Anda di halaman 1dari 30

Projeto: NOSSO PARREO MAIS VIVO Instituio: 3R

1 APRESENTAO DO PROJETO Nome do Projeto NOSSO PARREO MAIS VIVO Linha de Atuao Recuperao ou conservao de espcies e ambientes costeiros, marinhos e de gua doce. Tema transversal Conservao de recursos naturais. Perodo de realizao 18 meses Local de realizao Parque Parreo

ABRANGNCIA DO PROJETO

Populao Municpio Localidade Bioma da rea do projeto

Perfil da populao

Pessoas atendidas diretamente

Pessoas atendidas indiretamente

Fortaleza

Parque Parreo

Restinga

Mais de 37 mil pessoas

Mista

1500

3000

RESUMO Ao privilegiar o meio urbano como cenrio de investigao, em um estudo de caso, primeiramente leva-se em considerao o fato de que nesse ambiente vive uma imensa parcela da populao mundial. Com o processo de evoluo e organizao das sociedades ocidentais, as cidades foram ganhando novas formas e funes que conferiram s reas urbanas uma dinmica prpria. O crescimento das cidades, oriundo do aumento da produtividade industrial no foi acompanhado de planejamento urbano adequado, fato que deu origem a problemas ambientais urbanos nas cidades, como superpopulao, poluio dos mananciais e a difuso de epidemias. Nesse contexto surgem os parques urbanos pblicos, idealizados como construes arquitetnicas para atender demanda por lazer, bem como para amenizar a poluio das cidades. medida que as cidades foram se desenvolvendo os parques urbanos passaram a assumir novas funes. Em algumas reas das cidades, eles so valorizados, mas em outras, sofrem com a ao antrpica e o esquecimento dos gestores pblicos. A preocupao com a conservao, revitalizao e principalmente com a conscientizao ambiental pertinente, uma vez que essa atitude favorece o desenvolvimento de prticas saudveis e cidads. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo promover a recuperao do Parque Parreo e favorecer a conservao, atravs da conscientizao ambiental da populao adjacente. Portanto, o presente trabalho ser realizado atravs de eventos que conscientizem a populao sobre a importncia da educao ambiental e a recuperao do Parque Parreo. O alvo principal ser a comunidade adjacente que, devido ao conhecimento que ser adquirido, dever se conscientizar da importncia da manuteno desse ecossistema. A ONG 3R analisar os resultados atravs do conhecimento assimilado pela comunidade acerca da educao ambiental e a qualidade da gua do riacho Parreo. Os meios para comprovao dos resultados sero no que diz respeito assimilao da educao ambiental pela comunidade, atravs de questionrios; j no tocante a qualidade da gua, os dados sero obtidos por meio de registros fotogrficos e atravs da analise da gua, permitindo uma comparao real do impacto do projeto sobre a populao e o Parque Parreo.

2 JUSTIFICATIVA O ambiente urbano marcado pelo desconforto da maior parte de seus habitantes, devido grande aglomerao a que eles esto submetidos estando muitas vezes em bairros de pouca infra-estrutura somando-se a uma poltica de mximo aproveitamento do espao tanto privado quanto pblico. Esse ambiente caracterizado pela grande emisso de poluentes, gerada principalmente pela queima de carvo, visto por muitos como inadequado a uma boa qualidade de vida uma vez que um dos pr-requisitos para uma boa qualidade de vida a sade, definida pela OMS como um bem-estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doenas. Esse ambiente urbano desconfortvel e poludo uma ameaa a esse bem-estar nos trs nveis citados implicando na citada inadequao qualidade de vida. O parque urbano surge no contexto das cidades industriais, a partir do sculo XIX, com o objetivo de dotar as cidades de espaos adequados para atender a crescente demanda pelo lazer, o tempo do cio e contrapor-se ao ambiente urbano (KLIASS, 1993). Os parques pblicos podem ser definidos como: [...] todo espao de uso pblico destinado recreao de massa, qualquer que seja seu tipo, capaz de incorporar intenes de conservao e cuja estrutura morfolgica auto-suficiente, isto , no diretamente influenciada em sua configurao por nenhuma estrutura construda em seu entorno. (MACEDO, 2003, p.14)

