Anda di halaman 1dari 6

Food Safety System Certification 22000

fssc 22000

cERTIfIcAO DE sIsTEMAs DE GEsTO DE sEGURANA DOs ALIMENTOs 22000


O esquema de certificao de sistema de gesto da segurana dos alimentos - FSSC 22000 - um esquema robusto, est baseado nas normas ISO, aceito internacionalmente para auditoria e certificao de toda a cadeia de suprimentos. A FSSC 22000 utiliza as normas existentes IS0 22000, ISO 22003 e as especificaes tcnicas dos PPRs - Programas de Pr-Requisitos do respectivo setor, que foram desenvolvidas atravs de consulta, ampla e aberta, por um grande nmero de organizaes relacionadas com o tema. Os fabricantes certificados pela ISO 22000 podem obter a certificao FSSC 22000 cumprindo com os requisitos das especificaes tcnicas dos PPRs - Programas de Pr-Requisitos do respectivo setor e com os requisitos adicionais do esquema.
A FSSC 22000 foi desenvolvida para a certificao de sistemas de gesto de segurana dos alimentos de organizaes da cadeia de alimentos que processam ou fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentcios, como aditivos, vitaminas e culturas biolgicas, bem como fabricantes de embalagens para alimentos. Somente os organismos de certificao que tenham assinado acordo com a FFSC 22000 esto licenciados para emitir certificados acreditados FSSC 22000. O esquema de certificao FSSC 22000 foi plenamente reconhecido e aceito pela GFSI Global Food Safety Iniciative e pela European co-operation for Accreditation (EA). A Foundation for Food Safety Certification, uma organizao independente e sem fins lucrativos sedeada nos Pases Baixos. Ela detem a propriedade e os direitos autorais do esquema e emite os acordos de licenciamento para os organismos de certificao.

Benefcios do esquema de certificao FSSC


Abordagem da cadeia de suprimentos baseada nas normas ISO. Aceito pela GSFI. Usa padres internacionais e independentes j existentes. ISO 22000, ISO 22003 e especificaes tcnicas para os PPRs do respectivos setor. Acreditao ISO/IEC 17021 (abordagem sobre os sistemas e processos). Escopo amplo: fabricao de alimentos (abate e alimentos para animais de estimano includos). Aprovao e compromisso de todas as partes interessadas (indstrias, varejistas, ONGs). Auditorias de sistema de gesto de segurana dos alimentos profundas e rigorosas. Gesto do esquema independente. Transparncia. Gesto sem fins lucrativos pela Foundation for Food Safety Certification. Reconhecido pela European co-operation for Accreditation (EA).

Contedo
O esquema de certificao FSSC 22000 estabelece os requisitos para que os organismos de certificao desenvolvam, implementem e operem a certificao FSSC 22000 e garantam a sua imparcialidade e competncia. A FSSC 22000 estabelece os requisitos para a avaliao dos sistemas de gesto de segurana dos alimentos das organizaes da cadeia dos alimentos bem como, para a emisso dos certificados. A certificao FSSC 22000 atesta que os sistemas de gesto de segurana dos alimentos das referidas organizaes cumprem com todos os requisitos do esquema FSSC 22000. O valor acrescentado organizao com um sistema de gesto de segurana dos alimentos certificado pela FSSC 22000 est nos esforos feitos pela organizao para manter esse esquema e o seu compromisso de melhoria contnua do seu desempenho.

Escopo
O esquema FSSC 22000 para ser utilizado para a auditoria e certificao de sistemas de gesto de segurana dos alimentos das organizaes da cadeia de alimentos que processem ou fabriquem: produtos animais perecveis (carnes, aves, ovos, peixes e produtos lcteos); produtos vegetais perecveis (frutas frescas, sucos frescos, vegetais frescos minimamente processados); produtos conservados em temperatura ambiente (enlatados, biscoitos, salgadinhos, leos, gua mineral, bebidas, massas, farinhas, acar, sal); produtos (bio)qumicos (vitaminas, aditivos e culturas biolgicas), excluindo coadjuvantes de tecnologia; embalagens para alimentos (contato direto ou indireto com os alimentos). O esquema inclui o transporte e armazenamento na planta como parte da operao. aplicvel a todas as organizaes da cadeia dos alimentos, independentemente da sua dimenso e complexidade, com ou sem fins lucrativos, pblicas ou privadas. No website www.fssc22000.com encontra-se o documento de orientao sobre o escopo. Em linha com a ambio da GFSI de ampliar o seu escopo, o esquema FSSC 22000 est preparado para abranger

novos escopos no momento em que especificaes tcnicas necessrias para os PPRs do respectivos setores estiverem prontas e um grande nmero de empresas internacionais da cadeia de alimentos solicitarem a cobertura destes setores.

