Anda di halaman 1dari 4

Bem-aventurado o lugar, a casa e o corao, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde

e se haja feito meno de Deus e celebrado Seu louvor.

O que orao?
"A orao", diz Abdul-Bah, " a conversao com Deus". A fim de tornar conhecida aos homens a Sua Mente e Vontade, Deus lhes deve falar numa lngua que eles possam compreender, e isso Ele faz pela boca de Seus Santos Profetas. Enquanto fisicamente vivos, esses Profetas conversam com os homens face a face, transmitin- do-lhes a Mensagem de Deus. Depois de morrerem, Sua mensagem continua a penetrar a mente humana atravs de Seus dizeres registrados e de Seus Escritos. No essa, porm, a nica maneira pela qual Deus lhes possa falar. H uma "linguagem do esprito", que independente da palavra falada ou escrita, pela qual Deus se comunica com aqueles cujos coraes buscam a verdade, inspirando-lhes onde quer que estejam, e seja qual for sua raa ou lngua. Nessa linguagem o Manifestante continua a manter a palestra com os fiis depois de Sua partida deste mundo material. Aps a crucificao, Cristo ainda conversava com Seus discpulos e lhes inspirava. De fato, Ele os influenciou mais fortemente do que antes e o mesmo tem sucedido com outros Profetas. Muito diz Abdul-Bah sobre essa linguagem espiritual, como, por exemplo: "Devemos falar na linguagem do cu, do esprito, pois h uma linguagem do esprito e do corao. to diferente da nossa como a nossa o dos animais, que se exprimem apenas por gritos e sons. a linguagem do esprito que fala de Deus. Quando na hora da prece nos libertamos de todas as coisas externas e nos voltamos para Deus, ento como se no corao ouvssemos a voz de Deus. Sem palavras falamos, nos comunicamos, conversamos com Deus e ouvimos Sua resposta... Todos ns quando atingimos uma verdadeira condio espiritual, podemos ouvir a Voz de Deus." "A orao a gua da vida; anima a existncia e traz alma boas novas e jbilo. Tu deves atender a isto o mais que puderes, e convidar os outros orao e splica... Perguntaste o que deverias fazer, de que maneira orar, a fim de ser informado dos mistrios de Deus. Deves orar com teu corao atrado e teu esprito extasiado pelas boas novas divinas. Assim as portas do reino dos mistrios abrir-se-o diante de ti, e virs a compreender a realidade de todas as coisas... "Que orao, atitude ou palavra? tanto atitude como palavra; depende do estado da alma. Assemelha-se a uma cano: ambas msica e palavras, fazem a cano. Algumas vezes a melodia que nos comove; outras vezes, a palavra... "A splica to eficaz que nos inspira durante todo o dia com ideais elevados, e torna serenos e santos nossos coraes. Devemos ser sensitivos msica da prece; o corao deve sentir seu efeito, e no ser como um rgo do qual possam surgir as mais suaves melodias sem que nele mesmo seja produzida a conscincia da sensao..." - `Abdu'lBah

Por que devemos orar?


Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor amada, assim tambm a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador TodoPoderoso. Para o corao iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparvel e uma fora indescritvel, pois a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado. "Entoa, meu servo, os versculos de Deus a ti revelados, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de -acender tua prpria alma com a doura de sua melodia e atrair os coraes de todos os homens. Se algum, recluso em seus aposentos, recitar os versculos por Deus inspirados, os anjos do Todo-poderoso difundiro a fragrncia das palavras emanadas de seus lbios, o que far vibrar o ntimo de todo homem justo. Embora seu efeito, a princpio, passe despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graa que lhe concedida, exercer influncia sobre sua alma. Assim os mistrios da Revelao Divina foram decretados pela Vontade de Deus, Fonte de poder e sabedoria."

Qual deve ser nossa motivao ao orar?


"Tanto o fogo como o paraso se curvam e prostram diante de Deus. O que digno de Sua Essncia ador-Lo por amor a Ele, sem medo do fogo, nem esperana do paraso. Quando oferecida a adorao verdadeira, quem adora salvo do fogo e entra no paraso do beneplcito de Deus, mas no deve ser este, entretanto, o motivo de seu ato. O favor e a graa de Deus, porm, manam sempre de acordo com as exigncias de Sua inescrutvel sabedoria. A orao mais aceitvel aquela oferecida com a mxima espiritualidade e ardor; prolong-la no tem sido, nem estimado por Deus. Quanto mais desprendida e pura a orao, mais aceitvel na presena de Deus."

As condies da orao
Em verdade, em verdade vos digo, o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo dar. (Jo 16,23) Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixes. (Tg 4,3) Humildade Quando ele aceitar a orao dos desvalidos e no mais rejeitar as suas splicas. (Sl 101,18) Deus resiste aos soberbos, mas d Sua graa aos humildes (Tg 4,6).

A orao dos humildes penetra nas nuvens; ele no se consolar, enquanto ela no chegar a Deus, e no se afastar, enquanto o Altssimo no puser nela os olhos. (Eclo 35,21) Meu sacrifcio, Senhor, um esprito contrito; um corao arrependido e humilhado, Deus, no haveis de desprezar. (Sl 50,12) Confiana Pea com f e sem hesitao alguma. (Tg 1,6) Regozijam-se, pelo contrrio, os que em vs confiam, permanecem para sempre na alegria. Sl 5,12) O Senhor livra a alma de seus servos; no ser punido quem a ele se acolhe. (Sl 33,23) Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulao estarei com ele; hei de livr-lo e o cobrirei de glria. (Sl 90,14s) Considerai, meus filhos, as geraes humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado aps ter perseverado em seus mandamentos? Quem aquele cuja orao foi desprezada? (Eclo 2,11s) Junto de vs, Senhor, me refgio; no seja eu confundido para sempre; por vossa justia, livrai-me! (Sl 30,1) Senhor dos exrcitos, feliz o homem que em vs confia. (Sl 83,13) So muitos os sofrimentos do mpio; mas quem espera no Senhor, sua misericrdia o envolve. (Sl 31,10) Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graa, a fim de alcanar misericrdia e achar a graa de um auxlio oportuno. (Hb 4,16) Se algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus que a todos d liberalmente, com simplicidade e sem recriminao e ser-lhe- dada. Mas pea-a com f, sem nenhuma vacilao, porque o homem que vacila assemelha-se onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. No pense, portanto, tal homem que alcanar alguma coisa do Senhor, pois um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder. (Tg 1,5-8) Perseverana Props-lhes Jesus uma parbola para mostrar que necessrio orar sempre sem jamais deixar de faz-lo. (Lc 18,1)

Vigiai, pois, em todo o tempo, e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que ho de acontecer, e de vos apresentar de p diante do Filho do homem. (Lc 21,36) Nada te impea de orar sempre, e no te envergonhes de progredir na justia at a morte; pois a recompensa de Deus eterna. (Eclo 18,22) Sede perseverantes, sede vigilantes na orao, acompanhada de aes de graas. (Cl 4,2) Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mos puras, superando todo dio e ressentimento. (1Tm 2,8)

Bah'u'llh)

Anda mungkin juga menyukai