esperado que os parques urbanos sofram modificaes ao longo do tempo, devido ao crescente aumento populacional o qual as sociedades esto sujeitas, porm essas modificaes no devem comprometer a integridade estrutural e ambiental desses parques. Entretanto, ao longo do tempo visto que ocorrem modificaes em parques urbanos que acarretam em prejuzos estruturais e ambientais aos mesmos o que se mantm ao longo do tempo muitas vezes por falta de manuteno desses parques e pela ausncia de projetos que contemplem esses locais. Apenas 2,35% da cidade de Fortaleza so formados por praas, parques e plos de lazer (FORTALEZA, 2004, apud LIMA, ROCHA, 2009). Com o passar dos anos, esses espaos pblicos, que compem o patrimnio da cidade, foram se deteriorando em virtude da expanso urbana, desordenada, da escassez de investimentos pblicos e da ao de vndalos que, por sua vez, contribuem para que esses bens pblicos se encontrem degradados, sujos, mal iluminados e inseguros. Deste modo, os fortalezenses so prejudicados no usufruto de tais logradouros. Essa deteriorao ainda se demonstra pelo uso inadequado de tais reas, muitas das quais cedidas ilegalmente a particular que em alguns casos se apropriam para a implantao de instituies, associaes, estabelecimentos comerciais e outras atividades. H tambm os casos em que pessoas de baixa renda ocuparam de maneira irregular essas reas (LIMA; ROCHA; 2009) Sendo assim, alm da presena de investimentos nestes locais de suma importncia uma conscientizao ambiental da populao para que os parques se mantenham conservados servindo assim ao seu propsito de atrair grande quantidade de pessoas que buscam um ambiente aberto e limpo para contrastar com o ambiente urbano.

Outro ponto positivo de uma educao ambiental da populao que ela alm de manter os parques urbanos conservados, tambm teriam a conscincia da importncia da conservao de outros ambientes sendo estimulados a promoverem aes de recuperao em outros ambientes. Sendo assim, um programa de educao ambiental que tenha como um objetivo direto a recuperao de um parque, poderia abranger indiretamente recuperaes de outros tipos de ambientes uma vez que a populao sente-se estimulada a tomar atitudes nesse contexto. Conforme a Sntese Diagnstica do Municpio de Fortaleza (2004) a Regional IV possui o menor ndice de reas pblicas de lazer, apenas 47 ha de logradouros. A falta de reas de lazer nessa Regional faz com que cada rea dela seja importante para a populao que l vive. Dentre essas reas situa-se o parque parreo localizado entre a avenida Borges de Melo e avenida Eduardo Giro no Bairro de Ftima com cerca de 31.582 metros quadrados. Esse estudo tambm mostra que esse parque est sobre administrao do municpio, porm notria a falta de manuteno sob o qual est submetido sendo esta manifestada pela degradao que o parque sofre atualmente. Neste contexto, sabendo da importncia dos parques pblicos para a sociedade, que se intensifica em reas carentes desses parques como a regional IV, somado necessidade de uma conscientizao ambiental para uma manuteno efetiva desses parques, fundamental a execuo de projetos que atuem nesses mbitos para melhorar a qualidade de vida da populao.

Tendo em vista o exposto, nosso projeto tem como objetivo a recuperao do parque do Parreo e o favorecimento da conservao deste local atravs da conscientizao ambiental da populao que mora em suas proximidades.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KLIASS, R. G. Parques urbanos de So Paulo e sua evoluo na cidade. So Paulo: Pini, 1993. LIMA, A. E. F.; ROCHA, N. M. M. Dinmica dos parques urbanos de fortaleza-ce: consideraes sobre o Parque Rio Branco. Fortaleza, Cear, vol. 3, n1, 2009. Disponvel em: http://revistaconexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/viewFile/128/119. Acesso em: 21 jan. 2010. MACEDO, S. S. Parques urbanos no Brasil. 2. ed. Sao Paulo: Ed. da USP/Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2003. Coleo Quapa, 207 p.

3 OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral Promover a recuperao do Parque Parreo e favorecer a conservao, atravs da conscientizao ambiental da populao adjacente. 3.2 Objetivos Especficos Identificar causas da degradao no Parque Parreo; Identificar as espcies vegetais e animais que habitam o parque; Restaurar a infra-estrutura do parque; Restaurar a mata ciliar do riacho Parreo; Capacitar estudantes de graduao para a atuao na rea de educao ambiental; Promover a educao ambiental atravs eventos abertos a comunidade.

