Anda di halaman 1dari 11

GUIDG.COM PG.

13/04/09 QGI TABELA PERIDICA (TP)


(Corrigido e revisado na data exibida acima)

CONCEITOS BSICOS DA TABELA PERIDICA ATUAL


A Tabela Peridica um arranjo dos elementos que reflete suas relaes de famlia.
(Princpios de Qumica, Peter Atkins, Loretta Jones, B.5 Organizao dos Elementos).

OBS: * necessrio dispor da tabela peridica em mos. Faa o download no site.


* Recomenda-se um estudo prvio de Noes fundamentais de Qumica e da distribuio eletrnica em subnveis (diagrama de Linus Pauling). * Omitimos as notas histricas, e os crditos pelo desenvolvimento da tabela. * Adaptaes e correes sero feitas regularmente.

Tab.01

Por muitos anos, houve um desacordo internacional quanto s nomenclaturas dos grupos, perodos e at mesmo as sries. Por esta razo a IUPAC em 1990 publicou a recomendao final para um novo sistema. Nesta pesquisa seguiremos as recomendaes atuais segundo a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry / Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada). Quando houver necessidade de colocar as nomenclaturas usadas comumente, colocaremos a recomendada acompanhada da sigla (IUPAC) entre parnteses. Ex: actinides (IUPAC), actindeos. Isso implica que a IUPAC recomenda o termo actinides ao invs de actindeos como conhecido.

GUIDG.COM PG. 2
Os smbolos e os nmeros dos elementos: Cada elemento na tabela peridica representado por um smbolo e este por sua vez normalmente acompanhado de outros nmeros que so importantes para o nosso estudo. Estes nmeros so as caractersticas ou propriedades dos elementos. importante lembrar que cada tabela peridica traz a sua legenda, ou seja, nem toda tabela igual, e os nmeros podem estar arranjados de formas diferentes, por isso que devemos conhecer cada um desses nmeros. Representao para os elementos:

, representaremos os elementos dessa forma.

Mas veja que a tabela atual (adotada neste estudo) traz uma representao diferente:

X
A

, por

isso que devemos ficar atentos legenda de cada tabela, l que saberemos o que cada nmero significa. Legenda da representao: (X) smbolo do elemento qumico. (Z) O nmero atmico: o nmero de prtons (p) existente no ncleo do tomo. Para um tomo no estado neutro (ou fundamental) o nmero de eltrons (e) igual ao nmero de prtons. tomo no estado neutro: Z = p = e (A) O nmero de ncleons ou massa atmica. A massa do tomo concentra-se no ncleo por isso a massa do tomo : A = Z + N As massas so medidas em mol, ou seja no medimos a massa de um tomo, mas sim a massa de um mol de tomos. O mol uma constante e seu valor : (N) o nmero de nutrons.

6,022 14 B10

23

Semelhana entre tomos: verificamos que os elementos podem ser semelhantes em suas propriedades. As propriedades iguais recebem nomes especficos, vejamos os principais: Istopos: So tomos com o mesmo nmero de prtons. Istonos: So tomos com o mesmo nmero de nutrons. Isbaros: So tomos com o mesmo nmero de massa ou ncleons. Isoeletrnicos: So tomos com o mesmo nmero de eltrons. ons: Quando um tomo perde ou ganha eltrons passamos a cham-lo de on, por sua vez cada um tem um nome especfico, e so dois: * Ctions: So tomos que perderam eltrons, eles ficam carregados positivamente devido ao nmero de prtons ser maior que o nmero de eltrons. * nions: So tomos que ganharam eltrons, e por sua vez passam a ser ons carregados negativamente. Voc pode obter os valores experimentais no arquivo (pdf) de medidas fsicas presente no site: O Sistema internacional, Unidades derivadas, nmeros, constantes, prefixos.... Conceitos iniciais sobre classificao dos elementos: * Metais: encontrados na natureza, bons condutores de calor e eletricidade. Possuem brilho, so flexveis e dcteis (isto podem ser alongados em fios). * No-Metais (Ametais): estes elementos so os que existem em maior quantidade na natureza. Eles no tem brilho, no so flexveis nem bons condutores de calor e eletricidade (so isolantes). * Semimetais (Metalides): possuem propriedades intermedirias entre Metais e No-Metais. * O Hidrognio 1H
b c

no pertence a nenhum grupo ou famlia, e deve ser tratado de forma

exclusiva por apresentar propriedades diferentes dos demais elementos. A tabela que utilizamos neste estudo o modelo adotado pela IUPAC, onde o Hidrognio colocado no lado esquerdo superior por ter apenas um eltron na camada de valncia.

