Anda di halaman 1dari 30

SOLANO TRINDADE: NEGRITUDE E IDENTIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA

Suely Bispo Mestranda em Letras Universidade Federal do Esprito Santo Bolsista Fapes

Resumo: Falar de Solano Trindade , indissociavelmente, pensar sobre negritude e literatura negra ou afro-brasileira, espcie de rtulo atribudo para denominar a sua produo literria. Para compreender a literatura produzida pelo escritor, faz-se necessrio contextualiz-la basicamente a partir de trs conceitos distintos e relacionados: identidade, negritude e literatura negra. Certamente, quando falamos de literatura negra no podemos deixar de associ-la aos outros dois conceitos. O cientista social Stuart Hall considera como identidade cultural os aspectos de nossas identidades que aparecem ligados a um sentimento de pertencimento a culturas tnicas, raciais, lingsticas, religiosas e acima de tudo nacionais. Certamente em Solano Trindade encontramos explcitas referncias que apontam para esse pertencimento cultural negro. O processo mnemnico da resistncia negra a base para a recriao da africanidade na dispora e na reconstruo da identidade em outros continentes, presente na escrita de muitos ficcionistas e poetas afro-descendentes. Palavras-chave: Literatura negra brasileira Solano Trindade. Solano Trindade poesia. Negritude Tema literrio. Abstract: Speaking of Solano Trindade is inextricably thinking about blackness and black literature or African-Brazilian, kind of label assigned to denote his literary production. To understand the literature produced by the writer, it is necessary to contextualize it basically from three distinct and related concepts: the identity, blackness and black literature. Certainly, when we talk about black literature can not help but associate it with the other two concepts. The social scientist Stuart Hall sees as the cultural identity aspects of our identities that appear linked to a feeling of belonging to ethnic cultures, racial, linguistic, religious and above all national. Certainly in Solano Trindade find explicit references that point to this black cultural belonging. The mnemonic process of black resistance is the basis for the recreation of Africanism in the Diaspora and reconstruction of identity in other continents, present in the writing of many novelists and poets African descent. Keywords: Brazilian Black Literature Solano Trindade. Solano Trindade Poetry. Blackness Literary Theme.

O presente trabalho traz a discusso da emergncia de uma literatura negra no Brasil, tendo como referncia maior Solano Trindade (1908-1974), cone da Poesia afrobrasileira no sculo XX. Ele o nosso objeto de pesquisa, o ponto de partida para se colocar aqui todas as reflexes, inclusive a reflexo sobre os cnones literrios a que este trabalho se prope fazer. Isso no poderia se dar, sem a escolha de um nome realmente significativo, um autntico representante da literatura negra.
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 1

Tendo vivido no tempo do modernismo e trazendo em sua poesia caractersticas desse movimento, nunca foi mencionado como um poeta modernista. Na condio de poeta negro ou popular vem integrar outro movimento, parte, no reconhecido oficialmente, que a literatura negra. Por certo, falar sobre o poeta pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), seguramente exaltar o tema da negritude, por ser esta uma forma identitria com suas razes ancestrais africanas, declaradamente assumidas no discurso potico e dramatrgico do escritor. Ele se destaca entre uma gama de escritores negros, tornando-se um smbolo e, quando falamos de sua importncia,

indissociavelmente, falamos de literatura negra ou afro-brasileira, espcie de rtulo atribudo para denominar a sua produo literria. Mesmo assim, por desconhecimento talvez, nem sempre ele associado literatura negra, pois seu poema mais famoso Tem gente com fome, no toca nessa questo. mais uma crtica social e tambm ao autoritarismo da poca, o qual lhe rendeu uma priso.

Enfatizo, no entanto, que no Brasil do sculo XX, o nome de Solano Trindade no contexto da produo literria afro-brasileira e tambm afro-americana um desses nomes que no se deve esquecer. Ele considerado o poeta da resistncia negra por excelncia1, por ser entre os escritores negros uma presena muito marcante que se sobrepe sem desmerecer os demais rompendo barreiras sociais, econmicas e mesmo culturais, o que faz com que a sua voz seja ouvida ainda em nossos dias. Talvez, isso acontea por ter sido ele um dos primeiros, a imprimir na sua escrita, sistematicamente, esta marca da especificidade da condio do ser negro, saindo da posio de negro como vtima e assumindo a posio de sujeito e de compromisso com a questo.
A literatura negra brasileira configura-se como literatura de resistncia, ou seja, a que constri com a matria da cultura africana que sobreviveu na Amrica em presena da cultura europia e indgena. A literatura utiliza o aporte desta cultura resistente em uma produo que servir para singularizar um grupo, fornecendo-lhes mitos, smbolos e valores, em suma, elementos que permitem a emergncia de uma imagem positiva de si prprios (BERND, 1987, p. 86).

Para o entendimento do conceito de literatura negra, no qual o trabalho de Solano Trindade se insere, faz-se necessrio contextualiz-la basicamente a partir de dois

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

conceitos distintos e relacionados: identidade e negritude. Certamente, quando falamos de literatura negra no podemos deixar de associ-la aos outros dois conceitos e tambm rememorar os seus precedentes.

Identidade negra

Para compreender o processo de como a identidade se constitui entre negros (as) no mundo moderno comecemos a falar deste conceito lembrando que a ideia de identidade pessoal ou coletiva uma inveno moderna. Entretanto, do ponto de vista filosfico, o princpio da identidade uma discusso ontolgica antiga. Faz parte da discusso sobre a constituio ontolgica do ente em ser. Este reside numa relao com o outro, precisando, portanto, de uma ligao, uma mediao que leva a uma unidade. Esta unidade constitui um trao fundamental do ser. Propriamente o que leva a um sentimento de pertencer que, por sua vez, se liga ideia de comunidade como alguma coisa integrada, inserida no interior de algo mltiplo, pois, questo da identidade ligase intimamente a questo da diferena.

Assim sendo, devemos deduzir que a ideia de unidade do ser est presente tanto na antiga discusso ontolgica quanto na moderna discusso mais ligada questo cultural. Aproveito esse link para citar o cientista social Stuart Hall, que considera como identidade cultural aqueles aspectos de nossas identidades que surgem do nosso sentimento de pertencimento a culturas tnicas, raciais, lingsticas, religiosas e acima de tudo nacionais (HALL, 2006, p. 8).

Para Hall, a afirmao da identidade negra imprescindvel diante do racismo nos seus vrios aspectos e nveis da formao social, poltica, econmica ou cultural. importante entender a identidade como um lugar que se assume, uma costura de posio e contexto, e no uma essncia ou substncia a ser examinada (HALL, 2003, p. 15). Deste modo, ele descarta a ideia de identidade como essncia ou parte da natureza dos indivduos ou da linhagem ancestral como algo que constitui o nosso eu interior. Fatores externos como a pobreza, o subdesenvolvimento, a falta de oportunidades os legados do Imprio em toda parte podem forar as pessoas a migrar, o que causa o espalhamento a disperso. Mas cada disseminao carrega
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 3

consigo a promessa do retorno anterior (HALL, 2003, p. 28). Estes sim, so fatores determinantes para a constituio da identidade.

Entre ns, a identidade irrevogavelmente uma questo histrica. Nossas sociedades so compostas no de um, mas de muitos povos. Suas origens no so nicas, mas diversas. Aqueles aos quais originalmente a terra pertencia, em geral, pereceram h muito tempo dizimados pelo trabalho pesado e a doena (HALL, 2003, p. 30).

Seguindo esse raciocnio, chega-se concluso que no d para se pensar a constituio de uma identidade negra na modernidade sem se referir a essa histria de dominao, opresso e explorao a partir da disperso dos negros pelo mundo nos processos impostos de colonizao e imperialismo europeus que levou ao fenmeno da dispora negra.

O conceito de dispora proveniente da histria de disperso do povo judeu pelo mundo. Na modernidade, entretanto, foi importado para a histria do povo negro capturado, escravizado e, desta forma, tambm espalhado por outros continentes durante o perodo colonial de formao do sistema capitalista que se utilizou largamente da mo-de-obra escravizada no processo de acumulao do capital. Foi todo esse procedimento que deu origem ao que ficou conhecido como dispora africana ou dispora negra.

No livro O Atlntico negro: modernidade e dupla conscincia, Paul Giroy nos apresenta o resultado de seus estudos sobre a dispora negra e prope uma mudana de paradigma para se pensar a insero da cultura negra na modernidade no mais a partir da ideia de raa, mas sim da ideia de dispora. Ele defende a valorizao deste conceito por sua capacidade de propor a relao entre igualdade e diferenciao tnica: um mesmo mutvel (GILROY, 2001, p. 29). Nessa perspectiva ele prope o Atlntico Negro como uma nova forma de analisar a complexidade do mundo moderno transnacional e intercultural cada vez mais hbrido.