4 METODOLOGIA 4.1 Materiais utilizados 4.2 Mtodos O projeto se realizar nas seguintes etapas: 1 etapa: Organizao inicial Delimitao do local de execuo do projeto; Seleo dos recursos materiais; Seleo dos recursos humanos; Capacitao de graduandos como monitores; Recursos alimentcios; Aparelhos de multimdia; Materiais de limpeza; Fardamento (camisetas); Mquina digital; Materiais de construo; Material informativo-educativo;

2 etapa: Anlise de degradao ambiental Anlise da qualidade de gua; Anlise visual da presena de lixo no parque; Avaliao da infra-estrutura do parque; 3 etapa: Avaliao da biodiversidade Identificao da fauna e flora local; 4 etapa: Promoo da educao ambiental Realizao de palestras; Distribuio de cartilhas; Realizao de eventos educativos; 5 etapa: Recuperao do ambiente Remoo dos resduos slidos; Restaurao da infra-estrutura do parque; Recuperao da mata ciliar. 1) Delimitao do local de execuo do projeto

O parque do Parreo, rea escolhida para execuo do projeto, localiza-se na Av. Borges de Melo, entre os bairros de Ftima e Parreo. Esse parque localiza-se na Regional IV, que corresponde a 11% do territrio da cidade de Fortaleza e atende a 19 bairros, uma rea que comporta cerca de 305 mil habitantes. Os locais previstos para as palestras de cunho educativo ambiental so: E.E.M Governador Adauto Bezerra, situado na rua Monsenhor Liberato, nmero 1850, Bairro de Ftima;

Escola Municipal Filgueiras Lima, situado na Avenida dos Expedicionrios, nmero 3910, Benfica.
Fig. 01: rea do parque do Parreo (delimitada em vermelho).

2) Seleo de recursos humanos a) Inscrio e seleo de especialistas

Sero contratados profissionais na rea de reproduo e sade pblica para ministrar cursos de preparao para os monitores que iro acompanhar o projeto. O processo de seleo desses profissionais ser realizado em 3 etapas: prova escrita, anlise do currculo e entrevista. Para participar do processo seletivo os candidatos devem entregar a ficha de inscrio contida no edital que ser lanado no incio da execuo do projeto. b) Seleo dos monitores Sero abertas 50 vagas para monitores que iro acompanhar e orientar a populao durante os eventos de educao ambiental que ocorrero no decorrer do projeto. Esses monitores sero selecionados mediante anlise de currculo e entrevista. Os candidatos selecionados assinaro um termo de compromisso com a ONG e recebero ao final um certificado de participao no projeto. c) Contratao de profissionais para a recuperao da infraestrutura e da mata ciliar Sero contratados um arquiteto, um engenheiro civil, um mestre de obras e pedreiros para a restaurao da estrutura fsica do parque pontes, bancos, anfiteatro, coreto etc. Alm de um engenheiro agrnomo para a avaliao das caractersticas do solo e vegetao nativa para a recuperao da mata ciliar.

3) Curso de capacitao de monitores:

Os profissionais da rea de sade pblica e educao ambiental, selecionados de acordo com o previsto no tpico 2, iro ministrar cursos e palestras aos estudantes de graduao. Os temas abordados sero: Importncia da educao ambiental definio e importncia da educao ambiental; Mata atlntica caractersticas e degradao; Parques urbanos e sua importncia na manuteno de reas verdes nos centros urbanos; A limpeza de parques urbanos e sua importncia na manuteno da sade pblica; Tcnica de anlise e limpeza de rios e margens, com enfoque na tcnica de limpeza manual que ser utilizada para a limpeza do parque em questo. 4) Anlises de degradao ambiental Sero feitas anlises da qualidade da gua seguindo os seguintes parmetros: temperatura, pH, oxignio dissolvido, turbidez, cor, coliformes totais, E. coli e bactrias heterotrficas. As amostras de guas sero coletadas e testadas pela Companhia de gua e Esgoto do Ceara CAGECE. Sero feitas avaliaes visuais com objetivos de detectar a quantidade de lixo existente na extenso do parque Parreo e as condies de uso das estruturas fsicas do parque (ex: bancos, correntes metlicas, coreto, anfiteatro etc.) para que orientem a etapa seguinte de limpeza e restaurao do parque. 5) Avaliao da biodiversidade

Bilogos taxonomistas, um para cada rea, botnica e zoologia, faro um trabalho de identificao e catalogao de espcies vegetais e animais encontrados no parque. 6) Recuperao da infraestrutura do parque O parque ter sua infraestrutura restaurada no tocante reforma do coreto, troca dos bancos mais deteriorados e reforma dos demais, reconstruo das pontes e reforma do calamento e do cercamento. Sero instaladas lixeiras de coleta seletiva para a coleta de plstico, papel, metal, vidro e material orgnico. 7) Promoo de palestras de cunho educativo ambiental Sero realizadas palestras pelos monitores previamente capacitados por profissionais tendo os seguintes temas: Importncia de preservar os ecossistemas Importncia dos parques urbanos O que fazer para manter os parques limpos 8) Distribuio de cartilhas de cunho educativo ambiental

