Anda di halaman 1dari 13

No Brasil, by GEMPI

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Integrao de dados oriundos de mltiplas origens


O ArcIMS possibilita aos usurios combinarem dados oriundos de um nmero qualquer de Web Sites ArcIMS. Ele tambm possibilita a integrao de dados GIS locais com layers ArcIMS. Os usurios podem acessar, via Web dados e servios, e ento, rpida e facilmente, integr-los e combin-los com muitas outras fontes locais ou via Internet.

Escalone seu sistema para atender as suas necessidades


Independentemente de seu Servidor de Web, o ArcIMS pode receber 10 ou 10.000 map requests em uma hora, o ArcIMS pode ser escalado para cumprir com estas necessidades. Ento, se o seu site cresce, e o nmero de map request aumenta, algumas vezes de forma significativa, o ArcIMS pode ser facilmente extendido para atender esta nova demanda adicional.

Fornece acesso via Web a dados GIS e a servios de localizao (Location Services)
O ArcIMS possibilita a determinao de como e para quem os dados e servios GIS sero disponibilizados. Voc decide e controla se seus depsitos de dados so acessveis publicamente via Web, ou quem sabe, se encontram apenas disponveis internamente na sus organizao, em uma Intranet, via uma Local Area Network (LAN). O ArcIMS encontra-se ainda totalmente preparado para a disponibilizao de Servios de Localizao (Location -2-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Services) na Web, servios estes j utilizados por muitos usurios chave na rea de Business GIS e Logstica. Por exemplo, o ArcIMS utilizado em Servios de Localizao para encontrar as ATMs e restaurantes prximos de um determinado endereo; gerar rotas, planos de viagens e roteiros detalhados para atingir um determinado destino a partir de uma origem; para explorar a localizao de imveis desejados, bem como escolas, parques e demais equipamento urbanos existentes na cercania.

A arquitetura ArcIMS
O ArcIMS opera em um ambiente Web Server distribudo, e consiste de ambos os componentes, servidores e clientes. O componente servidor de aplicaes do ArcIMS possibilita a extenso de um Site Web, pela introduo de capacidades e funcionalidades de um GIS. O seu Site Web ArcIMS pode disponibilizar dados, mapas e aplicaes. Com ArcIMS, voc projeta e implementa um site Web, dotada de funes georeferenciadas. Muitos e variados tipos de cliente podem ento conectar-se e utilizar os servios deste Site Web ArcIMS atravs da Internet. Estes clientes podem variar desde os viewers HTML ou JAVA nativamente includos com o ArcIMS, ou ainda, clientes ArcGIS desktop mais avanados, ou mesmo Palm Tops com ArcPAD.

-3-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

A arquiteura ArcIMS extremamente escalvel. Muitos usurios podem acessar concorrentemente o seu Site Web, e muitos requests podem ser processado de uma s vez. Com ArcIMs, voc pode facilmente expandir o seu equipamento servidor, de tempos em tempos, para acomodar o crescimento de demanda de servios. Em decorrncia da sua arquitetura escalvel, ArcIMS se torna uma boa escolha, tanto para pequenas organizaes, servindo uma dezena de mapas por dia, quanto para grandes e enormes corporaes, servindo centenas de milhares de mapas por dia.

-4-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Servios ArcIMS
Quando um cliente ArcIMS envia um request para o servidor de aplicaes o servidor ArcIMS processa e responde a este request. Tipicamente, em resposta a um particular request, o ArcIMS gera um mapa, ou pesquisa e recupera dados geogrficos para um determinado map extend. O servio ArcIMS mais comumente requisitado o Map Service.

Map Services
Quando voc cria e desenvolve um Map Service para seu Site Web, voc determina os layers de dados que sero includos no mapa, e a forma pelas quais as feies do mapa sero renderizados (rendered). Voc define a simbologia a ser utilizada, adiciona anotaes, posiciona os fatores de escala, e assim por diante. Quando um cliente envia um request para utilizao do Map Service em questo, o mapa decorrente gerado no servidor de aplicaes, de conformidade com as especificaes que foram inseridas na aplicao. -5-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

