Anda di halaman 1dari 3

GEO VESTIBULARES Prof.

Nonato (Linguagens)
PORTUGUS (Soldado PM/MA FCC) Ateno: As questes de nmeros 1 a 15 referem-se ao texto que segue. Matei vrias crianas quando era menino. A maioria com tiros de espoleta, brincadeiras de mocinho e bandido, comprovadamente inocentes. J naquele tempo, o modelo eram os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas de beijar e fumar a empunhar uma espada. Como eram outros tempos, com menor, bem menor, quase nenhuma tenso urbana e motivos de sobra para uma despreocupao em relao ao futuro, inclusive o profissional, s excepcionalmente as crianas e os adolescentes das dcadas de 40 e 50 se deixavam influenciar por tipos e atitudes mais condenveis veiculados pelo cinema. Mas at as brigas entre gangues juvenis, supostamente macaqueadas da tela, pareciam travessuras inconseqentes se comparadas aos confrontos, muito mais violentos e freqentes, entre os transviados de hoje. Mudaram as crianas e os adolescentes ou mudou o cinema? Na verdade, mudou tudo. Em casa, na rua e nas telas (no plural, porque agora, alm do cinema, temos a televiso e os computadores). As famlias perderam a coeso e o poder de aglutinao de antigamente, as cidades esto cada vez mais selvagens e desagregadoras, a educao caiu a nveis subterrneos, as perspectivas de trabalho so quase nulas para determinadas faixas da populao, e, se a esse conluio de fatores negativos acrescentarmos o consumo de drogas, o quadro estar quase completo. Que ningum se iluda: o cinema, a televiso, a mdia e os videogames tm sua parcela de culpa na crescente brutalizao da juventude. Qual, exatamente, ningum sabe ainda. Sabe-se, porm, que ao atingir dezoito anos, um adolescente americano ter visto quarenta mil cenas de assassinatos nas telas de cinema e da TV. Leonard Eron, psiclogo da Universidade de Michigan, que h quatro dcadas investiga os efeitos da violncia dramatizada no cotidiano de crianas e adolescentes, acredita que a exposio permanente a imagens de truculncia a causa de 10% dos crimes cometidos na Amrica. "As crianas aprendem observando", diz Eron. "Se o que observam a violncia, isso que aprendero."
(Sergio Augusto, Bravo! no 21, junho/99, pp. 19-20)

I. As crianas de hoje imitam com maior freqncia o que h de mais condenvel nas telas do cinema do que as crianas de outras geraes. II. Na infncia do autor, as tenses sociais eram bem mais amenas razo pela qual a delinqncia juvenil era tambm muito menos intensa. III. No foram as crianas e os adolescentes que mudaram; mudou apenas, e para muito pior, a qualidade de vida da classe mdia. Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II. c) III. d)) I e II. e) II e III. 3. A alternativa em que se traduz CORRETAMENTE o sentido de uma frase ou expresso do texto, considerado o contexto, : a) conluio de fatores negativos = desmembramento de agentes malvolos b) perderam a coeso e o poder de aglutinao = dissiparam a constncia e a capacidade de reintegrao c)) supostamente macaqueadas da tela = imagina-se que imitadas dos filmes d) imagens de truculncia = vises desbaratadas e) a nveis subterrneos = a ndices dissimulados 4. Todas as palavras esto corretamente grafadas na frase: a) O cinema americano contribue, como sempre contribuiu, para a dissiminao de imagens de violncia. b) Se os ingenuos tiros de espoleta no matavam ningum, nem por isso deixavam de dar vaso agressividade dos meninos. c) Ainda haver os que crm que as imagens da violncia no guardam nenhum vinculo com a violncia efetivamente praticada? d) Os pais deveriam ficar aprensivos com o fato de que os filhos no esto izentos de se identificar com os numerosssimos fascnoras dos filmes. e)) Leonard Eron est convicto de que no se dissociam a violncia dramatizada nas telas e aquela que intrnseca barbrie do cotidiano moderno. 5. Quanto aos jovens de hoje, falta a estes jovens maior perspectiva profissional, sem a qual no h como motivar estes jovens para a vida que os espera. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: a) faltam-lhes - motivar-lhes. b) falta-lhes - motivarlhes. c) lhes falta - lhes motivar. c)) falta-lhes - motivlos. e) lhes faltam - os motivar. 6. As normas de concordncia esto inteiramente respeitadas na seguinte frase: a) Qual, exatamente, os ndices de culpa que tem as telas na brutalizao da juventude, ningum sabe ainda. b) A violncia das gangues juvenis assumiram hoje uma intensidade muito maior do que apresentava as de ontem. c) Ficaram mais difceis coibir as violncias, incentivadas em todas as telas. d) A perda da coeso e de aglutinao das famlias vm constituindo um fator de desintegrao social.