Cartilhas elaboradas por monitores com os temas da palestra sero distribudas em larga escala para a populao moradora das adjacncias do parque do Parreo para que a informao chegue at pessoas sem que elas necessariamente tenham ido s palestras. Essas cartilhas tambm tero a funo de divulgar os eventos promovidos pelo projeto. 9) Promoo de eventos educativos Sero realizadas atividades educativas no parque do Parreo. A populao que vive nos arredores do parque receber um material contendo informaes sobre a execuo do projeto e sobre as atividades realizadas no parque. Manh educativa no parque A manh educativa ser realizada logo aps a reestruturao do parque. Num primeiro momento sero realizadas palestras ministradas pelos monitores abordando a importncia da preservao do meio ambiente, problemas causados pelo acmulo de lixo em locais inapropriados e noes de coleta seletiva. Posteriormente a populao ser convidada a participar do mutiro para a limpeza do parque. Os voluntrios sero divididos em equipes e recebero kits contendo um par de luvas e sacos de lixo. Aps a coleta do lixo, este ser distribudo adequadamente pela populao participante nas lixeiras de coleta seletiva instaladas anteriormente no parque. Durante as atividades a populao ser acompanhada e orientada

pelos monitores quanto ao modo de coleta do lixo, a distribuio correta do lixo nas lixeiras e quanto aos locais a que a populao poder ter acesso, j que algumas reas podem apresentar riscos. 5 INDICADORES

COLUNA A INDICADOR ABSOLUTO

COLUNA B INDICADOR RELATIVO

COLUNA C PERCENTUAL

Linha de Atuao: Recuperao e conservao de espcies e ambientes costeiros, marinhos e de gua doce.

rea natural (em ha) recuperada : 2,5 ha.

que

ser rea total (em ha) da ecorregio: 3,1 ha.

% (percentual da rea trabalhada em relao rea total): 81%.

TEMA

COLUNA A INDICADOR ABSOLUTO

COLUNA B INDICADOR RELATIVO

PERCENTUAL

Educao Ambiental

Nmero total da populao da % (percentual do nmero de rea de abrangncia do pessoas abrangidas em relao 4.500 pessoas abrangidas em aes de projeto(considerando o(s) populao total): 12% educao ambiental: municpio(s) de atuao): 37.000 pessoas
55 multiplicadores de informao: 5 especialistas, 50 monitores ambientais, 500 estudantes da comunidade Nmero de produzidas publicaes que sero % (percentual do nmero de multiplicadores em relao ao nmero total de pessoas abrangidas): 12% -

Gerao e Disseminao de Informaes para o Desenvolvimento Sustentvel

Artigos=2 Livros=0 Teses=0 Registros de experincias=2 Sites/registros na internet=1 Cartilhas=1 Folhetos=3 Recurso televisivo=2 Nmero de banco de dados ou sistemas de informaes que sero gerados: 2 Nmero de parcerias firmadas : 3 De quantas redes o projeto participa : nenhuma Iniciativas ecoeficientes adotadas na gesto do projeto: limpeza e restaurao -

Planejamento para a Sustentabilidade Gesto

do parque; coleta seletiva

6 MATRIZ LGICA DE PLANEJAMENTO, EXECUO E AVALIAO

Objetivo Especfico

Principais Atividades

Resultados Esperados

Meios de Verificao

Trimestre (s)

Anlise a qualidade da gua do riacho Parreo Identificar as causas da degradao no Parque Parreo Anlise visual da presena de lixo no parque Avaliao da infraestrutura do parque

Deteco do nvel de poluio da gua

Laudos laboratoriais

Verificao da quantidade de lixo Determinao das estruturas a serem restauradas Observao visual e registro fotogrfico 1

Identificar as espcies vegetais e animais que habitam o parque

Captura para a catalogao das espcies

Registro das principais espcies vegetais e animais do parque

Identificao por meio de chaves

2,3

Restaurar a infraestrutura do parque

Trocar os bancos; restaurar o coreto, calamento e anfiteatro; e reconstruir as pontes.

