Anda di halaman 1dari 11

11

A PESQUISA E O ENFERMEIRO COM QUALIDADE FORMAL E QUALIDADE POLTICA: CAMINHO PARA A CONSOLIDAO DA ENFERMAGEM COMO CINCIA
Maria Lcia Silva Servo* Marluce Alves Nunes Oliveira**
RESUMO A construo, desenvolvimento e consolidao da enfermagem como profisso com saberes prprios e campo de conhecimento tm constitudo um grande desafio, a produo cientfica e tecnolgica que lhe concerne tem buscado caracteriz-la e legitim-la no cenrio social pela sua contribuio para a melhoria da qualidade de vida dos que a ela recorrem. Este estudo objetiva refletir sobre a pesquisa atravs da qualidade formal e da qualidade poltica do enfermeiro, enfatizando a relao ensinopesquisa, como caminho para a consolidao da enfermagem como cincia, na perspectiva da metodologia propedutica de Pedro Demo. Trata-se de um estudo de reflexo terico-cientfico no qual se discute a conformao da pesquisa em enfermagem. Aborda a metodologia propedutica como uma atividade de pesquisa que busca operacionalizar nos servios de sade. Aponta limites e possibilidades para a consolidao da enfermagem como cincia a partir das prticas desconstrutoras de assimetria do poder na pesquisa. PALAVRAS CHAVE: Pesquisa; Pesquisa em enfermagem; Cincia.

1 INTRODUO
Este estudo procede de um exerccio do pensar sobre um fazer que vimos buscando construir, a partir de um olhar sobre
*Prof. Titular (DSAU/UEFS). Doutora em Enfermagem. Coordenadora de Pesquisa (DSAU/UEFS). E-mail: lservo@uefs.br ** Prof. Assistente (DSAU/UEFS). Mestre em Enfermagem. Vice-Diretora do (DSAU/UEFS). E-mail: milicialves@yahoo.com.br Universidade Estadual de Feira de Santana Dep. de SAU. Tel./Fax (75) 3224-8089 - BR 116 KM 03, Campus - Feira de Santana/BA CEP 44031-460. E-mail: sau@uefs.br

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

12

as questes em torno das quais estamos trabalhando na prtica do ensino e da pesquisa. Consideramos que, em alguns momentos, esse exerccio solitrio em sua gnese na construo de uma investigao acadmica e coletiva quando sai do anonimato e se junta ao pensar e fazer de outros pesquisadores-atores em diferentes espaos. Pensamos, assim como outros pesquisadores que tm se dedicado ao tema, que a enfermagem como cincia consolidase na ousadia da busca, de uma busca sempre incessante. Assim, o movimento que norteia esse texto no neutro. constitudo com base em um projeto social que perseguimos como atores sociais em direo s elaboraes tericas construdas (SERVO, 2001a; 2001b; OLIVEIRA, 2002), entre outras produes. Nesse percurso, a possibilidade de dialogar com a prpria produo indagando-a, apesar da necessidade de um tempo de silncio, prescinde de momentos de socializao em que o dilogo passa a ser compartilhado. , ento, no dilogo com vocs, que acreditamos que ns - as autoras, voltamos a ser atoras, provocando outros autores que possam ser atores e assim, possibilitando novas parcerias e produes a respeito. Ao considerar que o movimento que norteia esse texto no neutro, trazemos, de forma explcita, a nossa viso, no que concerne consolidao da enfermagem como cincia atravs da pesquisa, a partir da formao do enfermeiro com qualidade formal e qualidade poltica, apontando limites e possibilidades. A pesquisa atravs da qualidade formal e da qualidade poltica do enfermeiro encerra inmeros desafios que transitam pelas instncias do pensar, sentir e agir de cada um de ns, isolada ou coletivamente, em diferentes propores. A nossa expectativa, consiste em responder ao questionamento a seguir: Como a metodologia propedutica de educar pela pesquisa pode contribuir para a consolidao da enfermagem como cincia atravs da formao do enfermeiro com qualidade poltica e qualidade formal? Estabelecemos como objetivo promover a reflexo sobre a contribuio da metodologia propedutica de educar para a pesquisa para a consolidao da enfermagem como cincia atravs da formao do enfermeiro com qualidade poltica e qualidade formal.
Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.
2005