1. Ao comparar os tempos de sua infncia com estes em que vivem os meninos e adolescentes de hoje, o autor do texto a) faz ver que a criminalidade praticada por menores aumentou em decorrncia das brigas entre gangues juvenis. b) mostra que sempre houve influncia do cinema sobre o comportamento dos menores, com a diferena de que nos filmes antigos no ocorriam cenas de violncia. c)) considera que a desagregao familiar, urbana, social e profissional, em parte motivada pelo que se v nas telas do cinema e da TV, multiplicou a brutalizao dos menores. d) se diz convencido de que a inocncia de hoje a mesma de outros tempos, a no ser para os menores que se expem s imagens de truculncia das ruas. e) conclui que a desagregao da famlia, motivada pela crescente taxa de desemprego, a causa fundamental do aumento das cenas de violncia nas telas de cinema e da TV. 2. Considere as seguintes afirmaes:

e)) Quaisquer que sejam os fatores responsveis, a violncia que entre os jovens se propagou j atingiu um nvel insuportvel. 7. O verbo entre parnteses adotar OBRIGATORIAMENTE uma forma do PLURAL ao ser empregado na lacuna da seguinte frase: a) ...... (mudar) toda essa gente ou apenas eu? b) No se ...... (tratar) apenas de fatores ligados mdia; a violncia juvenil tem outras causas. c)) Entre os que ...... (investigar) os efeitos da violncia est o psiclogo Leonard Eron. d) ...... (contribuir) para a violncia juvenil essa escalada de cenas brbaras na TV. e) As influncias que ...... (exercer) a imagem da violncia sobre as crianas so um fato inquestionvel. 8. Os tempos verbais esto corretamente articulados na frase: b) O autor afirmou que teria matado vrias crianas quando ainda fosse menino. b)) Seria uma iluso se acreditssemos que as telas no tm qualquer influncia na brutalizao da infncia e da juventude. c) Como a educao esteja caindo a nveis subterrneos, os responsveis por ela deveriam tomar providncias. d) No momento em que viesse a completar dezoito anos, um adolescente ter assistido a quarenta mil assassinatos. e) Ao investigar os efeitos da violncia representada nas telas, Leonard Eron tinha concludo que fossem a causa de 10% dos crimes cometidos. 9. Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: a)) nociva a exposio s cenas de violncia a que esto sujeitas as crianas. b) Os fatos violentos de que se deparam as crianas multiplicam-se dia a dia. c) O autor refere-se a um tempo em cujo os ndices de violncia eram bem menores. d) As tenses urbanas que se refere o autor j esto banalizadas. e) As mudanas sociais de cujas o autor est tratando pioraram a qualidade de vida. 10. Transpondo-se para a voz passiva a frase "H quatro dcadas investiga os efeitos da violncia", a forma verbal resultante ser a) tem sido investigado. b) vem investigando. c) foram investigados. d)) so investigados. e) tinham sido investigados. 11. O perodo cuja redao est inteiramente clara e correta : a) preciso de que ningum venha a se iludir no sentido de que as cenas de violncia assistidas na TV ou no cinema no tem qualquer relao com a violncia real. b) No bastam que os psiclogos cheguem a concluses satisfatrias; o que urge que se tome providncias concretas, portanto. c) Segundo a tese de que as imagens de truculncia na TV tm tal efeito sobre as crianas, elas passam a aprender com elas exatamente o que observam. d) impressionante como, ao se atingir dezoito anos, um jovem contemporneo tem contato com um nmero de estarrecer de cenas de violncia assistida nas telas. e)) Antigamente, os olhos dos meninos tinham apenas as telas do cinema para se fixarem; hoje, contam tambm com as da TV e as dos computadores.

12. O perodo inteiramente correto quanto pontuao : a) Num primeiro momento o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianas ou, o cinema, em seguida, chega concluso de que tudo mudou. b)) Num primeiro momento, o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianas ou o cinema; em seguida, chega concluso de que tudo mudou. c) Num primeiro momento, o autor, se pergunta: quem teria mudado: se as crianas, ou o cinema; em seguida, chega concluso de que tudo mudou. d) Num primeiro momento o autor se pergunta, quem teria mudado: se as crianas ou o cinema? em seguida chega concluso, de que tudo mudou. e) Num primeiro momento, o autor se pergunta, quem teria mudado; se as crianas ou o cinema, em seguida, chega concluso de que tudo mudou. 13. Est correta a seguinte reconstruo de uma expresso do texto: a)) As crianas aprendem observando = A observao possibilita s crianas aprenderem. b) Motivos de sobra para uma despreocupao em relao ao futuro = Motivos de sobra para menor preocupao do futuro. c) As famlias perderam a coeso = A coeso cuja as famlias perderam. d) Os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas = Uma infinidade de coisas em que aprendemos nos filmes americanos. e) A educao caiu a nveis subterrneos = So subterrneos os nveis dos quais a educao chegou. 14. Est corretamente observada a necessidade, ou no, do sinal de crase no seguinte perodo: a) Se todas as outras causas acrescentarmos o consumo de drogas, chegaremos uma completa composio do quadro. b)) Alguns se prendem iluso de que assistir s cenas de violncia representadas nas telas no traz prejuzo a ningum. c) No fosse falta de oportunidades profissionais, os jovens de hoje teriam maiores aspiraes em relao vida futura. d) Aquilo que as crianas aprendem observar aprendem, tambm, imitar. e) Ao se dedicar pesquisas sobre a violncia infantojuvenil, o psiclogo chegou aquela concluso que, para muitos, era bvia: a TV deseduca maioria das crianas. 15. Est correto o emprego de AMBAS as formas verbais sublinhadas na frase: a)) Uma srie de fatores concorre para a delinqncia dos menores: acham-se, entre eles, a desagregao da famlia e a diminuio das oportunidades. b) Se no cabem ao cinema, televiso e mdia a culpa pelo aumento da violncia infanto-juvenil, quem sero os culpados? c) fato: 10% dos crimes cometidos na Amrica devese, diretamente, exposio s violncias a que se submetem a maioria da populao infantil. d) Se mais preocupaes houvesse com as causas da brutalizao da juventude, por certo se chegariam a muitas propostas de soluo. e) Como j se aproxima do ndice zero as perspectivas de trabalho para os jovens, preocupa cada vez mais o quadro das tenses sociais. Ateno: As questes de nmeros 16 a 20 referem-se ao texto que segue. O Carnaval, logo aps 1930, como eu o via, conservava ainda dois elementos primaciais, que o configuravam como fenmeno social nico. Primeiro,