Obteno de estruturas fsicas apropriadas para o usufruto da populao

Aumento da frequncia de visitao ao parque

4, 5

Restaurar a mata ciliar do riacho Parreo Selecionar e capacitar estudantes de graduao para a atuao na rea de educao ambiental

Plantio de mudas

Proteo do riacho Parreo contra o assoreamento

Observao do crescimento da cobertura vegetal e manuteno do leito do riacho. Elaborao de relatrios de concluso do curso

Execuo do curso de capacitao de monitores Distribuio de cartilhas sobre Educao ambiental Manhs educativas com palestras e orientaes comunidade

Formao de 30 monitores na rea de educao ambiental

1,2

Promover a educao ambiental atravs eventos abertos a comunidade

Comunidade ciente e consciente da importncia da preservao ambiental

Observao da manuteno das estruturas do parque e da reduo do lixo depositado no local

7 PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE E PARCERIAS


Parceiro Parceria j firmada ou prevista? Prevista Tipo Natureza Financeira Governo x Tcnica Recursos humanos Materiais Valor Estimado (R$) 16.100,00

BNB E.E.M Governador Adauto Bezerra E.M.Filgueiras Lima UECE e UFC Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle CAGECE

Firmada

Governo

540,00

Prevista Firmada

Governo Universidades x

540,00 1.000,00

Firmada

Governo

2.000,00

Firmada

Mista

500,00

Participao em redes: entende-se por rede um conjunto de relaes regulares e sistemtica entre pessoas e/ou instituies que visam objetivos comuns de interesse socioambiental.

Nome da rede No h.

Tema trabalhado

Polticas Pblicas: H inteno de o projeto se integrar e/ou interferir na formulao e implementao de polticas pblicas? Como? Sim. Nosso projeto consegue interferir em polticas pblicas no sentido de aprimorar a qualidade de vida da populao, relacionado, por exemplo, s questes de sade e bem estar, j que nosso projeto inclui a limpeza e restaurao doe isso erradica muitos possveis vetores de doenas, alm de tornar o ambiente esteticamente agradvel.

8 EQUIPE TCNICA
Nome Formao e/ou qualificao profissional Graduao Cincias Biolgicas Funo no Projeto Tempo de Experincia Natureza do vnculo de trabalho* Contratao de pessoa jurdica Contratao de pessoa jurdica Carga horria semanal 25h/sem.

Felipe Porto Fiuza

em Execuo Tcnica/ 5 anos Terica-Prtica 8 anos

Larissa Alves Guimares

Graduao em Gerncia Administrao

25h/sem.

Valria da Silva Sampaio

Graduao Cincias Biolgicas

em Execuo Tcnica/TericaPrtica

3 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

Pedro Henrique de Souza Ferreira Graduao em Gestor de 7 anos Bringel Administrao Assuntos administrativos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

Jlia Trugilio Lopes

Graduao Cincias Contbeis

em Assuntos Financeiros

6 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Cincias Biolgicas

em Ministrar cursos de capacitao de monitores

5 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Biolgicas

em Ministrar cursos de capacitao de monitores

5 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Cincias Biolgicas

em Ministrar cursos de capacitao de monitores

5 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Engenheiro Ambiental

em Ministrar cursos de capacitao de monitores

5 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Geografia

em Ministrar cursos de capacitao de monitores

5 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

A definir

Graduao Agronomia

em Restaurao da mata ciliar

20 anos

Contratao de pessoa jurdica

25h/sem.

9 PLANEJAMENTO DA COMUNICAO DO PROJETO


Objetivos de comunicao Pblico Atividade Colagem de cartazes e envio de e-mails para grupos na internet e divulgao em blogs da Distribuio do cartilhas do localidade de na Produto de comunicao e suas mdias Nmero de Edies Tiragem Valor (criao e produo) Trimestre

Cadastro de alunos para Universitrios monitoria no projeto Moradores Divulgao do regio projeto para a Parque populao Parreo Conscientizar a populao sobre a Populao importncia da geral preservao do ambiente

Blogs e cartazes

1000 cartazes

R$ 3.000,00

Cartilhas

1000

R$ 4.500,00

Divulgao no em entorno e divulgao em meios eletrnicos

Internet e outdoors

R$ 3.000,00

4,5

10 CRONOGRAMA DE EXECUO

Ttulo do Projeto: NOSSO PARREO MAIS VIVO CNPJ do Proponente: ----------Objetivo Geral: Promover a recuperao do Parque Parreo e favorecer a conservao, atravs da conscientizao ambiental da populao adjacente. TRIMESTRES Objetivos Especficos Identificar as causas da degradao no Parque Parreo Selecionar e capacitar estudantes de graduao para a atuao na rea de educao ambiental Identificar as espcies vegetais e animais que habitam o parque Restaurar a infraestrutura do parque Restaurar a mata ciliar do Riacho Parreo Principais Atividades Anlise a qualidade da gua do riacho Parreo Anlise visual da presena de lixo no parque Avaliao da infra-estrutura do parque Execuo do curso de capacitao de monitores 1 x x x x x x 2 3 4 5 6 7

