Anda di halaman 1dari 7

Pronome

Classes gramaticais Variveis

Nomes

Substantivo

Adjetivo

Pronome

Artigo

Verbos

Verbo

Invariveis

Advrbios

Advrbio

Adposies

Preposio

Posposio

Circumposio

Conjunes

Conjuno

Interjeies

Interjeio

Fuses de Classes:

Combinao

Contrao

Crase

Em lingustica, os pronomes so um conjunto fechado de palavras de uma lngua que podem substituirsubstantivos variados, ou frases derivadas deles, na formao de sentenas.[1] Em geral, os empregos de cada pronome podem depender da natureza gramatical ou semntica do substantivo representado, de suafuno gramatical na sentena, e das palavras prximas. A associao (dixis) entre o pronome e a entidade que ele representa geralmente definida pelo contexto e pode mudar ao longo do discurso. Na lngua portuguesa, em particular, h algumas dezenas de pronomes, como "eu", "lhe", "que", "cujo" e "isto", que podem substituir substantivos ou frases preposicionais derivadas deles. Pronomes podem portanto ter as funes tpicas de substantivos (sujeito, objeto e complemento), de adjetivos (modificadores de substantivos) e de advrbios (modificadores de verbos e adjetivos). A escolha do pronome depende do nmero(singular ou plural) do substantivo representado e s vezes do seu [gnero (gramtica)|gnero]] (masculino ou feminino); bem como de sua pessoa verbal (primeira, segunda, terceira) e sua funo gramatical.

Na lngua portuguesa
Ao contrrio de substantivos e adjetivos, pronomes da lngua portuguesa no aceitam sufixos aumentativos, diminutivos, e superlativostais como o, zo, inho, ssimo, etc, no que so semelhantes aos numerais. Os pronomes do portugus so tradicionalmente classificados em 'pessoais', 'possessivos', 'demonstrativos'(incluindo nesta classificao tambm o artigo definido de acordo com o caso), 'indefinidos' (incluindo nesta classificao tambm o artigo indefinido de acordo com o caso), 'interrogativos' e 'relativo'. Frase na terceira pessoa Joo no gosta de pizza de queijo

Tabela dos pronomes pessoais


Pronomes pessoais

Primeira pessoa

Segunda pessoa

Terceira pessoa

Singula Singula Plural r r

Plural

Reflexiv o

Masculino

Feminino

Singula Plura Singula Plura

Sujeito

eu

ns

tu

vs

ele

eles

ela

elas

Objetos diretos

me

nos

te

vos

se

os

as

Objetos indiretos

me

nos

te

vos

se

lhe

lhes

lhe

lhes

Objeto preposicionad mim o

ns

ti

vs

si

ele

eles

ela

elas

Comutativo

comigo

conosc convosc contigo consigo o o

com ele

com eles

com ela

com elas

Pronome Possessivo
So aqueles que se referem s trs pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de alguma coisa. Flexionam-se em gnero e nmero, concordando com a coisa possuda, e em pessoa, concordando com o possuidor.

'Pronomes possessivos

Singular Pessoa

Plural

Masc. Fem. Masc.

Fem.

meu

minha meus

minhas

Singular 2

teu

tua

teus

tuas

seu

sua

seus

suas

nosso nossa nossos nossas

Plural

vosso vossa vossos vossas

Pronome Possessivo Adjetivo


Como j foi observado, o pronome possessivo atribui posse a alguma das pessoas do discurso; quando o pronome possessivo empregue ele pode estar se referindo a um objeto que j foi citado e que por isso no precisa ser repetido, ou a um objeto que nem sequer foi citado. Quando o pronome possessivo faz referncia a um substantivo j citado, atribuindo sua posse a um sujeito, ele tem funo adjetiva ou de adjunto. O MEU casaco melhor que o SEU.

Os dois pronomes esto adjetivando o substantivo casaco, j citado.

Pronome Possessivo Substantivo


Quando um pronome possessivo faz referncia a um substantivo que no foi sequer enunciado, ele acaba cumprindo o papel desse substantivo ausente dentro da frase, e portanto um pronome possessivo substantivo ou tambm chamado pronome possessivo absoluto. O MEU melhor que o TEU.

Os dois pronomes esto referindo posse de algo que no foi citado na frase e esto No lugar dele.

Pronome Indefinido
Pronomes indefinidos so aqueles que se referem pessoa da frase em quantidade, indeterminada.Um pronome indefinido pode ser varivel ou invarivel. Consoante a funo que desempenham, podem ser classificados de pronomes indefinidos substantivos quando substituem nomes ou de pronomes indefinidos adjetivos quando esto antes de um nome, determinando-o.

Pronomes Indefinidos Substantivos

Tudo, todo (toda, todos, todas), algo, algum, algum (alguma, alguns, algumas)

um (uma, uns, umas), nada, ningum, nenhum (nenhuma, nenhuns, nenhumas),

o mesmo (a mesma, os mesmos, as mesmas), outrem, outro (outra, outros, outras),

vrios (vrias).

Pronomes Indefinidos Adjetivos

Todo (toda, todos, todas), algum (alguma, alguns, algumas),

um (uma, uns, umas), nenhum (nenhuma, nenhuns, nenhumas),

certo (certa, certos, certas), qualquer (quaisquer),

o mesmo (a mesma, os mesmos, as mesmas), outro (outra, outros, outras),

cada, vrios (vrias).