Requisitos e regras
O esquema de certificao FSSC 22000 inclui requisitos detalhados para: os sistemas de gesto de segurana dos alimentos das organizaes na cadeia de alimentos; o sistema de certificao dos organismos de certificao; a acreditao por parte dos organismos de acreditao.

Alm disso, o FSSC 22000 inclui as regras para: os organismos de certificao licenciados pela Fundao para realizar a certificao; o processo de harmonizao no qual os organismos de certificao associados participam para alinhar as questes de auditoria e certificao; os organismos de acreditao que acreditam os organismos de certificao associados; o Conselho das Partes Interessadas; os especialistas dos organismos de certificao informarem sobre a FSSC 22000. Estes requisitos e normas esto disponveis gratuitamente em nosso website www.fssc22000.com.

Estes requisitos e normas esto publicados separadamente em quatro partes do esquema FSSC 22000: PARTE I Requisitos para as organizaes que requerem as certificao PARTE II Requisitos e regulamentos para organismos de certificao PARTE III Requisitos e regulamentos para atribuio da acreditao PARTE IV Regulamento do Conselho das Partes Interessadas

As empresas que j disponham da certificao ISO 22000 podero optar por: utilizar uma auditoria de acompanhamento ISO 22000 ou uma auditoria adicional no local, para confirmar que, para alm dos aspectos da ISO 22000, tambm so cumpridas as especificaes tcnicas aplicveis aos PPRs do respectivo setor e os requisitos adicionais da FSSC 22000. Se o cumprimento com os requisitos for confirmado e reportado no formato correto por um organismo de certificao que cumpra os requisitos da FSSC 22000, o certificado FSSC 22000 poder ser emitido considerando a validade restante do certificado ISO 22000 existente. A validao dos certificados existentes dever incluir tambm a verificao da qualificao do auditor e a durao da auditoria, em conformidade com as regras da FSSC 22000; realizar uma auditoria completa FSSC 22000, incluindo a ISO 22000, a especificao tcnica aplicvel aos PPRs do respectivo setor e os requisitos adicionais da FSSC. Tal resultaria num certificado FSSC 22000 com uma validade de trs anos. As organizaes que pretendam integrar a qualidade no seu sistema de gesto podem utilizar os requisitos da norma ISO 9001.

Conselho das Partes Interessadas


A FSSC 22000 regida por um Conselho das Partes Interessadas. O Conselho representa os interesses de todas as partes envolvidas. O Conselho e a Fundao tm por objetivo promover ampla aceitao internacional do esquema, acrescentando valor especial relao entre todas as organizaes certificadas da cadeia de alimentos e os governos, os clientes e os fornecedores. Para isso, o Conselho integrado por representantes do comrcio e da indstria, por autoridades e por outras partes da cadeia de suprimentos dos alimentos, sendo presidido por um Presidente independente com larga experincia internacional em segurana dos alimentos no mundo. O funcionamento e as regras do Conselho cumprem os requisitos estabelecidos pelos organismos de acreditao que so membros do IAF Multilateral Recognition Agreement. O Conselho se rene pelo menos trs vezes por ano. Caso o Conselho decida implementar alteraes menores ou maiores no esquema FSSC 22000, as alteraes sero publicadas numa lista de decises no website da FSSC 22000. Tambm, todas as revises dos documentos relacionados com o esquema sero tambm publicadas no website da Fundao. O Conselho publicar uma anlise general da FSSC 2000 no mnimo cada trs anos. Todas as alteraes resultantes das revises sero publicadas pela Fundao e disponibilizadas para todas as partes interessadas.