GUIDG.COM PG. 3
Elementos naturais: so encontrados na natureza. Elementos artificiais: so produzidos em laboratrios e se classificam em: b c * Cisurnicos: apresentam nmero atmico abaixo do Urnio 92U . * Transurnicos: apresentam nmero atmico acima do Urnio
b
92

U . O Urnio o ltimo

elemento natural, portanto todos os elementos com nmero atmico acima do urnio so artificiais. Na TP atual os elementos encontram-se dispostos em linhas e colunas por ordem crescente de nmero atmico (Z). "As propriedades fsicas e qumicas dos elementos so funes peridicas de seus nmeros atmicos". A lei peridica e a organizao da tabela peridica so conseqncias da configurao eletrnica dos elementos, resultante da hierarquia mecnico-quantica dos orbitais, subcamadas e camadas. A periodicidade eletrnica a causa fundamental das periodicidades observadas nas propriedades atmicas, fsicas e qumicas.

Os grupos ou famlias: So as 18 colunas verticais. Os perodos: So as 7 linhas horizontais (e associado a letra n que significa nmero quntico principal. O perodo tambm indica o nmero de camadas eletrnicas e a camada de valncia do elemento. Ex: todos os elementos do quinto perodo possuem cinco camadas eletrnicas, e sua camada de valncia a quinta, ou seja, O. Camadas eletrnicas Nvel de energia = K L M N O P Q Nmero quntico principal (n) = 1 2 3 4 5 6 7 Nmero de eltrons = 2 8 18 32 32 18 8 * O nmero quntico principal indica o nvel de energia. * O nmero de eltrons em cada nvel dado genericamente por 2n 2 , mas entre os tomos conhecidos o nmero mximo de eltrons num mesmo nvel 32. Ex: Configurao eletrnica do Sdio: b c Sdio 11Na : 1s 2 , 2s 2 , 2p 6 , 3s 1, est no 3 perodo. * Esta representao da distribuio de eltrons por camadas (tambm chamada de configurao eletrnica), denominada notao espectroscpica. * camada da valncia a ultima camada (mais externa) eletrnica de um tomo, no caso do Sdio a 3, que corresponde camada M, portanto n = 3. * valncia significa capacidade de combinao, e os eltrons na camada mais externa so grandemente embora no exclusivamente, responsveis pela maneira como os tomos se combinam (formao de ligaes). * e.c.v. = abreviao de eltrons na camada de valncia. Os blocos: So as quatro regies s, p, d e f. So chamadas assim por razes relacionadas com a estrutura atmica. Os membros do bloco d, com exceo do grupo 12 (famlia do Zinco) so chamados de elementos de transio, pois esses elementos tm carter de transio entre os metais do bloco s que reagem vigorosamente, e os metais menos reativos do lado esquerdo do bloco p. Os membros do bloco f aparecem na parte inferior da tabela para economizar espao, so chamados de elementos de transio interna e pertencem todos ao terceiro grupo. Os elementos da linha superior desse bloco (sexto perodo), comeando pelo Lantnio, so chamados de lantanides (IUPAC) ou tambm lantandeos. J os elementos da linha

GUIDG.COM PG. 4
inferior (stimo perodo) comeando pelo Actnio, so os actinides (IUPAC), tambm chamados de actindeos. Os blocos s e p constituem os principais grupos (1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18), tambm conhecidos como elementos representativos. Alguns grupos possuem denominaes especiais, e falaremos a seguir.

* Os elementos que pertencem a um mesmo grupo ou famlia apresentam propriedades semelhantes, pelo fato de possurem o mesmo nmero de e.c.v. Elementos Representativos: So elementos cuja configurao eletrnica termina em s ou p: Grupo 1 2 13 14 15 16 17 18 Famlia Metais alcalinos Metais alcalino-terrosos Famlia do Boro Famlia do Carbono Famlia do Nitrognio Calcognios Halognios Gases Nobres Terminao:

s1 s2 p1 p2 p3 p4 p5 p6

Para os elementos representativos (e somente para os elementos representativos) o grupo est relacionado com os nmeros de e.c.v. Metais alcalinos: So todos metais macios e brilhantes que fundem-se em temperaturas baixas, todos produzem hidrognio em contato com a gua. Metais alcalino-terrosos: Clcio, Estrncio e Brio, mas o nome frequentemente estendido aos demais membros do grupo. Os metais do grupo 2 tem propriedades em comum com os metais do grupo 1, mas com reaes menos vigorosas. Gases Nobres: So chamados assim porque se combinam com muito poucos elementos. So quimicamente neutros.