Pronome Relativo
O pronome relativo em geral um pronome de dixis anafrica, ou seja, um pronome de retorno que est apontando para algo que j foi citado, para um elemento anterior. Afora isto, o pronome relativo pode apresentar dois diferentes papis gramaticais, esse com dixis anafrica, e ainda o de transpositor de orao. Bloquearam a pgina para edio, a qual ficou incompleta. (pronome relativo a qual) Ela me mostrou uma pgina de usurio que estava em branco! (pronome relativo que)

Qual, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas,

Que, Quanto, Quantas, Quantos, Onde

A) Transpositor de Orao Pronome Relativo Que: O transpositor pronome relativo que age fazendo a ligao de duas oraes independentes uma da outra, e quando isto ocorre uma delas far adjetivao se tornando adjunto adnominal daquilo apontado.

Eles so wikipedistas [que] trabalham em artigos novos.

Eles so wikipedistas + Os wikipedistas trabalham em artigos novos. Nota: Quem funciona como pronome relativo quando aponta para elementos citados, e precedido de preposio. Ele foi o wikipedista de quem mais se falou.

Pronome Interrogativo
Os pronomes interrogativos consistem em pronomes relativos (quem, que, qual quanto e variaes) com referncia a pessoas e coisas, e so utilizados em perguntas diretas ou indiretas. Quem viu este artigo? Quem editou este artigo? Que bloqueio, senhor administrador? Que editaste? Qual administrador editou? Qual foi feito? Quantos eram? Quantos artigos editou? Quem fez este servio?

Quem: Em linhas gerais faz referncia a indivduos, e um pronome substantivo. Que: Em linhas gerais faz referncia a indivduos e coisas, ou indicador de seleo como no quarto exemplo, e um pronome substantivo e adjetivo. Qual: Em linhas gerais busca fazer uma diferenciao, selecionar, e pronome adjetivo. Nota: O que: uma forma enfatizada de Que; Nota: Quem tambm pode ser caracterizado como pronome relativo indefinido de uso absoluto. [editar]Outras

classificaes

Pronomes podem tambm ser classificados em adjetivo ou adjunto, quando ele faz referncia (atravs de concordncia sinttica) a um elemento que surge explcito na frase; e substantivo ou absoluto, quando ele substitui completamente o elemento referenciado.

Pronomes em outros idiomas


Nas lnguas indo-europias, os pronomes formam uma classe gramatical presente em todos os idiomas, embora com algumas variaes. Nas lnguas urlicas, no existem pronomes pessoais nem possessivos. Apenas a flexo do verbo suficiente para determinar a pessoa e a posse designada pelo caso genitivo, que assume uma forma diferente para cada pessoa.

Em espanhol h um pronome de terceira pessoa para indicar o gnero neutro ("ello"). Em latim no h pronome pessoal de terceira pessoa, sendo substitudos por pronomes demonstrativos. Em ingls, todos os pronomes so declinados em caso (nominativo, acusativo e possessivo). Os pronomes demonstrativos no se flexionam em gnero. Na maioria das lnguas indo-europias, assim como em japons, pode existir mais de um pronome de segunda pessoa, chamados "pronomes de tratamento", dependendo do grau de proximidade e respeito a que se dedica ao interlocutor. Em espanhol europeu existem os pronomes "t" e "usted" (singular), "vosotros" e "ustedes" (plural). Em ingls o pronome "they" de uso gentico, mas no passado, em ocasies solenes, usam-se os pronomes "thou" (singular) e "ye" (plural), com os respectivos oblquos "thee" e "you" e possessivos "thy/thine" e "your/yours". Em francs so usados os pronomes "tu" e "vous". Em alemo so usados os pronomes "du" e "Sie".

Em japons os pronomes de primeira pessoa variam de acordo com o sexo do falante e com a circunstncia em que usado, alm de os pronomes de tratamento serem diferentes inclusive para pessoas prximas (quando se dirige a um filho, ao marido, ao chefe, a um subordinado, a um amigo, etc.). O pronome "watashi" significa "eu" quando falado pela maioria das pessoas, "atashi" quando usado por uma mulher, enquanto "boku" significa "eu" da mesma forma, mas dito geralmente por jovens homens. Os pronomes "watashi" e "watakushi" so usados por ambos, em circunstncias formais. Em alemo, o pronome pessoal "sie" (minsculo, podendo ser maisculo, quando no incio de frases) significa: "ela", "elas", "eles". Por sua vez, "Sie" (sempre maisculo) significa: "voc", "vocs" (tratamento mais formal em Portugal) ou "o senhor", "a senhora", "os senhores", "as senhoras" (usados tanto em Portugal como no Brasil como tratamento formal). Em sueco h quatro gneros de pronomes pessoais para a terceira pessoa no singular: masculino, feminino, comum e neutro. O gnero comum serve para designar animais e plantas, e o gnero neutro serve para designar objetos inanimados. Em basco h um pronome de segunda pessoa neutro ("zu") e um pronome de segunda pessoa no formal mas familiar ("hira")

Anda mungkin juga menyukai