixo para selecionar a opo de Parede de Boas-vindas, pressione ou Direita para selecionar um parede de boas-vindas, pressione o boto Esquerdo para voltar ltima pgina, e pressione para sair do menu.

Utilizador GE Logo

Utilizador Natureza Enquanto brilhando

61

Retroceder s Predefinies : Utilizar Cima / Baixo para selecionar a opo Voltar a Negligncia, pressione ou Direita para seleccionar se a tomar as configuraes padro, pressione boto esquerdo para voltar ltima pgina, e pressione para sair do menu.

Sim No

62

O menu Configurar
Modo :
.

PSA

2. Alterne entre as vrias opes com o boto para cima/ para baixo. 3. Prima o boto para a direita para aceder definio. Depois de seleccionar uma funo, pode premir o boto para cima para voltar aos outros menus Configurar cmara. Alternativamente, pode premir o boto para baixo para ir para o menu seguinte. Consulte as pginas seguintes para mais informaes sobre cada definio.

O menu Configurar est disponvel em todos os modos da cmara. Cada pgina do menu pode ser seleccionada premindo o boto e pode alternar entre os vrios menus usando o boto para a esquerda/para a direita.

Para configurar as definies: 1. Seleccione a pgina de menu que inclui a funo que quer ajustar e prima o boto para baixo.

63

Aviso sonoro
Utilize esta opo para ajustar o volume do aviso sonoro quando os botes da cmera so premidos e tambm para alterar os sons do boto do obturador, do temporizador e da operao de ligar/desligar a cmera. Para alterar esta opo: 1. Seleccione a opo Aviso sonoro no menu Reproduzir tal como descrito anteriormente. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para alternar entre o volume, o som do obturador, o som dos botes, o som do temporizador e o som da operao de ligar/ desligar a cmera.

Brilho do LCD
Utilize esta opo para ajustar o brilho do Visor LCD. 1. Seleccione a opo Brilho do LCD no menu Reproduzir tal como descrito anteriormente. 2. Seleccione a opo Automtico ou ajuste o nvel de brilho usando o boto para a esquerda/para a direita e prima o boto para confirmar a definio.

64

3. Prima o boto para a direita, prima o boto para cima/ para baixo para ajustar o volume e alterar o tom e prima o boto para confirmar a definio.

Poup energia
Esta definio permite-lhe poupar energia e prolongar a vida til da bateria. Siga as etapas seguintes para desactivar o Visor LCD e a cmera automaticamente aps um determinado perodo de tempo em inactividade. 1. Seleccione a opo Poup energia no menu Reproduzir tal como descrito anteriormente. 2. Prima o boto para cima/para baixo para seleccionar os itens de poupana de energia pretendidos para o ecr e para a cmara e prima o boto para a direita.

Aliment LCD: Activar, 30 seg., 1 min, 2 min. Aliment cmar: Activar, 3 min, 5 min, 10 min. 4. Prima o boto para confirmar.

Idioma
Consulte a seco Definio do idioma na pgina 14.

Zona
A opo Zona muito til durante as deslocaes ao estrangeiro. Esta opo permite-lhe ver a hora local no Visor LCD quando anda em viagem. 1. Seleccione a opo Zona no menu Configurar tal como descrito anteriormente. O ecr que mostra os vrios fusos horrios apresentado. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para alternar entre os campos que mostram a hora no seu pas e no pas de destino . 3. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para selecionar a cidade mais prxima do local desejado. Depois, prima o boto para confirmar.

3. Prima o boto para cima/para baixo para ajustar o item seleccionado. Ambos os itens incluem as seguintes opes:

65

Ficheiro
Formatar
Por favor, tenha em ateno: a formatao permite-lhe eliminar todo o contedo do carto de memria e da memria integrada, incluindo fotos e ficheiros de vdeo protegidos. Para utilizar esta funo: 1. Selecione o formato no menu Arquivo e Programa. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo Sim ou No. Depois, prima o boto para confirmar.

Data/Hora
Consulte a seco Definio da data e da hora na pgina 15.

3. Selecione Sim, a cmera ir formatar a mdia selecionada. Quando o carto de memria no tiver sido inserido na cmera, formate a memria interna; quando houver um carto de memria, somente o carto de memria pode ser formatado.