13

2 MARCO TERICO
2.1 UM OLHAR SOBRE A ORIGEM E A EVOLUO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM A profisso de Enfermagem possuidora de saberes prprios e campo de conhecimento apresenta-se com um grande desafio, e a produo cientfica e tecnolgica em que a ela se refere tem buscado caracteriz-la e legitim-la no cenrio social pela sua contribuio para a melhoria da qualidade de vida dos que recorrem a seus servios. A histria do desenvolvimento da pesquisa na Enfermagem Brasileira est ligada s universidades, est a localizada. Os estudos realizados por enfermeiros e docentes, em sua maioria, so o resultado das exigncias dos programas de ps-graduao. Para Silva (1996, p.340), a pesquisa um mecanismo de propulso, um instrumento de redimensionamento e redirecionamento do saber; a investigao cientfica uma prtica social e um ato poltico, pela qual a enfermagem obtm ferramentas para se fortalecer enquanto cincia e melhorar a qualidade de vida do homem. As primeiras questes ligadas ao desenvolvimento da pesquisa em enfermagem foram contempladas no temrio oficial do Congresso de 1964 Salvador Bahia, frente necessidade de se discutir, sistematicamente, a pesquisa como atividade e produo inerente progresso da profisso. A enfermagem, para se tornar cientfica, se apropria de mtodos de observao e de levantamento de problemas que do base de sustentao sua prtica em campo clnico. O saber especfico da enfermagem sofreu forte influncia do positivismo. Para Angerami; Mendes (1989), o saber da enfermagem marcado em trs momentos: o primeiro enfatiza o modelo de assistncia funcional, caracterizado por uma centralizao na tecnologia com base na administrao cientfica de Taylor, atravs de estudos sobre tempos e movimentos e tarefas do enfermeiro. O segundo evidenciado pela busca de aplicao dos princpios cientficos Enfermagem. Os passos de cada tcnica e do trabalho do enfermeiro fundamentam-se nos conhecimentos das cincias biolgicas e da administrao.
Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.
2005

14

O terceiro o atual, das teorias da enfermagem, que focaliza a elaborao conceitual da prtica de enfermagem, com abertura para incorporao de paradigmas de outras cincias. Por outro lado, Brando (1999) classificou as enfermeiras brasileiras dedicadas pesquisa a partir dos critrios, a saber: a gerao das pioneiras, que despontou nos anos 50; a gerao das auto didatas, que surgiu nos anos 60; a gerao da elaborao acadmica individual, que aparece nos anos 70; e, a gerao da produo sistemtica e coletiva, que se configura na virada dos anos 80/90. Ao analisar a trajetria da pesquisa em enfermagem a partir da dcada de 60, Angerami (1993) assinala o aperfeioamento dos estudos e o avano do intercmbio, como relevantes para a construo de um corpo de conhecimentos especficos da profisso e o fortalecimento da pesquisa importante destacar que, a partir da dcada de 60, a Enfermagem Brasileira se lana na produo de um saber prprio, fundamentado nas teorias de enfermagem, visando uma sistematizao da assistncia de enfermagem, o que impulsionou a pesquisa de novos objetos sob diferentes perspectivas. nesse movimento que, em 1977, nasce o Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn), vinculado Associao Brasileira de Enfermagem e, em 1979, acontece o 1 Seminrio de Pesquisa em Enfermagem, que representam marcos da trajetria da pesquisa em enfermagem em nosso pas. 2.2 A RELAO ENSINO-PESQUISA PARA A CONSOLIDAO DA ENFERMAGEM COMO CINCIA No podemos negar que o mundo em que vivemos est em constante movimento e que os estmulos s descobertas so intensos e emergem a todo instante, diante dessa realidade, precisamos estar preparados para produzir e fazer bom uso dos saberes. O processo de formao do enfermeiro deve ser incorporada a pesquisa como atividade para que esse profissional venha a se tornar consumidor de pesquisa, com vistas evoluo da prtica de enfermagem e de sade.