O Map Service disponibiliza o mapa produzido para o cliente que o solicitou, em uma das duas alternativas: como uma imagem ou como streamed feature (vetores baixados no browser). Um Image Map Service utiliza as capacidades de renderizao (rendering) do ArcIMS para disponibilizar um snapshot (viso instantnea) de seu mapas para o cliente requisitante. O Snapshot enviado comprimido ao cliente, nos formatos de arquivos JPEG, PGN ou GIF. Uma nova imagem de mapa gerada cada vez que o cliente requisita uma nova informao. O Image Map Service pode tambm enviar dados raster comprimidos para o cliente requisitante. O Feature Map Service remete feies vetoriais comprimidas para o cliente requisitante. Esta modalidade de remessa de feies vetoriais (feature streaming), possibilita que funes mais sofisticadas de geoprocessamento sejam realizadas diretamente no cliente requisitante, de forma independente do servidor de aplicaes, a exemplo de edio e simbolizao de feies, anotaes, criao de map tips, bem como seleo especial de feies. Em conseqncia, esta funcionalidade possibilita ao cliente alterar a aparncia e contedo do mapa, sem interveno do servidor de aplicao.

Capacidade de Geoprocessamento do ArcIMS


Dependendo dos objetivos de sua organizao, bem como das caractersticas da audincia para a qual esto sendo construdos as suas aplicaes, pode-se desejar incorporar capacidades adicionais de geoprocessamento no seu Site Web. Encontra-se apresentada a seguir, um sinopse das capacidades de geoprocessamento disponveis em ArcIMS.

Renderizao (rendering) de imagens


Image Rendering produz um snapshot da view, criada quando do desenvolvimento (authoring) do servio de mapas associado a esta view, disponibilizando-a para o cliente requisitante como um arquivo comprimido, em formato JPEG, PGN ou GIF. Esta capacidade pode ser ainda utilizada para servir arquivos raster para os seus usurios.

Feature Streaming:
Feature Streaming envolve a remessa de feies vetoriais para o cliente requisitante, habilitando assim a execuo de uma srie de tarefas diretamente no cliente (edio, associao de anotaes {labeling} as feies, criao de Map Tips, selees espaciais, etc). Feature Streaming uma funcionalidade somente disponvel aos clientes leves mais poderosos, ou seja, ArcExplorer (JAVA Edition), ArcIMS JAVA Viewer e o prprio ArcMap. As feies vetoriais remetidas (streamed) por um site ArcIMS podem ser combinadas e integradas a feies vetoriais remetidas (streamed) por outros Sites ArcIMS, bem como com dados locais, possibilitando ainda a utilizao conjunta de todos elas em operaes e anlise espaciais.

-6-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

As feies vetoriais remetidas ao browser mediante a utilizao do servio Feature Streaming tem a sua vida operativa limitada a existncia daquele login efetuado no browser. To logo a sesso seja encerrada, as feies vetoriais remetidas deixam de existir, no podendo ser armazenadas em um arquivo permanente, mediante a utilizao deste servio (veja Extrao de Dados a seguir). Consulta (Query) de dados. Voc pode construir novas consultas predefinidas, visando obter informaes especificas acerca dos dados consultados. O cliente submete a consulta ao servidor, e o servidor retorna os resultados da query para o cliente requisitante. Extrao de Dados (Data Extraction). Voc pode requisitar a extrao de dados geogrficos reais (e no virtuais, como no caso daqueles produzidos pelo servio Feature Streaming) mediante a utilizao da funcionalidade de extrao de dados (Data Extraction). O servidor responde a um request de dados reais efetuados pelo cliente, mediante o envio ao cliente de dados zippados (zipped) em formato shapefile. O usurio que recebe estes dados encontra-se ento habilitado para extrair e armazenar em disco local, os shapefiles zippados. Geocodificao (Geocoding). A funcionalidade de geocodificao possibilita a submisso de um endereo pelo cliente, para ser geocodificado (transformado em coordenadas locacionais) no Servidor. O servidor retorna ento um batimento (match) exato do endereo solicitado, ou uma lista de candidatos, aderentes a especificao formulada.

ArcXML: A linguagem bsica do ArcIMS.


ArcXML a linguagem utilizada para comunicao entre os clientes, viewers (HTML / JAVA), e os servidores de aplicaes. ArcXML uma especificao do XML, Metamarkup Language, que possibilita a criao de mensagens estruturadas. Todos os requests efetuados pelos clientes, bem como as respostas enviadas pelos servidores, so codificadas em ArcXML. Uma vez que so utilizados protocolos padres XML, toda e qualquer linguagem que fale XML poder trabalhar conjuntamente e operar normalmente com ArcIMS.

