Anda di halaman 1dari 4

06/11/2012

Seus ps caminham sobre a terra e atravs deles o seu esprito se une ao Universo.

No pode ser atribuda a nenhuma cultura especfica a

"descoberta" da REFLEXOLOGIA. Sabe-se que diversos


povos utilizaram diferentes formas de trabalho nos ps e a relao entre os ps e os rgos internos do corpo era conhecida pelas antigas civilizaes.

Na

Europa

do

Sc.

XV

uma

forma

de
A REFLEXOLOGIA uma arte suave, uma cincia fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem teraputica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA uma cincia porque se baseia no estudo fisiolgico e neurolgico. tambm uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

REFLEXOLOGIA era praticada. Era a chamada

"terapia de zonas", que visava ao alvio da dor


e do cansao atravs de presso aplicada em zonas do corpo. A REFLEXOLOGIA atualmente conhecida e utilizada em mais de 20 pases representados

por suas associaes.

A REFLEXOLOGIA uma tcnica especfica de presso que atua em pontos reflexos precisos dos ps com base na premissa de que as reas reflexas dos ps correspondem a todas as partes do corpo. Como os ps representam um microcosmo do corpo, todos os rgos, glndulas e outras partes esto dispostas num arranjo similar ao dos ps. Fenmeno da representao microcsmico de partes do corpo em diferentes reas do organismo tambm se manifesta na ris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mos.

06/11/2012

Todavia, as reas correspondentes dos ps so mais especficas, tornando mais fcil trabalhar com elas. A presso aplicada nas reas reflexas com os dedos das mos e usando tcnicas especficas. Isso provoca mudanas fisiolgicas no corpo, na medida em que, o prprio potencial de equilbrio do organismo estimulado.
A meta da REFLEXOLOGIA o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso reduzir a tenso e induzir o relaxamento. O relaxamento o primeiro passo da

normalizao. Quando o corpo est relaxado, o tratamento


possvel. A massagem profissional dos ps vai mostrar quais partes do corpo esto fora de equilbrio e, portanto no esto funcionando eficientemente. Pode-se ento ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilbrios e fazer o corpo retornar a um estado timo de sade.

A massagem reflexa dos ps til no tratamento de doenas e eficaz para manter a sade e prevenir o aparecimento de doenas. Problemas de sade podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais srios
A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista no cura somente o corpo capaz de faz-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma rea pouco ativa e acalmando uma superativa, (simptico e parassimptico). Ela inofensiva para as reas que esto

funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo


intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, aps diversos anos de estudo e prtica, concluram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos nveis: fisiolgico, psicolgico e espiritual.

Os reflexologistas no praticam medicina. Esse o domnio dos mdicos licenciados. Os reflexologistas

nunca diagnosticam uma doena, nunca tratam uma


doena especfica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos. A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenas especficas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de harmonia, o tratamento reflexolgico pode combater diversas

Em cada clula existem agentes de manuteno da vida. Um destes agentes responsveis pela absoro da energia nutridora (ATP) a mitocndria a parte responsvel da clula pela absoro desta energia. Podemos comparar a mitocndria como a "industria" da clula. Se a clula precisar de mais energia para

efetuar

melhor suas tarefas,

a mitocndria

se

divide

praticamente dobra a quantidade de absoro de energia. Se por algum impedimento a absoro de energia ou nutrientes fica debilitada esta clula comea a ficar doente. Para que este mecanismo funcione adequadamente, dependemos do pleno funcionamento de outros sistemas.

doenas. A REFLEXOLOGIA relaxa tenses, melhora a


circulao sangnea, oxigenao e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

06/11/2012

1. Primeiro fator a ser considerado se est havendo uma boa alimentao e conseqentemente uma boa digesto. 2. Segundo fator, se est havendo uma boa respirao no s em carter de funcionamento pulmonar bem como os agentes inspirados e expirados diariamente. So estes dois fatores responsveis pela matria prima do ATP. 3. Terceiro fator se est havendo uma boa distribuio desta energia e da troca de gases. Isto feito atravs de um bom funcionamento do sistema circulatrio. 4. O quarto fator uma boa comunicao do estado geral da clula com o centro de controle do corpo. Isto feito atravs de transmisso neuronal ou nervosa que iniciou junto a clula atravs das terminaes nervosas.