Sob a ideia-chave de dispora, ns poderemos ento ver no a raa, e sim formas geopolticas e geo-culturais de vida que so resultantes da interao entre sistemas comunicativos e contextos que elas no s incorporam, mas tambm modificam e transcendem (GILROY, 2001, p. 25).

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

Trabalhar com o conceito de dispora, segundo Gilroy, pode ser uma alternativa ao pensamento da origem nica e do pensamento cultural estvel, fato que abala a prpria noo de pertencimento. importante ver essa perspectiva diasprica da cultura como uma subverso dos modelos culturais tradicionais, agora no mais centrados no modelo nico e hegemnico de nao. A ideia de dispora se tornou integral a este empreendimento poltico, histrico e filosfico descentrado, ou, mais precisamente, multi-centrado (GILROY, 2001, p. 17).

No podemos esquecer que o processo da dispora africana implicou disperso, desterritorializao e expropriao o que gerou uma sria crise de identidade para os negros em todo o mundo. Neste contexto, no cabe para os negros, em nenhuma acepo, a aparente solidez da ideia de sujeito soberano, integrado e centrado to bem descrita por Stuart Hall em A identidade cultural na ps-modernidade que adveio com o nascimento da modernidade. Aqui, conveniente lembrar o crtico Kabena Mercer para quem a identidade somente se torna uma questo quando est em crise (apud HALL, 2006, p. 9). Seguramente, a discusso do descentramento do sujeito de si mesmo e de seu lugar no mundo se constitui num duplo deslocamento, gerador de crise identitria para os negros nas diferentes partes do mundo. Este processo magnificamente descrito e analisado por Paul Gilroy em O Atlntico negro: modernidade e dupla conscincia.

A ideia de dupla conscincia nos remete ao pensador William Edward Burghardt Du Bois (1868-1963) um dos mentores do Pan-africanismo americano e o precursor dos movimentos negros contemporneos. Alm de ele ser uma liderana poltica, foi tambm o primeiro socilogo negro nos Estados Unidos, no incio do sculo XX. Com o livro The Souls of Black Folk ele inaugura um gnero parte dentro do modernismo americano um modernismo literrio negro numa escrita da histria negra e pela explorao desse tipo de experincia racializada. A sua importncia, por conseguinte, notvel e assim passou ele a influenciar uma leva de escritores dentro foi um dos nomes fortes do Renascimento Negro e tambm fora dos Estados Unidos como Jean Price Mars (Haiti), Samuel Coleridge Taylor (Inglaterra) e Lopold Sdar Senghor (Senegal), entre muitos outros.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

Voltando questo da dupla conscincia, para Du Bois, ela faz parte do cerne da interpretao do sujeito na prpria modernidade e foi utilizada como forma de se buscar analisar e compreender as peculiaridades pelo fato de se nascer negro e ser um afrodescendente na Amrica. Esforar por ser ao mesmo tempo europeu e negro requer algumas formas especificas de dupla conscincia (GILROY, 2001, p. 33). O que significa ser afro-americano, afro-brasileiro, afro-cubano, etc.? So questes ainda colocadas em nossos dias. Todos sentem alguma vez a sua dualidade um lado americano, um lado negro; duas almas, dois pensamentos, dois esforos inconciliveis; dois ideais em guerra em um s corpo escuro, cuja fora tenaz apenas o que a impede de se dilacerar (GILROY, 2001, p. 248).

Essa caracterstica de ambivalncia que predomina no mundo contemporneo, est presente no s entre os afrodescendentes. Penso ser mais um atributo presente em qualquer cultura hibridizada. Essa mistura de sentimentos confusos em relao as suas identidades descentradas numa sociedade cada vez mais globalizada. Desta forma, qual o seu lugar de pertencer na comunidade e no mundo? Por tudo isso, a sensao de deslocamento nos tempos modernos e ps-modernos, s se acentua. No h dvida que os afrodescendentes, sentem-se ligados ao seu pas natal, mas, a ligao com o continente africano uma representao simbolicamente importante, nos plano mnemnico e emocional de ligao com as suas origens.

As identidades esto localizadas num espao e num tempo simblicos e esto envolvidas naquilo que Edward Said denomina de geografias imaginrias, com suas paisagens caractersticas, seu senso de lugar, de estar-nomundo, mas igualmente com a necessidade de detectar uma origem, uma histria, um fundamento (AUGEL, 2010, p. 189).

Diante das questes colocadas, novos padres conceituais surgem, no mais baseados na ideia de pertencimento cultural tal como a imaginamos tradicionalmente. Alguns pensadores inclusive, j vislumbram a necessidade de uma reconceitualizao da cultura em meio a esse sentimento ambivalente, gerado pela desterritorializao. Em resumo, so os procedimentos de desterritorializao de processos simblicos que engendram culturas hbridas, processos de converso e reciclagem de aportes da modernidade que so adaptados ao meio ambiente (BERND, 1987, p. 18) Formas alternativas de se pensar conceitos inevitavelmente tero que surgir decorrentes das prprias
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 6

transformaes que acontecem no mundo. Hibridao um desses conceitos que vm sendo amplamente utilizados para se falar da forma como se relacionam as diferentes formas culturais na contemporaneidade. Hbrido palavra de origem grega (hybris) e originalmente referia-se a uma miscigenao que violava as leis naturais, uma transgresso. Entretanto, na atualidade, reveste-se de um sentido positivo, de justaposio e traduo cultural, sendo prefervel fazer uso dele, miscigenao ou sincretismo. Zil Bernd afirma mestiagem como ideologema da modernidade quando o princpio que regia o processo de formao das identidades nas Amricas era o da homogeneidade, isto , quando a identidade era pensada a partir de uma nica raiz predominante e aniquiladora das demais (BERND, 1998, p. 26). O termo sincretismo sempre foi mais utilizado no mbito religioso. E hbrido melhor se adequa na contemporaneidade.

A ps-modernidade, ao trazer tona o conceito de hbrido, enfatiza acima de tudo o respeito alteridade e a valorizao do diverso. Hbrido, ao destacar a necessidade de pensar a identidade como processo de construo e desconstruo, estaria subvertendo os paradigmas homogneos da modernidade, inserindo-se na movncia da ps-modernidade e associando-se ao mltiplo e ao heterogneo. s grandes snteses coerentes, homogneas e unvocas de interpretao da constituio cultural americana, sucederia um tempo de ambigidades, heterogeneidades e deslocamentos de doxas petrificadas (BERND, 1998, p. 17).

O fato que, submetidos escravizao, negros (as) so desarraigados de suas terras e tradies e adentraram a modernidade em ftidos navios negreiros, j como sujeitos descentrados, pela prpria condio que lhes fora historicamente imposta. De um continente a outro, ao atravessarem oceanos, tornam-se seres diaspricos e prematuramente desenvolvem a dupla conscincia de identidade, em relao ao continente atual e de origem.

Como se d nas obras literrias a (re) construo da identidade e recriao da africanidade na dispora o que nos interessa aqui. Como a identidade constituda, produzida e vivida nestes mares de origens quebradas e chegadas diferidas... (WALTER, 2009, p. 51) a pergunta que no quer calar em Afro-Amrica dilogos literrios na dispora negra das Amricas, livro organizado por Roland Walter que ressalta a importncia da memria como base deste processo de (re) construo mnemnica da identidade. Nele encontramos referncia escritora afro-canadense
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 7

Dione Brand que observa: Preso numa origem enquanto no-origem o que ela chama de ruptura no Dasein2 , o afro-descendente lida com uma identidade individual e coletiva fragmentada (WALTER, 2009, p. 50). Num contexto completamente estranho, na condio do cativeiro os negros passam ento, a ter o ato de recordao como uma tarefa importante, para a preservao da memria e consequentemente, a reconstruo da identidade. Para tanto, foi necessrio manter os laos com a sua cultura original, como uma forma de resistir diante da perda provocada pela violncia da expropriao, desterritorializao e desarraigamento do continente africano.