66

Copiar (copiar da memria interna para o carto de memria)


Use esta definio para copiar os arquivos ar mazenados na memria interna para o carto de memria. 1. Selecione a cpia para o carto de memria no menu Arquivo e Programa. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo Sim ou No. Depois, prima o boto para confirmar.

Nome ficheiro
Depois de ter tirado uma fotografia ou de ter gravado um clip de vdeo, a cmara guarda o ficheiro atribuindo-lhe um nmero de srie. Pode usar este item para escolher se o ficheiro deve ser numerado sequencialmente ou se deve comear com o nmero 1 e ser gravado numa outra pasta no carto de memria. (Quando o nmero de imagens no carto de memria maior do que 999, esta funo no estar disponvel). 1. Selecione o nome do arquivo no menu Arquivo e Programa. 2. Seleccione a opo pretendida com o boto para cima/ para baixo e prima o boto para confirmar.

67

Repor
Utilize esta opo para repor as predefinies da cmera. 1. Selecione a definio Zerar no menu Arquivo e Programa. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo Sim ou No. Depois, prima o boto para confirmar.

A funo Verso FW (verso do firmware)


Utilize esta definio para ver a verso actual de firmware da cmara. Selecione a verso FW no menu Arquivo e Programa.

Om de nieuwste frmware-versie bij te werken, kunt u naar de volgende website gaan. http://www.ge.com/digitalcameras.

68

Transmisso
Ligao ao PC
Utilize o cabo USB e o software ArcSoft (CD-ROM) fornecido juntamente com a cmera para copiar (transferir) as imagens para o computador.

Definio do modo USB


Uma vez que a porta USB da cmera possvel ser definida para ligao quer a um PC deseja a uma impressora, as etapas a seguir descritas permitir-lhe-o certificar-se de que esta porta est correctamente definida para ligao ao PC. 1. V at ao menu de configurao da cmara e seleccione a ligao USB com o boto para cima/para baixo e prima o boto para a direita. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo PC. 3. Prima o boto para confirmar a definio.

Transferncia de arquivos para o PC


O computador detecta automaticamente a cmera como um dispositivo amovvel. Faa um duplo clique sobre o cone O meu computador no ambiente de trabalho para procurar a unidade amovvel e copiar os arquivos da unidade para um directrio no PC, tal como o faria para copiar qualquer outra pasta ou arquivo. Utilizando o cabo USB, possvel transferir as fotos e os videoclipes capturados com a cmera para o PC. Siga as etapas seguintes para ligar a cmera a um PC. 1. Inicie um computador com o software ArcSoft previamente instalado. 2. Certifique-se de que a cmera e o PC esto ligados.

69

3. Ligue uma das extremidades do cabo USB fornecido porta de sada USB/AV da sua cmera. 4. Ligue a outra extremidade do cabo a uma porta USB disponvel no PC.

Sistema operacional Windows (Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7.) Clique no boto [Remover o hardware com segurana] cone e remover o conector USB de acordo com o menu apareceu.

Macintosh 5. Desligue a cmera quando a transferncia ficar concluda. Arraste e largue o cone sem nome para o caixote do lixo. ("Sem ttulo")

Se a porta USB estiver definida para a opo [PC] :


Desligue a cmera e o cabo USB.

Se a porta USB estiver definida para a opo [PC (PTP) ] :


Desligue a cmera do computador tal como se descreve abaixo antes de a desactivar e de desligar o cabo USB.

70

Ligao a uma impressora PictBridge


A especificao PictBridge per mite a impresso de imagens a partir de um carto de memria existente numa cmera digital directamente para uma impressora, independentemente da marca. Para saber se uma impressora compatvel com a especificao PictBridge, basta procurar o logtipo PictBridge na embalagem ou consultar a lista de especificaes no manual. Com a funo PictBridge da cmera, possvel imprimir directamente as fotos tiradas utilizando uma impressora PictBridge e o cabo USB fornecido. No necessrio ter um PC. 1. V at ao menu de configurao da cmara e seleccione a ligao USB com o boto para cima/para baixo e prima o boto para a direita. 2. Utilize os botes Para cima/para baixo para selecionar o item Impressora. 3. Prima o boto para confirmar a definio.

Definio do modo USB


Uma vez que a porta USB da cmera possvel ser definida para ligao deseja a um PC deseja a uma impressora, as etapas a seguir descritas permitir-lhe-o certificar-se de que esta porta est correctamente definida para ligao a uma impressora. Depois de ter feito a reposio da cmara, esta muda automaticamente do modo USB para o modo PC.