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

15

Concordamos com Aguiar (2002, p.19), ao assinalar que

muito mais que pensar a pesquisa como uma funo a ser desenvolvida pelo enfermeiro ao lado das funes assistencial, administrativa, de ensino e de educao, a pesquisa uma dimenso da prtica docente, assistencial e gerencial da enfermeira imbricada no fazer cotidiano que possibilita e d visibilidade sua participao no processo histrico-social de construo do saber.

A perspectiva do processo de formao implica a construo de conhecimento, o saber-fazer e a socializao dos produtos de pesquisa como espaos privilegiados para a integrao ensino/pesquisa. Conforme assinala Aguiar (2002, p.20), necessrio que se reconhea:

as competncias tcnico-cientfica, tica-poltica, scio-educativa, vivenciais-afetivas e as habilidades de investigao praticar, desenvolver e aplicar pesquisa so constitutivas do saber/fazer do enfermeiro, o que implica incorporar uma atitude poltica de busca, de interrogao, numa inquietao permanente.

Na relao ensino-pesquisa, existem dois eixos de discurso que polarizam a produo do conhecimento na formao do enfermeiro (a), no que se refere construo de um corpo de conhecimento especfico da profisso e da aplicao dos resultados da pesquisa na prtica. Entretanto, o eixo da centralidade da graduao como lcus de formao e de produo de conhecimento na universidade possvel embora, no momento atual, o foco principal seja a luta pelo reconhecimento da enfermagem como cincia.

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

16

A imiso no cotidiano da academia possibilita a fertilizao da prtica pedaggica, bem como a prtica assistencial, gerencial, educativa e investigativa da enfermagem revitalizando-a nas suas dimenses tica, poltica,relacional, tcnica, social e afetiva. Hoje, o currculo de enfermagem prev e oportuniza a iniciao cientfica do aluno de graduao, ainda em perodos iniciais de sua formao, entrando em contato com mtodos e estratgias de investigao, podendo vivenciar a experincia de conviver com pesquisadores e orientadores, cultivando, assim, o esprito cientfico, a criao, a descoberta, o partilhar de saberes. Essa estratgia de formao no s possibilita o aprendizado dos passos do processo de pesquisa, mas proporciona a formao de uma nova gerao de enfermeiros que, alm de realizarem os primeiros ensaios da pesquisa, adotem uma postura de incorporao dos mtodos cientficos para a elaborao de conceitos, idias, formulao de questionamentos, uma postura crtica de produo e consumo do conhecimento adquirido e tenham abertura e interesse na incorporao e aplicao, na prtica, dos resultados das pesquisas realizadas. 2.3 OS POSTULADOS TERICOS DA METODOLOGIA PROPEDUTICA PARA EDUCAR PELA PESQUISA Em nossas vivncias e mediante nossas reflexes como pesquisadoras e professoras, temos nos aproximado dos postulados tericos de Pedro Demo, no que se refere metodologia propedutica para educar pela pesquisa, ligada ao desafio de construir a capacidade de (re)construir a partir do questionamento, que engloba teoria e prtica, qualidade formal e poltica, inovao e tica. Entendemos que a (re)construo a instrumentao da cidadania, que o conhecimento inovador e sempre renovado com base na conscincia crtica, inclui interpretao prpria, formulao pessoal, elaborao trabalhada, saber pensar, aprender a aprender. Por questionamento, compreendemos a referncia formao do sujeito competente, no sentido de ser capaz, imbudo de conscincia crtica, formular e executar projeto prprio de vida

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

17

no contexto histrico, para interveno e superao da condio de massa de manobra, ou de objeto de projetos alheios. Concebemos a qualidade formal como a capacidade de inovar pelo conhecimento e a qualidade poltica como a capacidade de orientar-se pela tica dos fins e valores, para fazer e se fazer oportunidade histrica atravs desse conhecimento. A existncia da qualidade formal e da qualidade poltica possibilita o desenvolvimento do processo emancipatrio, que ocorre a partir do entendimento do conhecimento como meio e da mobilizao ideolgica como fim, atravs da inovao, do exerccio da cidadania e da tica.