O processo mnemnico da resistncia negra para a construo da histria e da nova identidade na dispora est presente na escrita de muitos ficcionistas e poetas afrodescendentes nas Amricas: Aim Csaire, Nicols Guilln, Langston Hughes, entre outros. Certamente na poesia de Solano Trindade encontramos tambm explcitas

referncias que apontam para esse sentimento identitrio que discorremos aqui, de pertencimento cultural negro. Ao pesquisar esses escritores, encontramos a ambivalncia da conscincia de identidade tpica dos habitantes da dispora, decorrente da experincia conflitante com que os negros se depararam historicamente, provocadas pela dominao colonialista. As diferentes posies identitrias so marcas de uma existncia intervalar a travessia do oceano e esta dualidade apresenta-se na escrita de muitos outros literatos afro-descendentes nas Amricas: Ao confrontar o indivduo com a natureza plural e contraditria de identidade, a luta de identificao no leva livre mobilidade, mas passagem temporria de limites impostos (WALTER, 2009, p. 51). Certamente, muitos foram os limites impostos pelo colonialismo e pela escravido que inegavelmente refletem-se ainda nos dias atuais na vida dos afro-descendentes atravs do racismo, das desigualdades sociais e econmicas entre brancos e negros no Brasil e no mundo. Os versos do poema Sou negro, de Solano Trindade, ilustram muito bem esse sentimento de identidade com o continente africano e seu impacto soa aos ouvidos como um eco:

Sou negro Meus avs foram Queimados pelo sol da frica Minha alma recebeu O batismo dos tambores,
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 8

Atabaques, gongus e agogs... Contaram-me que meus avs vieram de Loanda como mercadoria de baixo preo plantaram cana pro senhor do engenho novo e fundaram o primeiro Maracatu. Depois meu av brigou como um danado nas terras de Zumbi Era valente como qu Na capoeira ou na faca escreveu no leu o pau comeu No foi um pai Joo humilde e manso Mesmo vov no foi de brincadeira Na guerra dos Mals ela se destacou Na minh'alma ficou o samba o batuque o bamboleio e o desejo de libertao... (TRINDADE, [s. d.]).

Neste poema antolgico, o eu lrico afirma orgulhosamente a sua ancestralidade africana, exaltando a autoestima, alm de mencionar, de forma fragmentada, importantes episdios da histria relacionados ao perodo escravagista, principalmente ligados resistncia do trabalhador negro escravizado como, por exemplo, a famosa Revolta dos Mals3 em 1835, na Bahia. Ressalte-se ainda o fato deste e alguns outros de seus poemas se referirem figura de Zumbi dos Palmares, muito antes de se instituir no Brasil, o 20 de novembro como o Dia Nacional da Conscincia Negra4. Ainda no mesmo poema menciona uma srie de elementos da cultura afro-brasileira como o samba, o batuque, a capoeira etc. um poema rico em informaes para a reconstituio da memria individual e coletiva dos negros e na valorizao da herana ancestral, assim como inmeros outros de seus poemas. Em Sou negro, portanto, o eu-enunciador que se quer negro est totalmente evidenciado desde o ttulo do poema at ao ultimo verso. Solano Trindade certamente um grande nome da negritude no Brasil. Percebe-se em sua escrita, a marca da influncia desse movimento to importante, prenunciado no Pan-africanismo americano.

W. E. B. Du Bois o principal mentor do Pan-africanismo que propugna uma conscincia e orgulho de ser negro e da origem africana. a primeira tentativa de gerar um sentimento e uma prtica de solidariedade e fraternidade universal entre os negros
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 9

de todo o mundo. Por tudo isso, ele considerado o pai no s do Pan-africanismo, mas tambm o precursor da Negritude. Certamente, foi o movimento pan-africanista a raiz dos movimentos negros posteriores. Sua influncia ampla e espraiou-se no espao e no tempo, influenciando todos os movimentos que viro depois, seja nos Estados Unidos ou fora, na Amrica ou noutros continentes: Renascimento norte-americano, negrismo cubano, indigenismo haitiano e a negritude francfana ou mesmo os movimentos negros brasileiros. Com variaes, todos esses movimentos se pautam pela de um resgate das razes africanas, valorizao da identidade negra e a necessidade da unio dos africanos e afro-descendentes no mundo, defendendo a ideia de uma solidariedade negra.

Na segunda dcada do sculo XX, nos Estados Unidos, o Renascimento Negro (Harlem Renaissance) j prope no s uma conscincia negra ou retorno ao continente africano como uma quimera, mas sim como algo mais concreto para a transformao das situaes que envolviam as populaes atingidas pela discriminao racial. Escritores negros, como Langston Hughes, Claude Mackay, Countee Cullen e Richard Wright, passam a usar a literatura sistematicamente como um instrumento de denncia e reivindicao. Desses nomes, a poesia principalmente de Langston Hughes, teve longo alcance internacional e influenciou os fundadores do Indigenismo, Negrismo e Negritude.

No h dvida, que o Indigenismo e Negrismo tiveram inspirao do Renascimento Negro, mas possuam tambm especificidades locais. Donizeth Aparecido dos Santos afirma: Sendo negra a esmagadora maioria da populao do Haiti, o Indigenismo significou valorizar o conceito de indigne, atribudo ao negro, e tambm o de griot, visto que os vestgios da cultura pr-colombiana se tinham esfumado como o genocdio dos ndios (2007, p. 74). J o Negrismo cubano, conduzido pelo poeta Nicols Guilln, dava maior nfase cultura popular e autctone. Em termos de repercusso pelo mundo, pode-se dizer que Nicols Guilln se equipara ao norte-americano Langston Hughes.

O movimento de inspirao em parte no renascimento negro e em parte no indigenismo surge em 1930 quando Guilln publica Motivos de son, a obra que revoluciona a poesia cubana, afastando-se da subservincia aos modelos europeus. Zil observa que ao contrrio do Haiti em Cuba o negro minoria e reivindicar sua parte da cultura negra passa a ser a essncia do Negrismo

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

10

cubano. A poesia foi o gnero literrio predominante do Negrismo cubano enquanto que no Indigenismo foi a prosa (SANTOS, 2007, p. 74).

Esses movimentos que vieram ao mundo a partir do Pan-africanismo so como prenncios para o surgimento da Negritude em Paris nos anos 30. O conceito de Negritude em sentido estrito e com N maisculo refere-se ao importante movimento poltico-cultural da primeira metade do sculo XX, mais precisamente nos anos 30, iniciado por estudantes negros radicados em Paris que tem em Aim Csaire (Martinica), Leon Dumas (Guiana Francesa) e Lopold Senghor (Senegal) seus principais mentores. Nomeado assim por Csaire em 1939, no Cahier dune retour au pays natal, representou uma recusa explcita contra a assimilao cultural provocada pela vergonha que os negros sentiam de si mesmos e um retorno aos valores africanos. Foi nesse poema de Csaire, onde pela primeira vez, a palavra Negritude empregada.

Publicado inicialmente na revista Volonts, passou despercebido na poca, porm, fez histria depois. [...] O poeta, descoberto por acaso por Andr Breton em uma escola na Martinica, em uma publicao da revista Tropiques Ns somos aqueles que dizem no sombra levou Breton a procurar mais. O contato com o poema, tratado por Breton como o maior monumento lrico da atualidade [CSAIRE, 1971, p. 17] proporcionou um belo texto datado de 1943, que veio a ser a atual introduo ao Cahier (SALGUEIRO, 2004, p. 22).

Desde esse episdio ento, Cadernos de um retorno ao pas natal passou a ser considerada a obra fundamental do movimento.

Outro elemento importantssimo associado histria da Negritude a sua contribuio para a ressignificao da palavra negro em todo mundo, ao propor que seja abandonado o aspecto impregnado de negatividade que sempre lhe foi atribudo ao longo dos tempos e, a partir da, propondo a positivao dela. Tendo surgido o movimento da Negritude na Frana, isso fica ainda mais evidente. Zil Bernd afirma:

Em Francs tem uma fora de expressividade e mesmo de agressividade que se perde em portugus, por derivar de ngre, termo pejorativo, usado para ofender o negro, uma vez que existe a palavra noir. A ideia foi justamente assumir a expresso negativamente conotada para reverter-lhe o sentido e passarem os negros a ostent-lo com orgulho e no mais vergonha (BERND, 1988, p. 17).

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

11

Negritude foi um movimento importante, mas, efmero. Durou pouco mais que vinte anos. Devido a divergncias entre seus principais lderes acabou esfacelando-se. Sobre o fim da Negritude, Zil Bernd afirma:

Talvez o ponto fraco, o calcanhar de Aquiles do movimento tenha sido, conforme a opinio de vrios autores, o fato de ele no ter conseguido conceber o desenvolvimento dos valores negros no interior de um combate poltico, tendo se restringido ao mbito dos valores culturais e deixado, portanto, de lado a esfera poltica e social (BERND, 1988, p. 30).

