Anda di halaman 1dari 4

O que motivao uma fora que, levada por um motivo, nos determina condutas.

s. Toda motivao intrnseca, ou seja, est dentro de cada ser e depende de vrios fatores como cultura familiar, formao profissional e personalidade para ser impulsionada.

Como ela influencia lderes em empresas Os gerentes devem compreender o que motiva sua equipe a vestir a camisa da empresa. O detalhe est em que podem existir vrios tipos diferentes de motivao em um grupo de pessoas, ou seja, o que motiva um funcionrio pode no motivar o outro.

Motivao no generalizvel Lidar com essas diferenas a arte e a magia do gestor. (VERGARA, 2009) Para transpassar estas diferenas existem vrios tipos de teorias de motivao, e suas neutralizaes so: a frustrao e os mecanismos de defesa.

Teorias da Motivao 1 Teoria de Maslow Abram Maslow, na dcada de 50, desenvolveu a teoria onde o eixo da motivao so as necessidades humanas, que se dividem em duas categorias: Necessidades primrias: fisiolgicas e de segurana; e Necessidades secundrias: afetivo-sociais, estima e autorrealizao. Figura 1 - Pirmide de Maslow

Crtica: No levada em considerao a cultura ou personalidade dos envolvidos.

2 Teoria de Herzberg Criada por Frederick Herzberg, na dcada de 60, se baseia na questo onde a satisfao o que desencadeia a motivao, partindo de dois fatores: Higinicos: fatores externos que est relacionado s condies do ambiente de trabalho como salrio, benefcios sociais, condies fsicas de trabalho e relacionamentos. No proveem satisfao, mas sua carncia pode causar a insatisfao. Motivacionais: fatores intrnsecos que dizem respeito aos sentimentos de autorrealizao e reconhecimento. Causam satisfao, mas, se ausentes, no chegam a causar insatisfao. Crtica: satisfao e insatisfao esto diretamente relacionadas ao ego do indivduo, fato que no foi considerado.

3 Teoria de McClelland Formulada por David McClelland, tem como eixo trs necessidades como se adquiridas socialmente, e no nascidas com cada indivduo: Poder: relaes com pessoas, status, influncia...; Afiliao: afeto, relaes pessoais; e Realizao: autoestima e autorrealizao. Segundo Vergara (2009), esta teoria se parece com a de Maslow, porm o autor foi mais realista ao tratar as necessidades no com uma hierarquia, mas como algo que se constri ao longo da vivncia e que, por isto, flexvel em sua construo levando-se em considerao que cada indivduo pode ou no desenvolver cada uma delas.

4 Teoria de Vroom Desenvolvida por Victor Vroom, na dcada de 60, relaciona o desempenho recompensa, argumentando que, se h uma recompensa que atenda suas metas, h um desempenho em realizar determinada ao.

5 Teoria de Adams Apresentada por J. Stacy Adams na dcada de 60, leva em considerao a comparao que o indivduo faz dos prprios resultados com o do prximo, levando a uma certa disputa. Esta disputa gera a motivao do indivduo em ser e fazer melhor. Esta teoria desmotivada, por exemplo, pelo favoritismo. Se o funcionrio percebe que est sendo injustiado em relao ao outro, no segue com a disputa.

6 Pensamento de Geertz Cliford Geertz fez a diferenciao entre motivao e disposio,

argumentando que motivao como um vetor com uma direo e um perodo de tempo e que, disposio, surge de uma circunstncia mas no leva a um destino, simplesmente surge e desaparece.

7 O pensamento de Bergamini Ceclia Bergamini difere a motivao do condicionamento, dizendo que, na realidade, mais fcil conseguir a motivao de um indivduo ao impor a ele algo por manipulao atravs de sua condio do que simplesmente esperar por um impulso motivador do prprio.

Mecanismo de defesa Expresso criada por Sigmund Freud, em 1894, para descrever a luta do ego contra ideias ou afetos dolorosos ou insuportveis. So aes de fuga, na maioria das vezes incontrolveis, que falharam ao procurarem reconhecimento interior ou exterior. Podem ser agrupados em quatro ordens: Psicolgico: o Racionalizao: justificativa que se d ao que se sente ou faz; o Fantasia: troca da realidade por algo que se almeja; o Projeo: ver e culpar os outros por coisas que na verdade esto apenas em nossa cabea; o Deslocamento: transferir uma emoo associada a uma ideia inaceitvel a algo aceitvel;

o Sublimao: descarregar energias de aes proibidas ou bloqueadas por aes socialmente aceitveis; o Isolamento: estar s mesmo que no meio multido; o Compensao: cobrir deficincias com alguma capacidade que se destaca; o Regresso: comportamento no est de acordo com a idade que tem; o Apatia: no ser contra nem a favor, ser indiferente; o Generalizao: atribuio de verdades desagradveis um grande grupo de pessoas ou mesmo humanidade; e o Somatizao: relao a algum tipo de doena provocada por aes contrariadas ou acontecimentos no aceitos. Sociolgico: o prprio estar em sociedade. O consumismo exacerbado um mecanismo de defesa sociolgico; Qumicos: uso de fumo, lcool e drogas para neutralizar ou

contrabalancear o estresse que passou; Tecnolgico: utilizar da tecnologia para se esquivar do compromisso com a realidade.

Reflexo das teorias O comportamento humano resultado de motivaes impulsionadas por necessidades sendo elas fisiolgicas ou sociais, que so diferentes de indivduo para indivduo e de tempos em tempos. Uma mesma pessoa pode ter comportamentos diferentes dependendo da situao em que est naquele momento de sua vida.

Referncia VERGARA, Sylvia C.. Gesto de pessoas. So Paulo: Atlas, 2009.

Anda mungkin juga menyukai