71

Ligao da cmera impressora.


1. Certifique-se de que a cmera e a impressora esto ligadas. 2. Ligue uma das extremidades do cabo USB fornecido porta USB da sua cmera. 3. Ligue a outra extremidade do cabo a uma porta USB na impressora.

Se a cmera no estiver ligada a uma impressora PictBridge, a seguinte mensagem de erro mostrada no Visor LCD.

A mensagem de erro acima igualmente mostrada caso o modo USB no esteja definido correctamente. Neste caso, deve desligar o cabo USB, verificar as definies do modo USB, certificar-se de que a impressora est ligada e depois tentar ligar novamente o cabo USB.

72

Sist vdeo
Use este recurso para alterar o sistema de vdeo entre NTSC ou PAL. 1. Selecione o Sistema de Vdeo no menu de Configurao de Conexo. 2. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar a opo NTSC ou PAL. Depois, prima o boto para confirmar. A sada do sinal de vdeo possvel ser alternada entre as normas NTSC ou PAL segundo as normas em vigor nas diferentes regies. A norma utilizada varia de regio para regio. NTSC: E.U.A., Canad, Taiwan, Japo, etc. PAL: Europa, sia (excluindo Taiwan), Ocenia, etc. Nota: Se selecionar a norma de vdeo incorrecta no conseguir ver as imagens correctamente no televisor.

73

Utilizao do menu PictBridge


Depois de definir o modo USB para Impressora, o menu PictBridge apresentado.

Impresso da data
Caso tenha definido a data e a hora na cmera, a data deve ser includa em todas as fotos que tirar. possvel imprimir a data nas fotos que tirar seguindo as etapas seguintes. 1. Seleccione a opo PImprimir data no menu PictBridge. O Visor seguinte aparece.

Seleccione um item de menu com o boto para cima/para baixo e prima o boto para a direita ou o boto para aceder ao item. Consulte as sees seguintes para mais informaes sobre cada definio. 2. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para se deslocar pelas fotos.

74

3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar o nmero de cpias da foto mostrada. 4. Prima o boto para ver o Visor seguinte.

Impresso sem data


Utilize esta opo para imprimir as fotos sem data. 1. Seleccione a opo Imprimir sem data no menu PictBridge. O Visor seguinte aparece.

5. Seleccione Sim para imprimir ou sair, ento prima o boto novamente.

2. Utilize o boto Para a esquerda/para a direita para se deslocar pelas fotos. 3. Utilize o boto Para cima/para baixo para selecionar o nmero de cpias da foto mostrada. 4. Prima o boto para ver o Visor seguinte.

75

Impresso do ndice
possvel utilizar esta definio para imprimir todos os ndices de forma a possvelr ver todas as fotos actualmente guardadas na cmera. 1. Seleccione a opo Imprimir ndice na totalid no menu PictBridge. O Visor seguinte aparece.

5. Seleccione Sim para imprimir ou sair, ento prima o boto novamente.

2. Selecione Sim para imprimir ou sair, ento prima o boto novamente.

76

Impresso DPOF
Para utilizar a especificao de impresso DPOF, tem de selecionar primeiro as fotos que deseja imprimir utilizando esta especificao. Consulte a seco DPOF na pgina 56. 1. Seleccione a opo Imprimir imagens DPOF no menu PictBridge. O Visor seguinte aparece.

Sair
Para sair do menu PictBridge seleccione a opo Sair. A mensagem Remova o cabo USB apresentada.

Desligue o cabo USB da cmera e da impressora.