Apesar das falhas, no podemos deixar de reconhecer o papel desempenhado historicamente por esse movimento e a sua contribuio, sempre como uma referncia importante de valorizao para os negros em todo mundo.

Entretanto, negritude, em sentido amplo, anterior ao movimento poltico. Refere-se a uma tomada de conscincia da situao de dominao e discriminao e busca de uma identidade como reao opresso impingida aos negros desde o perodo escravista. Neste sentido, Csaire afirmou que foi no Haiti onde a negritude ergueu-se pela primeira vez5. Guardadas as devidas propores, podem-se incluir ainda os movimentos de resistncia negra no Brasil, dentre eles os quilombos.

Como j foi dito, encontramos na poesia de Solano Trindade elementos da negritude, nos dois sentidos. A escrita de Solano Trindade, ao mesmo tempo em que enaltece o orgulho da raa negra, uma crtica constante s injustias, advinda de um processo histrico de dominao e opresso que se perpetua atravs das desigualdades sociais. um discurso de resistncia que nega as formas convencionais de representao do negro nos discursos dominantes.
A marca registrada da poesia de Solano Trindade ser a obsesso da reconstituio histrica, revelando a caminhada do poeta do conformismo resistncia. Devolver ao negro o orgulho de sua ancestralidade e ressignifcar palavras estigmatizadas como navio-negreiro, transformando seu sentido histrico em referenciais positivos, parece ser a inteno primeira do poeta (BERND, 1988, p. 89).

Voltemos questo da memria para enfatizar que s a partir dela pode se dar a reconstituio do sujeito e consolidao da identidade dos negros que constituem a
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 12

dispora e o prprio continente africano, sendo a literatura utilizada consciente ou inconscientemente como um instrumento importante no processo de resgate da memria coletiva do povo negro, permitindo assim, a reintegrao dos componentes culturais espalhadas no tempo e no espao ao redor do mundo, peas que foram fragmentadas pela histria da dominao imperialista.

Segundo Renato Ortiz, a busca da identidade do povo negro passa ainda por uma dupla rememorizao memria coletiva associada aos mitos e tradies africanos e memria nacional associada histrica: de um lado, cultivar as tradies africanas (memria coletiva) e, de outro, propor uma re-leitura da Histria e a reverso do binmio em que civilizao associada ao mundo branco e barbrie ao mundo negro (BERND, 1988, p. 42). A literatura negra com predominncia para a poesia6 est indissociavelmente ligada questo da identidade e da negritude, uma vez que ela se origina da conscincia de sua perda, da fenda que se cria quando o poeta se descobre desenraizado, e se desenvolve pela busca de sua reconstruo (BERND, 1981, p. 41). Para os afrodescendentes, converterem-se em verdadeiros agentes histricos, capazes de transformao, faz-se necessrio a retomada e valorizao de suas origens africanas, num processo de habilitao para assumir o espao da alteridade no mundo ocidental e a superao das dificuldades geradas historicamente pela dominao. Isto, certamente, permitir o surgimento de uma conscincia de identidade mais ampla e redefinio do seu lugar no mundo como indivduo e ser social.

Um verdadeiro modo de ser negro, logo, uma real identidade negra, se construir na medida em que os negros conseguirem curar-se de sua amnsia cultural e tomarem as rdeas seu destino histrico. Este seria o passo adiante atravs do qual o negro, deserdado, recuperaria a sua essncia de homem, passando a produzir os meios de sua prpria histria. Permitindo o surgimento de uma imagem positiva de si mesmo (BERND, 1981, p. 42).

Se o marxismo prometeu um futuro no qual se dissolveriam todas as classes e particularidades em uma sociedade universal, na contemporaneidade somos testemunhas, cada vez mais, de uma luta pelo reconhecimento da realidade concreta e particular de cada indivduo. De fato, no se pode pensar identidade de forma isolada. A

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

13

sua construo se estabelece sempre em relao com o outro, de forma dinmica, junto com a alteridade.

Poeta brasileiro, Trindade vai alm da dimenso territorial, inserindo-se entre os grandes poetas afro- descendentes do continente americano quando em alguns de seus poemas, estabelece um dilogo intertextual com representativos poetas da negritude da Amrica Central (Nicols Guilln) e dos Estados Unidos (Langston Hughes).

Estes autores pensaram a cultura das trs Amricas como uma totalidade: ser negro uma forma de ser americano; ser negro americano participar, pela mediatiazao do discurso potico, da desconstruo da imagem negativa que a sociedade elaborou sobre ele (BERND, 1981, p. 87).

Magali Sperlin lembra que Mikhail Bakhtin (1981) afirma que as enunciaes dialogam entre si num complexo jogo de vozes ideolgicas (polifonia) que compe uma obra literria, afirmando que cada voz cultural existe em dilogo com outras vozes, uma vez que as enunciaes no so indiferentes umas s outras (BERND, 1998, p. 215). Vejamos como isso se d na prtica da escrita desses poetas. Solano Trindade escreveu o poema Nicols Guilln em homenagem ao seu colega cubano.

Nicolas Nicolas Guilln Meu irmo de Cuba Nicolas Guilln... (TRINDRADE, [s. d.]).

Langston escreveu um poema para a Amrica:

I too sing Amrica Langston Hughes I am the darker brother They send me to eat in the kitchen But I laugh And eat well And grow strong Besides, Theyll see how beautiful I am And be ashamed I, too, am America7.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

14

Solano Trindade tambm:

Amrica Eu tambm sou teu amigo H na minhalma de poeta Um grande amor por ti Corre em mim sangue do negro Que ajudou na tua construo (...) Por ti desprezo a paz que tanto amei E quero a guerra que tanto repeli. Amrica eu tambm sou teu amigo (TRINDADE, [s. d.]).

Mesmo que estes escritores no tenham tido contato diretamente, podemos perceber um dilogo intertextual entre eles, abrindo margem para o surgimento de um estudo comparativista literrio interamericano como proposto no livro Escrituras hbridas: estudos em literatura comparada interamericana, organizado por Zil Bernd, onde encontramos anlise de autores, das diversas geografias americanas. Neste livro, a noo de imprevisibilidade apresentada como base dessas relaes literrias (1998, p. 27). O poema Nicols Guilln, de Solano Trindade, evidencia essa relao intertextual que o escritor busca estabelecer a partir de um sentimento de fraternidade e solidariedade com o seu colega, uma caracterstica constante na poesia negra. A ode Nicolas Guilln deve ter sido escrita na poca ou logo aps a visita do poeta afrocubano Recife, cidade natal de Solano Trindade, no entanto, no temos notcias de que os dois poetas tenham se conhecido pessoalmente (FERREIRA, 2006, p. 151). O sentimento de irmandade que emana da poesia de Trindade corrobora o que afirmou Aim Csaire: enquanto houver opresso e negros sofrendo no mundo haver negritude. Seguramente, Solano Trindade dentro do panorama da literatura brasileira do sculo XX, em muito contribuiu para este resgate da memria coletiva e construo da identidade negra, tanto de suas tradies culturais como de sua histria e sua poesia o exemplo vivo disso.

Literatura negra um conceito polmico

Antes de Solano Trindade, no sculo XIX, temos o exemplo de Luiz Gama (18301852), apontado por estudiosos como o pioneiro da literatura afro-brasileira voltada
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 15

no apenas para a celebrao da cor e dos elementos culturais oriundos de frica mas, sobretudo, para a crtica feroz ao branqueamento e aos valores sociais impostos aos remanescentes de escravos (PEREIRA, 2010, p. 81). Por essas caractersticas em sua literatura ele considerado o discurso fundador por Zil Bernd e o pioneiro da atitude compromissada por Domcio Proena Filho (PEREIRA, 2010, p. 82). Oswaldo de Camargo refere-se a Domingos Caldas Barbosa como o primeiro poeta mulato do Brasil, mas observa muito bem que a verdadeira conscincia de ser negro s comearia a surgir em nossa literatura com o baiano Luiz Gama. Mestio, filho de uma escrava a clebre Luiza Mahin, lder da revolta dos Mals em Salvador no ano de 1835 e de um fidalgo portugus sofreu as peripcias da condio escrava, mas, ao contrrio de outros exemplos de escritores negros mestios como por exemplo Machado de Assis ou Gonalves Dias nunca deixou de assumir sua ligao tnica com a negritude.