um resqucio de brincadeira infantil, de alegria ldica, de expanso fsica. Em segundo lugar, o carter de quebra autorizada, vlida somente de um determinado domingo a uma determinada tera-feira, da compostura moral e fsica exigida pela sociedade nos outros dias. No Carnaval, a sociedade fechava, benignamente, um dos olhos, no tanto ao sexo, que continuava reprimido, s um pouco menos, quanto ao formalismo que predominava nas relaes humanas. Nesse sentido, o Carnaval acabou, do momento em que substituiu a festa em que todos participavam pelo espetculo em que alguns atuam e outros assistem. Que hoje a sua principal manifestao seno o desfile de milhares de pessoas, exibindo plumas, para satisfazer milhes de olheiros televisivos? A festa informal virou festa coletiva organizada. Restam, sem dvida, a msica, a coreografia, o prazer dos olhos e dos ouvidos, numa rplica gigantesca e popular s representaes teatrais eruditas. Mas tudo previsto, ensaiado, com comisso julgadora que atribui notas, aprovando ou reprovando, premiando ou rebaixando os concorrentes, devidamente inscritos e classificados em categorias. A expresso escola de samba", ao nascer, era uma simples metfora. Hoje, no que respeita disciplina, passou a ser uma realidade.
lugares.)

a) Durante o Carnaval, atenuava-se bastante o formalismo nas relaes humanas onde, por conseguinte, predominara. b)) Embora antigamente predominasse o formalismo nas relaes humanas, ele era bastante atenuado durante o Carnaval. c) Desde que o formalismo predominasse nas relaes humanas, era ele bastante atenuado durante o Carnaval. d) Antigamente, durante o Carnaval, o formalismo era bastante atenuado, pois predominava nas relaes humanas. e) O formalismo era bastante atenuado durante o Carnaval, inclusive predominava nas relaes humanas. 20. Esta regio to bonita que no se compreende...... ainda no ...... as graas naturais. Preenchem corretamente as lacunas do perodo acima, pela ordem: a)) por que - lhe exploraram b) porque - lhe exploraram c) por que - a exploraram d) porque - a exploraram e) por qu - exploraram-na

(Adaptado de Dcio de Almeida Prado. Seres, coisas,

16. A alternativa em que se traduz INCORRETAMENTE o sentido de uma expresso do primeiro pargrafo do texto, considerando o contexto, : a) dois elementos primaciais = dois componentes fundamentais b) era uma simples metfora = no era mais do que uma expresso figurada c) quebra autorizada (...) da compostura = violao aceita da boa conduta d)) um resqucio de brincadeira infantil = um arremedo bisonho e pueril e) no que respeita disciplina = quanto ao aspecto disciplinar 17. Ao comparar o carnaval de hoje com o da dcada de 30, o autor a) constata que a festa expansiva acabou se tornando um entretenimento indiferente para milhes de pessoas. b) lamenta que o carnaval moderno no guarde as caractersticas das eruditas representaes teatrais. c)) mostra que os desfiles antigos, improvisados, evoluram para uma forma mais profissional. d) demonstra como a sociedade antiga era mais tolerante que a de hoje quanto s normas morais de conduta. e) faz ver que a disciplina das atuais escolas de samba vem intensificando a rigidez das antigas. 18. Est correta a forma verbal sublinhada na frase: a) Ser que os milhes de olheiros satisfaro-se com um espetculo televisivo? b) Se reavssemos a alegria dos carnavais antigos, no ligaramos a TV por vrios dias. c) Hoje ser preciso que se premem as escolas de samba para que elas mostrem entusiasmo. d) Nos ensaios, prevm-se os mnimos movimentos das coreografias. e)) Nos ltimos carnavais, o sexo no foi reprimido como j o reprimira a sociedade dos anos 30. 19. O formalismo que antigamente predominava nas relaes humanas era bastante atenuado durante o Carnaval. O perodo acima est corretamente reconstrudo em:

Anda mungkin juga menyukai