2. Seleccione Sim para imprimir ou sair, ento prima o boto novamente.

77

APNDICES
Especificaes
"Design e especificaes sujeitos a alterao sem aviso prvio." Pixels do Sensor de Imagem Ativo Pixels do Sensor de Imagem Total Distncia Focal [equivalente a filme de 35 mm] Nmero F Lentes Estrutura das Lentes Zoom ptico Alcance de Foco Visor Anti-Balano Zoom Digital 14.14 Megapixels 14.48 Megapixels [1/2.33"CMOS] 4.9 mm (largura) 73.5 mm (Tele) [27 mm (largura) 405 mm (Tele)] F3.0 (largura) F5.2 (Tele) 11 grupos 14 elementos 15x Normal: (largura) 23,6 pol. ~ /60 cm ~ (Tele) 47,2 pol. ~ /120 cm ~ Macro: 1,9 pol. ~ /5 cm ~ (Somente largura) No Pixels do Sensor de Imagem Total Zoom Digital de 6x (Zoom combinado: 90x)

78

Nmero de Pixels de Gravao

Imagem Parada Filme

14MP: 43203240, (3:2)12MP: 43202880, 8MP: 32642448, 5MP: 25921944, 3MP: 20481536, (16:9)2MP: 19201080, 0.3MP: 640480 VGA, QVGA tima, Boa, Normal Sim Exif 2.2 (JPEG) Quick Time Motion JPEG, udio: G.711 [Mono] Auto, Manual, Cenrio Automtico, Cenrio (Paisagem, Desporto, Praia, Pr-dosol, Fogo-de-artifcio, Paisagem nocturna, Retrato nocturno, Reunio, Crianas, Interior, Neve, ID, Museu, Quadro da foto, Fotos em movimento, Texto, Folhagem, Vidro, Aqurio, Rascunho), Exposio Auto Prog, Prioridade de Obturador, Prioridade de Abertura, Retrato, Panorama e Video Clip Rosto, Sorriso, Piscar Sim Sim (Ps-tratamento) Sim (Horizontal) 0~ 170

Compresso de Imagem Suporte DCF, DPOF (Ver 1.1) Formato de Arquivo Imagem Parada Filme

Modos de Disparo

Recursos de Deteco Reduo de Olhos Vermelhos HDR Imagem Parada Captura de Panorama ngulo de Visualizao

79

Tela LCD Sensibilidade ISO Mtodo AF Mtodo de Medio de Exposio Mtodo de Controle de Exposio Compensao de Exposio Velocidade do Disparo Disparo Contnuo Modos de Reproduo Controle do Balano de Branco

2.7 polegadas (230 k Pixels) Auto, ISO80/100/200/400/800/1600(4M)/3200(4M) AF nico, Multi AF (TTL 13 pontos), Deteco de Face, Luz Auxiliar AF (Ligada/Desligada) AE Inteligncia Artificial (AiAE), Mdia do Peso Centralizado, Ponto (Fixo no Centro do Quadro), AE Rosto AE Programa (Trava AE Disponvel), Prioridade de Abertura, Antes do Obturador 2EV em Aumentos de 1/3 Etapas 1/2000 ~ 4 segundos (Manual: 30 Seconds) Sim Foto nica, ndice (9/16 Miniaturas), Show de Slide, Filme, Data Zoom (Aprox. 2x ~ 8x), Tela de Histograma Auto (AWB), Luz do Dia, Nublado, Fluorescente, CWF Fluorescente, Incandescente, Manual

80

Mtodo do Flash Flash Modos de Flash Intervalo de Disparo Mdia de Gravao Outras Funes Entradas Potncia Capacidade de Disparo (Desempenho da Bateria) Ambiente de Operao Dimenses (LAD) Peso Acessrios Fornecidos (Pode Diferir Dependendo do Pas ou rea)

Pop-up Auto, Reduo de Olhos Vermelhos, Flash Forado, Sem Flash, Sincronizao Lenta, Reduo de Olhos Vermelhos + Sincronizao Lenta (Largura) Aprox. 11,8 pol. ~ 177,1 pol. / 0,3 m ~ 4,5 m (ISO400) (Tele) Aprox. 19,6 pol. ~ 157,4 pol. / 0,5 m ~ 4,0 m (ISO800) Memria Interna: Aprox. 13MB Carto SD/SDHC (Suporta at 16GB) [Sem Suporte ao Carto MMC] Ponte da Imagem, Suporte de Impresso de Sada, Suporte a Vrios Idiomas (26 Idiomas) AV-OUT/USB 2.0 (USB de 8 micro pinos) 4 pilhas alcalinas AA Bateria AA NiMH [vendida em separado] Pilhas alcalinas AA: Aprox. 300 fotos (com base nas normas CIPA) Bateria AA NiMH: Aprox. 500 fotos (com base nas normas CIPA) Temperatura: 32 ~ 104F/0 ~ 40 C, Umidade: 0 ~ 90% Aprox. 4,0 2,9 2,6 pol./103,0 74,0 68,0 mm (Com base no padro CIPA) Aprox. 12oz./350g (Somente Estrutura) Baterias AA alcalinas, Cabo USB Ala, CD-ROM, Tampa Lente Guia de Inicializao Rpida, Guia de Funo, Carto de Garantia
o

