Anda di halaman 1dari 2

OPES DO CONSUMIDOR

Quando houver problema de fabricao do produto, o fornecedor tem 30 dias para corrigi-lo . Depois desse prazo, quem escolhe o consumidor, que poder exigir:

? ? ?

a troca do produto; ou o abatimento no preo; ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

janeiro/2007

Havendo problema na prestao do servio, o consumidor poder exigir: ? que o servio seja feito novamente, sem qualquer custo; ? ou abatimento no preo; ? ou devoluo do valor pago, em dinheiro, com correo monetria. Se o problema a quantidade do produto, o consumidor poder exigir; troca do produto; ou abatimento no preo; ou pedir que a quantidade seja completada de acordo com a indicada no rtulo ou solicitada pelo consumidor; ? ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

DIREITOS DO CONSUMIDOR
A Fundao Procon So Paulo tem como principal tarefa a proteo e defesa do consumidor. Em maro de 1991 entrou em vigor o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90), que estabelece os direitos dos consumidores. Todos somos consumidores, por isso devemos conhecer bem a lei que nos protege: quais so nossos direitos, deveres e como podemos reclamar toda vez que nos sentirmos prejudicados. Aqui, vamos apresentar alguns direitos bsicos, extrados da Lei 8.078/90, em uma linguagem mais simplificada e acessvel.

NOES BSICAS SOBRE

? ? ?

DEFINIES
Consumidor: qualquer pessoa ou grupo de pessoas que adquire produtos ou servios. Fornecedor: toda pessoa ou empresa que habitualmente fabrica, constri, importa, comercializa produtos ou presta servios no mercado de consumo, mediante remunerao. Produto: todo bem mvel (alimentos, eletrodomsticos, etc.) ou imvel (casa, terreno, lote, etc.), material ou imaterial (linha telefnica) disponibilizado no mercado de consumo. Servio: qualquer atividade oferecida no mercado mediante pagamento. So exemplos: o ensino particular, a assistncia mdica, a assistncia tcnica, entre outros, como tambm os servios pblicos, bancrios, financeiros, de crdito e de seguros.

ATENDIMENTO, CONSULTAS E RECLAMAES


POSTOS POUPATEMPO 2 a 6, das 7h 00 s 19h 00 - Sbados, das 7h 00 s 13h 00 Itaquera: Av. do Contorno, 60 Metr Itaquera Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 S: Rua do Carmo s/ n ATENDIMENTO ELETRNICO site do Procon-SP: www.procon.sp.gov.br (no recebe reclamaes) site da Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania: www.justica.sp.gov.br OUTROS ATENDIMENTOS Cartas: Caixa Postal 3050 - Cep: 01061-970 / SP Fax: (11) 3824-0717 - 2 a 6, das 10h 00 s 16h 00 Cadastro de Reclamaes Fundamentadas: (11) 3824-0446 - 2 a 6, das 8h 00 s 17h 00 Telefone: 151 - 2 a 6, das 8h 00 s 17h 00 OUVIDORIA DO PROCON-SP R. Barra Funda, 930, 1 and. - Sala 115 - Barra Funda - Cep 01152-000 - So Paulo/SP Telefone/Fax: (11)3826-1457 e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br OUTROS MUNICPIOS Consulte a prefeitura de sua cidade ou o site do Procon-SP

PROTEO SADE E SEGURANA


Um dos direitos bsicos do consumidor a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos (artigo 6, inciso I do CDC). Produtos perigosos por natureza devem ser acompanhados de rtulos que tragam todas as informaes necessrias sobre seu uso, composio, antdoto e toxicidade (inseticidas, lcool, gua sanitria, gs, etc.). Existem casos em que apenas depois do fornecedor colocar o produto a venda o seu risco passa a ser conhecido. Quando isso acontece o fornecedor deve divulgar imediatamente todas as informaes cabveis a cerca do problema identificado por meio de anncios publicitrios em rdio, televiso e jornal, este procedimento recebe o nome de RECALL.