-7-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Extendendo suas aplicaes ArcIMS


A sofisticada arquitetura utilizada pelo ArcIMS possibilita uma customizao direta, em todos e quaisquer nveis. Ao nvel do cliente, customizaes HTML, ou JAVA scripts, podem ser utilizados para modificar a aparncia (look and feel) dos viewers. No mbito do Servidor, ArcXML pode ser utilizado para modificar os arquivos de configurao de mapas (reprojetar dados, mudar a aparncia das feies, etc.). tambm possvel incorporar aplicaes customizadas completas, incorporando avanados servios e ferramentas. Estas aplicaes podem ser implementadas em vrias ambientes de desenvolvimento denominados conectores. Encontram-se disponveis na atualidade: Active X / ASP, Cold Fusion, Java Servlet. Outros mais sero incorporados no futuro.

Desenvolvendo (Authoring) e gerenciando um Site Web ArcIMS


ArcIMS baseado em tecnologia Internet padro, o qual empregada pelos usurios para desenvolver (Author) e gerenciar GIS Web Sites. Os Sites ArcIMS so desenvolvidos (authored) utilizando-se ferramentas, padres HTML e JAVA, tornando o processo similar a construo de qualquer outro Web Site convencional. O processo envolvendo o ArcIMS nico to somente porque ele tambm disponibiliza ferramental para desenvolvimento (authoring), e implementao de capacidades de geoprocesamento em seu Site. -8-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Os sites ArcIMS so desenvolvidos (authored) utilizando-se uma srie de aplicaes para esta finalidade Author, Administrator e Designer, ou utilizando apenas o Manager, uma nica aplicao Wizard Driven que guia o usurio atravs do processo completo de criao de um Web Site.

Clientes ArcIMS
Um variado nmero de clientes podem conectar-se e trabalhar conjuntamente com servios ArcIMS. Alguns clientes so englobados e remetidos (shipped) juntamente com o ArcIMS, enquanto outros possuem a habilidade para conectar-se e utilizar o Site Web ArcIMS.

O conjunto de potenciais clientes do ArcIMS inclui: Viewers HTML e JAVA, disponibilizados juntamente com o ArcIMS. ArcGIS Desktop: ArcView, ArcEditor e ArcInfo ArcExplorer (JAVA Edition) Wireless Appliances, tais como telefones celulares, e PDAs (Personal Digital Assistents)

O Viewer HTML
O Viewer HTML utilizado para acessar mapas no formato de imagem, assim como dados tabulares. Trata-se de um viewer leve (lightweighted). o viewer ArcIMS mais simples e mais fcil de ser implementado. Voc interage com a visualizao de mapas e atributos, atravs de um ferramental de -9-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

geoprocessamento bastante simples, embora suficientemente poderoso. O viewer HTML pode ser incorporado (embedded) em qualquer HTML WEB site, visando a criao dinmica, focadas, interativa, de mapas para os seus usurios. O HTML viewer possibilita ao gerenciador do site, um maior controle em relao ao que os usurios podem acessar, e fazer com GIS.

O viewer HTML no suporta algumas funes de geoprocessamento, bem como no suporta a integrao de dados Web com dados locais. A despeito de ser um cliente leve, o HTML viewer , no entanto, um cliente altamente customizvel, e que suporta o maior nmero de browsers atualmente existentes.

O viewer JAVA
O ArcIMS disponibiliza nativamente dois viewers JAVA. O Viewer JAVA customizvel (Applet) apresenta uma grande flexibilidade e enorme funcionalidade mediante sua customizao, tornando-se portanto, muito til para um usurio que necessita de grande poderio de geoprocessamento. O viewer JAVA padro oferece uma interface padro, que no requer qualquer customizao, suportando uma ampla gama de browsers de mercado. Ambos os viewers JAVA so clientes um pouco mais robustos e pesados que o correspondente viewer HTML, e contm um conjunto significativo de funes de geoprocessamento. Ambos suportam Feature Streaming, a qual habilita um nmero significativo de capacidades de geoprocessamento nestes clientes. Por exemplo, notas referentes a edies simples ou a mapas, podem ser adicionados pelos usurios, e recuperados e processados por administradores do site. Com os viewers JAVA, tambm possvel combinar dados georeferenciados oriundos de muitas e diferentes fontes, locais e da Internet. -10-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

ArcExplorer (JAVA Edition)


A verso JAVA do ArcExplorer tem muito em comum com os viewers JAVA. O que a diferencia dos viewers JAVA a maneira pela qual ela implementada. O ArcExplorer trabalha como uma aplicao isolada (stand alone), independente e no inserida em mbito interno a um browser qualquer. O ArcExplorer pode integrar layers oriundos de uma variedade de fontes, tanto locais quanto provenientes da Internet. O ArcExplorer pode ser baixado do Site Web da ESRI, sem qualquer custo.