81

Mensagens de erro
Mensagens Erro do carto Carto cheio Erro de imagem Sem imagem Erro da lente Erro do sistema Proteco contra gravao Fora de alcance Explicao O carto de memria no foi formatado. O carto de memria est cheio e no possvel armazenar mais arquivos. A imagem no foi correctamente capturada. A imagem est danificada. No existem arquivos de imagem no carto de memria ou na memria interna. A lente est provavelmente encravada e a cmera vai desligar-se automaticamente. Erro inesperado. A patilha de proteco contra escrita do carto de memria est definida para a posio de bloqueio. Aquando da captura de imagens no modo Panormico, a direco do movimento estava incorrecta ou o ngulo estava fora do alcance das definies internas.

82

Mensagens O carto de memria no est formatado, deseja formatar? Imagem no possvel ser elimin A cmera a gravar, aguarde A bateria est gasta Este arquivo no possvel ser reproduzido Sem ligao Erro de impresso Impossvel imprimir

Explicao Confirme se deseja formatar o carto de memria. O arquivo de imagem ou de vdeo que est a tentar eliminar est protegido. No so permitidas outras aces durante a gravao de vdeo/de udio A bateria est gasta. O formato da imagem no possvel ser reconhecido pela cmera. A cmera no est correctamente ligada impressora. H um problema com a cmera ou com a impressora. Verifique se a impressora tem papel ou tinta. Verifique se a impressora tem o papel encravado.

83

Resoluo de problemas
Problema A cmera no liga. Causas possveis A bateria ficou sem carga. A bateria no foi correctamente introduzida. A cmera desliga-se durante o funcionamento. A imagem est desfocada. A bateria ficou sem carga. A lente est suja. As imagens e os arquivos de vdeo no podem ser salvos. A imagem no capturada quando o boto do obturador premido. aparece ao tirar a fotografia. Soluo Substitua por uma bateria totalmente carregada. Confira o positivo eo negativo esto corretos quando instalar a bateria. Substitua por uma bateria totalmente carregada. Use um pano macio para limpar a lente da cmera. Use o modo Anti-tremulao. Substitua o carto de memria por um novo. Elimine as imagens que no deseja. O carto de memria est cheio. No existe espao suficiente para guardar arquivos. O disco seletor de modo est definido para o modo de reproduo. Desbloqueie o carto de memria. Substitua o carto de memria por um novo ou elimine o contedo deste carto. Elimine as imagens que no deseja. O carto de memria est bloqueado. Gire o disco seletor de modo para um modo de captura de fotografias.

O carto de memria est cheio.

84

Causas possveis A cmera no est correctamente ligada impressora. A impressora no compatvel com a especificao PictBridge. Verifique se a impressora tem papel ou tinta. O papel encravou na impressora. Grave no carto de memria lenta Quando o filme acima de HD gravado no carto de memria abaixo da Classe mente 4, provavelmente estar muito lento para continuar a gravao. No impossvel gravar no carto de O Carto de memria est no estado de proteo contra gravao. memria Quando gravar ou tirar fotos, o fenmeno de interrupo do carto de memria (como devido a um baixo espao de armazenamento, etc.) no permite a continuao das fotos ou gravao. O nmero de imagens ou capas Muitos filmes para processar no carto de memria excedeu as especificaes, portanto, a reproduo da pasta de data no pode ser exibida.

Problema No possvel imprimir imagens a partir da impressora ligada.

Soluo Verifique a ligao entre a cmera e a impressora. Utilize uma impressora PictBridge. Coloque algum papel na impressora. Substitua o tinteiro. Remova o papel encravado. Por favor, selecione HCSD ou foto aps formatar este carto. Por favor, substitua o carto de memria. Por favor, tire fotos novamente.

Exclua os arquivos desnecessrios. Transfira os arquivos do carto de memria para outra rea.

85

http://www.ge.com/digitalcameras

imagination at work

Printed in China 2012 General Imaging Company

Follow us on

Anda mungkin juga menyukai