SECRETARIA DA JUSTIA E DA DEFESA DA CIDADANIA

INFORMAO
Produtos e servios devem ser oferecidos com informaes corretas e claras, em lngua portuguesa, sobre as suas caractersticas, quantidade, qualidade, composio (ingredientes), preo, garantia, prazo de validade, fabricante, origem e sobre os riscos que porventura possam apresentar. O Cdigo de Defesa do Consumidor estabelece normas que exigem do fornecedor essa obrigao na oferta e apresentao de produtos ou servios. Quando o consumidor compra um produto nacional ou importado (por exemplo: um eletrodomstico), o fabricante ou importador deve garantir a troca das peas do produto enquanto estiver venda. E, mesmo depois que o produto deixou de ser fabricado ou importado, a oferta das peas dever ser mantida por determinado prazo.

A PROTEO CONTRATUAL
Contrato um acordo onde as pessoas assumem direitos e obrigaes entre si. O fornecedor tem a obrigao de fornecer ao consumidor o contrato para leitura prvia. Ele dever ser escrito de forma simples, legvel e de fcil compreenso. Nem sempre o contrato elaborado e escrito pelas partes. Se uma delas apresentar outra um contrato j elaborado e impresso para assinar, este ser chamado contrato de adeso.

COBRANAS DE DVIDAS
O Cdigo de Defesa do Consumidor no permite que o fornecedor faa escndalos na porta da casa do consumidor ou tenha qualquer outra atitude que exponha o consumidor ao ridculo. ATENO: consumidor que no paga deve ser cobrado, mas no exposto a situaes vergonhosas.

OFERTA
Todos os meios utilizados pelo fornecedor para aproximar o consumidor dos produtos ou servios colocados sua disposio no mercado de consumo uma oferta. Tudo que for ofertado dever ser cumprido, caso contrrio, direito do consumidor escolher entre:

PRAZOS DE ARREPENDIMENTO
O consumidor que comprar um produto ou contratar um servio fora do estabelecimento comercial tem direito a se arrepender da compra ou da contratao no prazo de 07 (sete) dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. considerada compra ou contratao fora do estabelecimento comercial quando for por:

exigir o cumprimento da oferta; escolher outro produto ou prestao de servio equivalente; cancelar o contrato e pedir a devoluo do que pagou, devidamente corrigido.

Qualquer uma das alternativas acima no exclui o direito de requerer indenizao por perdas e danos na Justia.

PUBLICIDADE
Toda publicidade deve ser clara para que o consumidor possa identific-la facilmente, ou seja, a sua mensagem no pode deixar dvidas quanto ao fato de estar ofertando produtos ou servios. O fornecedor deve manter consigo todas as informaes tcnicas e cientficas que comprovem ser a propaganda verdadeira. O Cdigo de Defesa do Consumidor probe publicidade enganosa ou abusiva. Publicidade Enganosa a que contm informaes falsas sobre o produto ou servio, que faz com que o consumidor entenda incorretamente os dados sobre caractersticas, quantidade, origem, preo e propriedades do produto ou servio. Tambm enganosa a publicidade que omite dados essenciais. Publicidade Abusiva aquela capaz de gerar discriminao, estimular a violncia, explorar o medo e a superstio, aproveitar da falta de experincia da criana, desrespeitar valores ambientais ou induzir a comportamentos prejudiciais sade e segurana. Tudo o que for anunciado deve ser cumprido. As informaes da propaganda fazem parte do contrato.

telefone, carta, internet; vendedores na porta de casa ou no local de trabalho; outros meios que estejam fora do estabelecimento comercial.

No caso de arrependimento, o consumidor dever comunicar por escrito o fornecedor e devolver o produto ou suspender o servio, assim, ter direito devoluo do valor pago, com correo monetria.

PRAZOS PARA RECLAMAR


Para que o consumidor possa reclamar de qualquer problema em um produto ou servio necessrio que tenha sempre a nota fiscal ou a cpia do contrato. O prazo para o consumidor reclamar do problema do produto ou servio de:

30 (trinta) dias para produto ou servio no durvel. Ex.: alimentos. 90 (noventa) dias para produto ou servio durvel. Ex.: eletrodomsticos.

Esses prazos sero contados a partir do recebimento do produto ou trmino do servio. Se o problema no for evidente (vcio oculto) os prazos comeam a ser contados a partir do seu aparecimento.

Anda mungkin juga menyukai