Passamos ento a ter dentro da literatura brasileira uma literatura especfica que passou com o tempo a se auto-designar dessa maneira: literatura negra, afro-brasileira ou afrodescendente. Conceito polmico, nem sempre bem aceito ou compreendido, o uso do termo gera polmicas e enfrenta resistncias, no sendo aceito com unanimidade no meio intelectual, at mesmo entre pessoas negras.

Se no Caribe este tipo de expresso assemelha-se a um rtulo asfixiante e dispensada por muitos escritores, diversamente de outros pases da Amrica, sabe-se que no Brasil a expresso literatura negra bem aceita por grande parte dos escritores de descendncia africana, sendo mesmo uma reivindicao, pois recusam outras denominaes como literatura perifrica, por exemplo. Buscam uma posio de autonomia em contraposio marginalidade imposta pelos campos literrios hegemnicos. Entretanto, como j vimos anteriormente, no Brasil tambm no existe consenso. A discusso mesmo polmica e abre margens para vrias direes de pensamentos dissonantes.

De um lado, Domcio Proena Filho, professor da Universidade Federal Fluminense, observa que o uso da terminologia pode no ser conveniente, sendo mesmo mais uma armadilha que reforaria a prpria marginalizao dos negros, mantendo a discriminao, ao fazer o jogo do prprio preconceito, sob a capa da valorizao tnica. Outro que rejeita o rtulo Joel Rufino, um dos mais conhecidos escritores negros da
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 16

atualidade, historiador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro um dos poucos com circulao pelas grandes editoras do pas e com muitos livros publicados. Ele afirma que produz uma literatura culta, impregnada de valores ocidentais, tanto na inspirao quanto no estilo e nos temas, e que nesse sentido sua obra no pode ser classificada como literatura negra (CARRANA, 2003).

Por outro lado, por que no se afirmar uma literatura negra? Eduardo de Assis Duarte diz:
A ideologia do purismo esttico ela sim, faz o jogo do preconceito, medida que transforma em tabu as representaes vinculadas s especificidades de gnero ou etnia e as exclui sumariamente da verdadeira arte, porque maculadas pela contingncia histrica. Este purismo , no fundo, um discurso repressor, que cala a voz dissonante desqualificando-a como objeto artstico (DUARTE, 2010, p.75).

Neste sentido, comumente, se v discusses e questionamentos sobre a qualidade literria desse tipo discursivo, mas, lembremos que este problema pode advir com a abordagem de qualquer temtica. Provavelmente, no deixa de ser essa atitude mais uma forma de silenciar os novos sujeitos e de perpetuar mscaras e preconceitos mantendo intactos os valores eurocntricos que adotam para si e para os outros o status de universalidade que se traduz como o lugar da cultura branca, masculina, ocidental e crist, da qual provm os fundamentos que ainda hoje sustentam o cnone, e mesmo, concepes estreitas de literatura, arte e civilizao (DUARTE, 2010, p. 76).

Lembremos ainda que fazer uso desses termos no Brasil chama ateno para a questo do racismo no assumido da maioria dos brasileiros. Talvez seja essa a real causa do incmodo que o uso do termo provoca, pois toca na ferida, trazendo tona o que se tenta escamotear ou ignorar, na falsa democracia racial brasileira. Segundo Assis Duarte, a prpria noo de identidade nacional fica abalada com a utilizao desse conceito (2010, p. 73). Ao entrar em contato com o tema, percebe-se que os escritores e escritoras negros j esto presentes na nossa literatura h muito tempo, desde o sculo XVIII, no perodo colonial. Entretanto, essas vozes, geralmente foram recusadas ou ignoradas pelos setores da produo discursiva oficial.

No caso da literatura, essa produo sofre, ao longo do tempo, impedimentos vrios sua divulgao, a comear pela prpria materializao do livro.
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 17

Quando no ficou indita ou se perdeu nas prateleiras dos arquivos, circulou muitas vezes de forma restrita, em pequenas edies ou suportes alternativos. Em outros casos, existe o apagamento deliberado dos vnculos autorais e, mesmo, textuais, com a etnicidade africana ou com os modos e condies de existncia dos afro-brasileiros, em funo do processo de miscigenao branqueadora que perpassa a trajetria dessa populao (apud MARTINS, 2010, p. 47).

notvel que o comportamento comum do brasileiro de tentar ignorar o racismo se reproduz tambm no campo da literatura. A doxa da democracia racial constri para o Brasil a imagem de um pas mestio nem preto, nem branco, muito antes pelo contrrio , fruto da mistura harmoniosa das raas que se juntaram para a formao do nosso povo (SCHWARCZ, 1993, 1998, apud DUARTE, 2010, p. 76).

Os estudos sobre o assunto ainda no so em grande volume, mas, gradativamente, estudiosos do tema no Brasil, abrem os olhos para essas questes, principalmente nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco. Mesmo em presena desse conjunto de fatores adversos, vemos, gradualmente, uma perspectiva de mudana desse quadro a partir da manifestao e reivindicao de emergentes atores sociais que foram a incluso de novas formas de discursos por tanto tempo silenciados ou colocados margem do cnon oficial. Mais uma vez utilizo-me de Eduardo de Assis Duarte para observar:

No decorrer dos anos 80, a postura revisionista ensaia seus primeiros passos na academia pelas mos do feminismo, bem como a partir das demandas oriundas do movimento negro e da fundao no Brasil de grupos como o Quilombhoje. Nesse contexto, destacam-se os trabalhos de Moema Parente Augel, Zil Bernd, Domcio Proena Filho, Oliveira Silveira, Oswaldo de Camargo, Luiza Lobo, Edmilson de Almeida Pereira, Leda Martins e de membros do movimento negro, que, ao lado de brasilianistas contemporneos, como David Brookshaw, dedicaram-se ao resgate da escrita dos afro-descendentes (DUARTE, 2010, p. 74).

A edio de um livro como Um tigre na floresta dos signos estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil, organizado por Edmilson de Almeida Pereira no ano de 2010, no deixa de ser o resultado de algo que comeou a se desenhar algumas dcadas atrs. Com mais de seiscentas pginas, encontramos ensaios crticos de vrios autores a propsito do tema da literatura negra ou afro-brasileira: tanto sobre a produo literria, quanto sobre a produo terica da questo, fazendo um mapeamento extenso e muito interessante, no sentido de resgatar e divulgar as muitas vozes esquecidas e
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 18

marginalizadas pelos setores hegemnicos. Encontramos tambm as tenses e contradies que envolvem esses discursos tanto dos crticos quantos dos literatos, no que tange aos seus posicionamentos tnicos de assumirem ou no um compromisso nesta direo na sua escrita.

Nessa obra, as abordagens analticas de autores como Eduardo de Assis Duarte e Domcio Proena Filho entre outros, so muito pertinentes quando tratam dos escritores negros e mestios ao longo da histria da nossa literatura. Eles observam as posturas desses escritores e estabelecem distines. No ensaio crtico A trajetria do negro na literatura brasileira muito interessante observar como Domcio Proena Filho marca, na produo do discurso literrio nacional, duas posies ou vises opostas: a viso distanciada que coloca o negro na condio de objeto e a outra viso do negro como sujeito. Na viso distanciada, os autores sejam brancos, mestios negros ou negros, predomina uma viso estereotipada e pejorativa que atribui aos negros ou mestios uma srie de atributos negativos e maledicentes. Mesmo quando parecem cheio das melhores intenes, acabam reproduzindo ideologias preconceituosas, tpicas dos esteretipos. Numa postura altamente crtica, Proena Filho no poupa os grandes nomes da literatura nacional. So representantes dessa viso que ele chama de distanciada, desde Castro Alves, Machado de Assis, Cruz e Souza, Gonalves Dias, Mrio de Andrade, Jorge de Lima, entre outros. Desses nomes citados, fora Cruz e Souza, evidentemente negro, os outros j so reconhecidos como mestios.

Entretanto, mesmo na tentativa de alguns, de dar voz ao negro, malogram, aos serem escritores que falam em nome deles ou sobre eles apenas. Para Domcio Proena Filho, este o caso, por exemplo, de um Castro Alves. Sem deixar de reconhecer a importncia desse escritor, ao assumir naquele momento histrico um discurso em defesa do negro, ainda assim, em sua viso idealizadora o poeta no consegue escapar do esteretipo, ele no d voz ao negro, mas se comporta como um advogado de defesa que quer comover a plateia e provar a injustia da situao que denncia (PEREIRA, 2010, p. 46) e mais: O poeta baiano no atribui, na quase totalidade de seus poemas sobre a escravido, qualquer movimento de reao ou de revolta ao escravo, marcado pela atitude resignada (p. 45).
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 19

Sobre Machado de Assis, Domcio Proena afirma que, controvrsias parte, diante da posio do consagrado escritor, o que predomina mesmo uma viso distanciada e indiferente a esta problemtica no seu discurso em relao aos negros e descendentes de negros como ele. Mesmo os dois contos que envolvem os escravos, O caso da vara e Pai contra me, no se centralizam na questo tnica, mas no problema do egosmo humano e da tibieza de carter. Os demais tipos negros ou mestios participam como figurantes... (PROENA FILHO, 2010, p. 53) Sua crtica prossegue aos outros escritores mencionados e ainda cita mais alguns nomes consagrados como Jorge Amado e Ariano Suassuna.

