Anda di halaman 1dari 4

Operadora: Cooperativa de Trabalho Odontolgica UNIODONTO Belm CNPJ: 15.308.521/0001-88 ANS: 36855-5 Site: www.uniodontobelem.com.

.br Tel;: (91) 3202-4140 ______________________________________________________________________________________________

Manual de Orientao para Contratao de Planos de Sade


Diferenas entre planos individuais e coletivos
Os planos com contratao individual ou familiar so aqueles contratados diretamente da operadora de plano de sade: o prprio beneficirio quem escolhe as caractersticas do plano a ser contratado. Os planos com contratao coletiva so aqueles em que o beneficirio ingressa no plano de sade contratado por uma empresa ou rgo pblico (coletivo empresarial); associao profissional, sindicato ou entidade assemelhada (coletivo por adeso). Nos planos coletivos, um representante dessas pessoas jurdicas contratantes, com a participao ou no de uma administradora de benefcios, que negocia e define as caractersticas do plano a ser contratado. Assim, importante que o beneficirio, antes de vincular-se a um plano coletivo, em especial o por adeso, avalie a compatibilidade entre os seus interesses e os interesses da pessoa jurdica contratante.

Aspectos a serem observados na contratao ou no ingresso em um plano de sade

PLANOS

Perda da condio de beneficirio nos planos coletivos


Nos planos coletivos, os beneficirios titulares e seus dependentes podem ser excludos do plano de sade, que continua vigente, quando perdem o vnculo com a pessoa jurdica contratante, ou seja, com o sindicato, associao profissional ou congnere, rgo pblico ou empresa.

Direitos dos artigos 30 e 31, da Lei n 9656/1998, nos planos coletivos empresariais
Nos planos coletivos empresariais em que h participao fi nanceira do benefi cirio no pagamento da mensalidade, regular e no vinculada coparticipao em eventos, assegurado ao mesmo o direito de permanncia nesse plano coletivo no caso de demisso sem justa causa ou aposentadoria. No caso de morte do titular demitido ou aposentado em gozo do benefcio decorrente dos artigos 30 e 31, assegurada a permanncia do grupo familiar. O beneficirio tem um prazo mximo de 30 dias, aps seu desligamento, para se manifestar junto empresa/rgo pblico, com a qual mantinha vnculo empregatcio ou estatutrio, sobre a sua vontade de permanecer no plano de sade. O benefi cirio assume integralmente o pagamento da mensalidade quando opta pela permanncia. O perodo de manuteno da condio de benefi cirio do plano de 6 meses, no mnimo, e proporcional ao perodo em que o mesmo permaneceu vinculado e contribuindo para o plano de sade como empregado ou servidor. Salientamos que o beneficirio perde o direito de permanncia no plano de sade do seu ex-empregador ou rgo pblico quando da sua admisso em um novo emprego ou cargo.

Direito de migrar para plano individual ou familiar aproveitando carncia do plano coletivo empresarial
Os beneficirios de planos coletivos empresariais que tiverem o benefcio de plano de sade extinto tero o direito de vincular-se a um plano da mesma operadora, com contratao individual ou familiar, sem a necessidade de cumprimento de novos prazos de carncia. Essa prerrogativa no se aplica aos planos de autogestes. A condio para exercer esse direito que a operadora comercialize plano individual ou familiar. O beneficirio tem um prazo mximo de 30 dias, aps a extino do benefcio, para contratar, junto operadora, o plano individual ou familiar. Esse direito no existe caso tenha havido apenas a troca de operadora por parte do contratante (rgo pblico ou empresa).

Cobertura e segmentao assistencial


Define o tipo de assistncia qual o benefi cirio ter direito. Os planos podem ter assistncia ambulatorial, hospitalar, obsttrica e odontolgica. Essas assistncias sade isoladas ou combinadas definem a segmentao assistencial do plano de sade a ser contratado pelo benefi cirio. A Lei n 9.656/1998 definiu, como referncia, o plano com assistncia ambulatorial, hospitalar, obsttrica e urgncia/emergncia integral aps 24h, em acomodao padro enfermaria. O contrato pode prever coberturas mais amplas do que as exigidas pela legislao, mas as excluses devem estar limitadas s previstas na Lei n 9.656/1998. A cobertura para acidente do trabalho ou doena profi ssional em planos coletivos empresariais adicional e depende de contratao especfica. INDIVIDUAIS OU

Abrangncia geogrfi ca
Aponta, para o beneficirio, a rea em que a operadora de plano de sade se compromete a garantir todas as coberturas de assistncia sade contratadas. A abrangncia geogrfica pode ser nacional, estadual, grupo de estados, municipal ou grupo de municpios.

rea de atuao
a especificao nominal do(s) estado(s) ou municpio(s) que compe(m) as reas de abrangncia estadual, grupo de estados, grupo de municpios ou municipal. importante que o benefi cirio fi que atento a essas informaes, uma vez que as especificaes da rea de abrangncia e da rea de atuao do plano, obrigatoriamente, devem constar no contrato de forma clara.IARES PLANOS COLETIVOS

Administradora de Benefcios
Quando houver a participao Administradora de Benefcios na contratao de plano coletivo empresarial, a verificao do nmero de participantes, para fins de carncia ou CPT, considerar a totalidade de participantes eventualmente j vinculados ao plano estipulado. Se a contratao for de plano coletivo por adeso, para fi ns de carncia, considerar-se-, como data de celebrao do contrato coletivo, a data do ingresso da pessoa jurdica contratante ao contrato estipulado pela Administradora de Benefcios.

Anda mungkin juga menyukai