3 PERCURSO METODOLGICO
O tipo de estudo que pretendemos consiste numa reviso bibliogrfica, na tica da teoria de Pedro Demo (1997) sobre a metodologia propedutica para educar pela pesquisa, que apresenta como fundamentos: Construir a capacidade de (re) construir, Questionamento, Qualidade formal e poltica, Inovao e tica. Assim, as categorias apreendidas foram: fragilidades polticas do enfermeiro, o enfermeiro e as prticas desconstrutoras de assimetria do poder na pesquisa, enfermeiro com qualidade formal e qualidade poltica.

4 ANALISANDO A METODOLOGIA PROPEDUTICA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSOLIDAO DA ENFERMAGEM COMO CINCIA
4.1 FRAGILIDADES POLTICAS DO ENFERMEIRO Apreendemos a existncia de fragilidades polticas por parte do enfermeiro ao apresentar homogeneidade no discurso; ao associar a autonomia ao espao estritamente profissional; ao compreender o cuidado sob o enfoque reducionista da teoria do autocuidado; ao realizar anlise linear das polticas de sade a partir de uma vivncia profissional, curiosamente sempre melhor.

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

18

Essas questes perpassam por mudanas de concepes que implicam, necessariamente, nova forma de ver e compreender a realidade, outros modos de atuao para obteno de conhecimentos, transformaes do prprio conhecimento, o que altera, portanto, as formas de se interferir na realidade. 4.2 O ENFERMEIRO E AS PRTICAS DESCONSTRUTORAS DE ASSIMETRIA DO PODER NA PESQUISA As prticas desconstrutoras de assimetria do poder na pesquisa podem constituir limites e possibilidades para a consolidao da enfermagem como cincia, a partir do entendimento que o enfermeiro sujeito do processo de sade; que deve valorizar saberes e reconhecer a diversidade da equipe; assumir os mitos e ritos da profisso, reconstruindo-os; desenvolver a capacidade de recriar vnculos entre as pessoas, ampliando a dimenso plural do cuidar; politizar espaos de atuao, partilhando poderes; reinventar a criatividade como substrato do cuidar, investindo na elaborao do conhecimento. 4.3 ENFERMEIRO COM QUALIDADE FORMAL E QUALIDADE POLTICA Educar pela pesquisa tem como condio primeira que o enfermeiro seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princpio cientfico e educativo e a tenha como atitude cotidiana. Isso significa ler a realidade sempre criticamente e reconstruir processos e produtos especficos. Visualizamos o enfermeiro como ator essencial para a ateno sade de pessoas, em mbito individual e coletivo, pois capacita, forma, treina e coordena grande maioria dos trabalhadores da sade; faz a gesto e gerncia de programas e projetos sociais, de ensino e pesquisa: desenvolve flexibilidade e polivalncia; e possui diversidade de atuao, pois potencializa intervenes crticas em contextos especficos. Compreendemos que o enfermeiro que est prximo da qualidade poltica aquele que tem vivncia em movimento social organizado, que busca a aprendizagem fora do espao

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

19

formal de educao; entende que o cuidado e autonomia esto em correlao de foras; e tem a percepo critica da insero social da prtica da enfermagem nas polticas de sade. O enfermeiro com qualidade poltica desenvolve a compreenso e a crtica de contextos scio-histricos apuradas, percebendo as ambigidades e a historicidade da insero da prtica de enfermagem nas polticas sociais e de sade, analisa conjunturalmente as desigualdades decorrentes do processo de produo social da sade; possui o entendimento da unidade dialtica autonomia e poder, supervel e conquistvel pelas vias do conhecimento e da participao de sujeitos sociais, amparadas pela qualidade formal e poltica; faz Intervenes crticas, reflexivas e criativas em contextos scio-histricos especficos, atravs do cuidado emancipatrio que se refaz processualmente na dispensa da ajuda e na politizao de espaos em que se insere, potencializando a desconstruo de assimetrias de poder e a reduo de desigualdades sociais.