Em sntese, no mbito do distanciamento que procurei caracterizar, consciente de no ter esgotado todos os exemplos representativos, notadamente em relao produo literria do ltimo sculo e do comeo do atual, predomina o esteretipo. O personagem negro ou mestio de negros caracterizado como tal ganha presena ora como elemento perturbador do equilbrio familiar ou social, ora como negro herico, ora como negro humanizado, amante, fora de trabalho produtivo, vtima sofrida de sua ascendncia, elemento tranquilamente integrador da gente brasileira, em termos de manifestaes. Zumbi e a saga quilombola no habitam destaques nesse espao. Por outro lado, os protagonistas de romances e de muitos poemas, quando escravos, so originalmente, como destaca Antonio Candido, mulatos, a fim de que o autor possa dar-lhes traos brancos, e, deste modo, encaix-los nos padres da sensibilidade branca (PROENA FILHO, 2010, p. 55).

Neste caso, ele cita o famoso romance A escrava Isaura, de Bernardo Guimares, publicado em 1872. Branquear o negro foi assim mais uma forma de se escamotear o preconceito na literatura praticada no sculo XIX. Aos negros de cor mais clara, os mestios, passa a ser mais fcil a aceitao da sociedade. Mas, como diz Antonio Candido [...] mestio reconhecido como tal enquanto emocionalmente e socialmente bem comportados, dceis resignados e que, como Isaura, sabem reconhecer o lugar que socialmente lhes foi imposto (apud PROENA FILHO, 2010, p. 55)

O brasilianista David Brookshaw (1893), por sua vez, ocupa-se tanto da representao quanto da autoria. Seu estudo estabelece trs categorias de escritores: os da tradio erudita, marcada basicamente pelo recalque da condio afro-brasileira; os da tradio popular, fundada no humor e na assuno da africanidade; e aqueles vinculados tradio do protesto e da stira. No primeiro caso, figurariam como nomes fundantes
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

20

Machado de Assis (1839-1908), Tobias Barreto (1839-1889) e Cruz e Souza (18611898).

Numa atitude bem mais condescendente, Leda Martins enfatiza de uma forma bem positiva a diversidade que vigora entre os nossos escritores afro-brasileiros sejam eles negros ou mestios e para ela todos esses escritores, so representantes da Literatura negra. Segundo ela:
A afrodescendncia exprime-se de modo muito diverso na biografia desses autores, em sua dico literria e, mesmo nas aporias dramatizadas nos seus textos. A pletora de solues literrias que se apresenta aos olhares do leitor, a alternncia das linhagens e referncias textuais, a diversidade de posturas e autorias identitrias, a maior ou menor nfase na funo pedaggica e exemplar da criao literria, as diferenas dos contextos e temporalidades dos escritores, assim como vrios outros fatores, inerentes lgica interna das criaes e aos meios e ambientes de produo, traduzem algumas dificuldades que resistem a qualquer tentativa de apreenso uniformizadora dessa zona de produo, sem que caiamos em anacronismos crticos redutores (MARTINS, 2010, p. 110).

Mas, o que de fato vem a caracterizar e definir uma literatura negra? O discurso de Domcio Proena Filho radical ao estabelecer a distino entre viso distanciada e viso de sujeito ao afirmar que dentro dessa viso distanciada dos escritores citados, quando no se ignora quase que por completo os negros, recorrem ao lugar comum e ao discurso de repetio e ambivalncia, tpicos dos esteretipos. Este discurso literrio encontra-se em conformidade com o discurso cientfico do sculo XIX e princpio do sculo XX que atribui aos negros e mestiagem os desacertos do pas, numa apologia ideologia do branqueamento.

O ideal de embranquecer no simples fruto da imaginao frtil ou de especulao terica. uma construo simblica da classe dominante que tem como padro de referncia cultural a Europa. No Brasil, esse ideal associa-se poltica imigracionista que, entre o sculo XIX e as primeiras dcadas do sculo XX, incentivou a vinda de milhares de europeus para o Brasil. Essa medida no encerrava meros objetivos econmicos, foi mesmo uma forma estratgica de acelerar o embranquecimento da populao. Documentos da poca comprovam a veracidade dessa afirmao. No ano de 1821, ficou registrado que o filsofo e mdico Francisco Soares Franco apresentou um projeto de longo prazo, no qual propunha uma poltica imigracionista, a qual deveria
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 21

ter como objetivo a homogeneizao da nao, isto , a transformao da raa negra em raa branca (HOFBAUER, 2011). Segundo ele, esse processo deveria se efetuar num prazo de trs geraes. Tempos depois, num discurso que ficou famoso no Congresso Universal das Raas em Londres (1911), o antroplogo Joo Baptista Lacerda prognosticava que em virtude de um processo de reduo tnica, logo de se esperar que no curso de mais de um sculo os metis tenham desaparecido do Brasil, isso coincidir com a extino paralela da raa negra em nossos meios, expostos a todas as espcies de agentes de destruio sem recursos suficientes para se manter (NASCIMENTO, 1978). A ideia era fazer com que a raa negra fosse extinta do Brasil, num prazo de cem anos. Como a prpria realidade mostra, essa ideia na prtica no teve nenhuma eficcia.

De qualquer forma, para se entender o conceito de literatura negra, a escritora Zil Bernd doutora pela Universidade de So Paulo (USP) e professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nome fundamental nessa discusso, tendo em muito colaborado para se chegar a certo acordo, principalmente no Brasil, j que a ideia de literatura negra, por si s, gera controvrsia. Ela se insere entre os escritores que na dcada de 80 reabrem essa discusso, iniciada no Brasil com Roger Bastide nos anos 30, Abdias do Nascimento e Oswaldo de Camargo nas dcadas de 50 e 60. Nos anos 80, devemos lembrar ainda de nomes como de Kabenguele Munanga, Miriam Mendes Garcia, Antonio Candido, Domcio Proena Filho8, dentre outros.

Segundo Zil Bernd, realmente, pode parecer arriscado sobrepor um adjetivo ao substantivo literatura na medida em que as etiquetas correspondem necessidade de delimitar o conceito, circunscrevendo sua amplitude (1992, p. 267-276). J estamos acostumados com as adjetivaes nacionais que nos do a ideia de pertencimento a um pas , mas ainda estranhamos quando ouvimos falar em literatura negra, feminina ou homossexual. De fato, o adjetivo pode soar como um rtulo etnocntrico, perigoso do ponto de vista ideolgico e sem respaldo cientfico.

Zil Bernd faz uma verdadeira operao intelectual, inicialmente, por via negativa, eliminando os critrios de epiderme, caractersticas psicofsicas e at culturais para conseguir chegar a uma definio de literatura negra. Logo de incio, ela descarta o critrio epidrmico, pois a possibilidade de definio do que literatura negra a partir
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 22

da cor da pele dos escritores no encontra fundamentao cientfica para sustentar a ideia de relacionar etnia, sensibilidade e produo de bens culturais.

Se as diversidades culturais no tm relao direta com as raas, impossvel, do ponto de vista cientifico estabelecer relaes entre uma determinada etnia e a produo de bens culturais. No h, portanto, nenhuma correlao entre as caractersticas psicofsicas dos negros e as culturas por eles produzidas. A hiptese de definir poesia negra pelo critrio da cor da pele dos indivduos foi, portanto excluda de sada, dada a inexistncia de fundamentos cientficos que sustentam as correlaes etnia/sensibilidade (BERND, 1992, p. 267-276).

Ela exclui tambm o critrio temtico. No o tema em si que define a literatura negra. Este pode ser utilizado por escritores de qualquer etnia, como sempre ocorreu desde produes literrias mais remotas at as mais recentes, aparecendo o negro na literatura seja como homem livre ou escravizado.