Viso do Conselho das Partes Interessadas


O Conselho acredita que haver uma nova consolidao dos esquemas certificao de gesto de segurana dos alimentos aprovados pela GFSI, com maior aceitao internacional em toda a cadeia de suprimentos. Espera-se um maior reconhecimento mtuo dos esquemas aceitos pela GFSI por parte dos grandes fabricantes, varejistas e servios de alimentao por todo o mundo. Alm disso, vislumbra um aumento da cooperao pblico-privada em matria de proteo dos consumidores em relao segurana dos alimentos, atravs de auditoria privada e de certificao. O gerenciamento da certificao de sistema de gesto de segurana dos alimentos baseada nas normas ISO, que independente e sem fins lucrativos ser cada vez mais solicitada em todos os continentes. Por esse motivo, o Conselho est comprometido com a gesto profissional de todos os esquemas de certificao e auditoria privada, baseados nas normas ISO, para toda a cadeia de suprimentos de alimentos que os mercados internacionais possam necessitar.

Organismos de certificao associados


Apenas os organismos de certificao associados Fundao esto licenciados a emitir certificados FSSC 22000 acredi-

tados. O licenciamento baseado num contrato entre a Foundation for Food Safety Certification e o organismo de certificao que est requerindo acreditao para a FSSC 22000. Ao assinar o contrato com a Fundao, os organismos de certificao acreditados ficam autorizados a prover a certificao FSSC 22000. A acreditao obtida mediante um organismo de acreditao associado da FSSC 22000 que cumpra a normativa para organismos de acreditao (Parte III). Os organismos de certificao licenciados so obrigados a cumprir com todos os requisitos do esquema FSSC 22000. Tambm, so obrigados a participar em consultas sobre a interpretao do esquema. Dado que a FSSC 22000 cumpre plenamente como todos os requisitos da ISO 22000, da IS0 22003, das especificaes tcnicas para os PPRs do respectivo setor e da ISO/IEC 17021, os organismos de acreditao devem reconhecer o esquema de gesto de segurana dos alimentos FSSC 22000, detido pela Foundation for Food Safety Certification, localizada nos Pases Baixos, como um esquema de certificao que pode ser certificado em conformidade com a acreditao ISO/ IEC 17021. esperado oferecer servios de acreditao para organismos de certificao interessados que queiram demonstrar que cumprem cos requisitos do esquema FSSC 22000 e da ISO/IEC 17021. Visite o website www.fssc22000.com para consultar a lista de organismos de certificao e acreditao, bem como

informaes adicionais sobre como candidatar-se a organismo de certificao associado.

A Foundation for Food Safety Certification


O esquema FSSC 22000 propriedade e mantida por uma fundao holandesa (Foundation for Food Safety Certification) independente, sem fins lucrativos. O esquema reconhecido pela GFSI e conta com o apoio da FoodDrinkEurope (Organizao Europeia de Fabricantes de Bebidas e Alimentos), a GMA (Associao dos Produtores de Alimentos dos EUA) e muitas outras organizaes relacionadas com o comrcio internacional e com a segurana dos alimentos. A Fundao administra e detm o esquema, fazendo a gesto dos seus direitos de autorais atravs de contratos de licenciamento. A responsabilidade e autoridade propriamente ditas, em relao ao contedo do esquema e s auditorias de certificao realizadas cabe ao Conselho das Partes Interessadas. Entre outros, a Fundao: est centrada no desenvolvimento e manuteno de esquemas de certificao e inspeco de segurana dos alimentos; promove o uso internacional destes esquemas de segurana dos alimentos; presta servios de apoio certificao de sistemas de gesto de segurana dos alimentos; disponibiliza vasta informao sobre questes de segurana dos alimentos.

Junte-se a ns no Linkedln: Grupo FSSC22000

Food Safety System Certification 22000

Food Safety System Certification 22000 Foundation for Food Safety Certification P.O. Box 693 4200 AR GORINCHEM Pases Baixos Tel.: +31 (0)183 - 64 50 28 Fax: +31 (0)183 - 62 11 61 info@fssc22000.com www.fssc22000.com

Anda mungkin juga menyukai