Captura para a catalogao das espcies Trocar os bancos; restaurar o coreto, calamento e anfiteatro; reconstruir as pontes e instalar lixeiras Plantio de mudas

Promover a educao ambiental atravs Distribuio de cartilhas educativas eventos abertos a promoo manhs educativas comunidade

11 ORAMENTO

ORAMENTO RESUMIDO PARCEIROS Petrobrs Instituio Proponente BNB (Parceiro A) E.E.M Governador Adauto Bezerra (Parceiro B) E.M.Filgueiras Lima (Parceiro C) UECE (Parceiro D) UFC (Parceiro E) VALOR DO INVESTIMENTO NO PROJETO (R$) 549.577,00 16.100,00 540,00 540,00 500,00 500,00

Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano 2.000,00 (Parceiro F) CAGECE (Parceiro G) Total 500,00 570.257,00

ORAMENTO FSICO-FINANCEIRO

COMPOSIO DO ORAMENTO Itens de Despesa PETRO BRAS INSTITUI O PROPON ENTE (b) PARC ERIA

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO SOMENTE PETROBRAS Coluna a ANO 1 (d) ANO 2 (e)

Discrimi nao Detalhad a Custos Fixos


SUBTOTAL

(a)

(c)

TOTAL GERA TOTA 1 2 3 4 1 2 3 4 L (d+e) L SUBTO SUBTO Trime Trime Trime Trimes Trimes Trime Trime Trime (a+b+c TAL TAL stre stre stre tre tre stre stre stre )

54.000,0 0

ZERO

ZERO

54.000 9.000, 9.000, 9.000, 9.000, ,00 00 00 00 00 6.000, 00 1.000, 1.000, 1.000, 1.000, 00 00 00 00 55.00 0,00 39.00 0,00

36.000, 9.000, 00 00 4.000,0 1.000, 0 00

9.000, ZERO 00 1.000, ZERO 00

18.000, 54.000, 00 00 2.000,0 6.000,0 0 0 42.000, 200.50 00 0,00

Impostos
SUBTOTAL

6.000,00

ZERO

ZERO

Pessoal
SUBTOTAL

200.500, 00

ZERO

ZERO

200.50 43.50 0,00 0,00

21.000 158. 21.000 21.00 ,00 500,00 ,00 0,00

ZERO

Encargos Sociais
SUBTOTAL

2 0.000,00 ZERO

1.100,0 21.100 3.333, 3.333, 3.333, 3.333, 0 ,00 33 33 33 33 15.000, 224.87 2.425, 102.25 ZERO ZERO 00 7,00 00 0,00

13.33 3.333, 3,32 33 104.67 5,00

3.333, ZERO 33

6.666,6 19.999, 6 98 105.20 2,00 209.87 7,00

Equipamentos permanentes e instalaes fsicas


SUBTOTAL

209.877, 00

ZERO

105.20 ZERO ZERO 2,00

Despesas com deslocamentos (viagens)

SUBTOTAL

16.200,0 0 32.500,0 0

ZERO

ZERO

16.200 8.100, 8.100, ZERO ,00 00 00

ZERO

16.200, 00 21.000, 00

ZERO

ZERO ZERO

ZERO

16.200, 00

Despesas Bsicas
SUBTOTAL

ZERO

ZERO

32.500 5.250, 5.250, 5.250, 5.250, ,00 00 00 00 00

5.250, 00

5.250, 990,7 00 5 7.500, 00 R$ 8.490, 75

11.490, 32.490, 75 75 7.500,0 0 R$ 142.85 9,41 10.500, 00 R$ 549.56 7,73

Comunicao (incluindo eventos)


SUBTOTAL

TOTAL GERAL

10.500,0 10.500 3.000, 3.000,0 ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO 0 ,00 00 0 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ ZE 549.577, 16.100, 466.17 75.60 81.68 57.58 91.833 306.70 94.785 39.58 RO 00 00 7,00 8,33 3,33 3,33 ,33 8,32 ,33 3,33

Anda mungkin juga menyukai