GUIDG.COM PG. 5

Tab.02 (Tabela peridica atual)

A Conveno cerne do gs Nobre compreende basicamente na utilizao de um dos seis gases nobres conhecidos (colocado entre colchetes) para a notao espectroscpica (descrio da configurao eletrnica) de quaisquer elementos que tenham nmero atmico maior que o respectivo gs nobre. Abaixo alguns exemplos de configuraes eletrnicas dos elementos representativos, seguido de sua classificao na TP. Este primeiro exemplo mostrar como utilizamos a conveno cerne do gs nobre, todas as prximas configuraes eletrnicas seguiro este procedimento. Cerne significa a parte mais interna de alguma coisa. Neste caso so as camadas eletrnicas mais internas do tomo.

GUIDG.COM PG. 6
Recomendamos no incio desta pesquisa um breve estudo do diagrama de Linus Pauling, mas para esclarecimento do exerccio ao lado esta o diagrama: Isto indica o aumento de energia nos subnveis, e seguimos este diagrama para escrever a configurao eletrnica de qualquer elemento da tabela peridica.

Fig.01

Ltio:bUtilizando o diagrama de Linus Pauling, podemos escrever sua configurao eletrnica. c

Ltio 3Li : 1s 2 2s 1

Para o Ltio no vemos problema em escrever toda a notao, isto porque ele tem nmero atmico igual a trs, mas e se fosse 30? Por isso que existe essa facilidade da conveno, veremos a seguir como utiliza-la. O Ltio se encontra depois do gs nobre Hlio, ento podemos utiliz-lo para escrever sua configurao eletrnica, colocamos o Hlio entre colchetes assim [He] e seguimos o diagrama de Linus Pauling a partir do nmero quntico principal (n) do elemento e sempre comeando do primeiroc b orbital (s) at completar o nmero de eltrons:

Ltio 3Li : He 2s 1
@ A

Agora podemos definir o lugar na tabela peridica do Ltio: Perodo: 2 Terminao: s 1 e.c.v.: 1, portanto pertence ao grupo 1

Clcio

Perodo: 4 Terminao: s 2 e.c.v.: 2, portanto pertence ao grupo 2 * Para elementos com 3 ou mais e.c.v. somar 10 unidades para encontrar o grupo ou famlia.

20

Ca : Ar 4s 2
A

c @

Alumnio

Perodo: 3 Terminao: p 1 e.c.v.: 2+1+(10), portanto pertence ao grupo 13

2 1 13 Al : Ne 3s 3 p

c @

Carbono 6C : He 2s 2 2p 2
Perodo: 2 Terminao: p 2 e.c.v.: 2+2+(10), portanto pertence ao grupo 14
A

c @

Fsforo

Perodo: 3 Terminao: p 3 e.c.v.: 2+3+(10), portanto pertence ao grupo 15

2 3 15P : Ne 3s 3 p

c @

GUIDG.COM PG. 7

Selnio

Perodo: 4 Terminao: p 4 e.c.v.: 2+4+(10), portanto pertence ao grupo 16

34

Se : Ar 4s 2 3d
A

c @

10

4p 4

Iodo

Perodo: 5 Terminao: p 5 e.c.v.: 2+5+(10), portanto pertence ao grupo 17

2 53I : Kr 5s 4d

c @

10

5p 5

Argnio

Perodo: 3 Terminao: p 6 e.c.v.: 2+6+(10), portanto pertence ao grupo 18 A exceo fica para o Hlio que um gs nobre porque possui sua camada de Valencia completa (K), isto , com 2 eltrons. Elementos de Transio ou Transio externa: * So elementos cuja distribuio eletrnica sempre termina em d. * O subnvel mais energtico sempre uma unidade menor que o perodo (ou n), e utiliza-se a ` a 1 a 10 seguinte expresso: ns 2 n @ 1 d . * Para encontrar o grupo utilizando a distribuio eletrnica, basta somarmos o nmero de e.c.v. com o nmero de eltrons no subnvel mais energtico (e.s.m.e).

