Anda di halaman 1dari 2

EDUCANDRIO CECLIA MEIRELLES

So Gonalo_______ de __________________de 2012 Aluno(a):__________________________________n______ Turma______ Professor: Felipe Bellas Disciplina:_______________4 Bimestre.

ESTUDO DIRIGIDO- Ligao qumica e Tabela peridica 1. Defina a teoria do OCTETO 2. Quais so as possveis combinaes atmicas que podem ocorrer para formar uma ligao inica? 3. Quais so as possveis combinaes atmicas que podem ocorrer para formar uma ligao covalente comum? 4. Para adquirir configurao eletrnica de gs nobre o tomo de nmero atmico 34 deve: a) Ganhar 2 eltrons c) perder 1 eltron. e) perder 3 eltrons. b) Ganhar 3 eltrons d) perder 2 eltrons. 5. Explicar por que o on sdio ( Na+) mais estvel que o tomo de sdio ( Na0)?

6. Quais so as possveis combinaes atmicas que podem ocorrer para formar uma ligao inica? 7. Quais so as possveis combinaes atmicas que podem ocorrer para formar uma ligao covalente comum? 8. Tm- se dois elementos qumicos A e B, com nmeros atmicos 20 e 35, respectivamente. a) Escrever as configuraes eletrnicas dos dois elementos. Com base nas configuraes, dizer a que grupo da Tabela Peridica pertence cada um dos dois elementos em questo? b) Qual ser a formula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligao existir entre A e B no composto formado? Justificar. 9. Considere os seguintes pares de elementos qumicos: Li e O, Ca e S, Mg e Br, Ba e H. Os nmeros de tomos de cada elemento, nos respectivos compostos inicos resultantes, so: a) 1:2; 1:1; 1:1; 2:1. c) 1:6; 2:6; 2:7; 2:1. e) 1:6; 1:3; 2:7; 1:2. b) 2:1; 1:1; 2:1; 2:1. d) 2:1; 1:1; 1:2; 1:2. 10. Escreva as frmulas estruturais planas e as formulas de Lewis dos seguintes compostos: ATENO: NO PARA MARCAR X a) H2CO3 c) PH3 e) BF3 g) HBr b) NaNO3 d) PCL5 f) PF h)FeO 11. Ao formar ligao covalentes com o hidrognio, a eletrosfera do silcio adquire configurao de gs nobre. Com isso, de se esperar a formao da molcula: a) SiH b) SiH2 c) SiH3 d) SiH4 e) SiH5 12. Quando o elemento A ( Z= 11) se combina com o elemento B ( Z=9), obtido um composto cuja frmula molecular e o tipo de ligao so:

a) b) c) d) e)

A2B, Ligao inica AB2, Ligao covalente AB, Ligao inica AB, Ligao covalente Dativa AB, Ligao covalente

13. Dois tomos hipotticos X e Y so istopos. Sabe-se ainda que o tomo Z istono ao tomo Y e isbaro ao tomo X. Sabe-se que o tomo X tem 30 eltrons em seu estado natural e que a soma dos nmeros atmicos dos tomos X e Y igual ao numero de massa de Z. Fornea os nmeros de massa e nmeros atmicos de X, Y e Z, sabendo que o numero de nutrons de Z igual a 35. 14. Defina uma ligao Dativa e d um exemplo. 15. Observe os elementos representados por nmeros na tabela abaixo: Pergunta- se.

a) b) c) d) e) f)

Qual a famlia e o perodo de cada elemento ? Quais elementos possuem o mesmo nmero de camadas eletrnicas ? Qual deles apresenta maior nmero atmico ? Quais deles so metais alcalinos ? E alcalinos terrosos ? Qual deles representa um gs nobre ? Quais so halognios ?

16. O KBrO3, Bromato de potssio, apresentou contravertida aplicao na fabricao de pes. Sabendo os nmeros atmicos de potssio ( Z= 19), bromo ( Z=35 ) e oxignio (Z=8), faa a distribuio eletrnica destes elementos, indique em qual perodo e famlia esto inseridos e como so denominados de acordo com a famlia a que pertencem. 17. O 55Cs137, elemento que provocou a tragdia de Goinia em 1987 pela irresponsabilidade quanto ao seu descarte final, istopo de 55Cs133. Qual o perodo e a qual famlia pertence o Cs? 18. Observando a tabela peridica, indique os elementos classificados como semi-metais. Quais so as suas principais caractersticas ?

19. Cite quatro elementos classificados como no-metais e d suas principais caractersticas.

Anda mungkin juga menyukai