Segundo Zil Bernd, o que de fato vem a definir a existncia de uma literatura negra est na ordem do discurso, com o aparecimento de um eu enunciador que se quer negro. Esta seria a diferena fundamental de outros escritores que apenas tematizam o negro. Para ela este seria o nico critrio possvel para conceituar uma escritura negra como elemento-chave que caracteriza essas obras:

[...] como uma espcie de divisor de guas entre um discurso sobre o negro, que sempre existiu na literatura brasileira, e um discurso do negro que corresponde ao desejo de renovar a representao convencional constituda ao longo dos sculos, quase sempre carregada de preconceitos e de esteretipos (BERND, 1992, p. 267276).

Zil Bernd pensa o conceito de identidade como um processo associado ao conceito de alteridade, na dinmica da construo e desconstruo da identidade na relao com a diferena. Esta conscincia da diferena para o negro brasileiro o elemento sobre o qual se funda um projeto de superao da sua marginalidade histrica (BERND, 1987, p. 38). No Brasil, este recm denominado eu-enunciador ganha fora e aparece com mais frequncia na literatura, principalmente a partir da atuao e crescimento dos movimentos negros depois da segunda metade do sculo XX. Estes certamente tiveram
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 23

um papel precioso para o gradual destaque que vem conquistando a literatura negra e funcionaram como um incentivo, dando uma injeo de nimo na auto-estima da populao afro-descendente que passa a ter voz, e a transformao do discurso veio como consequncia da reconstruo de uma imagem antes pejorativa em uma imagem mais positiva e que demonstre confiana em si mesmo. No podemos esquecer, entretanto, que esse eu-enunciador que se quer negro j estava presente na literatura brasileira, ainda que de forma espordica, em perodos mais remotos da nossa histria. Nomes de escritores como Domingos Caldas Barbosa, Lima Barreto, Luis Gama e Maria Firmina dos Reis confirmam a existncia de uma literatura negra j praticada no Brasil desde o sculo XVIII. No sculo XX, nomes como de Solano Trindade desde os anos 30 e posteriormente Oswaldo de Camargo, Luis Silva Cuti, le Semog, Oliveira Silveira, Lep Correia, Hlio de Assis, Edmilson de Almeida Pereira, Estevo Maya-Maya, Conceio Evaristo, Miriam Alves, Waldo Motta, Vera Viana, Elisa Lucinda so alguns nomes de escritores negros que se destacam na histria da literatura recente e que podem ser includos como autnticos representantes de uma literatura negra, que tem no seu cerne este eu-enunciador que se quer negro.

Para este eu enunciador especfico reconhecer-se, quase inevitvel observar as condies scio-econmicas desse segmento da populao, muitas vezes, servindo esta prtica discursiva como um instrumento de denncia contra a depreciao de todo um povo, da sua cultura e prticas religiosas. Neste sentido, a literatura negra, alm de representar uma ruptura com o discurso que sempre renegou ou estereotipou o negro, se constitui numa importante ferramenta para o auto-conhecimento e consequentemente fortalecimento da auto-estima, rompendo com a imagem de servido ou a incapacidade de falar de si prprio, de ter sua prpria voz, sempre a necessitar de outra que fale por ele.

Deter-se sobre a questo do esteretipo importante, pois esta mais complexa do que parece. Vejamos atravs de alguns pensadores como eles entendem essa questo. Segundo Franz Fanon no uma simplificao porque uma falsa representao que, ao negar o jogo da diferena (que a negao atravs do Outro permite), constitui um problema para a representao do sujeito em significaes de relaes psquicas e sociais.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

24

Em O local da cultura, Homi Bhabha afirma que: Reconhecer o esteretipo como um modo ambivalente de conhecimento e poder exige uma reao terica e poltica que desafia os modos deterministas ou funcionalistas de conceber a relao entre o discurso e a poltica (2007, p. 106). A partir da ele prope que o modo de representao da alteridade seja questionado (p. 107) O autor prope ainda perceber o esteretipo como um aparato estratgico de poder e um modo de representao complexo, ambivalente e contraditrio, que reconhece e ao mesmo tempo repudia as diferenas. O objetivo do discurso colonial apresentar o colonizado como uma populao de tipos degenerados com base na origem racial de modo a justificar a conquista e estabelecer sistemas de administrao e instruo (BHABHA, 2007, p. 111). Este jogo de deturpao da imagem do colonizado e tambm do prprio colonizador, crucial para o exerccio do poder da dominao colonial.

neste tipo de viso deturpadora que se encontra a origem da ideia do negro infantilizado, servial ou subalterno; animalizado, preguioso, pervertido sexualmente, etc. sempre no sentido de adjetivar negativamente e afirmar a inferioridade da raa.

O negro ou o mestio do negro erotizado, sensualssimo, objeto sexual, uma presena que vem desde a Rita baiana, do citado O cortio, e mesmo do mulato Firmo, do mesmo romance, passa pelos poemas de Jorge de Lima, como Nega Ful, suaviza-se nos Poemas da negra (1929), de Mrio de Andrade e ganha especial destaque na configurao das mulatas de Jorge Amado. A propsito, a fico do excepcional romancista baiano contribui fortemente para a viso simptica e valorizadora de inmeros traos da presena de manifestaes ligadas ao negro na cultura brasileira, embora no consiga escapar das armadilhas do esteretipo. Basta recordar o caso do ingnuo e simples Jubiab, do romance do mesmo nome, lanado em 1955, e da infantilizada e instintiva Gabriela, de Gabriela, cravo e canela (1958) (PROENA FILHO, 2010, p. 48).

Para Franz Fanon, em Pele negra, mscaras brancas, a recusa da diferena transforma o sujeito colonial em um desajustado uma mmica grotesca. Segundo ele, lamentavelmente, para o negro sua raa se torna o signo no-erradicvel da diferena negativa nos discursos coloniais. Isto porque o esteretipo impede a circulao e a articulao do significante de raa a no ser em sua fixidez enquanto racismo.

Buscando a superao dos limites impostos pelo racismo, Solano Trindade que no foi s poeta, mas tambm dramaturgo, artista plstico e ator de teatro e cinema, adotou, ao

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

25

longo de sua vida, uma postura de comprometimento com sua condio tnica e social e teve o firme propsito de dar visibilidade ao negro figura por muitas vezes negada ou estereotipada na literatura brasileira. Ele foi, sem dvida, o primeiro a ligar conscientemente, sua escrita aos interesses coletivos de um povo, a exemplo do que j se praticava nos Estados Unidos e na Amrica Central, nas figuras de escritores como Langston Hughes e Nicols Guilln9, respectivamente. Assim, ele marca o espao da alteridade negra em nossa literatura, num tempo em que essa atitude ainda no era comum, ainda mais por ter comeado a fazer isso em um momento no democrtico da histria do Brasil, a era Vargas.

Em seus principais livros publicados: Poemas negros (1936), Poemas de uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e Cantares ao meu povo (1961), ou na sua pea teatral Malungos, constata-se que ele foi um escritor que afirmou sua condio tnica e buscou conscientemente romper com essas formas estereotipadas de representao do negro em nossa literatura. Ao entrar em contato com a vida e a obra de Solano Trindade, de imediato, percebe-se uma identificao entre uma e outra. Os temas so recorrentes e apontam numa direo que mostra de que ele lado se posicionou ao longo de toda sua vida. No por acaso, passou para a histria com o epteto de poeta do povo. De fato, ele foi uma espcie de porta-voz do povo em geral e do negro em particular, pois foi sempre ao lado desses segmentos da sociedade que esteve seu discurso, cujo apelo coletivo era evidente. Nele transparecia a sua preocupao com os problemas sociais, a valorizao da cultura popular e acontecimentos histricos que se referem escravido e negritude. fascinante perceber a autenticidade do discurso potico de Trindade que fala com propriedade da vida cotidiana do povo brasileiro e at hoje mais de trinta anos aps sua morte em 1974 seus versos ainda provocam identificao imediata, como pude constatar em muitos saraus.

Solano Trindade falava de uma realidade que conhecia muito bem. Desde suas origens em Pernambuco e ao deixar sua terra natal, percorreu vrios estados brasileiros, dentre eles Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e So Paulo. Por onde passou deixou a sua marca. Nos anos 50, criou, no Rio de Janeiro, o Teatro Popular Brasileiro, juntamente com sua mulher Margarida Trindade; quando se mudou para o Embu, em So Paulo, levou essa experincia teatral, unindo-se ao socilogo Edison Carneiro. Nessa cidade, ficou conhecido como o Patriarca do Embu, por ter
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 26

dinamizado a sua vida cultural. Antes, na sua passagem pelo Rio Grande do Sul, criou o Grupo de Teatro Folclrico nos anos 40, juntamente como o ator Balduno Oliveira. No Rio de Janeiro era assduo frequentador do Bar Caf Vermelhinho localizado em frente Associao Brasileira de Imprensa que ficou famoso por reunir poetas, intelectuais, artistas e jornalistas. L conheceu e ficou amigo de grandes nomes representantes das artes cnicas como Abdias do Nascimento fundador do Teatro Experimental do Negro , do ator Grande Otelo, da danarina Mercedes Batista pioneira da dana afro-brasileira e das atrizes Ruth de Souza e La Garcia. Alm das atividades culturais, se envolveu ainda com a poltica de movimentos sociais e poltica partidria, chegando a se filiar ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Entretanto, no permanece muito tempo no partido. Ao constatar que este no contemplava a questo do racismo, resolve abandonar a militncia partidria.