5 CONSIDERAES FINAIS
A pesquisa em enfermagem um instrumento de crescimento, avano e valorizao da profisso na sociedade e no apenas um instrumento que as enfermeiras utilizam para obter conhecimento para a sua prtica diria. Em ateno a essa idia, pensar a consolidao da enfermagem como cincia atravs da pesquisa significa o despertar e a compreenso de uma classe que se percebe no apenas como fora de trabalho, mas no exerccio de uma profisso, faz-se valer atravs da busca incessante de conhecimentos. A teoria do conhecimento gerado s tem sentido se for socializado e no permanecer encerrado em si mesmo necessita de ser revigorado a partir da aplicao prtica, e essa no se fortalece como um exerccio legtimo do profissional se no estiver alicerada em pressupostos tericos e validados. Entendemos a pesquisa fazendo parte do dia-a-dia do enfermeiro, sendo o meio e no o fim da produo do saber, resultando na disseminao, aplicao, validao e incorporao na prtica de enfermagem.
Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.
2005

20

O presente estudo aponta a polarizao na produo do conhecimento pelo enfermeiro, a necessidade de construo de um corpo de conhecimentos especficos da profisso e de aplicao dos resultados da pesquisa na prtica e reconhece a graduao em enfermagem como lcus de formao com qualidade formal e qualidade poltica para a produo de conhecimento. A metodologia propedutica de educar para a pesquisa poder contribuir para a consolidao da Enfermagem como cincia.

THE RESEARCH AND THE NURSE WITH FORMAL QUALITY AND POLITICS QUALITY: WAY FOR THE KNOW LEDGE OF NURSING AS SCIECE

ABSTRACT The construction, development and consolidation of the nursing as profession with the own knowing and field of knowledge has constituted a great challenge where its science and technological production has searched to characterize it and to legitimize it in the social scene for its contribution for the improvement of the quality of life for its users. This study has as objective to reflect on the research through the formal quality and of the quality politics of the nurse, emphasizing the relation teach-research, as way for the consolidation of the nursing as science, in the perspective of the propedutica methodology of Pedro Demo. It is a scientific study of theoretical reflection. The conformation of the research in nursing argues. It approaches the methodology propedutica as an activity of research that it searches to operacionalizar in the health services. Finally, it points the limits and possibilities with respect to the consolidation of the nursing as science from the practical desconstrutoras of asymmetry of the power in the research. KEY WORDS: Research; Research in nursing; Science.

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

21

REFERNCIAS
AGUIAR, Maria Geralda Gomes. A produo cientfica do (a) aluno (a) de graduao em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana no perodo de 1996 a 2001. Feira de Santana, 2002.53f. Monografia (Progresso de Carreira) Departamento de Sade. Universidade Estadual de Feira de Santana. ANGERAMI, Emlia Luigia S. O mister da investigao do enfermeiro. R.Latino-am.Enfermagem. v.1, p.11-22, jan. 1993. ANGERAMI, Emlia Luigia S; MENDES, Isabel Amlia Costa. O saber, a sade e a investigao em enfermagem. Revista Gacha Enfermagem, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 28-33, jan. , 1989. BRANDO, Eliane Matos. A formao do campo cientfico de Enfermagem no Brasil (1935-1958). Rio de Janeiro, 1999.Tese (doutorado). Escola de Enfermagem Ana Nri. Universidade Federal do Rio de Janeiro,1999. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1997. SILVA, Islia Aparecida. A contribuio da ABEn na produo de conhecimentos In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM 48. So Paulo. Anais. So Paulo, Associao Brasileira de Enfermagem, Seo So Paulo, 1996, p.337-345. SERVO, Maria Lcia Silva. Superviso em Enfermagem: o (re) velado de uma prxis, So Paulo, 2001a. ______. Superviso da Enfermeira em hospitais: uma realidade local. 2001b.

Sitientibus, Feira de Santana, n.33, p.11-21, jul./dez.

2005

Anda mungkin juga menyukai