ArcGIS Desktop
Os melhores clientes para operarem com o ArcIMS so os produtos ArcGIS Desktop, ou seja, ArcView, ArcEditor e ArcInfo. O mdulo ArcMap, disponvel em todos os ArcGIS Desktops, oferece a capacidade mais ampla e poderosa de todos os possveis clientes do ArcIMS. Em ArcMap, voc pode trabalhar igualmente bem, com shapefiles, coverages, geodatabases e layers ArcIMS. Com a exceo de edies, mesmo as funcionalidade mais avanadas do ArcMap podem ser executadas e operadas sobre layers ArcIMS. A habilidade de integrar dados locais com informaes geogrficas disponibilizadas em qualquer lugar do mundo, realmente uma excepcional evoluo (breakthrough) em GIS.

-11-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Cliente Wireless
Qualquer cliente wireless pode trabalhar com o ArcIMS, desde que ele satisfaa dois requisitos: Comunicaes so executadas atravs do Wireless Application Protocol (WAP), em equipamentos wireless. Equipamentos wireless tem a capacidade de se comunicar em ArcXML. Por exemplo, o software ArcPAD da ESRI, baseado em Windows CE, a soluo para computao mvel (mobile) que pode baixar (download) layers de imagens, ou mesmo feies vetoriais de um mapas, utilizando-se da tecnologia wireless. Dados so baixados para o ArcPAD atravs de conexes TCP/IP utilizando WAP, em uma wireless local area network, via telefones celulares ou modens.

Cliente Customizado
muito fcil adicionar um novo cliente customizado ao ArcIMS. O requisito fundamental que este novo cliente customizado tenha a capacidade de falar e entender ArcXML.

ArcIMS fornece acesso para a Geography NetworkSM


GIS tem sido reorganizado ao longo do tempo, passando de uma tecnologia orientada a projetos especficos, para uma plataforma integrada, que une uma ampla variedade, algumas vezes disparatada, de dados geogrficos ou no, em uma nica tela de exibio. A sobreposio topolgica de layers contendo dados de diferentes caractersticas e estruturas, relativas a uma mesma rea geogrfica de interesse, possibilita a integrao destes dados, e ainda a derivao de novas informaes cerca daquele particular espao geogrfico. Ao final do sculo 20, milhares de organizaes no mundo investiram bilhes de dlares sintetizando e integrando dados georeferenciados para suportar projetos de GIS em Internet. Muitas valiosissimas colees de dados geogrficos pertencem agora a organizaes isoladas, permanecendo inacessveis para usurios externos s mesmas. O objetivo da Geography NetworkSM destrancar estes repositrios de informaes geogrficas, possibilitando acesso de maneira simples, real-time, remoto, atravs da Internet. -12-

ArcGIS

Localizado pela GEMPI, Brasil Abril/2001

Construdo e fundamentado sobre o conceito utilizado na Geospatial Data Clearinghouse, desenvolvida pelo governo dos Estados Unidos da Amrica e de outros pases, a Geography NetworkSM prov os mecanismos para publicao e acessibilidade a dados e servios a nvel mundial. A Geography NetworkSM uma rede global de consumidores e fornecedores de informaes geogrficas, que desejam utilizar estes valiosos dados GIS em seu trabalho. Em sesses anteriores deste documento, foi explicitado que ArcIMS e ArcGIS podem ser usados para integrar dados, estejam eles no seu disco local, ou em outro qualquer lugar do mundo. ArcIMS viabiliza o conceito da Geography NetworkSM. Um componente chave da Geography NetworkSM o portal www.geographynetwork.com, onde voc pode pesquisar e localizar dados GIS relevantes para as suas necessidade. Uma vez que voc encontrou o dado de seu interesse, ele pode ser imediatamente colocado em seu mapa, viabilizando, desta forma, uma inusitada experincia em GIS. ArcMap, parte do ArcGIS Desktop , oferece uma conexo direta para a Geography NetworkSM , mediante uma interface que habilita escolhas de funcionalidade de maneira apropriada. um forte desejo da ESRI que usurios de GIS em mbito mundial, publiquem e compartilhem suas valiosas informaes geogrficas, atravs da Geography Network. extremamente fcil tornar-se um provedor. Para avaliar quo fcil publicar e compartilhar as informaes geogrficas de sua organizao, por favor visite o Geography Network web Site no endereo Web mencionado anteriormente.

-13-

Anda mungkin juga menyukai