Considerando que um conjunto de clulas formam um tecido; clulas doentes formaro um tecido doente. Tecidos doentes formaro um rgo doente. Um conjunto de, rgos doentes formar um aparelho ou sistema doente e assim teremos um

indivduo doente. Resumindo; o que nos informou a situao


original da doena ou patologia foi a princpio a clula. Nos interstcios celulares (espaos entre uma clula e outra), so encontrados vrios reagentes responsveis pela manuteno da vida; nutrientes para serem absorvidos ou impurezas que devero ser eliminadas. Ao redor de cada clula encontramos uma rea denominada maznquima. Nesta rea ocorre ento as trocas de substncias para a clula bem como oxignio e nutrio atravs de veias e artrias.

5. Um quinto fator a ser considerado, , se est havendo um bom sistema de


manuteno da clula, que envolve a retirada dos resduos depositados nos interstcios celulares, papel este desempenhado pelo sistema linftico.

O responsvel pela limpeza da rea o sistema linftico que com seus capilares iniciam seu trabalho nesta regio, absorvendo impurezas e protenas que por terem uma dimenso maior s poderia entrar no sistema linftico. Porm o que nos informa sobre todo este funcionamento, se precisa ser reparado algo, ou se h nutrio suficiente a terminao nervosa. Esta terminao se comunica atravs de feixes nervosos levando a informao at o crebro, onde comea uma srie de reaes, que posteriormente sero enviadas tanto s reas afetadas, bem como a outras partes do corpo os quais manifestaro os sintomas

A REFLEXOLOGIA PODAL a tcnica que busca nos ps, reas doloridas que como na zonoterapia, refletem o corpo humano por inteiro. Atravs de estmulos nestas reas, obtm-se resultados que vo desde o alivio de pequenos desconfortos e dores at a eliminao de certos distrbios em varias partes do corpo.

conhecidos por ns. Esta comunicao via neurnios (clulas do sistema


nervoso responsveis pela funo de resposta ao estmulo recebido), permite, por exemplo, que ao encostamos o brao em algo muito quente, imediatamente o tiramos do local, bem como, outros impulsos sensitivos como dores, mal estar, etc., que tem por finalidade informar-nos como est o nosso corpo.

3. Teoria das Terminaes Nervosas:- Os ps so riqussimos em terminaes nervosas, alocadas de tal forma que correspondem em sua
1. Produo de cristais: Devido a grande quantidade de sangue que passa pelos ps, podem ocorrer obstrues entre os 26 ossos dos ps, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O prprio peso, o sedentarismo e o no andar descalo podem contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulao provocando as doenas. Com a eliminao destes cristais o indivduo ficar saudvel. 2. Medicina Tradicional Chinesa: A MTC afirma: Quando ocorrer uma estagnao no KI (Energia Vital) o organismo manifestar este distrbio como doena ou dor. Atravs de movimentos de sedao ou tonificao em pontos e zonas dos ps, poder ser liberada e equilibrada a circulao desta energia.

topografia local a uma representao fiel de cada parte que compem o corpo por inteiro. Da rea motora do SNC, impulsos so codificados e enviados em forma de descarga eltrica para que o organismo

desempenhe suas funes normais. Quando da debilidade ou


dificuldade funcional de um tecido ou rgo, a resposta ao estmulo dado provoca pequenos curtos circuitos que so captados e registrados em vrias terminaes nervosas concentradas em reas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensveis (dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa rea e tocar nestas terminaes teremos vrios tipos de sensaes doloridas. Estas sensaes variam desde uma alfinetada at uma sensao de osso esmagado.

06/11/2012

A tcnica da REFLEXOLOGIA (manuseio e uso de presso), possibilita no s a avaliao da intensidade e natureza do problema manifesto bem como atravs de ao apropriada, provocar um estmulo na regio da debilidade ou dificuldade funcional existente. Assim, cada clula na regio debilitada, mesmo distante, poder reagir a estes estmulos e passar a trabalhar melhor para a prpria manuteno. Como resposta, haver um aumento no poder de absoro de nutrientes, um favorecimento a limpeza intersticial e desobstruo dos impedimentos responsveis pela enfermidade. Os estmulos dados nas terminaes nervosas dos ps, chegam ao crebro por meio de canais aferentes, so codificados e enviados aos rgos, tecidos e clulas pelos canais eferentes, at as terminaes nervosas celulares.

Anda mungkin juga menyukai