Ciente de que tinha a misso no s de fazer poesia, mas de atuar como intelectual que busca interferir na vida sociocultural de seu tempo, participou de uma srie de atividades dos movimentos negros e da cultura brasileira, desde a dcada de 1930. Alm, dos dois congressos afro-brasileiros em 1934 no Recife, e em 1937 em Salvador participou da fundao do Centro Cultural Afro-brasileiro e da Frente Negra Pernambucana (juntamente com Abdias do Nascimento), em 1945, e do Teatro Popular Brasileiro (juntamente com Edison Carneiro), em 1950, entre outras organizaes culturais. Presena constante em antologias de poetas afro-brasileiros, pesquisador incansvel da cultura popular e negra (...) em seus textos ficam evidentes os traos caractersticos de um intelectual ativo, interessado em fazer de seu trabalho um elemento decisivo para a construo de um pas menos desigual (SOUZA, 2004).

Solano Trindade faleceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1974. Considerado o mais importante poeta negro, ainda assim desconhecido do grande pblico. Teria sido o seu perfil de homem negro, pobre, questionador e esquerdista o que teria cavado o seu quase ostracismo dentro da literatura brasileira? Seu legado faz-se presente principalmente em So Paulo onde residem seus filhos, netos e bisnetos que continuam carregando sua bandeira, dando continuidade sua linha de trabalho cultural e poltica. Sua filha Raquel Trindade coordena no Embu o Grupo de Teatro Solano Trindade. Seu bisneto Marcelo Trindade ator e produtor cultural. Outros so msicos como o percussionista Vitor Trindade e Zinho Trindade que faz msica com os poemas do bisav ilustre.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

27

Referncias

ASSIS, Hlio de. [Poemas]. In: ANTOLOGIA da poesia negra brasileira: o negro em versos. Organizao de Luis Carlos dos Santos. So Paulo: Moderna, 2005. AUGEL, Moema Parente. Angstia, revolta, agresso e denncia: a poesia negra de Oswaldo de Camargo e Cuti. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudo sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2010. BASTIDE, Roger. A poesia afro-brasileira. So Paulo: Martins Fontes, 1934. BERND, Zil (Org.). Escrituras hbridas: estudos em Literatura Comparada interamericana. Porto Alegre: UFGRS, 1998. BERND, Zil. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: UFRG, 2003. BERND, Zil. Literatura negra. In: JOBIM, J. L. (Org.). As palavras da crtica. Rio de Janeiro: Imago, 1992. p. 267-276. BERND, Zil. Negritude e literatura na Amrica Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. BERND, Zil. O que negritude. So Paulo: Brasiliense, 1988. CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1987. CANDIDO, Antonio. Literatura como forma de resistncia. In: PERFIL de Literatura Negra: Mostra Internacional de So Paulo. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1985. CARRANA, Flvio. Autores negros enfrentam dificuldades para publicar suas obras. Revista Problemas Brasileiros, So Paulo, n. 360, nov./dez. 2003. DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura e afro-descendncia. In: PEREIRA, Edmilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudo sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2010. FERNANDES, Iara. Disponvel em: www.pstu.org.br/cultura GAMA, Luiz. Trovas burlescas e escritos em prosa. Organizao de Fernando Ges. So Paulo: Cultura, 1944. GARCIA, Miriam Mendes. O negro e o teatro brasileiro. So Paulo: Hucitec, 1993. GILROY, Paul. O atlntico negro: modernidade e dupla conscincia. Rio de Janeiro: 34, 2001. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HALL, Stuart. Da dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HEIDEGGER, Martin. Que isto a filosofia: identidade e diferena. So Paulo: Duas Cidades: So Paulo, 1971.
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011. 28

HOFBAUER, Andras. Entrevista com o historiador Andras Hofbauer. Disponvel em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-11c.asp. Acesso em: 28 fev. 2011. HUGHES, Langston. Eu tambm sou Amrica. Traduo de Syvio Back. Caderno Mais! Folha de So Paulo, 15 de fevereiro de 1998. MARTINS, Leda. Lavrar a palavra: uma breve reflexo sobre a literatura afro-brasileira. In: PEREIRA, Edmilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudo sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2010. MUNANGA, Kabenguele. Negritude: usos e sentidos. So Paulo: tica, 2009. NASCIMENTO, Abdias do. Dramas para negro e prlogo para brancos. Rio de Janeiro: TEN, 1961. NASCIMENTO, Abdias do. O genocdio do negro brasileiro: o processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense, 1985. PEREIRA, Edmilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudo sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2010. PROENA FILHO, Domcio. In: PEREIRA, Edmilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudo sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2010. PROENA FILHO, Domcio. In: PERFIL de Literatura Negra: Mostra Internacional de So Paulo. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1985. SALGUEIRO, Maria Aparecida Andrade. Escritoras negras contemporneas: estudos de narrativas: Estados Unidos e Brasil. Rio de Janeiro: Caetes, 2004. SANTOS, Donizeth Aparecido dos. Poetas de todo mundo. Revista de Histria e Estudos Culturais, Telmaco Borba, ano IV, v. 4, n. 2, abr./maio/jun. 2007. SOUZA, Elio Ferreira de. Poesia negra das Amricas: Solano Trindade e Langston Hughes. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006. SOUZA, Florentina. Solano Trindade e a produo literria afro-brasileira. Revista Afro-sia, Salvador, n. 31, p. 277-293, 2004. TRINDADE, Francisco Solano. Poemas antolgicos. So Paulo: Nova Alexandria, [s.d.]. TRINDADE, Francisco Solano. Eu tambm sou Amrica. Cantares da Amrica. In: BERND, Zil (Org.). Poesia negra brasileira. Porto Alegre: AGE, 1992. p. 53-54. WALTER, Roland. Afro-Amrica: dilogos literrios na dispora nas Amricas. Recife: Bagao, 2009.

Recebido em 31/03/2011 Aprovado em 15/05/2011

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

29

1 2

Assim se refere a ele precisamente o autor Oswaldo de Camargo em O negro escrito (1987).

Termo da filosofia heideggeriana que designa a existncia como modo de ser especfico e exclusivo do ser humano.
3

Revolta que aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1835, organizada por negros muulmanos. Uma das lideranas da rebelio foi Luiza Mahin, me do poeta Luis Gama.
4

Os poemas Sou negro, Canto dos Palmares e Zumbi datam do final dos anos 50 e incio dos anos 60, enquanto que o Dia Nacional da Conscincia Negra foi criado como uma reivindicao do Movimento Negro Unificado a partir de 1978.
5

Csaire refere-se Revoluo Haitiana (1791-1804), movimento de independncia do Haiti, considerada o primeiro movimento decisivo na luta dos negros contra a escravido e o colonialismo. O Haiti foi a partir desse fato a primeira repblica governada por negros.
6 7

Zil Bernd afirma ser a poesia o veculo privilegiado de expresso da negritude (1981, p. 21).

Eu tambm canto Amrica: Eu sou o irmo negro/ Eles me mandam comer na cozinha/mas eu rio/ e como bem/e creso forte/eles vero quo bonito/eu sou/e tero vergonha/ eu tambm sou Amrica. Vrias tradues so encontradas para dark brother, como: irmo negro ou o irmo mais escuro ou ainda a de Syvio Back: eu sou o seu brother (HUGHES, 1998).
8 9

Os ttulos constam das referncias deste trabalho.

James Mercer Langston Huges (1902-1967), escritor norte-americano, um dos nomes representativos do Renascimento Negro nos anos 20, movimento que lutava pela valorizao das razes culturais africanas nos Estados Unidos. Nicolas Guilln (1902-1989) poeta cubano, representante do Negrismo naquele pas. Ambos influenciaram muitos escritores em seus pases de origem e no mundo.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, s. 2, ano 7, n. 9, 2011.

30

Anda mungkin juga menyukai