18

Ar : Ne 3s 2 3p 6
A

c @

Titnio

n=4 ` a ` a ` a Substituindo: ns 2 n @ 1 d = 4s 2 4 @ 1 d = 4s 2 3 d Portanto ` camada da valncia 4s 2 , e o subnvel mais energtico 3d . a a ` a Grupo = e A c A v A + e A s A m A e A = 2 + 2 = 4

Ti : Ar 4s 2 3d 22
A

c @

Paldio

n=5 ` a ` a ` a Substituindo: ns 2 n @ 1 d = 5s 2 5 @ 1 d = 5s 2 4 d ` a Portanto a camada da valncia 5s 2 , e o subnvel mais energtico 4 d . ` a ` a Grupo = e A c A v A + e A s A m A e A = 2 + 8 = 10 Elementos de Transio interna: * So elementos cuja distribuio eletrnica termina em f (que seu subnvel mais energtico), (constituem as sries dos lantandeos e actindeos, 6 e 7 perodo respectivamente). * O subnvel mais energtico sempre duas unidades menores que o perodo (ou n), e utiliza-se a ` a 1 a 14 seguinte expresso: ns 2 n @ 2 f . * Todos pertencem ao mesmo grupo: 3

46

Pd : Kr 5s 2 4d
A

c @

Neodmio

n=6 ` a ` a ` a Substituindo: ns 2 n @ 2 f = 6s 2 6 @ 2 f = 6s 2 4 f ` a Portanto a camada da valncia 6s 2 , e o subnvel mais energtico 4 f . Grupo: 3

2 60Nd : Xe 6s 4f

c @

GUIDG.COM PG. 8
Veja a distribuio eletrnica seguindo o diagrama de Linus Pauling sem a aplicao da conveno Cerne: b c

Urnio

92

U : 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d

10

4p 6 5s 2 4d

10

5p 6 6s 2 4f

14

5d

10

6p 6 7s 2 5f

n=7 ` a ` a ` a Substituindo: ns 2 n @ 2 f = 7s 2 7 @ 2 f = 7s 2 5 f ` a Portanto a camada da valncia 7s 2 , e o subnvel mais energtico 5 f . Grupo: 3

bastante extensa, o problema a tendncia para o erro na hora de escrever, por isso procure usar a conveno Cerne para no correr o risco de cometer erros. b c

Urnio

92

U : Rn 7s 2 5f
@ A

Classificao quanto tendncia de perda ou recebimento de eltrons (quem ganha e quem perde eltrons): Na natureza nem todos os tomos esto completos, isto eles precisam ligar-se a outros tomos para adquirirem estabilidade. Os nicos tomos que apresentam estabilidade so os gases nobres, estes elementos possuem 2 (exceo para o Hlio) ou 8 e.c.v., dizemos ento que sua ltima camada est completa, ou seja podem existir livres e isolados na natureza. Isto foi denominado de Teoria do Octeto. Metais: em suas ligaes tendem a perder eltrons para ficarem estveis, esto localizados a esquerda da tabela peridica. No-Metais (Ametais): em suas ligaes recebem eltrons para se estabilizarem, esto localizados a direita da tabela peridica. Semi-Metais (Metalides): para se estabilizarem tanto podem perder eltrons como podem ganhar eltrons, pertencem a este grupo o boro, silcio, germnio, arsnio, antimnio, telrio e polnio, que formam uma diagonal na tabela que separa os metais dos no metais. Gases Nobres: So os tomos que no perdem e nem ganham eltrons, pois j so estveis, corresponde ao grupo 18 da tabela peridica. Com isso podemos introduzir os conceitos bsicos das propriedades peridicas: Raio atmico:

Fig.02

Fig.03

muito difcil medir o raio de um tomo, pois o mesmo no apresenta a eletrosfera bem definida (existe uma longa teoria que defini corretamente, mas por hora basta sabermos o bsico), contudo os cientistas conseguem medir a distncia entre dois ncleos de tomos iguais, e assim define-se o raio de um tomo como a metade da distncia entre os ncleos de tomos vizinhos (veja a figura 02). Quanto periodicidade, dois fatores so determinantes na avaliao do tamanho de um tomo: o nmero de camadas eletrnicas e a carga nuclear (nmero de prtons). Considerando os extremos da tabela peridica: O Frncio (Fr) o maior tomo, pois apresenta um grande nmero de eltrons distribudo por vrias camadas eletrnicas, isto faz com que seu tamanho aumente. As camadas intermedirias protegem parcialmente a camada da valncia da atrao exercida pelo ncleo, mantendo sua distncia, isto chamado de efeito blindagem. O Hlio deveria ser o menor tomo, pois possui apenas uma camada eletrnica e completa, isto faria o ncleo atrair fortemente os eltrons e assim diminudo o tamanho do tomo (siga o modelo de flechas da figura 03), contudo o Hlio um gs nobre, e como foi visto gases nobres so tomos que no tendem a fazer ligaes pois possuem sua camada da valncia completa, isto impossibilita medir a distncia dos ncleos e por conseqncia o raio.

GUIDG.COM PG. 9

Tab.03

A tabela 03 apresenta os raios atmicos dos elementos do grupo principal, isto o bloco s (grupos 1 e 2) e o bloco p (do grupo 13 ao 18), pois so os blocos que mais apresentam a periodicidade. Os blocos d e f no seguem este padro, isto so mais irregulares. Veja que o raio atmico geralmente aumenta da direita pra esquerda e cresce de cima para baixo (Fig.03). Raio inico: Outros fatores importantes so os ons (tomos que perderam eltrons ctions ou ganharam eltrons nions): Um tomo sempre maior que seu ction, porm menor que seu nion (Fig.04).

Fig.04

Fig.05

Agora para tomos isoeletrnicos (mesmo nmero de eltrons) maior aquele que tiver menor carga nuclear (devido fora de atrao nuclear), veja a figura 05. A figura 05 apresenta ctions do Magnsio (Mg) e Sdio (Na) e o nion do Flor (F), ambos os ons tem o mesmo nmero de eltrons, porm menor aquele que tiver maior carga nuclear (mais prtons). Portanto o maior on o Flor, e o menor o Magnsio.

Tab.04

A tabela 04 mostra os raios inicos. O sinal de mais indica que o tomo ficou carregado positivamente, devido perda de eltrons, por isso que ele diminui (lembre-se que o tomo

GUIDG.COM PG. 10
neutro tem mesmo nmero atmico Z, isto numero de eltrons igual ao nmero de prtons). J o sinal de menos indica que o tomo ficou carregado negativamente, pois ganhou eltrons, e isto leva ao aumento do seu tamanho. Assim, com exceo para os gases nobres podemos definir: Eletropositividade, que entende-se como a caracterstica do tomo perder eltrons para se estabilizar e Eletronegatividade, que o inverso, entendendo-se como a caracterstica do tomo ganhar eltrons para se estabilizar. Siga o diagrama de flechas para identificao.

Eletropositividade (ctions) Fig.06

Eletronegatividade (nions) Fig.07

Potencial ou energia de ionizao:

Fig.08

Defini-se como a energia mnima necessria para remover um eltron de um tomo isolado no seu estado fundamental. O termo isolado refere-se a este tomo no estado gasoso. O tomo de maior potencial de ionizao o Hlio, isto se explica pelo fato de seus eltrons estarem fortemente ligados ao ncleo. A energia (E) necessria para remover o primeiro (1) eltron sempre menor que a (2) segunda. Isto implica que: E1 < E2 < E3 < E4 < ... < En. Veja o esquema de flechas da figura 08, o Frncio o tomo que requer a menor energia de ionizao pelo fato de seus eltrons da camada da valncia estarem mais distantes e menos fortemente ligados ao ncleo.

Tab.05

A tabela 05 apresenta os valores das primeiras energias de ionizao e seus respectivos elementos. Eletroafinidade, ou afinidade eletrnica:

Fig.09

As afinidades eletrnicas so difceis de medir e no so conhecidos valores exatos para todos os elementos. Defini-se como a energia liberada pelo tomo isolado aps ter recebido um eltron. Novamente o termo isolado refere-se a um tomo no estado gasoso. O esquema de flechas representa uma tendncia (elementos da parte superior direita tem maior afinidade eletrnica

GUIDG.COM PG. 11
do que os elementos da parte inferior esquerda), mas nem todos os elementos seguem este padro, e h tambm a exceo para os gases nobres.

Tab.06

A tabela 06 apresenta as afinidades eletrnicas dos elementos em mols. O sinal de mais neste caso significa a energia liberada na formao do nion (ganhou eltrons) com uma carga negativa. J o sinal de menos indica que preciso energia para adicionar o eltron. Quando houver dois nmeros, o primeiro (sinal de mais) corresponde a energia liberada na formao do nion com uma carga negativa, e o segundo corresponde a energia necessria (sinal de menos) para a formao do anion com duas cargas negativas (ou seja a segunda afinidade eletrnica). Quando houver os sinais < ou significa que pode ser necessrio fornecer energia para adicionar o eltron ou no. Exemplo: Um mol de flor (F) ganhou um mol de eltrons, formando um mol de nions que @1 liberaram energia. Pela tabela 06 esta energia de 328kJ Amol .

Fontes de pesquisa e estudo:


Princpios de Qumica, 3 Edio Peter Atkins, Loretta Jones. Qumica Geral, Vol. 1, 2Edio John B. Russell

IAB (Instituto Aerotcnico Brasileiro). (Qumica) Exathum Curso e Colgio. (Qumica); COC Livro Eletrnico. (Qumica) UDESC CCT (Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Cincias Tecnolgicas). LEF Licenciatura em Fsica (QGI Qumica Geral)

Anda mungkin juga menyukai